• Nenhum resultado encontrado

A Emancipação da Mulher

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Emancipação da Mulher"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A Emancipação da Mulher

Cabana de Lysis, noite de 30 de dezembro de 1931

Que o amor único de Deus inspire todas as almas para o bem.

Antonio de Aquino

Meus Irmãos.

Temos, ultimamente, tomado por tema das nossas palestras, assuntos de ordem geral e assuntos que se prendem à sociologia quase em si. Estudamos de forma mais ou menos detalhada o que se poderia dizer como programa sobre educação, porque supomos que este era dos pontos mais necessários a tocar-se na época presente. Quem se proponha como nós todos, espíritos e espíritas, a orientar aqueles que possam depender de nós, deve ter em mente que é pela educação, primeiro passo, que pode conseguir alguma coisa. Aliás, sobre isto já falamos.

Queremos então hoje completar o que dissemos. Completar de forma bem positiva e também reparar uma injustiça, porque pretendemos falar do papel da mulher na sociedade atual.

Isto completa o primeiro trabalho sobre educação, pois estamos convictos de que quem tem realmente nas mãos a orientação da Humanidade de amanhã, quem tem realmente ao seu alcance o meio de estabelecer uma era de paz, de ordem e de progresso, é a mulher nos lares. Ai, sim. Só uma educação construtora pode no dia de amanhã, florescer. Porque o que pretendemos é formar homens para a paz e não formar máquinas para a guerra.

Queremos então hoje completar o que dissemos. Completar de forma bem positiva e também reparar uma injustiça, porque pretendemos falar do papel da mulher na sociedade atual.

Isto completa o primeiro trabalho sobre educação, pois estamos convictos de que quem tem realmente nas mãos a orientação da Humanidade de amanhã, quem tem realmente ao seu alcance o meio de estabelecer uma era de paz, de ordem e de progresso, é a mulher nos lares. Ai, sim. Só uma educação construtora pode no dia de amanhã, florescer. Porque o que pretendemos é formar homens para a paz e não formar máquinas para a guerra.

Assim sendo, é necessário, é urgente que se desenvolvam desde logo na criança os sentimentos afetivos, os sentimentos de fraternidade, de paz, de amor. Portanto, é necessário desde logo, na criança, o impulso materno, construtor, sadio e bem orientador para o futuro. Quando clangoreiam por toda a parte as trombetas da guerra, quando as bandeiras marciais excitam na juventude a predisposição e preparam o entusiasmo para a destruição dos semelhantes, quando as bandas entoam os hinos de combate e de vitoria, e os sacerdotes ditos cristãos alevantam as cruzes e abençoam os exércitos, as lagrimas que umedecem o solo são as lágrimas das mães.

(2)

Portanto, é da educação materna que necessitamos para os dias de amanhã, para obtenção da Humanidade dos fins mais nobres e mais elevados a que o homem se possa destinar, assim da mulher, principalmente das mães.

Se em toda a parte, nesse tremendo após-guerra, cujas conseqüências tão dolorosas ainda deixam muito para realizar, se nesse após-guerra que hoje ainda não se extinguiu infelizmente, aí, o único lugar não corrompido, não penetrado pelo sentimento de destruição formidável, é o lar.

No meio do entusiasmo da força viril, no meio da expansão bruta, na véspera da destruição tremenda, ninguém se lembra da paz. As escolas se transformaram de súbito em caserna de destruição, mas os lares não, e depois que os filhos se transformaram em soldados, depois que desertaram da primeira escola construtora, que é o lar, os seus lugares não se preenchem mais e não ha mais alegria nos lares. É um protesto silencioso das mães, é o trabalho construtor para a paz.

A escola sofreu um influxo tremendo, um influxo anárquico, um envenenamento de ódio. A escola não se voltou mais para a paz. Tornou-se a arma do imperialismo, tornou-se a arma do nacionalismo, porque se interpreta na escola, friso bem, porque já falei nesse ponto ela outra vez - um patriotismo doentio.

É necessário que além das pátrias o homem veja o irmão, porque a fraternidade universal não se deve fazer de país para país, mas de homem para homem. Antes de se lhe perguntar a que raça pertence, que credo professa, que classe social ocupa, o homem deve auxiliar-se mutuamente, deve fazer o apoio, deve fazer a solidariedade pela fraternidade universal, auxiliar-sem o que tudo quanto construir nesse terreno é retórico, é falso, é aparente. E para que o homem chegue à perfeição de não ver no semelhante, antes do amor, as características de uma raça diferente, é necessário que tenha aprendido no lar, ao influxo materno, o amor universal, porque as mães realmente amam.

A religião católica romana colocou, durante séculos, a mulher em papel secundário. A civilização ocidental, eivada de inomináveis erros, perpetuou como leis, regras inalteráveis, aquilo que a religião ditara, e hoje, falemos sem paixão, meus irmãos, são as condições de vida no Ocidente, bem diferentes, bem distintas, uma para o homem, uma para a mulher. As prerrogativas do homem, as liberdades do homem dentro da civilização, a mulher não tem o direito de atingir, o seu papel é única e exclusivamente de dependência ao homem. É necessário corrigir-se. Felizmente, já visto no influxo renovador do Oriente para o Ocidente, que se opera no campo social, a redenção da mulher. É necessário, segundo nos parece, que essa redenção seja gradativa. Todos sabem que quando passamos bruscamente da treva intensa para a luz intensa, nada vemos. Tateamos num deslumbramento.

A Igreja Católica medieval considerava a mulher causa e objeto do pecado. Tinha como referência o pecado original, cometido por Eva.

(3)

O que é necessário é que dentro dessa liberdade que, vedes em todo o mundo ocidental conquistando passo a passo, não vos esqueceis dos lares. Este o problema. Este, o ponto mais delicado da vossa emancipação merecida: os lares. Porque, realmente, os homens estão muito mais sujeitos aos sentimentos corruptores do egoísmo, da destruição, da morte, do que as mulheres; elas têm por isso mesmo, o dever de zelar para que em seus filhos nunca desperte esse sentimento destruidor. Se a escola corrompe, só o lar orienta.

É preciso então, uma gradação através da penumbra, da adaptação à nova vida, ao novo direito, à nova liberdade. Mas o que é necessário, urgente, seguro, é que se corrija, por um feminismo bem compreendido, o papel e a situação da mulher, porque feminismo, minhas irmãs, não deve ser imitação daquilo que o homem faz. Feminismo, não é masculinismo. Não se pugna pela liberdade da mulher masculinizando-a. E necessário reivindicar direitos que ela possui, e esses pela conquista pacifica, mas tenaz, de todo o dia. Estou, convosco, no vosso movimento.

Felizmente, é o primeiro impulso, felizmente é a primeira orientação. Mas vede bem, meus irmãos, não se pôde formar uma mentalidade livre. Não se pôde estabelecer um caráter independente, não se pôde firmar uma personalidade senhora de si na criança, por mestras escravizadas. E então se impõe como necessidade, atual, a emancipação da criança pela emancipação da mulher. Esses dois problemas, tão intimamente ligados, e devem ser, no entanto, estudados por toda a parte, mas sem paixão, mas sem extremismo, mas sem exageros.

Só assim se poderá obter proveito, porque - volta-mos ao um ponto já tocado, mas necessário de ser tocado ainda - as maiores revoluções, as maiores conquistas não se travam no terreno das armas: Travam-se no terreno social, mas pacifico. E é necessário que, para obtenção de dias melhores, revoluções sucessivas se façam, mas revoluções racionais e pacificas, não pela força. Não temos direito de esmagar, não temos direito de destruir pela eliminação, mas temos o dever de corrigir. E é dentro desse dever, dentro da imperiosa necessidade de nossa época, que nós, espíritos, conjugados convosco, o escravizado na matéria, devemos iniciar uma campanha redentora.

A época redime por si própria e não comporta mais escravos. Vede que uma própria leniência já se mostra entre os homens para melhoria da situação dos próprios animais. Já se pensa - e isto é alguma coisa confortável - em libertar do jugo os animais pacíficos e domésticos e não mais se condenar á morte para o sustento do homem aqueles que também têm direito á vida, porque na vida surgiram independentes da vontade do homem.

Se este movimento é tão louvável, se esse trabalho de emancipação é amadurecido na própria evolução histórica, se viemos através das idades compreendendo que não deveríamos mais nem dominar nem escravizar os vencidos, se ainda ontem assistimos ao movimento extraordinário de redenção dos últimos escravos da America e hoje vemos, com a campanha tenaz e pacifica da Índia, um meio de libertação dos últimos escravos de uma potestade, que é silenciosa, que é serena, mas é um jugo, porque havemos de amadurecer na civilização ocidental, porque havemos de alimentar um impulso católico, ou sustentar a mulher em plano secundário? Deve-se redimi-la, mas deve-se redimi-la racionalmente, e com ela se redimirá a criança.

(4)

Nota:

As imagens aqui utilizadas foram selecionadas com o intuito de ilustrar os temas e podem ser livremente encontradas na Internet.

O texto original pode ser encontrado no nº1 - janeiro de 1932 da Revista Novo Horizonte. Deixemos, porém, por um instante os ideais da luta.

Deixemos por agora o empolgante do nosso tema para volvermos a um pouco de aspiração futura, de idealismo remoto. Que seria o mundo em seus lares, sem uma educação construtora, conduzindo para o bem? Que seria o mundo, isento da face da Terra o fantasma das guerras? Nem fronteiras de pátrias, nem subjugação de raças, irmãos se congraçando em toda a parte, sem ódio, sem rancores, nem rios de sangue, nem marcos de vitoria. As bandeiras como um trapo de identificação, não como sinal de força, não como emblema de facções contrarias, e, os hinos que pudessem existir, de redenção da raça humana, não de triunfo, não marciais, cantados imponentemente sobre os escombros de uma derrota. Ah! uma Humanidade redimida!

John Lennon (1940-1980) compõe a música “Imagine” em 1971. (1)

A letra de Imagine, em sua essência, tem extrema semelhança com a presente preleção de Antonio de Aquino feita em 1931.

Os dias esperam por vós. E não contesteis que sejam para vós. A encarnação se sucede. Hoje deixais a vossa matéria, mas amanhã volvereis, porque assim como através de corpos, o vosso espírito se purifica; assim como através dos vários filtros a gota de água se torna cristalina, assim, também através das idades, as idéias remontam; reencarnam, progridem e cada vez apresentam características mais aperfeiçoadas. É por isso que o homem, observando a História, diz sentenciosamente: a história se repete. Repete-se, mas progressivamente, e é porque os homens, portadores das idéias, voltam, e é porque os espíritos não podem concluir através de uma encarnação uma obra talhada para milênios.

Mas voltareis conscientes de que voltareis chamados a um trabalho, operários que somos todos de uma grande conquista universal - a Paz. Pois trabalhemos nessa obra, pois vamos redimindo na mulher aquilo que uma religião falsa tangeu de forma que ficou impregnado nas cordas sonoras de uma civilização. Arquitetemos a paz, porque somos operarias do progresso humano, do bem estar coletivo. O mundo é o plano da nossa evolução. Aqui voltaremos. Preparemos nossos dias para quando voltarmos.

Orador: Antonio de Aquino Médium: Gustavo M. Pontes

Taquígrafos: João Balthazar e Luiz Isquierdo

Assim voltareis para o Amanhã que pregardes, voltareis para os dias que semeardes, voltareis para a paz que ensinardes, para a humanidade dos vossos filhos, para o trabalho dos vossos netos.

(5)

Legendas:

(1) Imagine – John Lennon

Imagine there's no heaven It's easy if you try

No hell below us Above us only sky Imagine all the people Living for today

Imagine there's no countries It isn't hard to do

Nothing to kill or die for And no religion too Imagine all the people Living life in peace Imagine no possessions I wonder if you can

No need for greed or hunger A Brotherhood of man Imagine all the people Sharing all the world

You may say, I'm a dreamer But I'm not the only one I hope someday you'll join us And the world will live as one

Imagine não haver céu É fácil se você tentar

Nenhum inferno abaixo de nós Acima de nós só o céu

Imagine todas as pessoas Vivendo pelo hoje... Imagine não haver países Não é difícil de fazer

Nada para matar ou morrer Nenhuma religião também Imagine todas as pessoas Viver a vida em paz...

Imagine o mundo sem posses Gostaria de saber se você pode

Não há necessidade de ganância ou fome A irmandade dos homens

Imagine todas as pessoas

Compartilhando o mundo todo...

Você pode dizer que eu sou um sonhador Mas eu não sou o único

Espero que algum dia você se junte a nós E o mundo viverá como um único

Referências

Documentos relacionados

Uma maneira viável para compreender uma reação química é através da conservação das massas, isso porque numa abordagem mais ampla, como demonstra no livro

Ainda na última parte da narrativa, outro “milagre” acontece: Grenouille apa- rece, de súbito, em meio ao povo, destampa uma pequena garrafa que trazia consi- go, borrifa-se com

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Ante o exposto, defiro pedido liminar para suspender a realização das provas discursivas para o provimento de ingresso marcadas para o dia 23/3/2014 e determino que

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os