• Nenhum resultado encontrado

A ÁGUA URBANA - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A ÁGUA URBANA - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CIDADE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

A ÁGUA URBANA - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA CIDADE

AUTORA: BEATRIZ FAGUNDES

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia: Universidade Federal do Paraná - UFPR

(2)

RESUMO

Este artigo aborda um breve histórico da Teoria das Representações Sociais, criada pelo psicólogo social Serge Moscovici, trazendo uma pequena reflexão sobre o seu conceito, discutido por diversos autores. Nosso objetivo, mais do que apresentar um conceito definitivo de Representação Social é ressaltar a sua importância no estudo das relações que os grupos sociais estabelecem com seus espaços refletindo na organização espacial, principalmente, em relação às águas (lagos, rios, córregos, pântanos e outras águas) decorrentes do processo de urbanização.

PALAVRAS-CHAVE: representações sociais, produção do espaço, águas urbanas.

ABSTRACT

This article approaches an abbreviation report of the Theory of the Social Representations, created by the social psychologist Serge Moscovici, bringing a small reflection on your concept, discussed by several authors. In that article, our objective, more than to present a definitive concept of Social Representation is to point out your importance in the study of the relationships that the social groups establish with your spaces contemplating in the space organization, mainly, in relation to the waters (lakes, rivers, streams, swamps and other waters) current of the urbanization process.

(3)

INTRODUÇÃO

A água determina a vida humana fundamentalmente. No fundo, somos todos de água. Por isso, o uso de água na vida social é a participação num ciclo ecológico que permeia não apenas os nossos próprios corpos, mas também os corpos de todos os outros seres vivos como também a paisagem e a atmosfera. Nesta perspectiva, a água é mais do que um recurso é um bem essencial em termos ecológicos e um patrimônio em termos culturais; nele está embutido um conjunto de valores que dizem respeito às mais diversas dimensões da vida, como o biológico, o econômico, o simbólico, o sagrado, o lúdico, e outros.

Queremos chamar atenção para este valor vital da água. Como o ser humano é tanto biológico como social, gostaríamos ressaltar sua importância na interação dos agentes sociais, principalmente nos espaços onde as relações com as águas parecem menos visíveis, como no espaço urbano. Procuramos desvendar e interpretar de que forma os sujeitos interagem com este “recurso” dito natural, através de suas reflexões e interações e como eles organizam, tanto mental como fisicamente, a disponibilidade ou não deste recurso. Gostaríamos ainda saber como a água influencia nas atitudes e conhecimentos das pessoas para finalmente compreender o comportamento e o agir para com este elemento fundamental da vida terrestre.

O objetivo de compreender a percepção da água no meio das relações sociais é, a nosso ver, possível através da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003; FÉLONNEAU, 2003). Este campo de investigação nos parece uma poderosa ferramenta para interpretar tais condutas, tanto positivas como também agressivas, basicamente para entender-se a territorialização em relação à organização do espaço. Em relação às águas urbanas, esperamos que tal abordagem possa ajudar na proteção dos recursos naturais e contribuir na elaboração de ambientes que ofereçam uma melhor qualidade de vida para a população.

(4)

Baseado nesta intenção, a primeira parte deste artigo traz um breve histórico da Teoria das Representações Sociais, proposta pelo psicólogo social Serge Moscovici (2003), inclusive com contribuições de outros autores, para compreender como um recurso natural, como a água, pode ser entendido como conceito nas relações sociais. Conseqüentemente, na segunda parte, aplicamos estas reflexões teóricas ao estudo da produção social do espaço da água, dando ênfase principalmente às águas urbanas.

A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

A Teoria das Representações Sociais foi desenvolvida pelo psicólogo social Serge Moscovici1. Essa teoria, de origem européia e desenvolvida durante os anos 1960 quando abordagens lingüísticas tornaram-se mais importantes na pesquisa das relações sociais (linguistic turn), pode ser uma referência para os estudos em psicologia social, do comportamento e das relações sociais. “Estudar a difusão dos saberes, a relação pensamento/comunicação e a gênese do senso comum constituía elementos de um programa que se tornou familiar” (MOSCOVICI, apud JODELET, 2001, p. 45). Desde então, as demais ciências sociais vêm incorporando esta teoria em seus estudos. Em conseqüência disso, ela surge como um campo multidimensional, possibilitando questionar a natureza do conhecimento e a relação indivíduo-sociedade.

Segundo Alexandre (2004, p. 130), Moscovici

[...] definiu a Psicologia Social como a ciência do conflito entre o indivíduo e a sociedade. O indivíduo só existe dentro da rede social e toda sociedade é resultado da interação de milhares de indivíduos [...] o fundamental no estudo da Psicologia Social é o que ela tem de original, que é questionar a separação entre o individual e o coletivo, contestando a dualidade entre o psíquico e o social, sem deixar de compreende-los como campos interdependentes.

1

Romeno naturalizado francês, autor da obra La Psychanalyse: Son image e son public, um estudo sobre a representação social da psicanálise, primeiramente publicado na França em 1961, com segunda edição, bastante revisada em 1976 (MOSCOVICI, 2003).

(5)

Essa divisão entre o individual e o coletivo2, foi objeto de reflexão, inicialmente, do sociólogo francês Émile Durkheim, que levantou a necessidade de estudar os “fatos sociais cientificamente” (OLIVEIRA, 1998-99, p. 173).

Émile Durkheim, ao propor tal divisão procurava dar conta de um todo, mas se fundamentava em uma concepção de que as regras que comandam a vida individual (representações individuais – objeto da psicologia) não são as mesmas que regem a vida coletiva (representações coletivas – objeto da sociologia). Foram estas últimas que deram origem à criação do termo de Representações Sociais por Moscovici3.

Segundo Alexandre (2004), Durkheim estudava religião, magia e pensamento mítico, ou seja, representações duradouras, tradicionais, ligadas à cultura, e também às experiências individuais, tudo que uma sociedade acumulou de sabedoria e ciência ao passar dos anos e que seriam transmitidas lentamente por gerações. Para Durkheim, esses fenômenos são coletivos porque são produtos de uma comunidade, ou de um povo - assim como uma língua, uma religião não pode ser inventada por um indivíduo e sim tem que ser criada a partir de interações entre indivíduos.

De acordo com Sá (1995), Moscovici, ao contrário de Durkheim, que estudava as sociedades tradicionais, focaliza as sociedades modernas e “[...] as mudanças que as ciências oficiais, religiões, e ideologias, devem passar a fim de penetrar na vida cotidiana e se tornar parte da realidade comum” (p. 22), tornando-se representações sociais. Contudo, essas representações modernas também apresentam certa duração e, assim, podemos considera-las como “arcaicas – resíduos do acervo cumulativo das produções culturais inscritas no imaginário social” (SPINK, 1995, p. 102). Mas, diferentemente das representações coletivas de Durkheim, as estudadas por Moscovici também podem ser do tipo “representações novas” que são “produtos do encontro cotidiano com a ciência que circula através dos meios de comunicação” (p. 102). Assim, Moscovici é considerado um

2

Sobre esta divisão entre o individual e o coletivo, Robert M. Farr (1995) faz um estudo detalhado em seu artigo Representações sociais: a teoria e sua história, na obra O conhecimento no cotidiano: As representações sociais na perspectiva da psicologia social, no qual desenvolve toda uma pré-história da Teoria das Representações Sociais.

3

Para Moscovici (apud GUARESCHI ; JOVCHELOVITCH, 1995), o conceito de Representação Social tem origem na Sociologia e na Antropologia, através de Durkheim e Lévi-Bruhl. Também contribuíram para a criação da Teoria das Representações Sociais, a Teoria da Linguagem de Saussure, a Teoria das Representações Infantis de Piaget e a Teoria do Desenvolvimento Cultural de Vigotsky.

(6)

dos principais representantes de uma psicologia coletiva constituindo-se referência para todos que trabalham neste campo.

Mas, ao analisarmos as obras deste autor, verificamos que o conceito das representações sociais utilizado, não é preciso. Sobre isso, Alexandre (2004, p. 135) afirma que:

Diversos autores, que a ela [à teoria das representações sociais] se referem, citam trechos diferentes da obra de Moscovici para justificar e apoiar suas idéias ou então para fundamentar críticas dirigidas à teoria das representações. Assim, a complexidade, a abrangência e ausência de consenso, ao redor do conceito de representação social, facilitam críticas e oposição às formulações teóricas que buscam fundamentá-la.

A partir do que nos adverte esse autor, procuramos, a partir da leitura das obras de diversos autores4 e do próprio MOSCOVICI (2003), apresentar, não um conceito, mas o nosso entendimento, através destas contribuições de Representações Sociais. Enfim, as Representações Sociais se apresentam como a gama de todas as formas de conhecimento, ligado a imagens, conceitos, categorias e teorias, elaborados por indivíduos que pensam a partir do senso comum, “não sozinhos”, embutidos em processos de comunicação no cotidiano das relações sociais. Estes conhecimentos não se reduzem apenas aos elementos cognitivos, mas que, compartilhados, contribuem para a construção de uma realidade comum. Assim, as Representações Sociais constituem-se em um fenômeno social que têm de ser entendido a partir do seu contexto de produção, do interagir, isto é, a partir das funções simbólicas e ideológicas a que servem e das formas de comunicação onde circulam.

4

FARR, 1995 (principal divulgador da perspectiva renovadora de Moscovici na comunidade científica de língua inglesa); FÉLONNEAU, 2003; GIL FILHO, 2005; GUARESCHI, 1995; JODELET, 2001(principal colaboradora e continuadora do trabalho de Moscovici); JOVCHELOVITCH, 1995, 2000; LANE, 1995; SÁ, 1995; SAWAIA, 1995; SPINK, 1995.

(7)

A IMPORTÂNCIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ESTUDO DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO AQUÁTICO URBANO

Nesse artigo, nosso objetivo é apresentar um conceito de Representação Social que ressalta as formas de interação com a água. Isto revela a importância do estudo das rel(-)ações que os grupos sociais estabelecem para com os seus espaços, refletindo na sua produção e reprodução. Estes espaços, como afirma Félonneau (2003), são compostos de atos/episódios materiais e simbólicos onde a análise integra os elementos subjetivos e objetivos e onde seus ocupantes transformam, em conjunto, os elementos naturais e materiais em um panorama simbolicamente significativo.

Com efeito, não é apenas saber como as pessoas vivem neste ambiente, mas também como estabelecem nele as suas relações simbólicas; interpretar este mundo vivido significa relacionar o simbólico com o pragmático das pessoas e dos grupos. A partir das representações sociais, é possível de investigar o processo da “re-presentação” no seu cotidiano, a interação com seus espaços. Difundem-se, desta maneira, não apenas crenças, imagens, ideologias que interpretam e simbolizam o mundo material, mas também produzem-se signos e territorialidades concretas que fundam lugares plenos de significados. O nosso foco de pesquisa é o ambiente urbano e o nosso objetivo principal é desvendar e interpretar as transformações das representações que os sujeitos sociais têm em relação às águas (lagos, rios, córregos, pântanos e outras águas) decorrentes do processo de urbanização.

Portanto, compreender quais as representações sociais que as pessoas possuem das águas, torna-se relevante quando se analisa a forma da paisagem urbana onde se reproduzem os conceitos cotidianos, as representações sociais, relacionando o rio a outros efeitos da vivência, por exemplo, quando os rios tornam-se locais de poluição, de mau cheiro, de acúmulo de lixo, de despejo de esgoto ou áreas de lazer. Também, a questão sanitária e de alimentação cabe neste contexto, no momento em que a organização ou desorganização (voluntária e involuntária) do espaço urbano traz conseqüências para as águas utilizadas para beber, cozinhar, lavar, higienizar, lazer etc.

(8)

A cidade é lugar da modernidade, do progresso da artificialidade, e os rios, muitas vezes, não são vistos como um elemento integrado na sua planta. Portanto, exclui-se a natureza da idéia cultural da cidade. A "não-existência" dessa visão ecológica é também uma representação social e acaba justificando, entre outras coisas, práticas do poder público de canalização dos rios, aterramento de áreas alagadas, retirando as águas das vistas da sociedade, sem encontrar resistência.

Se levarmos em consideração o papel que a água desempenha nas mais variadas culturas humanas, nas cosmogonias, nas artes, nas literaturas, nas músicas, na política, no poder e na própria filosofia, as transformações dos conceitos das representações sociais têm um papel fundamental na reformulação do espaço; não destroem somente o “recurso natural”, mas também, em alguns casos, o patrimônio psíquico que o imaginário da água tem produzido ao longo da história da humanidade (BRUNI, 1994).

A introdução do estudo das representações sociais para entender a organização do espaço contribui, em muito, para compreender e explicar a realidade ambiental e os comportamentos sociais e sócio-espaciais. Para Moscovici (2003), a representação social é uma preparação para a ação, tanto por conduzir o comportamento, como por modificar e reconstituir os elementos do meio ambiente. Para ele, o ser humano é um ser pensante que formula questões e busca respostas e, ao mesmo tempo, compartilha realidades por ele representadas (ALEXANDRE, 2004). Com esta visão, Moscovici assinala que também os recursos naturais, como a água, representam uma concepção do social.

Este estudo aplica o conceito das representações sociais na intenção de oferecer potencialidades de entender, como – através de uma perspectiva acionista – as simbologias se concretizam na inter-ação dos sujeitos com seu ambiente físico, pois, como afirma Félonneau (2003), hoje os problemas ambientais surgem em muito como reveladores da falta de diálogo entre os agentes sociais na organização do espaço como também por falta de diálogo entre atores e recursos e até por falta de compreensão do próprio sistema ecológico. Então, é “essencial integrar diretamente este tipo de abordagem na concepção de programas de sensibilização à segurança, à proteção dos recursos naturais ou ainda à preservação das regras mínimas de civilidade” (p. 175).

(9)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALEXANDRE, Marcos. Representação Social: uma genealogia do conceito. In: Revista Comum. Rio de Janeiro, RJ. v. 10, nº 23, p. 122-138, julho/dezembro 2004. Disponível em

http://www.facha.edu.br/publicacoes/comum/comum23/artigo7.pdf Acesso em 04/10/06, às 00h03min.

BRUNI, José Carlos. A água e a vida. Tempo Social. Rev. Sociol. São Paulo: USP, 5(1-2) . 53-65, 1993 (editado em nov. 1994).

FARR, Robert M. Representações sociais: a teoria e sua trajetória. In: GUARESCH, Pedrinho. ; JOVCHELOVITCH, Sandra. (org.). Textos em representação social. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 31-59.

FÉLONNEAU, Marie-Line. Les représentations sociales dans le champ de l’environnement. In: MOSER, Gabriel ; WEISS, Karine. (Org.). Espaces de vie: Aspects de la relation homme-environnement. Paris: Armand Colin/VUEF, 2003. p. 145-176.

GIL FILHO, Silvio Fausto. Geografia Cultural: Estrutura e Primado das Representações. In: Revista Espaço e Cultura. Rio de Janeiro: UERJ, n 3. 1996 (dez).

GUARESCHI, Pedrinho.; JOVCHELOVTCH, Sandra. Introdução. In: _________. (Org.). Textos em representação social. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 17–25.

JOVCHELOVTCH, Sandra. Representações Sociais e esfera pública: A construção simbólica dos espaços públicos no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. 232p.

LANE, Silvia Tatiana Maurer. Usos e abusos do conceito de Representação Social. In: SPINK, Mary Jane. (ORG) O conhecimento no cotidiano: As representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 58-72.

(10)

MOSCOVICI, Serge. Das Representações Coletivas às Representações Sociais: Elementos para uma história. In: JODELET, Denise. (org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro, RJ: EdUERJ, 2001. p.45-66.

__________________ Prefácio. In: GUARESCH, Pedrinho. ; JOVCHELOVITCH, Sandra. (org.). Textos em representação social. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 7-16.

___________________Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. 404p.

OLIVEIRA, Márcio de. Representação social e simbolismo: contribuições à Sociologia Brasileira. In: Revista de Ciências Humanas: Dossiê subjetividade: Dossiê Montaigne e os Canibais. Números 7-8. Curitiba, PR: Editora UFPR, 1999. p. 173-193.

SÁ, Celso Pereira de. Representações Sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, Mary Jane. (org.). O conhecimento no cotidiano: As representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 19-45.

SAWAIA, Bader Burihan. Representação e ideologia – o encontro desfetichizador. In: SPINK, Mary Jane. (ORG) O conhecimento no cotidiano: As representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 73-84.

SPINK, Mary Jane Paris. O estudo empírico das Representações Sociais. In: ______(org.). O conhecimento no cotidiano: As representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 85-108.

Referências

Documentos relacionados

O Tech Visa é uma medida StartUP Portugal + iniciada a 1 de janeiro de 2019, com vista à certificação de empresas tecnológicas e inovadoras para efeitos de concessão de

• Funcionário 2, tem como função inserir no sistema as entradas e saídas do armazém 71. Para além disso, também organiza todos os produtos existentes no armazém e efetua o

Associação de fatores clínicos na SAB Com relação aos fatores locais, consideramos aqueles que comumente agem diretamente na mucosa oral causando um efeito irritante, que podem

A estrutura base incorporada no automóvel em estudo é a terceira concepção, porém, esta possui elementos de reforço obrigatórios para além da estrutura base e

a) a necessidade de pronúncia das nulidades processuais se funda em motivos distintos da necessidade de se pronunciarem as nulidades do direito material civil. A reforçar

Os valores médios (±EPM) da freqüência cardíaca e intervalo de pulso, bem como dos parâmetros de variabilidade no domínio do tempo (variância) e no domínio da

Para o controle autônomo de um VANT necessita-se de sensores para detecção de obstáculos e monitoramento de variáveis necessárias para o posicionamento da

ponto de acesso sem fios, você pode se conectar ao projetor sem fios através do ponto de acesso usando o software de rede da Epson.. Instalação do módulo de LAN