• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO AO MESTRADO 2022

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDITAL DE SELEÇÃO AO MESTRADO 2022"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

EDITAL DE SELEÇÃO AO MESTRADO – 2022

Período de vigência deste Edital: de 06 de julho de 2021 a 31 de março de 2022.

1 APRESENTAÇÃO

A Comissão de Seleção do Curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA/IGEO/UFRGS), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas ao Processo de Seleção para o Curso de Pós-Graduação – Mestrado em Geografia, referente ao ano letivo de 2022, com ingresso exclusivo no 1º semestre.

2 LINHAS DE PESQUISA E RESPECTIVOS DOCENTES 2.1 Análise Ambiental

A gênese, a evolução e a variabilidade dos ambientes e a integração dos processos naturais e sua relação com a sociedade. Análise das dinâmicas ambientais, em diferentes escalas, com ênfase nos processos de degradação e gestão ambiental.

Docentes:

Profa. Dra. Eliana Lima da Fonseca - Sensoriamento remoto, biogeografia, vegetação natural, bioma Pampa, serviços ecossistêmicos, modelos de uso e cobertura, áreas protegidas, fenologia.

Prof. Dr. Francisco Eliseu Aquino - Climatologia, climatologia e meteorologia polar e subtropical (em especial, conexões climáticas entre a região Antártica e a América do Sul), eventos extremos, desastres, teleconexões, mudanças ambientais globais, emergência climática.

Profa. Dra. Kátia Kellem da Rosa – geomorfologia, geografia das regiões polares, glaciologia, sensoriamento remoto, geomorfologia glacial e

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

paraglacial, reconstrução paleoclimática.

Profa. Dra. Lucimar de Fátima dos Santos Vieira - diagnóstico e monitoramento ambiental; dinâmicas da paisagem; biogeografia;

geodiversidade; geoconservação; serviços ecossistêmicos; áreas protegidas;

impactos ambientais.

Prof. Dr. Luís Alberto Basso - avaliação de qualidade de água em bacias hidrográficas; gestão de recursos hídricos; avaliação e controle de impactos ambientais.

Prof. Dr. Luís Eduardo de Souza Robaina - estudos geomorfológicos, geoambientais e de desastres naturais.

Prof. Dr. Marcos Wellausen Dias de Freitas - Ecologia da Paisagem, mudanças de uso e cobertura da terra, análise espacial, geotecnologias, modelos de dinâmica espacial, bancos de dados geográficos e websig.

Prof. Dr. Nelson Luiz Sambaqui Gruber - planejamento, gestão e gerenciamento da zona costeira; uso e apropriação de recursos costeiros;

geomorfologia costeira; morfodinâmica costeira e marinha.

Profa. Dra. Nina Simone Vilaverde Moura - análise geomorfológica, mapeamento geomorfológico, problemas ambientais urbanos, diagnóstico ambiental, desastres ambientais, mudanças de uso e cobertura da terra e fragilidade ambiental.

Prof. Dr. Roberto Verdum – geomorfologia; diagnóstico e monitoramento ambiental; arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul; dinâmicas da paisagem; geração e disposição de resíduos sólidos.

Profa. Dra. Rosemary Vieira – geologia e geomorfologia glacial, sedimentologia, paleoclimatologia e mudanças climáticas.

Prof. Dr. Sidnei Luís Bohn Gass - cartografia, zoneamento ambiental, geoprocessamento, sensoriamento remoto, análise ambiental, geodiversidade e geoconservação.

Prof. Dr. Ulisses Franz Bremer - Ecogeografia e sustentabilidade do meio ambiente; geografia do solo, uso da terra e relação solo-ambiente; regiões polares, áreas montanhosas e as mudanças climáticas.

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

2.2 Análise Territorial

O pensamento geográfico. O espaço social, sua produção e representações.

O processo de formação e ordenamento territorial. Análise das transformações sócio-espaciais e conflitos territoriais. Dinâmicas e fundamentos da questão urbana e da questão agrária. Processos de regionalização e planejamento.

Docentes:

Profa. Dra. Adriana Dorfman - Geografia Política; estudos fronteiriços em diferentes escalas; território, normas e ilegalidades; as relações entre a Geografia e a Literatura; ensino antirracista e descolonial.

Prof. Dr. Aldomar Arnaldo Rückert - repercussões territoriais das transformações políticas e econômicas; Estado e políticas territoriais contemporâneas.

Prof. Dr. Antonio Paulo Cargnin - planejamento territorial, desenvolvimento regional e planejamento governamental.

Prof. Dr. Breno Viotto Pedrosa - História do Pensamento Geográfico; História da Geografia; Teorias geográficas, sua influência no planejamento e nas políticas territoriais; Impacto do conhecimento científico na sociedade; Redes nacionais e internacionais de circulação do conhecimento geográfico.

Profa. Dra. Cláudia Luísa Zeferino Pires - Participação Popular/Cidadania na Geografia e suas inter-relações com as políticas públicas nas perspectivas filosóficas, culturais e sociais na participação popular; Uso e Conflitos da terra/território; ERER (Ensino para Educação das Relações Étnico-Raciais);

Educação Popular e Quilombola.

Prof. Dr. Marcelo Argenta Câmara - Geografia e pensamento decolonial;

geografia e movimentos sociais; conflitos de territorialidades; a reinvenção dos territórios na América Latina/Abya Yala.

Profa. Dra. Michele Lindner - Transformações e repercussões territoriais no rural contemporâneo, movimentos socioterritoriais de luta pela terra, experiências de produções alternativas no campo brasileiro, turismo rural, relação rural-urbano, ruralidades e novas ruralidades, identidades e territorialidades socioculturais.

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Prof. Dr. Paulo Roberto Rodrigues Soares - Geografia urbana, estudos metropolitanos, desenvolvimento regional e urbano, geografia econômica e planejamento urbano e regional.

Profa. Dra. Rosa Maria Vieira Medeiros - Vitivinicultura: dinâmicas no território, na paisagem, na cultura e no enoturismo; transformações territoriais, sociais, políticas e econômicas no campo brasileiro.

Profa. Dra. Sinthia Cristina Batista - Geografia Agrária; Cartografia e as lutas sociais; Luta pela terra e pelo território; Teoria e Método em Geografia;

Cartografia, representações do espaço e espaço de representação, linguagem e geografia.

2.3 Ensino de Geografia

A Geografia no contexto da educação escolar e a formação de professores. A relação entre Geografia e educação popular formal e não-formal. As interfaces entre Geografia e comunicação e novas tecnologias. Métodos e metodologias para a pesquisa em educação.

Docentes:

Profa. Dra. Élida Pasini Tonetto - Geografia e Educação; Geografia Escolar;

Tecnologias e suas apropriações (nas práticas comunicacionais, nas políticas educacionais, nas docências e nas espacialidades escolares).

Profa. Dra. Ivaine Maria Tonini - análise de materiais escolares impressos;

práticas pedagógicas; mídia e ensino de Geografia.

Profa. Dra. Liz Cristiane Dias - Educação Geográfica, Ensino de Geografia, formação de professores, aprendizagem autorregulada e estratégias de aprendizagem em geografia.

Profa. Dra. Maíra Suertegaray Rossato - Ensino de Geografia, práticas pedagógicas inovadoras na educação básica (iniciação científica, atividades interdisciplinares, ERER) e formação de professores.

Prof. Dr. Nestor André Kaercher - ensino de Geografia, formação de professores de geografia, formação de professores e prática docente.

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Profa. Dra. Roselane Zordan Costella - ensino-aprendizagem em Geografia (metodologias, competências e habilidades); formação de professores; método autobiográfico na formação e autoformação professoral.

3 NORMAS GERAIS

3.1 Procedimentos para a seleção

Etapa 1 (eliminatória e classificatória): Prova

Prova dissertativa e individual, realizada em caráter remoto devido à pandemia de COVID-19, com no máximo 10.000 caracteres (espaçamento entre linhas de 1,5, fonte Arial, tamanho 12, páginas numeradas). Será constituída de uma questão sobre conhecimentos gerais de Geografia, para todas as linhas de pesquisa (com peso 4), e de outra questão, específica, em consonância com a linha de pesquisa escolhida (com peso 6). Deverá ser constituída pelo tema proposto para a linha de pesquisa escolhida pelo/a candidato/a e deverá ser baseada nas bibliografias geral e específica, indicadas no item 3.8 deste Edital.

Na prova não deverá constar o nome do/a candidato/a, que será avaliado/a sem identificação pela Comissão de Seleção. O texto em questão deverá ser enviado para endereço eletrônico (a ser divulgado) em formato PDF. O não atendimento dessas orientações desclassifica o/a candidato/a.

A divulgação das questões e a realização da prova acontecerão somente na data prevista no presente Edital, em horário a ser definido pelas Comissões de Pós-Graduação e de Seleção. O/a candidato terá até 3 (três) horas para realizar e enviar a prova. As instruções e normas para sua realização serão futuramente publicadas no site do POSGEA (conforme item 3.7).

Para realização da prova de conhecimentos gerais e específicos em caráter remoto, o/a candidato/a deverá dispor de equipamento (computador de mesa ou um notebook) e acesso a uma conexão de Internet. É responsabilidade do/a candidato/a a viabilização das condições necessárias à realização da prova, não cabendo ao POSGEA nenhuma responsabilidade sobre possíveis problemas técnicos.

O/a candidato/a em cuja prova for identificado plágio parcial ou total será́

automaticamente eliminado/a do processo seletivo.

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Obs.: ao candidato/a com necessidades especiais, serão oferecidas condições adequadas à realização da seleção, condicionadas à informação registrada no formulário de inscrição.

Etapa 2 (eliminatória e classificatória): Anteprojeto de pesquisa.

Deve apresentar, no mínimo, 5 (cinco) e, no máximo, 10 (dez) páginas digitadas em tamanho 12 e espaçamento 1,5, contendo: resumo, palavras- chaves, definição do problema de pesquisa, justificativa, objetivos, referencial teórico prévio, metodologia e bibliografia básica. Deve estar relacionado à linha de pesquisa do Professor/a Orientador/a, cuja indicação pelo candidato/a é obrigatória no momento da inscrição (escolha restrita apenas aos nomes constantes no item 2 deste Edital).

Etapa 3 (classificatória): Entrevista.

Principais aspectos de avaliação do candidato: defesa do anteprojeto;

experiências anteriores (indicadas no Curriculum Vitae); interesses de pesquisa; expectativas no POSGEA. Será realizada por meio virtual, em endereço eletrônico a ser disponibilizado.

Obs.: O/a candidato/a participante da entrevista online deverá estar disponível cinco minutos antes do horário previsto e aguardar a chamada dos avaliadores.

As entrevistas serão realizadas no horário de Brasília e a responsabilidade de conexão (técnica e horário dentro do prazo de entrevista) é do/a candidato/a.

3.2 Critérios para ingresso no Curso Para o ingresso universal

a) A nota/pontuação mínima para aprovação nas etapas 1 e 2 é 7,0 (sete).

b) A classificação final dos candidatos será obtida pela seguinte fórmula:

Nota Etapa 1 (peso 4) + Nota Etapa 2 (peso 3) + Nota Etapa 3 (peso 3) / 10 c) A lista de selecionados/as será composta pelos candidatos aprovados na seleção, considerando-se o limite de vagas estipulado neste Edital, bem como a obtenção de média final igual ou superior 7,0 (sete). Caso haja candidatos/as classificados/as além do número de vagas disponíveis, esses comporão a lista

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

de suplentes por área, cujo ingresso está condicionado ao número de vagas disponível na linha de pesquisa e de cada orientador.

d) Em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, pela ordem: maior nota na Etapa 1 (prova escrita). Persistindo o empate, será considerada a maior pontuação no Curriculum Vitae. Para a análise do currículo, serão considerados os seguintes critérios: i) produção científica (preferencialmente artigos em periódicos, livros, capítulos de livros, artigos em eventos); ii) experiências acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão); iii) experiências profissionais; iv) participação em eventos científicos.

Para o ingresso pelo Sistema de Reserva de Vagas das Ações Afirmativas a) Para as/os candidatas/os que optarem pelo Sistema de Reserva de Vagas de que trata este edital, todas as etapas terão caráter classificatório, de modo a garantir sua participação ao longo de todo o processo seletivo, desde que não seja atribuída nota zero em nenhuma das etapas.

b) Ao término das etapas do processo seletivo, será aprovada/o somente a/o candidata/o autodeclarada/o que obtiver nota final igual ou superior a 6,0 (seis).

Caso haja candidatos/as classificados/as além do número de vagas disponíveis, esses comporão a lista de suplentes por área, cujo ingresso está condicionado/a ao número de vagas disponível na linha de pesquisa e de cada orientador/a.

c) A classificação final dos/as candidatos/as será obtida pela seguinte fórmula:

Nota Etapa 1 (peso 4) + Nota Etapa 2 (peso 3) + Nota Etapa 3 (peso 3) / 10 d) Em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, pela ordem: maior nota na Etapa 1 (prova escrita). Persistindo o empate, será considerada a maior pontuação no Curriculum Vitae. Para a análise do currículo, serão considerados os seguintes critérios: i) produção científica (preferencialmente artigos em periódicos, livros, capítulos de livros, artigos em eventos); ii) experiências acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão); iii) experiências profissionais; iv) participação em eventos científicos.

e) Em caso de inexistência, insuficiência ou não aprovação no processo seletivo do número de candidatos/as às vagas de ações afirmativas, as vagas não preenchidas serão redistribuídas para a ampla concorrência.

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

3.3 Documentação

As inscrições estarão abertas no período disposto neste Edital, sendo responsabilidade do/a candidato/a a correta finalização do processo no prazo em questão. O POSGEA não é responsável por possíveis problemas técnicos.

As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico a seguir:

https://www1.ufrgs.br/posgraduacao/processoseletivo/index.php/inscricao/login Para inscrição na seleção para o Mestrado, deverão ser anexados ao formulário eletrônico os seguintes documentos:

 Carteira de identidade;

 Documento com identificação de CPF;

 Passaporte (para estrangeiros);

Curriculum Vitae atualizado (publicado na Plataforma Lattes do CNPq para brasileiros), não documentado, em arquivo único, em formato PDF;

 Diploma de Graduação ou Ata de Conclusão ou atestado de provável formando do semestre corrente da seleção. Em caso de aprovação nesse processo seletivo, para efetivação de ingresso, é obrigatório apresentar no período da matrícula, conforme calendário do Programa de Pós-Graduação em Geografia, a cópia do diploma ou do atestado de conclusão do curso de graduação, não sendo aceita a entrega posterior ao prazo determinado;

 Anteprojeto de Pesquisa em arquivo único e em formato PDF;

 Formulário de Autodeclaração disponível ao final deste Edital (no caso de opção pelo Sistema de Reserva de Vagas das Ações Afirmativas);

 Documento comprobatório (para portadores de visto humanitário e refugiados);

 O/a candidato/a autodeclarado/a indígena residente no Brasil poderá solicitar, no ato da inscrição, a realização de uma prova oral como complemento à prova escrita;

 Comprovante de pagamento da taxa de Inscrição (o próprio sistema registra essa informação após o pagamento do boleto, não é necessária a anexação manual de documento por parte do candidato/a). O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$70,00 (setenta reais) deverá ser feito até o último dia de inscrições por meio de GRU no Banco do Brasil, cuja guia de pagamento será gerada pelo sistema de inscrição online após a finalização da inscrição.

(9)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição para concorrer ao edital de seleção os candidatos que solicitarem a isenção do pagamento e que se enquadrarem nas seguintes categorias:

i) indígenas e quilombolas autodeclarados;

ii) servidores da UFRGS;

iii) residentes no exterior (a residência no exterior deve ser comprovada por meio de documento de taxa de água, luz ou telefone);

iv) aqueles(as) candidato(a)s que comprovadamente não dispõem de recursos para custear seu pagamento.

Os pedidos de isenção devem ser efetuados no sistema online no período indicado neste Edital.

3.4 Vagas disponíveis por linha de pesquisa

Linha de pesquisa Ingresso universal Ações Afirmativas Total

Análise Ambiental 15 7 22

Análise Territorial 10 5 15

Ensino de Geografia 8 3 11

TOTAL GERAL 33 15 48

Vagas para Ações Afirmativas

Em cumprimento à Resolução 001/2020, que trata da regulamentação da Política de Ações Afirmativas aprovada pelo Conselho do POSGEA, serão ofertadas um total de 15 vagas ao/à candidato/a que desejar optar pelo Sistema de Reserva de Vagas das Ações Afirmativas, não havendo obrigatoriedade de serem todas ocupadas. As vagas estão distribuídas nas seguintes modalidades de ingresso: autodeclarados/as indígenas: 02 (duas) vagas; autodeclarados/as quilombolas: 02 (duas) vagas; autodeclarados/as negro/as: 05 (cinco) vagas; autodeclarados/as transexuais ou travestis: 02 (duas) vagas; refugiados/as, solicitantes de refúgio ou portadores/as de visto humanitário: 02 (duas) vagas; pessoa com deficiência: 02 (duas) vagas.

Para concorrer às vagas referentes às ações afirmativas, o/a candidato/a deverá preencher o formulário de autodeclaração no ato da inscrição. O/a candidato/a que não preencher o formulário de autodeclaração será considerado/a concorrente regular. No ato da inscrição, o/a candidato/a às ações afirmativas cujo perfil permite mais do que uma opção para estas vagas deverá eleger somente uma das modalidades, através do preenchimento do

(10)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

formulário de autodeclaração específico e/ou de apresentação de documentação conforme exigida nas inscrições, sendo automaticamente excluído/a das demais. Não será permitida a alteração desta opção no decorrer do processo.

3.5 Calendário do Processo Seletivo

DATA ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

Até 06/07/2021 Lançamento do Edital na página do POSGEA 20 a 27/08/2021 Período de inscrições

20 a 23/08/2021 Solicitações de isenção de taxa de inscrição Até 26/08/2021 Divulgação dos resultados das solicitações de

isenção de taxa de inscrição

Até 02/09/2021 Divulgação da lista prévia de candidatos inscritos 03 a 06/09/2021 Período de solicitação de recursos

Até 13/09/2021

Divulgação da lista final de candidatos com inscrição homologada e convocação para a Etapa 1

16/09/2021 Etapa 1 (Prova Escrita)

Até 07/10/2021 Divulgação da lista de candidatos aprovados na Etapa 1

08 a 11/10/2021 Período de solicitação de recursos

Até 18/10/2021 Divulgação da lista final de candidatos aprovados na Etapa 1 e selecionados para a Etapa 2

19/10 a 03/11/2021 Período de análise dos anteprojetos (Etapa 2)

Até 08/11/2021 Divulgação da lista de candidatos aprovados na Etapa 2

(11)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

09 a 10/11/2021 Período de solicitação de recursos

Até 18/11/2021 Divulgação da lista final de candidatos aprovados na Etapa 2 e convocação para a Etapa 3

22 a 25/11/2021 Etapa 3 (Entrevista)

Até 29/11/2021 Divulgação do resultado final da seleção 30/11 a 01/12/2021 Período de solicitação de recurso

Até 08/12/2021 Publicação da classificação final da seleção

3.6 Recursos

Os candidatos inscritos nos termos deste Edital poderão recorrer dos seguintes atos:

a) do indeferimento de inscrição, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua divulgação, com pedido protocolado junto à Secretaria do Programa através do respectivo endereço eletrônico, dirigido à Comissão de Seleção, que julgará o recurso no prazo disposto neste Edital;

b) da correção da prova escrita, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua divulgação, com pedido protocolado junto à Secretaria do Programa através do respectivo endereço eletrônico, dirigido à Comissão de Seleção, que julgará o recurso no prazo disposto neste Edital;

c) da avaliação do anteprojeto de pesquisa, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua divulgação, com pedido protocolado junto à Secretaria do Programa, através do respectivo endereço eletrônico, dirigido à Comissão de Seleção que julgará o recurso no prazo disposto neste Edital;

d) da publicação do resultado final, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua divulgação, com pedido protocolado junto à Secretaria do Programa, através do respectivo endereço eletrônico, dirigido à Comissão de Seleção que julgará o recurso no prazo disposto neste Edital.

Instruções:

(12)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Os recursos deverão ser apresentados à Comissão de Seleção ao Mestrado, que será responsável pelo seu julgamento, em documento formal com as seguintes características:

- constar nome, nº da Carteira de Identidade (ou do Passaporte, para estrangeiros), data e assinatura do requerente;

- conter uma justificativa fundamentada do motivo do recurso.

3.7 Observações importantes

a) O deferimento da inscrição dependerá do correto preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição e dos demais requisitos necessários constantes no presente Edital.

b) Somente o candidato aprovado nas Etapas 1 e 2 será convocado para a Etapa 3. A ausência do candidato em qualquer etapa do processo seletivo significará a sua eliminação.

c) Os resultados do presente processo seletivo, assim como outros comunicados que se façam necessários, serão divulgados na página eletrônica do Programa: http://www.ufrgs.br/posgea. Em nenhuma hipótese serão fornecidas informações por telefone sobre resultado das etapas.

d) Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no Regimento do Programa de Pós- Graduação ao qual se inscreve.

e) Não é assegurada a concessão de bolsas aos candidatos selecionados.

Aqueles que desejarem concorrer às cotas do Programa deverão manifestar essa intenção na ocasião da entrevista (Etapa 3).

3.8 Orientação de leituras Bibliografia Geral

CLAVAL, Paul. Uma interpretação transdisciplinar do mundo social. In: Revista ParaOnde!? Volume 15, nº 11, p. 1-20, 2021. Disponível em:

<https://seer.ufrgs.br/paraonde/article/view/112270>.

(13)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

FIGUEIREDO, Adma H. de (Org.) Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. 435p. Disponível em:

<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884.pdf>.

GUIMARÃES, Raul B. et al. (Org.). Geografia – coleção temas de formação.

Volume 2. São Paulo, UNESP: Núcleo de Ensino à Distância, 2013. (parte 1 e

8). Disponível

em: <https://drive.google.com/file/d/14iFRrEMMNbeaeMXcsGU0zLW6SnVYqLe z/view>.

GODOY, Paulo R.T. (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em Geografia. [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo:

Cultura Acadêmica, 2010. 289 p. Disponível em:

<http://books.scielo.org/id/p5mw5>.

MOREIRA, Ruy. “As categorias espaciais da construção geográfica da sociedade”. In: GEOgraphia, v. 3, n. 5, p. 15-32, 2001. Disponível em:

<https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13397/8597>.

SANTOS, Milton. “Sociedade e Espaço: Formação Espacial como Teoria e como Método”. In: SANTOS, M. Espaço e sociedade: Ensaios. 2ª ed.

Petrópolis: Vozes, 1982. Disponível em:

<https://geografiaeconomicaesocial.ufsc.br/files/2016/05/sociedade_e_espaco_

-_a_formacao_espacial_como_teoria_e_metodo.pdf>.

SOUZA, Marcelo Lopes de. “Quando trunfo se revela um fardo: reexaminando os percalços de um campo disciplinar que se pretendeu uma ponte entre o conhecimento da natureza e o da sociedade”. In: GeoUSP: Espaço e Tempo.

v. 22, p. 274-308, 2018. Disponível em:

<https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/147381>.

SUERTEGARAY, Dirce M. Notas sobre a Epistemologia da Geografia.

Cadernos Geográficos. Florianópolis, n. 12. 2005. Disponível em:

<https://cadernosgeograficos.ufsc.br/files/2016/02/Cadernos-

Geogr%C3%A1ficos-UFSC-N%C2%BA-12-Notas-sobre-a-Espistemologia-da- Geografia.-Maio-de-2005.pdf>.

Bibliografia Específica: Análise Ambiental

(14)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

ANBRIZZI, Tercio; ARAÚJO, Moacyr. (Eds). Base Científica das Mudanças Climáticas. Volume 1 – Primeiro Relatório de Avaliação Nacional. Rio de Janeiro, RJ: Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, 2020. Disponível em:

<http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/index.php/pt/publicacoes/relatorios-

pbmc/item/base-cientifica-das-mudancas-climaticas-volume-1-completo>.

JACOBI, Pedro R.; et al (Coord.). Diálogos Socioambientais na macrometrópole paulistana. Riscos e Desastres: compartilhando responsabilidades, v. 3 n. 08, 2020. Portal de Periódicos da UFABC. Disponível em:

<https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/issue/view/

29/18>.

SANTOS, Rozely F. (Org.). Vulnerabilidade Ambiental: Desastres naturais ou fenômenos induzidos? Brasília: MMA, 2007. 192 p. Disponível em: <http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/vulnerabilidade-

ambiental-desastres-naturais-ou-fenomenos-induzidos.pdf>.

SUERTEGARAY, Dirce M. A. Geografia Física e a Geomorfologia: uma releitura. 2ª ed. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura, 2018. Disponível em:

<https://publicacoes.even3.com.br/book/geografia-fisica-e-geomorfologia-uma- releitura-187025>.

Bibliografia Específica: Análise Territorial

HEIDRICH, Álvaro Luiz; PIRES, Cláudia L.Z. (Orgs). Abordagens e práticas da pesquisa qualitativa em geografia e saberes sobre espaço e cultura.

Porto Alegre: Editora Letra1, 2016. 334 p. Disponível em:

<https://editoraletra1.com.br/epub/9788563800220/9788563800220.pdf>.

MACHADO, Lia O.. “Limites, Fronteiras, Redes”, In: STROHAECKER, T. M.;

DAMIANI, A; N. O.; BLAUTH, N.; DUTRA, V. S. (Orgs.). Fronteiras e Espaço Global, Porto Alegre: AGB-Porto Alegre, Porto Alegre, 1998, p. 41-49.

disponível em: <http://www.retis.igeo.ufrj.br/wp-content/uploads/1998-Limites- fronteiras-redes-LOM.pdf>.

MORAES, Antônio C. R. de. Notas sobre identidade nacional e institucionalização da geografia no Brasil. In: Revista de Estudos Históricos,

(15)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

vol. 4, n. 8, 1991. Disponível em:

<http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2322/1461>.

OLIVEIRA, Ariovaldo U.. Modo capitalista de Produção, Agricultura e Reforma Agrária, FFLCH EDIÇÕES, São Paulo, 2007. Disponível em:

<http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/modo_capitalista.pdf>.

SERPA, Ângelo; CARLOS, Ana F. (Orgs.). Geografia Urbana: desafios teóricos contemporâneos. Salvador: EDUFBA, 2018. Excertos. Disponível em:

<https://play.google.com/books/reader?id=yvO7DwAAQBAJ&hl=pt&pg=GBS.P P1.w.0.0.0.3>.

SILVEIRA, Maria L.. “Escala geográfica: da ação ao império?”. In: Terra Livre, Goiânia, v. 2, n.23, p. 87-96, 2004. Disponível em:

<https://publicacoes.agb.org.br/index.php/terralivre/article/view/195>.

Bibliografia Específica: Ensino de Geografia

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (Orgs.) Movimentos Para Ensinar Geografia – oscilações. Volume IV. Goiânia (GO), 2018. Disponível em:

<https://lume.ufrgs.br/10183/196274>.

REGO, Nelson et al. (Orgs.). Geografias e Cartografias, para viver é preciso espaço e tempo. Volume 1 - Parte II, Educações Geográficas Dentro

e Fora da Geografia Escolar. Disponível em:

<https://lume.ufrgs.br/handle/10183/212906>.

TONINI, Ivaine Maria et. al. Geografia e livro didático para tecer leituras do mundo. São Leopoldo: Oikos, 2018. Disponível em:

<https://www.ufrgs.br/neegeo/acervo/>.

(16)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

ANEXO I

DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO (INDÍGENA)

NÓS, abaixo assinados, membros da comunidade (nome da

comunidade) ,

DECLARAMOS, junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul para efeito de efetivação de inscrição de candidato à reserva de vaga pelo sistema de cotas para Indígenas no

Programa de Pós- Graduação em Geografia, Edital nº ________ que_____________________

______________________________________ (nome do(a) candidato(a), portador(a) do

Registro Geral (nº do RG): e CPF nº ____, é

INDÍGENA pertencente à etnia (nome da

etnia/grupo), da aldeia _ (nome da aldeia), localizada no

município de ,Estado .

Declaramos, ainda, ter ciência de que:

As informações prestadas por nós para o processo de análise da condição declarada pelo(a) candidato(a) acima descrito(a), com vistas à inclusão na modalidade Reserva de Vagas, são de nossa inteira responsabilidade, pois quaisquer informações inverídicas prestadas implicarão no indeferimento da solicitação de Reserva de Vagas ao referido candidato(a) e aplicação das medidas legais cabíveis.

Na hipótese de configuração de fraude na documentação comprobatória em qualquer momento, inclusive posterior à matrícula, assegurado o direito ao contraditório e a ampla defesa, o candidato(a) estará automaticamente eliminado(a) do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFRGS e perderá, consequentemente, o direito à vaga conquistada e a quaisquer direitos dela decorrentes, independentemente das ações legais cabíveis que a situação requer.

Por ser a expressão da verdade, firmamos a presente.

Local e data: , de de 20 .

Liderança reconhecida 1 (Nome completo e assinatura)

Liderança reconhecida 2 (Nome completo e assinatura)

Candidato a reserva de vaga (Nome completo e assinatura)

(17)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO (QUILOMBOLA)

[NOME DA ASSOCIAÇÃO DO QUILOMBO, COM O CNPJ, ENDEREÇO, TELEFONE E/OU E- MAIL PARA CONTATO]

Eu, (nome completo),

presidente da associação

(nome da associação),

constituído por meio de (forma pelo

qual foi nomeado presidente), na data de (data no qual foi empossado presidente), pelo período de (informar o período de vigência do mandato), DECLARO, junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e para efeito de efetivação de inscrição de candidato à vaga reservada pelo sistema de cotas para Quilombola, que ____________________________________ (nome do candidato), portador(a) do Registro Geral (nº do RG): __________ e CPF, ___________________ candidato (a) ao Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS Edital n°. ________, é QUILOMBOLA pertencente ao __________________________ (nome do quilombo), da cidade de ____________ (nome da cidade), estado _____________.

Declaramos, ainda, ter ciência de que:

As informações prestadas por nós para o processo de análise da condição declarada pelo(a) candidato(a) acima descrito(a), com vistas à inclusão na modalidade Reserva de Vagas, são de nossa inteira responsabilidade, pois quaisquer informações inverídicas prestadas implicarão no indeferimento da solicitação de Reserva de Vagas ao referido candidato(a) e aplicação das medidas legais cabíveis.

Na hipótese de configuração de fraude na documentação comprobatória em qualquer momento, inclusive posterior à matrícula, assegurado o direito ao contraditório e a ampla defesa, o candidato(a) estará automaticamente eliminado(a) do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFRGS e perderá, consequentemente, o direito à vaga conquistada e a quaisquer direitos dela decorrentes, independentemente das ações legais cabíveis que a situação requer.

Por ser a expressão da verdade, firmamos a presente.

Local e data: __________________, ______ de de 20 .

Nome e identificação do presidente da Associação do Quilombo

Candidato a reserva de vaga (Nome completo e assinatura)

(18)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

ANEXO III

DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL

Eu, _____________________ CPF ___________________, portador(a) do documento de identidade ________________ declaro, para fins específicos de atendimento à documentação exigida pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS para aderir ao processo seletivo Edital n°. ___________ desta universidade, em nível de Mestrado e/ou Doutorado, me autodeclaro:

( ) preto ( )pardo

Declaro, ainda, ter ciência de que:

As informações prestadas por nós para o processo de análise da condição declarada pelo(a) candidato(a) acima descrito(a), com vistas à inclusão na modalidade Reserva de Vagas, são de nossa inteira responsabilidade, pois quaisquer informações inverídicas prestadas implicarão no indeferimento da solicitação de Reserva de Vagas ao referido candidato(a) e aplicação das medidas legais cabíveis.

Na hipótese de configuração de fraude na documentação comprobatória em qualquer momento, inclusive posterior à matrícula, assegurado o direito ao contraditório e a ampla defesa, o candidato(a) estará automaticamente eliminado(a) do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFRGS e perderá, consequentemente, o direito à vaga conquistada e a quaisquer direitos dela decorrentes, independentemente das ações legais cabíveis que a situação requer.

Por ser a expressão da verdade, firmo a presente.

Local e data: , de de 20 .

Nome completo e assinatura do(a) candidato(a)

(19)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Eu, _______________, CPF ____________, portador do documento de identidade ______________ , declaro, para o fim específico de atender à documentação exigida pelo edital n°. do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Federal do Rio Grande do Sul em nível de Mestrado e/ou Doutorado, me autodeclaro portador da deficiência (especificar o nome)_____________, conforme a Lei Nº 13.146 de 06/07/2015.

Para efeito da inscrição ao processo seletivo, é obrigatório a apresentação do original ou cópia autenticada em cartório do laudo médico com CRM, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).

Declaro, ainda, ter ciência de que:

As informações prestadas por mim para o processo de análise da condição declarada pelo(a) candidato(a) acima descrito(a), com vistas à inclusão na modalidade Reserva de Vagas, são de nossa inteira responsabilidade, pois quaisquer informações inverídicas prestadas implicarão no indeferimento da solicitação de Reserva de Vagas ao referido candidato(a) e aplicação das medidas legais cabíveis.

Na hipótese de configuração de fraude na documentação comprobatória em qualquer momento, inclusive posterior à matrícula, assegurado o direito ao contraditório e a ampla defesa, o candidato(a) estará automaticamente eliminado(a) do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFRGS e perderá, consequentemente, o direito à vaga conquistada e a quaisquer direitos dela decorrentes, independentemente das ações legais cabíveis que a situação requer.

Por ser a expressão da verdade, firmo a presente.

Local e data: , de de 20 .

Nome completo e assinatura do(a) Candidato(a)

(20)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Geociências

Programa de Pós-Graduação em Geografia

ANEXO V

DECLARAÇÃO DE IDENTIDADE DE GÊNERO (COM NOME SOCIAL)

Eu, ___________________________________________________________________

(nome social), civilmente registrado(a) como

______________________________________________________________________, RG nº _____________________, CPF nº ____________________, residente e domiciliado(a) à ________________________________________________________

_____________________________________________________________________, declaro, para fins específicos de atendimento à documentação exigida pelo Programa de Pós- Graduação em Geografia da UFRGS para aderir ao processo seletivo Edital n°. ___________

desta universidade, em nível de Mestrado e/ou Doutorado, me autodeclaro:

( ) Travesti ( ) Mulher trans ( ) Homem trans

Declaro, ainda, ter ciência de que:

As informações prestadas por mim para o processo de análise da condição declarada pelo(a) candidato(a) acima descrito(a), com vistas à inclusão na modalidade Reserva de Vagas, são de nossa inteira responsabilidade, pois quaisquer informações inverídicas prestadas implicarão no indeferimento da solicitação de Reserva de Vagas ao referido candidato(a) e aplicação das medidas legais cabíveis.

Na hipótese de configuração de fraude na documentação comprobatória em qualquer momento, inclusive posterior à matrícula, assegurado o direito ao contraditório e a ampla defesa, o candidato(a) estará automaticamente eliminado(a) do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFRGS e perderá, consequentemente, o direito à vaga conquistada e a quaisquer direitos dela decorrentes, independentemente das ações legais cabíveis que a situação requer.

Por ser a expressão da verdade, firmo a presente.

Local e data: , de de 20 __.

__________________________________________________________

Nome completo e assinatura do(a) candidato(a)

Referências

Documentos relacionados

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Segund Segundo o o o come comentári ntário, qu o, quais s ais são ão as tr as três p ês priorid rioridades ades abso absolutas lutas da i da

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários