• Nenhum resultado encontrado

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (CICSA-20)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2023

Share "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (CICSA-20) "

Copied!
312
0
0

Texto

(1)
(2)

Apresentação

O 1º Congresso Internacional de Ciências Sociais Aplicadas foi um importante evento promovido pela Rede de Ensino Doctum em agosto do ano de 2020. O evento contou com a participação de um público de mais de 4 mil participantes, contabilizando cerca de 40 mil acessos nas plataformas virtuais em que foi realizado.

No roteiro das atividades do evento, incluíram-se apresentações de artigos científicos enviados por mais de 300 pesquisadores do Brasil e de outros dez países, discutidos e debatidos nos grupos de trabalho (GT’s), coordenados por professores da instituição e avaliados por pesquisadores e professores externos, todos com a titulação de Mestres ou Doutores.

Foram três grandes áreas de conhecimento abarcadas no Congresso: Ciências Gerenciais, Direito e Educação. Este documento compõe os Anais do evento, reunindo os resumos dos artigos científicos aprovados para apresentação, e que posteriormente receberam avaliação e comunicado de publicação na revista científica da Rede.

(3)

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (CICSA-20)

UNIDADES MANHUAÇU-IÚNA-CARANGOLA 18 A 21 DE AGOSTO

Inscrições: www.even3.com.br/cicsa2020

(4)

REALIZAÇÃO

REDE DE ENSINO DOCTUM

Prof. Dr. Pedro Cláudio Coutinho Leitão Presidência da Rede de Ensino Doctum CONSELHO CURADOR

Profa. Me. Janaína Dardengo - Diretora de Ensino

Profa. Dra. Iana Pena - Coordenadora de pesquisa e extensão Prof. Dr. Deo Pimenta - Coordenador de internacionalização

Prof. Me. Américo Galvão Neto - Presidente da Fundação Casarão das Artes

COMITÊ ORGANIZADOR EXECUTIVO Prof. Me. Roberto Miranda Pimentel Fully

Diretor da Unidade Manhuaçu e Iúna – Rede de Ensino Doctum Prof. Dr. Rodrigo Mendes Cardoso

Coordenação do Curso de Direito - Unidade Manhuaçu – Carangola

Prof. Me. Moacyr Rodrigues Simão

Coordenação do Curso de Ciências Contábeis e Contábeis – Unidade Manhuaçu Coordenação do Curso de Administração - Unidade Iúna

Prof. Júnia Moreira de Freitas

Coordenação do Curso de Pedagogia – Unidade Iúna

COMITÊ DE APOIO Ana Célia Gonçalves Deivison Freitas

Afonso Barbosa James dos Santos Magno Diniz Lucas Lessa

Vitório Tomaz Equipe

EQUIPE ACADÊMICA

Prof. Dr. Igor de Souza Rodrigues;

Prof. Me. Patrick Luiz Silva;

Profa. Me. Fernanda Matos de Moura Almeida

(5)

Coordenação dos grupos de trabalho

Alessandre Tavares Ariane Ribeiro Hott

Cícero Guerra Denise Sena

Diogo Nolasco Pereira Dorcas Rodrigues Recamán

Erliane Gomes Luz Júlia de Paula

Fernanda Moura Frederico Dutra

Giselle Cristina Dutra Gisely Xavier

Isabele Brissio Humberto Luiz Júnior Igor de Souza Rodrigues Jocimar Barreto José Flávio Madaleno Joyce Altaf

Júnia Moreira de Freitas Luciano Nascimento

Marcorélio Reis Mario Gomes da Silva

Monique Montenegro Kleider Rocha Cruz Octávio Locatelli Patrick Luiz Silva Phillipe Drumond Vilas Boas Tavares Quésia Ribeiro Renan Ferreira da Silva Rodrigo Mendes Roberto Miranda Fully Victor Almeida Pereira

(6)

GT - SOCIOLOGIA E DESIGUALDADE SOCIAL Coordenadores:

Igor de Souza Rodrigues (Doctum) Humberto Luiz Júnior (Doctum)

Debatedores:

Maristela Rocha (UFJF) Matheus Gomes (UFMG)

Emanuelle Levinson (Universität Humboldt-ALE)

(7)

DINASTIAS POLÍTICAS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E SEU PERFIL IDEOLÓGICO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS 53ª E 55ª LEGISLATURAS

João Roberto dos Reis de Souza

RESUMO

O Brasil é uma República de dinastias políticas. Com isso em vista, o objetivo do trabalho foi investigar se existe uma relação direta entre o aumento do conservadorismo no parlamento brasileiro em relação a estas dinastias políticas que também teve aumentou nos últimos anos. Para este trabalho as legislaturas pesquisadas, e posteriormente comparadas, foram as 53ª e 55ª então foi primordial fazer a coleta de dados de todos esses deputados que se enquadram na condição de titular e empossados.

Para compreender a lógica específica da ação e estratificação política dos deputados dinásticos, conduziu-se 10 entrevistas semiestruturadas a partir de uma amostra não-representativa. Portanto, pergunta-se: qual a relação entre família e poder no Brasil? Qual a relação entre o aumento do conservadorismo e o aumento das dinastias políticas no parlamento? Conclusivamente, deputados pertencentes as dinastias encontram-se presente em todo o espectro ideológico.

Palavras-chave: famílias políticas; parlamento brasileiro; ideologias políticas; sociologia política

(8)

A HIGIDEZ AMBIENTAL POSITIVADA NO ARCABOUÇO JURÍDICO BRASILEIRO E UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE SUA VIABILIDADE

Thiago Souza Silva

Elton Moreira Quadros

RESUMO

Essa pesquisa desenvolve um diálogo atinente à promoção do equilíbrio ambiental, ao sublinhar as potencialidades desta ação para a estruturação de um estado social equilibrado, jornadeando, sucintamente, por alguns dispositivos que integram o arcabouço jurídico nacional, visando conhecer sobre suas competências de atuação, e os efeitos disciplinares afetivos às violações dos preceitos ambientais positivados. Ademais, far-se-á algumas considerações que reclamam por iniciativas políticas capazes de tutelar e fomentar a conservação do meio ambiente, formando uma atmosfera introspectiva de consciência cidadã, capaz de convencê-los sobre a emergente necessidade de se voluntariarem como parceiros desta empreitada, perseguindo mudanças atitudinais salutares para com a natureza.

Palavras-Chave: Ambientalismo; Proteção Ambiental; Ecologia Humana.

(9)

A PANDEMIA E SEUS IMPACTOS PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Verônica Martins Tiengo

RESUMO

O objetivo desse artigo é discutir os impactos da pandemia para a população em situação de rua, que, com o a pandemia vive numa situação ainda mais miserável. Apresenta uma pesquisa bibliográfica em dois sítios digitais no período entre março a julho de 2020. Os resultados indicam as respostas que o Estado ofereceu, por meio de ampliação de vagas em abrigos, criação de abrigos emergenciais, distribuição de alimentos e instalando pias em locais públicos. A pesquisa aponta para a necessidade de um Estado forte para responder às necessidades sociais, garantindo os direitos básicos de habitação, alimentação, educação, saúde, trabalho e renda.

Palavras-chave: População em situação de rua; pandemia; papel do Estado.

(10)

A PRÁTICA INTERSETORIAL COMO FERRAMENTA DE COMBATE ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS EM SAÚDE NA VELHICE

Roberth Steven Gutiérrez Murillo

RESUMO

O trabalho teve por objetivo principal analisar o discurso da prática intersetorial como ferramenta para combater às desigualdades sociais em saúde, nomeadamente, àquelas vinculadas ao envelhecimento humano. Trata-se de um ensaio de cunho analítico-descritivo, com abordagem qualitativa, sustentado pela literatura que aborda a questão da desigualdade social em idosos e às práticas sanitárias intersetoriais no âmbito do Sistema Único de Saúde. As informações trazidas no estudo pretendem aportar à ciência gerontológica, na medida me que retomam a questão da integralidade dos cuidados oferecidos ao idoso, em contexto de desfavorecimento social.

Palavras-chave: Intersetorialidade; Saúde do Idoso; Determinantes Sociais em Saúde.

(11)

A SOCIEDADE DE CONSUMO DA BELEZA: HISTÓRIA E ATUALIDADE

Luciene Gouveia Batista

RESUMO

Consumir é uma das atividades mais básicas realizadas pelo ser humano e o consumo tornou-se com o passar do tempo, um campo de investigação complexo. A sociedade de consumo impõe regras, costumes e necessidades que não conseguimos nos livrar, sendo aquela em que o signo é a mercadoria. A busca pela beleza é tão antiga quanto a própria humanidade, desde os tempos mais remotos da história e da pré-história, o homem faz de seu corpo um objeto cultural. A busca pela individualidade na sociedade moderna, se reflete no consumo dos produtos de beleza. O objetivo geral de pesquisa é apresentar uma sociedade de consumo voltada para o consumo da beleza, desde os primórdios até a atualidade. Para o alcance deste objetivo a metodologia escolhida foi a bibliográfica.

O estudo conclui que a tendência de consumo da beleza na sociedade contemporânea é o um resultado de uma progressão ao longo da história do interesse da sociedade pela beleza.

Palavras-chave: Consumo; Sociedade; Beleza.

(12)

A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: UMA CONSEQUÊNCIA DAS RELAÇÕES DESIGUAIS DE GÊNERO NO SISTEMA PATRIARCAL

Ana Luisa Hickmann Ingrid Nascimento Euclides RESUMO

No presente artigo, iremos abordar os conceitos de violência, patriarcado e gênero, apontando a maneira como estes se interseccionam, e o resultado desta junção: as relações discriminatórias de gênero. Buscamos compreender porque essas relações, entre indivíduos construídos socialmente com base nos papéis de gênero, se tornam relações violentas, explorando também o conceito de violência contra as mulheres e suas inúmeras formas de manifestação, na sociedade ocidental. A violência baseada no gênero se reinventa e adquire novas formas, por isso neste artigo também apontamos para a importância da disseminação de informações referentes ao tema e das atividades de prevenção à violência.

Palavras-chave: Violência, gênero, patriarcado, poder, prevenção.

(13)

APROXIMAÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS E ENTRELAÇAMENTOS DA MEMÓRIA COLETIVA E DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

José Ricardo Oliveira Mello

RESUMO

Émile Durkheim (1858-1917) contribuiu para a produção científica das Ciências Sociais nos séculos XIX e XX ao descrever o fenômeno das representações coletivas. Influenciado pela Sociologia Clássica, Maurice Halbwachs (1877-1945) inovou ao apresentar a Memória Coletiva e revelou ser um exímio analista do comportamento humano nos grupos ao propor que as nossas recordações individuais, mesmo as mais pessoais, estão imbricadas na nossa vida em sociedade de acordo com a proximidade dos grupos e a frequência de contato com seus membros. Serge Moscovici (1928-2014), por sua vez, teve um papel fundamental no resgate das dimensões culturais e históricas na pesquisa psicossocial no século XX, contribuindo significativamente para a transição entre a psicologia social clássica e a psicossociologia, ao propor os processos de objetivação e ancoragem, categorização do familiar e do não familiar, causalidade e funções da Teoria das Representações Sociais. Dentro dessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo buscar aproximações teórico-conceituais e investigar o entrelaçamento entre essas duas teorias que foram influenciadas pela Sociologia Clássica de Durkheim.

Palavras-chave: Sociologia; Recordações; Grupos; Halbwachs; Durkheim.

(14)

CULTURA, RELAÇÕES DE GÊNERO E CAPITALISMO

Marlene Souza dos Santos Igor Souza de Abreu

RESUMO

Orientados pela Teoria Marxista observamos no presente trabalho como a luta de classes se revela no universo das relações de gênero, sendo estas relações norteadas pelo modelo de produção capitalista.

Nosso objetivo neste trabalho é pensar classe social, luta de classes como produto do capitalismo e, em como as relações de gênero, quando naturalizadas, colaboram para a hegemonia capitalista.

Embora tenham deixado o espaço doméstico para ocupar o mercado de trabalho, graças às lutas e conquistas do movimento feminista, as mulheres continuam a enfrentar toda a sorte de preconceitos advindos de uma sociedade estruturada no patriarcalismo.

Palavras-chave: Trabalho; luta de classes; relações de gênero.

(15)

O ESTADO A MERCÊ DO MERCADO: FORMA, REFORMA, DEFORMA.

REFLEXÕES SOBRE A LEI 13.467/17 E A AMPLIAÇÃO DAS DESIGUALDADES E DA PRECARIZAÇÃO

Gisele Braga Bastos

RESUMO

O estudo apresenta alguns destaques do diagnóstico CESIT, realizado pelo Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade Federal de Campinas-UNICAMP. O texto aqui apresentado tem por objetivo apresentar os resultados do diagnóstico sobre a ineficácia das reformas trabalhistas na geração de novos postos de trabalho e provocar reflexões de que reformas dessa grandeza e outras reformas que ameaçam as garantias fundamentais podem impactar a estabilidade jurídica e a organização coletiva, e comprometer a ordem social ao enfraquecer os laços de solidariedade que garantem a tessitura da malha social, não apenas no Brasil.

Palavras-chave: Reforma trabalhista; Lei 13.467/17; precarização

(16)

DA ORDEM ESCRAVOCRATA-SENHORIAL À PSEUDO-EQUIDADE DO TRABALHO DO NEGRO NO BRASIL: o mito da democracia racial

Wéllia Pimentel Santos RESUMO

A pesquisa em foco aspira á tentativa de refletir acerca da invisibilidade do trabalho da mulher negra no Brasil, parte-se do ponto de partida de que a construção do trabalho doméstico na sociedade brasileira teve início no período escravocrata. De tal modo, neste artigo apresentaremos a construção dessa identidade negra, a posição social que as mulheres negras ocupavam na ordem escravocrata- senhorial, Para tanto, no decorrer da pesquisa objetiva-se à realização de um estudo qualitativo do percurso histórico da condição da mulher, desde a ordem escravocrata ao século XXI, tendo como base autores conceituados, com a finalidade de auxiliar a compreensão do problema e objetivo proposto.

Palavras-chave: Escravo. Negro. Brasil.

(17)

DAS VISÕES CLÁSSICAS DE CULTURA AOS SABERES INSURGENTES Tailon Aparecido Gomes Garcia

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo compreender as visões clássicas de cultura, com foco em autores como Franz Boas, Bronislaw Malinowski e Cliffond Geertz, conhecidos antropólogos, que fazem uso do método etnográfico com uma ferramenta para se compreender a cultura, através de escritos e estudos na qual os europeus, com base em seus próprios modelos analisam as culturas e povos que estão em outra realidade social, econômica e política. Tomando como referência essas teorias como eurocêntricas, busca-se um contrapeso com base nas teorias pós- coloniais que visar dar voz a sujeito subalternos no sistema global, sujeitos silenciados pelos sistemas totalizantes, que vão buscando espaço epistêmico e por fim chegamos ao debate do lugar de fala.

Palavras Chave: Cultura, Pós-Colonialismo, Lugar de Fala

(18)

O ESTIGMA SOBRE O BOLSA FAMÍLIA E SEUS BENEFICIÁRIOS:

uma revisão bibliográfica

Ananda da Silveira Viana

RESUMO

O Programa Bolsa família se tornou o maior Programa de transferência de renda do Brasil e da América Latina. Contudo, tanto o modelo do Programa quanto seu público alvo são, constantemente, alvos de julgamentos morais e estigmatizações, com afirmações de que o Programa “acomoda” quem o utiliza.

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica e de dados acerca do Programa Bolsa Família, de seus efeitos, das percepções da sociedade sobre e dos principais estigmas e julgamentos postos tanto sobre o Programa, quanto sobre seus beneficiários. Assim, o trabalho trouxe os principais debates em torno da temática, pontuando que a estigmatização se deve à uma lógica de

“merecimento” e que este processo de estigmatização é reproduzido por seu próprio público, numa tentativa de fuga à constante enquadração em categorias valorativas.

Palavras chave: Bolsa Família; estigma; sociedade; julgamentos morais

(19)

OS “INVISÍVEIS” DIANTE DA PANDEMIA: DILEMAS E A PROMOÇÃO DE SEUS DIREITOS POR MEIO DO MOVIMENTO NACIONAL DE POPULAÇÃO DE RUA.

Álvara dos Santos de Sousa Wagner de Oliveira Rodrigues RESUMO

Discutir – e dar visibilidade – a populações urbanas vulneráveis como a que vive nas ruas é uma emergência que já tinha consistência social notável. Contudo, com o advento da pandemia do novo coronavírus, as vicissitudes diante da sua precariedade exigem notabilizar movimentos sociais que se prestam, até hoje, a realizar esse papel de promoção dos direitos humanos às pessoas “em situação de rua”. Neste sentido o trabalho anota a gênese do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR) e fazer a anotação dos seus discursos de militância diante dos cenários sociopolíticos em evidência, especialmente diante do quadro atual de pandemia país afora – e, de certo modo, aquilo que se possa agir em prol do enfrentamento das mazelas negativas oriundas da atual pandemia.

Palavras-chave: População em Situação de Rua; Movimento Nacional de População de Rua (MNPR); Covid-19.

(20)

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: OS DESAFIOS DA PROTEÇÃO SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Vanessa Silveira de Brito

RESUMO

O presente ensaio tem como objetivo apresentar uma breve reflexão sobre os desafios de garantir proteção social aqueles que consideramos os mais vulneráveis, especialmente em tempos de pandemia do novo coronavírus: a população em situação de rua. Observamos que a crise sanitária e econômica decorrente da pandemia da COVID-19 não apenas aprofundou as desigualdades sociais, mas também acentuou as precariedades existentes tanto no que diz respeito aos serviços ofertados pela Política de Assistência Social quanto no que se refere a (des) proteção de trabalhadores e de usuários dos serviços.

Palavras-chave: População em Situação de Rua. Proteção Social. Pandemia Covid-19.

(21)

PLANEJAMENTO URBANO E DIREITOS: O CASO DO ZONEAMENTO DE TEÓFILO OTONI - MG

Mayron Matheus Pereira dos Santos Ana Luísa Figueiredo

RESUMO

A busca pelo bem-estar e qualidade de vida da população tem sido pautada diretamente no desenvolvimento das cidades, versado dentro da área de Arquitetura e Urbanismo, uma das ciências sociais aplicadas. Para isso, entende-se como necessário medidas que solucionem problemáticas socioeconômicas que avaliam políticas públicas que têm como principal objetivo garantir o Direito à Cidade. Com a resistência do sistema capitalista na sociedade em que vivemos, o Planejamento Urbano está consideravelmente ligado à manutenção da desigualdade social exemplificada na segregação territorial, pautada no crescimento e domínio econômico que influencia a realidade dos municípios brasileiros. Este estudo origina-se na discussão acerca do zoneamento realizado no Plano Diretor da cidade de Teófilo Otoni, no nordeste do estado de Minas Gerais. Por se tratar de lei orgânica municipal, o Plano Diretor é fundamental para o desenvolvimento desta pesquisa com ênfase nos bairros Matinha, São Jacinto e Novo Horizonte (Boiadeiro), bem como suas complementares - Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, Lei ambiental, Código de Edificações e Código de posturas - para identificar as incongruências e, com base no referencial teórico apresentado, exemplificar bons modelos e apontar possíveis mudanças.

Palavras-chave: Arquitetura e Urbanismo; Planejamento Urbano; Desigualdade Social; Plano Diretor; Zoneamento.

(22)

VIOLÊNCIA CONTRA A JUVENTUDE PERIFÉRICA:

uma análise através da música

Juliana Antunes

RESUMO

Quando se pensa em “juventude”, qualquer que seja o recorte espacial a ser tratado, é urge evidenciar a heterogeneidade de tal grupo, sobretudo quando se pensa no Brasil, país onde, enquanto um jovem tem a possibilidade de ingresso em universidades de renome, outro é baleado pela Polícia Militar enquanto volta da escola. A diversidade da juventude enquanto grupo social posta-se em vários pontos, sejam esses concentrados em aspectos atrelados à condição social, cultura, gênero, ou regionalidade. Para além disso, se partindo dos apontamentos acerca da sociologia da música, abordados em Muchow (1968) é evidente a relação estreita entre os jovens e a musicalidade. Tendo isso em mente, o presente trabalho intenciona abordar o tratamento, marcado pela truculência, do Estado aos jovens moradores das periferias brasileiras, partindo da análise das letras musicais criadas por essa juventude.

Palavras-chave: juventude, desigualdade, violência, Estado, música

(23)

A DESCONSTRUÇÃO DO LOUCO E A REFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL

Daniel Medeiros Campos Guilherme Henrique de Souza Baia Luana Batista Fernandes Mariana Rocha Soares Dutra Myllena Morais de Abreu Natalia Peixoto da Silva Paula Hubner França

RESUMO

O presente projeto de pesquisa tem como objeto de estudo caracterizar as principais interpretações dos “loucos de todo gênero” ao longo da história. Para tanto, serão abordados os impactos das mudanças legislativas que trouxeram garantias e inclusão de direitos aos mesmos. A abordagem inicia- se a partir do pressuposto adotado pela sociedade que visa um padrão errôneo de comportamento com aquilo que é diferente- que pendura na atual conjuntura. Ademais, associa-se o contexto histórico com uma análise da Lei da Reforma Psiquiátrica no que diz respeito às mudanças de interpretação com os transtornados , frisando a significativa alteração na mudança no regime interno de comportamento dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em que o legislador vai além da limitância laudo/paciente e se envolva de forma humanística, com o fito de construir uma relação fraterna.

Palavras-chave: Reforma psiquiátrica. Inclusão de direitos. CAPS. Loucos de todo gênero.

(24)

GT - DIREITO CONSTITUCIONAL E FILOSOFIA DO DIREITO Coordenadores:

Patrick Luiz Silva (Doctum) Rodrigo Mendes (Doctum)

Debatedores:

Oscar Alexandre Moreira (PUC – Rio) Isabelle Gibson (PUC – Rio)

Lucas Figueiredo Cavalcanti (PUC-Minas)

(25)

A PROBLEMATIZAÇÃO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA MÍDIA SOCIAL Larissa Lourdes Luiz Soares Lucas Felipe de Oliveira Soares Mariane do Nascimento Gomes

RESUMO

A liberdade de expressão é um direito fundamental previsto no artigo 5º, IV, da Constituição Federal, que diz ser livre a manifestação do pensamento e vedado o anonimato. Entretanto, muito se discute qual seria a solução/qual direito prevaleceria nos casos em que a liberdade de expressão colidir com outros direitos constitucionais. Colisões de tal tipo ocorrem costumeiramente no âmbito das mídias sociais, ambiente em que a liberdade de expressão é, por muitas vezes, colocada frente à inviolabilidade da honra e da intimidade, direitos que estão ligados à dignidade da pessoa humana. Desse modo, buscar-se-á, no presente artigo, tratar do assunto com base em um caso concreto (Cristian Góes), utilizando-se as ideias de liberdade do liberal-social Stuart Mill e explanando o tema em paralelo com a sociedade brasileira, entendimentos doutrinários e jurisprudenciais e, sobretudo, nossa Constituição. A metodologia utilizada é, desse modo, investigativa, de cunho teórico-dogmático. Chega-se à conclusão de que o direito à liberdade de expressão, embora não seja absoluto, deve ser preservado no caso concreto analisado.

Palavras-chave: Liberdade de expressão; Mídia social; Direitos fundamentais; Democracia;

Técnica da Ponderação.

(26)

CONFLITOS ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Brener Murilo de Bragança Paula Flores de Bragança RESUMO

A pandemia do novo coronavírus trouxe junto à crise sanitária, diversos outros questionamentos relacionados aos contextos jurídicos de todos os países do mundo devido à necessidade de medidas excepcionais que não são comuns em períodos de estabilidade, e justamente pela rapidez com a qual as decisões devem ser executadas. Dessa forma surgem conflitos sobre a aplicabilidade dos direitos fundamentais nessas circunstâncias e os limites do poder público sobre as restrições necessárias. O presente trabalho busca apresentar uma visão sucinta do cenário atual brasileiro frente à pandemia e a importância da aplicabilidade e ponderação dos direitos fundamentais a luz das medidas excepcionais abarcadas pela legislação vigente e seus efeitos no período da pandemia da covid-19, para que assim se possa analisar a possibilidade de restrição do Estado aos Direitos Fundamentais do cidadão, em pareamento com o atual momento de excepcionalidade, garantindo a defesa e o cumprimento das disposições da Constituição Federal de 1988.

Palavras-chave: Direitos Fundamentais; Crises; Pandemia; Ponderação.

(27)

ELEMENTOS DA ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL Nº 548

Rodolfo Assis RESUMO

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 548 foi julgada definitivamente pelo Supremo Tribunal Federal em meados de maio de 2020. A questão jurídica discutida foi a nulidade de atos de fiscalização e restrição de eventual propaganda eleitoral nas universidades durante o período das eleições de 2018, sob o argumento de que tais atos, em sua maioria praticados por ordem judicial de juízes eleitorais, seriam inconstitucionais, por violação da liberdade de expressão e da autonomia universitária. Com a pandemia da COVID-19, essa decisão do Supremo Tribunal Federal repercutiu pouco nos canais de comunicação, inclusive os jurídicos. Este artigo é resultado de pesquisa referências em site de tribunais, jornais e periódicos eletrônicos, vídeos da sessão de julgamento e tem o propósito de descrever elementos relevantes do caso, a partir de dados constantes das referências encontradas a respeito. Além de tal propósito imediato, a descrição de tal levantamento funcionará como referência para trabalho posterior, ainda em desenvolvimento, cujo objetivo será a análise da fundamentação, da decisão e de suas possíveis repercussões jurídicas associadas ao controle de constitucionalidade, liberdade de expressão nos campi universitários e restrições impostas pela legislação eleitoral.

Palavras-chave: Propaganda eleitoral. Autonomia universitária. Liberdade de expressão.

Supremo Tribunal Federal. Precedente.

(28)

DIREITO AO ESQUECIMENTO FRENTE AO AVANÇO TECNOLÓGICO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Mariana Pompeu Egydio

RESUMO

O presente estudo visa abordar o direito ao esquecimento em tempos em que o avanço tecnológico faz com que a cada instante a internet e mais informações individuais estejam presente na vida de todos. Analisando como o ordenamento jurídico brasileiro entende e recepciona esse direito da personalidade que está fortemente ligado ao princípio da dignidade da pessoa humana e ao direito à privacidade. Sendo utilizado para tal, o método dedutivo por meio de pesquisa bibliográfica, de artigos científicos, estudo da legislação brasileira, de jurisprudência e de demais matérias relevantes e associadas ao tema. Alcançando- se, dessa forma o objetivo de demonstrar a sua aplicabilidade.

Palavras-chave: Direito ao esquecimento; Dignidade humana; Privacidade; Tecnologia;

Internet.

(29)

UMA CRÍTICA À PAUTA DE EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS COM BASE NO CONCEITO DE FRICÇÃO INTERÉTNICA: UM OLHAR

CONSTITUCIONAL

Carolina da Matta Ambrósio Sayuri Perigolo Charbel

RESUMO

O presente artigo busca analisar de forma crítica os argumentos utilizados pelo Ministério Público vinculados à Ação Civil Pública 1.16.000.000332/2020-21, na qual o intuito era anular a nomeação do pastor e missionário Ricardo Lopes Dias para a Coordenação-Geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Através da teoria da fricção interétnica de Roberto Cardoso de Oliveira, além de pesquisa bibliográfica em artigos científicos, constatou-se que a nomeação fere diversos princípios constitucionais, em especial o direito à autodeterminação dos povos, além de ser um risco iminente a cultura e a religiosidade dos povos originários.

Palavras-chave: Fricção interétnica. Multiculturalidade. Direitos indígenas.

(30)

CABOCLOS, PRETO VELHOS, EXUS E ORIXÁS: O DIREITO FUNDAMENTAL A LIBERDADE RELIGIOSA POSTO EM XEQUE NO ESTADO DEMOCRÁTICO

BRASILEIRO - UM ENSAIO A PARTIR DA ESCRAVIDÃO NEGRA E DOS DILEMAS DA LUTA POR RECONHECIMENTO EM NANCY FRASER

Lara Oliveira Souza RESUMO

O presente artigo objetiva debater a questão do direito fundamental à liberdade religiosa a partir das religiões de matrizes africanas. Quadros de intolerância são presenciados a todo o momento.

O direito a liberdade religiosa é posto em xeque na medida em que o ordenamento jurídico não é capaz de controlar atos de intolerância advindos de todas as esferas da sociedade. Enfim, o Brasil é um país oficialmente laico, detentor de grande diversidade religiosa e esse trabalho pretende refletir acerca de questões relativas à intolerância, injustiça e ineficácia do Estado.

Palavras-chave: o autor não informou.

(31)

BEBÊ MEDICAMENTO FRENTE AO MELHOR INTERESSE DO MENOR Judite Machado Júlia de Paula Vieira RESUMO

No Brasil, se permite por meio da Resolução n. 2.121/2015 que as técnicas de Produção Médica Assistida sejam utilizadas para tipagem do sistema HLA do embrião, com o objetivo de selecionar embriões HLA compatíveis com algum(a) filho(a) do casal já afetado por doença em que cujo tratamento efetivo seja o transplante de células-tronco, de acordo com a legislação vigente. Sendo denominada e controversa: técnica do “bebê-medicamento”, criado para ser geneticamente compatível com o irmão que padeça de grave patologia, cuja cura ou tratamento necessite de um transplante de células ou órgãos, que só será viável por meio da pessoa que irá nascer. Assim, o “bebê-remédio” surge, em regra, quando um casal se depara com a morte eminente de um filho e numa tentativa desesperada de evitar o pior, decidem ter outra criança, portadora de igual patrimônio genético, cujos tecidos serão compatíveis com os do irmão e permitirão ser transplantados com menor ou nenhum risco de rejeição, tornando-se uma opção milagrosa na vida de muitos pais.

Palavras- Chave: Bebê medicamento; melhor interesse do menor; direito ao corpo.

(32)

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO PROCESSUALMENTE REPENSADOS ATRAVÉS DA TEORIA DE HABERMAS

Rafael Ribeiro de Oliveira Kissy de Paula Andrade RESUMO

Neste trabalho buscaremos fazer uma análise da aplicação da teoria da ação comunicativa e a tese central de Jürgen Habermas em facticidade e validade, de maneira que o direito processualmente possa repensados através destas teorias. O presente tem como alcançar os objetivos identificar como a noção de processo passa a ser fundamental na legitimação e democratização das decisões estatais, se é possível aproximar a justiça eficácia e validade, apontar algumas críticas no processo legislativo com base na teoria de Habermas e como seria a busca de um consenso no Estado Democrático de Direito. Para tanto, foi realizada uma vasta pesquisa bibliográfica.

PALAVRAS CHAVE: Democratização; Habermas; Justiça; Consenso.

(33)

REVISITANDO O CASO ELLWANGER: UMA ANÁLISE SOBRE OS FUNDAMENTOS DOS MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PERANTE A ÓTICA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E O DISCURSO DE ÓDIO.

João Vitor Mendes Amorim Lanúbia Vieira Emerick Mariana Aparecida Huebra Mol Victória Toledo da Silva Coelho RESUMO

A pesquisa se propôs a fazer uma análise acerca das fronteiras da liberdade de expressão, os limites de sua abrangência e aderência como Direito Fundamental, isto sobre o espectro do Discurso de Ódio, frente as garantias alheias, e um exame pontual do que foi e é considerado pelo Ministro Marco Aurélio Mello como um dos mais importantes julgamentos do Supremo Tribunal Federal, o Habeas Corpus 82.424-2. Com isso, busca-se identificar o principal método utilizado pelos Ministros do Supremo Tribunal Federal para obtenção dessa resolução.

Palavras-chave: Liberdade de expressão; Discurso de ódio; Ponderação entre princípios; Caso Ellwanger.

(34)

A JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE: IMPACTOS E REFLEXOS DA PANDEMIA PELA COVID-19

Jhenyffer Ribeiro de Carvalho Bianca Carvalho de Souza RESUMO

O Direito e a Medicina são áreas do conhecimento com autonomia e independência entre si, porém vários fatores vêm os aproximando cada vez mais. No entanto, com o aparecimento do novo coronavírus, essas duas áreas ficaram totalmente interligadas, pois, a célebre disseminação da doença causou impactos desafiadores para a sociedade. A pesquisa tem por objetivo expor esses impactos e as dificuldades relacionadas ao direito à saúde frente a essa pandemia e apresenta a relevância na generalização significativa do vírus. Consequentemente, com o desconhecimento desta doença e sua rápida propagação, os poderes públicos foram obrigados a tomarem medidas preventivas com o intuito de proteger a população. Entretanto, a medida de isolamento social, embora seja efetiva para evitar que o vírus se espalhe, ocasionou grandes impactos na economia, nas relações trabalhistas e sociais. O declínio causado pelo novo vírus afetou mundialmente a vida dos cidadãos, repercutindo em dúvidas e repressões, impingindo-os a remodelar a rotina. Todavia, a saúde é um direito fundamental e, portanto, é de extrema importância que seja um direito referente a todos e com fácil acesso. Para estruturação argumentativa que fundamenta a presente pesquisa, utilizou-se de mecanismos de pesquisa doutrinas, dialética, artigos científicos, legislações e estatísticas de órgãos oficiais.

Palavras-chave: Saúde. Direito. Pandemia. Impactos Sociais. Judicialização.

(35)

A JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO À SAÚDE: IMPACTOS E REFLEXOS DA PANDEMIA PELA COVID-19

Jhenyffer Ribeiro de Carvalho Bianca Carvalho de Souza RESUMO

O Direito e a Medicina são áreas do conhecimento com autonomia e independência entre si, porém vários fatores vêm os aproximando cada vez mais. No entanto, com o aparecimento do novo coronavírus, essas duas áreas ficaram totalmente interligadas, pois, a célebre disseminação da doença causou impactos desafiadores para a sociedade. A pesquisa tem por objetivo expor esses impactos e as dificuldades relacionadas ao direito à saúde frente a essa pandemia e apresenta a relevância na generalização significativa do vírus. Consequentemente, com o desconhecimento desta doença e sua rápida propagação, os poderes públicos foram obrigados a tomarem medidas preventivas com o intuito de proteger a população. Entretanto, a medida de isolamento social, embora seja efetiva para evitar que o vírus se espalhe, ocasionou grandes impactos na economia, nas relações trabalhistas e sociais. O declínio causado pelo novo vírus afetou mundialmente a vida dos cidadãos, repercutindo em dúvidas e repressões, impingindo-os a remodelar a rotina. Todavia, a saúde é um direito fundamental e, portanto, é de extrema importância que seja referente a todos e com fácil acesso. Porém, apesar desse direito está previsto na Constituição, não é atribuído a todos os cidadãos, tendo a necessidade de ser particularmente encaminhado ao Poder Judiciário.

Palavras-chave: Saúde. Direito. Pandemia. Impactos Sociais. Judicialização das políticas públicas da saúde.

(36)

LIMITE DA ATUAÇÃO REPRESSIVA DO ESTADO EM MOVIMENTOS POPULARES DENTRO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO A LUZ DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE 1988: COLISÃO ENTRE A PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA (ART.144) E O DIREITO À MANIFESTAÇÃO (ART. 5º INC.

IV E XVI).

Lara Oliveira Souza Sarah Oliveira Souza RESUMO

Este trabalho acadêmico teve como objetivo estabelecer dentro da perspectiva constitucional os limites da atuação repressiva do Estado nas manifestações populares. Foi analisada as formas de participação popular direta e indireta dentro do Estado Democrático de Direito previstas na Constituição Brasileira. Buscamos estabelecer o direito á manifestação sendo este extraído da liberdade de pensamento e direito de reunião e também analisamos o dever do Estado de prestar a ordem pública. Sendo observado o conflito entre ambas as normas constitucionais no caso concreto, e os limites da atuação do Estado, tendo como referência a constituição Brasileira.

Por fim concluímos que apesar de estar no rol dos direitos fundamentais, o direito à manifestação não é absoluto podendo ser restringido pelo Estado. No entanto esta restrição deve ser criteriosa devendo ser observar o princípio da proporcionalidade preservando o núcleo essencial deste direito sendo que sua restrição só se justifica para que se possa ressalvar outro direito fundamental.

Palavras chaves: Direito à manifestação, ordem pública, limites da atuação do Estado

(37)

O CONCEITO DE NORMA JURÍDICA EM NORBERTO BOBBIO

Ana Beatriz Alves dos Santos Íris Fuly Sales Pereira Yasmin Rodrigues Nascimento Hott RESUMO

O presente trabalho busca estabelecer uma reflexão sobre o conceito de norma jurídica, no âmbito da teoria sobre as proposições jurídicas, com base nos estudos de Norberto Bobbio. A pesquisa foi feita exclusivamente através de revisão bibliográfica.

Palavras-chave: Norma Jurídica; Proposições; Ordenamento Jurídico; Norberto Bobbio.

(38)

CONFLITOS POLÍTICOS RELATIVOS AS AÇÕES DE COMBATE À COVID-19

Diuare Moreira Gomes RESUMO

O trabalho tem como objetivo o estudo das controvérsias existentes sobre a repartição de competências legislativas da saúde na Constituição de 1988. Enfatiza-se a análise crítica da decisão do Supremo Tribunal Federal a respeito. Para tanto, precedeu-se com a revisão bibliográfica e a análise jurisprudencial sobre o tema. Tem como conclusões a apresentação de um panorama de possibilidades decisórias, dentre as quais legitimamente optou o STF pela manutenção do poder normativo estadual sobre o tema, sem excluir, contudo, a consistência normativa geral da União.

Palavras-chave: Competência. Autonomia. Saúde. Pandemia. Covid-19.

(39)

DEMOCRACIA E FAKE NEWS: UMA ANÁLISE À LUZ DO PRINCÍPIO DELIBERATIVO EM JURGEN HABERMAS

Deivid Sebastian Souza Dornelas Evny Oliveira dos Santos RESUMO

O objetivo deste trabalho é promover uma análise crítica sobre a influência das fake news nos processos de tomada de decisão política, a partir das reflexões de Jurgen Habermas a respeito do modelo de democracia deliberativa. A pesquisa bibliográfica valeu-se da análise crítica da teoria deliberativa habermasiana, bem como a contribuição de outros autores para a formação do conceito de democracia formal e substancial. Ademais, delimitou-se o impacto das notícias falsas em observação dos recentes processos eleitorais presidenciais estadunidenses e brasileiros.

Palavras-chave: Democracia; democracia deliberativa; Habermas; fake news; eleições

(40)

“INQUÉRITO DAS FAKE NEWS”: A INCONSTITUCIONALIDADE DA DECISÃO DE BLOQUEIO DE PERFIS EM REDES SOCIAIS

André Martini Tiago Eurico de Lacerda

RESUMO

Em tempos atuais, as redes sociais transformaram-se em legítimas ferramentas de destruição moral e política a partir da divulgação de notícias falsas, prática popularmente conhecida como Fake News. Diante disso, os poderes públicos foram impelidos a pautarem o assunto em suas agendas, com vistas a controlar o fenômeno e punir exemplarmente os agentes de tais delitos.

Neste compasso, destaca-se a iniciativa do Supremo Tribunal Federal, ao instaurar, de ofício, inquérito para apurar supostos ataques verbais e de conteúdo falacioso, por meio das redes sociais, contra a instituição e demais órgãos e autoridades do poder público. Em razão da natureza dos atos, o processo investigativo foi batizado de “inquérito das Fake News”. Uma das controvérsias do inquérito, é o fato de que o relator do processo determinou o bloqueio de perfis dos investigados. Este é, portanto, o objeto do presente estudo, pelo qual se busca compreender se, de fato, o referido bloqueio configura censura prévia, e se esta seria recepcionada pela Constituição Federal no caso concreto. A reflexão é realizada a partir dos fundamentos jurídicos da própria decisão e demais obras bibliográficas sobre o tema. Espera-se, com isso, compreender o que dispõe a Constituição sobre a liberdade de expressão, e se ela recepciona a censura prévia em casos de “Fake News”.

Palavras-chave: Fake News, decisão judicial, bloqueio de perfis, censura prévia.

(41)

O DECLÍNIO DA RELAÇÃO FORMAL ENTRE IGREJA E ESTADO: NOVOS PARADIGMAS NO FINAL DO SÉCULO XIX

Gabrielly Lopes Almeida Jaqueline Aparecida Fernandes Sousa

RESUMO

O presente trabalho pretende analisar a ruptura (?) formal entre Igreja e Estado no fim do século XIX. Pretende-se com o trabalho averiguar quais eram as demandas presentes na época que culminaram na mencionada separação, bem como averiguar o paradigma de Estado laico que se instaurava nesse período. Espera-se contribuir para refletir sobre o papel atual da Religião no debate público.

Palavras-chave: Separação. Igreja. Estado. Constituição de 1891.

(42)

PODER EXECUTIVO E REPRESENTATIVIDADE: NOÇÕES ELEMENTARES A PARTIR DA ÓTICA DA DEMOCRACIA DELIBERATIVA

Eduarda Carvalho Costa Fernanda Dias De Moura RESUMO

O trabalho possui como objetivo analisar o déficit de representatividade no âmbito do Poder Executivo. Para tanto, elegemos como substrato teórico as reflexões sobre a democracia deliberativa (Habermas). A metodologia é teórico-pragmática. Propõe-se a criação de conselhos gestores como alternativa democrática viável no âmbito das tomadas de decisão política do referido Poder.

Palavras-chave: Democracia deliberativa, poder executivo, Habermas, minorias, representatividade.

(43)

FEMINISMO E FILMES DE PRINCESAS:

ESTÉTICA, PAPEL SOCIAL E SORORIDADE

Ana Júlia Labanca Belonato Hendrica Barbosa Gonçalves Hott Patrick Luiz Martins Freitas Silva RESUMO

O trabalho tem por objetivo identificar a troca de paradigmas de gênero na construção das narrativas dos filmes infantis, sob um olhar feminista. O recorte metodológico eleito foi: filmes de princesa produzidos em três eras distintas pela Walt Disney. A metodologia é crítica e comparativa, e procura identificar, a partir de conceitos desenvolvidos pelas teorias feministas, a diferenciação de abordagem das eras. Analisamos doze filmes, e colhemos dados sobre: o papel que a princesa representa no filme, as suas características físicas e comportamentais, a expressão de sororidade ou rivalidade na narrativa e sua dependência dos personagens masculinos. Sob o ponto de vista crítico, identificamos três marcos distintos: um antigo, um moderno, e outro de transição. No antigo evidenciamos: o reforço do papel social de submissão feminina, traços de ingenuidade da princesa, centralidade da beleza e o protagonismo masculino no clímax. Já no moderno, as narrativas são marcadas por empoderamento, sororidade, centralidade da força das personagens e manutenção do protagonismo feminino no clímax. O marco de transição se apresenta com características mistas, fazendo o elo entre a era antiga e a moderna.

Palavras-chave: Feminismo. Gênero. Identidade. Princesas da Disney

(44)

“O POVO CONTRA O SUPREMO” EM TEMPOS SOMBRIOS: QUANDO A MANIFESTAÇÃO DEMOCRÁTICA SE TORNA VENENO AUTORITÁRIO.

Rafael Adelino Guirra Santos Wagner de Oliveira Rodrigues RESUMO

Trata-se do estudo jurídico em âmago jurisprudencial e causuístico a respeito das repercussões legais e fáticas das manifestações antidemocráticas no Brasil de 2020, cujo alvo frequente é o Supremo Tribunal Federal. Para tanto, o diálogo será feito com base no lastro ideológico destas mobilizações e os riscos concretos que estas podem levar à democracia, mesmo aclamando-se, consigo, o direito constitucional à liberdade de expressão. Construído por pesquisa bibliográfica e documental, embasada em doutrinas, leis e reportagens jornalísticas no qual leva-se a crer que o erguimento de um novo regime totalitário pode se constituir, ao final, um veneno autoritário arrancando-se, de seus ideólogos, aquilo que entre si mais defendem para combalir o espaço do

“outro”.

Palavras-Chave: Liberdade de Expressão; Totalitarismo; Supremo Tribunal Federal.

(45)

OS ESTEREÓTIPOS DOS PAPÉIS FEMININOS COMO FORMA DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA PUBLICIDADE

Leticia Borges de Paula Gabrielle Saraiva Silva RESUMO

Este resumo expandido tem o objetivo trazer a mudança de paradigmas sobre como a perpetuação do discurso hegemônico masculino, com a naturalização de atribuições socialmente construídas, pode se manifestar como violência simbólica, que embora seja silenciosa e despercebida, é extremamente letal. Seu principal propósito é provar como a publicidade pode se constituir como uma poderosa ferramenta para a disseminação dessa violência, e como isto se estabelece como uma violação de direitos e garantias fundamentais e é capaz constituir a publicidade como abusiva e ilícita. Para tanto, a metodologia utilizada foi a análise bibliográfica da doutrina constitucional e consumerista e a apreciação multidisciplinar das áreas de ciências sociais e publicidade e propaganda.

Palavras-chave: Violência de gênero; Violência simbólica; Estereótipo; Direitos e garantias fundamentais; Publicidade abusiva.

(46)

O CONCEITO DE POPULISMO EM STEVEN LEVITSKY

Ana Lívia Oliveira de Freitas Lucas Henrique Pereira RESUMO

Inúmeras ameaças rodeiam as democracias de diversos países, identificá-las e reprimi-las certamente é um desafio a ser enfrentado, dentre elas destaca-se o populismo, tendo como protagonistas políticos carismáticos e demagogos, costuma ser a porta de entrada para a sucumbência da democracia e a ascensão de um governo autoritário. Neste artigo, buscar-se-á descrever as diversas faces do populismo de acordo com a visão do autor e cientista político norte americano Steven Levitsky, com enfoque especial em sua obra: “Como as Democracias Morrem”, em comparação com a opinião de outros autores, com destaque nas características peculiares que distinguem populistas de políticos comuns.

Palavras-chave: Populismo. Steven Levitsky. Democracia.

(47)

TESTAMENTO VITAL NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Vanessa Moreira Coelho Júlia de Paula Vieira RESUMO

Por meio de análise doutrinária da validade e eficácia do testamento vital, estarei dissertando sobre as diretivas antecipadas de vontade, elevando assim o ser humano como protagonista em sua própria vida. A Constituição Federal, é fundamentada em princípios como Autonomia da Vontade, Dignidade da Pessoa Humana, que garante então ao testamento vital ser um direito personalíssimo, pois são princípios norteadores do Estado Democrático de Direito, tornando assim viável a autodeterminação dos indivíduos. Existência da resolução proporciona uma discussão enorme e muito fértil sobre a alternativa da própria pessoa, detentora de autonomia da vontade e estando em suas faculdades mentais decidir, entre outras situações, sobre o próprio tratamento.

Palavras-chave: Testamento Vital. Autonomia. Validade. Eficácia. Dignidade da Pessoa Humana.

(48)

GT - CRIMINOLOGIA E DIREITO PENAL Coordenadores:

Marcorélio Reis (Doctum) Alessandre Tavares (Doctum))

Debatedores:

Letícia Delgado (Doctum) Dário Júnior (PUC – Minas)

(49)

CRIME ORGANIZADO: UMA (L)IMITAÇÃO CONCEITUAL

Vinícius Gomes da Silva Olveira RESUMO

O presente artigo se configura como uma investigação de caráter teórico, analítico e qualitativo, com foco na discussão acerca da conceituação do crime organizado, a qual possui certa dificuldade, o que carreta em sua aplicação a uma variedade de delitos. Nesse sentido, busca-se uma possível delimitação do entendimento sobre o tipo e uma análise de postura legislativa brasileira sobre ele. Para tanto, realizar-se-á uma revisão bibliográfica de obras sobre o tema e uma arguição da legislação brasileira.

Constata-se a existência de uma imprecisão conceitual tanto na literatura como na lei nacional, o que está em desacordo com a taxatividade que demanda o direito penal, bem como a previsão de medidas extraordinárias para o combate ao tipo, o que demonstra uma postura autoritária e incompatível com o modelo democrático nacional. Por fim, suscita-se o debate acerca da necessidade de buscar uma definição de crime organizado que esteja em consonância com o Estado democrático de direito, o que demanda um conceito devidamente delimitado.

Palavras-chave: Crime organizado; Criminologia Crítica; Direito Penal; Organizações Criminosas;

Legislação brasileira.

(50)

A CONSTITUCIONALIDADE DA CONCESSÃO DE MEDIDAS PROTETIVAS PELA AUTORIDADE POLICIAL: ANÁLISE NO ÂMBITO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Anne Gabrielle Gomes Moraes Júlia de Paula Vieira

RESUMO

A Lei 11.340/06 (Lei da Violência Doméstica) conhecida como ‘’Lei Maria da Penha’’ foi criada para proteger a vítima do seu agressor, porém o Estado é negligente quando não são tomadas as providencias em prevenir ator violentos contra a mulher, já que a Lei é eficiente na sua aplicação, pois determina punição a quem comete a violência doméstica e a devida proteção à parte violentada, faltando, portanto, o poder público agir com responsabilidade e possibilitar ações corretas na criação de projetos que deem segurança às mulheres. No que se refere ao poder público agir com responsabilidade, há de se falar no direito que a autoridade policial tem de decretar medidas preventivas às mulheres violentadas. Na recente alteração da Lei 11340/06 (Lei Maria da Penha), autoriza-se nas hipóteses específicas, a aplicação da medida protetiva de urgência, pela autoridade judicial ou policial, à mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou a seus dependentes.

Palavras-chave: Violência Doméstica; Medidas Protetivas; Autoridade Policial.

(51)

A EXIGÊNCIA DA CONFISSÃO CIRCUSTANCIADA NO ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL - ANPP

Emanuelli Carvalho dos Santos Juracy José da Silva RESUMO

O presente artigo tem o escopo analisar sobre a necessidade de se obter do acusado à confissão circunstanciada como requisito para obtenção do Acordo de Não Persecução Penal – ANPP, tratando ao fundo as incongruências com o princípio ao direito da não autoincriminação e a valoração da prova de confissão no processo penal brasileiro, Ademais, buscar-se-á a análise de um ponto sensível do instrumento normativo em comento, que é a problemática de antecipar essa confissão em fase extraprocessual caso não seja oferecido o acordo, visto que o oferecimento do acordo é discricionário ao Ministério Público. A abordagem do tema proposto teve como base metodológica uma pesquisa bibliográfica em fontes doutrinárias e jurisprudenciais, buscando-se diversos materiais publicados ligados ao objeto de estudo, com a finalidade de conhecer mais a temática abordada no tema.

Palavras-chave: Acordo de Não Persecução Penal. Confissão Circunstanciada. Princípio da Não Autoincriminação. Processo Penal.

(52)

A ILICITUDE DA PROVA OBTIDA POR MEIO DE MENSAGENS DE APLICATIVOS SEM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL

Marcus Vinicius De Freitas Gomes Júlia De Paula Vieira

RESUMO

O uso de provas ilícitas no processo penal é algo que não é permitido, conforme dispõe a teoria do “fruto da árvore proibida” fazendo com que sejam retirados do processo sob pena de contaminar as demais e inviabilizar o uso, enquanto elemento probatório. Com a disseminação da internet, o aumento de uso de equipamento eletrônicos como os smartphones, fez com que o uso dos aplicativos de mensagens também viesse nessa vertente evolutiva. Com isso surgem os questionamentos sobre a equiparação das conversas obtidas por aplicativos daquelas resguardadas do sigilo telefônico. Embora a lei seja silente nesse aspecto, importante frisar que mesmo não sendo unanime o Superior Tribunal de Justiça tem seguido o entendimento pela impossibilidade do uso das mensagens de texto sem autorização judicial, resguardando a inviolabilidade do sigilo e da intimidade da vida da pessoa humana.

Palavras-chave: Provas ilícitas, inviolabilidade da intimidade; mensagens de aplicativos.

(53)

A LEI MARIA DA PENHA E O IMPACTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO AUMENTO DA VIOLÊNCIA DOMESTICA NO BRASIL

André Luiz Pereira Neves Bruna Ribeiro Dias

RESUMO

O presente artigo cientifico tem como objetivo apresentar a luta pelos direitos das mulheres no Brasil, bem como o surgimento da Lei Federal n.º 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, além de demostrar como as medidas de distanciamento social durante a pandemia do Coronavírus têm impactado diretamente no aumento do número de ocorrências de violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil, a partir de pesquisas doutrinárias, leitura de artigos científicos e levantamento de dados em alguns estados da federação. Pretende-se, assim, demonstrar que existe uma relação entre o isolamento social e o aumento de casos de violência contra a mulher no país, sendo necessária uma maior participação de toda comunidade para assegurar a liberdade das mulheres nas relações familiares durante este período de isolamento social.

Palavras-Chave: Lei Maria da Penha. Pandemia. Isolamento social. Violência contra a mulher.

Feminicídio.

(54)

A JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO FORMA ALTERNATIVA AO SISTEMA PUNITIVO- RETRIBUTIVO: UMA RELEITURA DA JUSTIÇA CRIMINAL

Brígida Crisóstomo da Silva Júlia de Paula Vieira Vanessa Moreira Coelho RESUMO

O presente artigo tem como propósito dissertar sobre o atual sistema punitivo brasileiro, percorrendo em torno do atual sistema carcerário e do sistema punitivo-retributivo onde, em decorrência de poucos debates acerca de questões como a satisfação da vítima, reparação do dano causado e reinserção do ofensor na comunidade, tem sido marcado pelas dificuldades quanto à sua efetividade na prática. E, busca apresentar o sistema restaurativo como uma forma alternativa, que tem como base a busca de um consenso entre os envolvidos, oportunizando às partes o diálogo, a possiblidade de manifestação sobre seus posicionamentos, vivências, históricos e sentimentos dentro do processo como uma possível releitura da justiça criminal.

Palavras-chave: sistema restaurativo; sistema retributivo; alternativas; ressocialização.

(55)

A PRISÃO CIVIL EM REGIME SEMI ABERTO DO DEVEDOR DE ALIMENTOS Gleidson Silvestre Dos Santos

Júlia De Paula Vieira RESUMO

Quando se fala em regime de cumprimento de pena do devedor de alimentos, remete-se à

legislação especifica na qual determina que tal seja integralmente fechado, contrariando, desse modo, a finalidade do pagamento de alimentos que é a manutenção e preservação da vida daquele que necessita ser alimentado sob o aspecto da dignidade da pessoa humana. Com isso, o objetivo da pesquisa está em analisar as falhas na legislação, sendo que o ideal do cumprimento dessa pena seria o semiaberto, permitindo que o devedor possa trabalhar e com isso adimplir a obrigação alimentar devida. A razoabilidade e proporcionalidade não são consideradas quando se fala em cumprimento da pena em regime integralmente fechado, atentando, de igual forma, que no Brasil a função da pena é ressocializar o condenado e não apenar.

Palavras-chave: Prisão civil; proporcionalidade, razoabilidade, regime semiaberto.

(56)

A SÚMULA 630 DO STJ E SUAS ADVERSIDADES AO ARTIGO 65 DO CÓDIGO PENAL

Ariane Mello Leite Júlia De Paula Vieira RESUMO

O presente artigo irá analisar a súmula 630 do STJ, com foco na correlação entre a mesma e o art. 65, iii, “d”, do código penal, salientando suas contradições para os crimes de tráfico de drogas e posse de drogas para consumo próprio, apontando as divergências nos critérios utilizados para aplicação da sumula. Será feito uma breve contextualização sobre as formas de confissão e quais as consequências para a sentença ressaltando a aplicabilidade da súmula 630 do STJ.

Palavras-chave: Súmula; Aplicabilidade; Confissão.

(57)

A RECONCEITUAÇÃO PENAL DA VULNERABILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL NO CRIME DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL

Igor Alves Noberto Soares Mayara Pereira de Paula RESUMO

A pesquisa acadêmica em comento caracteriza-se por sua elevada relevância jurídica e social, tendo como objetivo analisar os efeitos jurídicos advindos do consentimento exarado pela pessoa com deficiência mental no âmbito das relações sexuais e diante do delito de estupro de vulnerável. Assim, perpassa pela conceituação dos institutos jurídicos pertinentes, demonstrando a importância da Lei nº 13.146, de 2015, bem como a incidência dos princípios basilares da dignidade da pessoa humana e da isonomia. Dessa forma, a pesquisa utiliza como metodologia a revisão bibliográfica e jurisprudencial, exteriorizando acerca da evolução normativa atinente ao crime de estupro de vulnerável atrelada à proteção do desenvolvimento sexual das pessoas com deficiência mental, com a consequente reconceituação da vulnerabilidade destas. Nesse viés, demonstra que o Direito Penal, como ultima ratio, visa proteger os indivíduos que não possuem o necessário discernimento para a prática do ato sexual, elementar que não engloba todas as pessoas com deficiência mental de forma genérica, requerendo-se a apreciação detida das peculiaridades de cada caso concreto a ser apreciado pelo Estado-Judiciário.

Palavras-Chave: Liberdade Sexual. Consentimento. Estupro. Vulnerabilidade.

(58)

O SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL PÓS LAVA JATO: UMA ANÁLISE SÓCIO- POLÍTICA DOS EFEITOS DA OPERAÇÃO NA INSTRUMENTALIDADE DO PROCESSO

PENAL BRASILEIRO

Ana Carolina de Oliveira Marsicano RESUMO

O recorte do presente trabalho será de expor o vínculo entre a Lava Jato e o redimensionamento do conteúdo processual penal, apontando na direção de um princípio inquisitivo e de uma gestão de provas procedida conforme a convicção antecipada do órgão julgador ao manipular as premissas da lei. O modelo de justiça gestado com a Lava Jato por meio da correspondência do direito com uma ordem social autoritariamente estabelecida, veio a promover a incorporação de institutos próprios da justiça norte-americana, desconsiderando nossa expressiva cultura autoritária e mentalidade inquisitorial. O redimensionamento do processo para o seu uso instrumental, invoca singulares expressões do momento político, e por isso faz-se necessário delimitar quais são os construtos técnicos que escondem as matrizes políticas que possibilitam o autoritarismo operar no interior do âmbito do processo. A midiatização dos julgamentos, e a sua conversão em objeto privilegiado de entretenimento, torna-os mercadoria pronta para ser consumida em um jogo onde os fins justificam os meios. Partindo de um contexto de intensa criminalização da atividade política, o judiciário passou a atuar como estabilizador de expectativas, fazendo com que as garantias previstas em lei passassem a ser consideras óbices a eficiência da persecução condenatória. A sociedade brasileira, que conta com um vasto patrimônio autoritário, que coabita com o projeto democratizante encartado na Constituição Federal de 88, possui um processo penal que é locus privilegiado de luta política e instrumento de perseguição. Em um contexto de exceção, a tensão jurídica entre a norma e a sua realização se intensifica, a partir da criação de um cenário anômico onde somos regidos por um jogo de forças promovido por leis, porém sem leis. Contrariando qualquer aspiração democrática e acusatória no que tange o processo penal, a incorporação de mecanismos simplificados e abreviados reforçam a tentativa de fazer crer que a justiça está sendo guiada por critérios objetivos, e portanto, neutros e apolíticos. Refletindo sobre o funcionamento jurídico e político da Lava Jato, analiso-a como marco contextual a fim de promover uma verificação dos seus argumentos como forma de manipulação político-desejante dos indivíduos.

Palavras-chave: Processo Penal; Lava Jato; Instrumentalidade do Processo; Autoritarismo.

Referências

Outline

Documentos relacionados

● Os documentos criados pelo procedimento indicado no ponto 2.5., deverão conter, quando impressos, a expressão - "Cópia do documento original" e separada por

expressamente, tacitamente ou de outra forma) no âmbito do presente Contrato (e o presente Contrato exclui.. expressamente qualquer direito) (a) para Materiais Excluídos, (b)

Como já abordado nas bibliografias consultadas, fatores associados ao tratamento podem ser de relevante valor, em se tratando de incentivar o paciente na busca por sua saúde.

More precisely, the study of informal touristic encounters in Cuba, under- stood here as encounters between foreign tourists and members of the Cuban population who are not

O novo acervo, denominado “Arquivo Particular Julio de Castilhos”, agrega documentação de origem desconhecida, mas que, por suas características de caráter muito íntimo

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A pesquisa caracteriza-se como exploratória, com abordagem quantitativa e delineamento estudo de caso e delimita-se aos Institutos Públicos de Pesquisas (IPPs) e

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for