• Nenhum resultado encontrado

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2014"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

PROAC / COSEAC

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

TRANSFERÊNCIA

REINGRESSO

MUDANÇA DE CURSO

2014

25

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO  Verifique se este caderno contém:

– Prova de HISTÓRIA – com seis questões; – Prova de GEOGRAFIA – com cinco questões.

 Se este caderno não contiver integralmente o descrito no item anterior, informe imediatamente ao fiscal.

 Antes de iniciar sua prova, confira a paginação da mesma.

 Na avaliação do desenvolvimento das questões, apenas será considerado o que estiver escrito nos espaços apropriados, a caneta com tinta azul ou preta.

 Não é permitido fazer uso de instrumentos auxiliares para cálculo, portar material que sirva para consulta, nem equipamento destinado à comunicação.

 No espaço reservado à identificação do candidato, além de assinar, preencha com o seu respectivo nome.

 Ao terminar, entregue ao fiscal este caderno devidamente assinado. A falta de assinatura poderá invalidar sua prova, bem como a assinatura ou qualquer informação que o identifique fora do local apropriado.

 Certifique-se de ter assinado a lista de presença.

 Você deverá permanecer no local de realização das provas por, no mínimo, uma hora e trinta minutos.

 O tempo disponível para realizar as provas dos dois cadernos – o das provas específicas e o da redação – é de quatro horas e trinta minutos.

AGUARDE O AVISO PARA O INÍCIO DA PROVA

RESERVADO À IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO DIGITAL

RESERVADO AOS AVALIADORES

(2)

PROAC / COSEAC

CURSO Disciplina 1 Disciplina 2

Relações Internacionais – Bacharelado (Niterói)

(3)

PROAC / COSEAC

Prova de Conhecimentos Específicos

- Disciplina 1 - HISTÓRIA

1

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos)

Ao analisar a Corte de Luis XIV na França, o pensador alemão Norbert Elias afirmou: Numa

sociedade em que cada manifestação pessoal tem um valor socialmente representativo, os esforços em busca de prestígio e ostentação por parte das camadas mais altas constituem

uma necessidade de que não se pode fugir” (Elias, Norbert. Os Alemães. Rio de Janeiro, Jorge

Zahar, 2001, p. 83)

a) Com base na afirmação acima, explique o significado da ostentação no Antigo Regime.

(4)

PROAC / COSEAC

b) Destaque duas características do absolutismo francês de Luis XIV.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

2

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos)

Batalha Naval do Riachuelo, por Vitor Meireles (Museu Histórico Nacional):

http://people.ufpr.br/~lgeraldo/brasil2imagensD.html

A Guerra do Paraguai constitui-se num dos acontecimentos mais dramáticos da história latino-americana.

(5)

PROAC / COSEAC

b) Identifique duas causas para a eclosão do Paraguai.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

3

a

QUESTÃO:

(1,0 ponto)

Nascido em 1809, o naturalista inglês Charles Darwin tornou-se mundialmente conhecido ao desenvolver a teoria da seleção natural das espécies. O seu livro mais famoso,

As Origens das Espécies, é ainda hoje objeto de debate e análise de pesquisadores

interessados em compreender a natureza e o processo de desenvolvimento dos animais.

Analise a relação entre a chamada seleção natural dos homens e o racismo do século XIX.

(6)

PROAC / COSEAC

4

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos)

"Estou certo de que meus concidadãos amer icanos esperam que, por ocasião do meu início na presidência, eu me dirija a eles com uma sinceridade e uma decisão de que a atual conjuntura do nosso país impõe. Este é, entre todos, o momento de falar a verdade, toda a verdade, franca e ousadamente. Nem precisamos esquivar -nos a enfrentar com honestidade as condições que hoje imperam em nossa terra. Esta grande nação suportará, como já suportou, reviverá e prosperará. Por isso, primeiro que tudo, deixai -me afirmar minha sólida crença em que a única coisa que devemos temer é o próprio medo - o terror sem nome, que não racio cina, não se justifica, paralisa os esforços necessários para converter a retirada em avanço."

(Trecho do primeiro discurso de posse de Franklin D. Roose velt, em 04 de março de 1933 . In: SYRETT, Harold (org). Docu mentos históricos dos Estados Unidos. São Paulo: Cultri x, s/d. p 285 -289).

Franklin D. Roosevelt assum iu a presidência dos Estados Unidos pela prim eira vez em 1933. Sua ascensão ocorreu num período de forte crise econôm ica iniciada com o crash da bolsa de valores, em 1929 e a subsequente Depressão que se propagou pelo m undo.

a) Caracterize duas consequências dos anos de crise para os Estados Unidos.

(7)

PROAC / COSEAC

5

a

QUESTÃO:

(1,0 ponto)

Em 10 de dezem bro de 2006, Dia Internacional dos Direitos Hum anos, m orreu o ditador chileno Augusto Pinochet. O regim e autoritário chileno durou 17 anos, entre 1973 e 1990, e foi o responsável por um a profunda transform ação na econom ia do país, ao adotar políticas neoliberais.

Identif ique duas m udanças prom ovidas pela ditadura na econom ia chilena.

(8)

PROAC / COSEAC

6

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos)

"Ao instalar a Comissão da Verdade não nos move o revanchismo, o ódio ou o

desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu, mas nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagens, sem vetos e sem proibições. O que fazemos aqui, neste momento, é a celebração da transparência da verdade de uma nação que vem trilhando seu caminho na democracia, mas que ainda tem encontro marcado consigo mesma. Nesse sentido... E nesse sentido fundamental, essa é uma iniciativa do Estado brasileiro e não apenas uma ação de governo."

(Trecho do discurso da presidenta Dilma Rousseff, em 16 de maio de 2012) Ao lado dos ex-presidentes da República José Sarne y, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta Dilm a Rousseff participou da cerim ônia de abertura da Com issão Nacional da Verdade no país. A iniciativa federal deu início a um a série de ações dos diferentes níveis de governo (estadual e m unicipal) e instituições (com o em presas e universidades), dentro do que é conhecido com o justiça de transição.

a) Cite duas m edidas reparatórias prom ovidas por governos dem ocráticos às perseguições políticas ocorridas durante o período ditatorial.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ b) Identif ique os objetivos da Com issão Nacional da Verdade no Brasil.

(9)

PROAC / COSEAC

- Disciplina 2 - GEOGRAFIA

1

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos)

No povoamento da Amazônia sempre predominou o espaço de fluxos: os núcleos nasceram, cresceram e continuam crescendo como ponto de apoio à circulação de matérias primas exportadas, de bens de produção e consumo importados, e da população. Na escala macrorregional, a Amazônia é uma grande área sob o comando de duas metrópoles regionais.

BECKER, B. A urbe amazônida. Rio de Janeiro: Garamond, 2013, p. 47. Adaptado. Em relação à atual dinâmica urbana da Amazônia brasileira:

a) Identifique as duas metrópoles regionais que controlam a rede urbana amazônica, especificando as respectivas sub-regiões de sua área de influência.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

b) Explique a concorrência que sofrem essas metrópoles em suas áreas de influência, a partir da atuação de uma metrópole extrarregional.

(10)

PROAC / COSEAC

2

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos)

Analise o mapa a seguir:

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS DIRETOS (IED), 1998-2007

Fonte: DURAND, M-F. et al. Atlas da mundialização. Compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 60.

Com base no mapa acima, sobre a distribuição mundial dos investimentos estrangeiros diretos:

a) Identifique a região do planeta que concentra o maior volume de IED.

(11)

PROAC / COSEAC

b) Explique, adequadamente, por que ocorre essa concentração regional.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

3

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos) LAMPEDUSA

Há trinta anos, fugir do sistema político opressor de seu país valia aos candidatos ao exílio os louvores dos países ricos e da imprensa. As centenas de milhares de sírios, somalianos, eritreus que atualmente “escolhem a liberdade” não são acolhidas com aquele mesmo fervor. Na ilha de Lampedusa, uma grua foi solicitada, no dia 12 de outubro, para carregar em um navio os restos de cerca de trezentos deles. O Muro de Berlim desses boat people foi o mar; a Sicília, seu cemitério. A nacionalidade italiana lhes foi concedida a título póstumo.

HALIM, S. Lampedusa In: Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 7, n. 76, Nov. 2013, p. 7. Adaptado. Considerando os fluxos migratórios internacionais mencionados acima:

a) Identifique os polos de origem e de destino desses migrantes estrangeiros.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ b) Explicite, justificadamente, a precária situação social desses migrantes.

(12)

PROAC / COSEAC

4

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos)

Analise o mapa a seguir:

BRASIL: ESPERANÇA DE VIDA

Fonte: THÉRY, H. e MELLO, N. Atlas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008, p. 99. A partir dos dados registrados no mapa acima sobre a variável demográfica expectativa ou esperança média de vida dos brasileiros:

(13)

PROAC / COSEAC

b) Explique as diferenças dessa variável em relação aos complexos regionais do País.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

5

a

QUESTÃO:

(2,0 pontos) OS SOLOS

Os problemas advindos do uso irracional do solo, seja ele urbano ou rural, têm despertado cada vez mais o interesse de estudiosos e pesquisadores do mundo inteiro. O aumento da população mundial e a crescente demanda por alimentos têm levado cientistas a buscar soluções para um uso mais eficiente do solo, equacionando uma maior produção com menores perdas por erosão.

SILVA, A. Análise morfológica dos solos e erosão. In: Guerra, A. et al. Erosão e conservação de solos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999, p. 101. Acerca dos solos e sua conservação:

a) Defina o termo perfil de solo e explique como ele pode ser caracterizado de acordo com a textura. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ b) Diferencie, justificadamente, os termos degradação e erosão dos solos.

Referências

Documentos relacionados

Retenha-se no entanto que a existência dos dois Pactos (o do Atlântico e o de Varsóvia) permitiu um longo período de paz europeia, a contenção de conflitos de fronteiras entre

As empresas concederão mensalmente a seus empregados, vale-refeição em quantidade equivalente aos dias de efetivo trabalho para a empresa, com valor unitário de

Nesta implementação, as fontes de dados suportadas são: o repositório CVS, arquivos do tipo ChangeLog, releases do software (através de arquivos compactados distribuídos

O trabalho teve como objetivo analisar a variabilidade de isolados fortes e fracos de CTV provenientes de plantas de citros inoculadas e mantidas em casa de vegetação e amostras

Caderno de Questões • Verifique se este Caderno de Questões contém as seguintes provas: Prova I: TEATRO NA EDUCAÇÃO — Questões de 01 a 35 Prova de REDAÇÃO •

Dessins des disques fixes et leurs applications | Drawings of fixed discs and their applications.. DOCUMENTATION TECHNIQUE : Disques de frein | Brake discs |

a) Explicite, justificadamente, o comportamento dessa variável nas últimas três décadas, indicando a alteração que esse comportamento implica para a estrutura etária

Sendo assim, e partir desse estudo de como eram realizadas as audiências no Polo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas de Família - PANCVF (extensão do