• Nenhum resultado encontrado

COMPLEXO TERMOGÊNICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPLEXO TERMOGÊNICO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

COMPLEXO TERMOGÊNICO

INCI Name: Caffeine, carnitine, picolinato de cromo, Cynara scolymus,

(2)

Fundamentalmente existem apenas duas maneiras de tratar a acúmulo de gordura: redução de consumo de energia e aumento do gasto de energia 3.

Metilxantinas

A família da Metilxantinas englobará particularmente a cafeína, extrato de Paullinia cupana e extrato de chá verde.

Selecionada como insumo ativo de modelo hidrofílico, a cafeína possui efeitos protetores contra radiação UV-B, prevenção do envelhecimento, entre outros efeitos. É considerada uma substância sem valor nutricio-nal e é classificada como alcaloide farmacologicamente ativo, pertencente ao grupo das drogas metilxanti-nas ( 1, 3, 7 trimetilxantina e estimulante do sistema nervoso central (SNC) 1, 5.

A cafeína é um antagonista dos receptores de adenosina A1 e A2. Estes receptores estão presentes na estrutura cerebral relacionada à habilidade cognitiva, como o hipocampo, cór-tex cerebral e hipotálamo. O bloqueio destes receptores pela cafeína leva a um aumento da adenosina dentro do sistema noradrenérgico, colinérgico, dopaminérgico e serotoninérgico e como consequência respectivamente aumento do estado de atenção, alerta, psicoestimulante e bem estar 2.

A termogênese (queima de calorias para produção de calor) e a oxidação de gordura estão sobre controle do sistema nervoso simpático. Componentes extraídos de plantas como cafeína e efedrina possuem um po-tencial termogênico devido à modulação da liberação das catecolaminas 3.

A cafeína em quantidade pequena pode potencializar a termogênese induzida por estimulo simpático mo-derado por exercícios 3.

Estudos mostram que cafeína ingerida antes e durante a prática de atividade física pode melhorar o desem-penho físico 4.

É frequentemente citada como indutora de seus efeitos ergogênicos, por estar presente em vários tipos de bebidas como por exemplo, chá, café, refrigerantes e por consequência promover aumento da oxidação de gordura através do sistema nervoso simpático. Efeito ergogênico abrange todo e qualquer mecanismo fisiológico, nutricional ou farmacológico com a finalidade de melhora no rendimento das atividades físicas esportivas ou mesmo ocupacional 5, 8.

A suplementação nutricional como utilização de recursos ergogênicos tem sido feita através de dietas capaz de promover retardo do aparecimento de fadiga e aumento da contração do músculo esquelético e/ou car-díaco, melhorando o rendimento aos praticantes de exercícios físicos. Com a utilização de suplementação nutricional ocorre aumento das reservas energéticas, aumento da mobilização de substrato para os mús-culos ativos, aumento do metabolismo proteico, diminuição da percepção subjetiva de esforço e reposição hidroeletrolítico adequada 5.

A cafeína é absorvida pelo intestino e possui meia vida de 15 a 120 minutos após ingestão. Atinge todos os tecidos, é degradada pelo fígado e excretada de 0,5% à 3,0% na forma de co-produto pela urina 2 ,5, 7. Segundo ALTIMARI, et al. dependendo da dose ingerida de cafeína ocorre a indução da diurese, após au-menta os níveis circulatórios de catecolaminas 5.

(3)

Na Olimpíada de 1984, ocorrida em Los Angeles, a cafeína foi utilizada por atletas ciclistas para melhora do desempenho 5.

A cafeína, segundo Food and Drug Administration (FDA) é considerada um ingrediente seguro, embora os efeitos adversos ocorram em quantidade variáveis 16.

Outro componente também presente no Thermo HD é o extrato de Paullinia cupana, tam-bém conhecido como Guaraná que possui efeitos positivo em estudos in vivo e in vitro sobre a metabolização lipídica, na perda de peso, no aumento do gasto energético e aumento na resistência a oxidação de lipoproteína (LDL), efeito último possivelmente associado a compos-tos bioativos, como catequinas e xantinas. O guaraná também possui efeito cardioprotetor por promover a inibição plaquetária, minimizando o risco de doenças cardiovasculares 16,17.

A metabolização dos polifenois é rápida quando em contato com a corrente sanguínea 16.

O Chá verde é conhecido por ser rico em flavonoides, particularmente a catecolaminas. Como mecanismo de ação, as catecolaminas inibe COMT, enzima que degrada a noradre-nalina. É provável que as catequinas por inibir a COMT, resultem em aumento do efeito da noradrenalina sobre o metabolismo de gordura e/ou termogênese 3.

O mecanismo proposto ao extrato de chá verde: as catequinas, por inibição da COMT (e consequentemente prolongamento da vida de norepinefrina na fenda simpática) e cafeína, inibição de fosfosdiesterase (conse-quentemente vida de campo celular prolongada), resultar em um aumento do efeito da noradrenalina sobre a termogênese.

O efeito do extrato de chá verde representa um aumento de 24h de aumento de gasto energético de ~4%.

Acredita-se que possua três mecanismos de ação para os efeitos da cafeína durante a prática de atividade física. O primeiro mecanismo a cafeína atua diretamente no Sistema Nervoso Central, enviando sinais neu-rais para a área de percepção do esforço; estimulação do sistema nervoso simpático e como consequência ação da efedrina. No segundo mecanismo supõem-se o efeito da cafeína sobre co-produto do músculo esquelético, possibilitando, alteração de sódio e potássio; inibição da fosfodiesterase (PDE); aumento na concentração de adenosina monofosfato cíclica (AMPc) e aumento da mobilização do cálcio através do retículo sarcoplasmático e consequência contração muscular potencializada das fibras tipo I (fibras de con-tração lenta) e tipo II (fibras de concon-tração rápida). O terceiro e última suposição de mecanismo de ação é o aumento na oxidação das gorduras e redução na oxidação de carboidratos 5, 11.

Mecanismo de Ação

É uma amida quaternária, sintetizada pelo fígado, rins e cérebro, a partir dos aminoácidos lisina e metionina e na presença de ferro, ácido ascórbico, niacina e vitamina B6. A L-carnitina é sua forma ativa e pode ser ingerida através de proteína animal e suplementação.6, 11, 14, 19.

É conhecida por facilitar a oxidação de ácidos graxos de cadeia longa, auxiliando a transferência ao interior da mitocôndria e facilitar a oxidação de lipídios (triglicérides). A oxidação libera grande quantidade de ener-gia que é armazenada no tecido adiposo, necessária para manutenção energética e térmica do organismo humano durante repouso ou em exercício. Vukovich et. al. relatou que pacientes com suplementação por L-carnitina existem redução significante na troca respiratória durante exercícios, com maior consumo de tri-glicerídeos intramusculares e diminuição da necessidade de glicogênio, poupando o estoque e retardando a fadiga 9, 10, 11, 19.

(4)

Existe a possibilidade da concentração de L-carnitina seja aumentada no músculo durante período de suple-mentação e também a oxidação lipídica seja melhorada 9.

COELHO, et al, em ampla pesquisa observou que doses entre 1-6g/dia por até seis meses melhoram a con-centração plasmática de carnitina, sem efeitos colaterais e é segura administração sem alterações hepáticas e renais 6, 12.

Atualmente no ramo esportivo, o cromo tem sido usado como suplemento alimentar potencializados dos efeitos da insulina, alterando o metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos além de promover maior ganho de massa muscular e maior perda de gordura corporal. Dieta com deficiência de cromo per-mite intolerância a glicose e alterações no perfil lipídico 13.

Segundo Gomes et. al., o cromo parece diminuir a enzima hidroximetilglutaril-CoA-redutase, e como con-sequência diminuição da concentração plasmática de colesterol.

A biodisponibilidade do picolinato de cromo é considerada baixa, não alcançando a casa de 4%, mas ainda é a forma de melhor absorção e ocorre na mucosa intestinal e jejuno e sofre interferência de outros minerais (zinco, ferro, vanádio); aminoácidos e vitaminas, pois há possibilidade de formação de complexos. A esto-cagem é distribuída em vários tecidos, são eles: fígado, rins, baço, epidídimo e coração 13, 18.

Durante a prática de atividade física, o cromo é mobilizado para promover a captação de glicose pelas células musculares, e se presença de insulina ocorre maior liberação do cromo. Durante atividade física aeróbica prolongada, a concentração plasmática de cromo aumenta e mantêm-se elevada por duas horas após término da atividade, mas sabe-se que a excreção pela via urinária, pelos cabelos e pelo suor é maior que a quantidade absorvida 13, 18.

A utilização de suplementação de cromo pelos praticantes de exercício físico se dá principalmente porque o cromo pode favorecer a via anabólica pelo aumento da sensibilidade dos receptores celulares de insuli-na, que estimula captação de aminoácidos e síntese proteica. Devido a isto se pode ter aumento de massa muscular 13, 19.

Gomes, et. al. também estudou população em sobrepeso e com obesidade e verificou que a suplementação por cromo em associação com a prática de atividade física regular, resulta em redução de peso, diminuição das doenças cardiovasculares e diabetes 13.

Picolinato de Cromo

Extrato de Alcachofra

Dos princípios ativos presentes na alcachofra então: ácido criptoclorogênico, flavonoides, ácido cafeoilquínico, ácido clorogênico, cinarina, luteolina, entre outros, apresentando ação hepatoprotetora, antioxidante e redutora do colesterol 20.

O extrato de folhas de alcachofra (ALE) possui aplicação para a redução de lipídeos plas-máticos e devido a isto esta sendo utilizada para diminuição de massa corporal com asso-ciação a prática de atividade física 20.

(5)

Grupos

Ração

Líquido

Físico

Controle

X

Água

-ALE

X

ALE

-Ex. Físico

*

X

Água

X

Ex. Físico

*

+ ALE

X

ALE

X

TABELA 1. Divisão dos grupos avaliados.

*Natação durante 45 minutos.

FIGURA 1. Fotomicrografia do tecido adiposo. Corte da parte abdominal da pele de ratos dos grupos. TA: Camada de

tecido adiposo; TC: Tecido Conjuntivo; TM: Tecido Muscular.

Grupos Total (mg dLColesterol -1) (mg dLHDL -1) (mg dLLDL -1) Triglicerídios (mg dL-1) CONT. 67,0 ± 8,4 45,6 ± 4,8 8,7 ± 5,6 70,0 ± 21,0

ALE 65,1 ± 6,7 41,4 ± 5,0 10,4 ± 5,2 67,3 ± 14,5 EX.FÍS. 71,3 ± 11,3 47,5 ± 5,9 9,8 ± 7,1 70,2 ± 14,7 EX.FÍS+ALE 63,3 ± 6,1 36,3 ± 5,9* 13,2 ± 7,6 68,7 ± 12,7

P 0,2981 0,0013 0,5414 0,9827

A ingestão do extrato de alcachofra em associação com a prática de atividade física demonstrou ser impor-tante para a redução de tecido adiposo subcutâneo 20.

TABELA 2. Colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos. Valores expressos em mg/dL apresentados média ± o

desvio padrão.

Citrus aurantium

A proibição da efedrina pelo Food and Drug Administration (FDA), gera a necessida-de necessida-de preparação necessida-de fórmulas alternativas para auxílio no emagrecimento, é onnecessida-de o

Citrus aurantium é empregado 21.

Conhecido como laranja amarga, laranja azeda e laranja da Sevilha, o Citrus

auran-tium é pertencente ao gênero Citrus (Rutaceae) com origem oriental. É uma árvore

frutífera de pequeno porte (aproximadamente 5m) e flores brancas perfumadas. Possui como princípios ati-vos vários alcalóides com atividade α e β adrenérgico, entre elas sinefrina, a octopamina e tiramina que na teoria possuem efeitos na redução do apetite e aumento da lipólise 14, 15, 21.

(6)

Principais ações Thermo HD

• Termogênico

• Perda de gordura corporal

• Ganho de massa muscular magra • Diurético

• Normalizados dos níveis de glicose

• Reduz o risco de doenças cardiovasculares • Promove bem estar

Especificação

Aguardando especificações da Orgolabs

Cuidados necessário

Produto higroscópico. Necessário manter em local seco e baixa umidade.

Dosagem Usual: 500mg.

Alguns pesquisadores evidencia a utilização do Citrus aurantium para perda de peso e lipólise, mas não impede de ser utilizados por pacientes ansiosos para esta finalidade 21.

Até 100mg/dia de cafeína, proporciona um efeito termogênico, com duração de até 2 horas e na dosagem de 600 mg/dia aumenta o gasto energético.

Referências Bibliográficas

1. GARCÍA-GONZÁLEZ, C.A.; SOUSA, A.R.S.; ARGEMÍ, A.; PERIAGO, A.L.; SAURINA, J.; DUARTE, C.M.M.; DOMINGO, C. Production of hybrid lipid--based particles loaded with inorganic nanoparticles and active compounds for prolonged topical release. International Journal of

Pharmaceu-tics. 2009, 382, p.296–304.

2. LOPEZ-GARCIA, E.; CUALLAR-CASTILLON, P.; LEON-MUÑOZ, L.; GRACIANI, A.; RODRIGUEZ-ARTALEJO, F. Coffee consuption and health-related quality of life. Clinical Nutrition. 2013, p. 1-7.

3. DULLOO, A..; DURET, C.; ROHRER, D.; GIRARDIER, L.; MENSI, N.; FATHI, M.; CHANTRE, P.; VANDERMANDER J. Efficacy of a green tea extract rich in catechin polyphenols and caffeine in increasing 24-h energy expenditure and fat oxidation in humans. The American Journal of Clinical Nutrition. 1999, 70. P. 1040-1045.

4. HODGSON, A. B.; RANDELL, R. K.; JEUKENDRUP, A. E. The Metabolic and performance effects of caffeine compared to coffee during endurance exercises. Plos One. 2013, 8, 4, p. 1-10.

5. ALTIMARI, L. R.; CYRINO, E. S.; ZUCAS, S. M.; BURINI, R. C. Efeito ergogênico da cafeína sobre o desempenho físico. Revista Paulista de

Edu-cação Física. 2000, 14, 2, p. 141-158.

6. COELHO, C. F.; MOTA, J. F.; BRAGANÇA, E. BURINI, R. C. Aplicação clínica da suplementação de L-carnitina. Revista de Nutrição. Campinas, 2005, 18, 5, p. 651-659.

7. GRANT, D. M.; TANG, B. M.; KALOW, W. Variability in caffeine metabolism. Clin. Pharmacol. Ther. Toronto, 1983, 33, 5, p. 591-602.

8. NETO, T. L. B. A controvérsia dos agentes ergogênicos: Estamos subestimado os efeitos naturais da Atividade Fisica? Arq. Bras. Endocrinol

Me-tab. 2001, 45, 2, p. 121-122.

9. VUKOVICH, M. D.; COSTILL, D. L.; FINK, W. J. Carnitine supplementation: effect on muscle carnitine and glycogen content during exercise. Official

Journal of the American College of Sports Medicine. 1994, p. 1122-1129.

10. LIMA-SILVA, A. E.; ADAMI, F.; NAKAMURA, F. Y.; OLIVEIRA, F. R.; GEVAERD, M. S. Metabolismo de gordura durante o exercício físico: Mecanismo de regulação. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. 2006, 8, 4, p. 106-114.

(7)

12. SANTOS, M. A. A.; SANTOS, R. P. Uso de suplementação alimentares como forma de melhorar a performance nos programas de atividade física em academias de ginásticas. Rev. Paul. Educ. Fís. São Paulo, 2002, 16, 2, p.174-185.

13. GOMES, M. R.; ROGERO, M. M.; TIRAPEGUI, J. Considerações sobre cromo, insulina e exercício físico. Ver. Bras. Med. Esporte. São Paulo. 2005, 11, 5, p.262-266.

14. TEIXEIRA, D. Suplementos alimentares e redução de peso – considerações sobre eficácia e segurança. Faculdade de Ciencias da Nutrição e

Alimentação – Universidade do Porto. 2009, p. 1-30.

15. MANENTI, A. V. Plantas Medicinais utilizadas no tratamento da obesidade: Uma revisão. Universidade do Extremo Sul Catarinense. 2010, p. 7-88.

16. PORTELLA, R. L.; et al. Guaraná (Paullinia cupana Kunth) effects on LDL oxidation in elderly people: an in vitro and in vivo study. Lipids in Health

and Disease, 2013, p. 2-9.

17. ONAKPOYA, I.; ERNST, E. A segurança de suplementos para perda de peso contendo Guaraná: Uma mini revisão. Caderno de Naturologia e

Terapias Complementares. 1, 1, 2012, p. 45-50.

18. KREJPCIO, Z. Essentiality of Chromium for Human Nutrition and Health. Polish Journal of Environmental Studies. 2001, 10, 6, p. 399-404. 19. GOMES, M. R.; TIRAPEGUI, J. Relação de alguns suplementos nutricionais e o desempenho físico. Archivos Latinoamericanos de Nutrición. 2000. 50, 4.

20. SANTOS, T. M. PEREIRA, L. F. ELIFIO-ESPOSITO, S. L. Investigação do efeito hipolipemiante do extrato aquoso de folhas de alcachofra (Cynara scolymus L.) em associação à atividade física intensa. Rev. Bras. Pl. Med. Botucatu. 2007, 9, 3, p.76-81.

21. FUGH-BERMAN, A.; MYERS A. Citrus aurantium, as ingredient of Dietary Supplements Marketed for Weight Loss: Current Status of Clinical and Basic Research. Experimental Biology and Medicine. Washington. 2004, p. 698-704.

Rua Dona Ana Prado, 245 - São Carlos/SP - CEP 13574-031 vendas@biovital.ind.br | www.biovital.ind.br | Facebook: biovital.ind

Referências

Documentos relacionados

Breve Análise Histórica da Educação na sociedade; educação e ideologia; questionando a educação; reconstituindo o passado; a história da história;.. história da educação;

É reconhecido que a deficiência do mineral está implicada na etiologia das doenças de Keshan e Kashin-Beck, mas a literatura também descreve que o seu baixo estado nutricional e

A sociedade capitalista é marcada pela fragilização das relações sociais que incide na banalização do sujeito, bem como pela precarização do trabalho. Uma

Genetic progress in pigs is achieved mostly with a correlate response in CB pigs to indirect selection based on PB performance recorded at nucleus farms in temperate climates

A extração dos bits da banda de controle de qualidade (QC) ocorre posteriormente aos valores dos pixels estarem armazenados no banco de dados, através de

Nossa motivação então é tentar diminuir esse trabalho, criando uma ferramenta que automatiza o processo de definição dos parâmetros de cada modelo, como também o processo

A hipótese de que os tesauros distribucionais apresentam qualidade semelhante para di- ferentes idiomas (i) foi confirmada (a Tabela 4.5 mostra resultados similares entre os

ANGEL 20 : (ajeitando-se na cadeira, mirando na direção da janela, mas de fato olhando para dentro de si buscando visualizar os anos de formação médica, com especial foco