• Nenhum resultado encontrado

Ao longo dos últimos quinze anos tenho dirigido minha atuação profi ssional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ao longo dos últimos quinze anos tenho dirigido minha atuação profi ssional"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NEWS artigos CETRUS

A Descrição das

Curvas Espectrais Arteriais Periféricas

Dr. José Olímpio Dias Junior

• Coordenador da Divisão de Ecografi a Vascular do CETRUS

• Pós-graduando em Ciências da Saúde: Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

• Médico da Divisão de Ecocardiografi a e Ecografi a Vascular das Clínicas CEU(Centro Especializado de Ultrassonografi a), IMRAD (Instituto Mineiro de Radiodiagnóstico) e CONRAD - Belo Horizonte - MG

• Médico Pesquisador do ELSA (Estudo Multicêntrico de Saúde do Adulto) - Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

E-mail: jolimpio@cardiol.br

Ao longo dos últimos quinze anos tenho dirigido minha atuação profi ssio- nal priorizando o aprendizado, desenvolvimento e educação continuada em Ecografi a Vascular. Se há um tópico que considero desafi ador, este é a caracterização morfológica das curvas espectrais das artérias periféricas.

Há freqüentes interpretações discordantes sobre sua nomenclatura e sobre seu sig- nifi cado hemodinâmico. Por outro lado, trata-se de tópico que todos os profi ssionais que se iniciam no método desejam ter esclarecido logo na primeira aula que aborda os princípios físicos da Ecografi a Vascular com Doppler. Tem sido bastante cons- trangedor para mim, que trabalho com o método e que participo da formação inicial de muitos colegas no CETRUS, expressar minhas dúvidas e indefi nições acerca de assunto pretensamente básico.

Entre as fontes internacionais de referência em Ecografi a Vascular recomendo o periódico Vascular Ultrasound Today, que aborda sempre um tema específi co de relevância. Pode-se ter acesso a este periódico através do site www.chrestomathic.

com, através de assinatura anual ou da aquisição de publicações isoladas. Trata-se de um periódico de excelente qualidade, cuja editora-chefe, Ann Marie Kupinski é autoridade reconhecida no assunto e o corpo editorial composto por profi ssionais de referência no método.

Uma das publicações do segundo semestre de 2009 se intitula Peripheral Arterial Waveform Descriptors – Absent, Vague and Contradictory. O autor é Robert Scissons, Diretor Técnico do Jobst Vascular Center Laboratory de Toledo, Ohio, nos Estados Unidos.

Ano 2 - Edição 8 - Abril/2010

(2)

Confesso que li com muita atenção esta publicação e me senti reconfortado ao me incluir num grupo composto por profi ssionais respeitados que apresentam dúvidas semelhantes às que tenho experimentado ao longo do tempo. Em um grupo com- posto por RVT (Registered Vascular Technologists), RDMS (Registered Diagnostic Medical Sonographers), ARDMS (Registered Sonographers Multi-specialty) obser- varam-se discordâncias em alguns aspectos que reproduzem nossa experiência no CETRUS. Nesta publicação farei um resumo crítico do presente artigo, com alguns comentários que expressam minha opinião pessoal sobre o tema.

I - INTRODUÇÃO

O emprego das curvas espectrais Doppler para a avaliação não invasiva dos pacien- tes com doença arterial periférica representa método de avaliação hemodinâmica capaz de detectar características normais e achados patológicos. Os eventos primá- rios que infl uenciam a morfologia das curvas são a freqüência cardíaca, a pressão arterial e alterações vasomotoras. A presença do fl uxo reverso em diástole é de utili- dade na diferenciação entre vasos sanguíneos doentes e normais.

Deve ser enfatizado que precedendo a análise espectral Doppler os fl uxos per- fi féricos já eram classifi cados em mono- fásicos, bifásicos e trifásicos, baseado no som obtido por aparelhos de Doppler não direcional sem registro gráfi co.

As curvas espectrais normais nas arté- rias periféricas têm sido descritas como trifásicas (fi gura 1). Apresentam uma rápida ascenção sistólica, fase reversa no início da diástole, seguida de peque- na fase anterógrada.

Na doença arterial periférica, ocorre perda do componente anterógrado dias- tólico seguida de progressivo desapare- cimento do componente reverso proto- diastólico, tornando a onda de caracte- rística monofásica (fi gura 2).

Figura 1

Figura 2

(3)

II - PONTOS DE MAIOR CONTROVÉRSIA NA PESQUISA REALIZADA ENTRE PROFISSIONAIS DA ÁREA

Pesquisa realizada nos Estados Unidos em 2007,entre profi ssionais da ultrassono- grafi a vascular (graduados e em formação), solicitados a classifi car a morfologia de curvas espectrais Doppler mostrou alguns aspectos relevantes:

- Maior percentual de concordância:

Curvas trifásicas e bifásicas com resistência elevada e componente reverso - Maior percentual de discordância:

Curvas multifásicas com resistência reduzida e ausência de componente reverso

III - DESCRIÇÃO DA MORFOLOGIA DAS CURVAS

Curvas trifásicas: constituídas por três fases (fl uxo anterógrado com ascenção sistólica brusca, fl uxo diastólico rever- so, e componente anterógrado no fi nal da diástole.

Curvas bifásicas: há controvérsias sobre as descrições dos livros texto de ultrassom e publicações científi cas acer- ca desta denominação. Na maioria das publicações são constituídas por duas fases (fl uxo anterógrado com ascenção sistólica brusca e fl uxo diastólico rever- so – fi gura 3).

No entanto, padrões de resistência re- duzida, sem componente reverso, como os encontrados após exercícios, em situações de aumento da temperatura corporal e infecções, têm sido referidos como bifásicos.Também os padrões de resistência reduzida registrados em ar- térias femorais comuns, distais a doen- ça aorto-ilíaca t6em sido descritos como bifásicos (fi gura 4).

Figura 3

Figura 4

(4)

Curvas monofásicas: na maioria das vezes representam ondas de baixa resistên- cia, sem componente reverso e componente diastólico anterógrado. O padrão clás- sico é representado por onda com tempo de aceleração prolongado, morfologia arre- dondada indicativa de obstrução proximal.

IV - POSICIONAMENTOS

Em decorrência das difi culdades apresentadas e da necessidade de padronização como critério de validação do método, alguns posicionamentos devem ser adotados.

Proponho em decorrência do estudo da publicação citada as seguintes:

1 - Não caracterizar curvas espectrais obtidas a partir de fl uxos de artérias abdomi- nais e com destino cerebral em termos de padrão monofásico, bifásico ou trifásico.

2 - Empregar em toda documentação de curvas espectrais a referência clara ao ponte de velocidade zero, para identifi cação do componente reverso.

3 - Classifi car as curvas espectrais em:

a) Curvas espectrais de alta resistência: presença de componente reverso (abaixo da linha zero), associam-se com vasos que não apresentam lesões he- modinamicamente signifi cativa proximal ao ponto de exame. São consideradas ondas normais ou próximas ao normal.

b) Curvas espectrais hiperêmicas de baixa resistência: apresentam ascen- ção sistólica rápida e com componente distólico anterógrado. Estas ondas indi- cam hiperemia associada a exercícios, temperatura elevada ou doença proximal ou distal ao ponto de exame.

c) Curvas espectrais pós-obstrutivas de baixa resistência: apresentam as- cenção sistólica lenta, sendo consideradas anormais e observadas em segmen- tos distais a lesões obstrutivas hemodinamicamente signifi cativas.

(5)

T 11 2577-0383 | 0800-726-3944 Av. Jabaquara, 476 | Vila Mariana | São Paulo, SP

www.cetrus.com.br

T 1

Av. Jabaquara, 476 |

Pioneirismo, Perspectiva e

Referência no Diagnóstico por Imagem

Referências

Documentos relacionados

Você poderia me dizer em qual destas faixas está a sua renda pessoal no último mês, incluindo todas as fontes, como salários, aposentadorias, pensões, alugueis,

A promoção e a divulgação desta atividade foram realizadas através do grupo de professores de Educação Física e do núcleo de estágio, sendo que cada

Esta Corte Superior firmou posicionamento no sentido de que, nas relações civis-comerciais, aplica-se a Teoria Maior da desconsideração da

Quando você nos fornece as suas informações pessoais para completar uma ação, fazer um pedido, você está concordando com a nossa coleta e uso de informações pessoais apenas

RELEMBRÁ-LOS DE QUE ERAM NOVAS CRIATURAS – “Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento”.. Puniram os impuros que estavam

Se você encontrar violações do Código de Conduta ou de qualquer Política do Grupo, você contatar seu gerente ou outra pessoa ou departamento adequada dentro da empresa - por exemplo

para o papai e para a mamãe, ajuda no bom funcionamento do coração, na disposição física e na saúde em geral.. para as mamães