• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - COFFITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - COFFITO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - COFFITO

EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NA ÁREA DE FISIOTERAPIA

CARDIOVASCULAR

Nome do(a) Candidato(a) Número de Inscrição

Este caderno de questões está assim constituído:

DISCIPLINAS Nº QUESTOES

Conhecimento específico

Discursiva 40

02

Total de questões 42

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO (A):

 Confira devidamente o material (CARTÃO DE RESPOSTA e CADERNO DE QUESTÕES); se houver falha, solicite a presença do fiscal.

 Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº de INSCRIÇÃO e CARGO. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

 O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido de caneta esferográfica, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão, preenchendo totalmente o espaço, e não apenas “x”.

 Não amasse, nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

 Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquinas calculadora e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

 O tempo de duração da prova será de até 04 (quatro) horas. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início.

 Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal de Sala o CADERNO DE PROVA e os CARTÕES DE RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado, entretanto os candidatos que permanecerem até o final da prova, poderá levar consigo o CADERNO DE PROVA.

 Os três últimos candidatos da sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar o coordenador para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, depois de concluído.

 APÓS TÉRMINO DA PROVA, PROIBIDO A PERMANÊNCIA NO LOCAL DE PROVA. USO DOS BANHEIROS SOMENTE ANTES E DURANTE A PROVA.

Destaque aqui

- - -

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL – COFFITO- EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NA ÁREA DE FISIOTERAPIA

CARDIOVASCULAR

Marque aqui as suas respostas:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

(2)

RASCUNHO

RASCUNHO

(3)

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

1) Os agentes eletrofísicos são usados pelos fisioterapeutas para tratar uma grande variedade de condições. Indivíduos com insuficiência cardíaca tendem à perda de massa muscular com a evolução da doença. Considerando a eletroestimulação neuromuscular (EENM), leia as sentenças abaixo.

I) A carga elétrica pode ser transferida de um objeto para outro, mas não pode ser criada e nem destruída.

II) A intensidade de uma corrente elétrica será maior quanto mais elétrons passarem pela secção transversa (corte feito ao longo da menor dimensão de um corpo) em um intervalo de tempo.

III) Qualquer dispositivo passivo capaz de armazenar energia é chamado de capacitor.

IV) Para promover contrações musculares com a aplicação da EENM, a existência de um nervo motor intacto é pré-requisito.

V) A EENM pode ser aplicada com a utilização de correntes pulsadas ou alternadas.

Qual das alternativas abaixo reúne as sentenças que estão CORRETAS?

a) I e V b) I, II e V c) I, II, III e V.

d) II, III e IV.

e) Todas as sentenças são corretas.

2) Exercícios resistidos (ER) devem fazer parte de um programa de reabilitação cardiovascular. O entendimento do ajuste sanguíneo coronariano é fundamental quando os ER são aplicados em indivíduos com coronariopatias. Com base nessa afirmação, assinale a sentença CORRETA.

a) Durante o exercício, ocorre diminuição da diferença arteriovenosa de oxigênio miocárdico.

b) A nutrição do miocárdio ocorre em grande parte durante a fase de contração dos ventrículos cardíacos.

c) É possível afirmar que durante a realização dos ER há maior perfusão do miocárdio, quando comparado à realização de exercícios dinâmicos aeróbios, uma vez que a pressão arterial diastólica aumenta durante a realização dos ER, aumentando o fluxo sanguíneo miocárdico.

d) Ocorre aumento da extração de oxigênio pelo músculo cardíaco durante a realização dos ER, em relação à condição de repouso, e esse aumento chega a níveis extremamente elevados, na faixa de 80%.

e) O aumento da frequência cardíaca é menor durante a realização dos ER, em relação aos exercícios dinâmicos aeróbios, o que diminui também o tempo de diástole ventricular, e, portanto, o tempo de nutrição miocárdica.

3) O uso de betabloqueadores é comum na maioria dos pacientes cardiopatas. Pacientes que fazem uso de betabloqueadores, especificamente do Propranolol, Atenolol ou Metoprolol, na dose de 10 mg, devem apresentar uma redução percentual da frequência cardíaca na ordem de:

a) 30%

b) 25%

c) 20%

d) 18%

e) 11%

4) A intolerância ortostática (IO) pode se apresentar de diversas formas, ocorrendo a qualquer momento ao se assumir a posição de ortostase. Vários distúrbios no controle autonômico associados à IO foram identificados. Considerando a IO e o risco de perda de consciência, leia as sentenças abaixo.

I) A Síndrome Postural Ortostática Taquicárdica (SPOT) é caracterizada por aumentos superiores a 20 batimentos por minuto na frequência cardíaca (FC), em relação à FC basal, durante o teste de inclinação passiva (tilt teste)

II) A interrupção do fluxo sanguíneo cerebral por no mínimo 15 segundos é necessária para levar um indivíduo à síncope.

III) Indivíduos com Síndrome de Shy-Drager são frequentemente acometidos por IO

IV) A perda de consciência decorrente da IO resulta de fenômeno de hipofluxo cerebral transitório, e é considerada normalmente benigna.

V) No caso das síncopes reflexas, o principal mecanismo envolvido são as bradiarritmias.

Qual das alternativas abaixo reúne as sentenças que estão CORRETAS?

a) I e V.

b) I, II e V.

c) II, III e IV.

d) III e IV.

e) Todas as sentenças são corretas.

5) O exercício físico, quando mal orientado, não está isento de eventos adversos. Dentre eles, destaca-se a ocorrência de intolerância ortostática (IO). Assinale abaixo a alternativa que não apresenta um fator desencadeante de IO relacionada ao exercício:

a) Desidratação

b) Altos índices de ansiedade

c) Tônus vasoconstritor simpático sobre os vasos cerebrais, sobrepujando os mecanismos metabólicos vasodilatadores da circulação cerebral.

d) Vasodilatação exacerbada do leito vascular durante exercício em indivíduos susceptíveis

e) Hipoventilação desproporcional ao esforço físico realizado

6) A reabilitação das doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas prevê o uso da terapia medicamentosa aliada a estratégias não farmacológicas, como a realização da ventilação não invasiva (VNI) durante o exercício. Com base nessa afirmação considere as sentenças abaixo.

I) Indivíduos com insuficiência cardíaca (IC) respiram próximos ao volume residual

II) Dois terços dos pacientes idosos com IC apresentam maior obstrução distal das vias aéreas, sibilância e hipercapnia.

III) A VNI tem se mostrado útil para aliviar a sobrecarga imposta aos músculos ventilatórios, aumentar a demanda por oxigênio desses músculos e reduzir o trabalho ventilatório durante o exercício, diminuindo os sintomas de desconforto.

IV) O uso da VNI resulta em melhora da capacidade residual funcional, gerando menor trabalho ventilatório.

Assinale qual das alternativas abaixo reúne as sentenças que estão CORRETAS.

a) apenas a IV.

(4)

b) III e IV.

c) I, II e III.

d) I e IV.

e) Todas as sentenças são corretas.

7) Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) tem muitas vezes comprometimento associado do componente cardiovascular, apresentando cor pulmonale, sinais e sintomas compatíveis de insuficiência cardíaca. Com base nos efeitos agudos da ventilação não invasiva (VNI) associada ao exercício em pacientes com doenças respiratórias crônicas, qual das repercussões NÃO é esperada?

a) Maiores intensidades de esforço com menores valores de lactacidemia.

b) Melhora significativa da sensação subjetiva de dispneia durante o teste submáximo com a aplicação de suporte pressórico.

c) A aplicação da VNI resulta em aumento da oxigenação cerebral, sendo que o uso da mesma aumenta significativamente o delta (∆) de débito cardíaco e diminui de maneira significante o ∆ de volume sistólico, em indivíduos com DPOC que apresentam dessaturação durante exercício, durante teste de esforço realizado em cicloergômetro, em protocolo de rampa incremental.

d) O uso de VNI durante o exercício abole a producão de interleucina 6 (IL-6) frente ao exercício físico.

e) A adoção da ventilação proporcional assistida (PAV) por meio da VNI durante o exercício de alta intensidade aumenta a oxigenação muscular periférica em pacientes com DPOC.

8) Inúmeras pesquisas científicas publicadas na literatura afirmam que o treinamento resistido (TR) proporciona benefícios consideráveis em indivíduos com doenças cardiorrespiratórias. Em síntese, o TR é capaz de proporcionar:

I) Aumento da densidade mineral óssea II) Aumento do gasto calórico

III) Redução do metabolismo basal IV) Redução do colesterol

V) Melhora dos níveis da pressão arterial VI) Melhora da tolerância à glicose

VII) Aumento da amplitude de movimento, da flexibilidade e do equilíbrio.

Qual das alternativas abaixo reúne todos os benefícios atribuídos ao TR nas sentenças acima?

a) I, II, III, IV, V e VII.

b) I, II, IV, V, VI e VII.

c) II, III, IV e VII.

d) III, IV, V, VI, VII.

e) Todas as sentenças são corretas.

9) As contramanobras podem ser utilizadas como forma de se abortar um episódio de síncope neuromediada, devendo ser iniciadas na presença de pródromos relacionados aos eventos de síncope.

Considere as afirmações abaixo e assinale qual define corretamente a maneira de se realizar tal intervenção.

a) Ao primeiro sintoma de perda de consciência, o paciente deve unir as mãos pelos dedos em frente ao osso esterno, mantendo os cotovelos elevados na altura dos ombros e imediatamente iniciar a contração muscular isométrica com o intuito de afastar as mãos uma da outra

(de medial para lateral). Deve-se manter a contração até que os sintomas de perda de consciência cessem.

b) Ao primeiro sintoma de perda de consciência, o paciente deve elevar seus membros superiores, na altura dos ombros, e imediatamente iniciar a contração muscular isotônica do bíceps, com o intuito de flexionar o cotovelo aproximando as mãos dos ombros. Deve-se manter o exercício por dois minutos.

c) Após um minuto com sintomas de perda de consciência, o paciente deve elevar seus membros superiores, na altura do osso esterno, e imediatamente iniciar a contração muscular isotônica das mãos, abrindo e fechando as mesmas de maneira ininterrupta. Deve-se manter o exercício por dois minutos.

d) Ao primeiro sintoma de perda de consciência, o paciente deve unir as mãos, em frente ao osso esterno, mantendo os membros superiores discretamente elevados (na altura do quadril) e imediatamente iniciar contração muscular isotônica, afastando as mãos uma da outra e reaproximado-as em seguida. Deve-se manter as repetições por dois minutos.

e) Após um minuto com sintomas de perda de consciência, o paciente deve unir as mãos pelos dedos, em frente ao osso esterno, e imediatamente iniciar a contração muscular isométrica com o intuito de afastar as mãos uma da outra. Fundamenta-se que tal manobra seja realizada com os joelhos em semiflexão, com o dorso encostado na parede, para garantir estabilidade postural.

Deve-se manter a contração até que os sintomas de perda de consciência cessem.

10) São diversos os mecanismos envolvidos na perda de capacidade funcional nas doenças cardiovasculares. Os dados sugerem que as citocinas e particularmente, o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) podem ser agentes responsáveis ou coadjuvantes no desenvolvimento da caquexia na insuficiência cardíaca. Qual das afirmações abaixo NÃO é relacionada às alterações orgânicas atribuídas à maior concentração de citocinas no organismo?

a) Disfunção endotelial.

b) Estímulo à eritropoese.

c) Redução da atividade de enzimas removedoras de radicais livres.

d) Diminuição do fluxo sanguíneo para a musculatura esquelética.

e) Alteração funcional de proteínas contráteis.

11) Analisando um paciente com Insuficiência Cardíaca durante o esforço, observou-se que o seu quociente respiratório (R, RER ou QR) encontrava-se com valor de 1,12. Diante desta observação, pode-se concluir que no momento desta análise:

a) O carboidrato é o substrato energético utilizado.

b) Há predomínio da via metabólica oxidativa.

c) O esforço é de baixa intensidade.

d) Estão sendo recrutadas apenas fibras musculares do tipo I.

e) Há um alto consumo de oxigênio.

12) O aumento de qual destas substâncias promove redução da complacência arterial?

a) Óxido Nítrico b) Rugatelina c) Endotelina d) Endocaroteno

(5)

e) Óxido Nitroso

13) Após um Infarto do Miocárdio há perda de performance cardíaca com redução do volume sistólico. O treinamento aeróbico é uma excelente forma de tratamento nestes casos, promovendo aumento da força de contração e aumento do trofismo das fibras musculares cardíacas que não foram afetadas pelo infarto. Qual resposta fisiológica, durante o momento em que está sendo realizado o treinamento aeróbico, contribui para o fortalecimento e aumento do trofismo muscular cardíaco?

a) Aumento da atividade parassimpática.

b) Redução do duplo produto.

c) Aumento da condutância vascular.

d) Redução do potencial de ação.

e) Aumento da pós carga.

14) A melhora da função endotelial é um dentre os diversos benefícios do treinamento aeróbico. Qual o principal efeito fisiológico do treinamento aeróbico sobre o sistema arterial que culmina com a melhora da função endotelial?

a) Redução da condutância vascular b) Aumento da tensão de cisalhamento c) Redução do liver stress

d) Aumento do tônus da musculatura lisa e) Redução do débito cardíaco

15) Após três meses de um programa de Reabilitação Cardiovascular, é esperado que um paciente portador de insuficiência cardíaca apresente algumas respostas fisiológicas. São respostas fisiológicas esperadas, EXCETO:

a) Aumento do consumo máximo de oxigênio.

b) Aumento do volume sistólico.

c) Aumento da fração de ejeção.

d) Aumento da atividade simpática.

e) Aumento do débito cardíaco.

16) Durante o exercício físico, intensidades acima do limiar anaeróbico promovem grande aumento da ventilação, devido a produção de CO2 extra, oriundo da ativação da via metabólica glicolítica. O que leva a esta produção de CO2 extra?

a) O tamponamento do ácido lático.

b) A desidratação do lactato.

c) A saturação do carboidrato.

d) O uso de lipídeos como substrato energético.

e) A mobilização de creatina fosfato.

17) A Doença Arterial Coronariana reduz a perfusão sanguínea para o miocárdio. Dentre os benefícios da Reabilitação Cardiovascular para aumento da perfusão sanguínea do miocárdio destaca-se:

a) Proliferação de glóbulos vermelhos.

b) Aumento da angiogênese.

c) Redução da função endotelial.

d) Proliferação de células de crescimento molecular.

e) Aumento do plasma sanguíneo.

18) A Reabilitação Cardiovascular tem grau de recomendação A (deve sempre ser utilizada) e nível de evidência 1 (mais alto nível) para o tratamento da Hipertensão Arterial. Qual destes é um efeito

fisiológico esperado da Reabilitação Cardiovascular para o tratamento da Hipertensão Arterial?

a) Redução da complacência arterial.

b) Aumento da atividade do sistema nervoso simpático.

c) Aumento da resistência vascular periférica.

d) Aumento da sensibilidade dos barorreceptores.

e) Aumento do tônus da musculatura lisa.

19) Na Insuficiência Cardíaca de classe funcional III há aumento do espessamento da barreira alvéolo capilar, devido ao acúmulo de líquido nos pulmões.

Neste estágio da doença é comum haver aumento na pressão arterial pulmonar, alterando drasticamente a relação ventilação/perfusão pulmonar. Baseado neste conhecimento fisiopatológico, qual marcador estará elevado, indicando ineficiência ventilatória, durante um teste de esforço cardiopulmonar?

a) VO2.

b) Pulso de oxigênio.

c) VE/VCO2 slope.

d) VO2/VE.

e) OUES.

20) De acordo com a resolução COFFITO 454/15, que reconhece e disciplina a Especialidade Profissional em Fisioterapia Cardiovascular, é de competência do especialista em Fisioterapia Cardiovascular, EXCETO:

a) Interpretar escalas de angina (ex.: classificação de Braunwald).

b) Aplicar e interpretar testes de exercício clínico- funcionais (ex.: teste cardiopulmonar de exercício).

c) Determinar diagnóstico e prognóstico fisioterapêutico.

d) Estratificar o risco cardiovascular do paciente.

e) Solicitar exames invasivos (ex.: cateterismo).

21) Grupos de atenção básica ocorrem em uma frequência semanal ou quinzenal, conforme a organização de cada Unidade Básica de Saúde. De acordo com a periodicidade, nesses encontros podem ser distribuídos medicamentos, aferidos a pressão arterial e o nível de glicemia, e desenvolvidas ações de educação em saúde para a mudança do estilo de vida. Considerando a atuação do fisioterapeuta nesse cenário de atenção básica à saúde, avalie as afirmações a seguir.

I) As atividades de educação em saúde podem envolver o aprendizado do usuário na utilização da escala de Borg para monitoramento da intensidade dos exercícios aeróbios, com zona-alvo estabelecida entre 11 e 13.

II) As atividades de educação em saúde cardiovascular ocorrem por meio de atendimentos individuais, onde a escolha dos temas a serem abordados e as ações realizadas devem ser definidas pelo fisioterapeuta e pela equipe de saúde.

III) Desenvolver ações de acordo com o planejamento e a programação realizados com base no diagnóstico situacional e tendo como foco a comunidade.

É CORRETO o que se afirma em a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

22) Sr. J.V., 57 anos, IMC = 31Kg/m2, natural de

(6)

Cochabamba, Bolívia, imigrou para o Brasil há 35 anos. Sempre foi sedentário e dos 12 aos 55 anos foi tabagista (~ 40 cigarros/dia). Há dois anos parou de fumar, pois foi diagnosticado com Hipertensão Arterial Sistêmica. Sr Vasquez apresenta respiração curta e acelerada quando anda mais rápido e quando sobe um lance de escadas, ou rampa. Ele relata sintomas de “pernas cansadas” e “falta de ar”

quando é exposto a essas atividades, principalmente quando passa de 10 minutos. Quais recursos/técnicas devem ser prescritos pelo fisioterapeuta no programa de reabilitação cardiovascular desse paciente?

a) Exercício aeróbico contínuo de baixa intensidade (40%

da frequência cardíaca máxima), exercício ativo livre dos grandes grupos musculares e treinamento muscular respiratório com resistor pressórico ajustado em 60% da pressão respiratória máxima.

b) Exercício resistido e aeróbico intervalado combinado com baixa intensidade (30 a 50% da repetição máxima e 50 a 65% da frequência cardíaca máxima, respectivamente) e utilização de pressão positiva expiratória com EPAP = 15 cmH2O.

c) Exercício resistido e aeróbico intervalado, combinado com moderada intensidade (50 a 70% da repetição máxima e 60 a 75% da frequência cardíaca máxima, respectivamente) e treinamento muscular respiratório com resistor pressórico ajustado em 60 a 70% da pressão respiratória máxima.

d) Exercício ativo livre dos grandes grupos musculares e exercício respiratório com uso de incentivadores respiratórios, associados à elevação de membros superiores, e utilização de pressão positiva expiratória com EPAP = 15 cmH2O.

e) Exercício de baixa intensidade (40% da frequência cardíaca máxima) em bicicleta ergométrica, alongamento passivo estático dos grandes grupos musculares e treinamento muscular respiratório com resistor pressórico ajustado em 60% da pressão respiratória máxima.

23) Paciente MPM, 78 anos, portador de Insuficiência Cardíaca, apresentando volume diastólico final de 150ml e volume sistólico final de 90ml. Qual a fração de ejeção deste paciente?

a) 60%

b) 50%

c) 40%

d) 30%

e) 20%

24) Em relação às respostas fisiológicas ao esforço físico com carga incremental, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I) O limiar de lactato é definido como sendo o ponto do qual a curva de concentração plasmática desse ácido aumenta de maneira exponencial.

II) O aumento exponencial da ventilação indica o momento no qual o sistema cardiopulmonar foi sensibilizado pelo acúmulo de lactato na musculatura em atividade. Esse aumento ocorre em paralelo com o aumento do VCO2.

III) A análise do gráfico V-slope, que mostra o comportamento do VO2 em relação à VCO2, é uma das ferramentas mais utilizadas para a identificação do limiar de lactato, que é determinado quando a curva passa a se deslocar em direção ao VO2.

a) Apenas a I e a II.

b) Apenas a I e III.

c) Apenas a II e III.

d) Todas estão corretas.

e) Todas estão erradas.

25) Que ponto corresponde ao momento, durante o teste cardiopulmonar de exercício (TCPE) incremental, em que há a menor ventilação para que seja consumido um litro de oxigênio?

a) Ponto de compensação respiratória.

b) Ponto ótimo cardiorrespiratório.

c) Ponto de eficiência ventilatória.

d) Ponto máximo oxidatívo.

e) Circulatory Power.

26) Valores elevados de VE/VCO2 slope indicam:

a) Aumento do espaço morto.

b) Aumento da eficiência ventilatória.

c) Aumento do consumo de oxigênio.

d) Aumento da taxa de troca gasosa.

e) Aumento da produção de gás carbônico.

27) Assinale a alternativa que descreve os principais fatores que compõem um programa de exercícios resistidos.

a) Tipo de exercício, intervalo entre as séries, número de repetições e de séries, velocidades de execução das repetições, intensidade, amplitude e frequência semanal.

b) Tipo de exercício, intervalo entre as séries, número de repetições, velocidades de execução das repetições, intensidade, amplitude e frequência semanal.

c) Tipo de exercício, número de repetições e de séries, velocidades de execução das repetições, intensidade, amplitude e frequência semanal.

d) Tipo de exercício, intervalo entre as séries, número de repetições e de séries, velocidades de execução das repetições e frequência semanal.

e) Tipo de exercício, intervalo entre as séries, número de repetições e de séries.

Responda as questões 28 e 29 de acordo com o caso clínico abaixo

Paciente JBS, 65 anos, com diagnóstico de DPOC, VEF1

= 53,5% do predito, relata redução na capacidade de realizar exercícios mesmo em intensidades leves, devido a dispneia intensa. Seu teste cardiopulmonar de exercício teve duração total de 4 minutos, demonstrando redução significativa da capacidade funcional com VO2 pico de 13mL/kg/min, cansaço em membros inferiores (MMII) = 8 e dispneia = 10 (escala de Borg).

O paciente iniciou um programa de treinamento físico da reabilitação pulmonar, porém, apresenta dispneia intensa e dessaturação do oxigênio no terceiro minuto de treinamento em esteira ergométrica com velocidade de 3,5km/h, sem inclinação, mesmo com suplementação de oxigênio

28) Assinale a possível estratégia para ajustar os parâmetros do treinamento para o paciente do caso clinico.

a) Reduzir a intensidade do treinamento, diminuíndo a velocidade da esteira para 2km/h, possibilitando, assim, aumentar o tempo de treinamento.

(7)

b) Aumentar a oferta de oxigênio através de uma máscara de alta concentração, possibilitando, assim, aumentar a intensidade de treinamento.

c) Associar a utilização da VNI com dois níveis pressóricos ao treinamento, possibilitando, assim, aumentar a intensidade e o tempo de treinamento.

d) Suspender o paciente de realizar exercício físico.

e) Nenhuma está correta.

29) Quais são os possíveis efeitos da associação da VNI ao treinamento do paciente do caso clínico?

a) Redução da tolerância ao exercício, com maiores escores de fadiga e dispneia.

b) Aumento da tolerância ao exercício, com menores escores de fadiga e dispneia.

c) Redução da intensidade de exercício, com menor velocidade na esteira.

d) Nenhum efeito clínico significativo ao paciente.

e) Nenhuma resposta está correta.

30) A doença cardiovascular está diretamente ligada à diminuição da capacidade funcional, que se relaciona com:

a) O incremento do retorno venoso que não implica no mecanismo de contração.

b) A redução do VO2máx.

c) O volume sistólico final.

d) O aumento do volume de sangue, gerando aumento (hipertrofia) do coração.

e) Nenhuma das anteriores

31) Sobre as adaptações do sistema cardiovascular proporcionadas pelo treinamento físico, marque a alternativa INCORRETA:

a) Após um período de prática regular de exercício físico ocorre aumento no débito cardíaco de repouso.

b) Após um período de prática regular de exercício físico ocorre aumento do tônus vagal no coração.

c) Após um período de prática regular de exercício físico ocorre redução do tônus simpático no coração.

d) Após um período de prática regular de exercício físico ocorre aumento do volume sistólico no repouso e durante a prática de exercício submáximo.

e) Após um período de prática regular de exercício físico não ocorre aumento expressivo da diferença arterio- venosa de oxigênio no músculo em repouso.

32) O dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis (DCEI) são utilizados para o tratamento das doenças relacionadas ao sistema de condução cardíaco e prevenção de morte súbita cardíaca. Baseado nas características de cada DCEI, marque V para afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) O marca-passo é utilizado para tratamento dos bloqueios atrioventriculares, disfunção do nodo sinusal e outras bradarritmias.

( ) O ressincornizador é um tipo de DCEI que tem a função de ressincronizar a sístole ventircular. Espera- se que haja aumento do volume sistólico após instalação da terapia de ressincronização.

( ) O CDI é indicado para prevenção de morte súbita em pacientes que possuem arritmias complexas como taquicardia ventricular sustentada.

( ) Diz-se "choque apropriado" quando o ressincronizador administra um choque com objetivo

de cardioversão elétrica causada por uma arritmia complexa.

a) V - V - F – V.

b) V - F - V – V.

c) F - V - F – F.

d) V - V - V – F.

e) F - V - F – F.

33) Sabe-se que o exercício físico pode provocar o surgimento de arritmias complexas durante a prática da reabilitação cardíaca, portanto é fundamental que o fisioterapeuta saiba identificar as arritmias mais frequentes em portadores de doenças cardiovasculares. Desta forma, qual arrtimia apresentada na figura abaixo:

a) Taquicardia ventricular sustentada.

b) Fibrilação ventricular.

c) Flutter ventricular.

d) Taquicardia ventricular não sustentada.

e) Taquicardia ventricular em salva.

34) Sobre o comportamento da pressão arterial durante o exercício neuromuscular, marque a alternativa CORRETA:

a) Considerando um exercício neuromuscular realizado com a mesma carga percentual, observa-se uma resposta pressórica mais significativa quando realizado com os membros superiores, do que quando realizado os membros inferiores.

b) Uma estratégia utilizada para prescrição de exercícios neuromusculares em pacientes portadores de hipertensão arterial, é utilizar séries mais longas até a falha concêntrica. Desta forma, é possível atenuar o aumento da pressão e promover ganhos de força e hipertrofia.

c) Os intervalos entre as séries não interferem na resposta pressórica durante o exercício neuromuscular.

d) Entre os benefícios do exercício neuromuscular em pacientes portadores de hipertensão arterial destaca-se o efeito hipotensor após o exercício.

e) A prescrição de exercícios neuromusculares deve ser evitada em pacientes portadores de hipertensão arterial.

35) Sobre treinamento dos músculos inspiratórios (TMI) e metaborreflexo em pacientes portadores de

(8)

insuficiência cardíaca (IC), marque V para afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) O TMI prescrito com carga de 30% da Pressão Inspiratória Máxima (Pimax) terá como beneficio apenas aumento da resistência dos músculos inspiratórios, sem efeito na Pimax e capacidade funcional.

( ) O metaborreflexo está entre os mecanismos de intolerância ao esforço na IC. Este reflexo, mediado pelo aumento da atividade simpática, promove desvio de sangue da musculatura periférica para os músculos inspiratórios durante a atividade física.

( ) Entre os protocolos que foram testado nesta população, destaca-se o que utilizou carga de 30% da Pimax, 30 minutos por dia 7 vezes por semana.

( ) Os benefícios do TMI em pacientes com IC, têm seu efeito explicado pela melhora expressiva da função pulmonar após um período de treinamento.

a) F - V - V – F.

b) V - V - V – F.

c) F - F - V – V.

d) V - V - V – V.

e) F - F - V – V.

36) Sobre os sistemas de contribuição energética durante o exercício físico, marque a alternativa CORRETA.

a) A principal via energética de um indivíduo que está correndo a 75% da sua frequência cardíaca máxima por 15 minutos é a anaeróbia lática.

b) Uma atividade física realizada na intensidade correspondente ao limiar anaeróbio é predominantemente aeróbia.

c) Exercícios intervalados, necessariamente, utilizam predominantemente a via anaeróbia para produção de energia.

d) Um exercício realizado em cicloergomêtro estacionário por 40 minutos a 60% do VO2max utiliza predominantemente carboidratos como substrato energético.

e) Todas as alternativas acima estão verdadeiras.

37) De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2014-2015), existe uma epidemia em crescimento entre a população mundial e brasileira, a Diabetes Mellitus (DM). Nela o exercício físico é apontado como uma das principais formas de prevenção e tratamento da DM. Tendo como referencial essas diretrizes, julgue as afirmações abaixo sobre os benefícios e características da aplicação do exercício físico para diabéticos tipo I e II:

I) Durante o exercício físico ocorre aumento da captação de glicose sanguínea pelo tecido muscular, por mecanismos não dependentes da insulina.

II) O principal risco do exercício é a hipoglicemia peri e pós sessão, portanto, é ideal que a glicemia pré- exercício esteja entre 100 e 200mg/dL.

III) É importante orientar os pacientes dependentes de insulina a não aplicarem a insulina, no tecido subcutâneo da musculatura que será requisitada durante o exercício físico.

IV) Na presença de hipoglicemia secundária ao exercício, o fisioterapeuta deve interromper o exercício e seguir a regra dos 15:15 de ingestão de carboidrato.

V) A fase de aquecimento e desaquecimento para os pacientes diabéticos que apresentam disautonomia, devem ser evitadas pelo risco de quedas e hipotensão postural.

Somente são verdadeiras as afirmações:

a) I, II e III.

b) I, IV e V.

c) I, II, III e IV.

d) II, III e IV.

e) Todas as afirmações são verdadeiras.

38) Paciente sexo masculino, 55 anos, portador de Insuficiência Cardíaca (IC) isquêmica, encaminhado pelo cardiologista para participação em um programa de reabilitação cardiovascular. No teste cardiopulmonar foi observado uma fraca aptidão cardiorrespiratória com VO2pico = 18ml.kg/min, FC max = 120 bpm, FC do limiar ventilatório = 95 bpm e do ponto de compensação respiratório = 114 bpm.

Baseado no caso apresentado, marque a alternativa CORRETA sobre prescrição de exercício para pacientes com IC.

a) Exercícios neuromusculares são contra-indicados neste perfil de paciente, devido ao alto risco de sobrecarga ventricular neste tipo de exercício.

b) Para este paciente, a forma mais acurada para determinar a intensidade dos exercícios aeróbios é através da equação da FC de reserva (karvonen), utilizando a FCmax obtida no teste máximo.

c) Para este paciente, pode-se prescrever exercício aeróbio numa carga que promove uma FC até 90bpm.

d) Para este paciente, um exercício prescrito numa intensidade entre 95 e 114 bpm, num borg de 11 a 13 é uma estratégia segura e eficaz para o condicionamento fisico.

e) Para a prescrição dos exercícios neuromusculares deve-se utilizar como principal variável a FC do limiar ventilatório obtida no teste cardiopulmonar.

39) O Teste Cardiopulmonar (TCP) é um teste físico, geralmente máximo, que tem como objetivo avaliar as respostas cardiovasculares e respiratórias ao esforço. O entendimento do Fisioterapeuta acerca dos aspectos metodológicos, assim como a interpretação dos resultados é fundamental para entender os mecanismos associados a intolerância ao esforço. Desta forma, marque V nas afirmações verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Pulso de Oxigênio é o produto do volume sistólico com a diferença ateriovenosa e pode identificar alteração da função ventricular durante o esforço.

( ) O método VE/VCO2 slop determina a eficiência ventilatória, quanto maior seu valor melhor a eficiência ventilatória.

( ) O primeiro limiar ventilatório pode ser determinado pelo TCP e nesse momento há a perda do paralelismo entre o VO2 e VCO2.

( ) O Ponto de Compensação Respiratória é também chamado de tamponamento isocápnico e é caracterizado pela alcalose respiratória como tentativa para compensar acidose metabólica promovida pelo exercício.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

a) V - V - F – V.

(9)

b) F - F - V – V.

c) V - F - F – V.

d) V - F - V – F.

e) V - F - V – V.

40) O índice tornozelo braquial (ITB) é um teste que possibilita o diagnóstico clínico da Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) de Membros Inferiores e ainda é indício de Doença Arterial Coronariana. Sobre o ITB é possível afirmar que:

I) O ITB é realizado através da mensuração da pressão arterial diastólica.

II) ITB abaixo de 0,9 representa DAOP de Membros Inferiores.

III) Indivíduos com ITB abaixo do valor de normalidade tem maior chance de apresentarem DAC.

IV) O ITB é calculado pela divisão da pressão arterial sistólica (PAS) de membro inferior sobre a PAS de membro superior.

a) Somente as afirmações I e II são verdadeiras.

b) Somente as afirmações III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmações II, III e IV são verdadeiras.

d) Só existe uma afirmação verdadeira.

e) Todas as proposições são verdadeiras

.

(10)

QUESTÕES DISCURSIVAS

Baseando-se no caso clínico a seguir, responda as 2 (duas) questões discursivas:

SGE, 69 anos, sexo masculino, sobrepeso (IMC 27), circunferência abdominal 104cm, pressão arterial 140/80mmHg, ex-fumante (35 anos de abstinência) chega a sua clínica de Reabilitação Cardiovascular com o objetivo de melhorar a capacidade de realizar atividades de vida diária. Relata diabetes tipo II, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia, todas enfermidades controladas com fármacos.

Foi submetido a revascularização do miocárdio (2 mamárias, 1 safena e 1 radial) há dois meses. Realizou teste de esforço físico máximo, sendo que sua frequência cardíaca (FC) máxima prevista é de 151bpm. O l imiar isquêmico foi atingido a 119bpm e a FC máxima obtida foi de 135bpm.

1) Com base nestes dados, elabore um programa de exercício físico em esteira ergométrica para melhora da capacidade funcional deste indivíduo. Necessariamente, descreva a intensidade do exercício utilizando como parâmetro a FC, a duração do exercício e a frequência semanal de atendimento. Utilize a intensidade na qual, segundo a literatura científica, provoque melhora otimizada da capacidade funcional com o maior grau de segurança.

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

(11)

2) Quais outros exercícios (excluindo os cíclicos, pois, seguem o mesmo protocolo da esteira) podem ser utilizados para a melhora da capacidade funcional desse paciente? Descreva como determinar a intensidade de esforço para esses exercícios.

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Em relação ao grau de satisfação, pode-se concluir que os motivos que levaram os alunos a buscar a prática do tênis no contexto escolar foram a oportunidade de aprendizagem e

[r]

Recebido o processo da Comissão de Sindicância, pelo Presidente da COSEP e/ou COEP, é ele remetido a um membro para que emita parecer conclusivo do qual constarão

Certificamos que Denise Félix Quintão orientou o projeto “Prevalência e fatores associados à constipação intestinal dos servidores de uma Instituição Pública de Ensino,

definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início.  Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal de Sala o CARTÃO DE

graduação relacionado à área de Fisioterapia Aquática** (por ano completo) 0,4 4 6 Experiência profissional em docência em curso de Pós-graduação lato sensu e.. stricto

A fim de manter contato direto com o usuário do trecho sob concessão, a Concessionária Rota do Oeste disponibiliza os seguintes canais para comunicação:.. Telefone gratuito: 0800

Nesse sentido, o livro de Mary Del Priori Sobreviventes e guerreiras: Uma breve história da mulher no Brasil de 1500 a 2000 convida seus leitores a refletir sobre a história