• Nenhum resultado encontrado

Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO 26/08/ /03/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pastores IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO 26/08/ /03/2016"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Boletim nº 4688

Pastores

1. Efetivos: Rev. Célio G. de Azevedo

Fones: 3822-1665 98456-3798

Rev. Flávio Viola Machado

Fones: 3628-5370 98456-3660

2. Emérito: Rev. Carlos Aranha Neto

Fones: 19 3365-4359 19 99455-3535

Presbíteros Eméritos Jovino Pereira Filho Salim Amed Ali

Diáconos Eméritos Jairo Moraes Pereira Joaquim de Aguiar Nelson Ramalho

26/08/1900

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

Tema do Ano: Despertamento e Envolvimento para a Glória de Deus

1 Co 10.31

...fazei tudo para a glória de Deus

Cultos Dominicais 11h e 19h Escola Dominical 09h30 Reuniões de Oração 2ª a 6ª - 12h sábado - 07h Estudo Bíblico 5ª feira - 20h

06/03/2016

A P R O V E I T A N D O B E M O T E M P O A P R O V E I T A N D O B E M O T E M P O A P R O V E I T A N D O B E M O T E M P O A P R O V E I T A N D O B E M O T E M P O A P R O V E I T A N D O B E M O T E M P O Eclesiastes 3.1-15 e Efésios 5.16

(Estudo Bíblico no livro de Eclesiastes para Pequenos Grupos)

Uma das grandes dádivas de Deus para a humanidade é o

tempo. A boa administração dessa dádiva é algo desafiador. Hoje

há uma correria desenfreada para se cumprir os compromissos, o que acaba gerando um dos principais problemas da atualidade: o

estresse.

Salomão nos diz que há um momento apropriado para cada atividade humana (v.17). De fato, há tempo de plantar e colher; rir e chorar; espalhar e ajuntar; falar e ficar calado. Por isso, é

necessário desenvolver cada atividade no tempo certo. Como disse

o apóstolo Paulo, devemos ‘remir o tempo’ (Ef 5.16), ou seja, aproveitar bem as oportunidades.

T TT T

Tempo em família: Uma pesquisa norte-americana feita em março de 2015, sobre o que mais influenciava a auto-identidade dos americanos, revelou que 62% disseram que sua família fez muito por sua identidade pessoal. A maioria dos americanos concorda sobre a importância da família. Portanto, devemos investir tempo em família e não deixar que alguma coisa roube esse tempo tão precioso.

T TT T

Tempo em Trabalho: Salomão havia dito: “Que proveito tem

o homem de todo o seu trabalho?” (1.3). Em outras palavras, a gente

gasta a vida trabalhando, se esforçando, e a final de contas, qual a vantagem de tudo isso? É necessário trabalhar, mas não podemos nos tornar escravos do trabalho. Tantas pessoas estão escravizadas ao trabalho que não percebem o que estão perdendo, por exemplo: tempo com a esposa (I Pe 3.7); tempo com os filhos (Sl 127.3); tempo para o lazer (Ec 3.13); tempo para a igreja (Êx 20.8-11)...

T TT T

Tempo em Oração: Certa vez, Woody Allen disse que a razão pela qual Beverly Hills é tão limpa é que eles despejam o lixo nos programas de televisão! Infelizmente, muitos cristãos gastam mais tempo com TV que com a oração. Não podemos esquecer do dever de orar sem desfalecer (Lc 18.1), nem da recomendação do apóstolo Paulo: “Orai sem cessar” (I Ts 5.17). Tempo realmente proveitoso é o tempo investido em oração. Bem anotou em seu diário o filósofo dinamarquês (Kierkegaard), ‘orar é respirar’, pois sem respirar a pessoa morre, e sem orar acontece o mesmo!

(2)

INFORMATIVO MISSIONÁRIO

BRASIL - Tr. Ind. – Os missionários Shirley e Isaac, da APMT agradecem a Deus

porque depois de muitos anos conseguiram a colaboração de um etnomusicólogo que, juntamente com um colega da ALEM, de Brasília, ficaram na tribo por 17 dias e fizeram 5 músicas para a Igreja e 2 para a escola, usando o estilo de etnomúsica tradicional, e até mesmo compondo novas canções para Deus.

AGRADECIMENTO – Nossa querida irmã Aparecida Catharina Baltieri agradece a

todos que oraram em seu favor durante o período de sua enfermidade. A nossa irmã agradece as bênçãos preciosas que ela tem recebido de Deus, como resposta às orações em favor dela. “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” Tiago 5.16.

NASCIMENTO – No dia 24 de fevereiro nasceu nesta cidade o pequeno MIGUEL,

filho do casal Almir Andrade Coelho e Daniela Amorim Rodrigues Coelho. Participemos da grande alegria dos pais por essa bênção tão preciosa de Deus. Parabéns!

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO – A Igreja cumprimenta, com carinho, o casal

Presb. Ernesto de Jesus Herrera e Miriam Policarpo de Oliveira Herrera que no dia 12, comemora 33 anos de união conjugal.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Hoje: Neide Rodrigues Coelho; Dia 07: Beatriz

Rabelo de Almeida e Laurita Carmelita Gadioli Siqueira; Dia 08: Presb. Salim Amed Ali; Dia 10: Neusa Alves de Sá Belchior; Dia 12: Maria Aparecida Pires da Silva, Marlene Galdino Garcia, Paulo Renato Miranda Moriconi e Yone Christofoletti Penteado.

AGENDA DE ORAÇÃO

01. IGREJA UNIDA - SANTA CEIA – Que a celebração da Santa Ceia seja motivo de

reno-vação para nossas vidas e que dela participemos com amor e gratidão.

02. CONGREGAÇÃO DE CAUCAIA DO ALTO – Vamos orar pela missionária Olga

Rodrigues, pedindo a Deus que oriente os médicos no tratamento de sua saúde e que logo ela esteja cem por cento recuperada.

03. OFICIAIS DA IGREJA – Pastor Emérito Rev. Carlos Aranha Neto, Presbítero em

Disponi-bilidade Marcos Rodrigues de Freitas, Diáconos em DisponiDisponi-bilidade Décio Faria Aguiar e Domingos Oliveira Mineiro.

04. PEQUENOS GRUPOS – Que os estudos apresentados nos Pequenos Grupos sirvam,

não somente para aumentar nosso conhecimento bíblico, mas também para propiciar um crescimento espiritual expressivo.

05. MISSÃO CAIUÁ – Oremos pelo casal missionário Leonardo Vieira Pereira, sua esposa

Ana Paula e seus três filhos Leo, Débora e Mariana que no ano de 2015 juntaram-se ao casal Rev. Beijamim e Margarida Bernardes na obra da Missão Caiuá. Ele trabalhando no escritório do hospital e ela atendendo como médica. Na área espiritual trabalharam junto à Igreja Indígena ajudando a Primeira Congregação da Igreja de Dourados, onde puderam realizar um excelente trabalho.

06. BRASIL - RIO DE JANEIRO – Oremos pelos habitantes das regiões afetadas pelas

chuvas que alagaram esse Estado. Os temporais deixaram milhares de desalojados e um rastro de destruição. Que Deus dê força a esses habitantes para recomeçar uma nova fase de suas vidas e que conforto as famílias enlutadas.

07. ENFERMOS – Andrea de Lurdes dos Santos, Arlinda Pereira, Claudia Diniz (prima de Elaine Diniz), Daniel Prates (Congregação), Francisca Laura Franciscatti, Presb. Gilberto

(3)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS

ESTUDOS DEVOCIONAIS NAS CARTAS DO APÓSTOLO PAULO Redigidas pelo Presb. Humberto Arantes de Carvalho

Dia 07 – PENSE DE SI MESMO COM MODERAÇÃO – Romanos 12.3

Pela autoridade divina outorgada a Paulo para ser apóstolo, concedendo-lhe também autoridade espiritual é que o apóstolo nos exorta a reconhecer que, por nós mesmos, nada somos e em tudo dependemos de Deus. Por isso, na proporção correta do dom que também recebemos deveremos produzir frutos de humildade. O verdadeiro cristão certamente não produzirá frutos de soberba e de vaidade. Não convém a nós cristãos agirmos assim e daí a afirmação: “… pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”. Cada cristão recebe o dom e os recursos que Deus lhe deu. Pensemos nisso e vivamos com humildade de coração!

Dia 08 – TALENTOS CONCEDIDOS POR DEUS – Romanos 12.4-6

Como corpo de Cristo somos um só corpo e muitos membros, tal qual nosso corpo natural. O dom é uma dádiva divina que cada pessoa recebe. Nossos dons e talentos foram escolhidos de modo soberano por Deus. A bíblia de Genebra (Ef. 4.7) nos ensina que no Novo Testamento três certezas podem ser afirmadas: “Primeiro, um dom é uma habilidade para expressar, celebrar, demonstrar e, portanto, de modo que edifique e fortaleça a fé em outros cristãos e faça a Igreja crescer. Em segundo lugar, os dons podem de um modo geral ser classificados em dois grupos: habilidade para falar, e habilidade para prestar ajuda prática com amor”… “Em terceiro lugar, não há cristão que não tenha algum dom de ministério”. Amados, devemos descobrir e desenvolver nossos dons para o serviço cristão!

Dia 09 – AMOR SEM FINGIMENTO – Romanos 12.9-10

Amados, a igreja é uma família, ou seja, a casa de Deus. É desta forma que devemos entendê-la. E sendo assim, o nosso amor deve ser sem fingimento, sem máscara, ou seja, de modo puro e sincero, deixando de lado o egocentrismo e o engano. É essa lição deixada pelo Supremo Mestre e Senhor de nossas vidas. Sejamos, pois, cordiais para com todos, cristãos ou não. É bom que saibamos que esse amor é o modo principal pelo qual o mundo nos conhece e percebe que somos seguidores de Cristo Jesus. Amados, pratiquemos esse amor genuíno, no nosso lar, na igreja e no mundo em que vivemos!

Dia 10 – PERSEVERANÇA NA ORAÇÃO – Romanos 12.11-12

Dentre as virtudes recomendadas na palavra de Deus, a oração é uma delas. E o apóstolo enfatiza: “sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes”. A oração deve fazer parte integrante da vida cristã. Oramos pelo pão matinal; pelo perdão de pecados; para render graças; para se humilhar; pelos amigos; pelas autoridades; pela família; pelos irmãos; pelas outras igrejas; para ser esclarecido antes de qualquer decisão; pela fé; e, ora-se pelos inimigos e aqueles que matam (Mt 5.44; Lc 6.28; cf. Lc 23.34). Jesus nos preveniu contra a oração feita por ostentação e contra a prece mecânica (cf. Mt.6.5ss; 7.21). (Vocab. Bíblico JJ Von Allmen, (pág.308). Sejamos perseverantes e sinceros na oração!

(4)

Dia 11 – COMPARTILHAR, PRATICAR E ABENÇOAR – Romanos 12.13-14

MacArthur, em sua bíblia de estudo comentada, nos ensina que na época no Novo Testamento viajar era perigoso e as hospedarias eram ruins, escassas e caras. Pois bem, desta forma, os cristãos abriam, com frequência, suas casas para os viajantes, especialmente para os companheiros cristãos (2 Tm. 1.16.18 e ots). Essa hospitalidade que havia na igreja primitiva é a mesma que ocorre ainda em muitas cidades do interior do país onde muitos líderes cristãos, ou mesmo irmãos em Cristo, hospedam-se em casa de irmãos e ali há verdadeiro compartilhamento, verdadeira “comunhão”. Exercitemos essa virtude!

Dia 12 – ALEGRAR OU CHORAR COM O PRÓXIMO – Romanos 12.15

A unidade verdadeira do corpo de Cristo se distingue quando compartilhamos dos sentimentos de alegria ou tristeza com o nosso próximo. Jesus nos exorta em Lc 6.31: “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles”. Nos momentos de infortúnio e perda dos irmãos é dever nosso chorar com eles e consolá-los. Nos momentos de alegria da mesma forma. Tais sentimentos de alegria e choro brotam da nossa proximidade com o Senhor. Enquanto estivermos neste mundo, passaremos por tais sentimentos. Entretanto, quando da volta de Cristo desfrutaremos da alegria com o encontro com o nosso amado Salvador. Ansiemos por esse dia!

Dia 13 – ATITUDE HUMILDE – Romanos 12.16

Dentre as virtudes, creio que essa se destaca sobre as demais. Como é difícil lidar com o soberbo, com o orgulhoso, com aquele que se considera sábio aos seus próprios olhos. Nós cristãos não devemos ter esse sentimento de superioridade em relação aos demais irmãos. A bíblia de Estudo de Genebra, explicando esse verso, diz que “a linguagem usada por Paulo dá a ideia de que os crentes compartilhavam dos mesmos pensamentos uns com os outros, uma outra indicação do papel da santificação (v.1-2). Uma das manifestações disso será a ausência da presunção de orgulho(Fl. 2.1-7)”. Que a nossa atitude seja sempre de humildade e não de soberba!

BERÇARIO: CULTO INFANTIL - (crianças até 11 anos)

Letícia e Jussara (11h) - Responsáveis: Léo e Angélica; (19h) - Responsável: Angélica

ORGANISTA: Diáconos em Plantão

11h - Lilian Mauro, Daniel, Felipe, Ricardo Martins, Oscar e Paulo

19h - Eq Louvor

BERÇARIO: CULTO INFANTIL - (crianças até 11 anos)

Vanessa (11h) - Responsáveis: Felipe e Giovanna; (19h) - Responsável: Vanessa

ORGANISTA: Diáconos em Plantão

11h e 19h Rafael, Artur, Ricardo Deguti, Edson, Leandro e Sócrates Messias

ESCAL A DE TRABALHO - Hoje: 06/03

(5)

ALMOÇO DOMINICAL – Hoje teremos o tradicional almoço comunitário em nosso

salão social. Participem!

REUNIÃO DA JUNTA DIACONAL – A Junta Diaconal convoca seus membros para

se reunirem no dia 07 de março (segunda-feira), às 20h, na Sala do Conselho.

CONSELHO DA IGREJA – No próximo dia 08 às 19h30, o Conselho estará reunido

no local de costume. Todos os seus membros estão regularmente convocados.

REUNIÕES DE PEQUENOS GRUPOS – 1) O Grupo B-Ibirapuera, coordenadora:

Irene Greco França realizará sua reunião, amanhã, segunda-feira, dia 07, às 20h, na residência do casal Presb. Paulo Ricardo de Barros Mendes e Rose Mary F. Mendes. 2) O Grupo A-Templo, coordenadoras: Renê Reis e Vivian Breda, realizará sua reunião, sexta-feira, dia 11, às 14h30, na Capela.

PROJETO MINHOCÃO – “Caminhada Evangelística”: o primeiro trabalho será no

sábado dia 12/03, às 15h. Vamos nos encontrar aqui na Igreja para depois iniciarmos esta caminhada pelo “elevado”, compartilhando a Palavra de Deus. Ore e Participe!

116º ANIVERSÁRIO – A SAF convida a Igreja para a comemoração dos seus 116

anos, no sábado dia 19/03, às 14h30 em nosso Salão Social. Participemos com alegria!

ENCONTRO DE CASAIS – No sábado dia 19/03, às 19h em nosso Salão Social,

teremos um delicioso jantar para os casais de nossa Igreja, quando também teremos a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus através do Rev. Ivam Gomes Pereira. O valor do investimento é de R$50,00 por casal. Teremos pessoas nos ajudando no cuidado com as crianças para aqueles que precisarem trazer seus filhos. Reservas com: Presb. Wilson

e Andréia; Presb. João Francisco e Elaine; Diácono Saulo e Lia.

CULTO DAS SETE PALAVRAS DA CRUZ – No dia 25 de março, na chamada 6ª

feira santa, realizaremos o Culto das Sete Palavras da Cruz, em nosso Templo, no período das 12h00 às 15h00. Reservem essa data em sua agenda!

DAY CAMP UCP – A União de Crianças Presbiterianas está organizando um Day

Camp para o dia 09/04, no Sitio Casa Branca. Será um dia de muita comunhão, brincadeiras e diversão. O valor do investimento é R$60,00 por adulto e R$40,00 para crianças até 11 anos. Neste valor estão inclusos as refeições do dia, além de toda infra estrutura oferecida pelo local. O convite é extensivo para as famílias de nossa Igreja. É necessário confirmar presença com Leila ou Marina até o último final de semana de março.

PORQUE ELE VIVE

Deus enviou seu filho amado Pra me salvar e perdoar

Na cruz morreu por meus pecados Mas ressurgiu e vivo com o Pai está

Ao contemplar uma criança, Vejo esperança em seu olhar Podemos ter a mesma confiança

Em enfrentar o amanhã, porque Ele vive E quando, enfim, chegar a hora

Em que a morte enfrentarei Nos céus, então, terei vitória

Verei, na glória, o meu Jesus, que vivo está.

Porque Ele vive, posso crer no amanhã Porque Ele vive, temor não há

Mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida Está nas mãos do meu Jesus, que vivo está

(6)

PÚLPITO - Escala de pregadores: Culto Matutino (11h00) - Rev. Flávio Viola Machado; Culto Noturno (19h00) - Rev. Célio Gomes de Azevedo; Congregação de Caucaia do Alto - Culto Matutino (10h30) - Rev. Célio Gomes de Azevedo.

PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS – 1) Na distribuição da Santa Ceia no Culto Matutino: Presbs. Paulo Ricardo de Barros Mendes, Silas Ferreira de Souza, Vademilson de Souza

Lins, Ernesto de Jesus Herrera, Paulo Sérgio dos Santos, João Francisco Simões, Humberto Arantes de Carvalho, Décio de Oliveira Bernini e Samuel Macarenco Beloti.

2) Nas Liturgias: Culto Matutino (11h00) -Presb. Paulo Ricardo de Barros Mendes; Culto Noturno (19h00) - -Presb. Esdras Teixeira Coelho.

CULTO MATUTINO - 11h Prelúdio

Adoração

* I Crônicas 29.10-13

Hino 17 - “Deus Seja Louvado”

* Oração

Hino - Coro Masculino

Contrição * Josué 1.9

Hino 111 - “Comunhão Divina”

* Oração Silenciosa * Oração Pastoral

Ação de Graças * Gálatas 2.19-20

Hino 336 - “Transformação” * Oração do Pastor com as crianças

Edificação

Hino - Coro Masculino * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Flávio Viola Machado * Oração

Santa Ceia

Hino 341 - “Vera Páscoa” Instituição do Sacramento Distribuição dos Elementos

Cântico - “Porque Ele Vive” (pág 05)

* Bênção Apostólica * Bênção Antiga Poslúdio CULTO NOTURNO - 19h Prelúdio Adoração * Salmo 99.1-3

Hino 11 - “Trindade Santíssima”

* Oração

Hino - Coro Masculino

Contrição

* Mateus 6.25-34 (Responsivamente)

Cântico - “Primeiro Lugar”

* Oração Silenciosa * Oração Pastoral

Ação de Graças * Salmo 9.1-2

Cânticos - “Por Teu Amor” “Quero Louvar-te”

* Oração do Pastor com as crianças Edificação

Hino - Coro Masculino * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Célio G. de Azevedo

Consagração * Oração Cântico - “Consagração” * Bênção Apostólica * Amém Tríplice Poslúdio Avisos

Saudação aos Visitantes

Referências

Documentos relacionados

Os efluentes líquidos, gerados por este tipo de indústria, são caracterizados principalmente por possuírem alta carga orgânica, alto conteúdo de gordura,

Requer suporte Sem suporte local o déficit social ocasiona prejuízos. Existe dificuldade em iniciar interações sociais e demonstra claros exemplos de respostas

Para a análise do uso do subjuntivo nas orações relativas e nas completivas, utilizaremos variáveis como o tempo do subjuntivo previsto no uso culto e

O objetivo do presente trabalho foi estudar os efeitos das gomas guar e xantana sobre a estabilidade dos géis de amido de milho normal, ceroso e com alto teor de amilose submetidos

O presente trabalho justifica-se na medida em que faz-se necessário compreender como a utilização das novas tecnologias educacionais, em especial, a gamificação,

---Aos 27 dias do mês de abril de dois mil e vinte e um, pelas 10:00 horas, no edifício dos Paços do Concelho de Ponte de Lima, reuniu o Júri do Procedimento

• Verifique se o seu computador está corretamente ligado ao equipamento com o cabo USB ou de rede que vai utilizar para fazer a atualização do firmware5. • Desligue do

18. Demonstrou __ as outras mulheres o papel do destacamento feminino. Os jovens são dados responsabilidades de família. Segundo a autora, o apagamento da preposição e a