• Nenhum resultado encontrado

0323 PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "0323 PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PORTUGUÊS

Leia a tirinha para responder as questões 01 e 02:

QUESTÃO 01

Na tirinha foi usado o verbo lembrar no 2º e no 4º quadrinho. Em ambos, a regência do verbo está de acordo com a norma padrão. Marque o item em que aparece desvio da norma padrão quanto à sintaxe de regência: A) Perdoei-lhe a atitude grosseira;

B) Preferia brincar à trabalhar;

C) O filme a que assisti foi maravilhoso; D) Lembramo-nos do endereço;

E) Nunca desobedeça às normas gramaticais.

QUESTÃO 02

Em: “Só lembro que a cegonha que me trouxe decolou de Orly às 17:22...” As palavras grifadas, respectivamente, são classificadas morfologicamente como:

A) Conjunção e pronome relativo; B) Conjunção e advérbio;

C) Pronome interrogativo e pronome adjetivo; D) Pronome interrogativo e pronome relativo; E) Conjunção e pronome adjetivo.

O texto a seguir servirá de base para as questões 03 a 07:

Um Apólogo

Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: — Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo? — Deixe-me, senhora.

— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.

— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.

— Mas você é orgulhosa. — Decerto que sou — Mas por quê?

— É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?

— Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?

— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...

— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...

— Também os batedores vão adiante do imperador. — Você é imperador?

— Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...

Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:

— Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima...

A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.

(2)

Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe: — Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.

Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:

— Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.

Machado de Assis

QUESTÃO 03

Observe as proposições acerca do texto:

I. Percebe-se a vitória da linha sobre a agulha, que cosida no vestido, vai ao baile no corpo da baronesa;

II. O texto é um apólogo por expressar no final uma moralidade como conclusão;

III. A moral da história nos ensina que não se deve abrir caminho a ninguém que vá gozar dos benefícios do caminho aberto, ou do ponto de vista da agulha, devemos nos considerar maiores que os outros;

IV. Há no texto uma personificação dos valores e comportamentos provenientes do capitalismo em meados do sec. XIX, mas que podem ser considerados atuais.

Marque o item correto: A) I,II e III são verdadeiras; B) Apenas a II é verdadeira; C) Apenas I e IV são verdadeiras; D) Todas são verdadeiras; E) I,II e IV são verdadeiras.

QUESTÃO 04

Em: “Deixe-me, senhora” A forma de tratamento demonstra que há um distanciamento entre as personagens. Marque a opção em que a forma de tratamento não está adequada ao interlocutor:

A) Vossa Magnificência irá assinar os certificados agora? (para Reitor de Universidade);

B) Vossa Excelência enviou a precatória? (para Juiz de Direito);

C) Vossa Eminência fez boa viagem? (para Frade);

D) É preciso que Vossa Reverendíssima ministre a missa no domingo. (para Sacerdote);

E) Informamos à Vossa Senhoria que a reunião irá começar. (para diretor da empresa).

QUESTÃO 05

Analise as frases do texto e marque o item em que, respectivamente, as formas verbais grifadas estão corretamente classificadas quanto ao tempo e modo: I. “— Deixe-me, senhora.”;

II. “quem é que os cose”; III. “...murmurou à pobre agulha”;

IV. “Cansas-te em abrir caminho para ela”.

A) Imperativo afirmativo, presente do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, presente do indicativo;

B) Presente do indicativo, presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, presente do subjuntivo;

C) Imperativo afirmativo, presente do subjuntivo, pretérito perfeito do indicativo, presente do indicativo;

D) Imperativo afirmativo, presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, presente do indicativo;

E) Presente do subjuntivo, presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo, presente do indicativo.

QUESTÃO 06

Marque a opção em que não há erro na separação silábica das palavras do texto:

A) Chei-o, a-di-an-te, sub-al-ter-no, obs-cu-ro; B) Adi-an-te, obs-cu-ro, vei-o, si-len-ci-o-sa; C) Con-ti-nu-ou, di-zi-a, su-bal-ter-no, si-len-ci-o-sa; D) Vei-o, con-ti-nuou, di-zi-a, obs-cu-ro;

E) Á-ge-is, obs-cu-ro, vei-o, di-zi-a.

QUESTÃO 07

Assinale a opção que nas orações do texto tem-se um exemplo de predicado verbo-nominal:

A) “Mas você é orgulhosa.”;

B) “Também os batedores vão adiante do imperador.”; C) “Uma e outra iam andando orgulhosas...”;

D) “...a costureira dobrou a costura..”; E) “Esta agora é melhor...”.

(3)

QUESTÃO 08

Leia a charge:

Observando o uso da palavra meio, percebe-se que está de acordo com as regras de concordância nominal. Assinale o item em que há erro na relação entre as palavras:

A) A comissão considerou culpada a secretária e o tesoureiro;

B) As Ilhas Seychelles, no Oceano Índico, misturam as culturas africana, indiana e francesa trazidas pelos colonizadores;

C) — Muito obrigado! — Disse-me ela mesma; D) O almoço será meio-dia e meia;

E) Envio-lhe inclusas as notas fiscais.

QUESTÃO 09

Quanto à colocação pronominal, marque o item em que a posição do pronome em relação ao verbo está de acordo com a gramática normativa:

A) Te acompanharei aonde fores, onde estarás, estarei contigo;

B) Convidarei-te para meu aniversário;

C) Me sinto como os ratos abandonando o navio;

D) Ninguém havia lembrado-me de fazer as reservas para o jantar na inauguração do restaurante;

E) Tudo se acaba com a morte, menos a saudade.

QUESTÃO 10

Em qual alternativa há uma informação equivocada a respeito da Redação Oficial:

A) A linguagem coloquial prepondera nos textos oficiais; B) O requerimento é um documento pelo qual o

interessado solicita ao poder público algo a que se julga com direito ou para se defender de ato que o prejudique; C) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão que podem estar hierarquicamente no mesmo nível ou nível diferente. É uma forma de comunicação interna;

D) Local, data por extenso à esquerda da página, endereçamento, uso de vocativo seguido de destinatário, texto paragrafado com exposição de assunto e objetivo, fecho de cortesia e assinatura com nome e cargo do emitente são elementos que compõem a carta;

E) A clareza, a concisão, a coesão e a formalidade são alguns dos elementos indispensáveis à produção de um texto oficial.

ATUALIDADES

QUESTÃO 11

Recentemente, a primeira mulher ascendeu ao cargo de Presidente Petrobrás. Assinale a alternativa que aponta corretamente o nome da atual Presidente da referida petrolífera:

A) Maria das Graças Foster; B) Rosa Maria Weber; C) Maria Gabrielli; D) Maria da Penha; E) Gleisi Helena Hoffmann.

QUESTÃO 12

A Lei Complementar nº 135/2010, originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhões de assinaturas, torna inelegível o candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado. A referida lei é conhecida como:

A) Lei Maria da Penha; B) Lei da Ficha Suja; C) Lei da Reserva; D) Lei da Moralidade; E) Lei da Ficha Limpa.

(4)

QUESTÃO 13

Assinale a alternativa que aponta corretamente o significado da sigla COPOM:

A) Conselho de Política Monetária; B) Comitê de Política Monetária; C) Comitê de Política Mundial; D) Conselho de Política Mundial; E) Coordenadoria de Política Monetária.

QUESTÃO 14

Principal responsável pela divulgação de centenas de milhares de documentos sigilosos, Julian Assange é o criador do site: A) WikiLeaks; B) Facebook; C) Google; D) MegaUpload; E) Amazon. QUESTÃO 15

O americano Steve Jobs, falecido em 2011, foi responsável pelo sucesso de uma marca de computadores denominada: A) Dell; B) IBM; C) Microsoft; D) Apple; E) Linux.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 16

O corpo humano divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. Partindo dessa afirmativa, marque a opção FALSA:

A) A cabeça corresponde à extremidade superior do corpo, estando unida ao tronco por uma porção estreitada, o pescoço;

B) A cabeça é ligada ao tronco através da arcada dentária e esôfago;

C) O tronco compreende ao tórax e ao abdômen com as respectivas cavidades torácica e abdominal;

D) Em relação aos membros do corpo humano, dois são superiores ou torácicos, e dois inferiores ou pélvicos; E) Cada membro apresenta uma raiz (quadril), pela qual

está ligado ao tronco, e uma parte livre (coxa, perna e pé).

QUESTÃO 17

Os anatomistas quando escrevem seus textos, referem-se ao indivíduo através de uma posição padronizada. Essa posição serve para evitar o uso de termos diferentes nas descrições anatômicas. Como se chama essa posição? A) Posição ortopédica; B) Posição fetal; C) Posição de agachamento; D) Posição anatômica; E) Posição ântero-posterior. QUESTÃO 18

O que é necessário para formar o arcabouço do corpo animal para desempenhar várias funções?

A) As veias; B) O coração; C) O esqueleto; D) O pulmão; E) As vísceras. QUESTÃO 19

Sobre as funções do esqueleto é correto afirmar:

A) Serve apenas como sustentação e conformação do corpo;

B) Serve de proteção para os órgãos como o coração, pulmões e sistema nervoso central, portanto não auxilia nas demais partes do corpo;

C) Auxilia no deslocamento do corpo, no todo em uma parte, através do sistema de alavancas movimentadas pelo músculo, mas não tem nenhuma ligação na proteção de órgãos como coração, pulmões e sistema nervoso central;

D) Serve para proteção de órgãos como coração, pulmões e sistema nervoso central; função de sustentação e conformação do corpo; local de armazenamento de íons Ca e P durante a gravidez, onde a calcificação fetal se faz em grande parte pela reabsorção destes elementos, armazenados no organismo materno; como sistema de alavancas, movimentado pelos músculos, favorecendo assim o deslocamento do corpo e também como local de produção de certas células do sangue.

E) Serve de proteção, armazenamento de íons, locomoção e digestão.

(5)

QUESTÃO 20

De acordo com a classificação de osso longo, marque a alternativa correta:

A) Osso longo é o que apresenta o comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura. Temos como exemplo o fêmur, a tíbia e o osso do quadril;

B) O osso temporal é considerado um osso longo por apresentar muitos detalhes em sua forma;

C) Osso longo é o que apresenta comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura; como exemplos: o fêmur, úmero, rádio, ulna, tíbia, fíbula, falanges;

D) Os ossos do carpo e do tarso são considerados ossos longos, dependendo da estatura do indivíduo;

E) A patela é considerada um osso longo, por estar ligada ao fêmur e a tíbia.

QUESTÃO 21

Quanto aos elementos descritivos das superfícies dos ossos é FALSO afirmar:

A) Os ossos apresentam na superfície, depressões, saliências e aberturas que constituem elementos descritivos para seu estudo;

B) As saliências servem para articular os ossos entre si ou para a fixação dos músculos, ligamentos, cartilagens, etc;

C) As superfícies que se destinam à articulação com outra(s) peça(s) esquelética(s); são ditas articulares,, são lisas e revestidas de cartilagens, comumente hialina, que é destruída durante o processo de preparação dos ossos para estudo;

D) Entre as saliências reconhecem-se cabeças, côndilos, cristas, eminências, tubérculos, tuberosidades, processos, linhas, espinhas, trócleas, etc;

E) Entre as aberturas dos ossos, não é permitido a passagem de nervos e vasos.

QUESTÃO 22

No vivente e no cadáver, o osso se encontra sempre revestido por uma delicada membrana conjuntiva, com exceção das superfícies articulares. Como se chamam essa membrana? A) Trócleas; B) Aberturas; C) Tubérculos; D) Periósteo; E) Fossetas. QUESTÃO 23

Os ossos unem-se uns aos outros para construir o esqueleto através das junturas ou articulações. Em relação à classificação das junturas é correto afirmar:

A) As junturas são classificadas em três grandes grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais;

B) A grande maioria das junturas fibrosas encontram-se nos ossos do quadril e possuem grande mobilidade; C) Há dois tipos de junturas fibrosas, que são: as suturas e

sincondroses;

D) Nas junturas sinoviais a mobilidade é limitada e exige pouco deslizamento de uma superfície óssea contra outra, mesmo que haja a presença de líquido amniótico; E) As superfícies articulares são revestidas, em toda sua

extensão, por cartilagem hialina ou cartilagem articular, que representa a parte do osso que não foi invadida pela ossificação. Em virtude desse revestimento as superfícies articulares se apresentam rugosas, de cor avermelhada, com muita mobilidade, bem vascularizada e inervada.

QUESTÃO 24

Marque a opção falsa sobre o sistema muscular:

A) A célula muscular está normalmente sobre o controle do sistema nervoso e cada músculo possui seu nervo motor, o qual se divide em muitos ramos para controlar todas as células dos músculo e terminam num mecanismo especializado chamado placa motora; B) Quando o impulso nervoso passa através do nervo, a

placa motora transmite o impulso à células musculares, determinando a sua contração;

C) Quando o impulso para contração resulta de um ato de vontade, diz-se que o músculo é involuntário;

D) Se um impulso parte de uma porção do sistema nervoso, sobre o qual o indivíduo não tem controle consciente, diz-se que o músculo é involuntário;

E) O músculo cardíaco assemelha-se ao músculo estriado histologicamente, mas atua como músculo involuntário.

QUESTÃO 25

As funções orgânicas bem como a integração do animal com o meio ambiente, estão na dependência de um sistema especial chamado sistema nervoso que controla e coordena a função de todos os sistemas do organismo. Como é feita a divisão desse sistema nervoso?

A) Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Hialino; B) Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico; C) Sistema nervoso Primordial e Sistema Nervoso Neural; D) Sistema Nervoso Craniano e sistema Nervoso Espinhal; E) Sistema Nervoso psíquico e Sistema Nervoso Periférico.

(6)

QUESTÃO 26

A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. Com esta informação é correto afirmar:

A) O sangue circulante transporta material nutritivo que foi absorvido pela digestão dos alimentos às células de algumas partes do organismo;

B) O oxigênio que é incorporado ao sangue, quando circula pelos pulmões, será levado a todas as células;

C) O sangue circulante não transporta os produtos residuais do metabolismo celular;

D) A defesa do organismo contra substâncias estranhas e microorganismos, não tem relação com células existentes no sangue;

E) O sistema circulatório não interfere no crescimento e manutenção da vitalidade do organismo.

QUESTÃO 27

O sistema respiratório dos seres vivos, representado por um órgão respiratório que é o pulmão, consiste na absorção de oxigênio pelo organismo e a eliminação de gás carbônico resultante das oxidações celulares. Este sistema é dividido em duas partes; a porção de condução e a porção de respiração. Em relação a estas duas porções, é FALSO afirmar:

A) Na primeira porção pertencem órgãos tubulares, cuja função é de levar o ar inspirado até a porção respiratória, representada pelos pulmões, e deste conduzir o ar expirado, eliminando o gás carbônico; B) O ar expirado dos pulmões é conduzido pelos brônquios

e traquéia, órgãos que realmente funcionam somente como condutores de ar (aeríferos);

C) Abaixo dos brônquios e traquéia situam-se a laringe, a faringe e o nariz que também são apenas condutores de aeríferos;

D) A laringe é também órgão responsável pela fonação; E) A faringe está relacionada com o sistema digestivo,

parte dela servindo como condutor de alimento, e o nariz representa porções que cumprem função olfatória.

QUESTÃO 28

Para que o organismo se mantenha vivo e funcionante é necessário que ele receba um suprimento constante de material nutritivo. Qual é o sistema especialmente adaptado para estas exigências?

A) Sistema Respiratório; B) Sistema Nervoso Central; C) Sistema Nervoso Periférico; D) Sistema Muscular;

E) Sistema Digestivo.

QUESTÃO 29

De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol existe uma regra oficial sobre as característica e medidas da bola de um jogo de futebol. Marque a alternativa ERRADA sobre esta regra:

A) A bola será esférica;

B) A bola será de couro ou qualquer outro material adequado;

C) A bola no início da partida terá um peso que varia de 500g a 800g;

D) A bola terá uma circunferência não superior a 70cm e não inferior a 68cm;

E) A bola terá uma pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosferas (600 – 1110 g/cm2) ao nível do mar (8,5 – 15,6 libras).

QUESTÃO 30

Uma partida oficial de um jogo de futebol será jogada por duas equipes formada por quantos jogadores?

A) 12 jogadores; B) 13 jogadores; C) 09 jogadores; D) 11 jogadores; E) 10 jogadores. QUESTÃO 31

Em competições oficiais de futebol, quantas substituições poderão ser realizadas no máximo?

A) 2 substituições; B) 3 substituições; C) 4 substituições; D) 5 substituições; E) 6 substituições; QUESTÃO 32

Marque a alternativa correta em relação ao procedimento de substituição de um jogador num jogo de futebol:

A) Em todas as partidas os nomes dos substitutos serão entregues ao árbitro antes do início da partida. Se o nome do substituto não tiver sido informado ao árbitro nesse momento, mesmo assim ele poderá jogar se for requisitado;

B) O substituto não poderá entrar no campo de jogo, até que o jogador a ser substituído tenha saído do campo de jogo, e o substituto tenha recebido o sinal do árbitro; C) O jogador substituto entrará no campo de jogo somente

pela linha de meio campo, sem necessariamente precisar para o jogo;

D) Um jogador substituído poderá voltar a jogar na partida; E) Os substitutos entram na partida, mas não submetidos à

(7)

QUESTÃO 33

No jogo de futebol existe uma regra oficial que fala dos poderes e deveres dos árbitros. Marque a alternativa correta sobre essa regra:

A) O árbitro não pode autorizar a paralisação do jogo, se em sua opinião, a iluminação artificial estiver inadequada;

B) Mesmo que seja arremessado um objeto por um torcedor e atinja um árbitro ou assistente, ou jogador, ou funcionário e se for um incidente grave, o árbitro não pode suspender o jogo, enquanto não encerrar a partida;

C) O árbitro tem autoridade para mostrar cartões amarelos ou vermelhos durante o intervalo do meio tempo e depois que a partida termina, assim como durante a prorrogação e a execução de tiros do ponto penal, uma vez que a partida permanece sob sua jurisdição nesses momentos;

D) Se o árbitro estiver temporariamente incapacitado por qualquer motivo, o jogo deverá para, pois os árbitros assistentes, não podem assumir a partida;

E) Se uma bola adicional, um objeto ou animal entrar no campo de jogo durante a partida, o árbitro deverá paralisar a partida, desde que essa situação interfira no jogo. A partida deverá ser reiniciada com a bola nas mãos de um jogador, em qualquer área do campo de jogo.

QUESTÃO 34

No jogo de voleibol, existe um fundamento de iniciação para aprender o toque. Marque a alternativa que explica esse fundamento:

A) Primeiramente, ensinar a posição correta do corpo para o toque de bola: braços extendidos, as mãos abertas imitando a forma da bola e cotovelos paralelos ao corpo, as pernas totalmente flexionadas, mantendo uma boa base de equilíbrio, sempre com uma perna à frente. No momento do toque, impulsionar pernas e braços num movimento bem sincronizado e natural;

B) Primeiramente, ensinar a posição correta do corpo para o toque de bola: braços semi-flexionados, as mãos quase fechadas imitando a forma da bola e cotovelos paralelos ao corpo, as pernas extendidas, mantendo uma boa base de equilíbrio, sempre com uma perna à frente. No momento do toque, impulsionar pernas e braços num movimento bem sincronizado e natural; C) Primeiramente, ensinar a posição correta do corpo para

o toque de bola: braços semi-flexionados, as mãos abertas imitando a forma da bola e cotovelos paralelos ao corpo, as pernas paralelas, mantendo uma boa base de equilíbrio, bem extendidas. No momento do toque, impulsionar pernas e braços num movimento bem sincronizado e natural;

D) Primeiramente, ensinar a posição correta do corpo para o toque de bola: braços semi-flexionados, as mãos abertas imitando a forma da bola e cotovelos paralelos ao corpo, as pernas semi-flexionadas, mantendo uma boa base de equilíbrio, sempre com uma perna à frente. No momento do toque, impulsionar pernas e braços num movimento bem sincronizado e natural;

E) Primeiramente, ensinar a posição correta do corpo para o toque de bola: braços totalmente extendidos, as mãos abertas e paralelas, cotovelos bem afastados do corpo, as pernas semi-flexionadas, mantendo uma boa base de equilíbrio, sempre com uma perna à frente. No momento do toque, impulsionar somente as pernas e braços num movimento mais parado e natural.

(8)

QUESTÃO 35

O saque é o único fundamento do jogo de voleibol que é realizado individualmente, portanto o bom domínio da técnica e a concentração são elementos fundamentais para o sucesso do sacador. Marque a alternativa que mostra esse fundamento de maneira correta:

A) O saque deve ser ensinado por etapa e fracionado, ou seja, primeiro ensinar o saque por cima para a categoria Mirim e o saque por baixo para as demais categorias; B) Na técnica do saque por baixo, as pernas devem estar

extendidas, pés paralelos, lançar a bola com a mão direita e golpear com a esquerda;

C) Na técnica do saque por baixo, as pernas devem estar semi-flexionadas, pé esquerdo à frente, lançar a bola com a mão esquerda e golpear com a direita, usando a parte de cima da palma da mão;

D) O atleta que bater na bola com a região do dorso do polegar, ocasiona menos erros com relação à direção da bola, além disso, esta posição é incômoda e não machuca;

E) Começar o ensinamento fracionado, primeiro sacar bem curto, a partir da linha de 3 metros, um jogador ao lado do outro, usar a extensão parcial do braço, perna esquerda atrás e a direita à frente, joelhos extendidos, golpear a bola por baixo, encaixando parte da palma da mão na bola.

QUESTÃO 36

O ataque é o fundamento que mais atrai a garotada no jogo de voleibol, pela beleza plástica do movimento, a explosão muscular, o prazer de superar um bloqueio. Marque a alternativa FALSA sobre o fundamento ataque:

A) Para o ensinamento da cortada, devem-se fracionar os movimentos em 3 partes: braços, tronco e pernas, para depois treinar o movimento completo;

B) Na cortada o braço deve estar em extensão completa no momento do golpe na bola, dando um enfoque especial ao movimento de punho, que deve permitir um manejo preciso e seguro;

C) Na técnica da cortada, deve treinar parado a movimentação do tronco, puxar os dois braços atrás, na sequência elevá-los até a altura máxima, parando o braço de equilíbrio a meia altura, e fazer a cortada com o braço de ataque. Este movimento fará com que o tronco atue como um pêndulo para frente e para trás; D) O trabalho das pernas se resume às passadas, salto e

queda, e pode ser feito com 3 ou 4 passadas completas; E) O trabalho das pernas se resume às passadas, salto e queda, e pode ser feito com 2 ou 3 passadas completas. O importante é observar que a parada deverá ser feita com a perna esquerda ligeiramente à frente, o que fará com que o atleta mantenha o equilíbrio na queda, aproveitando a sua impulsão.

QUESTÃO 37

Atualmente coexistem na área da Educação Física várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista, fruto de uma etapa recente da Educação Física. Analisando a Abordagem Desenvolvimentista, marque a opção correta:

A) É uma abordagem dirigida especificamente para crianças de oito a dez anos e adolescentes de doze a dezesseis anos;

B) A Abordagem Desenvolvimentista é especificamente para crianças de quatro a quatorze anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física Escolar, com a tentativa de caracterizar apenas a progressão normal do crescimento cognitivo;

C) Na Abordagem Desenvolvimentista, os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança, não se fundamentam na Educação Física Escolar para caracterizar o crescimento físico e cognitivo;

D) O aspecto afetivo-social das crianças entre quatro e quatorze anos, não é priorizado através da Educação Física Escolar, na Abordagem Desenvolvimentista; E) A proposta explicitada da Abordagem

Desenvolvimentista é feita especificamente para crianças de quatro a quatorze anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física Escolar, com uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo-social, na aprendizagem motora e, em função destas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes para a estruturação da Educação Física Escolar.

QUESTÃO 38

Também em oposição ao modelo mecanicista, discute-se na Educação Física a abordagem Crítico-Superadora como uma das principais tendências. Marque a alternativa FALSA em relação a esta tendência pedagógica:

A) Na abordagem pedagógica Crítico-Superadora, não é preciso fazer com que o aluno confronte os conhecimentos do senso comum com o conhecimento científico, para ampliar o seu acervo de conhecimento; B) O ensino não deve ser feito por etapas, se preocupando

com a simultaneidade na transmissão dos conteúdos; C) A Educação Física nesta abordagem, levanta questões

de poder, interesse, esforço e contestação;

D) A pedagogia mais apropriada nesta abordagem deve versar somente sobre questões de como ensinar, se preocupando como o conhecimento foi adquirido; E) A Abordagem Pedagógica Crítico-Superadora, valoriza a

questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico, daí a humanidade percebe que houve mudanças ao longo do tempo.

(9)

QUESTÃO 39

Numa avaliação física são utilizados vários tipos de instrumentos para coletar dados do aluno. Marque a opção que não é considerado instrumento de avaliação:

A) Balança; B) Estadiômetro; C) Paquímetro; D) Termômetro; E) Fita métrica. QUESTÃO 40

Marque a opção verdadeira, em relação às dimensões da quadra de jogo de basquetebol:

A) As dimensões da quadra de jogo são de 24m (vinte e quatro metros) de comprimento por 15m (quinze metros) de largura, medidos desde a margem interna da linha limítrofe. E as Federações Nacionais tem autoridade para, aprovar quadras com medidas de 26m (vinte e seis metros) por 14m (quatorze metros);

B) As dimensões da quadra de jogo são de 30m (trinta metros) de comprimento por 15m (quinze metros) de largura, medidos desde a margem interna da linha limítrofe. E as Federações Nacionais tem autoridade para, aprovar quadras com medidas de 26m (vinte e seis metros) por 14m (quatorze metros);

C) As dimensões da quadra de jogo são de 26m (vinte e seis metros) de comprimento por 15m (quinze metros) de largura, medidos desde a margem interna da linha limítrofe. E as Federações Nacionais tem autoridade para, aprovar quadras com medidas de 24m (vinte e quatro metros) por 14m (quatorze metros);

D) As dimensões da quadra de jogo são de 22m (vinte e dois metros) de comprimento por 12m (doze metros) de largura, medidos desde a margem interna da linha limítrofe. E as Federações Nacionais tem autoridade para, aprovar quadras com medidas de 26m (vinte e seis metros) por 13m (treze metros);

E) As dimensões da quadra de jogo são de 28m (vinte e oito metros) de comprimento por 15m (quinze metros) de largura, medidos desde a margem interna da linha limítrofe. E as Federações Nacionais tem autoridade para, aprovar quadras com medidas de 26m (vinte e seis metros) por 14m (quatorze metros).

QUESTÃO 41

De acordo com as regras oficiais da Confederação Brasileira de Basquetebol, os jogadores das equipes devem ter condições de jogo. Marque a alternativa FALSA em relação a essa regra:

A) Um membro da equipe tem o direito de jogar quando seu nome tiver sido inscrito na súmula de jogo antes do início da partida e enquanto ele não tenha sido desqualificado nem cometido 5 (cinco) faltas;

B) Durante o tempo de jogo, um jogador é substituto, quando ele não está na quadra de jogo, mas ele tem o direito de jogar;

C) Um jogador excluído quando ele cometeu 3 (três) faltas e não tem mais o direito de jogar;

D) Um jogador excluído quando ele cometeu 5 (cinco) faltas e não tem mais o direito de jogar;

E) Durante um intervalo de jogo, todos os membros da equipe com direito a jogar são considerados como jogadores;

QUESTÃO 42

Marque a alternativa que mostra o tempo de um jogo de basquetebol:

A) O jogo consistirá de 4 (quatro) períodos de 12 (doze) minutos;

B) O jogo consistirá de 3 (três) períodos de 10 (dez) minutos;

C) O jogo consistirá de 3 (três) períodos de 15 (quinze) minutos;

D) O jogo consistirá de 4 (quatro) períodos de 10 (dez) minutos;

E) O jogo consistirá de 4 (quatro) períodos de 15 (quinze) minutos.

QUESTÃO 43

Marque a alternativa que mostra como a bola é jogada num jogo de basquetebol:

A) Durante o jogo, a bola é jogada somente com a(s) mão(s) e pode ser passada, lançada, mas não pode ser tapeada, rolada ou driblada em qualquer direção, sujeita às restrições destas regras;

B) Um jogador poderá correr com a bola, chutá-la ou bloqueá-la deliberadamente;

C) Um jogador não poderá correr com a bola, chutá-la ou bloqueá-la deliberadamente com qualquer parte da perna, ou golpeá-la com o punho;

D) Ter contato ou tocar a bola com qualquer parte da perna acidentalmente é uma violação;

E) Durante o jogo, a bola é jogada com a(s) mão(s) ou com o pé(s) e pode ser passada, lançada, tapeada, rolada ou driblada em qualquer direção, sujeita às restrições destas regras.

(10)

QUESTÃO 44

Para manuseio de um Compasso de dobras cutâneas é necessário uma atenção especial em alguns pontos. Marque a opção FALSA em relação ao uso desse instrumento:

A) Localizado o ponto a ser mensurado, deve ser marcado com um lápis demográfico ou com uma caneta hidrocor; B) O avaliador deve apreender a dobra cutânea com os

dedos polegar e indicador em forma de pinça, tentar apreender a maior quantidade de tecido adiposo possível, inclusive um pouco de tecido muscular; C) Para indivíduos que apresentam pouca experiência no

uso do instrumento, recomenda-se que a coleta de dados seja feita três vezes, sendo registrado o valor médio;

D) A norma internacional recomenda que todas as coletas da dobra cutânea sejam feitas pelo lado direito;

E) A posição do compasso deverá estar, aproximadamente, a 1 cm do ponto de fixação dos dedos;

QUESTÃO 45

Marque a alternativa falsa em relação às linhas da quadra do jogo de handebol:

A) A linha de tiro livre (linha de 9 metros) é uma linha tracejada a 3 metros de distância da linha da área de gol. Ambos os segmentos da linha e os espaços entre eles medem 15cm;

B) A linha de 7 metros é uma linha com 7 metros de comprimento, marcada diretamente em frente de cada baliza. Ela é paralela à linha de gol, a uma distância de 7 metros (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha de 7 metros);

C) A linha de limitação do goleiro (linha de 4 metros) é uma linha de 15 cm de comprimento marcada diretamente em frente de cada baliza;

D) A linha central une os pontos centrais das duas linhas laterais;

E) A zona de substituição (um segmento da linha lateral) se estende a uma distância de 4,5 metros da linha central para cada equipe.

QUESTÃO 46

Para definição do sistema de disputa a ser adotado em uma competição, devemos levar em consideração diversos fatores. Marque a opção que NÃO é necessária para essa competição:

A) Característica da competição e das modalidades esportivas;

B) Recursos financeiros; C) Cor das paredes do local; D) Recursos materiais; E) Recursos humanos.

QUESTÃO 47

Num planejamento de um evento desportivo, os profissionais de educação física também devem buscar conhecimento sobre os métodos e técnicas de gerenciamento administrativo. Portanto são envolvidos órgãos públicos, entidades privadas, órgãos internacionais, tudo isso dependendo do evento proposto. Qual das opções abaixo é considerada um dos principais Orgãos Internacionais que gerencia um evento desportivo?

A) Secretarias Municipais; B) Ministério do Esporte;

C) COI (Comitê Olímpico Internacional); D) Comitê Paraolímpico Brasileiro; E) Secretarias Estaduais.

QUESTÃO 48

Uma equipe deve ter pelo menos quantos jogadores na quadra no começo do jogo?

A) 5 jogadores; B) 7 jogadores; C) 9 jogadores; D) 10 jogadores; E) 11 jogadores; QUESTÃO 49

Refletindo sobre Inclusão, marque a alternativa abaixo ERRADA sobre esse conceito:

A) Inclusão é recorrer aos acontecimentos históricos que vêm marcando o olhar atento, crítico e preocupado de toda a sociedade sobre um grupo de pessoas que se apresentam fora do padrão de corpo imposto pela sociedade: os corpos deficientes;

B) Inclusão social é a aceitação de um grupo que grita por atendimento, solicita atenção e deseja ocupar espaços sociais e culturais que são deles por direito, como de qualquer outro ser humano;

C) É uma convenção que deixa clara a possibilidade de incluir qualquer ser humano, com exclusão ou restrição dependendo da deficiência;

D) Inclusão Social é entender a necessidade de criar espaços educacionais abertos a todos os educandos, valorizando o convívio entre os corpos diferentes; E) Inclusão é acreditar no aprendizado não só de

conteúdos, mas de valores sociais e humanos, de construção de conhecimento individual e coletivo, estabelecendo o diálogo constante entre o professor-aluno, aluno-aluno e de todos com o ambiente. Para tanto, é fundamental agir para inserir os portadores de deficiência, de modo que assumam papéis, que participem juntamente com os outros, em todos os momentos vividos no ambiente escolar, e não apenas na estrutura física dos ambientes educativos.

(11)

QUESTÃO 50

O segundo momento da iniciação esportiva e que portanto evita o abandono precoce da criança ao esporte na escola tem como característica:

A) Colocar a criança em contato com atividades lúdicas; B) Especializar a criança em apenas uma modalidade; C) Alternar a especialização com atividades lúdicas; D) Atividades recreativas;

E) Permitir um maior contato com as mais variadas atividades esportivas.

Referências

Documentos relacionados

(2019) realizaram um estudo bibliométrico, de um período entre 1991 e 2017, sobre a relação entre as LP e os colchões evidenciando os tipos que são utilizados tal como descritos

Responder a essa perguntar foi de fundamental importância para o alcance de nosso do objetivo de identificar e analisar a política de valorização dos profissionais da educação

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

As amostras sem tratamento estabilizador apresentaram inicialmente baixa quantidade de água adsorvida, mas após imersão nas soluções estudadas mostraram hidratação em

Eles saíram pelo mundo conhecido espalhando esta, que eles consideraram uma boa nova, a qualquer pessoa disposta a ouví- los; e se surpreenderam ao descobrir que muitas outras

A Direção Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Vitória de Santo Antão, no exercício das atribuições legais, torna público, para conhecimento

Quando questionados sobre a exigência pela UFBA do atendimento a critérios de meio ambiente, saúde ocupacional e segurança do trabalho estabelecidos antes

A COORDENADORA GERAL DE RECURSOS HUMANOS DO GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o Processo nº.. 180 da Lei