• Nenhum resultado encontrado

Nome: Nº: 5ºAno/Série: Orientação de Estudos Bimestre: 4º Data:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome: Nº: 5ºAno/Série: Orientação de Estudos Bimestre: 4º Data:"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Caro aluno, chegamos ao fim de um ano letivo e, durante este ano nossas atividades foram voltadas à releitura de obras, pesquisas, exposições e biografias de vários artistas.

Neste bimestre, trabalhamos com duas abordagens da arte; a arte na sociedade e arte na tecnologia nos deparou com referências do nosso cotidiano (fotoshop).

A arte da abordagem Arte na Sociedade é através dos movimentos de renovação artística que surgiram no séc. XX, o Modernismo. No Brasil, está ligada à Semana da Arte Moderna na qual, poetas, artistas plásticos, músicos, romancistas etc. deram início a uma nova fase da nossa arte, a partir daí voltada para as raízes da cultura brasileira.

A Arte e Tecnologia, é a abordagem que se utiliza de máquinas fotográficas e computador. É composta por retratos de familiares de Miguel Aguirre: pai, mãe, irmãs, avós e ele mesmo.

Como você já sabe orientação de estudo serve para direcionar e orientar na sua rotina de estudo, preparando-o para mais uma avaliação.

Então, faça com calma e atenção para juntos concluirmos a correção coletiva eliminar as dúvidas.

Bom trabalho!

1) Sobre as abordagens trabalhadas neste bimestre a Arte e Sociedade e a Arte Tecnologia, explique suas semelhanças e diferenças.

Nome: Nº: 5ºAno/Série:

Disciplina: Artes Professor: Andreza Alves Pinheiro

(2)

2) Nas imagens abaixo, inclua os nomes das obras, o nome dos artistas e que tipo de abordagem.

3) No nosso dia a dia encontramos arte e tecnologia em toda parte. Escreva o que você entende e cite exemplos onde você já viu esse tipo de obra.

(3)

4) A obra “O Violeiro” sofreu interferência, explique- a.

5) A sociedade também faz arte em toda parte. Escreva o que significa arte e sociedade e em seguida escreva sobre arte na rua, grafite e etc.

6) Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisado os exercícios, registre a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um, que você realizou com muita facilidade.

(4)

Pois é, estamos mais uma vez nos preparando para finalizar o bimestre e, o ano letivo de 2015. Neste ano muitas foram às conquistas e, neste bimestre exploramos um pouco mais sobre o corpo humano, conhecendo os sentidos sensoriais. Começamos com o sistema sensorial, em seguida com os direitos dos idosos e das crianças e, finalizamos com os hábitos prejudiciais à saúde.

Nos sentidos sensoriais, sabemos que a integração do ser humano ao meio ambiente por meio dos sentidos depende do sistema nervoso. A visão, a audição, a gustação, o olfato e o tato são os nossos cinco sentidos. Para cada um desses sentidos, há um órgão especial que recebe as informações do ambiente. O olho é o principal órgão da visão; a orelha, o da audição; a língua, o da gustação; o nariz, o do olfato; e a pele, o do tato. As informações do ambiente são conduzidas pelos nervos até o encéfalo, onde se transformam em sensações.

Sobre o direito das crianças estabelecidas pelo ONU, na verdade não são leis. São normas que países concordam em adotar, mas precisam ser transformadas em leis. São ao todo 10 direitos. Os Direitos dos Idosos que são o direito ao amparo, respeito, ao atendimento de suas necessidades básicas, à saúde e à educação, à moradia e à justiça e ao lazer e ao esporte.

Já em hábitos prejudiciais à saúde vimos que as existem as drogas lícitas (consumo liberado para maiores de 18 anos), fumo e drogas ilícitas (consumo proibido).

Como você já sabe orientação de estudo serve para direcionar e orientar na sua rotina de estudo, preparando-o para mais uma avaliação.

Então, faça com calma e atenção para juntos concluirmos a correção coletiva eliminar as dúvidas.

Bom trabalho!

Nome: Nº: 5ºAno/Série:

Disciplina: Ciências Professor: Andreza Alves Pinheiro

(5)

1) Um dos trabalhos feito no momento criação, foi sobre ilusão de óptica. Agora responda, ao trabalhar a ilusão de óptica qual órgão sensorial estamos estimulando? Explique.

2) Conhecendo os cinco sentidos (visão, audição, tato,olfato e paladar). Cite um órgão para cada sentido.

3) Você sabe que a nossa cidade é uma Metrópole e, claro que não poderíamos deixar de falar da poluição SONORA. O barulho chega ser ensurdecedor, de automóveis, carros, ônibus e, até mesmo de pessoas. Então, explique o que significa sons e ruídos?

4) Continuando com a parte sensorial da audição. Registre em quantas partes é dividida a orelha e para que serve cada divisão?

(6)

5) Agora, falando do sistema sensorial "tato". Explique como ele funciona e qual é órgão sensorial que permite as sensações?

6) Você sabia que o olfato dos humanos e dos primatas é pouco desenvolvido quando comparado ao olfato dos cães. - Então fique sabendo, quando sentimos o odor forte os cães sentem quarenta vezes mais que nós humanos. - Tenho muita pena deles! - Então escreva sobre a associação do paladar e o olfato.

7) A língua órgão importantíssimo ou seja, imprescindível no sentido sensorial "paladar", possui duas superfícies. Quais são e, dê as características dessas superfícies.

(7)

8) Ao trabalhar os hábitos prejudiciais à saúde citamos sobre a "lei seca" (àquela cujo, obriga o motorista quando parado em uma blitz policial a fazer o teste do bafômetro)e, a venda de bebidas alcoólicas estritamente proibida para menores. Gostaria que você escrevesse sobre um dos hábitos prejudiciais acima.

9) Sabemos que os Direitos Humanos são estabelecidas pela ONU, na verdade não são leis. São normas que os países concordam em adotar, mas precisam ser transformadas em leis. A última Constituição foi promulgada em outubro de 1988. Nela, foram incluídos os direitos básicos das crianças. Agora, escreva-os cada um deles os Direitos das Crianças e dos Idosos.

10) Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisado os exercícios, registre a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um, que você realizou com muita facilidade.

(8)

Estamos chegando ao fim de mais uma etapa, trabalhamos duro até aqui, foi preciso muito empenho para alcançarmos o sucesso de nossas aulas, o respeito mútuo com o colega e o compromisso com as tarefas foram ingredientes indispensáveis.

Durante os bimestres aprendemos bastante e aprimoramos o que já sabíamos, continuamos o trabalho com mapas conhecendo cada região brasileira.

Neste bimestre vimos especificamente às regiões do Brasil:

Norte Nordeste

Aprendemos sobre a distribuição da população brasileira por região, lemos sobre a cultura, a população e como foi formada, os estados que a compõem, sua economia etc.

Durante as aulas conversamos sobre os conteúdos, fizemos atividades para compreender melhor cada assunto, comparamos ideias e pudemos avaliar situações da atualidade, como por exemplo, a triste realidade do desmatamento da floresta amazônica e como esse fato interfere diretamente na vida da população que sofre cotidianamente com o desequilíbrio do clima.

Nesta O.E. você terá a oportunidade de revisar mais uma vez o conteúdo que aprendeu, por isso é importante relembrar as discussões, consultar o material, caderno e apostila e anotar possíveis dúvidas para esclarece-las na correção coletiva antes de realizar sua avaliação bimestral.

A finalidade principal é fortalecer o que você já sabe para que se sinta seguro ao realizar a prova e ainda para fecharmos essa etapa com chave de ouro e preparados para o que vier.

Ah! Não esqueçam os nossos C.A.s, sem dúvida são importantes nesse processo de aprendizagem.

Mãos a obra e bom estudo! Abraço carinhoso da Profª Patricia.

Aluno(a): Nº: 5° ano:

Disciplina: GEOGRAFIA Professor: Patrícia Morais

(9)

1) A região norte é a mais extensa de nosso país, quais estados a compõem? Complete a tabela.

2) Aprendemos em nossas aulas que a maior floresta do mundo se encontra na região norte. No mapa a seguir pinte e estado a que ela pertence.

(10)

3) Aprendemos sobre as riquezas de cada região do Brasil, foi praticamente uma viagem que fizemos para conhecer as particularidades de cada local. Relembre nossas aulas e escreva abaixo sobre as atividades econômicas da região norte.

4) Leia e reflita sobre a frase a seguir:

O desmatamento que ocorre diariamente na floresta Amazônica é assustador.  A que se deve o grande desmatamento da floresta Amazônica? Cite exemplos:

Extrativismo Agropecuária Indústria, comércio e prestação de serviços.

(11)

 Qual é o maior prejudicado com o desmatamento desenfreado de nossa floresta? Explique dando exemplos:

5) A população da região norte é bem diversificada. Essa variedade se deve à miscigenação dos grupos indígenas com os imigrantes europeus e também com migrantes de outras regiões brasileiras, principalmente o nordeste.

 Quem é a população da região norte? Como vivem essas pessoas?

Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisado os exercícios, registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um, que você realizou com muita facilidade.

Mais facilidade: Mais dificuldade:

Boa Avaliação, Prof.ª Patricia.

(12)

Estamos a caminho do fim, com um saquinho de conhecimento guardado, quantas coisas aprendemos não é mesmo?

O mais importante é que nosso saquinho é mágico e mesmo cheio, ainda cabe muito mais conhecimento do que imaginamos.

Então... Vamos aprender mais...

Neste bimestre, além de retomarmos o conteúdo do bimestre anterior acrescentamos mais elementos ao que já sabíamos.

Vimos como ocorreu a política no segundo império, como a produção de café foi responsável pelo nosso desenvolvimento econômico, sobre a escravidão no Brasil que continuou mesmo depois da lei Eusébio de Queiros e ainda sobre a Guerra do Paraguai que foi uma grande tragédia para todos os países envolvidos.

Para compreender como ocorreu todo esse processo muitas discussões foram realizadas no sentido de estabelecer relações entre os conteúdos, fizemos atividades em apostila e caderno, os C.As também tiveram um papel importante porque pudemos organizar o que aprendemos de forma autônoma. Agora que relembramos o conteúdo, é mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos e discussões com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção coletiva.

Lembre-se de que o material de História deve estar em sua mochila inclusive o estojo completo com os lápis apontados, caso precisemos dele em classe.

Mãos a obra e bom estudo ! Abraço carinhoso da Profª Patricia.

Aluno(a): Nº: 5° ano:

Disciplina: HISTÓRIA Professor: Patrícia Morais

(13)

1.De acordo com o que aprendemos, qual foi o principal produto cultivado no Brasil, no segundo Império que foi responsável pelo desenvolvimento econômico?

2.Quais foram os imperadores do Brasil e qual foi o período que cada um foi imperador?

3.A escravidão no Brasil nos envergonhava perante o mundo civilizado. De acordo com as leituras e discussões a respeito do tema, explique a frase:

(14)

 Quem era Solano Lopes e o que ele pretendia?

4.Aprendemos como foi triste o período de guerra. Escreva quais foram os efeitos da Guerra para os países:

(15)

 Quando terminou a guerra e como isso aconteceu?

 Quem participou dessa guerra?

Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisado os exercícios, registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um, que você realizou com muita facilidade.

Mais facilidade: Mais dificuldade:

(16)

Ao chegarmos ao fim de mais um bimestre e de finalizarmos nossa apostila, iremos revisar este conteúdo visando um melhor aproveitamento em nossa avaliação bimestral.

É extremamente importante que você faça todos os exercícios em casa, com bastante atenção. Anote as possíveis dúvidas. Não se esqueça de trazer a Orientação de Estudo para a escola no dia da nossa correção coletiva, para que suas dúvidas sejam esclarecidas.

Lembre-se de que poderá consultar a apostila caso necessário, porém, é importante tentar realizar sem consulta, pois, desta forma, você encontrará melhor e mais rápido suas dúvidas.

Agora vamos relembrar as atividades realizadas no 4º bimestre; Durante este bimestre trabalhamos sobre o “Thanks giving Day”. Você viu a história, cultura e hábitos e o vocabulário pertinente a esta data.

Foram vistos vocabulários de esportes.Além disso você aprendeu a segunda parte do “Simple Present” com a utilização do “does”, “doesn’t” e a modificação em verbos quando faço frases afirmativas utilizando a terceira pessoa do singular (“he/she/it”). Por exemplo: “He plays soccer.”

Você aprendeu também os advérbios de frequência. Vimos que eles servem para determinar a frequência com que realizamos atividades de nosso dia-a-dia.

Agora é o momento de você relembrar, revisar e registrar, tudo o que aprendeu ao longo do 4º bimestre. Realize sua Orientação de Estudo com bastante calma e atenção!

Bom trabalho! Teacher Felipe – 5º anos.

Nome: Nº: 5º Ano ____

Disciplina: Inglês Professor: Felipe Curcino

(17)

1) Durante as primeiras aulas, falamos sobre a cultura Americana na data comemorativa “Thanks giving Day”, conhecida no Brasil como dia de ação de graças. Durante estas aulas vimos um vasto vocabulário sobre o tema, além de termos feito leituras sobre a história. Neste exercício você terá que escrever em Inglês os personagens ou símbolos que fazem parte desta data. Por exemplo: “Como estava o tempo na chegada dos peregrinos”. Minha resposta deveria ser “Cold” que significa frio:

a- Nome do navio: _________________________________________________ b- Os estrangeiros que chegaram aos Estados Unidos:

_________________________________________________________ c- Prato principal da data: ________________________________________ d- Viviam nos Estados Unidos quando chegaram os estrangeiros:

________________________________________________________________ e- Estação que permitiu a colheita: _________________________________

2) Ainda no assunto “Thanksgiving Day” circule todas as palavras abaixo que tenham relação com a data comemorativa:

ENGLAND BRAZIL PUMPKIN CHRISTMAS TREE

U.S.A PILGRIMS SANDWICH 1920 ITALY

WINTER BIRTHDAY CAKE 1620 TURKEY

(18)

3) Você viu ainda na primeira unidade do livro vocabulário de esportes. De acordo com o que você aprendeu sobre o tema, responda as perguntas abaixo com respostas curtas. Por exemplo: Alguém me pergunta: “Do you like basket ball?” Eu responderia de forma curta, desta forma: “Yes, I do”.

a- Do you like volley ball?

__________________________________________________________ b- Does your father like soccer?

__________________________________________________________ c- Does your mother like swimming?

___________________________________________________________ d- Does your best friend like karate?

___________________________________________________________ e- Do you like table tennis?

____________________________________________________________

4) Você aprendeu neste bimestre também “Simple Present” em sua totalidade. Agora você também utiliza o “does” ou “doesn’t” em frases que utilizamos ele ou ela (“he/she/it”). No exercício abaixo você terá que completar as perguntas e respostas de acordo:

a- ____________ you know play American football? Yes, I __________.

b- __________ Amanda like ice cream? No, she ________________.

c- _________ He have a dog? Yes, he _____________.

(19)

d- ______________ they speak English? No, they ______________.

e- ___________ Pedro Álvares Cabral discover the U.S.A? ______________________________.

5) Para encerrar, trabalhamos também com os advérbios de frequência. Eles determinam a frequência com que realizamos determinada atividade. Neste bimestre você aprendeu quatro. De acordo com o que você aprendeu reordene abaixo os advérbios:

a- M-T-S-E-E-O-I-M-S ________________________________________ b- S-W-A-Y-L-A _________________________________________ c- Y-U-U-S-L-A-L _________________________________________ d- V-R-E-N-E _________________________________________

Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisado os exercícios, registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um que você realizou com muita facilidade.

(20)

Caro aluno do 5º ano, chegamos a etapa final de preparação para mais um novo ciclo. E a partir desta etapa é que iniciaremos o processo de avaliação de conhecimento e aprendizado. Neste bimestre retomamos o que aprendemos lá no 4º ano...

Iniciamos o bimestre com agrupamentos conhecendo o que é grosa (uma grosa é igual a doze dúzias). Em seguida, operações de aritmética envolvendo enigmas, situações problema e cálculo armado. Os cálculos com frações foram retomados (as quatros operações) trabalhando todos os processos de cálculos. Também foram apresentadas as quatro operações no código decimal com vírgula.

Para finalizar conhecemos o processo de cálculo da porcentagem, resolvendo situação problema. Não podemos nos esquecer que também revisamos nas aulas de geometria como calcular Área e Perímetro, conteúdo visto no final do 3º bimestre, lembra?

Pois é, como você já sabe orientação de estudo serve para direcionar e orientar na sua rotina de estudo, preparando-o para mais uma avaliação.

Então, faça com calma e atenção para juntos concluirmos a correção coletiva eliminar as dúvidas.

Profª Andreza.

Nome: Nº: 5ºAno/Série:

Disciplina: Matemática Professor: Andreza Alves Pinheiro

(21)

1) Fernanda está com dúvida em relação a distribuição dos enfeites de natal postos nas mesas que vão enfeitar a festa de sua escola. Vamos ajudá-la nessa tarefa, fazendo o cálculo de acordo com as distribuições feitas para cada sala.

a) 20% dos enfeites amarelos vão para o 3º ano. b) 18% dos enfeites verdes para o 2º ano. c) 15% dos enfeites azuis para o 1º ano. d) 25% dos enfeites vermelhos para o 5º ano.

e) 22% dos enfeites alaranjados para a turma do 4º ano.

2) Considerando as medidas calcule a área de cada canteiro.

a) Comprimento : 2,5 m Largura: 2 m

b) Comprimento : 6,5 Largura: 4m

3) Não acreditávamos que poderíamos calcular com números decimais. Então, agora que já conhece o procedimento calcule. a) 8 + 1,549 = b) 10,7 - 5 = c) 3,2 x 1,4 = d) 2 : 5 = e) 2,7 : 6 =

(22)

4) Vamos agrupar? - De acordo com o processo agrupamento que fizemos em sala, agrupe conforme a legenda o pedido a seguir.

3 moedas em 1 cartela 3 cartelas em 1 caixa 3 caixas em 1 pacote

a) De quantas moedas preciso para formar 2 caixas?

b) De quantas moedas preciso para formar 1 pacote?

5) Carla está fazendo a maquete de geografia sobre relevos. Ela vai usar somente 1/4 da metade da maquete para construir o relevo da cidade onde mora. O relevo da cidade onde mora, representará que fração da maquete toda? Não se esqueça de representar no gráfico.

6) As frações estão no nosso dia a dia. Na divisão da pizza, na divisão de uma fruta, na divisão do dinheiro enfim, faz parte do nosso cotidiano. Então resolva os cálculos de fração.

a) 1/2 + 1/3 =

b) 5/6 - 1/3 =

c) 2 1/3 x 1 4/5=

(23)

Estamos chegando ao fim de nossa jornada e quase em ritmo de despedida do quinto ano, podemos dizer que bem preparados, quanta coisa aprendemos, não é mesmo?

Durante nossas aulas procuramos sempre antes de ingressar num novo conteúdo retomar o anterior, assim como em nossas correções de lição de casa que é uma importante oportunidade de revisão e de esclarecimento de dúvidas, por isso fazemos sempre com calma e cautela.

Durante esse bimestre vamos fazer uma retomada dos principais conteúdos que aprendemos, será uma grande revisão. O objetivo é garantir que encerremos esse ciclo sem dúvidas e dar a oportunidade aqueles que por qualquer motivo precisam retomar alguma tarefa anterior.

Durante as aulas fizemos leituras de diversos gêneros e de várias maneiras, ora lemos, ora somos ouvintes, aprendemos respeitar a pontuação, ler dando ênfase ao texto e, sobretudo respeitando o colega e orientando o sempre que necessário.

Em ortografia vimos sobre o emprego de letras para a grafia correta das palavras, assim como o entendimento e construção de regras na escrita.

Em gramática aprendemos sobre:

 Advérbios quesão palavras que se referem aos verbos e locuções adverbiais que são duas ou mais palavras que tem a mesma função de um advérbio-Modificar o verbo.

 Verbos são palavras que representam uma ação.

 Artigos definidos (A, AS, O, OS) que referem se a um substantivo de forma precisa e artigos indefinidos (UM, UMA, UNS, UMAS) que referem se a termos que determinam o substantivo de forma imprecisa.

 Adjetivos são palavras que caracterizam o substantivo.

 Substantivos são palavras que dão nomes as coisas do mundo.

 Interjeição são palavras e expressões que traduzem emoções. Elas sempre aparecem acompanhadas de uma pontuação expressiva (exclamação, interrogação ou reticências).

Aluno(a): Nº: Ano/Série:

Disciplina: Português Professor: Patrícia Morais

(24)

 Numeral: Temos os numerais cardinais que indicam uma quantidade exatade qualquer coisa. Numerais ordinais que indicam ordem. Palavras que indicam multiplicação e divisão também são numerais como exemplo temos os multiplicativos e fracionários.

Agora que relembramos esses conteúdos, é mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando-os com a finalidade de fortalecer o que você já sabe e localizar as possíveis dúvidas para esclarecê-las em classe no dia da correção coletiva, por isso fique atento na data de entrega, é muito importante participar da correção.

Você poderá consultar seu material, caderno e apostilas de bimestres anteriores. Os C.A.s tiveram um papel importante em todo o processo de aprendizagem, vale a pena lê-los para relembrar o que aprendemos em nossas aulas.

Mãos a obra e bom estudo, Profª Patricia.

O REFORMADOR DA NATUREZA

O Reformador da Natureza Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de botar defeito em todas as coisas. O mundo para ele estava errado e a natureza só fazia tolices.

– Tolices, Américo?

– Pois então?!... Aqui neste pomar você tem uma prova disso. Lá está aquela jabuticabeira enorme sustentando frutas pequeninas, e mais adiante vejo uma colossal abóbora presa ao caule de uma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem que ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas – punha as jabuticabas na aboboreira e as abóboras na jabuticabeira. Não acha que eu tenho razão?

E assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo.

– Mas o melhor – concluiu – é não pensar nisso e tirar uma soneca à sombra dessas árvores, não acha?

E Américo Pisca-Pisca, pisca-piscando que não acabava mais, estirou-se de papo para cima à sombra da jabuticabeira.

Dormiu. Dormiu e sonhou. Sonhou com o mundo novo, inteirinho, reformado, reformado pelas suas mãos. Que beleza!

De repente, porém, no melhor do sonho, plaf! Uma jabuticaba cai do galho bem em cima do seu nariz.

(25)

Américo despertou de um pulo. Piscou, piscou. Meditou sobre o caso e afinal reconheceu que o mundo não estava tão malfeito como ele dizia. E lá se foi para casa, refletindo:

– Que espiga!... Pois não é que se o mundo tivesse sido reformado por mim a primeira vítima teria sido eu mesmo? Eu, Américo Pisca-Pisca, morto pela abóbora por mim posta no lugar da jabuticaba? Hum!... Deixemo-nos de reformas. Fique tudo como está que está tudo muito bom.

E Pisca-Pisca lá continuou a piscar pela vida afora, mas desde então perdeu a cisma de corrigir a natureza.

Ao ouvirem Dona Benta contar essa fábula todos concordaram com a moral, menos Emília. – Sempre achei a Natureza errada – disse ela – e depois de ouvir a história do Américo Pisca-Pisca, acho-a mais errada ainda. Pois não é um erro fazer um sujeito pisca-piscar? Para que tanto “pisco”? Tudo que é demais está errado. E quanto mais eu “estudo a natureza” mais vejo erros. (...) Por que dois chifres na frente das vacas e nenhum atrás? Os inimigos atacam mais por trás do que pela frente. E é tudo assim. Erradíssimo. Eu, se fosse reformar o mundo, deixava tudo um encanto, e começava reformando essa fábula e esse Américo Pisca-Pisca.

A discussão foi longe naquele dia; todos se puseram contra a reforma, mas a teimosa criaturinha não cedeu. Berrou que tudo estava errado e que ela havia de reformar a natureza.

(Monteiro Lobato. A reforma da natureza. Global Editora. Adaptado.)

1) A Reforma da Natureza é um livro de Monteiro Lobato que foi publicado pela primeira vez em 1939. Nessa história, toda a Turma do Sítio do Picapau Amarelo viaja à Europa para resolver os problemas causados pela Segunda Guerra Mundial – exceto Emília, que fica no Sítio e, percebendo “erros” na natureza, resolve reformar as árvores e, também, os animais...

 Qual dos fragmentos do texto citados abaixo confirma esse desejo de Emília? a) “Aqui neste pomar você tem uma prova disso.”

b) “(...) eu trocaria as bolas – punha as jabuticabas na aboboreira e as abóboras na jabuticabeira.” c) “Dormiu. Dormiu e sonhou. Sonhou com o mundo novo, inteirinho, reformado, reformado pelas suas mãos.”

d) “(...) Por que dois chifres na frente das vacas e nenhum atrás?”

e) “Se as coisas tivessem que ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas (...)” 2) Releia o seguinte trecho da fábula contada por Dona Benta:

(26)

“E assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo.

– Mas o melhor – concluiu – é não pensar nisso e tirar uma soneca à sombra dessas árvores, não acha?

“E Américo Pisca-Pisca, pisca-piscando que não acabava mais, estirou-se de papo para cima à sombra da jabuticabeira.”

 O significado mais adequado para cada uma das palavras destacadas é, respectivamente: a) discordando, organizar, levantou-se.

b) argumentando, organizar, deitou-se. c) discordando, olhar, levantou-se. d) argumentando, olhar, deitou-se. e) argumentando, organizar, levantou-se.

3) Leia as afirmações feitas a respeito do texto:

I. O sonho de Américo Pisca-Pisca, na fábula, foi o recurso encontrado pelo autor para transmitir a ideia de que, realmente, a natureza está totalmente errada, incentivando o leitor a modificá-la.

II. Américo Pisca-Pisca, ao acordar do sonho criado pelo autor, mantém sua teoria acerca dos erros existentes na natureza, insistindo sobre a necessidade de mudanças urgentes.

III. Compartilhando da ideia de que a natureza está toda errada, Emília assegura que realizaria uma “reforma no mundo”, por meio, entre outras iniciativas, da mudança dos trejeitos de Américo Pisca-Pisca.

IV. Emília acredita ser mais útil às vacas terem um chifre também na parte de trás do corpo, a fim de protegerem-se melhor de possíveis ataques de inimigos.

 Estão corretas as afirmações: a) I, apenas.

b) I e II, apenas. c) II e III, apenas.

(27)

d) III e IV, apenas. e) III, apenas.

4) Releia este trecho do texto:

“Américo despertou de um pulo. Piscou, piscou. Meditou sobre o caso e afinal reconheceu que o mundo não estava tão malfeito como ele dizia. E lá se foi para casa, refletindo.”

 Imagine que, naquele momento, Américo Pisca-Pisca estivesse acompanhado de Dona Benta e que tivessem praticado, juntos, as ações acima descritas. Assinale então a alternativa correta. a) Américo e Dona Benta despertou de um pulo. Piscaram, piscaram. Meditou sobre o caso e afinal reconheceu que o mundo não estava tão malfeito como ele dizia. E lá se foram para casa, refletindo. b) Américo e Dona Benta despertaram de um pulo. Piscou, piscou. Meditou sobre o caso e afinal reconheceu que o mundo não estava tão malfeito como eles diziam. E lá se foram para casa, refletindo. c) Américo e Dona Benta despertaram de um pulo. Piscaram, piscaram. Meditaram sobre o caso e afinal reconheceram que o mundo não estava tão malfeito como eles diziam. E lá se foram para casa, refletindo.

d) Américo e Dona Benta despertaram de um pulo. Piscaram, piscaram. Meditaram sobre o caso e afinal reconheceram que o mundo não estava tão malfeito como eles diziam. E lá se foi para casa, refletindo.

e) Américo e Dona Benta despertaram de uns pulos. Piscaram, piscaram. Meditaram sobre os casos e afinal reconheceram que o mundo não estava tão malfeito como ele dizia. E lá se foram para casa, refletindo.

(28)

5) Leia:

(...) Estou fazendo o passarinho-ninho. A boba da natureza arruma as coisas às tontas, sem raciocinar. Os passarinhos, por exemplo. Ela os ensina a fazer ninhos nas árvores. Haverá maior perigo? Os ovos e os filhotes ficam sujeitos à chuva, às cobras, às formigas, às ventanias. O ano passado deu por aqui um pé de vento que derrubou o ninho deste tico-tico, ali da minha pitangueira – e lá se foram três ovos tão bonitinhos, todos sardentinhos. E mais uma vez me convenci da “tortura” das coisas. Comecei a reforma da natureza por este passarinho. (...) Faço o ninho dele aqui nas costas e pronto. Para onde ele for, lá vão também os ovos ou os filhotes – e não há perigo de cobra, nem de ventania, nem de chuva. (...) Faço a caudinha dele bem móvel, de modo que possa virar para trás e cobrir os ovos quando for preciso, como se fosse um telhadinho (...)

(Monteiro Lobato. A reforma da natureza. Global Editora. Adaptado.)

 Nesse momento, é possível perceber que Emília continua a realizar questionamentos sobre a natureza. Leia as afirmações feitas a respeito desse trecho:

I. Emília queria construir um “passarinho-ninho”, pois temia que os ovos de passarinhos sofressem com os perigos naturais, como cobras, chuvas e ventanias, sem preocupar-se, no entanto, com os filhotes das aves – pois, segundo ela, estes já dispunham de meios de defesa.

II. Ao desenvolver seu projeto, Emília primeiramente pensou no local onde seria instalado o tal ninho, de forma a permitir o deslocamento deste – ao invés de uma instalação em local fixo, como em galhos de árvores.

III. Para o perfeito funcionamento do “passarinho-ninho”, seria necessária uma adequação do plano de Emília, transformando o rabo da ave numa espécie de telhado, abrangendo assim a proteção dos ovos contra chuvas e ventanias.

IV. Os ovos de um ninho de tico-tico, caídos de uma pitangueira num dia de forte vendaval, foram o ponto de partida para o início da reforma da natureza pensada por Emília.

V. O “telhadinho” projetado por Emília refere-se à adequação do rabo do passarinho, por meio de uma cauda móvel que seria construída pela boneca.

 Estão corretas todas as afirmações apresentadas, exceto a de número: a) I, apenas.

(29)

c) III, apenas. d) IV, apenas. e) V, apenas.

 A classe gramatical a que pertencem os termos sublinhados nas frases a seguir foi indicada corretamente em qual das alternativas?

a) “Os passarinhos, porexemplo.” (verbo)

b) “Ela osensina a fazer ninhos nas árvores.” (pronome)

c) “Comecei a reforma da Natureza por estepassarinho.” (preposição) d) “Faço o ninho dele aquinas costas e pronto.” (adjetivo)

e) “Para onde ele for, lá vão também os ovos ou os filhotes.” (pronome)

6) Releia a frase abaixo e baseado no que aprendemos em aula acrescente os advérbios solicitados abaixo: Grife os advérbios que acrescentar.

Américo despertou de um pulo. Piscou, piscou. TEMPO

DÚVIDA INTENSIDADE

(30)

7) No trecho a seguir, aparecem verbos, escreva-os no quadro e faça o que se pede.

Ela os ensina a fazer ninhos nas árvores. (...) Os ovos e os filhotes ficam sujeitos à chuva, às cobras, às formigas, às ventanias.

Verbos retirados do texto Verbos flexionados no futuro Verbos no infinitivo

8) O trecho abaixo, apresenta dos artigos, circule-os e caracterize cada um deles.

Faço a caudinha dele bem móvel, de modo que possa virar para trás e cobrir os ovos quando for preciso, como se fosse um telhadinho (...)

9) Retire desta frase um adjetivo e indique a qual substantivo ele se refere.

A boba da natureza arruma as coisas às tontas, sem raciocinar.

10)Releia esse trecho e imagine que você estava embaixo do pé de jabuticabeira e levou um grande susto quando uma jabuticaba caiu em sua cabeça. Escreva uma interjeição que expresse o susto que teve naquele momento.

(31)

– Que espiga!... Pois não é que se o mundo tivesse sido reformado por mim a primeira vítima teria sido eu mesmo? Eu, Américo Pisca-Pisca, morto pela abóbora por mim posta no lugar da jabuticaba? Hum!... Deixemo-nos de reformas. Fique tudo como está que está tudo muito bom.

 Agora retire do mesmo trecho um numeral ordinal.

Muito bem! Você chegou ao final do seu trabalho! Depois de ter revisado os exercícios, registre nas linhas a seguir os que você encontrou mais dificuldade em realizar e também escolha um, que você realizou com muita facilidade.

Abraço carinhoso, Prof.ªPatricia. Mais facilidade: Mais dificuldade:

Referências

Documentos relacionados

Licenciamento para instalações provisórias por motivos de festejos ou outras celebrações, para exercício de comércio e industria por metro quadrado ou fracção.. 8.1- Por

LSS, 6 anos de idade, sexo masculino, apresentando vômitos, baixo ganho de peso e disfagia desde quan- do lactente, sem resposta clínica ao tratamento clínico para DRGE.. O

Até a década de 1980, a espécie foi intensivamente estudada em habitats com baixo grau de antropização, como o Pantanal matogrossense e os Llanos venezuelanos, regiões

Outras informações Não existe informação disponível. SECÇÃO 12: Informação

Apresentamos estudo sobre o comportamento acústico das Igrejas do século XIX de Porto Alegre, RS, Brasil: Igreja Nossa Senhora das Dores (1832); Igreja Nossa Senhora da Conceição

A proposição da metodologia da fachada-prancha do beco aqui estudado seguiu essa pista: não que os becos não possuam paisagem por serem estreitos e com visão

O valor das pensões mínimas de velhice, invalidez e sobrevivência, incluindo as do regime não contributivo, do regime especial das actividades agrícolas e dos regimes transitórios

Pois bem, o trabalho por projetos suscita nos educandos todas essas qualidades e muitas outras necessárias a formação integral que contribua não só para a vida escolar (preparação