• Nenhum resultado encontrado

DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR PAULO AFONSO SOARES NA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR DO DIA 04 DE JULHO DE TRIBUNA POPULAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR PAULO AFONSO SOARES NA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR DO DIA 04 DE JULHO DE TRIBUNA POPULAR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Praça Thomé de Souza, s/nº, Centro – Salvador – Bahia CEP: 40.20-010 / Tel:. 3320-0100 / www.cms.ba.gov.br

1

DISCURSO PROFERIDO PELO SENHOR PAULO

AFONSO SOARES NA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA

MUNICIPAL DE SALVADOR DO DIA 04 DE JULHO DE 2016 -

TRIBUNA POPULAR

Boa tarde, senhores e senhoras. É um prazer muito grande estar nesta Casa, a Casa de todos os soteropolitanos. Agradecer aos comandantes da Mesa, aos vereadores que aqui se fazem presentes. Agradecer também a todos os parlamentares, à população de Salvador, que também registra a sua presença no plenário Major Cosme de Farias, plenário esse que leva o nome daquele que foi um rábula e que sempre defendeu os pobres.

Bem, companheiros, por que eu vou fazer o uso da tribuna aqui da Câmara Municipal de Salvador? Eu, como militante no setor de comunicação, rádios comunitárias da Bahia, e à frente da Apracom, que é a Associação dos Profissionais de Comunicação e Rádios Comunitárias da Bahia, essas rádios que prestam um relevante serviço à população e visam melhorar a qualidade de vida, e tem ajudado no desenvolvimento do nosso município, a primeira capital do Brasil. E nós, há anos, vimos tentando a regulamentação do setor, que carece muito dos Poderes públicos, e tentamos, por diversas vezes, sem nenhum êxito.

(2)

Praça Thomé de Souza, s/nº, Centro – Salvador – Bahia CEP: 40.20-010 / Tel:. 3320-0100 / www.cms.ba.gov.br

2

E aqui, eu quero enaltecer a figura do vereador Leandro Guerrilha, que abraçou a causa ao perceber as dificuldades que esses gestores, que esses comunicadores, prestadores de serviço, que têm ajudado no desenvolvimento do nosso município maior, o sofrimento desses comunicadores, e liberais, que trabalham incansavelmente em toda a sua grade de programação para levar música, informação e entretenimento às camadas periféricas onde os serviços de alto falantes funcionam em toda a grande Salvador.

Eu me lembro bem que Epitácio Pessoa, ex-presidente da República, em celebração ao Centenário da Independência, no Rio de Janeiro, ele pediu que colocasse alguns projetores em um bairro do Corcovado, no Rio de Janeiro, para que as pessoas que não tinham acesso onde ele estava fazendo seu pronunciamento, mas que pelo menos ouvissem a sua fala. E hoje, em todo território nacional, existe um serviço de alto falantes. E qual dos vereadores aqui da Câmara Municipal de Salvador que não já deu entrevista em um serviço de alto falantes? Segundo pesquisa Ibope é a terceira maior mídia de informação.

Hoje, nós trabalhamos com 4 tipos de rádios comunitárias. Tem a rádio de frequência modulada, que é da competência da Anatel, tem a rádio WEB, tem a rádio de linha modulada, que são os serviços de alto falantes, e que essas emissoras têm trabalho importantíssimos perante as

(3)

Praça Thomé de Souza, s/nº, Centro – Salvador – Bahia CEP: 40.20-010 / Tel:. 3320-0100 / www.cms.ba.gov.br

3

outras organizações não governamentais. O que essas emissoras comunitárias fazem, dificilmente as rádios convencionais irão fazer.

Portanto, foi apresentado nesta Casa, onde nós temos a melhor Casa de parlamentares do Brasil, e eu acredito muito no potencial dos vereadores da primeira capital do Brasil, e o vereador Leandro Guerrilha apresentou o Projeto de Lei 151/2016 que visa a regulamentação do nosso setor, que é carente de investidores. E hoje, eu quero dizer aos senhores que essas rádios comunitárias que funcionam em linha modulada e que é da competência da Sucom, que é o órgão fiscalizador atrelado à Prefeitura Municipal de Salvador, que vocês entendam a importância desse serviço que vai regulamentar, dar vez e voz às comunidades, valorizar o profissional de rádio comunitária de Salvador, de serviços e alto falantes. E eu não vejo o porquê desse projeto não ser sancionado pelo prefeito ACM Neto, já que é um homem de imprensa, um homem de comunicação que nós temos na Bahia.

Será que esses profissionais vão continuar convivendo na clandestinidade? Já que é um importante serviço para o nosso município e nós estamos desde a sua fundação, nós temos ajudado o desenvolvimento do nosso município maior, que é Salvador. Todas as cidades do Brasil têm um serviço de alto falantes, e aqui em Salvador não é diferente. E nós

(4)

Praça Thomé de Souza, s/nº, Centro – Salvador – Bahia CEP: 40.20-010 / Tel:. 3320-0100 / www.cms.ba.gov.br

4

estamos pedindo aqui o apoio de vocês, vereadores, do prefeito ACM Neto, para a regulamentação do setor que carece muito.

Hoje, são cerca de 130 serviços de alto falantes na capital baiana, e esses profissionais liberais trabalham incansavelmente com o objetivo de levar o melhor do seu serviço para a comunidade. Mas essa luta não vem de agora, essa luta vem de décadas atrás, há quase 30 anos. E eu me lembro que quando eu comecei o meu trabalho de serviço de alto falantes, eu comecei na rádio alternativa Novo Dálio, no bairro de Largo do Tanque, que nós temos ali como coordenador geral Jair César Lima Barbosa, conhecido como Jair Chiada, que está registrando a sua presença aqui, na Câmara Municipal de Salvador, o homem que já revelou vários talentos na rádio da Bahia. E essa luta não é de agora. Desde quando Jair Chiada era diretor da ARCOBA, e de lá para cá muitos tentaram e não conseguiram êxito.

Portanto, Srs. parlamentares, toda a comunidade soteropolitana, eu quero aqui mostrar para vocês o desejo desses gestores de rádios comunitárias. São 130 rádios alternativas, serviços de alto-falantes na capital baiana, e que esses profissionais saem para trabalhar, mas não é à toa. Esses profissionais têm uma missão de valorizar o artista do bairro que noção tem acesso aos grandes meios de comunicação, de ajudar nos trabalhos sociais das igrejas, de

(5)

Praça Thomé de Souza, s/nº, Centro – Salvador – Bahia CEP: 40.20-010 / Tel:. 3320-0100 / www.cms.ba.gov.br

5

organizações não governamentais. E aí, inteligentemente, o vereador da família, Leandro Guerrilha, sensibilizado, até porque a sua história é uma história muito linda, é uma história muito bonita. O homem que começou a sua vida de comunicação fazendo carro de som, depois trabalhou na rádio de serviço de alto-falante, no Calabar, e hoje está aí, o

profissional que é.

Esses estudantes, que fazem faculdade de jornalismo, comunicação social, pós-formados, eles passam por um serviço de alto -falante. Então, eu considero que é a verdadeira faculdade de jornalismo, é a verdadeira faculdade de comunicação que nós temos. Já dizia o ex-repórter da Rede Globo, Domingos Meirelles, que a sua vida profissional começou no Rio Grande do Sul, trabalhando em um serviço de alto falante. Aqui, em Salvador, nós temos grandes exemplos, como o próprio vereador da família, Leandro Guerrilha, o narrador esportivo, Sílvio Mendes, que começou a sua vida profissional no Serviço de Som Ipiranga, no bairro da Cidade Nova, como outros, outros e outros.

Então, eu peço a atenção de vocês, parlamentares, que, realmente olhem com carinho para esse Projeto de Lei 151/2016, apresentado pelo vereador Leandro Guerrilha, porque é um projeto simples, que visa a regulamentação dos serviços de alto-falantes que nós temos, na primeira capital do Brasil. Esses profissionais guerreiros, que prestam

(6)

Praça Thomé de Souza, s/nº, Centro – Salvador – Bahia CEP: 40.20-010 / Tel:. 3320-0100 / www.cms.ba.gov.br

6

relevantes serviços à população, promovem a comunidade, promovem a sociedade, ressocializa, dá vez e voz. Quantos profissionais passaram em um serviço de alto-falante e que hoje são consagrados como o melhor apresentador de programa de rádio e televisão.

E aqui eu faço um desafio a vocês, parlamentares: estamos em um ano eleitoral, é importante que vocês também fiquem atentos e valorizem mais essas rádios alternativas, os serviços de alto-falantes, haja vista que no bairro da Liberdade, que é o bairro de Alfredo Mangueira, onde ele tem um carinho muito grande por aqueles moradores, lá tem um serviço de alto falante, que era o de Reginaldo, eu duvido se Alfredo Mangueira nunca falou na rádio da Liberdade!

Aqui, eu já recebi em uma rádio comunitária no bairro de Cosme de Farias, diversos parlamentar, como nós temos aqui o vereador Beca, do Vale do Matatu; o nosso amigo que está presidindo a Câmara Municipal hoje, Geraldo Júnior, vereador, que também hoje é radialista; Palhinha deve ter passado por alguma rádio comunitária no Subúrbio; Isnard Araújo, vereador de Salvador; Euvaldo Jorge. Mas eu não posso deixar de tirar o brilho do vereador da família, Leandro Guerrilha, o comunicólogo a serviço da população de Salvador. E essas rádios que funcionam em linha modulada, eu peço a vocês a atenção.

(7)

Praça Thomé de Souza, s/nº, Centro – Salvador – Bahia CEP: 40.20-010 / Tel:. 3320-0100 / www.cms.ba.gov.br

7

Vereador Euvaldo Jorge, boa tarde para você, a quem eu tenho um carinho muito grande.

SR. PRESIDENTE VEREADOR GERALDO JÚNIOR: - Para concluir, Paulinho.

SR. PAULO AFONSO SOARES SANTOS: - Mas eu quero chamar a atenção de vocês para o Projeto 151, apresentado pelo vereador da família, Leandro Guerrilha.

Muito obrigado a vocês pela oportunidade, em nome das 130 rádios comunitárias e serviços de alto-falantes de Salvador.

Referências

Documentos relacionados

Nas últimas décadas, os estudos sobre a fortificação alimentar com ferro no país têm sido conduzidos na tentativa de encontrar uma maneira viável para controle da anemia

Além da implementação de ações governamentais de saúde pública direcionadas para a orientação em higiene bucal desde a infância, bem como a produção de

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos fundos Principais fontes de financiamento disponíveis: Autofinanciamento: (corresponde aos

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

4.. Neste capítulo iremos analisar o modo como a política perspectiva o problema da protecção ambiental e como isso se reflecte na regulação

Na hipótese de não haver candidatos aprovados em número suficiente para que sejam ocupadas as vagas reservadas aos pretos, pardos ou indígenas, as vagas