• Nenhum resultado encontrado

Data Emissão Núcleo Emitente: Diretoria Executiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Data Emissão Núcleo Emitente: Diretoria Executiva"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1. OBJETO

Contratação de empresa de consultoria especializada em Museologia para atualização do Plano Museológico do Museu da Língua Portuguesa.

2. BREVE APRESENTAÇÃO DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA E DAS EXPECTATIVAS PARA A ATUALIZAÇÃO DO SEU PLANO MUSEOLÓGICO

O Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em 2006, foi implantado no prédio da Estação da Luz, um dos mais importantes marcos históricos da cidade de São Paulo. Construída pelos ingleses e inaugurado em 1901, em pleno ciclo do café, com o intuito de levar a produção das lavouras do interior do estado até o Porto de Santos, a estação foi e continua sendo espaço de trocas de culturas e falares entre os milhares de migrantes e imigrantes que por ela chegaram a São Paulo, embarcaram para o interior ou atualmente circulam no vai e vem contínuo dessa cidade.

O objetivo maior é fazer com que as pessoas que utilizam o português – sua língua materna – tomem consciência da importância do idioma na formação cultural do Brasil, percebendo-se como agentes de construção e preservação dessa língua, e reforçando o sentimento de pertencimento ao universo cultural rico e diversificado do Brasil, através de uma experiência significativa de imersão no universo da língua portuguesa e da cultura brasileira.

A relação do Museu com a Estação, sua história e seu entorno, definiu desde o início algumas das linhas conceituais tanto da expografia, quanto das ações do Núcleo Educativo. Enquanto essa relação se apresenta clara, principalmente após a implantação do museu, outras conexões e vocações entre espaços – museu, seu entorno e seus públicos – foram sendo descobertas ao longo de dez anos de existência da instituição e carecem de estudo e reflexões mais aprofundadas. A atualização de um Plano Museológico é de fundamental importância para que este continue atuando como ferramenta para detecção dessas vocações e continue norteando as ações a elas relacionadas.

O incêndio que destruiu as instalações do MLP e a consequente interrupção de suas atividades, apesar das perdas que provocou, proporcionou uma oportunidade de avaliação dos então dez anos de funcionamento e um processo de reformulação distinto daquele possível em instituições que se propõem a uma reestruturação em atividade.

É um momento peculiar e oportuno para avaliação das diretrizes, objetivos, atividades realizadas, expografia e conteúdos escolhidos. Enfim, de rever a trajetória percorrida dela instituição desde a sua abertura, para a

(2)

identificação de problemas e recondução das linhas de ação, criando ainda mais possibilidades de interlocução com a sociedade. É necessário, portanto, um processo de avaliação e atualização das ações estruturadas no Plano Museológico da instituição, contemplando os caminhos percorridos internamente até o momento atual.

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada nos últimos anos pela Organização Social IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. Após o incêndio, um convênio foi celebrado para a reconstrução do prédio e reformulação do Museu, entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Organização Social IDBrasil e a Fundação Roberto Marinho, responsável pelo projeto original e implantação do Museu.

O documento deverá seguir as diretrizes estabelecidas pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), unidade gestora da rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo a qual pertence o Museu da Língua Portuguesa. Nesse sentido, é necessário considerar no processo de elaboração do documento, a consulta aos seguintes documentos:

• Lei n. 11904 (14/1/2009) e o Decreto n. 8124 (17/10/2013), que cria e regulamenta Estatuto de Museus;

• A legislação relativa ao modelo de gestão por OSs de Cultura, que pode ser acessada no portal www.transparenciacultura.sp.gov.br

• A Resolução SC n. 19 (08/05/2017) e o termo de referência para convocação pública para gestão de museus, também constante do site acima indicado;

• A Resolução SC n. 105 (04/04/2014) que dispõe sobre a constituição de acervos museológicos, arquivísticos e bibliográficos nos museus da SEC;

• O Decreto n. 53.547 (13/10/2008), que dispõe sobre a criação, composição e funcionamento dos Conselhos de Orientação Artística e Cultural dos museus da SEC;

• A Resolução SC n. 59 (13/06/2016), que dispõe sobre o Cadastro Estadual de Museus.

• As diretrizes, objetivos, rotinas e obrigações contratuais dos Programas Técnicos que compõem o modelo de Plano de Trabalho para museus da SEC.

O processo de atualização do Plano Museológico deverá ser realizado de modo participativo, com membros do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, em especial com a supervisão da Assessoria Museológica dessa OS.

(3)

Conforme as orientações da SEC, o Plano Museológico é um documento mais global do que os planos estabelecidos no âmbito dos Contratos de Gestão assinados com as OS’s. Somente após essa aprovação final, a atualização do Plano deverá ser publicada no site do Museu da Língua Portuguesa. O Plano Museológico deverá ter a assinatura de um responsável técnico museólogo, com registro no COREM 4ª Região.

Almeja-se, portanto, que o Plano Museológico se constitua em uma ferramenta de gestão transversal, com linguagem acessível ao público interno e externo, que aponte desafios à gestão para os próximos cinco anos e com foco em estratégias que permitam a ampliação e/ou diversificação de públicos, parceiros e atividades.

3. DAS ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS

3.1 O Plano Museológico deverá conter as seguintes partes em sua estrutura, podendo a empresa contratada propor adequações necessárias desde que a essência dessas questões seja mantida:

a) Metodologia de trabalho, com foco na escuta e proposição participativa. Uma descrição da metodologia a ser aplicada deverá ser encaminhada na proposta de trabalho como critério de seleção.

Além disso, prevê-se, para atualização do Plano, a leitura dos seguintes documentos:

• Plano Museológico

• Planos de Trabalho da SEC e seus Relatórios de execução (dos últimos cinco anos);

• Política de Exposições – Linhas Curatoriais Gerais e Específicas;

• Plano Educativo;

• Plano de Comunicação;

• Plano de manutenção predial;

• Plano de emergência e combate a incêndio;

• Normas e procedimentos de segurança patrimonial;

• Política de T.I.

Além desses documentos, recomenda-se a leitura de outros pertinentes ao IDBrasil, como o seu Estatuto, Regimento Interno, Código de Conduta e Normas de Compliance.

(4)

b) Programas de ação museológica, atendendo aos requisitos do Estatuto de Museus e convergindo para os programas técnicos dos contratos de gestão estabelecidos pela SEC. Os programas deverão apresentar atualizações referente às ações objetivas, exequíveis e adequadas junto a um cronograma de execução.

c) Sistema para avaliação e acompanhamento da execução do Plano, com indicadores para cada uma das ações detalhadas.

3.2 A proposta deverá prever uma entrega parcial para análise e aprovação da Assessoria Museológica e Diretoria Técnica do Museu da Língua Portuguesa.

3.3 O plano de trabalho deverá prever, no mínimo 4 (quatro) reuniões com a Assessoria Museológica e mais 1 (uma) com a Diretoria Técnica do Museu da Língua Portuguesa, podendo ser online ou presencial, em comum acordo entre as partes, para alinhamento da metodologia de trabalho e acompanhamento da evolução do cronograma de atividades acordado.

3.4 Com a finalidade de formação da equipe de colaboradores internos nas especificidades da museologia, pede-se a realização de 1 seminário, presencial, voltado ao público interno, tratando sobre processos de avaliação de projetos museológicos.

4. DA EXECUÇÃO DO TRABALHO

4.1 A CONTRATANTE indicará o gestor do contrato para acompanhar, fiscalizar e atestar a realização dos serviços e terá a competência de dirimir as dúvidas que surgirem no curso de execução e, de tudo, dará ciência à Diretoria da Empresa;

4.2 A CONTRATADA poderá propor um cronograma de realização do trabalho com as etapas devidamente discriminadas e a indicação de outros aspectos, seguindo o presente Termo de Referência para aprovação da contratante;

4.3 A empresa contratada e/ou seu (sua) museólogo(a) responsável deverá, obrigatoriamente, possuir registros nos órgãos de classe (COREM e COFEM).

5. DO PRAZO DE EXECUÇÃO E VIGÊNCIA DO CONTRATO

5.1 Prevê-se o prazo de 75 (setenta e cinco) dias a partir da contratação para a execução do serviço;

(5)

5.2 O prazo de execução do serviço acima descrito pode ser prorrogado conforme decisão da Diretoria do IDBrasil;

5.3 O cronograma para a execução do serviço poderá ser alterado conforme decisão da Diretoria do IDBrasil;

5.4 O IDBrasil se reserva o direito de dividir a contratação em diferentes fases de execução do projeto prevendo a dotação orçamentária.

5.5 Este processo não gera obrigatoriedade de contratação da consultoria selecionada por parte do IDBrasil.

6. DO ENVIO E DA FORMA DE ANÁLISE DAS PROPOSTAS:

“Em razão da necessidade do IDBrasil colaborar com as autoridades públicas de saúde quanto à necessidade de proteção da sociedade, face às ameaças de transmissão do corona vírus (Covid-19), inclusive atendendo às recomendações constante na Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional dada pela OMS, em 30 de janeiro de 2020; na Portaria Federal nº 188/GM/MS, que declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN); e no Decreto Municipal nº 59.283, de 16 de março de 2020, que declarou situação de emergência no Município de São Paulo, a Diretoria Executiva INFORMA que a Contratação de empresa para de consultoria especializada em Museologia, para o Museu da Língua Portuguesa, será feita de forma exclusivamente remota por e-mail.

Desse modo, as empresas interessadas deverão encaminhar a proposta e formulário de cadastro preenchido conforme modelo disponível no link: http://www.idbr.org.br/formularios para o e-mail compras@museulp.org.br até às 18h 13/10/2022. O anúncio do proponente vencedor será apresentado exclusivamente no site do IDBrasil.

Por fim, o IDBrasil reitera seu compromisso e a total observância aos princípios gerais da Administração Pública, garantindo-se a ampla participação, concorrência e isonomia entre os interessados”.

6.1. As Propostas deverão apresentar:

• No preço total deverá estar previsto os custos diretos e indiretos necessários à completa e integral execução, sem a isto se limitar; todos os tributos; taxas; contribuições fiscais e parafiscais; ônus e encargos de qualquer natureza incidentes sobre o objeto deste termo, além da sugestão do cronograma de desembolso aderente à execução;

(6)

• Identificação Institucional do proponente e seus contatos/endereçamentos tais como: CNPJ; Razão Social; Endereço; Telefone; E-mail e responsáveis pela proposta datada e assinada;

• É obrigatório à apresentação do CNAE junto à Proposta Comercial em consonância com o objeto;

• Portifólio contendo atividades similares ao objeto deste termo de referência;

• A decisão final irá considerar o melhor custo-benefício para o projeto, garantindo economicidade com garantia de qualidade na entrega.

• As propostas recebidas serão analisadas conforme o critério de melhor preço e técnica.

6.2. Compõe a avaliação da parte técnica:

a) A descrição da metodologia de trabalho a ser utilizada para o serviço;

b) Currículo da empresa PROPONENTE com lista do corpo técnico, e indicação do responsável por ela;

c) Currículo dos profissionais a integrar a equipe, com indicação do profissional que será responsável pela coordenação geral dos serviços.

6.3. O Proponente, ao apresentar a sua Proposta Comercial, estará ciente dos prazos de pagamentos estabelecidos pelo Núcleo Administrativo Financeiro (item a seguir), não haverá́ pagamentos antecipados ou fora do prazo pactuado no contrato de prestação de serviços.

7. DO PAGAMENTO:

7.1. Os pagamentos das Notas Fiscais, dos serviços e materiais serão efetuados apenas nos dias 10 e 25, conforme o cronograma abaixo:

• Notas Fiscais, serviços e materiais entregues ao financeiro entre os dias 01 e 15 o pagamento será realizado dia 25 do mesmo mês;

• Notas Fiscais, serviços e materiais entregues ao financeiro entre os dias 16 e 31, o pagamento será́

efetuado no dia 10 do mês seguinte.

7.2. O preço oferecido deverá ser pelo serviço completo (caso ocorra extensão do prazo de trabalho por responsabilidade do contratado, não havendo reajuste do preço acordado).

(7)

7.3. O Proponente estará ciente que, os pagamentos serão realizados mediante apresentação da Nota Fiscal, que deverá apresentar o CNAE de acordo com o serviço realizado e estará condicionada à aprovação formal da CONTRATANTE dos serviços prestados.

8. APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS:

A empresa vencedora deverá apresentar obrigatoriamente a seguinte documentação:

Inscrição Estadual ou Municipal;

Ato Constitutivo de Pessoa Jurídica;

RG e CPF do representante legal;

Cadastro de fornecedores preenchido e assinado;

Outros documentos solicitados na convocatória.

9. CONDIÇÕES GERAIS

• O desenvolvimento dos trabalhos será acompanhado por funcionários da Diretoria Executiva do Museu da Língua Portuguesa em todas as etapas;

• A CONTRATANTE indicará o gestor do contrato para acompanhar, fiscalizar e atestar a realização dos serviços, e terá a competência de dirimir as dúvidas que surgirem no curso de sua execução;

• Poderá participar deste processo de seleção toda e qualquer sociedade empresária do ramo, conforme CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que atendam às exigências mínimas contidas no presente Termo de Referência, pessoa jurídica de direito privado, incluindo Microempresas e/ou aquelas enquadradas como Microempreendedor Individual – MEI.

Eventuais dúvidas deverão ser esclarecidas por escrito através do endereço de e-mail:

compras@mlp.org.br e juliana.pons@idbr.org.br.

O IDBRASIL SE RESERVA O DIREITO DE PRORROGAR, SELECIONAR OS PARTICIPANTES, CONTRATAR PARCIALMENTE OS ITENS DESTE TR, DE ACORDO COM A DISPONIBILIDADE FINANCEIRA, CANCELAR OU SUSPENDER ESTE PROCESSO SELETIVO.

Referências

Documentos relacionados

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nos tanques de teto fixo acumula-se um volume apreciável de gases e vapores, sobre o nível do líquido armazenado, chamado de espaço de vapor, e o mecanismo principal das perdas e

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá