• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 06, de 04 de abril de 2014 PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 06, de 04 de abril de 2014 PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

DEPARTAMENTO DE PEQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 06, de 04 de abril de 2014

PROGRAMA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA

A Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 19º, Inciso II do Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo de propostas de projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica, mediante as condições estabelecidas neste Edital.

I - OBJETO

O presente Edital tem por objetivo fomentar integralmente o desenvolvimento dos projetos de pesquisa aprovados ao Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ciências Animal, como contrapartida do convenio estabelecido entre o Instituto Federal do Maranhão - IFMA e Universidade Estadual de Londrina – UEL. II – TEMÁTICA E LINHAS DE PESQUISA

Os projetos deverão focalizar assuntos de relevância científica e de inovação tecnológica, apresentando justificativas que atestem a qualidade e a complexidade do tratamento científico-tecnológico que esteja pretendendo detalhar e aprimorar.

Os projetos de pesquisa devem propor, além dos objetivos bem definidos, resultados como: publicações e produtos com potencial que possam gerar impactos econômicos, educacionais, sociais e ambientais.

III – DO APOIO FINANCEIRO

Serão aprovados, no máximo, onze projetos de pesquisa e será concedido, a cada projeto aprovado, um apoio financeiro no valor de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais). O qual deverá ser aplicado durante o prazo de 1 (um) ano contado a partir da data de publicação deste Edital. E deve ser utilizado integralmente para a aquisição de material de consumo e contração de serviços de pessoas jurídicas para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa. O apoio financeiro não poderá ser utilizado para a aquisição de material permanente, contratação de pessoa física e obras civis de qualquer natureza.

(2)

As inscrições estarão abertas no período de 07 de abril a 02 de maio de 2014. A inscrição deverá ser realizada na forma do ANEXO I, via protocolo, endereçada ao Departamento de Pós-Graduação/PRPGI, situado na Avenida Castelo Branco, nº 789, São Francisco – São Luís/MA – CEP: 65076-090, acompanhada da documentação exigida no item V.

O Departamento de Pós-Graduação/PRPGI não receberá as documentações entregues diretamente pelos candidatos, ou fora do prazo de inscrições estabelecido neste Edital.

V – DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

a) Currículo Lattes/CNPq dos últimos 3 (três) anos, comprovado, atualizado e apresentando vinculo com o IFMA;

b) Comprovante de que participa de Grupo de Pesquisa cadastrado na Plataforma

Lattes do CNPq e certificado pelo IFMA;

c) Projeto de Pesquisa, contendo o cronograma de execução, bem como orçamento detalhado, justificando cada item discriminado e ainda carta de anuência do orientador (ANEXO II);

d) Declaração de matricula e histórico escolar atualizados; VI – DOS REQUISITOS DO COORDENADOR e DO PROJETO

Do Coordenador do projeto

a) Ser servidor do IFMA, sem vínculo com outra Instituição e estar devidamente matriculado ao Programa do Dinter em Ciências Animal;

b) Dispor de carga horária para orientar bolsista de iniciação científica no desenvolvimento das atividades de pesquisa, assim como na preparação de artigos e resumos científicos;

c) Apresentar anualmente projetos de pesquisa, vinculados a PRPGI, para orientação como condição para participação nos editais de fomento da PRPGI;

d) Estar adimplente, junto a esta Pró-Reitoria, com a entrega dos relatórios parciais e finais de projetos de pesquisa desenvolvidos sob sua orientação;

e) fazer referência ao IFMA, nas publicações e/ou trabalhos apresentados em eventos científicos;

e) Guardar de forma adequada os documentos comprobatórios das aquisições realizadas para prestação de contas na finalização do Projeto conforme orientação da Coordenadoria de Bolsas e Fomento da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA;

f) Devolver aos cofres da União os recursos não utilizados ou quando sob qualquer alegação desligar-se ou não concluir o curso de Pós-Graduação em Ciência Animal, exceto nos casos elencados nos artigos 202, 207, 2011 da lei 8.112/90. E

(3)

ainda, quando não apresentar o relatório final das atividades desenvolvidas, bem como a prestação de contas detalhadas, contendo todas as notas fiscais (veja item XI).

Do projeto

a) Ter sido aprovado pela Coordenação ao Programa do Dinter em Ciências Animal;

b) Apresentar orçamento detalhado e, justificativa para aquisição dos itens discriminados.

VI - DA ANÁLISE E JULGAMENTO DOS PROJETOS

A análise e julgamento dos projetos serão feitos por uma Comissão de Avaliadores composto por pesquisadores internos deste instituto sob a coordenação da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Os projetos serão avaliados com base nos critérios apresentados nos ANEXO III e IV

VII - DO RESULTADO DA SELEÇÃO

O resultado será divulgado a partir do dia 26 de maio de 2014 no sítio eletrônico

www.ifma.edu.br/prpgi e não haverá excedentes.

VIII - DA IMPLEMENTAÇÃO DO APOIO FINANCEIRO

Para implementação do apoio financeiro, o coordenador do projeto aprovado deverá informar seus dados bancários e apresentar o termo de compromisso (anexo V) devidamente assinado.

O valor do apoio financeiro será depositado diretamente na conta bancária indicada pelo coordenador.

IX- DO CANCELAMENTO DO APOIO FINANCEIRO

A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada, mediante decisão fundamentada, pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, após notificação ao coordenador do projeto, e assegurados ampla defesa e contraditório, por infringência às normas deste Edital ou ocorrência de fato cuja gravidade justifique o cancelamento.

No caso de cancelamento o coordenador do projeto deverá devolver aos cofres da União todo o valor recebido indevidamente.

(4)

a) Relatório Científico Final;

b) Tese apresentada para obtenção do titulo de doutor; c) Publicação em revista científica com qualis (mínimo B); d) Divulgação dos resultados em congressos científicos; XI – DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

Todos os Coordenadores de projetos contemplados deverão apresentar um relatório com a prestação de contas detalhada, contendo todas as notas fiscais originais (em nome do coordenador do projeto), comprovando os gastos para a execução do projeto aprovado, assim como relatório cientifico descrevendo as atividades desenvolvidas. A não prestação de contas acarretará no impedimento do servidor em concorrer a outros editais referentes a bolsas para alunos, fomentos de projetos, auxilio para participações em eventos, entre outros programas desta Pró-Reitoria, além da devolução integral de todo recurso recebido aos cofres da união.

O apoio financeiro concedido poderá ser aplicado até 03 de abril de 2015. As aquisições efetuadas após essa data não serão aceitas na prestação de contas.

A entrega dos relatórios: Científicos e de Prestações de Conta deverão ser entregue, via protocolo, ao Departamento de Pós-Graduação/PRPGI no mesmo endereço discriminada no item IV, no prazo máximo de 1 (um) mês após a validade deste edital.

XII - DOS RECURSOS

Caberão recursos contra o resultado, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados da publicação do resultado no sítio eletrônico do IFMA.

O recurso deverá ser endereçado ao Departamento de Pós-Graduação e apresentado via protocolo.

O resultado da apreciação do recurso será divulgado no prazo de até 5 (cinco) dias úteis.

Os recursos somente serão analisados se estiverem dentro do prazo estabelecido supracitado.

Não serão aceitos recursos via e-mail. XIII - DOS IMPEDIMENTOS

Estarão impedidos de participar da seleção:

a) O servidor que estiver inadimplente com a PRPGI quanto à entrega dos relatórios parcial e/ou final de projetos de pesquisa desenvolvidos sob sua orientação ou fomentado pela PRPGI.

(5)

XIV - IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital o proponente que não o fizer até o terceiro dia útil posterior à sua publicação.

O pedido de impugnação deverá ser dirigido à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós- Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, via protocolo.

XV - REVOGAÇÃO OU ANULAÇÃO DO EDITAL

A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, desde que motivos supervenientes, legais ou relevantes assim o determinarem, sem que isso venha gerar direitos ou obrigações em relação aos interessados.

XVI – DO CALENDÁRIO

Etapas Prazos

Divulgação do Edital 04/04/2014

Período de Inscrições 07/04/2014 a 02/05/2014

Análise das Propostas 05/05/2014 a 23/05/2014

Divulgação dos Resultados A partir de 26/05/2014

Período para Recurso Dois dias uteis após divulgação do resultado Prazo para Execução dos Projetos Até o dia 03/04/2015

Entrega do relatório final e prestações de contas

Até 03/05/2015

XVII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

O presente Edital terá validade de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por mais 1 (um) ano.

Haverá desclassificação de solicitação do apoio financeiro, durante o processo de seleção, quando for observado o não cumprimento das exigências desse Edital;

A submissão de projetos implicará a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o coordenador do projeto não poderá alegar desconhecimento.

As informações fornecidas e o seu correto preenchimento são de responsabilidade do coordenador do projeto.

(6)

Cada coordenador poderá submeter apenas uma única proposta de projeto de pesquisa.

Situações não previstas neste Edital serão analisadas pela PRPGI.

Quaisquer dúvidas surgidas da interpretação deste edital podem ser enviadas ao e-mail: posgraduacao.prpgi@ifma.edu.br ou telefone: 3235-2679.

São Luís, 04 de abril de 2014.

Profa. Dra. Cleone das Dores Campos Conceição Chefe de Departamento de Pós-Graduação no exercício da

Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Instituto Federal do Maranhão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

DEPARTAMENTO DE E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PRPGI Nº 06, de 04 de abril de 2014.

(7)

ANEXO I

REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO

À PRÓ-REITORA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DO IFMA

Eu____________________________________________________________, CPF nº

___________________, RG nº ____________________, órgão emissor

______________, professor deste IFMA, matrícula Siape nº ____________________, lotado no Campus________________________, com regime de trabalho ______, venho requerer a V.S.ª providências para que seja efetivada minha inscrição para seleção de propostas de projetos de Pesquisa Ciêntifica e Tecnológica, conforme Edital PRPGI Nº 06 de 04 de abril de 2014.

Para tanto, seguem anexados a presente todos os documentos exigidos no item V do Edital PRPGI 06/2014 para análise.

São Luís/MA, _____ de _______________de 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

DEPARTAMENTO DE E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PRPGI Nº 06, de 04 de abril de 2014.

(8)

ANEXO II

ANUÊNCIA DO ORIENTADOR

_____________________________________________________________________,

orientador, declaro estar ciente de que o aluno/orientando

___________________________________________________________desenvolverá o projeto intitulado __________________________________________________, o qual está em consonância com o submetido ao processo de seleção de propostas de projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica, no Edital PRPGI/IFMA de nº 04/04/2014, para obtenção do titulo de Doutor em Ciência Animal. E ainda, Encontra-se em dias com as exigências do referido Programa de Pós-Graduação.

Local: _______________________ Data: ___/___/_____

__________________________________ Assinatura do orientador

(carimbado)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

DEPARTAMENTO DE E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PRPGI Nº 06, de 04 de abril de 2014.

(9)

Avaliação de Mérito, Técnico-Científico.

Critérios Peso Nota

(0-10) Contribuição para o desenvolvimento científico e/ou

tecnológico: perspectiva de contribuição científica significativa ou de geração/melhoria de produto/processo com potencial

significativo de agregação de valor.

1,5

Pertinência para o desenvolvimento da região: demonstração de atendimento de demanda sócio-econômico-ambiental relevante para a região.

1,0 Qualidade Técnica do Projeto: clareza da definição do problema

e objetivos; adequação metodológica; adequação cronológica e financeira; procedimentos de divulgação e apropriação dos resultados pela sociedade.

2,0

Enquadramento no edital 1,0

Análise do currículo Lattes do Servidor/Coordenador do

Projeto 2,0

Viabilidade de execução do projeto 1,5

(10)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

DEPARTAMENTO DE E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PRPGI Nº 06, de 04 de abril de 2014.

ANEXO IV – TABELA DE PONTUAÇÃO COM BASE NO CURRICULUM LATTES (CNPq), ÚLTIMOS 3 (três) ANOS

ITENS DISCRIMINAÇÃO PONTOS TOTAL

1 Publicação de artigos em jornais ou revistas de notícias 1,0

2 Publicação de resumos em congressos científicos e similares 1,0

3 Trabalho completo ou resumo expandido publicado em anais de congressos e similares 5,0

4 Artigos publicados em periódicos científicos 50 (Artigo em periódico A1 e B2)

10 (Artigo em periódico B3 a B5)

5 Atividades administrativas desempenhadas 1,0 (para cada ano)

6 Carga horária em sala de aula 2,0 (cada 30 horas)

7 Autoria de material didático, reconhecido pelo IFMA 2,0

8 Orientação lato sensu concluída 7,0

9 Orientações de monografia de graduação concluída 5,0

10 Orientações de Iniciação Científica concluídas 3,0

11 Orientações lato sensu em andamento 5,0

12 Orientação de Monografia de graduação em andamento 3,0

13 Orientação de Iniciação Cientifica em andamento 1,0

14 Registro de Patente 50,0

15 Palestra e/ou conferência ministradas em eventos científicos 5,0

16 Participação em Conselho Editorial e ou Científico 3,0

17 Participação como revisor de trabalho científico para publicação 3,0

(11)

19 Autoria de capítulo de livro (por capítulo) 5,0

20 Produção de vídeo ou audiovisual artístico, técnico ou cultural 10,0

21 Participação em banca examinadora: concurso seletivo simplificado, monografia de graduação e especialização/aperfeiçoamento.

5,0

22 Participação em banca examinadora: concurso público, dissertação e tese. 10,0

(12)

DEPARTAMENTO DE E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PRPGI Nº 06, de 04 de abril de 2014.

ANEXO V

TERMO DE COMPROMISSO

Eu___________________________________________________________________, CPF nº___________________, RG nº ____________________, declaro conhecer e concordar com as normas descritas abaixo, definidas pela PRPGI/IFMA, para concessão do recurso de apoio financeiro ao Programa de Incentivo á Produção Científica do IFMA, assumindo responsabilidade pela execução do Projeto de Pesquisa Científica a ela associada.

Normas:

1- Os recursos de apoio financeiro devem ser utilizados integralmente para a aquisição de material de consumo e contração de serviços de pessoas jurídicas para o desenvolvimento do projeto de pesquisa;

2- Os recursos de apoio financeiro não podem ser utilizados para a aquisição de material permanente, contratação de pessoa física e obras civis de qualquer natureza;

3- Os recursos do apoio financeiro concedido deverão ser aplicados até 03 de abril de 2015. As aquisições efetuadas após essa data não serão aceitas na prestação de contas;

4- Devo apresentar, protocolado, o relatório final de atividades e a prestação de contas do auxílio concedido até, no máximo, 30 (trinta) dias após o término do período de execução do projeto, contendo todas as notas fiscais originais;

5- Devolver aos cofres da União os recursos não utilizados ou quando sob qualquer alegação desligar-se ou não concluir o curso de Pós-Graduação em Ciência Animal, exceto nos casos elencados nos artigos 202, 207, 2011 da lei 8.112/90. E ainda, quando não apresentar o relatório final das atividades desenvolvidas, bem como a prestação de contas detalhadas, contendo todas as notas fiscais;

(13)

7- Estar devidamente matriculado ao Programa do Dinter em Ciência Animal; 8- Dispor de carga horária para orientar bolsista de iniciação científica no

desenvolvimento das atividades de pesquisa, assim como na preparação de artigos e resumos científicos;

9- Apresentar anualmente projetos de pesquisa, vinculados a PRPGI, para a orientação, como condição para participação nos editais de fomento da PRPGI;

10- Fazer referencia ao apoio do IFMA nos artigos, livros que publicar, assim como em qualquer outra publicação ou forma de divulgação que resultem, total ou parcialmente, deste apoio financeiro;

11- Coordenar ou participar como pesquisador de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq e certificado pelo IFMA;

Declaro estar ciente de que a PRPGI poderá cancelar ou suspender o apoio finananceiro, caso se verifique o não cumprimento das normas estabelecidas no edital, ou por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito à indenização.

Declaro, ainda, estar ciente de que a inobservância aos itens acima poderá acarretar a obrigação de restituir toda a importância investida a mim indevidamente, corrigida monetariamente, por meio de providências legas cabíveis, de acordo com a legislação em vigor.

Local: _______________________ Data: ___/___/_____

__________________________________ Assinatura do Doutorando/servidor do IFMA

Referências

Documentos relacionados

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

Os executantes antes de efetuar a limpeza de peças em tensão, o manuseamento das divisórias metálicas (sem tensão) e a utilização do aspirador/separador em

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

Além disso, a falta de esclarecimento de toda a comunidade escolar sobre sua importância para a melhoria do desempenho dos educandos também contribuiu para que os pais não o

O trabalho intitulado PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS NO

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus