• Nenhum resultado encontrado

Boletim informativo semanal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim informativo semanal"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Boletim informativo semanal

www.cothn.pt

262 507 657

27 de Março a 2 de Abril 2016

Semana 13

Documento explicativo sobre o artigo 18.º que estabelece as obrigações dos operadores económicos; pág.: 2

Hortofrutícolas: do produtor diretamente para o consumidor em Abrantes; pág.: 8 Catálogo Nacional de Variedades:

Edição 2016; pág.: 9

Investigação para desenvolver batatas resistentes ao míldio foi bem-sucedida; pág.: 10

Crédito Agrícola lança novo ciclo de seminários; pág.: 4

Região Oeste Portugal no Lx Rural; pág.: 3

Copa-Cogeca favorável às novas normas da CE para uso de fertilizantes bio.; pág.: 5 Pequenos produtores vão vender no Dolce Vita Tejo; pág.: 6

(2)

Documento explicativo sobre o artigo 18.º que estabelece as obrigações dos operadores económicos:

Informação aos consumidores sobre as entidades de Resolução Alternativa de

Litígios de Consumo:

De forma a complementar toda a informação já disponibilizada no âmbito da campanha de divulgação iniciada no dia 23 de setembro do ano passado pela Direção-Geral do Consumidor sobre a Lei 144/2015, de 8 de setembro, envia-se agora um Documento explicativo sobre o artigo 18.º, disposição que estabelece as obrigações dos operadores económicos relativas à informação que deve ser dada aos consumidores sobre as

entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo.

Solicita-se a ampla divulgação da presente informação junto dos operadores económicos que forneçam bens e serviços aos consumidores.

Para mais informações devem consultar o Portal do Consumidor em www.consumidor.pt onde se encontra já disponível a lista de entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo, um conjunto de perguntas frequentes sobre a Lei 144/2015 e o Documento explicativo que agora se remete.

Informação também disponível e partilhável em: https://www.facebook.com/dgconsumidor

Pag. 2

Semana 13

Fonte: DGC

(3)

Região Oeste Portugal no Lx Rural:

21 março:

A Comunidade Intermunicipal do Oeste participou no domingo, dia 13 de março, no Lx Rural - Mercado de Produtores, na Lx Factory. Empenhada em divulgar e promover o que de melhor se faz no Oeste, a OesteCIM e os doze Municípios conseguiram ter uma grande representação no mercado de Produtores, que se realiza todos os domingos de manhã, na Lx Factory em Alcântara.

Desde a maça de alcobaça, à doçaria da Região, passando pelos legumes, pelas frutas desidratadas, não esquecendo os vinhos e aguardentes e a tradicional renda de bilros, o Oeste Portugal conseguiu chegar da melhor forma possível a Lisboa e aos muitos

estrangeiros que visitam a capital.

Para além do contacto direto, possível com a presença de vários produtores regionais presentes no mercado, os produtos oestinos e a marca Oeste Portugal tiveram ainda a oportunidade de serem divulgados a nível nacional e internacional através das

reportagens efetuadas durante o dia pelo programa da TVI "Você na TV".

(4)

Crédito Agrícola lança novo ciclo de seminários:

Pag. 4

Semana 13

Fonte: Frutas, Legumes e Flores

www.cothn.pt

geral@cothn.pt

24 março:

As Caves Ferreirinha, em Vila Nova de Gaia, vão acolher, na tarde de 1 de Abril, o seminário inaugural do ciclo

«Empreendedorismo e inovação na agricultura, agro-indústria, floresta e mar», organizado pelo Crédito Agrícola, em parceria com a Inovisa. Na ocasião, vai ser lançada a terceira edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola. O seminário vai contar com a presença de Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. Entre os oradores figuram Licínio Pina (presidente do

Conselho de Administração Executivo do Crédito Agrícola), Luís Mira da Silva (presidente da Inovisa), Elísio Brandão (professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto), Amândio Santos (presidente da Portugal Foods) e Martin Stilwell (CEO do grupo HIT). Em debate vão estar temas relacionados com produção, transformação, comercialização, internacionalização, investigação, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento rural.

(5)

Copa-Cogeca favorável às novas normas da CE para uso de fertilizantes biológicos:

Fonte: Copa-Cogeca

24 março:

O Copa-Cogeca recebeu favoravelmente as novas normas da Comissão Europeia para incentivar o uso de fertilizantes biológicos e baseados nos resíduos, no entanto alerta que estes não resolvem o verdadeiro problema.

O secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, declarou que «os mercados agrícolas atravessam uma grave crise e os preços pagos aos agricultores nem cobrem os custos de produção. Os fertilizantes minerais são uma matéria-prima chave para os agricultores e as cooperativas agro-alimentares, já que representam 30 por cento dos custos variáveis em todos os sectores».

Como primeiro resultado do pacote da economia circular, Pesonen afirma que recebem

favoravelmente esta proposta e espera que se estenda no domínio da regulamentação da União Europeia (UE) sobre os fertilizantes biológicos, para que os agricultores europeus disponham de uma maior eleição de fertilizantes e melhor acesso aos mesmos. «Contudo, estas novas normas não vão resolver o verdadeiro problema nem qualquer impacto significativo».

O responsável disse que «efectivamente, os agricultores não utilizam apenas fertilizantes minerais como também os produzem, sendo que algumas regiões estão em situação de

excedentes, enquanto outras têm escassez dos mesmos. Embora a proposta não comtemple a possibilidade de substituir os fertilizantes à base de estrume por minerais, então carece de realismo.

(6)

Pequenos produtores vão vender no Dolce Vita Tejo:

Pag. 6

Semana 13

Fonte: Vida Rural

www.cothn.pt

geral@cothn.pt

29 Março:

A partir do próximo dia 3 de abril, a Praça Central do centro comercial Dolce Vita Tejo vai passar a receber, no primeiro e terceiro domingos de cada mês, um mercado onde os produtores locais de frutas, legumes e outros bens artesanais poderão vender os seus produtos. Batizada de 'Na Praça – Street Market', a iniciativa pretende ajudar os

produtores da região a escoar os excedentes de produção junto dos consumidores finais. De acordo com o centro comercial da região de Lisboa, a iniciativa é de livre acesso e quer gerar uma maior proximidade e envolvimento entre a comunidade e os produtores locais e regionais, levando os produtos da terra e artesanais aos consumidores sem intermediários.

O projeto, de cariz social e comunitário, resulta da reformulação da "Feira das Hortas", iniciada em 2011 em parceria com a Câmara Municipal da Amadora.

"O novo mercado apresenta uma imagem trendy e moderna, mas em simultâneo muito funcional, permitindo a exposição de qualquer tipo de produto bem como um contato mais direto do cliente com o vendedor.

(7)

Bruxelas reduz ajudas diretas:

Fonte: Agroinfo

29 março:

Devido ao cumprimento da disciplina financeira, a Comissão Europeia adotou, a 24 de março de 2016, uma disposição que implica o corte de 1,6% das ajudas diretas pagas aos agricultores para o ano de 2016.

Com este corte, é possível a constituição de um fundo de crise no montante de 450,5 milhões de euros.

Se esta reserva de crise não vier a ser utilizada, o dinheiro reverte novamente para os agricultores, o que é muito possível que venha a acontecer, uma vez que uma grande maioria de países tem vindo a pronunciar-se contra a utilização deste dinheiro, mesmo em situação de crises graves, como acontece atualmente nos setores da carne de porco e do leite.

Esta redução de 1,6% foi calculada a partir do montante global das ajudas, sendo que os pagamentos inferiores a 2.000 euros não serão afetados.

(8)

Hortofrutícolas: do produtor diretamente para o consumidor em Abrantes:

Pag. 8

Semana 13

Fonte: Agronegócios

www.cothn.pt

geral@cothn.pt

29 março:

Alfaces, cebolas, agriões, couves, grelos, nabos, abóboras, nabiças, tangerinas, limões, laranjas, rúculas, coentros, salsa e alecrim. Estes são alguns dos produtos à venda no edifício Millenium, em Abrantes, na manhã de dia 9 de abril de 2016.

Dinamizar um Mercado da Primavera com a comercialização de hortofrutícolas e um workshop de flores comestíveis são os objetivos da ação, refere a Tagus - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em comunicado.

«A TAGUS e os dois Núcleos de Produtores PROVE do Ribatejo Interior estão a preparar um mercado com os produtos hortícolas, frutícolas e as ervas aromáticas que marcam esta época do ano. A iniciativa será dinamizada entre as 9h30 e as 13h00, no segundo sábado de abril»,

acrescenta a nota.

O programa contempla ainda uma oficina de flores comestíveis que possibilitará aos participantes conhecer quais as existentes na região e alguns dos pratos que podem ser confecionados.

A ação «permitirá saber colher e utilizar corretamente as flores comestíveis, a sua importância na alimentação, conhecer as mais comuns no Ribatejo Interior, identificar as suas características organoléticas e, ainda, degustá-las».

A atividade é limitada a 15 inscrições, que devem ser efetuadas através do email comunicacao@tagus-ri.pt ou pelo telemóvel 91 490 98 72.

Com o Mercado da Primavera, a organização pretende «promover a comercialização de hortofrutícolas do produtor diretamente para o consumidor e sensibilizar a população para o consumo dos produtos de época e da região».

(9)

Catálogo Nacional de Variedades: Edição 2016:

Fonte: DGAV

21 março:

Encontra-se disponível a edição atualizada do Catálogo Nacional de Variedades.

Poderão ser aqui consultadas as variedades de espécies agrícolas, hortícolas e fruteiras inscritas em Portugal.

(10)

Investigação para desenvolver batatas resistentes ao míldio foi bem-sucedida:

Pag. 10

Semana 13

Fonte: Freshplaza

www.cothn.pt

geral@cothn.pt

Cientistas Holandeses de Wageningen UR conduziram um projeto para desenvolver batatas com um nível de resistência sustentável à phytophthora (míldio), recorrendo a genes modificados de batatas autóctones.

Esta investigação resultou no desenvolvimento de plantas de batata em que a necessidade de intervenção química é 80% menor.

Leia a notícia completa em:

(11)

Eventos:

27-01 maio | Feira Inter. Agropecuária e artesanato | Estremoz

Porto recebe debate sobre inovação agroalimentar:

Indústria agroalimentar é o setor com maior contributo para economia nacional

A Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) e a SGS vão promover no próximo dia 1 de abril, no Porto, o seminário 'Agroinovação: Do Projeto ao Prato'. A iniciativa tem como objetivo discutir algumas temáticas relevantes para uma economia sustentável e irá colocar em debate a capacidade produtiva do setor, dando destaque às oportunidades que oferece às diferentes especialidades de engenharia.

O programa da iniciativa inclui a abordagem de temas como: -As Oportunidades da Fileira

-PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural 2020 -Investigação e Desenvolvimento – Estudo de Caso -Uma Solução Integradora ao Serviço da Agricultura -Agricultura da Precisão

-Certificação de Produtos Agroalimentares

Referências

Documentos relacionados

BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE IGUARACY Não Processo Adjudicado / Homologado / Ratificado / Concluído APOGEU CENTER COMERCIAL DE PRODUTOS HOSPITALARES E MEDICAMENTOS LTDA

Baseados em nossa revisão especial, não temos conhecimento de qualquer modificação relevante que deva ser feita nas informações trimestrais referidas no parágrafo 1 acima, para que

Em tempo, é importante registrar que após a apreciação da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, a matéria seguirá às Comissões de

CAPITULAÇÃO DA INFRAÇÃO E DA MULTA:1) DECLARAÇÃO DE SERVIÇOS (TOMADOS E/OU PRESTADOS) ENTREGUE FORA DO PRAZO REGULAMENTAR, REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2015 (PRAZO DE ENTREGA

No artigo que é publicado, apresenta‐se um conjunto de soluções para uma utilização mais racional da energia eléctrica no que respeita ao problema da força motriz, que é sem

SUPERFÍCIES DISPONÍVEIS SUPERFÍCIE POLIDA SUPERFÍCIE MATE SUPERFÍCIE ESTRUTURADA LUZ & TONALIDADES MODERADAMENTE VISÍVEL DE MOSAICO PARA

O alongamento relativo foi calculado dividindo-se a média da taxa de alongamento dos pêlos em solução hipo-osmótica pela média da solução inicial... Os dados são

Depois de 40 anos o Curso de Comunicação Social- Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria e nos 50 anos da Instituição, a primeira agência