• Nenhum resultado encontrado

GUIA RÁPIDO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA RÁPIDO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA EAD"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

GUIA RÁPIDO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO FINANCEIRA – EAD

(2)

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE EDUCAÇÃO

Fundada em 1970 com o intuito de oferecer o primeiro curso superior de Turismo do Brasil, a Universidade Anhembi Morumbi ampliou sua oferta de cursos em diferentes áreas durante a década de 80. Credenciada como universidade na década de 90, inaugurou seu segundo câmpus, localizado na região da Mooca, para oferta concentrada de cursos na área da Saúde. Nas duas primeiras décadas do novo milênio, a Universidade continuou sua trajetória de expansão com o lançamento de novos câmpus – Morumbi, Vale do Anhangabaú, Paulista 1 e Paulista 2 – e polos de educação a distância em diversas regiões.

Ao longo de sua história, a Anhembi Morumbi tornou-se reconhecida pela oferta de cursos inéditos como: Gastronomia, Aviação Civil, Design Digital, Quiropraxia, entre outros.

Em 2005, torna-se uma universidade internacionalizada ao integrar a Rede Internacional de Universidades Laureate, dinamizando ainda mais o binômio “criatividade e inovação” que sempre esteve presente na Anhembi Morumbi. Com a internacionalização, passou a oferecer aos estudantes a oportunidade de formação e atuação mundial por meio de programas exclusivos de intercâmbio para complemento de suas matrizes curriculares, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Situada em São Paulo, a Anhembi Morumbi conta, atualmente, com mais de 36 mil estudantes em Cursos Superiores de Tecnologia, de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu, nas modalidades presencial e a distância, além de Pós-graduação Stricto Sensu e cursos de Extensão.

A Universidade tem como missão “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social com espírito empreendedor e valores éticos”. Sua visão é: “Consolidar a posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atua, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores modelam nossas ações, potencializando ainda mais resultados sempre voltados à educação e à excelência acadêmica, assegurando a perenidade de nossa Instituição, que valoriza o Respeito à Diversidade, o Trabalho em Equipe, a Inovação, o Foco em Resultado, a Responsabilidade Corporativa, o Compromisso Social, a Ética, Transparência e a Paixão.

Em 2006, iniciou-se na Universidade Anhembi Morumbi a concepção do projeto que veio dar origem à criação das Escolas. Naturalmente, os cursos já estavam agrupados por áreas de conhecimentos afins, e o projeto de implantação das Escolas, entre 2009 e 2010, formalizou uma prática já existente. Ao estimular a sinergia entre os cursos afins, novas matrizes curriculares foram concebidas e foram implantadas neste mesmo período.

Neste sentido, a Missão da Escola de Negócios, criada no segundo semestre de 2009, é garantir oportunidade de alto desempenho para todos os alunos, implementando sistemas de aprendizagem que privilegiem o trabalho cooperativo, o uso de estudos de casos e os projetos, tendo como alicerces a internacionalidade e a inovação, promovendo a realização e o sucesso profissional do corpo discente e dos egressos, e colaborando para o desenvolvimento do País.

(3)

SOBRE O CURSO

A Escola oferece cursos presenciais de bacharelado em Administração, Comércio Internacional, Marketing e Relações Internacionais; cursos superiores de tecnologia em Marketing, Finanças, Comércio Exterior e Recursos Humanos. Além disso, oferece cursos na modalidade EAD de bacharelado em

Administração; cursos superiores de tecnologia em Processos Gerenciais, Marketing, Gestão Financeira, Logística, Gestão de Recursos Humanos e Comércio Exterior. Adicionalmente oferece os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais: MBA em gestão de Negócios, MBA em Marketing e Vendas e MBA em Recursos Humanos e na modalidade EAD o cursos de especialização em Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Projetos e Portfólios, Gestão de Marketing, e Gestão da Tecnologia da Informação. Todos têm como finalidade desenvolver competências (saber agir), habilidades (saber fazer e conhecer) e atitudes (saber ser). A Escola espera que seu aluno seja capaz de efetivar ações e práticas inovadoras, demandadas por um mercado globalizado e extremamente competitivo.

A matriz curricular dos cursos da Escola é composta por unidades de conteúdo que buscam o aprendizado por meio de competências em que o conhecimento transcende a informação. A formação compreensiva e ampla a respeito das complexidades humana e empresarial é possibilitada por meio de características inter e multidisciplinares das unidades de conteúdo, reforçada pela sinergia entre as unidades; de maneira que o aluno de qualquer dos cursos componentes da Escola desenvolva um conjunto de habilidades em perfeita consonância com o perfil desejado do egresso.

Em decorrência da maior estabilidade da economia brasileira nos últimos anos, alinhada à intensa movimentação dos mercados doméstico e internacional, alavancada tanto pela evolução tecnológica das últimas décadas, particularmente no que se refere às comunicações, quanto pelo processo de “globalização”, é possível observar um dinamismo acelerado no mundo dos negócios, ocasionando demandas crescentes por profissionais qualificados na área Financeira.

Desta forma, a organização financeira das empresas torna-se ponto fulcral e elemento crítico ao seu desenvolvimento sustentável. A abertura de mercados financeiros cada vez mais sofisticados criam novas necessidades nas empresas e levam à demanda de profissionais com habilitação financeira. Deve-se ressaltar também que a formação desse profissional possibilita sua atuação como gestor financeiro e empreendedor, apto a exercer essas funções em negócios próprios ou colaborador em empresas públicas ou privadas. É esperado do gestor financeiro ampla capacidade de planejamento, organização, coordenação e controle de projetos, custos, investimentos e empreendimentos. Os objetivos gerais principais de um gestor financeiro são contribuir para aumentar a eficiência financeira e organizacional, sob os mais variados pontos de vista, e a satisfação das diversas partes envolvidas, em permanente alinhamento com as estratégias empresariais. Vale destacar que a estrutura docente do curso é formada em sua totalidade por professores que atuam simultaneamente em cursos presenciais da Instituição, estando comprometidos com a formação dos seus alunos.

No cenário do ensino superior na cidade de São Paulo, em nível de graduação de Tecnologia em Gestão Financeira, o curso da Universidade Anhembi Morumbi tem como principais concorrentes os cursos do Centro das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Fundação Getúlio Vargas (FGV Online), Universidade Metodista de São Paulo, SENAC, UNINOVE, Anhanguera, Estácio e UniSEB.

O que diferencia o Curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhembi Morumbi de suas concorrentes, além de disciplinas e programas que privilegiam a internacionalidade, visando capacitar o egresso para atuar em um mercado globalizado, é um currículo que contempla o

empreendedorismo, a inovação e a interdisciplinaridade, favorecendo a atuação do profissional em diversas áreas e organizações, como empresas públicas e privadas, empresas do setor financeiro (bancos, corretoras etc.), empresas do terceiro setor, institutos de pesquisa, entidades governamentais, instituições de ensino, entre outras.

(4)

OBJETIVOS DO CURSO

GERAIS

• Qualificar e formar profissionais aptos para desenvolver atividades relacionadas ao “Gestor Financeiro” ou “Tecnólogo em Gestão Financeira” ou ainda como “Consultor Financeiro”.

ESPECÍFICOS

• Capacitar o profissional com base científica no campo do saber pluridisciplinar constituído pelo conjunto de disciplinas econômicas, cultural, administrativa, contábil, jurídica, técnica, mercadológica, política pública, entre outros;

• Promover ao aluno a capacidade de desenvolvimento de estratégias de negócios, fundamentadas no uso de conceitos e ferramentas de gestão financeira.

• Estimular o desenvolvimento de liderança, capacidade de comunicação, trabalho em equipe e gestão eficiente de processos e tomada de decisão.

PÚBLICO-ALVO

Capacitar o aluno a utilizar técnicas e conceitos econômico-financeiros fundamentais e práticos para o planejamento de capacitação e investimento dos recursos empresariais, além de fornecer instrumental técnico alinhado às modernas práticas do mercado, a fim de torná-lo apto a fazer análises e tomar decisões eficientes nos diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa. O aluno estará apto para desenvolver suas atividades em plataformas contemporâneas, analisar mudanças econômicas visando maximizar os resultados em investimentos, analisar demonstrações financeiras e elaborar estudos de viabilidade, subsidiando, assim, o processo de tomada de decisão.

• Ampliar a fluência digital do aluno em mídia de ensino a distância, crescentemente exigida em programas de educação corporativa nas empresas.

• Desenvolver as competências relacionadas à análise de cenários, viabilidade econômico-financeira, análise das demonstrações financeiras e tomada de decisões.

Em um contexto de complexidade e competitividade dos mercados, em que atuam as organizações, é de fundamental importância uma gestão eficaz e eficiente das finanças empresariais. A área Financeira, hoje, é considerada uma área estratégia da organização e busca por profissionais com competências essenciais, técnicas e humanas que possam contribuir nos processos de gestão financeira.

O curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira é direcionado a todos os que pretendem atuar ou já atuam na área Financeira. O presente curso tem como foco o profissional que objetiva aprimorar a visão integrada da gestão financeira no contexto estratégico organizacional.

(5)

MATRIZ CURRICULAR (GRADE 2013)

CARGA HORÁRIA TOTAL: 1.720

o

3

o

2

PERÍODO DISCIPLINA 80 40 80 80 80 CH 40 400 PERÍODO DISCIPLINA 80 80 80 80 CH 400 40 40

o

4

PERÍODO DISCIPLINA 80 CH 40 40 40 40 400 40

o

1

PERÍODO DISCIPLINA 80 40 80 80 80 CH 40 400 Atividades Complementares 120 Comunicação e Expressão Modelos de Administração Comportamento Organizacional Comunicação Empresarial Gestão de Marketing Raciocínio Logico Empreendedorismo Gestão de Pessoas Métodos Quantitativos Contabilidade e Custos Economia Projeto Interdisciplinar I

Gestão da Produção e Logística Estratégias Mercadológicas Gestão Financeira Finanças Empresariais

Sistema Financeiro Nacional e Internacional Projeto Interdisciplinar II

Análise de Investimentos Finanças Pessoais

Gestão de Crédito, Cobrança e Risco Mercado de Capitais e Derivativos Seguros e Previdência Privada Sociedade, Direito e Cidadania Negociação

Optativa

Projeto Interdisciplinar III

40 40 40

(6)

o

DISCIPLINAS – 1 SEMESTRE

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – 40h

MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO – 80h

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – 80h

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – 80h

RACIOCÍNIO LÓGICO – 40h

Trata do processo da comunicação e funções da linguagem. Discute gêneros textuais e tipos textuais como ferramentas para produção de textos, além de fatores de textualidade. Aborda, também, variações linguísticas, hipertexto e aspectos de leitura, e produção de textos.

GESTÃO DE MARKETING – 80h

o

DISCIPLINAS – 2 SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO – 40h

GESTÃO DE PESSOAS – 80h

MÉTODOS QUANTITATIVOS – 80h

Apresenta e discute a evolução dos modelos de administração, desde os tradicionais até os contemporâneos, em uma perspectiva histórica,

explorando os conceitos, fundamentos e visões de cada um. Explora as possibilidades de aplicação de cada um dos modelos nas práticas empresariais atuais, destacando sua adequação às características do negócio.

Aborda o comportamento humano nas organizações , sob três perspectivas: do indivíduo, do grupo e do sistema organizacional. Abrange os conceitos de comportamento organizacional, motivação, grupos e equipes de trabalho, comunicação, liderança, poder e política, conflitos e negociação, cultura organizacional, mudança organizacional e resistência à mudança.

Trata da oralidade e da prática de apresentação . Discute a teoria da comunicação humana, seus elementos, efetividade e eficácia, obstáculos e tipologia da comunicação. Aborda, ainda, a gestão da comunicação nas organizações; aspectos da comunicação interna, características da comunicação institucional e comunicação mercadológica.

A disciplina trata de lógica e argumentação, dedução e indução, falácias, distintas concepções de lógica: fundamentos e relevância. Explora, ainda, silogismo aristotélico, lógica proposicional: sintaxe e semântica, lógica de predicados de primeira ordem, e técnicas de dedução.

Apresenta o processo de planejamento, implantação e gestão de marketing, abordando o conceito e o papel do marketing nas organizações, as questões referentes à segmentação, posicionamento e colocação no mercado , além do composto do marketing. É enfatizada a manutenção e o crescimento em mercados correntes e a abertura de novos mercados .

A disciplina trata do ambiente econômico e do empreendedorismo, bem como resgata a história do empreendedorismo. Caracteriza o perfil empreendedor e discute conceitos fundamentais do empreendedorismo. Discute criatividade e seleção de ideias, identificação e aproveitamento de oportunidades.

Discute os principais pressupostos teóricos que fundamentam as políticas e práticas da gestão de pessoas nas organizações e os impactos da sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais. São discutidos o planejamento e o processo de movimentação de pessoas, desenvolvimento humano e organizacional, carreira, desempenho e remuneração, entre outros.

Resgata os conceitos básicos de matemática e estatística. Fornece ferramentas que permitem a extração de informações de um conjunto de dados em forma de medidas, tabelas e gráficos, bem como a simulação de fenômenos a partir de modelos quantitativos, além de conclusões sobre uma população, a partir de dados amostrais.

(7)

CONTABILIDADE E CUSTOS – 80h

ECONOMIA – 80h

PROJETO INTERDISCIPLINAR I – 40h

o

DISCIPLINAS – 3 SEMESTRE

GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA – 80h

ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS – 80h

GESTÃO FINANCEIRA – 80h

FINANÇAS EMPRESARIAIS – 80h

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL – 40h

Apresenta os conceitos e procedimentos fundamentais adotados pela Contabilidade, necessários à elaboração dos demonstrativos financeiros básicos (balanço patrimonial e demonstração do resultado), bem como discute as relações de custo-volume-lucro, alavancagem e formação de preços.

A disciplina trata dos fundamentos da teoria econômica, envolvendo a micro e a macro economia. Discute os principais problemas econômicos que afetam a sociedade e as organizações. Trata das intervenções governamentais que levam ao crescimento e desenvolvimento econômico.

Envolve a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas no decorrer do curso numa situação real de criação de uma empresa. Na condução deste trabalho é possível ao aluno obter a visão geral de um negócio , além de estimular o empreendedorismo e o trabalho em equipe.

Aborda a evolução da administração da produção, a localização e layout de planta e decisões de nível operacional tais como: planejamento de produção, arranjo físico e fluxo de produtos, qualidade e gestão de cadeia global de fornecedores, operações de entrega, sistemas de transporte, armazenagem, manuseio e acondicionamento do produto.

Estuda as etapas de elaboração e a implantação de um plano estratégico de marketing. Tem como ponto de partida o atendimento e satisfação das necessidades dos clientes, passando pela análise do mercado e dos concorrentes, a fim de determinar os produtos a serem ofertados e as estratégias de atuação. Fornece instrumentos para avaliar e analisar os resultados alcançados pelo marketing da empresa.

Aborda os conceitos fundamentais de finanças e suas aplicações práticas, bem como os principais instrumentos de gestão e mensuração da saúde financeira das empresas, fornecendo insumos importantes para a tomada de decisões, projetos de investimento e fontes de financiamento.

Fornece ferramentas para a solução de problemas ligados às decisões de financiamento e investimento de longo prazo nos mercados nacionais e internacionais. Discute as diversas fontes de financiamento e como afetam o custo de capital da empresa. Aborda processos de fusão, modelos de criação de valor e os conceitos básicos de controladoria.

Aborda a estrutura atual do sistema financeiro nacional, sua história e funcionamento. Apresenta uma visão da regulamentação do sistema financeiro internacional, o papel dos bancos centrais, regimes cambiais e modalidades de operações, permitindo compreender a dinâmica do mercado e a sua integração à economia global.

PROJETO INTERDISCIPLINAR II – 40h

Envolve a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas no decorrer do curso para análise de viabilidade de um projeto de criação de uma empresa. Na condução deste trabalho, é possível ao aluno obter a visão gerencial de um negócio, além de estimular o empreendedorismo e o trabalho em equipe.

(8)

SOCIEDADE DIREITO E CIDADANIA – 40h

o

DISCIPLINAS – 4 SEMESTRE

NEGOCIAÇÃO – 40h

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS – 40h

FINANÇAS PESSOAIS – 40h

GESTÃO DE CRÉDITO, COBRANÇA E RISCOS – 40h

OPTATIVA – 40h

MERCADO DE CAPITAIS E DERIVATIVOS – 80h

SEGUROS E PREVIDÊNCIA PRIVADA – 40h

PROJETO INTERDISCIPLINAR III – 40h

A disciplina discute sociedade e comunicação, indivíduo e alteridade, Estado, sociedade, direito e cidadania. Aborda os direitos fundamentais e debruça-se sobre tópicos de Direito do Consumidor, e de Direito Trabalhista.

Enfoca, de maneira intensiva, a negociação no contexto profissional, envolvendo empregadores e empregados, pares organizacionais, clientes e empresas, entre outros. São abordados conceitos básicos de negociação, planejamento da negociação, questão ética, conflitos, estilos de negociação e negociações internacionais, envolvendo diferentes culturas.

Enfoca as técnicas de análise de investimentos e a aplicação correta deste ferramental no cotidiano das empresas, quando da captação de recursos e/ou seleção de projetos, permitindo a análise das alternativas viáveis comparativamente aos riscos inerentes de cada projeto.

Fornece conceitos fundamentais de planejamento financeiro pessoal, suas aplicações práticas e o conhecimento dos principais instrumentos que possibilitam a interpretação e análise de situações e oportunidades que conduzam à independência financeira.

Aplica os conceitos de finanças, contabilidade e análise de balanços para quantificar a exposição ao risco e a segurança das operações financeiras e comerciais. Aborda a oferta e procura por crédito no cenário financeiro atual, as ferramentas de análise de crédito, categorias e monitoramento de riscos, acordos e composição de dívidas, concordatas e falências.

Apresenta uma visão ampla dos mercados de capitais e derivativos, abordando a estrutura e modalidade da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), a evolução do mercado acionário brasileiro, abertura de capital, investidores institucionais, clubes de investimentos, além de conceitos básicos de governança corporativa.

Aborda o sistema nacional de seguros e os fundamentos de previdência privada, órgãos reguladores e o planejamento tributário vinculado aos diversos produtos deste segmento, analisando os benefícios ao investidor e as tendências do mercado previdenciário privado.

Envolve a aplicação prática dos conhecimentos específicos adquiridos e competências desenvolvidas no decorrer do curso , por meio de um projeto focado no planejamento financeiro de uma empresa. Dedica-se à aplicação das ferramentas que contribuem para uma gestão financeira eficaz.

(9)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange também aspectos de frequência.

A Universidade adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância, a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

A Universidade Anhembi Morumbi desenvolve a avaliação de aprendizagem em duas etapas: N1 e N2. A N1 consiste em uma série de atividades desenvolvidas ao longo do semestre que permitem avaliar o estudante continuamente. A N2 consiste em uma prova presencial individual. A nota final do estudante (NF) é obtida a partir da média entre N1 e N2. É considerado aprovado o estudante que atingir média igual ou superior a 6,0 (seis). Nos cursos e disciplinas na modalidade a distância, a N2 corresponde a 60% da nota final.

O estudante tem direito a realizar prova de segunda chamada no caso de ter perdido a oportunidade de cumprir a prova na data estipulada, ou para fins de melhoria de nota. Se, eventualmente, for reprovado o estudante deverá cumprir novamente a disciplina em regime de dependência.

(10)

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda infraestrutura que a Universidade oferece. São seis câmpus com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de academias de ginástica.

• Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia

• Centro – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Mooca

• Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487 – Centro

• Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630 – Morumbi

• Paulista 1 – Av. Paulista, 2.000 – Bela Vista

• Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266 – Bela Vista

ANHEMBI MORUMBI PARA VOCÊ

CÂMPUS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA – EAD

DIREÇÃO / COORDENAÇÃO

Prof. Dr. José Manuel Meireles de Sousa

DIREÇÃO DA ESCOLA DE NEGÓCIOS

Prof. Dr. Paolo Tommasini

É doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology e pelo Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, ambos nos Estados Unidos. Desde 1999 na área educacional, atuou como professor e orientador pela Toronto Waldorf School, professor de graduação no curso de Administração, pós-graduação MBA e como Diretor Acadêmico. Ele também foi consultor na área de excelência em gestão.

Doutor em Administração e Comércio Exterior pela UNEX – Universidade da Extremadura, na Espanha. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de Lisboa. Atua há mais de 25 anos como consultor de empresas e professor universitário, em universidades de Portugal, Espanha e Brasil. Como consultor, atua nas áreas de Estratégia e Internacionalização Empresarial, principalmente com foco em pequenas e médias empresas nacionais e estrangeiras. É autor dos livros Distribuição – uma visão estratégica, da editora Texto, Lisboa; Tendências Contemporâneas de Gestão da Pceditorial, São Paulo; Estratégias de Marketing Internacional, da editora Atlas, São Paulo; Como evitar fraudes em Comércio Exterior, da editora IOB; Gestão – estratégias e tendências no contexto brasileiro, da editora Saraiva; Fundamentos do Comércio Internacional, da editora Saraiva; Gestão do Comércio Exterior, da editora Saraiva; Gestão Financeira do Comércio Exterior, além de vários artigos publicados.

(11)

Referências

Documentos relacionados

No essencial, a VISÃO 2018 privilegia a estrutura essen- cial da Casa da Música: - os Agrupamentos Residentes (Orquestra Sinfónica, Remix Ensemble, Orquestra Barroca, Coro e o

Pense nas redes sociais como uma nova opção, com um grande papel no mercado de trabalho e que pode ser utilizada para sua vantagem se planeia mudar de carreira, procurar um

Muita gente já tinha escrito (verbo escrever, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto do Indicativo) ao menino para lhe dizer que gostaria (verbo gostar, no Condicional) de

Segundo Metcalf e Eddy (2003), estes ensaios podem ser utilizados para vários tipos de avaliações e abordagens, tais como: avaliar a sustentabilidade das

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

Nesse experimento, apenas ocorreram brotações nas plantas cultivadas nos substratos 2 (E) e 11 (T + E + A) durante a última avaliação (aos 12 meses), com uma média de 0,37 e

Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de um treinamento de componentes múltiplos sobre a funcionalidade e a percepção subjetiva de esforço

O presente trabalho apresenta uma variação do algoritmo de Hill Climbing utilizado em [Barros, 2012] para gerar soluções para o problema de clusterização de