• Nenhum resultado encontrado

A BELEZA ESMERALDA ASPECTOS DO PARQUE NACIONAL TRIGLAV NA ESLOVÊNIA. Situada na parte setentrional da Europa Central, a Eslovênia faz fronteira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A BELEZA ESMERALDA ASPECTOS DO PARQUE NACIONAL TRIGLAV NA ESLOVÊNIA. Situada na parte setentrional da Europa Central, a Eslovênia faz fronteira"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

A BELEZA ESMERALDA – ASPECTOS DO PARQUE NACIONAL TRIGLAV NA ESLOVÊNIA

João Luiz Hoefel1

jlhoeffel@gmail.com Klavdija Lutman2 klavdija.lutman@gmail.com

Situada na parte setentrional da Europa Central, a Eslovênia faz fronteira com a Itália a oeste, Áustria a norte, Croácia a sul e a sudeste e Hungria a nordeste. A norte do país, dominam os Alpes, enquanto a sudoeste a região do planalto de Karts que é rica em grutas calcárias e ravinas. Tem uma faixa costeira de 43 km banhada pelo Mar Adriático entre a Itália e a Croácia. Ao longo de sua história, fez parte dos Impérios Romano e Bizantino, da República de Veneza, do Sacro Império Romano-Germânico, do Império Austro-Húngaro e da República Socialista da Iugoslávia de 1945 até conquistar sua independência em 1991.

1 Doutor em Ciências Sociais pelo IFCH/UNICAMP, Professor e Pesquisador das Faculdades Atibaia – FAAT onde coordena o Curso de Gestão Ambiental e o Núcleo de Estudos em Sustentabilidade e Cultura.

2 Residente em Šempeter pri Gorici, Eslovênia, Engenheira de Tecnologia Têxtil, trainee em biodança, fotografa amadora.

(2)

Figura 1: Mapa da Eslovênia.

Fonte: http://www.lonelyplanet.com/slovenia , 2015.

A Eslovênia é um país pequeno, com tamanho semelhante ao País de Gales ou Israel, mas engloba grande diversidade de paisagens em distâncias relativamente curtas. É possível viajar da costa do Mar Adriático, por exemplo, para os picos cobertos de neve dos Alpes Julianos (Julian Alps) em apenas um dia, e ao longo do caminho pode-se passar por vinhedos bem cuidados, rios caudalosos, pastos verdejantes e deslumbrantes lagos de montanha. Os aspectos da Eslovênia aqui apresentados e descritos abrangem a porção oeste da Eslovênia, seguindo o vale do Rio Soča (pronuncia-se Sótcha) e o Lago Bohinj que fazem parte do Parque Nacional Triglav (Triglau), que é uma grande área protegida na região central dos Alpes Julianos.

O Parque Nacional Triglav é o único Parque Nacional na Eslovênia. Atualmente ele cobre uma área de 83.807 hectares dos quais 55,332 hectares estão localizados na parte interna, com alto grau de proteção e 28,475 hectares estão localizados na parte externa com menor grau de proteção e esta zona inclui cerca de 2.200 habitantes e 25 vilas (RODELA; UDOVČ, 2008). A principal diferença entre as duas regiões está ligada diretamente com o tipo de atividades permitidas. A área que compõe o parque está localizada na seção sudoeste dos Alpes que se estende ao longo da fronteira da Eslovênia com a Itália e a Áustria

(3)

(SENČAR, 2012). O seu nome é decorrente do nome da maior montanha que existe na Eslovênia, Triglav com 2864 metros de altitude.

Em função do papel central que o Parque Nacional Triglav tem como patrimônio nacional e de sua paisagem peculiar, ele foi declarado uma unidade de conservação tanto por seus atributos naturais quanto culturais. A primeira proposta para sua criação data de 1906, mas seu limite atual foi estabelecido em 1981.

Figura 2: O Rio Soča, localizado na parte oriental dos Alpes Julianos, no noroeste da Eslovênia.

(4)

Figura 3: Alpes Julianos, no noroeste da Eslovênia. Vista da Montanha Mangart Fonte: Klavdija Lutman, 2014

O vale do Rio Soča está localizado na parte mais oriental dos Alpes Julianos, no noroeste da Eslovênia. O Rio Soča é um rio com 136 quilômetros de comprimento que desce rapidamente desde a sua nascente em Trenta em direção ao mar. Devido à sua água verde-esmeralda, o rio é conhecido como a Beleza Esmeralda. Sua cor azul esverdeada típica não desaparece completamente, mesmo na terra plana, como se ele nos contasse que seu coração pertence às montanhas e é aí que se revela em toda a sua beleza, vivacidade e pureza originais.

(5)

Figura 4: Ponte Ferroviária Solkan. Fonte: Klavdija Lutman, 2014

A Ponte Ferroviária Solkan, construída em 1906 , é a maior ponte em arco de pedra do mundo, com uma extensão de 85 metros.

Em sua jornada em direção ao sul ao longo dos milênios, o Rio Soča tem quebrado obstáculos rochosos que estavam em seu caminho e em algumas áreas criou profundos desfiladeiros que são tão estreitos em alguns locais que é possível saltar através deles, mas é melhor não tentar! Um desses desfiladeiros pode até ser visto da estrada pouco antes da aldeia Soča, quando se tem a impressão de que o rio afundou de vez nas rochas.

A partir da ponte de madeira sobre o rio, há uma bela vista para o vale e é difícil decidir qual das duas é a mais admirável: o jogo de cores na água que derrama através do desfiladeiro ou as suaves e curvas paredes do desfiladeiro com arabescos que os elementos naturais esculpiram tão pacientemente.

(6)
(7)

As misteriosas gargantas esmeralda do Rio Soča, no coração do Parque Nacional Triglav.

Figura 5: Gargantas do Rio Soča. Fonte: Klavdija Lutman, 2015

As corredeiras e cachoeiras poderosas de coloração azul turquesa do Rio Soča, sempre travesso e indisciplinado, esculpiram belos leitos de rios e piscinas coloridas através de séculos, e uma destas é denominada de A Grande Garganta do Rio Soča. Ela tem cerca de 750 m de comprimento e 15 m de profundidade e é de especial interesse em função de suas paredes extremamente polidas e, por vezes, projetadas, bem como por sua estreiteza, e certamente pelo Rio Soča que os cinzela e que se move de forma descuidada através delas, vestido com seus nuances azul esverdeados. Para as pessoas que vivem na região do Rio Soča, este rio tem um significado simbólico - em algum lugar nas profundezas do espírito humano ele ocupa o lugar de um memorial imortal, representando a

(8)

perfeição natural. Pode-se medir a profundidade de seus estreitos e a amplitude das suas piscinas, pode-se falar sobre seus tons de cores e sobre suas inúmeras corredeiras e cachoeiras, mas é difícil capturar em palavras exatas sua presença total, que não está representada apenas pelo fluxo de suas águas, mas também pelo ambiente natural no seu entorno.

Nós podemos simplesmente mencionar que o Rio Soča é bonito, intocado, puro e perfeito em suas correntes montanhosas.

Figura 6: Rio Soča. Fonte: Klavdija Lutman, 2014

Os visitantes têm para descobrir o resto por si só, através das diferentes formas que se aproximem do rio, seja por caiaque, como caminhantes ou observadores, ou até mesmo com a intenção de pescar uma das famosas trutas do Rio Soča. Eles devem sempre ter em mente que estão descobrindo uma parte

(9)

da natureza que deve ser protegida e preservada em seus diversos aspectos naturais e culturais.

(10)

A Cachoeira Kozjak, uma das cachoeiras mais pitorescas da Eslovênia - Veliki Kozjak.

Figura 7: Ponte em balanço a caminho da Cachoeira Kozjak Fonte: Klavdija Lutman, 2015

A partir da robusta ponte em balanço leva-se cerca de 20 minutos de caminhada até a Cachoeira Kozjak (Queda Kozjak), uma graciosa cachoeira, com cerca de quinze metros de altura, que impressiona menos por sua altura do que pela atmosfera do salão da caverna esculpida na rocha circundante.

(11)

Figura 8: Cachoeira Kozjak Fonte: Klavdija Lutman, 2015.

O Ribeirão Kozjak, que alimenta o rio Soča a partir da porção leste (à esquerda), surge abaixo do Monte Krnčica (2.142 m), atravessa muitas piscinas e cria seis cachoeiras. Uma das cachoeiras mais pitoresca da Eslovênia, a Veliki Kozjak, foi criada no canal do córrego Korita inferior que integra o Ribeirão Kozjak. Cerca de 250 metros mais abaixo, a água cai de novo. Aqui, a cachoeira esculpiu um salão subterrâneo. Seu fundo é coberto por uma ampla piscina azul esverdeada, e suas paredes lembram algumas cavernas existentes em outras regiões do país. Uma alta coluna de água branca de 15 metros oferece aos seus visitantes uma paisagem inesquecível.

(12)

O Desfiladeiro de Tolminska (Tolminska Korita), a parte mais baixa do Parque Nacional Triglav (180m) e seu ponto de entrada mais ao sul é tão selvagem e espetacular quanto qualquer outro local que o parque tem para oferecer. A junção das gargantas dos rios Tolminka e Zadlaščica é um fenômeno único na Eslovênia. O desfiladeiro do Rio Tolminka tem cerca de duzentos metros de comprimento e 5 a 10 metros de largura.

Figura 9: Desfiladeiro de Tolminska Fonte: Klavdija Lutman, 2015.

A fonte de água termal (22 ° C) nas margens do Rio Tolminka, logo abaixo do final da trilha de acesso, que ocorre através de uma rampa, é outra grande raridade no mundo alpino.

(13)

O Bosque de Água de Šunik é uma das pérolas do Parque Nacional Triglav. Fica-se encantado com as pequenas cachoeiras e piscinas verde esmeralda do Córrego Lepenjica. Estes locais são um paraíso para relaxamento e para obtenção de lindas fotos. A trilha circular na mata está localizada ao longo do fluxo de água do Lepenjica, que é conhecida como uma fonte de energia positiva. Suas gotas de água, cheias de vida, liberam frequências especiais com efeito positivo sobre os nossos cérebros. Como sabemos, bons efeitos sobre o cérebro significam relaxamento para todo o corpo. Você vai conhecer rochas cobertas de musgo, encantadoras pontes de madeira, alguns cogumelos selvagens, os remanescentes de um antigo moinho, e ruínas de uma velha serraria. Outro atrativo fascinante é observar a corrente de água saltar sobre as rochas, criando centenas de corredeiras. Você pode sentar-se em um dos bancos de madeira localizados ao longo da trilha e apreciar a vista das pequenas cachoeiras que correm para as piscinas de coloração verde esmeralda.

Figura 10: Bosque de Água de Šunik Fonte: Klavdija Lutman, 2015.

(14)

Figura 11: Cachoeira do Córrego Lepenjica Fonte: Klavdija Lutman, 2015.

Bled 110 anos.

Bled é, de longe, o destino mais popular do país, graças ao seu plácido lago de conto de fadas, sua ilha com um castelo situado em uma posição especial e a visão das montanhas cobertas com neve. Hoje Bled é uma estância de férias moderna, com muitos hotéis, diversos alojamentos privados, um local para acampamento e uma rica oferta culinária. Com imensa beleza natural, Bled, juntamente com seu entorno, está entre as mais belas estâncias alpinas, conhecida pelo seu clima ameno, revigorador e as águas termais de seu lago. A beleza das montanhas refletidas no lago, o sol, a serenidade e o ar fresco despertam sentimentos agradáveis em seus visitantes durante todo o ano,

(15)

garantindo uma base ideal para uma pausa relaxante ou umas férias bem ativas. Bled atrai empresários, artistas, atletas, exploradores, entusiastas do esporte, jovens e idosos de todo o mundo, e os encanta de tal forma que os faz voltar diversas vezes. As fontes termais que são conduzidas para as piscinas no Grand Hotel Toplice (23 ° C) e para o Parque de Golfe e seus hotéis (28 ° C - a água é aquecida adicionalmente) permitem uma natação agradável e tratamento bem sucedido de doenças relacionadas com o stress, esgotamento, distúrbios neurovegetativos e fadiga relacionada com a idade.

Figura 12: Vista do Lago de Bled Fonte: João Luiz Hoefel, 2015.

Lago Bohinj

Bohinj é um vale que se estende de Soteska para Ukanc. No lado sul está delimitado pelas Baixas Montanhas Bohinj, que se elevam até 2.000 metros, e ao norte com a cadeia de montanhas Triglav, onde está situado o Monte Triglav, a montanha mais alta da Eslovênia (2.864 m). Bohinj está dividido entre o Alto e

(16)

Baixo vale Bohinj. Existem vinte e quatro aldeias nestes dois vales. Bohinj é um dos lugares mais belos do coração dos Alpes Julianos e do Parque Nacional Triglav.

Figura 13: Lago Bohinj Fonte: João Luiz Hoefel, 2015.

A beleza natural das altas montanhas, das florestas verdes, das belas pastagens de montanha e prados, dos monumentos históricos e culturais, bem como das aldeias amigáveis e das cidades com seus hotéis, restaurantes e pousadas garantem aos visitantes uma agradável estadia. Bohinj é um ponto de partida ideal para passeios de um dia, para passeios nas trilhas que existem por todo o vale, para montanhismo e escaladas e oferece opções ideais e oportunidades para descanso e relaxamento em todas as estações. No inverno, o vale torna-se um centro de esportes de inverno, enquanto que durante o verão, a mais bela atração do vale, o Lago Bohinj, convida os banhistas, e o Rio Sava Bohinjka os canoístas e pescadores.

(17)

Figura 14: Atividades de Canoagem no Lago Bohinj Fonte: Klavdija Lutman, 2013.

(18)

Fonte: Klavdija Lutman, 2015.

Lago Bohinj (Bohinjsko Jezero), o maior corpo de água permanente na Eslovênia, é totalmente diferente do Lago de Bled e suas águas calmas e pensativas infalivelmente proporcionam um cenário perfeito para as majestosas e íngremes montanhas que o emolduram. Com mais de 4 km de comprimento, 1 km de largura, e atingindo profundidades de 45m, o lago é alimentado pela água das Quedas Savica, que, por sua vez, alimentam o Rio Sava Bohinjka no canto sudeste do lago. Felizmente, e ao contrário de Bled, a edificação foi proibida ao longo de todas as margens do lago, resultando em uma sequência praticamente ininterrupta de árvores e bancos de gramíneas.

Figura 16: Cachoeira Savica Fonte: Klavdija Lutman, 2013.

(19)

Uma das atrações principais em torno desta área é a majestosa Cachoeira Savica (Slap Savica) de 60 metros de alto, uma cascata espetacular que corta um desfiladeiro profundo.

Figura 17: Ponte e Igreja de São Sebastião em Bohinj Fonte: Klavdija Lutman, 2013.

(20)

Figura 18: Lago Bohinj Fonte: Klavdija Lutman, 2013.

Uma ponte de pedra construída em 1926 conduz até a Igreja medieval caiada de São João Batista (Cerkev Sv Janeza). Igrejas às margens de lagos e rios, na Eslovênia, eram frequentemente dedicadas a João Batista, devido à proximidade simbólica da água.

Verifica-se através dos diversos aspectos apresentados que os objetivos básicos da criação do Parque Nacional Triglav envolvem a proteção da natureza, a conservação de aspectos culturais significativos, a proteção de espécies endêmicas da fauna e flora ameaçadas de extinção e a manutenção de uma paisagem com profundas características culturais.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

(21)

FOSTER, Jane (2005). Inside Pocket Guide: Slovenia. APA Publications: Verlag.

LONGLEY, Darren Norm (2004). The Rough Guide to Slovenia. New York, Rough Guides.

RODELA, Romina; UDOVČ, Andrej (2008). Participation in nature protection - Does it benefit the local community? A Triglav National Park case study. The International Journal of Biodiversity Science and Management, v. 4, p 209-218. DOI 10.3843/Biodiv.4.4:4

SENČAR,Tatiana B. (2012). Natural and cultural heritage practices in Triglav National Park. Traditiones, v. 41, n. 2, p. 53–64. DOI: 10.3986/Traditio2012410204

Sites consultados:

BOVEC Rafting Team. Disponível em www.bovec-rafting-team.com/en. Acesso em 15 Jul 2015.

THE EMERALD LAND. Disponível em www.smaragdnapot.com/en. Acesso em 09 Jul 2015.

SLOVENIA – Lonely Planet. Disponível em

http://www.lonelyplanet.com/slovenia. Acesso em 20 Ago, 2015.

SLOVENIA – Oficial travel guide. Disponível em www.slovenia.info/en. Acesso em 09 Jul 2015.

Referências

Documentos relacionados

Para viabilizar interoperabilidade através de CORBA em SIGs, o OpenGIS propôs um modelo de dados completo, orientado a objetos, onde é possível acessar informações geográficas

Combinação de descritores e operadores usando lógica matemática e ordenação de elementos para pesquisar publicações do autor Johnson sobre educação especial em português e

Foi evidenciado que o posto mantém uma sistemática preventiva para não contaminar o solo e as águas subterrâneas, por meio da avaliação trimestral do solo e do

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

Encerrada a instrução, após confissão do réu em interrogatório, e estando o processo com o juiz para a sentença, Lúcio procura o Defensor Público para esclarecimentos acerca do

Assim, esta pesquisa nasceu com as dúvidas e indagações que decorreram das atividades da época na qual fui estagiária no Arquivo Múcio Leão da Academia Brasileira de

Freguesia, o representante do Governo Regional dos Açores, os representantes dos sectores empresariais, dos movimentos sindicais, das associações agrícolas, das

Os efeitos da ação térmica sobre as propriedades mecânicas do concreto armado são considerados estabelecendo uma seção transversal com a mesma resistência à compressão e módulo