• Nenhum resultado encontrado

FISCALIZAÇÃO E GESTÃO DOS CONTRATOS MEDIÇÕES E PAGAMENTO ALTERAÇÕES DO CONTRATO LIMITES E JOGO DE PLANILHAS SEMINÁRIO O SEMINÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FISCALIZAÇÃO E GESTÃO DOS CONTRATOS MEDIÇÕES E PAGAMENTO ALTERAÇÕES DO CONTRATO LIMITES E JOGO DE PLANILHAS SEMINÁRIO O SEMINÁRIO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

SEMINÁRIO

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque lau-dantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur? Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem eum fugiat quo voluptas nulla pariatur?

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque lau-dantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo. Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nes-ciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem. Ut enim ad minima veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur? Quis autem vel eum iure

re-23 A 25 DE FEVEREIRO DE 2015 • SÃO PAULO/SP

COMO FISCALIZAR A EXECUÇÃO DE OBRAS E

SERVIÇOS DE ENGENHARIA NA ADMINISTRAÇÃO

PÚBLICA

FISCALIZAÇÃO E GESTÃO DOS CONTRATOS

MEDIÇÕES E PAGAMENTO

ALTERAÇÕES DO CONTRATO – LIMITES E JOGO DE

PLANILHAS

1

O SEMINÁRIO

Vários são os incidentes e problemas que devem ser acompanhados e resolvi-dos durante a execução da obra ou do serviço de engenharia. Toresolvi-dos os agen-tes envolvidos precisam conhecer aspectos da engenharia e do regime jurídico das contratações públicas: o engenheiro precisará conhecer as normas que regem os contratos; o assessor jurídico, muitas vezes, baseará o seu parecer nas orientações técnicas da engenharia; e o fiscal e o gestor precisam transi-tar nos dois ramos do conhecimento para desempenhar suas atribuições na fiscalização.

Neste Seminário, destacamos os principais assuntos e as polêmicas dos con-tratos de obras e serviços de engenharia. A partir de perguntas e situações do dia a dia da fiscalização, será realizada uma abordagem integrada entre aspectos da engenharia e do regime jurídico administrativo, com enfoque para as melhores práticas a serem seguidas e os entendimentos e para as orientações do TCU e dos tribunais.

Muitos dos problemas e vícios apontados pelos tribunais de contas estão relacionados com falhas e omissões na fiscalização dos contratos, gerando responsabilizações para os agentes públicos. A fiscalização eficiente exige capacitação e atualização constantes.

(2)

ESTA CAPACITAÇÃO PERMITIRÁ A VOCÊ:

✦ Fiscalizar contratos de obras e serviços de engenharia de forma mais segu-ra e de acordo com os entendimentos do TCU.

✦ Conhecer a responsabilidade dos agentes envolvidos na fiscalização das obras e serviços de engenharia.

✦ Conhecer os limites para as alterações de projeto e acréscimos/supressões contratuais sob o enfoque da Lei de Licitações, do Decreto nº 7.983/13 e do TCU.

✦ Conhecer os requisitos e a formalização para prorrogação de prazo, reajus-te e revisão, subcontratação, rescisão e aplicação de sanções nos contratos de engenharia.

✦ Discutir questões polêmicas e situações concretas que envolvem aspectos técnicos e jurídicos para uma gestão eficiente dos contratos de obras e serviços de engenharia.

✦ Adotar medidas seguras no acompanhamento e na fiscalização dos con-tratos de obras e serviços de engenharia, buscando evitar responsabiliza-ções perante os órgãos de controle.

DESTAQUES DO CONTEÚDO

✦ Melhores práticas a serem incorporadas na fiscalização das obras. ✦ Entendimentos do TCU e dos tribunais superiores.

✦ Agentes públicos da fiscalização de obras – Atribuições e

responsabilida-des.

✦ Importância do caderno de encargos, do diário de obras e do plano de

gerenciamento de riscos.

✦ Licenças ambientais e práticas relacionadas à sustentabilidade ambiental. ✦ Métodos e cautelas para a medição nas empreitadas por preço global, por

(3)

✦ Pontos críticos da execução do contrato de obra e a importância prática de

um Plano de Gerenciamento de Riscos.

✦ Cautelas e boas práticas na fiscalização dos contratos de elaboração de

projetos e na manutenção predial.

✦ Alterações do objeto – Limites e regras do Decreto nº 7.983/13. ✦ Como evitar o jogo de planilhas.

✦ Obras X Sistema de Registro de Preços.

✦ Erros no projeto e responsabilidade do autor. ✦ Prorrogação do prazo de execução.

✦ Revisão e reajuste.

✦ Rescisão e aplicação de penalidades – Procedimentos. ✦ Garantias contratuais.

✦ Subcontratação e cessão – Cautelas na gestão do contrato para garantir

qualidade e solidez na obra.

OBJETIVOS

Capacitar e aperfeiçoar os agentes públicos em relação aos principais temas polêmicos que envolvem o gerenciamento e a fiscalização de contratos de obras e serviços de engenharia, de forma a subsidiar a execução e a fiscaliza-ção eficiente dessas contratações.

PÚBLICO-ALVO

Engenheiros, fiscais e gestores de contratos, agentes públicos de departa-mentos de obras e de contratos, assessores jurídicos, procuradores, advo-gados, auditores, agentes da área de controle, membros das comissões de licitação, pregoeiros, bem como todos os profissionais que atuam nos pro-cedimentos de licitação para contratação de obras e serviços de engenharia.

(4)

DIAS 23 E 24 DE FEVEREIRO DE 2015 – SEGUNDA E TERÇA

C

láudio

S

arian

a

ltounian

Engenheiro civil. Bacharel em Direito. Pós-graduado em Administração de Em-presas pela FGV e em Auditoria de Obras Públicas pela UnB. Dirigente do TCU há mais de dez anos, dos quais sete como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União (Secob). Atuou no setor privado como engenheiro responsável pela execução, pelo planejamento e orçamento de vários empreen-dimentos. Professor de cursos na área de obras públicas e de meio ambiente. Autor do livro Obras públicas: licitação, contratação, fiscalização e utilização. Fórum, 2007.

ASPECTOS TÉCNICOS DA ENGENHARIA NA FISCALIZAÇÃO E

NO GERENCIAMENTO DOS CONTRATOS DE OBRAS E SERVIÇOS

DE ENGENHARIA

1. Quais práticas e teorias relacionadas ao gerenciamento de projeto têm sido utilizadas com sucesso na gestão das obras de engenharia?

2. Quais as atribuições e responsabilidades do fiscal e do gestor do contrato? Que documentos o fiscal deve conhecer para ter condições de exercer as suas atribuições? Qual a diferença entre fiscal de obra e fiscal de contra-to?

3. É possível contratar empresas ou profissionais para auxiliar na fiscaliza-ção do contrato? Qual será a responsabilidade da empresa contratada e do fiscal da Administração, especialmente quando este não for engenhei-ro e não houver engenheiengenhei-ro no quadengenhei-ro?

4. O fiscal da obra ou do serviço deve ser obrigatoriamente engenheiro ins-crito no CREA? Cada obra que o servidor público fiscaliza deverá ter uma ART específica ou a ART do cargo é suficiente?

5. Quais as atribuições do engenheiro responsável pela obra? O engenheiro responsável e o preposto do contratado devem ser a mesma pessoa ou ter as mesmas atribuições?

(5)

6. Durante a execução do contrato, é possível alterar o fiscal, o preposto e o responsável técnico da obra indicados na licitação? Em quais condições e como isso deve ser formalizado?

7. Na contratação da elaboração do projeto executivo e da execução da obra, quais as cautelas em relação à elaboração desse projeto? A exe-cução da obra somente pode ser iniciada depois da entrega do projeto executivo ou podem ocorrer concomitantemente?

8. O que é e qual a importância do caderno de encargos? É documento in-dispensável para a fiscalização dos contratos de engenharia?

9. Qual a utilidade do diário de obras? O que deve ser registrado nele? Pode ser substituído por um livro de ocorrências?

10. Que licenças ambientais devem ser consideradas durante a execução dos contratos de obras e serviços de engenharia?

11. Durante a execução da obra, quais os cuidados para a fiscalização de prá-ticas relacionadas à sustentabilidade ambiental, como Projeto de Geren-ciamento de Resíduo de Construção Civil (PGRCC), controle de transporte de resíduos e uso obrigatório de agregados reciclados?

12. Quando adotar a empreitada por preço global, a por preço unitário e a inte-gral? Quais os reflexos dessas formas de execução para a medição e o paga-mento da obra?

13. Quais os pontos críticos da execução do contrato de obra? Como deve ser realizado o acompanhamento dessa fase? Como proceder em relação aos dias de chuva e qual o impacto no cronograma físico-financeiro?

14. O que é e qual a importância prática de um Plano de Gerenciamento de Riscos na fiscalização de uma obra?

15. Como controlar e acompanhar a execução da obra em relação aos mate-riais e equipamentos utilizados?

16. Quais os métodos mais modernos e mais eficientes para as medições de obras e serviços? Como devem ser realizadas as medições nos regimes de empreitadas por preço global, por preço unitário, integral e no regime

turn key? Quais as diferenças e os cuidados na medição desses regimes

(6)

17. O que é cronograma físico-financeiro? E caminho crítico? Quais as melhores práticas na fiscalização da execução para assegurar a conclusão da obra no prazo pactuado? O que o fiscal deve fazer se perceber que os prazos não estão sendo cumpridos?

18. Se a empresa contratada antecipa as fases do cronograma de execução, a Administração pode antecipar os pagamentos?

19. Contratada a elaboração dos projetos básico e executivo, quais as cau-telas para o recebimento? Quais itens são críticos e quais falhas normal-mente são verificadas apenas na execução da obra?

20. Na prestação dos serviços de manutenção predial por posto de serviço (por disponibilidade) ou mediante ordem de serviço (por demanda), quais as cautelas e melhores práticas para a gestão eficiente desses contratos?

21. A respeito das alterações do objeto, pergunta-se:

a) Quais os limites para as alterações do objeto e dos projetos originais?

b) Quais limites, regras e vinculação aos preços do Sistema Nacional de Pesquisa de Custo e Índices da Construção Civil (SINAPI) previstos no Decreto federal nº 7.983/13 em relação aos aditivos dos contratos?

c) Os contratos podem ser alterados para corrigir falhas nos projetos? Qual a disciplina do Decreto federal nº 7.983/13? Qual o entendimento do TCU? Quais os cuidados e como proceder nesses casos?

d) Como aplicar o percentual de 25% em relação ao acréscimo quantitativo do objeto? É possível acrescer 25% do total do contrato em apenas um item ou em parcela determinada da obra? Qual o entendimento do TCU? Quando é cabível o acréscimo qualitativo e quais seus limites?

e) É possível incluir serviço ou material não previsto inicialmente? Em que circunstâncias e limites?

f) Quais as cautelas para evitar o jogo de planilhas?

g) Em regime de empreitada por preço global, se no decorrer do contrato for verificado erros no projeto ou no orçamento, poderá ser imputado à contratada o custo do equívoco no dimensionamento dos quantitati-vos ou este terá direito à revisão do contrato?

(7)

22. O que é projeto as built e qual sua importância? Considerando que não foi previsto no edital e no contrato, a Administração pode exigi-lo da con-tratada?

23. Em quais hipóteses são emitidos os termos de recebimentos provisório e definitivo? Quais as cautelas no recebimento final da obra? Quem é o responsável pelo recebimento?

24. A contratada sujeita-se a algum prazo de responsabilização depois da entrega definitiva da obra?

DIA 25 DE FEVEREIRO DE 2015 – QUARTA

r

odrigo

V

iSSotto

J

unkeS

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela UNIVALI. Especialista em Direito Administrativo e em Direito Civil. Advogado. Consultor na área de licitações e contratos. Integrante da Equipe de Consultores Zênite. Participante do Obser-vatório Nacional de Políticas Públicas.

ASPECTOS JURÍDICOS NA FISCALIZAÇÃO E NO

GERENCIAMENTO DOS CONTRATOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE

ENGENHARIA

25. Pode-se contratar obra de engenharia por Sistema de Registro de Pre-ços? Quais as cautelas no acompanhamento e na fiscalização dessa obra? É possível pegar carona em ata cujo objeto seja obra? Qual o entendi-mento do TCU?

26. Contratada a elaboração dos projetos básico e executivo, caso o vício do projeto seja detectado apenas durante a execução da obra, como con-tratada a alteração do projeto? E possível responsabilizar a empresa que elaborou o projeto? E o servidor que recebeu o projeto com falhas? Qual a responsabilidade da empresa que está executando a obra?

(8)

27. Sobre a responsabilidade dos agentes que atuam na fiscalização das obras e dos serviços de engenharia:

a) Qual a responsabilidade do fiscal, do gestor, da autoridade e do asses-sor jurídico por atos e decisões no decorrer da execução da obra? Um mesmo agente pode ser responsabilizado pelo mesmo ato ou decisão? Qual o entendimento do TCU?

b) Em alguns casos, a análise de legalidade feita pela assessoria jurídica irá se basear em parecer técnico da engenharia. Nesse caso, como será definida a responsabilidade do advogado, do engenheiro emissor do parecer técnico e da autoridade competente que aprovou o ato? Qual o entendimento do TCU?

c) A autoridade pode decidir de forma diversa da indicada no parecer jurídico? E as responsabilidades do assessor jurídico e da autoridade?

28. Sobre a garantia contratual nas obras e nos serviços de engenharia, ques-tiona-se:

a) Quais os cuidados no recebimento da garantia? Em que momento do contrato a garantia deve ser formalizada?

b) É possível utilizar parte do primeiro pagamento para fazer frente ao valor relativo à garantia contratual?

c) Durante a execução do contrato, em quais momentos a garantia deverá ser complementada? Como deve ser formalizada essa complementa-ção?

d) Em que momento deve haver a devolução da garantia?

29. Em quais hipóteses é possível a Administração autorizar a prorrogação do prazo de execução do contrato? Como deve ser formalizada essa pror-rogação? Quem tem competência para tomar essa decisão?

30. Como proceder se o prazo de vigência do contrato expirou e a obra não foi entregue? É possível receber a obra depois de expirado 90 dias do prazo? Qual o procedimento e providências a serem adotadas?

31. Qual a diferença entre reajuste e revisão do contrato? Quando são cabí-veis? Quais as peculiaridades em relação aos contratos de obras e servi-ços de engenharia?

(9)

32. Em contrato de obra, cujo prazo inicial de vigência é de seis meses e, por atraso decorrente de culpa da contratada, sua duração ultrapassou doze meses, será devido o reajuste?

33. Nos contratos de execução de obra, a contratada tem direito ao reequi-líbrio econômico-financeiro por ocasião da alteração dos custos da mão de obra determinada, por exemplo, pela convenção coletiva da constru-ção civil?

34. Quais providências o fiscal deve adotar diante de falhas reiteradas na execução do contrato? Quando sugerir a rescisão contratual e a aplicação de penalidades? Como instruir essas orientações?

35. Qual o passo a passo do procedimento para a rescisão e a aplicação das penalidades previstas na Lei nº 8.666/93 e na Lei nº 10.520/02?

36. Qual a extensão dos efeitos da suspensão do direito de licitar e contratar, da declaração de inidoneidade e do impedimento de licitar e contratar? Quais os entendimentos do TCU e o do STJ?

37. Se uma empreiteira que executa várias obras para a Administração Pú-blica é penalizada em um contrato com suspensão do direito de licitar e contratar, declaração de inidoneidade ou impedimento do pregão, como ficam os outros contratos administrativos? Devem ser mantidos ou res-cindidos? Quais os entendimentos do TCU e do STJ?

38. Quais os requisitos para a subcontratação e a cessão em contratos de obras e serviços de engenharia?

39. Tendo em vista que a subcontratação é uma realidade nas obras civis, quais parcelas do objeto podem ser subcontratadas ou cedidas? É possí-vel subcontratar as parcelas definidas como de maior relevância e valor significativo? Qual entendimento do TCU?

40. Quais os cuidados no acompanhamento do contrato em relação às par-celas subcontratadas para garantir a solidez e a qualidade da obra?

(10)

LOCAL DO EVENTO

MATSUBARA HOTEL – (11) 3561-5000

Rua Coronel Oscar Porto, 836 – Paraíso – São Paulo/SP Apto. SGL/STD • R$ 300,00* + 5% ISS + R$ 2,20 de taxa de turismo

Apto. DBL/STD • R$ 330,00* + 5% ISS + R$ 2,20 de taxa de turismo

PERÍODO E HORÁRIO DO EVENTO

23 A 25 DE FEVEREIRO DE 2015 CREDENCIAMENTO: DIA 23/02 • 7H30 ÀS 8H30 8h30 às 12h30 e 14h às 18h Coffee break às 10h e 16h Almoço às 12h30

CARGA HORÁRIA

24 HORAS

(11)

INVESTIMENTO

R$ 3.300,00

Inclui 03 almoços; 06 coffee breaks; as obras Lei de licitações e contratos administrativos. Zênite, 2014 e Lei de licitações e contratos anotada. Renato Geraldo Mendes. 9. ed. Zênite, 2013, 1.584 p.; apostila específica do Seminário; material de apoio (pasta, estojo com caneta, lapiseira, borracha,

caneta marca texto e bloco de anotações) e certificado*.

OU

R$ 3.150,00

Inclui 03 almoços; 06 coffee breaks; a obra Lei de licitações e contratos administrativos. Zênite, 2014; apostila específica do Seminário; material de apoio (pasta, estojo com caneta, lapiseira,

borracha, caneta marca texto e bloco de anotações) e certificado*.

A cada 4 inscrições neste Seminário, efetuadas pelo mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a Zênite concederá cortesia para uma quinta inscrição.

* O percentual da frequência constante no certificado será de acordo com as listas de presença assinadas no Seminário.

(12)

PAGAMENTO

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado em nome de ZÊNITE INFORMAÇÃO E CONSULTORIA S.A., CNPJ 86.781.069/0001-15, em um dos seguintes bancos credenciados:

Banco do Brasil Ag. 1522-9 • c/c 84229-X CEF Ag. 1525-3 • c/c 1566-2 Bradesco Ag. 2101-6 • c/c 1824-4

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

(41) 2109-8660

evento@zenite.com.br www.zenite.com.br/ea0171

Referências

Documentos relacionados

*No mesmo dia, saindo da sala do segundo ano, fomos a sala do primeiro ano, quando entramos os alunos já estavam em sala, depois de nos acomodarmos a professora pediu que

O presente estudo controlado randomizado comparando duas abordagens para reconstruir o osso vestibular em conjunto com implantes imediatos na presença de

Ao permitir aos condomínios edilícios a aquisição de personalidade jurídica de direito privado, estabelecendo a forma e o órgão competente para o respectivo

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Substâncias moleculares — substâncias que não conduzem corrente elétrica no estado sólido nem no líquido; também se destacam por apresentar pontos de fusão significativamente

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

Dos leitores que se manifestavam favoravelmente, a grande maioria (57%) era constituída por indivíduos alheios à medicina e à psiquiatria, muitos deles envolvidos em

7." Uma outra doença que como já disse, pode confundir-se também com a siringomielia, é a esclerose lateral amiotró- flea; mas n'esta doença, além de ela ter uma evolução