• Nenhum resultado encontrado

A INDEPENDÊNCIA É PARA TODOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A INDEPENDÊNCIA É PARA TODOS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

A INDEPENDÊNCIA

É PARA TODOS

(2)

A INDEPENDÊNCIA É PARA TODOS

A independência do Brasil não aconteceu apenas uma vez, em 1822. Ela acontece todos os dias, quando lutamos por direitos como igualdade, democracia, liberdade, paz e justiça. É essa luta diária pela independência que nos ajuda a crescer, que nos faz avançar.

Somos um país múltiplo em cores, origens e valores, mas um mesmo povo e um sentimento comum: avançar sempre, valorizando a diversidade, com respeito e tolerância, com união e solidariedade, juntos, construindo um país melhor e com mais oportunidades para todos.

No dia 7 de setembro, vamos celebrar a independência de cada brasileiro.

(3)

Letra: Joaquim Osório Duque Estrada Música: Francisco Manuel da Silva Parte I

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade

Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade,

Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada,

Brasil!

Parte II

Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do novo mundo!

Do que a terra mais garrida

Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;

“Nossos bosques têm mais vida”,

“Nossa vida” no teu seio “mais amores”.

Ó pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula – Paz no futuro e glória no passado.

Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada,

Brasil!

HINO NACIONAL

(4)

ATOS INICIAIS

Chegada da Presidenta da República à Tribuna Presidencial, com Honras Militares feitas pelo Batalhão da Guarda Presidencial.

Execução do Hino Nacional Brasileiro pela Fanfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas dos Dragões da Independência.

Execução do Hino da Independência pela Fanfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas dos Dragões da Independência, com o coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília.

ABERTURA DO DESFILE

O desfile é conduzido pelo Comandante Militar do Planalto, seguido de representantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e da Força Nacional de Segurança Pública, que formam o grupo de comando e o Estado-Maior. O Comandante Militar do Planalto solicita autorização para o início do desfile e a Presidenta da República autoriza.

COMANDO MILITAR DO PLANALTO

O Comando Militar do Planalto é um grande comando operacional do Exército Brasileiro, que tem como área de responsabilidade os Estados de Goiás e Tocantins, o Distrito Federal e o Triângulo Mineiro. Tem como missão contribuir na Defesa da Pátria, na Garantia dos Poderes Constitucionais e da Lei da Ordem. Participar de Operações Internacionais e de Ações Subsidiárias, realizar a Guarda e a Segurança Presidencial e o Cerimonial Militar da Presidência da República.

FOGO SIMBÓLICO

Criado em 1937, o Fogo Simbólico da Pátria representa o patriotismo do povo brasileiro e sua chama é mantida em Brasília, na Pira da Pátria, na Praça dos Três Poderes. No dia 1º de setembro, um archote, que é uma espécie de tocha cerimonial, é aceso na Pira da Pátria, sendo transferido para todos os municípios brasileiros, iniciando em todo o território nacional a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. No Desfile da Independência, vem acompanhado de uma guarda de honra, que representa a formação do povo brasileiro.

DESFILE CÍVICO ESCOLAR

No desfile de 7 de setembro de 2015, a Secretaria de Educação apresenta ao público, por meio de músicas regionais, uma merecida homenagem aos pioneiros de Brasília. Em sua maioria vindos dos estados das regiões Norte e Nordeste, esses guerreiros concretizam o sonho de trazer para o coração do cerrado, a capital do Brasil.

BANDEIRAS

O pavilhão nacional, símbolo do Brasil, e as bandeiras dos estados e do Distrito Federal são conduzidos por estudantes da rede pública da capital.

CORPO COREOGRÁFICO DA BANDA MUSICAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Com movimentos coreográficos e acrobacias, abre o desfile o Corpo Coreográfico, composto por 60 estudantes de 14 a 20 anos e de diferentes escolas públicas da Coordenação de Regional de Ensino de Ceilândia, reconhecida, com orgulho, como residência do maior número de pioneiros da capital do país.

BANDA MUSICAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

A Banda Musical da Secretaria de Educação do Distrito Federal acompanha a apresentação. Formada em 2004, é composta por estudantes de escolas públicas do Guará, de Santa Maria, de Planaltina e do Gama, promove a cultura musical, desenvolve o prazer pela aprendizagem e pela prática musical e estimula o espírito patriótico por meio do resgate das nossas tradições cívicas.

(5)

MÚSICAS REGIONAIS DO NORTE E NORDESTE

Foi na década de 40 que o baião, ritmo musical nordestino, tornou-se popular. Hoje, homenageando os filhos de Brasília e os pioneiros, os 190 alunos participantes do desfile, representam as 622 escolas de educação básica do DF, com a música “Qui nem jiló”, de Luiz Gonzaga.

A BANDA DA ESCOLA MASTER

Fundada em 20 de março de 1996, a Escola Master tem como missão oferecer uma educação contextualizada, equilibrada e de qualidade. Além das disciplinas regulares do currículo escolar, oferece também escolinhas de esportes e aulas de música. A banda musical da Escola Master possui 60 componentes regidos pelo Maestro Steven Svaton, uma comissão de frente composta por 20 alunos e um grupo coreográfico de 36 alunas.

FREVO DAS VASSOURINHAS

170 alunos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal representam um dos hinos mais famosos do Carnaval da região Nordeste, “Vassourinhas”.

O ritmo aquece as multidões e se repete nos polos do Recife e nas ladeiras olindenses.

A BANDA DA ASSOCIAÇÃO BRASIL SGI – BSGI

As bandas marciais Taiyo Ongakutai e Nova Era Kotekitai pertencem à Associação Brasil SGI. Fundadas no Brasil nos anos de 1962 e 1963, contam com cerca de 5 mil integrantes, do total, 200 em Brasília. No desfile,

representam a região Norte do Brasil, com o ritmo Carimbó, cuja homenagem será com a música “Dança do Carimbó”, do cantor e compositor Aurino Quirino Gonçalves, mais conhecido como Pinduca.

DESFILE MILITAR

Não há festa de 7 de setembro sem o tradicional desfile das Forças Armadas Brasileiras e demais instituições militares do país, que brindam o público com a marcha perfeita dos batalhões, as acrobacias dos aviões, a imponência dos regimentos de cavalaria e o ritmo empolgante das bandas marciais.

GRUPO DE COMANDO, ESTADO-MAIOR COMBINADO

O comandante da 11ª Região Militar abre o desfile acompanhado de oficiais da Marinha, do Exército, da Força Aérea Brasileira, que compõe o Estado Maior das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal,

da Polícia Militar do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e da Força Nacional de Segurança Pública, conduzindo seus respectivos estandartes.

BANDA DA POLÍCIA DO EXÉRCITO

A Banda do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília tem destacada participação no cerimonial militar da Presidência da República e dos Poderes Legislativo e Judiciário e apoia a comunidade brasiliense em atividades cívico-sociais.

GRUPAMENTO CONJUNTO

O grupamento conjunto do Ministério da Defesa representa sua expressão militar e é integrado por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, que servem na guarnição de Brasília, cuja união, integração e ação articulada são imprescindíveis para o êxito das operações conjuntas realizadas sob o comando do Ministro da Defesa.

ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO

Formado por atletas militares participantes do programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas, criado em 2008 por iniciativa conjunta dos Ministérios da Defesa e dos Esportes para fortalecer o esporte nacional, com vistas à participação do Brasil nos jogos olímpicos de 2016.

Os primeiros resultados vieram na 5ª Edição dos Jogos Mundiais Militares, em 2011, com a conquista do primeiro lugar no quadro de medalhas, sendo 45 de ouro, 33 de prata e 36 de bronze. A sexta edição acontecerá este ano na Coreia do Sul, onde o Brasil será representado por 286 atletas em diversas modalidades, incluindo quatro atletas com necessidades especiais nas modalidades de tiro com arco e atletismo.

EX-INTEGRANTES DE FORÇA DE PAZ Ex-integrantes de Força de Paz pela segurança e paz internacionais, sob a bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU) ou da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Desde 1957, o Brasil se faz presente no esforço mundial em busca da paz. Cerca de 18 mil brasileiros trabalharam em mais de 30 missões cumpridas na África, Ásia, Europa, Oceania e nas Américas.

(6)

MARINHA DO BRASIL – TROPA A PÉ

A Marinha do Brasil garante os interesses brasileiros no mar e em áreas terrestres importantes para o desenvolvimento das campanhas navais.

É uma força moderna, com tropas e equipamentos compatíveis com a inserção político-estratégica do nosso país no cenário internacional.

Os participantes do desfile representam todos os homens e mulheres que formam a Marinha, cujo patrono é o Almirante Tamandaré.

Essas e outras informações podem ser obtidas no site: www.mar.mil.br.

BANDA MARCIAL DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

Com seus dobrados vibrantes e evoluções precisas, simétricas e criativas, inicia o desfile da Marinha do Brasil. Considerada uma das maiores e mais completas bandas marciais do mundo, distingue-se também pelas gaitas escocesas (gaitas de fole), presenteadas à Marinha do Brasil pelo Reino Unido, em 1951. Por sua técnica e pelas evoluções simétricas e criativas de seus componentes, entusiasma as plateias por onde se apresenta, sendo cada vez mais solicitada para exibições em todo o território brasileiro e em eventos internacionais.

COMPANHIA DE ASPIRANTES DA ESCOLA NAVAL

A Escola Naval, situada na cidade do Rio de Janeiro, é o estabelecimento de ensino superior mais antigo do Brasil e tem como propósito formar oficiais da Marinha para os Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes. Além da formação militar naval inerente à carreira, a Escola Naval, por meio das diversas atividades por ela proporcionadas, aprimora os aspectos cívico e cultural, indispensáveis ao Oficial de Marinha.

COMPANHIA FEMININA

A Companhia Feminina representa a força e o profissionalismo das mulheres que este ano comemoraram os 35 anos de seu ingresso nas fileiras da Marinha do Brasil, participando de diversas atividades, como trabalho embarcado, ações humanitárias e atividades aéreas e de mergulho.

BATALHÃO DE MARINHEIROS

O Batalhão de Marinheiros destaca a importância daqueles que, a bordo dos navios da nossa Esquadra e das Forças Distritais, protegem os interesses nacionais.

BATALHÃO DE FUZILEIROS NAVAIS

Com origem na Brigada Real da Marinha, criada em Portugal em 1797, chegou ao Rio de Janeiro em 1808, acompanhando a Família Real Portuguesa. Desde a década de 50, dedica-se a ações e operações terrestres de campanha naval e é especializado em combate anfíbio. Mais recentemente, tem atuado como observador militar da Organização das Nações Unidas (ONU) em áreas de conflito e integra a Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (Minustah).

EXÉRCITO BRASILEIRO – TROPA A PÉ

O Dia do Exército é comemorado em 19 de abril, data da Batalha de Guararapes, travada em 1648, para expulsão dos invasores holandeses.

As tropas do Exército, com cerca de 210 mil homens e mulheres, são empregadas na defesa territorial, na garantia dos Poderes Constitucionais e da Lei e da Ordem; em ações internacionais, participando de ajudas humanitárias, ações cívico-sociais, campanhas sociais e pesquisas científicas, dentre outras.

Saiba mais sobre o Exército Brasileiro: www.exercito.gov.br.

(7)

BANDA DE MÚSICA DO BATALHÃO DA GUARDA PRESIDENCIAL A Banda de Música do Batalhão da Guarda Presidencial, Batalhão Duque de Caxias, cujas origens remontam a criação do Batalhão do Imperador em 1823, abre o desfile do Exército Brasileiro, com seu tradicional uniforme histórico. Tem como principal atividade atender o cerimonial da Presidência da República, além de participar de atividades junto ao Ministério da Defesa, Quartel General do Exército e outras organizações militares do Comando Militar do Planalto.

COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

Com 37 anos de existência atua na formação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, atendendo a mais de 3 mil alunos e tem obtido constantemente, colocações de destaque nos indicadores de educação do Governo Federal. O grupamento de desfile é constituído por guarda-bandeira, porta-bandeiras históricas e dos estados, acompanhados por grupamento masculino e feminino do Ensino Médio e sua tradicional banda de música.

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS Há mais de 200 anos, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, proporciona educação de excelência a jovens de todo o país, que se formam como oficiais do Exército Brasileiro. Os cadetes da AMAN portam o Espadim, cópia da Espada usada por Caxias como General, que é considerado o símbolo da honra militar.

HOMENAGEM AOS 70 ANOS DA FEB

Chega o momento de reverenciar os brasileiros que lutaram na 2º Guerra Mundial. Os

“Pracinhas” da Força Expedicionária Brasileira recebem uma justa homenagem nos 70 anos da vitória do Brasil. Embarcados em viaturas históricas da Associação de Colecionadores Velhos Amigos de Guerra e nos demais veículos desfilam veteranos da FEB que atuaram na defesa da nossa Pátria. O grupamento a pé,

representando a tropa, desfila com uniforme utilizado na 2ª Guerra Mundial, tendo à frente os estandartes históricos das unidades que pertenceram à 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária.

HOMENAGEM AOS 150 ANOS DO NASCIMENTO DO MAL. RONDON Há 150 anos, em 5 de maio de 1865, nascia Cândido Mariano da Silva, o Marechal Rondon, personagem singular dentro da construção e expansão do sentimento nacional. Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, Rondon é reconhecido por atuar em diferentes áreas, tendo trabalhado como indigenista, sertanista, geógrafo, cartógrafo, botânico, etnólogo, antropólogo e ecologista. Ao desbravar as florestas, com suas longas e penosas excursões, construiu mais de 3 mil quilômetros de linhas telegráficas, que integraram o Brasil litorâneo ao Centro-Oeste e à parte ocidental da Amazônia. Com seu lema “Morrer se preciso for; matar, nunca”, Rondon foi o principal agente da integração do índio à sociedade brasileira.

O Exército homenageia este herói nacional por todo o seu legado.

BRIGADA DE INFANTARIA PARAQUEDISTA

Sediada no Rio de Janeiro, a Brigada teve sua origem na Escola de Paraquedista, em 1945. A tropa paraquedista, inteiramente formada por voluntários, tem como características a coragem, a eficiência no momento do combate, a determinação no cumprimento da missão, a resistência física e a camaradagem.

A COMPANHIA DE GUARDA E CHOQUE

Representa a tropa de choque do Batalhão da Guarda Presidencial, equipada com material necessário para atuar em operações de controle de distúrbio e para manter a segurança e a ordem pública nas instalações presidenciais.

GRUPAMENTO FEMININO Durante a 2ª Guerra Mundial, as mulheres foram convocadas como voluntárias pelo Exército Brasileiro para reforçar os recursos humanos de enfermagem. A participação no conflito foi um marco na inclusão das mulheres nas Forças Armadas do Brasil. O grupamento atua nas áreas da comunicação social, administração, direito, economia, magistério e contabilidade, entre outras.

(8)

FORÇA AÉREA BRASILEIRA – TROPA A PÉ

No desfile terrestre, conduzido pela Banda de Música da Base Aérea de Brasília, os militares apresentam os principais grupamentos e especialidades dos profissionais que compõem a Força Aérea Brasileira. Saiba mais sobre a Força Aérea Brasileira: www.fab.mil.br.

BANDA DE MÚSICA DA BASE AÉREA DE BRASÍLIA

A Banda de Música da Base Aérea de Brasília conta com um grupo de 90 músicos e iniciou suas atividades em 1965. Participa de formaturas civis e militares e tem importante papel no cenário nacional por ser o portão de entrada de autoridades estrangeiras, civis e militares.

ACADEMIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Integram o desfile da FAB, os Cadetes da Academia da Força Aérea Brasileira de Pirassununga, no Estado de São Paulo, responsável pela formação

completa dos oficiais dos quadros de aviadores, intendentes e de infantaria.

Coragem, lealdade, honra, dever e pátria constituem o código de honra do cadete da Aeronáutica.

GRUPAMENTO DE AERONAVEGANTES

É composto por 60 aeronavegantes que exercem funções específicas a bordo das aeronaves da Força Aérea Brasileira.

GRUPAMENTO FEMININO

O Grupamento Feminino da Aeronáutica é composto por oficiais e graduadas, profissionais de diversas áreas, que desempenham atividades logísticas e administrativas da força. As mulheres estão cada vez mais presentes na FAB, ocupando cargos de liderança e chefia em aeronaves, pistas, hangares, escolas de formação, hospitais, controle aéreo e unidades administrativas.

COMPANHIA DE CERIMONIAL SANTOS DUMONT

Finaliza a participação da Força Aérea Brasileira no desfile a Companhia de Cerimonial Santos Dumont. A Companhia representa o comando da aeronáutica em solenidades e formaturas especiais, na condição de guarda de honra e ala de cerimonial. Hoje, a companhia desfila no formato de sabre alado, símbolo da Força Aérea Brasileira.

DESFILE AÉREO DA FAB

O Desfile Aéreo é composto pelas seguintes aeronaves:

ESQUADRÃO GORDO – 1º/1º GT– KC130

O 1° Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte, Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão, no Estado do Rio de Janeiro, foi criado em 18 de fevereiro de 1965. Sua missão é capacitar as equipagens e equipes de manutenção para o emprego ou em apoio ao combate, em período de conflito e adestrar-se para o cumprimento das tarefas atribuídas em tempo de paz.

PRIMEIRO ESQUADRÃO DO 14º GRUPO DE AVIAÇÃO – 1º/14º GAV O 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, o Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas, no Estado do Rio Grande do Sul, foi criado em março de 1947, após a extinção dos 3º e 4º Grupos de Caça. Sua missão é manter os alertas operacionais de Defesa Aérea; realizar campanhas de ataque ao solo;

treinar e manter proficiência em combates aéreos contra aeronaves similares e dissimilares.

(9)

ESQUADRÃO ADELPHI – 1º/16º GRUPO DE AVIAÇÃO – A1

O 1º Esquadrão do 16º Grupo de Aviação, Esquadrão ADELPHI, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Estado do Rio de Janeiro, foi criado em 1980, tendo sido dotado com aeronaves AMX, fabricadas pela EMBRAER, que receberam, na Força Aérea Brasileira, a denominação de A-1. Sua missão é capacitar o seu efetivo em ações de ataque, reconhecimento armado, controle aéreo avançado, interferência eletrônica, supressão da defesa aérea inimiga e apoio aéreo aproximado.

ESQUADRÃO DE DEMONSTRAÇÃO AÉREA – ESQUADRILHA DA FUMAÇA A Esquadrilha da Fumaça fará uma passagem acompanhando a Força Aérea e, ao término do desfile, voltará para encher os céus com suas emocionantes acrobacias.

POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL

Instalada na capital federal desde 1966, a Polícia Militar do Distrito Federal tem como missão constitucional a preservação da ordem pública e a

segurança da comunidade. A PMDF atua em todas as regiões do DF, sempre sob o lema: “Polícia Militar do Distrito Federal – muito mais que segurança.”

A PMDF está representada por sua Banda Sinfônica, pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental, pelo 5º Batalhão, por um Grupamento Feminino e por um grupamento composto pelo BOPE, Batalhão de Choque e Batalhão de Policiamento com Cães.

No desfile aéreo da PMDF, participam dois helicópteros e um avião C-210 Turbo, usados no radiopatrulhamento, Policiamento Rodoviário, Ambiental e em apoio ao policiamento ostensivo terrestre.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL

Criado por decreto do Imperador Dom Pedro II, em 1856 e há 50 anos em Brasília, o Corpo de Bombeiros da PMDF atua voltado para a segurança da comunidade, o combate e o controle a incêndios, o salvamento e o atendimento pré-hospitalar de emergência, a prevenção de incêndios e acidentes, as perícias de incêndio urbano e florestal e as ações de defesa civil no Distrito Federal. Seu lema é “Vidas alheias e riquezas salvar!”.

Neste desfile está representado pela Banda de Música, por um Pelotão Feminino, por um destacamento de Combate a Incêndios e um destacamento de integrantes de Grupamentos Especializados e no desfile aéreo dois aviões de Combate a Incêndios Florestais – AT-802F e dois Helicópteros de Resgate.

BANDA DE MÚSICA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DF

A Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, com efetivo total de 70 militares, foi criada em novembro de 1896, com o objetivo de educar musicalmente os soldados, cujas ordens de comando, em plena ação contra o fogo, eram dadas pelos toques de clarim.

PELOTÃO FEMININO

No ano de 1993, iniciou-se a participação das mulheres no Corpo de

Bombeiros Militar do Distrito Federal. Comandantes de socorro, combatentes do fogo, socorristas, médicas, motoristas, mergulhadoras de resgate, enfim, oficiais e praças executam todas as funções nas ações destinadas ao Corpo de Bombeiros.

DESTACAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIOS

Estão sediados em toda a capital federal e suas ações se estendem também em algumas regiões do entorno. Suas principais atividades são o combate a incêndio urbano, atendimento às vítimas de acidentes automobilísticos e atendimento pré-hospitalar. Destacam-se pelo aprimoramento constante de seus militares na busca pelo melhor desempenho de suas missões operacionais.

GRUPAMENTOS ESPECIALIZADOS

São unidades subordinadas ao Comandante-Operacional, responsáveis pelo planejamento estratégico, coordenação e o emprego das diferentes unidades para a execução das variadas atividades da força.

FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

Formada por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e peritos forenses, a Força Nacional, subordinada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, tem como missão apoiar os estados nas ações de prevenção, preservação e restauração da ordem pública, atuar em grandes eventos de repercussão internacional, realizar operações aéreas, investigação de crimes e perícias e ainda apoiar os estados em ações de defesa civil nas ocorrências de desastres naturais e catástrofes.

(10)

ORDEM UNIDA DOS GRANADEIROS (BGP)

A Companhia do Cerimonial do Batalhão da Guarda Presidencial, Batalhão Duque de Caxias, realiza diversas missões de cerimonial militar, sendo uma delas a demonstração de ordem unida sem comando típica dos granadeiros.

Essa atividade demonstra a disciplina, a precisão e a habilidade no manuseio do fuzil, alguns dos atributos necessários aos que integram a Guarda

Presidencial. A companhia enverga os tradicionais uniformes históricos do Batalhão do Imperador e o armamento utilizado é o fuzil Mauser 1908, que pesa 5 quilos.

PIRÂMIDE HUMANA DO BATALHÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO DE BRASÍLIA

A Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília vem abrilhantando eventos e empolgando a todos que acompanham suas apresentações. A equipe da pirâmide humana quebrou o recorde mundial dessa atividade, com 47 militares sobre uma única motocicleta, registrado no Guiness Book, “O Livro dos Recordes”.

TROPAS MOTORIZADAS, MECANIZADAS E BLINDADOS BATEDORES MOTOCICLISTAS

Abre o desfile das tropas motorizadas, mecanizadas e blindados o grupamento de motociclistas da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e da Força Nacional de Segurança Pública.

(11)

BLINDADOS DA MARINHA DO BRASIL

Incorporados ao desfile das viaturas blindadas, a Marinha do Brasil apresenta dois Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), duas Viaturas Blindadas M-113, dois Carros de Combate SK 105 A2S, duas Viaturas Blindadas Piranha e duas viaturas que pertencem ao Sistema Astros FN2020.

EXÉRCITO BRASILEIRO – GRUPAMENTO DE VIATURAS MECANIZADAS VIATURA BLINDADA GUARANI

Viatura blindada de transporte de pessoal, Guarani, de fabricação

nacional. Com tração 6x6 e capacidade para 10 militares, o Guarani é uma viatura sobre rodas, dotada de armamentos e equipamentos sofisticados que permitem o gerenciamento do campo de batalha em tempo real e a intervenção eficaz e oportuna nas operações que exigem rapidez, flexibilidade, poder de fogo e proteção blindada.

11º Grupo de Artilharia Antiaérea

O 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (11ºGAAAe) foi inaugurado em 18 de agosto de 1986. Está sediado em Brasília-DF e subordinado à 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea. Integra o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) e tem como missão a defesa antiaérea do Planalto Central e da Amazônia Ocidental. É equipado com míssil antiaéreo portátil Igla-S, de origem russa e míssil RBS 70, de origem sueca.

32º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA

O 32º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Dom Pedro I – é dotado dos modernos obuseiros L118 Light Gun, material capacitado a lançar granadas de 105 mm até 20 quilômetros de distância.

ASTROS 2020

O moderno sistema Astros 2020, fabricado pela Avibras, empresa 100%

brasileira, é uma plataforma lançadora múltipla de foguetes com capacidade de concentrar uma grande massa de tiros com rapidez. Seus foguetes possuem um alcance de até 300 quilômetros, sendo referência mundial de modernidade e operacionalidade do Exército.

1º BATALHÃO DE GUERRA ELETRÔNICA – CCOMGEX

O 1º Batalhão de Guerra Eletrônica é subordinado ao Centro de

Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX). Criado em

2012 pela transformação da 1ª Companhia de Guerra Eletrônica, é um importante vetor na busca da superioridade da informação e proteção de estruturas estratégicas.

COMPANHIA DE COMANDO E CONTROLE – CCOMGEX

A Companhia de Comando e Controle é subordinada ao Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) e possui equipamentos de transmissão de dados que compõem o sistema tático de comando e controle da Força Terrestre.

ONIBUS DE CHOQUE – BGP

O ônibus de choque do Batalhão da Guarda Presidencial é uma viatura equipada com um canhão de água com 40 metros de alcance e utilizada para o transporte de tropa e emprego em operações de controle de distúrbios.

GRUPAMENTO MOTORIZADO DA POLÍCIA FEDERAL

Criada em 1944, a Polícia Federal é uma das mais importantes forças de segurança do Brasil, combatendo o crime organizado, o tráfico de drogas e os crimes contra o meio ambiente. O órgão é equipado com aviões,

helicópteros, lanchas blindadas, botes, diversos tipos de viaturas e modernos equipamentos de radiocomunicação e de tecnologia de informação.

Desfila uma Van Antibombas do grupo especializado em bombas e explosivos, viaturas especiais do Comando de Operações Táticas – COT –, grupo de elite da PF e por fim, uma Base Móvel acondicionada em contêineres, instaladas em uma carreta bi-trem.

GRUPAMENTO MOTORIZADO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL Criado em 1928 como Polícia das Estradas, faz parte do Sistema Nacional de Segurança Pública e está presente em 67 mil quilômetros de rodovias federais. É responsável pela segurança das pessoas e das riquezas que circulam pelo país, além de cumprir papel importante na promoção dos direitos humanos e na repressão ao tráfico de drogas, ao contrabando, aos crimes ambientais e à exploração sexual de crianças e adolescentes, em ações de promoção dos direitos humanos e da cidadania.

GRUPAMENTO MOTORIZADO DA POLÍCIA MILITAR DO DF

O policiamento motorizado utiliza rádios, viaturas e demais equipamentos que facilitem a atuação policial e sua identificação por parte da sociedade, nas ações ostensivas de mobilidade, observação e fiscalização. Estão

(12)

representadas no desfile viaturas do Centro de Manutenção, da Diretoria de Pesquisa e Patrimônio Histórico e Cultural da PMDF. Motocicletas das Rondas de Ações e Intervenções Operacionais – RAIO, Viatura Antibomba do BOPE, Viatura Marruá do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Viatura Centurion do Batalhão de Choque e, por fim, o ônibus do BOPE, utilizado em Operações de Gerenciamento de Crises.

GRUPAMENTO MOTORIZADO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DF No desfile motorizado do Corpo de Bombeiros Militar do DF, apresentam-se viaturas que representam parte do poder operacional usado no pronto atendimento à população do Distrito Federal.

Participam do desfile, Moto-resgate – empregadas principalmente em acidentes automobilísticos, em horários de trânsito intenso e locais de difícil acesso, Auto Bomba Tanques, caminhões de última geração para combate a incêndio, Escadas Mecânicas, que alcançam até 55 metros de altura, Auto Busca e Resgate, destinado às ocorrências de mergulho e viaturas Auto Bomba Tanque Florestal, entre os melhores carros para combate a incêndio florestal.

GRUPAMENTO MOTORIZADO DA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA Encerrando o desfile motorizado, apresentam-se viaturas da Força Nacional de Segurança Pública, empregadas nas diversas missões em todo território nacional e caracterizadas para o pronto emprego e rápida mobilização, no menor tempo possível e com a máxima eficácia, zelando pela segurança da população.

GRUPAMENTO MOTORIZADO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA – SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 do Distrito Federal, criado em 24 de agosto de 2005, atua no atendimento pré-hospitalar a casos clínicos, obstétricos, psiquiátricos e traumáticos. É composto por equipes de saúde que atuam em motolâncias, unidades de suporte básico e avançado, veículos de intervenção médica, veículos de suporte a múltiplas vítimas, posto móvel de regulação e veículos operacionais.

TROPAS HIPOMÓVEIS BATERIA CAIENA

Com seu uniforme da Artilharia do Exército Imperial, a Bateria de Cerimonial Caiena, integra as atividades do cerimonial militar da Presidência da

República. Realiza salva de gala (tiros) para chefes de estado e autoridades em visita oficial à capital federal. Possui peças de canhão krupp de 75 mm e duas parelhas, uma cozinha de campanha e uma viatura cisterna, tracionada por cavalos da raça Bretão Postier e da raça Percheron.

REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA DA POLÍCIA MILITAR DO DF – RPMON O Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do DF atende a todo o Distrito Federal com as rondas ostensivas montadas, empregadas no policiamento diário e em locais que apresentam maior número de ocorrências. Além do policiamento montado, possui escolinha de equitação e, por meio de parcerias, atende a pessoas com deficiência, no Centro de Equoterapia do Regimento Coronel Rabelo.

(13)

1º REGIMENTO DE CAVALARIA DE GUARDAS

O 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, “Dragões da Independência”, é a unidade mais antiga da arma de cavalaria do Exército Brasileiro, tendo sido criada em 1808, pelo príncipe regente Dom João. Participou ativamente dos mais expressivos episódios da História do Brasil, como o Grito da Independência e a Proclamação da República. Tem como missão a guarda das instalações da Presidência da República, o cerimonial militar representativo do país e contribui para a formação do cidadão brasileiro e a manutenção das tradições equestres.

APRESENTAÇÃO DO TÉRMINO DO DESFILE, HONRAS MILITARES E ENCERRAMENTO

O Comandante Militar do Planalto apresenta-se à Presidenta da República e declara encerrado o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro de 2015.

DEMONSTRAÇÃO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA

A Esquadrilha da Fumaça – Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira – sediada na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo, realiza demonstrações aéreas no Brasil e no exterior, divulgando a imagem institucional da Força Aérea Brasileira.

Sob o lema “Fumaça já!”, representa a oportunidade para milhares de pessoas conhecerem, de maneira emocionante e inesquecível, a Força Aérea Brasileira, comprovando a perícia e competência de seus profissionais e suas acrobacias incríveis.

Neste ano, retorna ao desfile com as novas aeronaves A-29 Super Tucano, fabricadas pela Embraer, usadas também em missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça e, ao serem adotadas pela Fumaça, as aeronaves ganharam pintura com as cores vibrantes da bandeira do Brasil.

Saiba mais sobre a Esquadrilha da Fumaça:

www.esquadrilhadafumaca.com.br.

Já podeis, da Pátria filhos, Ver contente a mãe gentil;

Já raiou a liberdade No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!

Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava Da perfídia astuto ardil...

Houve mão mais poderosa:

Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!

Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges, Que apresentam face hostil;

Vossos peitos, vossos braços São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!

Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro, Já, com garbo juvenil, Do universo entre as nações Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!

Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil.

Letra: Evaristo da Veiga Música: D. Pedro I

HINO DA INDEPENDÊNCIA

(14)

Central de Atendimento à Mulher ... 180

Disque-Denúncia contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ... 100

Agendamento para Atendimento da Previdência Social ...135

SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ...192

Corpo de Bombeiros do Distrito Federal ...193

Polícia Militar do Distrito Federal ... 190

Defesa Civil ...199

Disque-Saúde ... 0800 61 1997

SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA

(15)

Não jogue este livreto em via pública.

Referências

Documentos relacionados

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

7,10,11,13,28-30 Observa-se que a baixa escolaridade materna está associada a desfechos negativos para a saúde materno-infantil, tais como pré-natal inadequado com um baixo

• “Uma vez que a bola esteja à disposição do jogador para o primeiro ou único lance livre, não podem ser concedidas substituições e descontos de tempo, a não ser que

O biorreator convencional tipo tanque agitado é o mais versátil e importante biorreator empregado em todas as escalas de produção, seja em laboratórios de pesquisa ou na indústria

Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

F I G U R E 1   Schematic representation of the experiment undertaken to test different routes of oestradiol benzoate administration for cervical dilation prior to

Um desdobramento do movimento “Com o Rio, de braços abertos” será criar uma nova categoria no VEJA Rio Comer&Beber, denominada “De braços abertos”,