• Nenhum resultado encontrado

O PODER DA FÉ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O PODER DA FÉ"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

O PODER DA FÉ

ANDRÉ FURLAN

Meu testemunho

A busca pelo espiritual sempre foi muito forte em mim. Desde garoto faço esta busca. Doutrinas espiritualistas, igrejas e até doutrinas orientais.

Hoje vejo como válido este caminhar, esta busca pelo divino. Encontrei Deus em todos lugares.

(2)

Hoje em dia não frequento nenhum local religioso específico. Oro e estudo em casa. Sinto o Divino dentro de mim e busco hoje mais sentir do que tentar teorizar. A fé é algo que precisamos sentir e não ver ou entender.

Mas um dia a doença chegou em mim. Uma doença neurológica incurável irreversível e degenerativa chamada esclerose múltipla. Uma doença que me fé rever valores e me adaptar a cada dia, pois dia a dia foi me limitando. Há alguns anos sou cadeirante.

No início foi muito difícil conviver com tão nefasto destino. Mas hoje em dia aprendi a viver com limitações cada vez maiores.

Estudioso das Escrituras Sagradas li que Jesus Cristo curou paralíticos. Realizou milagres e maravilhas. Mas quem sabe em mim ele queira curar algo em minha alma, algo que quem sabe necessite que eu ando para dentro de mim e não exteriormente. Acredito que Deus sempre faça o melhor, mesmo que cause sofrimento e que não entendamos o porquê.

Claro que já vivi revoltas interiores, já chorei e pensei em desistir. Sou humano. O que percebo é que tenho ficado mais forte interiormente e conseguido viver com maior estabilidade emocional.

Tenho certeza de que esta busca pela fé sempre presente em mim é algo que desde o início da doença tem me ajudado a viver melhor, mesmo com tanta limitação física.

Quero concluir dizendo que mesmo que não tenha sido curado fisicamente, minha alma hoje é muito mais forte, por atravessar tal prova. Deus quem sabe queira em mim uma cura mais profunda, a cura da alma e do espírito.

AndréFurlan

Introdução

A maioria dos conflitos em que eu e você estamos envolvidos, e que ocupam espaço em nossas mente e corações, são passíveis de solução O custo da Paz passa pela reconciliação , passa pelas atitudes e ações que realizamos e nós como agentes de transformação.

Quando Tiago nos adverte que a Fé sem obras e morta ele não esta rejeitando a fé e enfatizando as obras, este aparente conflito não existe. Tiago é claro quando afirma que o resultado de nossa fé tem que ser ação, tem que resultar em gestos práticos, tem que resultar em movimento na direção de se fazer algo de concreto, fé é algo concreto, fé é algo palpável, fé é algo que se movimenta , que tem um resultado e este resultado se chama ação, se chama obras.

O que Tiago esta explicitando é o que ele já afirmou no capítulo 1:22-25 quando ele afirma os ouvintes da Palavra sejam também praticantes, que se aplique aquilo que se lê, que saiamos da esfera de contempladores apenas e vivamos a dimensão prática de nossa fé em todas as

(3)

dimensões.

Por isso que ele diz “que proveito há na fé que não mostra ação”, fala que crê em Deus, respeita, mas na prática da vida diária não mostra nenhum reflexo desta fé.

Isso é a integridade da Fé, esta é a fé Bíblica e verdadeira, esta é a fé que move montanhas,

Foi a fé que levou Desmond Tutu a mover a montanha impossível do apartheid, Foi a fé que cria ser possível mover a montanha do racismo que levou MLJ a morte…

Foi esta mesma fé que levou os apóstolos , servos de Deus, e com o efeito imediato da

ressurreição gloriosa de Jesus Cristo, que os levou a espalharem-se pelo mundo na pregação do evangelho.

Foi a fé que levou Tomé a chegar as Índias,

Foi a fé que levou Paulo a evangelizar os gentios de todo o mundo conhecido…

Foi esta fé que os fez enfrentar os magistrados, desafiar o poder de Cezar Augustus o “divino”, enfrentar multidões enfurecidas, desafiar filósofos e pensadores das mais diversas escolas gregas com o argumento do Deus desconhecido no areópago de Atenas

Foi esta fé que os levou a percorrer milhares de Km em situações das mais adversas para plantar as sementes da igreja em cada um das localidades onde passavam…

Foi esta fé que os levou ao martírio pois Pedro morreu crucificado de cabeça para baixo… e Paulo decapitado….outros milhares de cristãos tiveram seus copos dilacerados pelos leões do coliseu romano para alegrar aquela gente e o imperador romano com suas motivações

demoníacas.

Eu sei que o dia a dia de sua vida é tomado por uma luta incansável, eu sei que as dificuldades são grandes. Jesus nos exortou que no mundo teríamos aflições, mas nos deu também bom animo para vencê-las.

(4)

" a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”

Hebreus 11:1.

É uma disposição sobre-humana acreditar no humanamente impossível, mas é isso que

materializa a promessa de Deus para o homem. A promessa revela a vontade de Deus e, sem fé, torna-se inócua, pois é preciso que a confiança de todo o coração influencie a mente, o espírito e o corpo de todos que a abrigam no seu interior, a fim de que se torne mais forte do que a própria pessoa.

A fé não é algo desequilibrado ou irresponsável. Tem uma base, que é a Palavra de Deus. A Bíblia diz: “A fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus”. Não é uma aceitação cega e

(5)

descabida de qualquer razão, mas um sentimento sustentado em Deus, embasado nos fatos que envolvem Sua vida, Sua obra, Seu poder e Sua Palavra.

Para que a fé entre em ação, são necessárias as seguintes atitudes:

1-CREIA

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam…” (Hb. 11: 6). Todo milagre descrito na Bíblia vem acompanhado da fé, mesmo porque sem ela não há nem mesmo a iniciativa de pedir ou de buscar algo. Acredita que algo pode acontecer nos impulsiona a ir além dos limites impostos pelas circunstâncias, como ocorreu com a mulher do fluxo de sangue e com o general Naamã. Toda conquista, no reino do espiritual e no reino físico, começa com uma semente de fé.

É interessante notar que a definição de fé bíblica é totalmente dissociada da visão. Boa parte das vezes em que desanimamos em algum propósito podemos constatar que é a visão da realidade imediata enfraquece nossa fé. Há momentos em que é preciso fazer como Abraão: crer contra a esperança, mudar a imagem de fracasso impregnada em nossa mente pelas experiências de fé descritas na Palavra e crer que Deus não está nem um pouco limitado ao mundo natural e as suas circunstâncias.

2-VISUALIZE

Como mencionamos, há em nosso interior uma imagem definida sobre aquilo que desejamos e aquilo que não desejamos aquilo que queremos que aconteça e aquilo que não queremos que aconteça. Essa imagem influencia diretamente a fé empenhada em determinada situação. E como a fé é necessária para qualquer milagre, isso influencia em nossos milagres. Por isso é

imprescindível que haja em nós uma mudança real de visão. Quando Abraão estava desanimado, com uma fé enfraquecida, Deus tocou sua visão, dando-lhe uma imagem para fazê-lo visualizar a promessa: mostrou-lhe o céu e sua imensidão e, a seguir, pediu-lhe que contasse as estrelas, o que, obviamente, era humanamente impossível. Como se não bastasse, a seguir, deu-lhe mais uma injeção esperança, mostrando-lhe a areia do mar e dizendo a ele que todas as vezes que olhasse para algum daqueles sinais lembrasse do alvo que perseguia. A partir daquele momento, Abraão passaria a visualizar aquela promessa sempre, pois, de dia, andava numa terra desértica e, à noite, como teto de sua habitação tinha as estrelas. Assim podia, em qualquer situação, não somente lembrar-se da promessa, mas também deixar que sua mente fosse impregnada pela imagem do seu milagre. Assim sua fé era fortalecida para mais um tempo de jornada.

A verdadeira fé se faz acompanhar de uma imagem de vitória (“é a certeza…”). Podemos citar

(6)

como exemplo também a mulher com fluxo de sangue, pois disse: “… se eu apenas tocar a orla de suas vestes, serei curada…” Antes de agir, ela tinha clara em sua mente a cena do que faria.

Assim sua fé foi fortalecida. Quando chegou o momento de viver sua chance de cura, ela logo transpôs os obstáculos, na CERTEZA de que aquela era a hora de viver o milagre de sua vida de uma vez por todas. Não são poucas as áreas em que verdadeiramente precisamos de um milagre, porém, para experimentá-lo, somos desafiados a ver além do obvio.

Visualize pela fé o momento em que o milagre que você tanto espera irá alcançá-lo e sua vida será transformada. Não desperdice uma oportunidade sequer de vivê-lo, sabendo que Deus sempre dá uma chance. Os sonhos são parte estratégia de Deus para que visualizemos os

milagres. Veja as situações com os olhos da fé. E lembre-se que isso não significa ausentar-se da realidade, mas crer que esta pode ser mudada. Abra seus olhos espirituais e deixe que Deus faça com você como fez com Abraão. Não se esqueça de que a fé e a ação são o reflexo da visão.

Sim, ela precisa de ser materializada, caso contrário, de nada lhe servirá apenas tê-la…

Enquanto a Fé não é materializada, ela não materializa o Poder de Deus! Simples? De fato é, mas o problema é que muitos vivem iludidos, pensando que o Poder de Deus é apenas a Palavra lida.

“Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a Sua Vontade, a este atende.” (Jo 9.31)

Ainda relativamente ao mundo natural, aquilo que queremos ou desejamos usufruir neste mundo, em primeiro lugar, temos que materializar. A exemplo da consulta médica, do medicamento, do automóvel, da moradia, da comida, praticamente tudo o que usufruímos, em primeiro lugar temos que materializar.

Já com Deus, o ser humano quer verbalizar, mentalizar, entender, desejar, querer, crer… mas sem fazer nada. E é aí que começa o conflito interior de muitos, que dizem, ‘mas eu creio e não acontece nada?’, a exemplo de Moisés, que questionava a Deus cada vez que se deparava com um percalço, como por exemplo: o mar vermelho, a rebeldia do povo… isto quando tinha o Cajado da Fé na sua mão, pronto para materializar a sua Fé em Poder!

Infelizmente, a grande maioria das pessoas interiorizou princípios enganadores, veiculados por muitas religiões, tais como: “Com Deus é só pedir…” ou que “basta acender um vela…” ou

“espere em Deus, porque Ele sabe o que você precisa.

(7)

Ou seja, por outras palavras, o Senhor Jesus estava a dizer “até quando vocês vão continuar sem Materializar o Poder do Crer?”. Então, CREIA, sim, mas MATERIALIZE, pois o primeiro de nada serve sem o segundo!

A fé que move o sobrenatural

Vivemos em um mundo sem fé, perdido em suas próprias convicções, que cultiva o humanismo e crê somente no que pode ver. Somos motivados a agir como Tomé, duvidando de tudo o que nossos olhos não alcancem e questionado a tudo o que se oponha às nossas filosofias.

Os homens e as mulheres de fé não andam nas passadas deste mundo, nem tampouco no mesmo ritmo. Eles vêem o que ninguém mais pode ver, antecipam o seu futuro e compartilham dos segredos de Deus. A fé que arde nos seus corações os leva a atrair os céus em oração.

Hoje, somos desafiados a trilhar este caminho e a andar em uma nova dimensão. A dimensão do sobrenatural, que rompe as barreiras do conhecido e nos leva a desfrutar do que este mundo não pode conhecer.

A PARÁBOLA DO JUIZ INÍQUO

Certa vez, Jesus contou uma parábola sobre o dever de orar sempre nunca esmorecer:

"Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo:

Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me. Então, disse o Senhor: Considerai o que diz este juiz iníquo. Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que,

depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vir o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?" Lucas 18: 1-8

A primeira coisa que nos chama a atenção neste texto, é a forma específica como esta viúva orava, relatando ao juiz a sua necessidade. Na versão amplificada da bíblia: "proteja-me,

defenda-me e faça-me justiça contra meu adversário". Quando a viúva procurou ao juiz, ela sabia exatamente o que queria e estava sempre lhe importunado com sua causa.

(8)

Ainda nesta versão, o texto continua no versículo 5: " Por que esta viúva continua a me incomodar, eu a defenderei, protegerei e vingarei para que ela não me dê um aborrecimento intolerável (não me amole) e acabe me desgastando por sua petição contínua ou, ainda, venha para cima de mim, me assalte ou me estrangule."

Esta palavra molestar (gr. Hupopiazo) traz a tipificação de um lutador de boxe que esbofeteia o seu próprio corpo, se disciplina (1 Co 9:27). Em outras palavras, o juiz iníquo concedeu a causa à viúva para que ela deixasse de lhe molestar. A viúva estava completamente desesperada para obter resposta em sua causa, então, ela insistentemente, lembrava ao juiz de sua causa, e mesmo não tendo recursos financeiros para obter benefícios do juiz, o conseguiu devido a sua

perseverança.

No Antigo Testamento a figura da viúva representava os desamparados e destituídos de todos os recursos (Sl 68:5; Lm 1:1); representa todo aquele que não tem esperanças no mundo natural.

Assim como aquela viúva, que perseverou diante de um juiz iníquo e recebeu a sua resposta, precisamos ser fervorosos, orar incessantemente e estarmos confiantes de que o Justo Juiz irá responder a nossa causa.

CRER

Precisamos ser sonhadores, ter a fé de Deus em nossos corações. Certa vez, Deus levou Abraão para o cume de um monte de lhe disse: " Ergue os lhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre...Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura;

porque eu ta darei". Gn 13: 14-17

Deus fez com que Abraão projetasse o seu futuro e o fez sonhar com uma grande descendência e uma terra que seria sua. Chamou a Abraão de "Pai de numerosas nações" (Gn17:5), mesmo ainda não tendo filhos. Fico pensando se Abraão soubesse que Deus daria a Ele toda a terra que os seus olhos alcançaram, com certeza Ele teria procurado um monte mais alto, para olhar mais além.

"Pede-me e te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão" Sl 2:8.

Sonhe com o seu futuro. Existe um tempo de semeadura, mas com certeza, ao tempo de Deus, colheremos o fruto de nossa fé!

Certa vez, Moisés mandou que um grupo de doze homens fosse espiar a terra que Deus havia prometido e quando estes espias retornaram trouxeram um relatório interessante. Dez dos espias disseram: "A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora seus moradores; e todo

(9)

o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos." Nm 13:

32-33

Josué e Calebe, que haviam visto a mesma terra, tiveram um ponto de vista diferente: "Eia!

Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela"; " A terra pelo qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-lo dará, terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não o temais." Nm 13

Que relatório controverso! Enquanto uns se viam como gafanhotos, Josué e Calebe sabiam a que Deus serviam e ousaram possuir a terra prometida. Vimos que os espias incrédulos e toda a sua descendência foram consumidos pela ira de Deus e que Josué e Calebe herdaram a terra

prometida. Eles ousaram ver além das circunstâncias, crendo no Deus Todo Poderoso.

Como você se vê?

Não somos como os espias que se viam como gafanhotos. Somos como Josué e Calebe, somos como Davi que mesmo diante de Golias, não viu sua estatura, mas creu no Deus, poderoso Senhor dos Exércitos!

Você precisa do fogo de Deus! Alguém cheio do fogo de Deus não encontra limites, vive na dimensão do sobrenatural! Não somos chamados para andar no ritmo deste mundo! Somos filhos do Deus Altíssimo, Soberano Rei que governa sobra todas as coisas!

Precisamos sonhar grande, crer no sobrenatural, mesmo que seja loucura para este mundo, para Deus não é impossível!

O seu limite e até onde você crer! Só você pode limitar o que irá viver.

(10)

Referências

Documentos relacionados

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

Com a capacidade de mover instantâneos do armazenamento primário para o armazenamento de backup e criar cópias sintéticas diferentes, uma solução de backup simples disponibiliza mais

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

DOCUMENTOS DE TRABALHO DO OBSERVATÓRIO UNIVERSITÁRIO 18.. Outros assuntos de igual, senão mais profunda importância, foram deixados à parte. Correndo o risco de ainda deixar

§ 4º - Nenhum pagamento será realizado pela CONTRATANTE sem que antes seja procedida prévia e necessária consulta ao Sistema de Cadastro de Fornecedores – SICAF – para

A presente Convenção Coletiva de Trabalho regulará as condições jurídicas de emprego entre as empresas de transporte de passageiros, interestaduais, internacionais e