• Nenhum resultado encontrado

Propostas aprovadas pela categoria nas plenárias e assembléia e não incluídas no PL 001/2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Propostas aprovadas pela categoria nas plenárias e assembléia e não incluídas no PL 001/2012"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Suprimir do item II “ anos finais”

JUSTIFICATIVA: Não existe atuação nos anos finais do ensino regular (sexto ao nono ano) no Município de Diadema.

Acrescentar item como fundamento da Lei:

Definição das diretrizes da Política Municipal de Educação, em Congresso de Educação a ser realizado a cada 3 anos com a participação de representantes das comunidades escolares e da sociedade civil.

Excluir os cargos em comissão do Estatuto do Magistério. Cargos em comissão não fazem parte da carreira do professor e portanto devem ser tratados na LC 36/95, que trata do assunto. No âmbito do Estatuto do Magistério as funções docentes, da gestão escolar e de suporte pedagógico ao exercício da docência deverão ser exercidas pelo conjunto dos professores titulares de cargos públicos de provimento efetivo e pelos ocupantes de emprego público, estáveis e não estáveis.

Suprimir o item “c” – Professor de Educação Básica – anos iniciais e do item II – Parte Suplementar o termo “ Professor de Educação Básica I”

Na prática, os professores que ingressarem na rede municipal após a aprovação da lei vão ganhar 10% a mais do que os atuais ocupantes dos cargos da educação infantil e ensino fundamental 1. Com exceção dos professores de EJA II e Educação Especial, todos os demais estarão ocupando cargos extintos na vacância!

(2)

A diferença na remuneração ocorrerá porque a Lei 036/95 assegura uma gratificação de nível universitário de 10% sobre o salário de referência para os ocupantes dos cargos cujo concurso de ingresso exigir nível superior.

Para o cargo novo de Professor de Educação Básica - Anos Iniciais a exigência será exclusivamente Pedagogia ou Normal Superior. O curso de nível médio – magistério não será mais aceito, embora a LDB garanta acesso aos professores com diploma do antigo curso de magistério.

Além da injustiça e da insatisfação que este extermínio de cargos vai causar na categoria, também teremos um fenômeno insano: todos os atuais professores prestando o novo concurso e na prática, um santo descobrindo o outro.

Isto nunca foi apresentado e debatido na Comissão, e não consta da Minuta divulgada no Portal, simplesmente apareceu na última minuta e de acordo com informações da Secretaria da Educação, a vacância dos cargos foi proposta do Departamento do Recursos Humanos da Secretaria de Gestão de Pessoas.

Importante destacar que na Mensagem do Prefeito está afirmada a unificação dos cargos, o que não condiz com o disposto no artigo 9º. Veja:

A solução para o problema é criar uma gratificação similar para os atuais professores que tem Pedagogia ou Normal Superior, equiparando a remuneração com os ingressantes pós aprovação da Lei, mantendo todos no quadro do magistério.

Propomos incluir artigo :

Artigo ... Será concedida a todos os professores possuidores de diploma de curso superior em Pedagogia, detentores de cargo ou emprego publico, cuja ocupação tenha como requisito curso nível médio nas modalidades Normal ou Magistério, médio , gratificação correspondente a 10% de seus vencimentos.

§único - A gratificação instituída no "caput" deste artigo incorporar-se-á aos vencimentos dos servidores para todos os efeitos.

Acrescentar no item a. Assistente Pedagógico e excluir item c

Artigo 26

(3)

A mensagem do Prefeito contradiz o parágrafo 1º, pois coloca o prazo de 30 dias para a Prefeitura respeitar a Lei 11.738/2008 no que se refere a um terço da jornada de trabalho para atividades extraclasse.

Acrescentar parágrafo garantindo que o tempo de trânsito entre duas unidades escolares na mesma jornada de trabalho será remunerada;

Acrescentar parágrafo garantindo que a aula vaga será remunerada, compondo a jornada de trabalho semanal.

O cumprimento e o recebimento das horas em atividades pedagógicas deverão ser proporcionais.

Aplicar imediatamente os 33% na jornada suplementar. (lei 11.738/08).

Incluir o Professor de Educação Básica I e o Professor de Desenvolvimento Integral no item III assegurando-lhes a opção definitiva pela jornada de 40 (quarenta horas) semanais.

excluir

(4)

Excluir os parágrafos 1º e 2º. No caso do primeiro é redundante pois isto já consta da legislação nacional.

No caso do parágrafo 2º é um retrocesso, pois na prática tira o direito do/da professor ao recesso, uma vez que a SE poderá convocar o professor.

No parágrafo 2º, item V = Incluir a participação em áreas referentes a educação básica e/ou áreas correlatas. No parágrafo 4º excluir o item I e modificar o item IV ... pelo tempo mínimo equivalente ao mesmo tempo correspondente ao afastamento.

(5)

Modificar o parágrafo 4º para:

Será garantido ao profissional em restrição médica no exercício da docência e ao afastado da docência a evolução funcional quanto à promoção acadêmica e às progressões horizontal e vertical, obedecendo o interstício de 3 anos.

Acrescentar – O estabelecimento de prazo e critérios para a constituição dos módulos escolares, com o número de servidores necessários ao bom funcionamento da escola será definido em Lei, no prazo máximo de 60 dias a contar da publicação da presente lei.

(6)

Garantir a remoção oficial anual;

Excluir o parágrafo 1º , garantindo o direito de escolha de classe de acordo com a classificação.

Determinar a jornada do coordenador pedagógico em tempo integral nas unidades escolares a

fim de acompanharem a rotina escolar e efetivarem a construção do projeto político pedagógico.

(7)

Incluir no item IV : ... e coordenado por instituição de educação amplamente reconhecida

Incluir: Terão direito a voto somente os membros da comunidade escolar que participarem da

apresentação dos projetos(s) da(s) chapa(s), asseguradas as apresentações em diferentes datas e

períodos.

(8)

Incluir: No caso de afastamento superior a 30 dias o vice.diretor assume e passa a receber FG – função gratificada no mesmo valor do diretor.

Excluir os cargos em comissão do Estatuto do Magistério. Cargos em comissão não fazem parte da carreira do professor e portanto devem ser tratados na LC 36/95, que trata do assunto. No âmbito do Estatuto do Magistério as funções docentes, da gestão escolar e de suporte pedagógico ao exercício da docência deverão ser exercidas pelo conjunto dos professores titulares de cargos públicos de provimento efetivo e pelos ocupantes de emprego público, estáveis e não estáveis.

Incluir: o/a professor/a cedido/a ao Sindicato como representante sindical da categoria de profissionais fará jus à evolução funcional.

(9)

Art. 121 substituir por : Cabe à Secretaria Municipal de Educação, quanto ao processo de desempenho do sistema municipal de ensino desenvolver em 3 (três) anos o respectivo processo com a participação de todos os segmentos da Educação

Excluir os demais itens que se referem à avaliação de desempenho.

Acrescentar parágrafo único – Fica estabelecida a FG ( função gratificada) com valor correspondente à diferença do salário base ( de referência) e FG dos diretores de escola estatutários com o salário base (de referência) do diretor escolar celetista a fim de assegurar a isonomia de vencimentos destes em relação aos diretores eleitos.

Na prática, é o fim do pagamento da GTN (gratificação de trabalho noturno) nos afastamentos nas

férias, gala, nojo, júri, faltas abonadas, serviços obrigatórios por lei e outros afastamentos que sejam

considerados de efetivo exercício. Isto está assegurado no atual Estatuto e a Prefeitura quer retirar, pois a

legislação de adicional noturno não assegura o pagamento nos afastamentos e férias.

(10)

Substituir o Bônus Pó de Giz por Gratificação por Regência de Classe, de valor fixo e incorporado para todos os fins

Substituir “ ao tempo de exercício computado ao profissional do quadro do magistério” por “ao tempo de exercício computado ao servidor público municipal, na data da assinatura da Lei”.

( O tempo de serviço ATS deve ser computado inclusive nos períodos em que porventura o professor tenha ocupados outros cargos na PMD fora do Quadro do Magistério)

Excluir o item I a da extinção na vacância

Incluir o Diretor Escolar a fim de assegurar-lhes os mesmos direitos e benefícios dos demais profissionais.

(11)

Substituir: ... “ serão estabelecidos após a vigência do convênio por “ serão estabelecidos em 30 dias após a aprovação desta Lei”

Substituir o item III por : de Assistente Pedagógico, com provimento na forma de função gratificada, na quantidade de 5 (cinco)

Referências

Documentos relacionados

Para a análise do Heat Map, em cada período foi feito a contagem da quantidade de vezes de como as correlações foram classificadas, por exemplo, a correlação entre a entropia e

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

Na intenção de promover uma constante comunicação de parte da coleção do museu, Espíndola idealizou e realizou a mostra “Um panorama da história das artes plásticas

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Tem ainda, como objetivos específicos, analisar os tipos de inteligências múltiplas e relacionar a inteligência racional e emocional; estudar a capacidade do indivíduo de

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

xi The Tlim-100%VO2max is similar in-between exercise modes; xii Swimmers evidence a slower response in VO2 kinetics and a lower amplitude of the fast component compared with

Os filmes finos dos óxidos de níquel, cobalto e ferro, foram produzidos por deposição dos respectivos metais sobre a superfície de substratos transparentes no