• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 02/2015. Número de Vagas: até 7 vagas Observação: a abertura de vagas não caracteriza obrigatoriedade de preenchimento das mesmas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL Nº 02/2015. Número de Vagas: até 7 vagas Observação: a abertura de vagas não caracteriza obrigatoriedade de preenchimento das mesmas."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL – PPGDR

CURSO DE DOUTORADO

1

EDITAL Nº 02/2015

A Coordenação do PPGDR - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau – FURB, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional.

1. VAGAS

Número de Vagas: até 7 vagas

Observação: a abertura de vagas não caracteriza obrigatoriedade de preenchimento das mesmas.

2. INSCRIÇÃO

As inscrições estarão abertas de 01/07/2015 a 28/08/2015

2.1 Para se inscrever o candidato deverá:

• Preencher os dados na Ficha de Inscrição on-line; (Página do PPGDR – Doutorado, Processo seletivo);

2.2 Após o preenchimento da Ficha de inscrição on-line, digitalizar e anexar no campo “Documentos”, os documentos a seguir:

• cópia da cédula de identidade;

• cópia do CPF;

• cópia do diploma (frente e verso) do curso de graduação;

• cópia do histórico escolar da graduação;

• cópia do diploma (frente e verso) do mestrado ou atestado de defesa de dissertação, ou atestado de previsão de defesa de dissertação expedida pela Instituição de origem do candidato. Observação:

Candidatos inscritos com atestados de defesa ou de previsão de defesa devem atentar para a documentação exigida na matrícula.

• cópia do histórico escolar do mestrado;

• Dissertação de mestrado, item não obrigatório.

• Comprovante de proficiência em uma Língua Estrangeira realizada nos últimos cinco anos contados a partir da data da defesa da dissertação ou do exame de proficiência de: inglês, Universidade de Cambridge - ( Advanced e Proficiency), IELTS ou TOEFL) ou feitos em outras Universidades, alemão, francês, italiano ou espanhol. Caso necessário, consultar calendário da FURB Idiomas na página da FURB, Cursos - no Link Idiomas;

2.3 A documentação abaixo deverá ser enviada pelo correio, via sedex, valendo como data limite de postagem o último dia para a inscrição, ou poderá ser entregue na Secretaria do PPGDR:

• Currículo Lattes (acompanhado de documentação comprobatória das quatro principais produções do candidato que poderá ser: cópia de artigos publicados em periódico científico, trabalhos completos publicados em anais de congressos, livros, capítulos de livros, relatórios de pesquisa aprovados e até 1 artigo inédito encaminhado para publicação ou pronto para encaminhar); -

http://lattes.cnpq.br/

.

• Projeto Preliminar de Pesquisa, conforme modelo disponível na página do Doutorado em Desenvolvimento Regional – Processo seletivo,

• Memorial descritivo, conforme modelo disponível na página do Doutorado em Desenvolvimento Regional – Processo seletivo,

• 2 cartas de apresentação. Modelo na página do PPGDR - Doutorado (Processo seletivo) (Serão aceitas, indistintamente, apresentações profissionais e acadêmicas. Entretanto os professores pertencentes ao PPGDR não poderão apresentar os postulantes ao Programa). As cartas poderão ser enviadas diretamente da pessoa que apresenta o candidato ao PPGDR.

• Síntese da Produção acadêmica preenchida (modelo na página do Doutorado em Desenvolvimento Regional, em Processo Seletivo)

(2)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL – PPGDR

CURSO DE DOUTORADO

2

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR/FURB Campus 1

Rua Antônio da Veiga-140 Bloco R, Sala R - 310 89012-900-Blumenau-SC

Horário da secretaria: de Segunda a Sexta das 09h00min às 11h30min e 14h00min às 17h30min

2.4 Pagamento da inscrição: o boleto será enviado ao e-mail cadastrado pelo candidato no ato da inscrição on-line.

2.4.1 Valor da Inscrição: R$ 187,30

2.5 Os documentos originais: diploma de graduação; histórico escolar da graduação; diploma de mestrado; histórico escolar do mestrado deverão ser trazidos no dia da entrevista para autenticação na secretaria.

Observação: Favor conferir cuidadosamente todos os documentos necessários para a inscrição, bem como efetuar o recolhimento da taxa de inscrição. A ausência de documentos implicará em prejuízo ao candidato no processo seletivo.

Valor atual das Mensalidades: 48 parcelas de R$ 833,61 (estes valores são reajustados anualmente pelo INPC).

3. BOLSAS Demanda Social da CAPES

3.1 O candidato que desejar bolsa de estudos deverá manifestar seu interesse se inscrevendo através do preenchimento de ficha de inscrição de bolsista no site do doutorado.

3.1.1 As bolsas serão atribuídas de acordo com o ranking do processo seletivo e o atendimento a resolução 76/2010 da CAPES.

4. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Inscrições Homologadas: 08/09/2015 às 17 horas (página do Doutorado em Desenvolvimento

Regional em Processo Seletivo)

http://www.furb.br/web/2722/cursos/doutorado/desenvolvimento- regional/processo-seletivo

Prazo para recursos – inscrições não homologadas: 11/09/2015 até as 17 horas (enviados para o e- mail ppgdr@furb.br ou diretamente na Secretaria do PPGDR)

Resposta dos recursos – inscrições não homologadas: 15/09/2015 (para e-mail dos recorrentes) Primeira Etapa - Análise Documental: 16/09/2015 a 25/09/2015 – Análise do Memorial descritivo, Projeto Preliminar de Pesquisa e Currículo Lattes

Divulgação dos selecionados na Primeira Etapa: 29/09/2015 às 17 horas (Página do Doutorado em

Desenvolvimento Regional em Processo Seletivo)

http://www.furb.br/web/2722/cursos/doutorado/desenvolvimento-regional/processo-seletivo

Prazo para recursos da Primeira Etapa: 30/09 e 01/10/2015 até as 17 horas (enviados para o e-mail ppgdr@furb.br ou diretamente na Secretaria do PPGDR)

Resposta dos recursos: 07/10/2015 (para e-mail dos recorrentes)

Segunda Etapa: Entrevistas: 19 a 21/10/2015 (O cronograma das entrevistas será divulgado na página do Doutorado em Desenvolvimento Regional em Processo Seletivo)

(3)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL – PPGDR

CURSO DE DOUTORADO

3 http://www.furb.br/web/2722/cursos/doutorado/desenvolvimento-regional/processo-seletivo

Divulgação dos resultados: 29/10/2015 às 17 horas (página do Doutorado em Desenvolvimento Regional em Processo Seletivo)

http://www.furb.br/web/2722/cursos/doutorado/desenvolvimento- regional/processo-seletivo

Prazo para recursos: 03/11 e 04/11/2015 até as 17 horas (enviados para o e-mail ppgdr@furb.br) Resposta dos recursos: 09/11/2015 (para e-mail dos recorrentes)

Matrícula: A confirmação da matrícula deverá ser feita pelo candidato por e-mail no endereço ppgdr@furb.br, no período de 09/11/2015 a 11/12/2015. Dos candidatos que fizeram inscrição apresentando atestado de defesa ou atestado de previsão de defesa de dissertação, deverão apresentar no ato da matrícula o diploma de Mestrado ou atestado de conclusão do curso.

5. PROCESSO DE SELEÇÃO

Primeira Etapa (Eliminatória)

• Análise Documental - Currículo Lattes;

- Memorial Descritivo e Projeto Preliminar de Pesquisa conforme modelos que estão na página do Doutorado em Desenvolvimento Regional em Processo Seletivo)

http://www.furb.br/web/2722/cursos/doutorado/desenvolvimento-regional/processo-seletivo

- Cartas de apresentação (conforme modelo que esta na página do Doutorado em Desenvolvimento

Regional em Processo Seletivo)

http://www.furb.br/web/2722/cursos/doutorado/desenvolvimento-regional/processo-seletivo

Segunda Etapa (Eliminatória)

• Entrevista Pessoal

- Conhecimentos na área de concentração (considerar como referência as leituras sugeridas abaixo) - Arguição sobre o projeto preliminar

- Perspectivas de dedicação ao curso

- Perspectivas profissionais ou acadêmicas futuras

Na 2ª etapa, as notas atribuídas a cada candidato resultarão numa média ponderada de acordo aos seguintes critérios: Memorial com peso 10 %; Projeto Preliminar com peso 20%; Curriculum Lattes com peso 30% e Entrevista com peso 40%.

De acordo com a Portaria nº 01 da Capes de 04/01/2012, onde há um limite de orientandos por orientador, o Colegiado se manifestará de forma definitiva sobre a lista final dos aprovados, de acordo com a disponibilidade de orientação de cada docente.

OBS.: A secretaria irá definir os horários de entrevistas e uma vez publicados, não serão aceitos pedidos de modificação ou ajustes de horários, bem como, inversão por atraso ou quaisquer outras ações.

6. LEITURAS SUGERIDAS

(4)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL – PPGDR

CURSO DE DOUTORADO

4

1. MACEDO, Fernando C. Notas sobre as políticas de desenvolvimento regional segundo as Constituições Federais do Brasil e o papel dos Fundos Constitucionais de Financiamento pós- 1988. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional - RBDR, Blumenau, v. 2, nº 1, p. 19-

47, outono de 2014. Texto disponível na home page:

http://www.furb.br/web/2722/cursos/doutorado/desenvolvimento-regional/processo- seletivo

2. COSTA, Pedro de Almeida. Sistema Local de Inovação em Economia Solidária: Embrião de Processos de Desenvolvimento Territorial. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Taubaté, v. 7, nº 1, p. 153-173, jan/abr. 2011. Texto disponível na home page:

http://www.furb.br/web/2722/cursos/doutorado/desenvolvimento-regional/processo- seletivo

3. TAVARES, Hermes Magalhães. Desenvolvimento, Região e Poder Regional: A Visão de Celso Furtado. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, São Carlos, v. 13, nº 2, p. 11-

26, Novembro. 2011. Texto disponível na home Page:

http://www.furb.br/web/2722/cursos/doutorado/desenvolvimento-regional/processo- seletivo

4. FERNÁNDEZ, V. Ramiro; CARDOZO, Lucas Gabriel; GESUALDO, Gabriela; SEVAL, Martín.

Aglomeraciones productivas y desarrollo regional: una perspectiva contextualizadora y multidimensional. Redes, v. 15, nº 1, p. 167-195, 2010. Texto disponível na home page:

http://www.furb.br/web/2722/cursos/doutorado/desenvolvimento-

regional/processo-seletivo

5. ELLIOT, Robert. “La ética ambiental” pp. 391-403 in Singer, Peter (Ed.) Compendio de ética.

Madrid: Alianza Editorial, 2010. Texto disponível na home page:

http://www.furb.br/web/2722/cursos/doutorado/desenvolvimento-regional/processo- seletivo

7. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Linhas de Pesquisa e temas relacionados

Na linha de pesquisa Dinâmicas Socioeconômicas no Território os professores atualmente desenvolvem projetos de pesquisa que contemplam as seguintes temáticas:

• Economia Solidária e Arranjos Associativos

• Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento

• Desenvolvimento Desigual

Na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento no Território os professores atualmente desenvolvem projetos de pesquisa que contemplam as seguintes temáticas:

• Gestão e Análise de Políticas Públicas

• Desenvolvimento Turístico Regional

(5)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL – PPGDR

CURSO DE DOUTORADO

5

• Ética Ambiental e Desenvolvimento

• Diversidade, História e Cultura no Território

• Educação para o Ecodesenvolvimento

Observação: Recomenda-se que os candidatos consultem os currículo lattes dos professores do PPGDR para facilitarem suas sugestões de orientação. (http://lattes.cnpq.br/)

Início das aulas: Dia 03/03/2016 (quinta-feira), às 07h30min, Campus I da FURB

Período das aulas: Quartas, das 07h30min às 12h00min e 13h30min às 18 horas, Quintas-feiras, das 07h30min às 12h00min e 13h30min às 18 horas e sextas-feiras das 07h30min às 12 horas. Na sexta- feira, das 14h00min às 18h00min horas acontecem os Seminários.

Documentação de candidatos não selecionados:

Após o término do processo seletivo, os documentos dos candidatos não selecionados, ficarão disponíveis para retirada na Secretaria do PPGDR, sendo descartados decorridos 2 meses.

Mais informações: e-mail: ppgdr@furb.br Fone: (47) 3321-0507

Blumenau, 03 de junho de 2015.

Profa. Dra. Patricia Luiza Kegel Prof. Dr. Marcos Antonio Mattedi

Coordenadora do PPGDR Vice Coordenador do PPGDR

Referências

Documentos relacionados

O Estado é formado por uma estrutura composta por secretarias ou ministério (governo municipal, estadual e federal). As principais secretarias municipais e

No caso dos autos, não houve comprovação de prévia notificação do apelante, requisito que deve observado segundo precedentes do STJ e normas do Bacen, não

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

As luvas devem ser escolhidas de acordo com sua adequação para a estação de trabalho específica: Como podem ser manuseados outros produtos químicos, são exigidos proteções