• Nenhum resultado encontrado

Encontro Centro-Oeste foi realizado com muito sucesso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Encontro Centro-Oeste foi realizado com muito sucesso"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Encontro Centro-Oeste foi realizado com muito sucesso

BOLETIM ELETRÔNICO

Nº 004 Maio de 2018

http://concelg.com.br/wp @ Concelg

Um evento para ficar na história. Foi assim o I Encontro Centro-Oeste de Conselho de Consumidores de Ener-gia Elétrica que, pela primeira vez, foi sediado em Goiás. O anfitrião do encontro foi o Conselho de Consumi-dores de Energia Elétrica de Goiás (CONCEG), que recepcionou cerca de 100 representantes de conselhos de estados do Centro-Oeste e de outras unidades da federação.

A programação teve início na quin-tafeira,17, nas dependências do K Hotel, em Goiânia. Na oportunidade, os conselheiros foram recepcionados e participaram de uma homenagem ao fundador e primeiro presidente do Conselho em Goiás, o professor Hélio Naves, decano da indústria goiana e representante, no colegiado, da Fe-deração das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). O evento foi prestigiado pelos presidentes da Enel Distribuição Goiás, Abel Rochinha e vários mem-bros da diretoria da empresa; pelo presidente da Fieg, Pedro Alves, jun-tamente com membros da diretoria da entidade; dentre outras lideranças.

Na sexta-feira (18), a programação foi aberta às 9 horas, com a saudação de boas vindas pelo presidente do

CONCEG, Wilson de Oliveira. A pri-meira palestra foi ministrada por Danú-sia Arantes Ferreira, da Secretaria Es-tadual de Meio Ambiente, abordando o tema: “Atuação do Governo de Goiás e o desenvolvimento do programa Goi-ás Solar”. O segundo palestrante foi o deputado estadual Simeyzon Silveira, presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, sobre: “A atuação parlamentar para o desenvolvimento e diversificação da matriz energética”. As palestras foram seguidas de debates. Ainda na parte da manhã, o presidente do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen), José Luiz Nobre Ribeiro, apresentou o painel: “Palavra com o Conacen”.

No período da tarde, foram apresen-tados os cases de sucesso: o primei-ro, pelo engenheiro elétrico da Enel, Odailton Arruda, que discorreu sobre: “Novas oportunidades em sustentabi-lidade”, abordando uma série de pro-jetos que a distribuidora tem realizado em Goiás. O professor Emiliano Lobo Godoy fez uma apresentação sobre o programa UFG Sustentável, discor-rendo sobre diversas iniciativas que a instituição está desenvolvendo que,

inclusive, foram apresentadas durante a visita técnica ocorrida no sábado,19.

Carlos Eduardo Cruz de Oliveira, representante do Gesel/UFRJ, abor-dou o tema: “P&D- sistematização da capacitação e instrumentalização dos conselhos de consumidores”. O enge-nheiro eletricista, gerente da área de Projetos e Vistoria da CEB Distribui-ção, Érico Hoff Pires, falou sobre: “Sis-tema de gestão de projetos elétricos online”. A representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Djane Maria Soares Fontan Melo, abordou o tema: “Fatura pré-paga”. Finalizando e fechando com chave de ouro a programação, André Ruelli, su-perintendente de Mediação Adminis-trativa da Agência Nacional de Ener-gia Elétrica (Aneel—SMA), discorreu sobre: “A importância do consumidor para a Aneel”.

“Estamos muito felizes com a partici-pação e os resultados deste encontro”, destacou Wilson de Oliveira, agrade-cendo todos os conselheiros e demais pessoas envolvidas com a organiza-ção do evento. “Nossos objetivos fo-ram alcançados de forma plena e este evento, é um divisor de águas para a história do CONCEG”, comemorou.

(2)

FLASHES DO EVENTO

BOLETIM ELETRÔNICO

Nº 004 Maio de 2018

(3)

EXPEDIENTE

Conselho de Consumidores da Celg- CONCELG CLASSE INDUSTRIAL Instituição: Fieg – Federação das

Industrias do Estado de Goiás Conselheiro Titular

Wilson de Oliveira

(Presidente do Conselho) Conselheiro Suplente

José Divino Arruda

CLASSE RURAL

Instituição: Faeg – Federação da Agricultura do Estado de Goiás

Conselheiro Titular

Felix Afonso Fleury Curado

(Vice-Presidente do Conselho) Conselheiro Suplente

Cristiano Palavro

CLASSE COMERCIAL Instituição: Fecomércio – Fede-ração do Comércio do Estado de

Goiás Conselheiro Titular

Rogério de Campos Borges

Conselheiro Suplente

Nádia Tavares Cardoso Morais

CLASSE RESIDENCIAL Instituição: Associação das Donas

de Casa Conselheiro Titular

Keitty de Abreu Valadares Barbosa

Conselheiro Suplente

Wellington Elber Barbosa

CLASSE PODER PÚBLICO Instituição: Segplan - Secretaria de

Estado de Gestão e Planejamento Conselheiro Titular

Paulo Roberto da Silva Junior

Conselheiro Suplente

Elayne Freitas Gomes Caetano

SECRETÁRIOS Secretário-Executivo Titular

Daniel Lopes de Oliveira

Secretário-Executivo Suplente

Marco Henrique A. Pavan

Produção editorial Claudius Brito E-mail: imprensa.concelg@gmail.com Telefone/contato: (62) 9 91562815 Site: http://concelg.com.br/wp Facebook: @Concelg

A

o fazer a abertura do I Encon-tro CenEncon-tro-Oeste de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, o presidente do CONCEG, Wilson de Oliveira, fez um relato de sua partici-pação nos encontros do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Fortaleza, Rorai-ma e Rondônia. Segundo ele, os even-tos contribuíram sobremaneira para aumentar o seu conhecimento sobre o setor de energia elétrica e a dinâmica dos conselhos de consumidores. “Hoje sou um apaixonado pelo trabalho que os conselhos realizam”, declarou.

De acordo com Wilson de Oliveira, os encontros regionais e nacionais são ricos em troca de experiências e dão a oportunidade de conhecer rea-lidades diferentes dentro do País, em relação à questão energética. O

pre-sidente do CONCEG destacou ainda que trouxe um pouco do que aprendeu nos encontros em outros estados para o encontro de Goiás e disse esperar

que os conselheiros, assim como ele, possam ter tirado proveito nas pales-tras e, sobretudo, no contato entre os conselheiros.

Presidente destaca importância da troca de experiências

BOLETIM ELETRÔNICO

Nº 004 Maio de 2018

(4)

Programa Goiás Solar

Danúsia Arantes Ferreira

“Atuação do Governo de Goiás e o desenvolvimento do programa Goiás Solar”. Este foi o tema abor-dado por Danúsia Arantes Ferreira, superintendente de Energia, Teleco-municações e Infraestrutura da Se-cretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima); coordenadora executiva do Programa Goiás Solar e membro dos fóruns de Mudanças Climáticas e de Assuntos do Setor Energético.

Durante a palestra, Danúsia Fer-reira discorreu sobre a instituição da Política Estadual de Gestão de

Ener-gias Renováveis, que tem como uma das vertentes o Programa Goiás So-lar, que visa incentivar a matriz de energia solar fotovoltaica. Ela tam-bém discorreu sobre os incentivos

para a aquisição de equipamentos e insumos a partir de fontes renová-veis e sobre a criação do Fundo de Incentivo à Microgeração e Minigera-ção de energia distribuída.

Palestrantes trazem abordagens sobre sustentabilidade e

valorização do papel dos conselhos de consumidores

Atuação Parlamentar

Deputado Simeyson Silveira “Atuação do Governo de Goiás e o desenvolvimento do programa Goi-ás Solar”. Este foi o tema abordado na palestra do deputado estadual e presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás, Simeyson Silveira.

Em sua exposição, o deputado des-tacou criação do Fórum Permanente de Energia, com o objetivo de criar ambiente favorável para o desenvolvi-mento de novas matrizes energéticas a partir de fontes renováveis, com des-taque para a fotovoltaica, uma vez que Goiás já se situa como o 6º produtor nacional e com enorme potencial de

crescimento, tendo em vista as ações integradas desenvolvidas com este objetivo. Ele ainda abordou diversas iniciativas no âmbito do Legislativo e

do Executivo goiano, visando o apri-moramento da regulação, dos licen-ciamentos ambientais e, sobretudo, na questão de incentivos tributários.

BOLETIM ELETRÔNICO

Nº 004 Maio de 2018

(5)

Palavra com o Conacen

José Luiz Nobre Ribeiro

O presidente do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica, José Luiz Nobre Ribeiro discorreu sobre os trabalhos da entidade no que ele chamou de “defesa dos consumidores cativos”. Ele também falou sobre as iniciativas que estão sendo tomadas com o objetivo de fortalecer a entidade e a sua participação junto aos órgãos governamentais tomadores de deci-sões, para que o consumidor possa estar representado e ter voz.

Novidades da Enel

Odailton Arruda

“Novas oportunidades em susten-tabilidade”. Este foi o tema com que o engenheiro elétrico da Enel, Odail-ton Arruda, abriu as apresentações de cases de sucesso, mostrando vários projetos desenvolvidos pela Enel. Inicialmente, ele fez uma apre-sentação da empresa, que tem sua matriz na Itália e possui ramificações em 29 países distribuídos em quatro continentes e um contingente de cer-ca de 63 mil colaboradores. No Bra-sil, a Enel atua nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. Odailton discorreu sobre várias iniciativas da empresa que estão focadas na sus-tentabilidade e no consumo cons-ciente de energia elétrica, sendo um dos programas de sucesso o de tro-ca de geladeiras.

Árvore Fotovoltaica

Emiliano Lobo de Godoi

A Universidade Federal do Estado de Goiás (UFG) desenvolve uma série de projetos, na área de engenharia, voltados para a sustentabilidade. Algu-mas ações foram apresentadas no Encontro do CONCEG pelo professor Emiliano Lobo de Godoi. Um deles é o da Árvore Fotovoltaica que, inclusive, foi o projeto escolhido para a visita técnica com os conselheiros participantes do evento, no dia seguinte ao encontro.

BOLETIM ELETRÔNICO

Nº 004 Maio de 2018

(6)

Importância do Consumidor

André Ruelli

O superintendente de Mediação Administrativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Ruelli, falou sobre a importância do consu-midor para a Aneel. Ele ressaltou, durante a sua exposição, que a agência quer um contato cada vez mais próximo com os consumidores de energia elétrica e que um dos desafios, dentro deste propósito, é desenvolver ações para melhor instrumentalizar os conselhos de representação das classes consumidoras de energia elétrica.

Qualificação dos Conselhos de Consumidores

Carlos Eduardo Cruz L. de Oliveira

“P&D- sistematização da capacitação e instrumentalização dos conselhos de consumidores”. Este foi o tema abordado pelo representante do grupo Gesel- Grupo de Estudos do Setor Elétrico, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O grupo trabalha dezenas de projetos, com equi-pe formada de doutores, mestres, doutorandos, mestrandos, graduados e graduandos, sendo que um dos projetos é voltado para a capacitação dos conselhos de consumidores de energia elétrica. A base deste trabalho é um questionário que está sendo direcionado aos conselheiros, a fim de identifi-car o perfil, as demandas e estabelecer uma diretriz aos trabalhos.

Sistema de Gestão

Érico Hoff Pires

Na sequência da apresentação de casos de sucesso, o engenheiro eletri-cista e gerente da área de projetos e vistoria da Companhia Energética de Brasília- CEB Distribuição, Érico Hoff Pires, fez uma ampla exposição sobre Sistema de Gestão de Projetos Elétricos Online. Ele discorreu sobre o tra-balho de consultoria para implantação do sistema e as suas funcionalidades e vantagens.

Fatura Pré-paga

Djane Maria Soares Fontan Melo

Especialista em regulação e lotada na superintendência de Regulação e Serviços de Distribuição da Aneel, Djane Soares Fortan Melo discorreu sobre a instituição do modelo de fatura pré-paga, apontando uma série de vantagens, as desvantagens e os desafios para a sua implementação. O sistema, conforme lembrou, foi colocado em audiência pública e, agora, está sendo trabalhado e detalhado pelo corpo técnico da agência.

BOLETIM ELETRÔNICO

Nº 004 Maio de 2018

(7)

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Goiás, através dos

seus membros, agradece a presença dos participantes do I ENCONTRO

CENTRO-OESTE DE CONSELHOS DE CONSUMIDORES DE ENERGIA

ELÉTRICA. Esperamos que tenham gostado da acolhida e da

programa-ção, toda ela elaborada com muito empenho para que tivéssemos um

even-to de aleven-to nível.

Para nós, foi uma honra e uma alegria poder proporcionar este momento

de conhecimento e, sobretudo, de troca de experiências. Também, um

mo-mento de fortalecer vínculos, para que os nossos conselhos sejam cada

mais reconhecidos, fortes e atuantes.

Desde já, nos desculpamos se houve algum contratempo. E, desde já,

va-mos trabalhar para que tenhava-mos uma segunda edição do nosso encontro

ainda melhor.

A presença e a participação de cada um foi o grande diferencial. Até o

próximo!

BOLETIM ELETRÔNICO

Nº 004 Maio de 2018

http://concelg.com.br/wp @ Concelg

COMUNICADO

Informamos que as fotos do Encontro foram baixadas na página do

face-book: @concelg. Já as palestras estão disponíveis em arquivos PDF, que

podem ser visualizados e baixados no site: http://concelg.com.br/wp

Referências

Documentos relacionados

2403 de 11 de agosto de 2008, tem como objetivo, coordenar as atividades de controle interno municipal utilizando-se de ferramentas e métodos voltados à

A percepção de suporte instrumental no trabalho apresentou o maior índice de incremento recebido entre as percepções de suporte social no trabalho quando moderada pelo

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Segundo GRIFFIN & HAND (1979), esse período de receptividade do estigma varia com a espécie e apresenta comportamentos similares entre espécies do mesmo subgênero. Assim, para

Em 1981 esse grupo de enfermeiros elaborou um documento com atribuições do enfermeiro, oficializado pela direção da Secretaria (Porto Alegre, 1981) que definia aos chefes de

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e