• Nenhum resultado encontrado

Fala Senhor, pois o teu servo está prestando atenção!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Fala Senhor, pois o teu servo está prestando atenção!"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 IGREJA BATISTA CEHAB

Pr. Gilberto Suzano

Celebração de Domingo (manhã) – 24/06/2012 Quando Deus fala com a gente!

Leitura Bíblica: I Samuel 3:1-10

“Fala Senhor, pois o teu servo está prestando atenção!”

INTRODUÇÃO

Nós estamos nestes dias buscando conhecer a Deus e Sua vontade.

E a minha pergunta nesta manhã é a seguinte:

Deus tem falado com você? Você tem conseguido ouvir Deus falando?

Essa é a questão mais importante de toda a nossa caminhada nestes dias, porque para conhecer Deus e fazer a Sua vontade você precisa crescer diariamente em sua habilidade de ouvir claramente Deus falando com você.

Você precisa desenvolver sua habilidade de ouvir Deus seja através da leitura da Bíblia, ou pela oração, ou através das pessoas que Ele usar para isto, ou pelas circunstâncias da vida, sempre na atuação do Espírito Santo.

Agora pela manhã vamos ver que Deus fala com as pessoas, independentemente de sua idade, se adulto ou criança, se homem ou mulher.

I Samuel 3.1-10.

Essa é uma história que mostra como alguém pode ouvir ou não a voz de Deus. O v.1 diz que "Naqueles dias poucas mensagens vinham do Senhor." O v.

7 diz também que "Samuel não conhecia o Senhor, pois o Senhor ainda não havia falado com ele." E então no v. 10 nós lemos a resposta final de Samuel:

"Fala, pois o teu servo está escutando!"

Novamente, a questão central aqui não é se Deus está falando. Deus está falando o tempo todo. A questão é: nós estamos ouvindo a voz de Deus?

A Bíblia diz no Sl. 19.1,2 que “O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram. Cada dia fala dessa glória ao dia seguinte, e cada noite repete isso à outra noite.”

Esse texto está se referindo à revelação natural, e essa é apenas uma das muitas maneiras que Deus fala tentando chamar nossa atenção.

Deus está em todo o tempo tentando nos chamar a atenção, essa é uma grande verdade bíblica.

Inclusive precisamos entender que nós não temos a menor condição de chamar a atenção do nosso Deus. Outro dia eu ouvia uma ministração de um líder de louvor do Ministério Apascentar em que ele dizia que devemos chamar a atenção do nosso Deus com a nossa adoração.

(2)

2 Eu tentei imaginar como seria isso. Imagine Deus ocupado com seus afazeres, ou simplesmente dando uma voltinha aqui na terra, de repente Deus passa em frente a uma igreja e ela parece até estar fechada. Passa em frente outra e o entusiasmo, a alegria daquele povo lhe chama a atenção e Deus então diz: “Hem, como esse pessoal me adora. Que beleza de louvor. Show de bola”.

Será que é isso que aquele líder estava querendo dizer. Isso é heresia.

Nada, absolutamente nada que eu possa fazer é capaz de chamar a atenção de Deus. O que a bíblia nos ensina é exatamente o contrário: Deus é que está em todo o tempo tentando chamar a nossa atenção.

Voltando ao texto que lemos em Samuel, diz que a Palavra do Senhor era rara. Por quê? Porque ninguém estava ouvindo. Diz a bíblia que naqueles dias chamado de “dia dos juízes” a frase chave era: cada um estava fazendo o que parecia certo aos seus próprios olhos.

E se você ler mais à frente vai perceber que as pessoas que mais deveriam estar sensíveis à voz de Deus estavam completamente surdas: os sacerdotes Eli e seus filhos.

Então o primeiro ponto sobre prestar a atenção quando Deus está falando é que nós devemos querer ouvir.

Lembra do que dissemos domingo passado? Precisamos estar com o coração aberto, caso o contrário, o que Deus fala não entra, não penetra, ou simplesmente “entra num ouvido e sai no outro”.

Eu creio que todos nós aqui no tempo de colégio tivemos um amigo de classe que se sentava lá atrás e fazia aquela cara de que não tava nem ai para o professor. E por mais que o professor se esforçasse aquele seu amigo não queria saber de nada mesmo. Todos nós tivemos amigos na escola que faziam isso. Talvez você tenha sido um aluno assim.

Daqui de cima nós percebemos nitidamente que até dentro da Igreja existem algumas pessoas com esse mesmo tipo de atitude. Pessoas que não estão nem aí pra nada. Pessoas que estão loucas para que o culto acabe logo.

Voltando ao caso de Samuel, há aqui um jovem de talvez uns 12 anos de idade. E Deus está falando com ele. Deus está chamando a sua atenção numa noite normal. Num dia desses. Talvez Deus já tivesse tentado falar com ele outras vezes. Quem sabe outras vezes ele caíra na cama e “tum”.

Mas aqui não. Samuel ouve uma voz. Essa voz o atrai. Ele não consegue dormir. Ele quer saber ao certo quem está falando. Ele não entra de “gaiato” na primeira. Mas Samuel está muito interessado.

Deus, o professor, está chamando a atenção de Samuel. Samuel poderia ter deixado aquela voz de lado.

(3)

3 Eu quero dizer também que, embora Samuel tivesse sido criado na Casa de Deus, ele ainda não conhecia pessoalmente quem era o Senhor. Mas Samuel está interessado. Perceba que estou frisando que ele está INTERESSADO.

Deus procura pessoas interessadas. Ele procura por pessoas que estejam prontas a ouvi-Lo. Foi isso que Hanani disse ao rei Asa:

“Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele.” 2 Cr. 16.9.

Foi por isso que Jesus disse várias vezes em Apocalipse: "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas."

Será que você está interessado em ouvir Deus?

Você sabe por que os momentos mais difíceis de nossa vida abrem nossos ouvidos? Porque esses momentos quebram as nossas defesas. As crises criam uma certa prontidão para ouvir e logo a noite falaremos um pouco mais sobre isso.

Em Êxodo 3:4 há um verso fascinante que fala sobre essa prontidão para ouvir Deus. Diz que quando o Senhor viu que Moisés examinou cuidadosamente o mato em chamas, Deus o chamou e falou com ele.

Quando Deus viu que tinha chamado a atenção de Moisés, Deus falou com ele. Deus não falou com Moisés até que ele lhe deu sua atenção. Então Deus sempre procura por essa atenção.

Para Samuel a voz de Deus veio por três vezes e ele não a entendeu.

Eu posso quase que afirmar que dificilmente nós conseguimos ouvir da primeira vez que Deus nos fala sobre algo. Isso por que quase sempre nós relutamos. Isso por que quase sempre o que Deus nos fala entra em choque com a nossa vontade.

Domingo vimos que quando Jesus contou a parábola do semeador, Ele estava ensinando que há quatro diferentes respostas quando ouvimos a Palavra de Deus e em seguida Ele conclui o seu ensinamento: "Portanto, consideram atentamente como vocês estão ouvindo." (Lc. 8:18)

Esse é o primeiro ponto: estar pronto para ouvir é a primeira coisa que nos permite ouvir a voz de Deus.

A segunda verdade sobre prestar a atenção quando Deus está falando é que aqueles que desenvolvem um relacionamento íntimo e pessoal com Deus conseguem ouvi-Lo muito melhor.

Não é através de uma fórmula, nem de um método, mas é através de um relacionamento íntimo com Deus que nós podemos ouvi-Lo melhor.

Novamente, o v.7 do texto de I Samuel diz isto muito, muito claramente.

Samuel ainda não conhecia o Senhor. Isso fala de uma intimidade, de um conhecimento de Deus. Ele ainda não tinha aquela relação pessoal.

(4)

4 Sabe, nós podemos entender isso através de nossa própria experiência, especialmente pessoas jovens e solteiras podem entender isto muito bem.

Você que ainda é jovem e é solteiro, imagine que você veja alguém que gostaria de conhecer melhor, mas você não tem coragem para ir até lá e falar com ela, então você pergunta a outra pessoa: "Você sabe quem é aquela pessoa? Você a conhece? Você sabe quem é ela?"

Outro exemplo disso é quando nós queremos parecer importantes para outras pessoas. A gente diz que conhece determinadas pessoas, não é mesmo?

É como se eu dissesse para alguém: “Oh, eu conheço o prefeito.” Aí esse alguém encontra com o prefeito e diz: “Prefeito, eu conheci um conhecido seu, o pastor Gilberto.” Então o prefeito diz: “Pastor o que???”

Você entende o que é conhecer uma outra pessoa? Então aqui lemos que

“Samuel não conhecia o Senhor” Você conhece o Senhor? Quando você pede alguém para orar por você, essa pessoa pode dizer o seu nome para Deus?

“Sabe Deus, eu queria te pedir para abençoar o Gervásio, o Senhor o conhece?” Às vezes eu oro por pessoas que no momento da oração sinto que Deus parece até me dizer: “Gervásio? Não conheço nenhum Gervásio...”

Outro detalhe que denota conhecimento é reconhecer a voz.

Eu lembro quando eu e Adima estávamos namorando. Nós não podíamos nos ver todos os dias, pois ela morava distante 35km.

Então nos falávamos pelo telefone e quando eu atendia o telefone dela eu ouvia: “Oi, amor.” Eu sabia na hora quem era do outro lado da linha.

Você reconhece a voz do Senhor e Ele reconhece você e a sua voz? Você gasta tempo em conversas íntimas com o Senhor?

Certo irmão dizia: "Quando eu chegar no céu eu não quero ter que mostrar minha identidade para provar quem eu sou. Eu quero que Deus me conheça pelo som da minha voz."

É desse conhecimento que estamos falando.

Sabe o que atrapalha muitas pessoas ouvir a voz de Deus? É que algumas pessoas em algum lugar ao longo da caminhada com Deus disse: “Não, eu não quero prestar atenção ao que Deus tem para dizer”.

Mas acontece que é impossível ter um relacionamento íntimo e pessoal com Deus sem estar disposto a ouvir a voz de Deus.

Quando Deus chamou Moisés, Ele disse: "Moisés!" E quando Deus chamou Samuel, Ele disse: "Samuel!" E na quarta vez que Ele o chamou disse,

"Samuel, Samuel." O que isto está tentando nos dizer sobre Deus?

Que Deus é bom em lembrar dos nossos nomes?

(5)

5 Não apenas isso, mas que nós temos um Deus que deseja ser conhecido intimamente e quando Ele falou com Samuel Ele o chamou uma, duas, três, e na quarta vez Ele chamou fortemente.

Deus está tentando falar com você, mas se você não está prestando a atenção nEle, a bíblia está dizendo que Deus continua tentando falar com você.

Ele não pára. Ele não desiste. Ele insiste.

Somente quando uma pessoa morre Deus para de falar com essa pessoa.

Um fato interessante é que Deus falou com Moisés e também falou com Samuel, a cada um no seu tempo, mas o que houve em comum é que Deus revelou para eles o que Ele iria fazer.

“Samuel, isto é o que Eu vou fazer. Moisés, isto é o que Eu vou fazer.”

Você percebe o nível de intimidade aqui? Deus fala com esses dois homens e lhes revela o que Ele iria fazer. É assim que Deus quer se relacionar com você. Ele quer que você O conheça e que saiba quais são os planos dEle.

Mt. 13.11- "Jesus respondeu: A vocês Deus mostra os segredos do Reino do Céu, mas, a eles, não."

Uma verdade que precisamos aprender é que "Deus não tem favoritos.

Deus tem amigos íntimos." A intimidade entre um casal é desenvolvida e mantida em profundidade com o compartilhar do seu tempo juntos e com o passar do tempo o casal acaba desenvolvendo uma capacidade de saber o que o outro está pensando sem nem mesmo conversar. Eles apenas sabem ou sentem.

Foi isso que aconteceu entre Samuel e Deus. Samuel foi do não conhecimento ao conhecimento profundo, da ignorância à intimidade.

CONCLUSÃO

Meus irmãos, essa é a palavra que Deus quis ministrar a nossas vidas nesta manhã. Simplesmente você decide.

Deus está em todo o tempo falando com a gente, desde o menor até o maior, como um professor numa sala de aula. Ou a gente se diverte e faz de conta que não está nem aí para o que o professor está falando ou a gente leva a sério e decide ouvir o que Deus está falando.

Sabe qual é a diferença? É nos resultados.

Ao longo de minha vida tenho observado que aqueles meus colegas de sala e aula que não estavam nem aí para o professor, hoje estão vivendo uma vida mesquinha, improdutiva e inútil. Nunca chegaram a lugar algum.

Por um outro lado, aqueles que prestavam bastante atenção nas aulas, aqueles que ouviam e estavam atentos ao que o professor falava, hoje tem uma vida estabilizada e feliz.

(6)

6 É exatamente assim também no conhecimento de Deus e da Sua vontade.

Você pode sacudir os ombros e não estar nem ai para o que Deus está falando, ou pode decidir ouvir a Sua voz, entregar sua vida para Deus, obedecer Seus ensinos, e sua vida simplesmente nunca será mais a mesma.

Como seu pastor e amigo devo de dizer que a segunda opção é a garantia de uma vida bem-sucedida.

Mas eu quero lembrar a você algo sobre isso. Você lembra quando Deus falou com Moisés no meio daquele mato em chamas? A Bíblia diz que o mato estava se queimando, mas não estava se consumindo.

O que aprendemos é que quando entregamos nossa vida a Deus, Ele toma o comum e o ordinário, até mesmo àquelas coisas que não agradam a Ele em nossas vidas e Deus não nos consumirá, mas nos transformará.

O que consome as pessoas não é Deus. É a escravidão no Egito. Você entende? É fazer tijolos em trabalhos forçados de alguma maneira moderna. As pessoas estão presas com suas vidas em ratoeiras modernas.

Não é o chicote de um capataz egípcio, mas é o chicote da cobiça, da avareza e da preocupação com as coisas desse mundo que escravizam as pessoas. É o chicote de um vício, de uma vida imoral, de um pecado oculto.

O que Deus falou com Moisés e o que Deus falou com Samuel é o mesmo que Ele tem falado com cada um de nós para sermos parceiro de Deus, renunciar as coisas que nos escravizam e caminhar com Aquele que nos liberta.

O que Deus estava falando com Samuel era chamando-o para ser um profeta no meio de uma geração surda.

Quando ouvimos Deus e alinhamos a nossa vida àquilo que Ele está falando nossa vida nunca mais é a mesma.

Ninguém conhecerá Deus e muito menos a Sua vontade sem desenvolver a habilidade de ouvir Deus.

E como Samuel precisamos hoje também dizer: “Fala Senhor, pois o teu servo está ouvindo”.

“Fala Senhor, pois o teu servo está prestando atenção!”

Referências

Documentos relacionados

The cluster analysis revealed that the fish fauna in segment VIII (Torres to Chuí, Rio Grande do Sul) differs from that of the other segments (approximately

Procurador-Gera1 da República em casos que a norma de regência não prevê prazo comum, a fim de acelerar 0 Curso processual das ações. Apenas no período de 08/2020 a 07/2021

As ligas TK são sistemas de segurança passiva de alta tecnologia que eliminam o risco de explosões em tanques e combustíveis, bem como em sistemas de distribuição de

CAPACETE FUNCTION UNIVERSAL 43€ 53€ CAPACETE ADVANCE VENT 89€ 103€ ÓCULOS DYNAMIC CONTRAST NEGROS 10,40€ ÓCULOS STANDARD 3,60€ LUVAS ANTI-CORTE FUNCTION MS 27€

In this sense, the challenges towards promoting sustainable livestock in Brazil, which has the recovery of degraded pas- tures, comprising intensification and the increase

Interruptores flutuadores tipo ABZMS…D com corrente de medição de resistência e termômetro de resistência como no tipo ABZMS…RTA e aparelho de comando e de sinalização

O município de Itabuna torna público os Autos de Infrações de Trânsito e as placas dos respectivos veículos, quais foram postados pelo correio e retornaram por desatualização

225 - meio ambiente ecologicamente equilibrado, neste incluso o do Trabalho (VIII, Art 200)  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do