• Nenhum resultado encontrado

EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO ESTRUTURA º PERÍODO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO ESTRUTURA º PERÍODO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO – ESTRUTURA 2012

1º PERÍODO

Direito Civil I (60horas) E

EMMEENNTTAA:: Introdução ao Direito Civil. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Das Pessoas: das Pessoas Naturais; das Pessoas Jurídicas; do Domicílio. Dos Bens: das Diferentes Classes de Bens. A Família e a Teoria Geral do Direito Civil.

Metodologia Científica (30 horas) E

EMMEENNTTAA:: Introdução à Metodologia Científica. Como Estudar: Técnicas de Estudo. Métodos na Ciência Jurídica. Métodos e Técnicas de Pesquisa. A Pesquisa Científica. O Trabalho Científico. Normalização do trabalho científico (ISO e ABNT).

Sociologia do Direito (60 horas)

EMENTA: Conceito de Sociologia. Conceitos básicos da sociologia. Origens históricas do pensamento sociológico. Principais pensadores da Sociologia Moderna. Principais pensadores da sociologia jurídica contemporânea. O direito como um fato social e objeto da análise sociológica. A Sociologia Jurídica. O controle social e o direito. Direito e Justiça. Direito e opinião pública. Aspectos sociológicos da criminologia. Tendências da sociologia do Direito. Sociologia e Relações Familiares.

Português e Redação Jurídica (60 horas)

EMENTA: Noções básicas de Gramática. Morfologia. Sintaxe. Interpretação de textos. Redação e expressão. O português e o vocabulário jurídicos. Expressões latinas.

Antropologia (30 horas)

EMENTA: Introdução ao estudo da Antropologia. A Antropologia Cultural. Cultura e Sociedade. A Antropologia Jurídica. A antropologia legal. A Antropologia Jurídica e as Religiões. A Antropologia Jurídica e a Globalização. A Antropologia Jurídica e a Violência Estrutural. A Antropologia e as Relações Familiares.

História do Direito (60 horas)

EMENTA: Normas de Controle Social. Evolução do Direito. Direito e Justiça. Norma Jurídica. Hermenêutica. Segurança Jurídica. Critérios de Justiça. Direito na Antiguidade. Direito na Sociedade Moderna. Direito no Brasil. Os Direitos Fundamentais na História do Direito.

(2)

2º PERÍODO

Direito Civil II (60 horas)

EMENTA: Dos Fatos Jurídicos: do Negócio Jurídico; dos Atos Jurídicos Lícitos; dos Atos Ilícitos; da Prescrição e Decadência; da Prova. Direitos Fundamentais e o Direito Civil: o papel da autonomia privada na teoria dos negócios jurídicos.

Economia (30 horas)

EMENTA: Bases da Economia. Os Sistemas Econômicos. O Mercado: Estruturas e Mecanismos Básicos. A Oferta e a Demanda. As Variáveis e Funções Macroeconômicas Básicas. Políticas Macroeconômicas. Teoria e Funções da Moeda. Inflação. Produto Interno Bruto. Desemprego. O Comércio Internacional. Tópicos Especiais em Economia. Economia e Direitos Fundamentais.

Ciência Política e Teoria Geral do Estado (60 horas)

EMENTA: Política e Poder. Os Projetos Políticos da Modernidade. A Teoria do Estado. O Estado. Elementos Constitutivos do Estado. Formas de Governo. Os Sistemas de Governo. A Classificação dos Sistemas de Governo. Estado Democrático. Democracia e Autoritarismo Democracia e Globalização. Problemas e Tendências do Estado Contemporâneo. Direitos Fundamentais e Ciência Política.

Psicologia (60 horas)

EMENTA: Breve Histórico da psicologia Jurídica. A Psicologia e o Universo das Leis. A Interface Psicologia e Direito. A Psicologia Aplicada ao Direito. A Atuação do Psicólogo Jurídico em Matérias Civil e Criminal. Criminologia e Vitimologia. A Atuação do Psicólogo Jurídico nas Varas de Família. A Psicologia e as Relações Familiares.

Direito Penal I (60 horas)

EMENTA: Introdução. Relações do Direito Penal. Evolução Histórica das Idéias Penais. História do Direito Penal Brasileiro. As Fontes do Direito Penal. Da Aplicação da lei Penal. Do Crime. Da Imputabilidade Penal. Do Concurso de Pessoas. Direitos Fundamentais: garantias penais fundamentais.

Filosofia do Direito (30 horas)

EMENTA: Objeto e Método da Filosofia das Ciências Particulares, da Ciência do Direito e da Filosofia do Direito. As disciplinas jusfilosóficas. Evolução histórica da idéia de Justiça. Reflexão crítica sobre a Justiça. Lógica formal e lógica jurídica. Principais correntes do pensamento jurídico. A jurística romana. Os glosadores. O jusnaturalismo. Escolas jurídicas do século XIX. Fronteiras do pensamento jurídico. Filosofia e Direitos Fundamentais: a racionalização da condição humana no estado democrático de direito.

(3)

Direito Civil III (60 horas)

EMENTA: Do Direito das Obrigações: das Modalidades de Obrigações, da Obrigação Natural, das Obrigações Propter Rem, das Obrigações Principais e Acessórias, das Obrigações Líquidas e Ilíquidas, das Obrigações Condicionais, Modais e a Termo; da Transmissão das Obrigações. Direitos Fundamentais: as obrigações e a liberdade.

Direito Penal II (60 horas)

EMENTA: Das Penas: das espécies de pena; da cominação das penas; da aplicação da pena; da suspensão condicional da pena; do livramento condicional; dos efeitos da condenação; da reabilitação. Das Medidas de Segurança. Da Ação Penal. Da Extinção da Punibilidade. Direitos Fundamentais: garantias penais referentes ao cumprimento das penas.

Teoria Geral do Processo (60 horas)

EMENTA: Sociedade e Tutela Jurídica. Princípios do Processo. Jurisdição. Ação. Processo. Processo Enquanto Mecanismo de Efetivação dos Direitos Fundamentais.

Direito Empresarial I (60 horas)

EMENTA: Evolução Histórica. Direito Comercial. Direito Empresarial. Lei Civil e Lei empresarial. A empresa. O empresário. Registros Públicos das Empresas Mercantis. Outros Documentos de Interesse dos Empresários. Obrigações dos Empresários. Colaboradores da Empresa. Identificação da Empresa. Elementos do Exercício da Empresa. O Estatuto da microempresa e das Empresas de Pequeno Porte. Direitos Fundamentais e a Atividade Empresária: intervenção estatal e liberdade.

Direito Constitucional I (60 horas)

EMENTA: Teoria da Constituição. O Direito Constitucional. A Constituição. Direito Constitucional Positivo. CF/1988 – Princípios Constitucionais Fundamentais. Direito e Garantias Fundamentais.

(4)

4º PERÍODO

Direito Constitucional II (60 horas)

EMENTA: Direitos Sociais. Direitos Políticos. Partidos Políticos. Do Estado e sua Organização. Da Organização dos poderes. Poder Legislativo. Processo Legislativo. Poder Executivo. Poder Judiciário. As Funções Essenciais à Justiça. Ordem Econômica, Financeira e Social. A Tripartição de Funções e Direitos Fundamentais.

Direito Processual Civil I (60 horas)

EMENTA: Das Partes e dos Procuradores. Do Litisconsórcio e da Assistência. A Intervenção de Terceiros. Competência. Dos Poderes, dos Deveres e da Responsabilidade do Juiz. Dos Auxiliares da Justiça. Dos Atos Processuais. Dos Atos do Juiz. Do Tempo e do Lugar dos Atos Processuais. Dos Prazos. Das Comunicações dos Atos. Das Nulidades. Formação, Suspensão e Extinção do Processo. A Relação Jurídica Processual e os Direitos Fundamentais.

Direito Empresarial II (60 horas)

EMENTA: Sociedades. Sociedade não Personificada. Sociedade Personificada. Sociedade em nome coletivo. Sociedade em comandita simples. Sociedade limitada. Sociedade anônima. Sociedade em comandita por ações. Sociedades Cooperativas. Extinção das sociedades. Sociedades dependentes de autorização. Teoria Geral dos Títulos de Crédito. Dos Títulos de Crédito em Espécie: letra de câmbio, duplicata, nota promissória, cheque, outros títulos de crédito. As Sociedades Empresárias e os Direitos Fundamentais.

Direito Civil IV (60 horas)

EMENTA: Do Direito das Obrigações: do Adimplemento e Extinção das Obrigações; do Inadimplemento das Obrigações. A Extinção das Obrigações, Liberdades e Direitos Fundamentais.

Direito Penal III (60 horas)

EMENTA: A Dicotomia do Código Penal Brasileiro. Dos Crimes Contra a Pessoa: Dos Crimes Contra a Vida; Das Lesões Corporais; Da Periclitação da Vida e da Saúde; Da Rixa. Dos Crimes Contra a Honra. Dos Crimes Contra a Liberdade Individual: Dos Crimes Contra a Liberdade Pessoal; Dos Crimes Contra a Inviolabilidade do Domicílio; Dos Crimes Contra a Inviolabilidade de Correspondência; Dos Crimes Contra a Inviolabilidade dos Segredos. Dos Crimes Contra o Patrimônio: Furto; Do Roubo e da Extorsão; Da Usurpação; Do Dano; Da Apropriação Indébita; Do Estelionato e outras fraudes; Da Receptação; Das Disposições Gerais. A Tutela Penal dos Direitos Fundamentais.

(5)

Direito Penal IV (60 horas)

EMENTA: Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual: Dos Crimes Contra a Liberdade Sexual; Dos Crimes Sexuais Contra Vulnerável; Das Disposições Gerais; Do Lenocínio e do Tráfico de pessoa para fim de prostituição ou outra forma de exploração sexual. Do Ultraje Público ao Pudor; Disposições Gerais. Dos Crimes Contra a Família: Dos Crimes contra o Casamento; Dos Crimes contra o estado de filiação; Dos Crimes contra a assistência familiar; Dos Crimes contra o pátrio poder, tutela ou curatela. Dos Crimes Contra a Incolumidade Pública: Dos Crimes de Perigo; Dos Crimes contra a segurança dos meios de comunicação e transporte e outros serviços públicos; Crimes contra a saúde pública. Dos Crimes Contra a Paz Pública. A Tutela Penal da Família.

Direito Processual Civil II (60 horas)

EMENTA: Do Processo. Do Procedimento Sumário. Procedimento Ordinário. Do Procedimento Sumaríssimo. Do Processo nos Tribunais. Direito Fundamental à Segurança Jurídica: o procedimento e a segurança jurídica.

Direito Empresarial III (60 horas)

EMENTA: Falência e Recuperação de Empresa. Disposições Preliminares. Disposições Comuns. À Recuperação Judicial e à Falência. Recuperação Judicial. Viabilidade da Empresa. Meios e Recuperação da Empresa. Órgãos da Recuperação Judicial. Do Administrador Judicial e do Comitê de Credores. Do Processo de Recuperação Judicial. Convolação em Falência. Recuperação Extrajudicial. Falência. Natureza Jurídica. Os Pressupostos do Estado de Falência. O processo Falimentar. A Declaração Judicial da Falência. Efeitos Jurídicos da Sentença Declaratória. A Revogação dos Atos e Contratos Praticados pelo Devedor antes da Falência. Da Administração da Falência. A Arrecadação e Guarda do Patrimônio do Falido. Do Pedido de Restituição e dos Embargos de Terceiros. Verificação dos Créditos. A Classificação dos Créditos. Liquidação do Processo Falimentar. Reabilitação do Falido. Direitos Fundamentais Aplicados ao Processo de Falência e Recuperação Judicial.

Direito Administrativo I (60 horas)

EMENTA: Noções Preliminares. Administração Pública. Poderes Administrativos. Atos Administrativos. Licitação. Contratos Administrativos. A Administração Pública e Direitos Fundamentais.

Direito Civil V (60 horas)

EMENTA: Da Teoria Geral dos Contratos: Introdução à teoria dos contratos, Requisitos, Princípios, Interpretação, Classificação, Relatividade dos efeitos, Dos Contratos em Geral; Dos Contratos em espécie: contrato de compra e venda. Direito Fundamental à Liberdade – Pressuposto do Direito Contratual.

(6)

6º PERÍODO

Direito Penal V (60 horas)

EMENTA. Dos Crimes Contra a Fé Pública: Da moeda falsa; Da falsidade de títulos e outros papéis públicos; Da falsidade documental; De outras falsidades. Dos Crimes Contra a Administração Pública: Dos Crimes praticados por funcionário público contra a administração geral; Dos crimes praticados por particular contra a administração geral; Dos crimes praticados por particular contra a administração pública estrangeira; Dos crimes contra a administração da justiça; Dos crimes contra as finanças públicas. Direitos Fundamentais e Direito Penal.

Direito Civil VI (60 horas)

EMENTA: Do Direito das Obrigações: das Várias Espécies de Contrato; dos Atos Unilaterais; da Responsabilidade Civil. A Responsabilidade Civil nas Relações Familiares.

Direito Processual Civil III (60 horas)

EMENTA: Conceito de recurso. Princípios fundamentais dos recursos. Atos processuais sujeitos a recurso. Natureza jurídica dos recursos. Juízo de admissibilidade e juízo de mérito. Pressupostos recursais. Efeitos do recurso. Reexame necessário. Recurso adesivo. Dos recursos em espécie: apelação, agravo, embargos de declaração, embargos infringentes, recurso ordinário, recurso especial, recurso extraordinário, embargos de divergência. Do processo nos tribunais: procedimento nas ações de competência originária, ação rescisória. Direito Fundamental ao Recurso.

Direito Administrativo II (60 horas)

EMENTA: Serviços Públicos. Servidores Públicos. Processo Administrativo. Bens Públicos. Restrições do Estado Sobre a Propriedade Privada. Direito Municipal. Controle da Administração. Responsabilidade Civil do Estado. Desestatização. Consórcios Públicos. Serviços Públicos e Direitos Fundamentais.

Direito Processual Penal I (60 horas)

EMENTA: Introdução ao Processo penal. Princípios fundamentais. Integração e interpretação. Aplicação da Lei processual penal. Sujeitos do Processo penal. Inquérito policial. Ação penal. Jurisdição e competência. Questões e processos incidentais. Atos e prazos processuais. Sentença. O Processo Penal e os Direitos Fundamentais do Acusado.

(7)

Direito Processual Civil IV (60 horas)

EMENTA: Teoria Geral da Execução. Das diversas espécies de execução. Dos embargos do devedor e suas espécies. Da execução por quantia certa contra devedor insolvente. Insolvência. Da remição de bens. Da suspensão e da extinção do processo de execução. Atividade Executiva e os Limites Impostos Pelos Direitos Fundamentais.

Direito Processual Penal II (60 horas)

EMENTA: Provas. Prisão. Incidentes de liberdade. Procedimentos criminais. Nulidades. Recursos. Ações autônomas de impugnação. Direitos Fundamentais e as Prisões Processuais.

Direito Civil VII (60 horas)

EMENTA: Do Direito das Coisas: Da Posse; dos Direitos Reais; da Propriedade. Direito Fundamental à Propriedade.

Direito do Trabalho I (60 horas)

EMENTA: Formação Histórica do Direito do Trabalho. Definição e Função do Direito do Trabalho. Fontes do Direito do Trabalho. Princípios. O Direito do Trabalho no Ordenamento Jurídico. Direito Individual do Trabalho. Relação de Emprego. Contrato de Trabalho. O Empregado. O Empregador. Admissão. Efeitos do Contrato de Trabalho. Direitos Fundamentais Sociais Ligados ao Direito do Trabalho.

Direito Internacional Privado (30 horas)

EMENTA: Formação Histórica Direito Internacional Privado. Introdução ao Direito Internacional Privado. Fundamentos Conceituais do Dipr. Fontes do Dipr. Território, Domicilio e Nacionalidade. Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro. Condições e Situação Jurídica do Estrangeiro no Brasil. Aplicação Prova e Interpretação do Direito Estrangeiro. Ordem Pública, Fraude à Lei, Reenvio, Retorno ou Devolução, Direitos Adquiridos. Direitos do Estrangeiro. Pessoa Jurídica. Aspectos Internacionais do Direito Civil e do Direito Processual Civil. Dipr no Mercosul. A Família e o Direito Internacional Privado.

Orientação de Projeto de Monografia (30 horas)

EMENTA: Demarcação do tema de pesquisa e da metodologia a ser adotada. Produção do Projeto de Monografia conforme orientação do professor orientador. Apresentação do projeto de monografia.

Prática Jurídica Simulada I (30 horas)

EMENTA: A ação como instrumento eficaz para o alcance da tutela jurisdicional. Da construção dos processos e suas fases. Breve revisão: do processo de conhecimento;

(8)

do processo de execução; do processo cautelar; dos procedimentos especiais. Da petição inicial: seus elementos, requisitos e técnica de elaboração nos diversos procedimentos e ritos adequados. Da contestação e das outras modalidades de defesa: seus elementos, requisitos e técnica de elaboração.

Estágio Supervisionado I (100 horas)

EMENTA: Das atividades práticas simuladas: estágio profissional simulado com o objetivo de proporcionar ao acadêmico de Direito a compreensão e vivência no que diz respeito ao trâmite dos processos administrativos e judiciais, consistindo na análise de casos hipotéticos, comparecimento a audiências simuladas, exercício simulado das várias funções jurídicas e elaboração de peças simuladas. Das atividades práticas reais: estágio profissional real em entidades públicas ou privadas, judiciais, empresariais, comunitárias e sindicais conveniadas com o Núcleo de Prática Jurídica do IESI, consistindo no atendimento de partes, análise de casos reais, comparecimento a audiências, elaboração de peças. Das técnicas e atividades de mediação, conciliação e arbitragem.

(9)

Direito Civil VIII (30 horas)

EMENTA: Do Direito das Coisas: da Superfície; das Servidões; do Usufruto; do Uso; da Habitação; do Direito do Promitente Comprador; do Penhor, da Hipoteca e da Anticrese. A Função Social da Posse: abordagem à Luz do direito fundamental à posse.

Direito Processual Civil V (60 horas)

EMENTA: Processo cautelar. Teoria Geral do Processo Cautelar. Antecipação de tutela satisfativa genérica e específica. Dos procedimentos cautelares específicos. Dos procedimentos especiais. Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa. As Tutelas de Urgência enquanto Direito Fundamental a um Processo Sem Dilações Indevidas.

Direito do Trabalho II (60 horas)

EMENTA: Efeitos do contrato de trabalho (continuação). Extinção do contrato de trabalho. Direito Coletivo. Princípios. Sujeitos. Relações coletivas de trabalho. Direito Administrativo do Trabalho. Direito Internacional do Trabalho. Direito Penal Trabalhista. Direitos Fundamentais Sociais na Relação – extensão contratual.

Ética profissional (30 horas)

EMENTA: Conceito de ética; geral e profissional. Teoria ética. Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil. Código de Ética e disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil. Processo Disciplinar.

Direito Tributário I (60 horas)

EMENTA: A Atividade Financeira do Estado. Direito Financeiro. Despesas Públicas. Receitas Públicas. Orçamento. Controle Orçamentário. Responsabilidade Fiscal. Direito Tributário. Fontes do Direito Tributário. Princípios Constitucionais Tributários. A Norma Tributária. Vigência, Interpretação e Integração da Norma Tributária. Dos Tributos. Domicilio, Capacidade e Responsabilidade Tributária. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Direitos Fundamentais Tributários.

Direito Internacional Público (30 horas)

EMENTA: Fundamento e Formação Histórica do Direito Internacional Público. Importância do Direito Internacional nos Dias Atuais. Fontes do Direito Internacional. Tratados Internacionais. Relações entre o Direito Interno e o Direito Internacional. Pessoas Internacionais. Estados. Jurisdição do Estado. Representação Internacional. Conflitos Internacionais. Organizações Internacionais. ONU. Organizações Regionais. Direito Comunitário. Domínio Público Internacional. Direito de Guerra e Desarmamento. Direito Internacional, os Direitos Humanos e Direitos Fundamentais.

(10)

Orientação de Monografia I (30 horas)

EMENTA: Estudo da bibliografia coletada. Orientação presencial com o professor orientador. Produção preliminar do texto monográfico conforme orientação do professor orientador.

Prática Jurídica Simulada II (30 horas)

EMENTA: Da Análise de Sentenças. Das diversas modalidades de recursos: dos elementos, seus requisitos e técnica de elaboração nos diversos procedimentos e ritos adequados.

Estágio Supervisionado II (100 horas)

EMENTA: Das atividades práticas simuladas: estágio profissional simulado com o objetivo de proporcionar ao acadêmico de Direito a compreensão e vivência no que diz respeito ao trâmite dos processos administrativos e judiciais, consistindo na análise de casos hipotéticos, comparecimento a audiências simuladas, exercício simulado das várias funções jurídicas e elaboração de peças simuladas. Das atividades práticas reais: estágio profissional real em entidades públicas ou privadas, judiciais, empresariais, comunitárias e sindicais conveniadas com o Núcleo de Prática Jurídica do IESI, consistindo no atendimento de partes, análise de casos reais, comparecimento a audiências, elaboração de peças. Das técnicas e atividades de mediação, conciliação e arbitragem.

(11)

Direito Tributário II (60 horas)

EMENTA: Competência Tributária. Crédito Tributário. Obrigação Tributária. Lançamento do Crédito Tributário. Suspensão, Extinção e Exclusão do Crédito Administração Tributária. Garantias e Privilégios do Crédito Tributário. Ilícitos Tributários. Tributário. Processo Tributário Administrativo. Processo Judicial Tributário. Execução Fiscal. Defesa Tributária. Direitos Fundamentais: o crédito tributário e a dignidade humana.

Direito Processual Civil VI (30 horas)

EMENTA: Dos procedimentos especiais de jurisdição voluntária. Das ações coletivas. Direitos Fundamentais Transindividuais.

Direito Processual do Trabalho (60 horas)

EMENTA: Autonomia do Direito Processual do Trabalho. Organização da Justiça do Trabalho. Competência da Justiça do Trabalho. As ações trabalhistas. Dissídio individual. Recurso no dissídio individual. Execução no dissídio individual. Dissídio coletivo. Ação de Cumprimento.

Tópicos de Direito Penal e Processo Penal (30 horas)

EMENTA: Temas Gerais de Direito Penal e de Direito Processual Penal à Luz dos Direitos Fundamentais.

Direito Previdenciário (30 horas)

EMENTA: Histórico da Seguridade Social. Definição de Seguridade Social. A Seguridade na CF/88. Plano de Custeio e Plano de Benefícios da Previdência Social. Processo Administrativo Previdenciário. Direito Fundamental à Prevenção ao Risco Social.

Direito Civil IX (60 horas)

EMENTA: Do Direito de Família - do Direito Pessoal: do Casamento; das Relações de Parentesco. Do Direito de Família – do Direito Patrimonial: do Regime de Bens entre os Cônjuges; do Usufruto e da Administração dos Bens dos Filhos Menores; dos Alimentos; do Bem de Família. Do Direito de Família – da União Estável. Do Direito de família - da Tutela; da Curatela.

Orientação de Monografia II (30 horas)

EMENTA: Orientação presencial com o professor orientador. Releitura e Revisão do texto monográfico preliminar. Produção do texto monográfico definitivo. Depósito da monografia.

(12)

Prática Jurídica Simulada III (30 horas)

EMENTA: Persecução penal: ação penal, denúncia e queixa-crime, instrução criminal, alegações finais e sentença. Prisão processual e liberdade provisória. Habeas Corpus. Recursos em espécie. Execução penal.

Estágio Supervisionado III (100 horas)

EMENTA: Das atividades práticas simuladas: estágio profissional simulado com o objetivo de proporcionar ao acadêmico de Direito a compreensão e vivência no que diz respeito ao trâmite dos processos administrativos e judiciais, consistindo na análise de casos hipotéticos, comparecimento a audiências simuladas, exercício simulado das várias funções jurídicas e elaboração de peças simuladas. Das atividades práticas reais: estágio profissional real em entidades públicas ou privadas, judiciais, empresariais, comunitárias e sindicais conveniadas com o Núcleo de Prática Jurídica do IESI, consistindo no atendimento de partes, análise de casos reais, comparecimento a audiências, elaboração de peças. Das técnicas e atividades de mediação, conciliação e arbitragem.

(13)

Direito do Consumidor (30 horas)

EMENTA: Conceito de consumidor. A tutela jurídica do consumidor: tutelas constitucional e infraconstitucional. O surgimento do Direito do Consumidor e sua evolução histórica. Características próprias do contrato de consumo. Responsabilidade civil, penal e administrativa do fornecedor. As tutelas metaindividuais no Código de Defesa do Consumidor. A Proteção Jurídica do Consumidor: um direito fundamental.

Direito Civil X (60 horas)

EMENTA: Do Direito das Sucessões: da Sucessão em Geral; da Sucessão Legítima; da Sucessão Testamentária; do Inventário e da Partilha. Famílias Plurais e o Direito das Sucessões.

Direito Ambiental (30 horas)

EMENTA: Teoria geral do Direito Ambiental. Tutela constitucional do meio ambiente. A Política Nacional do Meio Ambiente. Estudo e Relatório de Impacto Ambiental. Licenciamento ambiental. Tombamento. Responsabilidade Ambiental. Tutela processual do meio ambiente. Direito Ambiental internacional. A Proteção ao Meio Ambiente: um direito fundamental transindividual.

Legislação Especial (60 horas)

EMENTA: Direito Mineral; Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Improbidade Administrativa; Noções de Direito Eleitoral. Os Microssistemas e a Unificação do Ordenamento Jurídico à Luz dos Direitos Fundamentais.

Legislação Penal Especial (60 horas)

EMENTA: Juizado Especial Criminal (Lei 9.099/95). Lei do Abuso de autoridade (Lei 4.898/65). Crimes Eleitorais (Lei 4.737/65). Lei de Tortura (Lei 9.455/97). Crimes Hediondos (Lei 8.072/90). Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). Organizações Criminosas (Lei 9.034/1995). Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Crimes da Lei 11.101/05. Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). Lei de Drogas (Lei 11.343/06). Os Microssistemas e a Unificação do Ordenamento Jurídico à Luz dos Direitos Fundamentais.

Tópicos de Direito Civil e Processo Civil (30 horas)

EMENTA: Temas Gerais de Direito Civil e de Direito Processual Civil, à Luz dos Direitos Fundamentais.

Prática Jurídica Simulada IV (30 horas)

EMENTA: Prática forense no processo de conhecimento trabalhista, desde a instauração, passando pela instrução, sentença, recurso até a fase de execução, com o

(14)

uso de situações simuladas. Da prática de elaboração de petição inicial trabalhista: elementos, requisitos e técnica de elaboração. Da prática de elaboração das diversas espécies de defesa: elementos, requisitos e técnica de elaboração. Da prática de elaboração das diversas espécies de recursos: elementos, requisitos e técnica de elaboração.

Estágio Supervisionado IV (100 horas)

EMENTA: Das atividades práticas simuladas: estágio profissional simulado com o objetivo de proporcionar ao acadêmico de Direito a compreensão e vivência no que diz respeito ao trâmite dos processos administrativos e judiciais, consistindo na análise de casos hipotéticos, comparecimento a audiências simuladas, exercício simulado das várias funções jurídicas e elaboração de peças simuladas. Das atividades práticas reais: estágio profissional real em entidades públicas ou privadas, judiciais, empresariais, comunitárias e sindicais conveniadas com o Núcleo de Prática Jurídica do IESI, consistindo no atendimento de partes, análise de casos reais, comparecimento a audiências, elaboração de peças. Das técnicas e atividades de mediação, conciliação e arbitragem.

Referências

Documentos relacionados

Considerando a compreensão da formação continuada como direito do professor ao seu desenvolvimento profissional com consequente direito do discente à melhor qualidade de sua

temperatura do dossel da cultura - °C b, taxa de transpiração E – mmol H2O m-2s-1 c, índice de estresse hídrico da cultura – CWSI d; temperatura foliar - °C e; potencial de água

Tais fatores dizem respeito essencialmente à crônica super oferta de mão de obra, provocada pela migração oriunda do interior do estado, pelo crescimento

Embora os recursos financeiros doados pela empresa não fossem suficientes para atender a todos na comunidade que precisassem de algum crédito, o BCD Serra Azul inicia suas

381 O subprojeto III - Intervenção em políticas públicas, por sua vez, contempla a elaboração de campanhas e ações voltadas para a sociedade em relação a questões do

indica relações entre o texto de leitura e muitos outros, tentando favorecer, sempre que possível, as relações entre a língua portuguesa, outras linguagens e

Since there are no available data for carbendazim and tebuconazole on the bioassay of Tradescantia pallida, we assessed the potential genotoxic effect of

Therefore, the present work evaluated the effect of a chemical pretreatment with sodium hydroxide solution (NaOH) on the physical, mechanical, and microstructural properties of