• Nenhum resultado encontrado

SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

ROCHA, Fábio Freitas SANTOS, Gisele Simas2 fabiofreitas23@hotmail.com

RESUMO

A Síndrome de Burnout é uma forma de resposta ao estresse laboral crônico, sendo esta uma condição na qual o trabalhador se desgasta, e desiste, na medida em que perde a satisfação e sentido pelo trabalho. O objetivo deste artigo é esclarecer as situações que causam o desenvolvimento da doença no profissional, procurando promover alternativas e medidas de intervenção eficazes visando a saúde e o bem-estar do trabalhador. O presente artigo trata-se de um levantamento de revisão bibliográfica de artigos e livros pertinentes ao assunto dos quais foram consultados para conhecimentos gerais a respeito do assunto. Após a coleta, as informações e resultados obtidos foram analisados chegando ao tema acima citado.

Palavras-chave: Síndrome de Burnout; profissionais da saúde; saúde do trabalhador.

ABSTRACT

The burnout syndrome is a form of response to chronic job stress, which is a condition in which the worker wears and gives up, in that it loses meaning and satisfaction at work. The purpose of this article is to clarify the situations that cause disease development in professional seeking to promote alternative and effective interventions targeting the health and well-being of workers. This article comes up a survey of literature review of articles and books related to the subject of which were consulted for general knowledge on the subject. After collecting the information and results obtained were analyzed coming to the topic above.

Keywords: Burnout Syndrome; health professionals; occupational health.

1 INTRODUÇÃO

A Saúde e doença não são acontecimentos isolados dos quais possam ser definidos em si próprios, pois estão fortemente conectados ao conjunto sócio- econômico-cultural, tanto em suas conseqüências quanto na percepção das pesquisas que sugerem algum resultado ou soluções. Assim sendo, os profissionais da área de saúde não vivem apenas de informações científicas, necessita também conhecer e compreender além do processo saúde e doença, para poder identificar doenças cada vez mais presentes em seu dia-a-dia. Uma dessas patologias é a Síndrome de Burnout (VIANA, 2009).

(2)

Ainda não se tem um conceito definitivo sobre esta síndrome, existe um consenso em considerar que aparece no indivíduo como uma resposta ao estresse laboral. Trata-se de uma experiência particular interna que unifica sentimentos e atitudes que muitas vezes tem um aspecto negativo para o indivíduo, elemento que implica alterações, problemas e disfunções psicofisiológicas com resultados nocivos para a pessoa e para a organização (SILVA, 2000).

A Síndrome de Burnout surgiu em meados da década de 70, nos Estados Unidos, em busca de resposta ao processo de deterioração, nos cuidados e atenção profissional aos trabalhadores de uma organização. Sendo definida como esgotamento profissional, uma síndrome psicológica decorrente da tensão emocional crônica no trabalho (LIMA, 2007).

Silva (2010) cita alguns autores como Freudenberger em 1974 já assegurava que o Burnout é decorrência de esgotamento, decepção e perda de interesse pela atividade de trabalho que surge nas profissões que trabalham em contato direto com pessoas, assim como Amorim et. al. em 1998, sobrepõe ainda, que alguns estudiosos realizaram propostas de demarcação conceitual e assim estabeleceram procedimentos e critérios para o diagnóstico diferencial. Pines;

Aronson e Kafry (1981) correlacionam cansaço emocional, físico, mental, falta de entusiasmo pelo trabalho, entre outros a esta síndrome. Maslach e Jackson (1981) garantem que Burnout está estritamente ligado aos profissionais de saúde, que perdiam o interesse, empatia e o próprio respeito por seus pacientes.

Alguns estudos publicados demonstram que Burnout é uma síndrome que atingindo trabalhadores em diversas profissões. É um problema que afeta principalmente os trabalhadores encarregados de cuidar de outros, como profissionais da área da educação, saúde, policiais e agentes penitenciários, entre outros, das quais são profissões que possuem intensos e frequente contato direto com as pessoas. É uma experiência que gera sentimentos e atitudes negativas com seu trabalho, podendo gerar desprazer, desgaste, perda do empenho. Suas conseqüências podem ser o absenteísmo, abandono do emprego, baixa produtividade (LIMA, 2007).

O presente estudo teve por objetivo realizar um levantamento e análise de artigos científicos sobre a Síndrome de Burnout em profissionais da saúde, a fim de esclarecer os seguintes objetivos específicos: identificar os principais sintomas da

(3)

síndrome, do mesmo modo os fatores de risco e desencadeantes para o desenvolvimento da patologia; compreender os fatores predisponentes e consequentes; bem como as formas de tratamento, prevenção e possíveis intervenções, principalmente de caráter preventivo, nas organizações.

2 METODOLOGIA

Trata-se de um Revisão Bibliográfica cuja pesquisa foi realizada durante o período de 2013 e 2014. Para realizar o levantamento bibliográfico deste estudo, buscaram-se artigos, revistas científicas e sites como o Scielo, acerca da Síndrome de Burnout em profissionais da saúde. Além disso, alguns livros foram consultados para conhecimentos gerais a respeito do assunto. Após dados coletados, as informações e resultados obtidos foram analisados e comparados, procederam-se à elaboração de fichamentos, resumos e resenhas, a fim de selecionar material pertinente ao assunto, considerando alguns aspectos relevantes da síndrome em profissionais da saúde, como por exemplo, os principais desencadeantes e fatores de risco, as estratégias de intervenção que apontam resultados positivos, comparações entre os profissionais da saúde mais afetados, as condições de trabalho, entre outros, chegando à conclusão final do estudo.

3 OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E A SÍNDROME DE BURNOUT

A fadiga profissional ou Burnout possui um quadro clínico bem categórico caracterizado por esgotamento emocional, despersonalização e diminuição da realização profissional (TUCUNDUVA et al., 2006).

A qualidade de vida dos trabalhadores da saúde encontra-se diretamente relacionado aos diferentes estressores ocupacionais. Entre os vários fatores de estresse ocupacionais, podemos citar a carência de profissionais ou indivíduos capacitados, as prolongadas jornadas de trabalho, a exposição do profissional a riscos químicos e físicos, a falta de reconhecimento profissional assim como o contato constante com o sofrimento, a dor e até mesmo a morte. Considerando estes fatores, os trabalhadores da saúde devem-se atentar com sua saúde mental e emocional mais que os profissionais de outras áreas (KOVALESKI e BRESSAN, 2012).

(4)

Os profissionais de enfermagem e da saúde em geral requerem conhecimento técnico cientifico voltado para o cuidado humano e holístico, além dos profissionais necessitarem de várias habilidades: cognitivas, interpessoais e psicomotoras aliadas ao fundamento teórico. Sendo assim, hoje, a enfermagem, por exemplo, é considerado um componente vital e indispensável do serviço de assistência médica (FRANÇA e FERRARI, 2012).

A exigência de conhecimentos técnico-científico dos profissionais de enfermagem tem sido cada vez mais exigida. Em compensação, é oferecido baixos salários e sobrecarga de tarefas para esses trabalhadores. Dessa forma fica visível de ser observado no ambiente de trabalho, alterações psíquicas que levam a um estado de exaustão emocional, perda de interesse pelas pessoas que teriam de ajudar; e, finalmente, baixo rendimento profissional e pessoal. No ambiente de trabalho, as situações indutoras do estresse, são cada vez mais crescentes (FRANÇA e FERRARI, 2012).

Os estudos iniciais sobre a investigação da Síndrome de Burnout em enfermeiros mostraram que a doença estava diretamente vinculada com a quantidade de tempo que os enfermeiros passam com os doentes, levando em consideração a intensidade das exigências emocionais destes e com o cuidar de doentes com mau prognóstico. Os estudos mais recentes mostram que o Burnout está associado a fatores relacionados com o trabalho, tais como sobrecarga de trabalho, falta de suporte, conflitos interpessoais, contato com a morte e preparação inadequada (TEIXEIRA, 2007).

A Síndrome de Burnout afeta enfermeiros e profissionais de saúde de todo o mundo, em diversos conjuntos de trabalho, levando-os a desenvolver sentimentos de frieza, frustração, e indiferença em relação às necessidades e ao sofrimento dos doentes. Havendo assim, necessidades de desenvolver programas de prevenção e tratamento (TEIXEIRA, 2007).

Conforme Carlos e Gadelha (2011), de acordo com Waldemir Borba, diretor do Hospital Jaboatão Prazeres, A Síndrome de Burnout “é identificado entre médicos, mas atinge também enfermeiros e outros profissionais de saúde".

Segundo seu relato, os médicos e outros trabalhadores da área de saúde estão sendo consumidos pelo estresse da função, por ser na maioria das vezes de longa jornada, diversos empregos e a difícil relação no ambiente de trabalho. Apesar das leis trabalhistas já considerarem a Síndrome do Esgotamento Profissional como

(5)

doença, não é fácil assumir a condição de portador. Há desconforto na hora de pedir auxílio, por medo da exposição e a incompreensão por parte de outros.

4 SINTOMATOLOGIA DA SÍNDROME DE BURNOUT

Os principais sintomas dessa síndrome, de início, seriam um esgotamento físico e emocional onde o indivíduo tem a sensação de não conseguir dar mais nada de si mesmo. Evoluindo para um desenvolver de sentimentos e atitudes muito negativas, como por exemplo, cinismo na relação com seus colegas de trabalho e superficial indiferença afetiva. Finalizando com sentimentos de falta de realização pessoal no trabalho, afetando assim sua eficiência e habilidade para realização de tarefas e de adequar-se à organização. (BALLONE, 2005).

Conforme Trigo, Teng e Hallak (2007), a pessoa começa com uma constante e progressiva situação de fadiga, iniciando com dores musculares e ósseas frequentes, insônia, cefaléia, enxaqueca, inquietações gastrintestinais, imunodeficiência, desordens cardiovasculares, distúrbios respiratórios, disfunções sexuais e alterações menstruais em mulheres. Em relação ao nível psicológico diminui atenção, perda de memória, lentidão do pensamento, solidão, irritação, sentimento de impotência, baixa auto-estima e desânimo, o que pode levar a dependência de medicamentos.

De acordo com (Gisbert apud Teixeira, 2007, p 2) algumas características do Burnout são as seguintes:

Não desaparece com as férias, Não se identifica com a sobrecarga de trabalho nem com a fadiga, Pode ser provocado por um trabalho desmotivador, Resulta de um prolongado processo, por fatores organizacionais, clima e cultura laboral, afeta, sobretudo os profissionais de educação e de saúde, as características pessoais são variáveis moduladoras, em contraste com os fatores situacionais e ambientais, as características negativas (falta de assertividade, baixa auto-estima, dependência e escasso envolvimento) tendem a gerar Burnout.

Paradoxalmente, as pessoas entusiastas, idealistas e com grande nível de envolvimento no seu trabalho apresentam maior risco de Burnout.

Segundo Silva, 2010, a Síndrome tem estágios conhecidos, tais como:

necessidade de auto-afirmação; total dedicação; desapego as necessidades pessoais básicas como: comer, dormir, sair com os amigos; negação do problema;

(6)

manifestações físicas como cansaço; perda de valores familiares e social;

valorização exagerada do trabalho; desvalorização dos colegas de trabalho;

cinismo e agressão são os sinais mais evidentes; recolhimento; mudanças evidentes de comportamento; falta de personalidade; vazio interior; depressão;

desvalorização da vida; e finalmente o Burnout, que corresponde ao colapso físico e mental do qual é uma estagio considerado emergencial, onde se deve ter ajuda médica e psicológica.

5 FATORES DE RISCO PARA A SÍNDROME DE BURNOUT

Para Szklar, 2011, dentro os fatores de risco, encontra-se quatro grupos onde se podem desenvolver a Síndrome de Burnout, que são: A organização, o indivíduo, o trabalho e a sociedade. Dentro da organização do trabalho encontram- se fatores como: Excesso de normas; falta de autonomia (dependência de deliberações superiores); frequentes mudanças organizacionais como as alterações de normas e regras; mau relacionamento entre a equipe;

impossibilidade de ascendência na carreira; entre outras. O indivíduo: Tipo de personalidade, caráter, nível educacional, gênero, entre outros, O trabalho: Nível de sobrecarga, baixo nível de decisão, atividade laboral, trabalho por turno, responsabilidade sobre a vida de outros. Sociais: Suporte social e familiar, valores e normas culturais.

Segundo Assato, 2009, entre os fatores de risco possivelmente ligados ao aparecimento da Síndrome de Burnout está a pouca autonomia no trabalho, problemas de se relacionar com as chefias, dificuldades de relacionamento com ou colegas de trabalho ou clientes, divergências entre trabalho e família, sentimento de desqualificação e falta de cooperação da equipe.

Teixeira, 2007, cita que, Maslach e Jackson no ano de 1981, confeccionaram um questionário denominado Maslach Burnout Inventory (MBI) organizado por 22 itens em forma de afirmações referentes aos sentimentos e atitudes dos profissionais dentro do seu campo de trabalho e em relação aos outros. Atualmente existem três versões do MBI: A versão confeccionada aos profissionais de saúde cuja denominação é: MBI-Human Services Survey (MBI- HSS) Pesquisa de Serviços Humanos, constituída por 22 itens; Outra versão é dirigida aos profissionais da educação, o MBI-Educators Survey (MBI-ES,)

(7)

Pesquisa aos Educadores e o MBI-General Survey (MBI-GS), Pesquisa de Levantamento Geral, de caráter mais geral e contendo apenas 16 itens (Gil-Monte, 2003). De acordo com esse questionário pode-se avaliar o desenvolvimento dos fatores de risco.

O desencadeamento da Síndrome de Burnout é multicausal, ou seja, pode ser por varias causas, e envolve múltiplos fatores individuais e laborais, dos quais as mudanças socioambientais fazem parte de todo o processo. O questionário de Burnout procura identificar os aspectos ligados ou associados às relações e condições do trabalho, que podem desencadear a Síndrome, avaliando o desgaste emocional, físico, social e sentimentos de realização profissional (TRINDADE, 2010).

Figura 1: QUESTIONÁRIO PRELIMINAR DE IDENTIFICAÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT (JBEIL. C)

Totais (multiplique o nº de x pelo valor da coluna) Some o total de cada coluna e obtenha seu escore

(8)

Resultados:

De 0 a 20 pontos: Nenhum indício da Burnout.

De 21 a 40 pontos: Possibilidade de desenvolver Burnout procure trabalhar as recomendações de prevenção da Síndrome.

De 41 a 60 pontos: Fase inicial da Burnout procure ajuda profissional para debelar os sintomas e garantir, assim, a qualidade no seu desempenho profissional e a sua qualidade de vida.

De 61 a 80 pontos: A Burnout começa a se instalar. Procure ajuda profissional para prevenir o agravamento dos sintomas.

De 81 a 100 pontos: Você pode estar em uma fase considerável da Burnout, mas esse quadro é perfeitamente reversível. Procure o profissional competente de sua confiança e inicie o quanto antes o tratamento.

ATENÇÃO: este instrumento é de uso informativo apenas e não deve substituir o diagnóstico realizado por médico ou psicoterapeuta de sua preferência e confiança.

Fonte:http://www.chafic.com.br/index_arquivos/avaliaburnout.pdf

Diferentemente da depressão e do estresse, na Síndrome de Burnout, o conjunto das atividades laborais possuem resolução importante e definitiva no processo da doença. Desta forma, compete a todos os profissionais envolvidos com a saúde do trabalhador, difundir e alertar os colegas sobre as causas e sintomas presentes nesta Síndrome (FLEURY, 2010).

6 TRATAMENTO PARA A SÍNDROME

Frazão (2012) acredita que o tratamento para a Síndrome de Burnout pode ser realizado com a interação de medicamentos e terapias, das quais podem ser alcançadas em grupos, como aulas de danças e teatro. Essas dão oportunidade ao sujeito a troca de experiências, autoconhecimento, segurança e convívio social. O autor ainda cita a linha de medicamentos mais utilizados, como os antidepressivos, diminuindo a sensação de incapacidade e inferioridade, dos quais são os principais sintomas da Burnout.

São várias as formas de tratamento a nível individual, porém deve-se levar em consideração o limite de cada individuo. Mesmo que seja de forma temporária as intervenções feitas junto ao trabalhador sempre é de benefício para o mesmo, contudo, isso pode reforçar a concepção muitas vezes equivocada de que é um problema do sujeito e ele pode reforçar seu sentimento de fracasso, isolamento e baixa estima. As intervenções devem focar a organização do trabalho, o ambiente social e seu contexto, atingindo forma mais ampla, a Burnout não é um fato individual, mas psicossocial. Na suspeita da doença o trabalhador deve procurar ajuda, caso confirme o diagnóstico, o tratamento na maioria das vezes é realizado

(9)

com terapia focando o enfrentamento do estresse no trabalho e também medicamentoso (CARLOTTO, 2009).

O tratamento da Burnout deve seguir uma estratégia multidisciplinar:

farmacológico, psicoterapêutico e médico. Como toda doença de adoecimento psicológico, umas das conseqüências é a somatização dos fatos. O diagnóstico deve ser de forma precisa para não ser confundida com depressão, já que os sintomas iniciais são bem parecidos. O tratamento medicamentoso geralmente associa-se a antidepressivos e ansiolíticos. Além dos medicamentos o acompanhamento médico e mudança no estilo de vida são consideráveis. Praticar exercícios físicos e de relaxamento são de extrema importância (FERRARI, 2013).

7 PREVENÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT

A prevenção tanto da Síndrome de Burnout quanto do estresse exige uma reformulação das estruturas individuais e coletivas dos trabalhadores envolvendo também a reestruturação dos conceitos e valores de cada um. Para isso procura-se verificar as relações interpessoais buscando apoio no grupo de trabalho servindo como estratégia para reduzir os efeitos prejudiciais do trabalho à saúde do profissional, formulando ações para valorizar o indivíduo. A prevenção do Burnout necessita de ações educativas e terapêuticas no âmbito individual, grupal, social e organizacional. Os pontos que afetam a saúde do trabalhador carecem extensa discussão nos ambientes laborais e nos ambientes de formação profissional (TRINDADE, 2010).

Em relação ao plano individual alguns passos iniciais podem ser tomados para identificar os elementos que provocam o estresse, e quais podem ser as estratégias adotadas no enfrentamento da Síndrome, as que estão sendo eficazes e as que não mostram resultados, todos esses elementos devem ser considerados com o primeiro passo (FLEURY, 2010).

Citando ainda o autor acima, de acordo com seu estudo, podem-se adotar algumas estratégias de enfrentamento da Síndrome, tais como: Adotar hábitos saudáveis; regular os horários de alimentação balanceada; procurar dormir/descansar bem conforme a necessidade de cada um; praticar exercícios físicos de forma regular; realizar atividades prazerosas e agradáveis no tempo livre;

descobrir talentos pessoais; aprender a dizer não; saber administrar melhor o

(10)

tempo; fazer amizades; aprender a ser mais flexível, buscar se afastar de agentes estressores; relaxar.

Para questão de prevenção sugere-se o desenvolvimento de programas dos quais possam abrangi apoio social, aperfeiçoamento do trabalho em grupo, entrosamento entre os membros da equipe através de dinâmicas, favorecendo assim o crescimento pessoal e profissional destes trabalhadores, contribuindo diretamente para a qualidade dos serviços prestados por estes e prevenindo o estresse laboral (TRINDADE, 2010).

Diante do exposto acima, fica evidente, portanto, para se prevenir a Síndrome melhorando a qualidade de vida no trabalho, é de grande interesse a empresa tomar algumas medidas de prevenção como exemplo não sobrecarregar um único trabalhador, realizando divisões de tarefas e serviços. Organizar a rotina laboral; educar ou orientar ao funcionário para não ser perfeccionista, pois errar faz parte do dia a dia de qualquer indivíduo, ou seja, pedir ajuda em caso de dúvida, ser humilde, não ter medo de expor sua fragilidade, melhor demonstrar que não sabe do que fazer errado. Pois o medo de errar, de não saber, e a dúvida traz consigo preocupações e estresse.

8 DISCUSSÃO

È extremamente importante destacar que a Síndrome de Burnout não traz consequências prejudiciais apenas para o individuo, é um conjunto, uma cascata que desaba com um dominó. Com o prejuízo na qualidade do trabalho realizado, as faltas constantes, os costumes, maneiras de tratamento e atitudes negativas que o cercam, como também outras características peculiares, estas acabam por atingir também aqueles dos quais dependem dos serviços prestados por este profissional, assim como os colegas de trabalho e a própria instituição.

As instituições ou empresas devem levar em consideração que os contratempos devido à rotatividade de funcionários, o absenteísmo, os afastamentos por doenças, sejam elas de qualquer ordem, e além dos custos com novas contratações e treinamentos de novos empregados, tudo isso onera a folha de pagamento, sem contar com a queda de produtividade dos serviços e de qualidade, que por fim acabam denegrindo a imagem da empresa, e reflete a

(11)

posição da empresa diante da metodologia de trabalho utilizada aos seus funcionários.

A necessidade das empresas reformularem sua forma de agir e pensar é real, seus artifícios, métodos e técnicas utilizadas dentro do processo laboral junto aos funcionários devem ser revisados. Quando se investe no funcionário, esse investimento traz bons frutos à empresa, ou seja, deve-se repensar qual fórmula poderá ser melhor utilizada nas empresas para que a Síndrome de Burnout seja extinta por completo ou pelo menos diminuída, pois hoje o estresse está inteiramente ligado a Síndrome e como tal é a causa de muitos afastamentos, um funcionário nervoso, ansioso , não pode conviver normalmente com outras pessoas seja no trabalho ou na vida individual e corriqueira do dia a dia.

A síndrome de Burnout é tratável e há formas das empresas e entidades comerciais preveni-la, basta olhar o seu empregado como um todo , como um ser que tem vida social, vida familiar, e não focar somente no que ele faz no seu exercício laboral, há uma certa demanda de profissionais que exigem um certo olhar especial das empresas das quais eles trabalham. É uma doença que pode ter consequências drásticas se não podada no inicio.

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Percebe-se através dos fatos e relatos acima mencionados os vários sintomas da Síndrome de Burnout, são bem variados, uma mistura de emoções, envolvidos com alto estima e baixo estima, sensação de fracasso, comportamentos agressivos e paranóicos.

É de grande valia estar atentos às nossas emoções e reações, certamente é bem óbvio onde há momentos ou períodos que estamos mais estressados, porém, não devemos nos preocupar tanto em focar essas ocasiões, temos que lembrar e tentar encontrar o que nos deixa feliz, amigos, pessoas, atividades, lugares, enfim, com certeza existe algo que nos deixará feliz. Existe uma necessidade de nos conhecermos e muitas vezes ouvirmos o nosso eu, as vozes que nos rodeia e não somente escutar a nossa própria voz ou a nossa vontade, devemos nos encontrar com nós mesmos, isso nos fortalecerá e sem dúvida nos deixará mais equilibrados para enfrentar os dias difíceis tanto no trabalho com fora dele, pois são dias quais sempre temos que enfrentar.

(12)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSATO.C.H. - Síndrome De Burnout. Acesso: 15 dez. 2013. Publicado em:

22/10/2009. Disponível em: <http://www.artigonal.com/medicina-artigos/sindrome- de-burnout-1369338.html>

BALLONE.G.J. - Síndrome de Burnout - in. PsiqWeb., revisto em 2005. Acesso em: <http://virtualpsy.locaweb.com.br/?art=311&sec=27> em 13 dez. 13.

Disponível em www.psiqweb.med.br

CARLOTTO.M.S. Síndrome de Burnout – Prevenção e Tratamento. Postado em 30 de Julho de 2009. Acesso em: 12 mar. 2014. Disponível em:

<http://idmed.terra.com.br/saude-de-a-z/indice-de-doencas-e-condicoes/sindrome- de-burnout/prevencao-e-tratamento.html>

CARLOS. C; GADELHA. N. Síndrome de Burnout: Exaustão emocional na saúde.

Fonte: Jornal do Comércio. Assessoria de imprensa do Simepe, Recife, segunda, 16 de set. 2011. Acesso em 19 set. 2013. Disponível em:

<http://www.simepe.org.br/novo2/noticias/noticias_051010_burnout.asp>

FERRARI. J.S. Síndrome de Burnout. 2013. Acesso em 12 mar. 2014. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/psicologia/sindrome-burnout.htm>

FRANCA. F. M; FERRARI, R. Síndrome de Burnout e os aspectos sócio- demográficos em profissionais de enfermagem. Acta paul. enferm. São Paulo , v.

25, n. 5, 2012 . Acesso em: 09 Set. 2013. Disponivel em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010321002012000500015

&lng=en&nrm=iso>

FLEURY. M. A informação como estratégia de prevenção da Sindrome de Burnout. Novembro de 2010. Acesso em: 17 dez. 13. Disponível em:

<http://www.artigos.com/artigos/humanas/psicologia/a-informacao-como-estrategia- de-prevencao-da-sindrome-de-burnout-12274/artigo/#.UjoXNH9Lhfw>

FRAZÃO. A. Tratamento para a Síndrome de Burnout. Atualizado em 21/11/2012. Acesso em: 12 mar. 2014. Disponível em:

<http://www.tuasaude.com/tratamento-para-sindrome-de-burnout/>

JBEIL. C. Figura 1. Questionário Jjbeili para identificação preliminar da Burnout. Acesso em: set. de 2013. Fonte: www.Chafic.com.br . Disponível em:

<http://www.chafic.com.br/index_arquivos/avaliaburnout.pdf>

(13)

KOVALESKI. D. F; BRESSAN. A. A síndrome de Burnout em profissionais de saúde. Rev. Saúde e Transformação Social. v. 3, n. 2, 2012. Acesso em: 12

jan. 2014. Disponível em:

<http://periodicos.incubadora.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/7 48/1777>

LIMA. O. Síndrome de Burnout. Publicado em 20 out. 2007. Acesso em 12 jan. 2014. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/sindrome-de- burnout/2450/#ixzz2e3u7jyBA>

SILVA. F.P.P. Burnout: Um desafio à saúde do trabalhador. Rev. de Psicologia. v.

2. n.01. Jun/2000. Acesso em: 07 Jan. 2014. Disponível em:

<http://www.uel.br/ccb/psicologia/revista/textov2n15.htm>

SILVA.S.B.F. Síndrome De Burnout: Consequência Depressiva Desencadeada Pelo Estresse No Trabalho. Publicado em: 18/01/2010. Acesso em: 17 Dez. 2013.

Disponível em: <http://www.artigonal.com/saude-artigos/sindrome-de-burnout- consequencia-depressiva-desencadeada-pelo-estresse-no-trabalho-1744128.html>

SZKLAR C. O. L. A Síndrome de Burnout em profissionais da área de saúde.

Publicado em 13 de dezembro de 2011. Acesso em: 06 Dez. 2013. Disponível em:

<http://www.webartigos.com/artigos/a-sindrome-de-burnout-em-profissionais-da- área-de-saude/81394/#ixzz2eR9yP94n>

TEIXEIRA. M. O Burnout e os Enfermeiros. 2007. Acesso em: 15 Out. 2013.

Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos3/burnout-enfermeiros/burnout- enfermeiros.shtml>

TUCUNDUVA.L.T.C.M, GARCIA.A.P, PRUDENTE.F.U.B, CENTOFANTI.G, SOUZA.C.M, MONTEIRO.T.A, VINCE.F.A.H, SAMANO.E.S.T, GONÇALVES.M.S, GIGLIO.A. A síndrome da estafa profissional em médicos cancerologistas brasileiros Rev. Assoc. Med. Bras. 2006; v.52, n.2, p. 108-112. Acesso em: 16 nov. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ramb/v52n2/a21v52n2.pdf>

TRINDADE, Letícia de Lima; LAUTERT, Liana. Síndrome de Burnout entre os trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 44, n. 2, Jun 2010 Acesso em: 16 Set. 2013. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-6234201000020000 5&lng=en&nrm=iso>

(14)

TRIGO, T. R.; TENG, C. T.; HALLAK, J. E. C. Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos. Rev. psiquiatr. clín., São Paulo, v.

34, n. 5, 2007 . Acesso: em: 09 Set. 2013. Disponivel em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010160832007000500004

&lng=en&nrm=iso>

VIANA. R.A.P. Síndrome de Burnout em profissionais de terapia intensiva, esse problema é seu. 2009 8 f, 2009. Acesso em 16 out. 2013. Disponível em:

<http://clinicamedicaepm.wordpress.com/2009/02/08/sindrome-de-burnout-em- profissionais-de-terapia-intensiva-esse-problema-e-seu/>

Referências

Documentos relacionados

Utilizando as expressões obtidas para velocidades relativas entre referenciais móveis, podemos determinar as velocidades lineares e angulares do elo {i} em relação à base a partir

Embora o &#34;annealing&#34; afete a tensão no escoamento, qy, Y oung 191 diz também que o ponto de tensão no escoamento para o polímero é muito difícil de ser definido.

Essa situação, como já destacado, foi resultado da ausência de políticas de desenvolvimento por parte do governo federal, sendo esse espaço parcialmente ocupado por Estados

tanto para a nota do ENEM quanto para a prova tradicional ou digital, devendo, para tanto, proceder esta indicação no campo próprio do Formulário de Inscrição,

a) Crianças inscritas nas AAAF ou na CAF no período letivo; b) Crianças inscritas nos períodos de interrupção letiva; c) Crianças que se encontrem noutras situações. 6 - No

Art.  9°  ‐  Em  caso  de  colisão  de  qualquer  dos  componentes  da  frota  municipal,  ficam  os  condutores  obrigados  a  permanecer  no  local 

Com a constituição de 1988, a qual é considerada uma das que mais garante direitos as mulheres no mundo, abriu-se novos horizontes para alguns grupos do movimento feministas e

Procurando-se microorganismos promissores para o controle da ferrugem do cafeeiro, causada por Hemileia vastatrix, foram isolados residentes do filoplano de folhas de