• Nenhum resultado encontrado

DESTAQUES. Carta ao morador Pág. 04. Receita. Inverno inicia com frio na maior parte do país Pág. 06

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESTAQUES. Carta ao morador Pág. 04. Receita. Inverno inicia com frio na maior parte do país Pág. 06"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Sorocaba, Junho de 2017. Informativo gratuito do Residencial Tivoli Park • Mensal • Edição 119

DESTAQUES

Carta ao morador

Pág. 04

Receita

Bolo de paçoca junino

Pág. 06

Inverno inicia

com frio na maior

parte do país

Pág. 06

Dica de leitura

Pág. 08

Aumenta o número de

casos de leishmaniose visceral

(2)

02

Diretoria: David Maluf Dias (Diretor Presidente), Roberto Ayub Elias (Diretor Tesoureiro) e Ricardo Reis (Diretor Social).

Conselho Fiscal e Consultivo: Marcos Pompeu, Sergio Jurado, Jose Paulo Pinto Fogaça, Alaide Barana Machado, Rodolpfo Laccava e Marcos Eduardo Peres Pires. Contato ADM: (15) 3231.4439

Coordenação Geral: Telma Cerqueira

E-mail Comercial: telma@informativosdoscondominios.com.br Tel. Comercial: (15) 2104.0018

Jornalista: Joellen Pereira

E-mail Redação: joellen@informativosdoscondominios.com.br Diagramação: Mayra Freitas

Impressão: Paratodos Gráfica e Editora • Tiragem: 300 exemplares • Distribuição Interna

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, com a opinião da FTJ Artes Gráficas.

Anuncie Conosco

15

2104.0018

Aldeia da Mata • Alphaville • Chácara Ondina City Castelo • Golden Park • Granja Olga • Ibiti Ibiti Royal • Lago da Boa Vista • Mont Blanc • Sunset

Tivoli • Villa dos Inglezes • Vivendas do Lago

ExpEdiEntE

Carta ao Morador

Mantenha a calma para atravessar tempos difíceis

Grandes sucessos muitas vezes são segui-dos por imensos fracassos e vice-versa. O ciclo regular de bons e maus momentos faz parte da vida. Temos de aceitar esse fato. Não há ninguém que nunca tenha passado por dificuldades. Quando nos vemos em meio a uma sequência de fracassos, o me-lhor a fazer é esperar até que a tempesta-de passe, as águas se acalmem e a guerra a ser travada nos seja favorável.

É difícil tomar a decisão de bater em re-tirada, de esperar – já que a vida é curta e o tempo voa. E quanto mais jovem é a pessoa, maior também é seu desejo de in-sistir e seguir em frente. Quanto mais ter-reno ela perde, mais tenta lutar. Porém, se você sentir que o momento não é propício, a melhor decisão é recuar e esperar a pró-xima oportunidade. Não se trata de desis-tir, já que persistência é palavra de ordem para quem deseja alcançar o sucesso. Mas

é fundamental desenvolver esse tipo de paciência e de discernimento para triunfar na vida. Use esses períodos para se prepa-rar pacientemente para o futuro, juntar e desenvolver forças.

A maioria das pessoas tende a agir preci-pitadamente. Há um método simples e an-tigo para salvar a própria vida em situação de afogamento. Não adianta ficar agitando os braços em pânico. Isso só vai fazer você engolir mais água. Em vez disso, fique quie-to. Seu corpo, por si só, acabará flutuando na superfície. Sendo assim, em meio a difi-culdades, relaxe e aguarde com paciência. Mantenha a mente em paz. Faça o que for possível hoje.

As reflexões desta coluna são extraídas de “As Leis da In-vencibilidade”, do autor e líder espiritual japonês Ryuho Okawa (IRH Press do Brasil). Seus mais de 2.200 livros publicados, traduzidos para 28 idiomas, já venderam mais de 100 milhões de exemplares no mundo todo.

(3)

03

M

esmo vivendo em

um país tropical, é praticamente im-possível não imagi-nar belos e divertidos dias de frio sendo bem aproveitados pertinho da neve. Com a chegada do inver-no inver-no Hemisfério Sul, Chile e Ar-gentina se preparam para receber centenas de visitantes em busca de momentos de descontração

durante a temporada mais esperada do ano. No Chile, a capital Santiago ganha novos ares neste período. Além da imponente Cordilheira dos Andes ficar tomada pela cor branca – o que oferece um verdadeiro

espetáculo aos olhos -, excursões para al-gumas das estações de esqui mais badala-das da América do Sul e visitas à vinícolas para degustação de uma das bebidas mais apreciadas no frio têm um sabor diferente no inverno.

Já na Argentina, mais precisamente na Patagônia, a cidade de Ushuaia - a mais austral do mundo - é a pedida certa para passar o inverno cercado por cenários deslumbrantes compos-tos por água, belas montanhas e gelo. A temporada de neve no “Fim do Mun-do” traz diversas possibilidades para aproveitar o frio em grande estilo.

(4)

04

A

s cidades do estado de São Paulo têm registrado um alto índice de leishmaniose visceral canina nos últimos anos. O cenário visto em São Paulo se estende pelo País, que respon-de por 90% dos casos da América Latina. Em 2016, o Ministério da Saúde recebeu 3.626 notificações de casos de leishmanio-se visceral em humanos e 275 mortes foram registradas em todo o País. Somente no Es-tado de São Paulo, foram 119 pessoas atin-gidas pela doença e 11 óbitos. Neste ano já foram pelo menos sete mortes no Rio Gran-de do Sul, Minas Gerais e São Paulo. A transmissão da leishmaniose visceral ca-nina ocorre pela picada do mosquito-palha e afeta principalmente cães, gatos e huma-nos. É uma doença que leva ao óbito em até 90% dos casos não tratados e, até recente-mente, cães infectados pela doença eram submetidos à eutanásia, por serem hospe-deiros do vetor.

Com este panorama, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) orienta à sociedade quanto às for-mas de diagnosticar, prevenir e tratar esta do-ença infecciosa que é considerada uma das seis mais graves em todo o mundo.

“Os médicos-veterinários têm grande respon-sabilidade na vigilância, no controle, na preven-ção e na notificapreven-ção de casos da leishmaniose visceral. O profissional deve

sempre orientar os tutores e estar alerta a qualquer mani-festação da doença. A leish-maniose é uma doença de no-tificação compulsória dada sua relevância para a saúde única, que envolve a saúde huma-na, ambiental e animal. Essa zoonose precisa estar sempre bem monitorada para o bem--estar da sociedade” afirma o presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga.

A leishmaniose

A leishmaniose visceral canina não é trans-mitida pelo contato direto entre animais do-mésticos e o ser humano. É necessário que o flebótomo Lutzomyia spp, conhecido como “mosquito-palha”, pique um animal infectado e em seguida um humano, ocasião em que trans-mite o protozoário. O ‘palha’ se reproduz em ambiente escuro e rico em matéria orgânica.

Aumenta o número de casos de leishmaniose visceral

e médicos-veterinários orientam sobre cuidados

(5)

05

Nos seres humanos a leishmaniose visceral ataca principalmente o sistema imunológico, causando insuficiência renal crônica, ema-grecimento, atrofia muscular, febre, artrite e diarreia. Nos animais, observa-se queda de pelos, descamação cutânea e presença de ulcerações localizadas ou difusas, além de uma generalizada letargia e emagrecimento. Para evitar a infecção pela leishmaniose visceral canina, os médicos-veterinários re-comendam a adoção de algumas medidas por parte dos donos de cães e gatos: utili-zação de coleiras repelentes de deltametri-na, que são a medida mais eficiente para a não-contaminação com a zoonose; revestir janelas e portas de canis ou viveiros com redes e telas é outra medida preventiva com boa efetividade; Higiene: como o mos-quito-palha se reproduz em locais com ma-téria orgânica, é preciso manter quintais limpos e evitar o acúmulo de lixo e água parada e, também, a realização de exames periódicos acompanhadas de consultas re-gulares ao médico-veterinário.

A leishmaniose é uma

doen-ça de notificação compulsória dada

sua relevância para a saúde única,

que envolve a saúde humana,

am-biental e animal. Essa zoonose precisa

estar sempre bem monitorada para

o bem-estar da sociedade.

(6)

06

N

o entanto, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, temperaturas devem ficar den-tro da média para o período. Isso porque não há previsão de fenômenos climáticos como El Niño ou La Niña.

O inverno começou oficialmente dia 21, à 1h24, no horário de Brasília, derrubando a temperatura, principalmente, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste por causa da formação de frentes frias vindas da Antár-tica. No entanto, sem a ocorrência dos fe-nômenos climáticos El Niño e La Niña, os termômetros devem ficar dentro da média histórica para o período.

“Os modelos climáticos que analisamos apontaram que as temperaturas vão ficar dentro da normalidade, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na Amazônia, temos as ‘friagens’. Vai esfriar mais em alguns momentos e, em outros, vai ficar mais quente.

Em princípio, não deveremos ter grandes anormalidades em termos médios, até porque não temos episódios de El Niño ou de La Niña”, afirmou o coordenador-geral

de Operações e Modelagens do Centro Nacio-nal de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi.

O inverno também marca a queda dos índices de umidade relativa do ar na região central do Brasil – que engloba o Sudeste, Centro-Oeste, a parte sul da região Norte e áreas do sul e do oeste do Nordeste. Como consequência, aumenta-se o risco de ocorrência de queima-das, especialmente no Cerrado e no sul da Amazônia. No litoral, a preocupação é com a formação de nevoeiros.

“É no inverno que acontece a estação mais seca na maior parte do Brasil. No interior se forma um tempo muito seco, com umidade muito baixa. Isso acontece porque a amplitu-de térmica é muito granamplitu-de, com temperaturas muito altas durante o dia e muito baixas du-rante a noite. E isso favorece que aconteçam queimadas, o que ajuda a piorar a questão da umidade. No litoral, é normal termos muitos nevoeiros”, explicou Seluchi.

Astronomia

É sempre bom lembrar que é no solstício de inverno que ocorre a noite mais longa do ano.

A data marca o ponto em que o Sol atin-ge a maior distância do Equador celeste, localizado no hemisfério norte. Uma das principais características da estação – que se estende até o dia 22 de setembro – são as noites longas. “À medida que a prima-vera se aproxima, o comprimento dos dias vai aumentando até que, no equinócio, as noites e os dias ficam com o mesmo tama-nho”, disse a pesquisadora da Coordena-ção de Astronomia e Astrofísica do Obser-vatório Nacional (ON), Josina Nascimento. As diferentes estações do ano ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. Por conta disso, quando é verão no hemisfério sul, os raios solares in-cidem de forma perpendicular ao Trópico de Capricórnio e, nessa mesma época, é inverno no hemisfério norte.

O horário de início das estações varia a cada ano. De acordo com a pesquisadora do ON, essa diferença se deve ao período de translação da Terra (exatamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,08 segun-dos). O início das estações do ano e outros fenômenos astronômicos são encontrados no livro Anuário do Observatório Nacional.

(7)

07

(8)

08

Q

uais foram às causas do cresci-mento e da derrocada do Impé-rio Romano? Em 1734, Charles--Louis de Secondat, conhecido como Montesquieu, em Considerações So-bre as Causas da Grandeza dos Romanos e de Sua Decadência demonstra todos os fa-tores que interferiram no desenvolvimento da capital italiana.Fundamentado em rela-tos históricos o discurso apresenta as razões que levaram a Roma Antiga a se tornar uma das maiores civilizações da história e o que levou à queda.

Neste clássico, o filósofo e pensador polí-tico do iluminismo abordou os fatores que permeavam a antiga civilização romana e demonstra que a queda de um dos maiores impérios foi tão grande como a riqueza e alti-vez. Um dos motivos apresentados foi a cen-tralização do poder que acarretou a ditadura. A tirania de uma pessoa ou grupo extingue a comunhão de interesses e a solidarieda-de nacional, ou seja, leva a ruína o Estado. Traduzida para o inglês, para o alemão e para o italiano, esta obra tornou-se um clássico, cujo sucesso permitiu ao autor

acompanhar nove edições ao longo de 21 anos, até sua morte. E desde então, a obra contribui para o entendimento da

ciência política, de modo mais direto e imediato do que eminentes trata-dos da filosofia política. Em Considerações Sobre as Causas da Grandeza dos Ro-manos e de Sua Decadên-cia, Montesquieu narra a história de um dos maiores povos da Antiguidade, além de apresentar sobre os pri-mórdios desta civilização, discursa sobre as guerras, de que forma expandiram territórios, sobre a condu-ta para submeter os povos, sobre a corrupção, sobre o pós-morte de César e a era de Augusto. Atualmen-te, Roma está degradada, o tempo e as guerras afe-taram toda a estrutura e esta obra permite ao leitor

visitar o passado para elucidar o presente.

Sobre o autor: Político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições in-ternacionais. Montesquieu proporcionou à historiogra-fia uma dimensão racional e científica, e tornou-se nada menos que o fundador da ciência política. Ele atende a um otimismo de um tempo esperançoso quanto à razão, ao ser humano e à política, que marcou o século XVIII: “Se eu pudesse fazer com que aqueles que comandam aumentassem seus conheci-mentos sobre o que devem prescrever, e se aqueles que obedecem encontrassem um novo prazer em obede-cer, considerar-me-ia o mais feliz dos mortais.”

Gênero: História/Filosofia Editora: Edipro Preço: 49,00 ISBN: 9788572839983 Edição: 1ª Tamanho: 14x21 Número de páginas: 208 DICA DE LEITURA

Referências

Documentos relacionados

O custo total de produção subdivide-se em custos fixos e variáveis. Os custos variáveis são dependentes da quantidade produzida, podendo ser evitados no curto prazo com a

Quando a desconexão persistir por tempo superior a dez minutos, a sessão do Pregão Eletrônico será suspensa e terá reinício somente após comunicação expressa às

das vias respiratórias ou outros efeitos nos pulmões, após inalação prolongada ou repetida da névoa do óleo no ar em níveis acima do limite de exposição recomendado para

Apresenta-se neste trabalho a forma como foi realizado o controle do planejamento da obra da Pequena Central Hidrelétrica Santa Laura, onde foram utilizados relatórios

No processo inclusivo, o docente é elemento essencial, devendo estar, de forma significativa, fundado em conhecimentos inovadores e empenhado em práticas de ensino

III - informar nome e CPF dos membros da sua equipe, que constarão na autorização. § 2º A composição da equipe poderá ser alterada, a qualquer tempo, por meio do Sisbio. § 3º

Este Salmo, não só afirma que os que confiam no Senhor não se abalam, e não se decepcionam, Ele diz mais, que o cetro da impiedade não permanecerá, ou seja, não ficará para

Tinha muita imaginação Acreditavam em quase tudo Inclusive em assombração Se uma mulher fosse mãe De sete filhos todos homens O que nascia por último Coitado era um lobisomem Entre