• Nenhum resultado encontrado

Fonética e Fonologia do Inglês

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fonética e Fonologia do Inglês"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Fonética e Fonologia do Inglês

ADRIANA FERREIRA SERAFIM DE OLIVEIRA

U N I D A D E 0 2

(2)

UNIDADE II | INTRODUÇÃO

Figura 1- Língua Inglesa.

A Língua Inglesa é a língua oficial declarada pela ONU, onde todo e qualquer documento oficial internacional, só é oficial se for em Inglês, além desse fator extremamente importante, o fato de empresas internacionais (globais) são cada vez mais presentes em todos os países do mundo e saber o Idioma Inglês já não é pré-requisito, e sim obrigação.

(3)

UNIDADE II | OBJETIVOS

1. Conhecer o Mecanismo de Produção da Fala;

2. Comparar O Aparelho Fonador: Órgãos e Funcionamento;

3. Caracterizar O sistema Fonológico do Inglês: Vogais;

4. Caracterizar Consoantes Semivogais.

(4)

Fonética e Fonologia do Inglês

Fala é o aspecto vocal da comunicação feita por seres humanos. Os seres humanos são capazes de expressar suas ideias, sentimentos e emoções do ouvinte através da fala gerado usando

articuladores vocais.

Desenvolvimento da fala é um processo constante e requer muita prática. A comunicação é uma sequência de eventos que permite que o orador expresse seus sentimentos e emoções e o ouvinte para compreendê-los.

Figura 2 – Fala.

(5)

Sinal da fala é uma onda acústica multidimensional que fornece informações sobre as palavras ou mensagem a ser falado, identidade do orador, língua falada, saúde física e mental, raça, idade, sexo, nível de educação, a orientação religiosa e a formação de um indivíduo.

(6)

O mecanismo da produção da fala é muito complexo e antes de realizar a análise de qualquer idioma é importante para cada perito compreender os processos de produção e percepção da fala. O som é o requisito básico para a produção da fala, iniciado por uma simples perturbação das moléculas do ar.

(7)

Seres Humanos X Animais

Ambos os seres humanos e animais

produzem símbolos de sons para fins de comunicação. O primeiro pode articular o som para produzir e criar idioma

através do qual eles se comunicam um com outro. Os animais produzem vogais como sons, mas não consegue articular e, portanto, não são capazes de criar uma linguagem própria.

Figura 3 – Articulação da Fala.

(8)

A capacidade dos seres humanos de articulação do som os distingue das demais espécies. As partes do corpo humano que são diretamente envolvidas na produção da fala são geralmente denominadas como os órgãos da fala. Existem três principais órgãos da fala: órgãos respiratórios órgãos fonatórios, órgãos articulatórios.

(9)

O Aparelho Fonador: Órgãos e Funcionamento

Zemlin (2000¬) cita que o trato vocal pode ser subdividido, em bases

anatômicas, em cinco cavidades: bucal ou vestibular, oral, faríngea e cavidades nasais (par).

Figura 4 – Aparelho Fonador.

(10)

Podemos dizer que o aparelho fonador divide-se em três partes - articulatório, fonatório e respiratório que são fisiologicamente responsáveis pela produção dos sons da fala (Silva, 1999:25).

(11)

O aparelho vocal humano é como dois tipos de instrumentos musicais de uma vez: um instrumento de sopro e um instrumento de cordas. Este aparelho inclui uma fonte de vento (os pulmões), componentes (que vibram as cordas vocais, na laringe), e uma série de câmaras de ressonância (faringe, boca e fossas nasais). Aqui está como todos esses componentes trabalham juntos quando falamos.

(12)

O primeiro componente deste aparelho é o pulmão que fornece o ar necessário e que, portanto, pode ser descrito como o "gerador". Quando você está falando, sua respiração, fica mais rápida e mais curta e você respira mais com sua boca, que caso contrário você respira apenas com o nariz. Quando você expira enquanto fala, você aumenta o volume e a pressão do fluxo de ar para vibrar as cordas vocais em sua laringe.

Componentes do Aparelho Vocal Humano

Figura 5 – Vibração da fala.

(13)

O palato duro: É feito de osso e mucosa. Ele separa a boca do nariz. Sem ele, falar, comer e beber seria muito difícil. Ele ajuda você a cantar, fazendo o ar sair pelo nariz em vez da boca.

O palato mole: localizado atrás do palato duro, é feito de músculo e não tem ossos. O palato mole é elevado quando você canta para dar um melhor som.

•A faringe é onde a comida e o ar atravessam para chegar aos seus pulmões e estômago.

(14)

•A laringe é composta por um conjunto de músculos e pedaços de cartilagem, com diferentes graus de mobilidade, que pode ser levantado ou abaixado como uma porta para proteger os brônquios e pulmões de alimentos e outros corpos estranhos.

As cordas vocais: As cordas vocais são feitas de tecido mole rodeado por músculo. Os músculos ao redor fazem as cordas vocais afrouxar ou apertar. Quando isto acontece, elas vibram, e assim cria o ruído.

(15)

Fonologia é o estudo que mostra como são organizados e usados os sons nas linguagens naturais. O sistema fonológico de uma língua inclui: Grupos de sons e suas características, regras as quais especificam como os sons interagem entre si.

Sistema Fonológico do Inglês: Vogais

Figura 6 – Fala.

(16)

Podemos dizer que as palavras são compostas de discretos sons ou fonemas. Comumente, nós aprendemos palavras e guardamos em nossa memória linguística, e recuperamos para emitir uma sequência de sons discretos. Portanto, quando emitimos uma palavra atualizamos a sequência de sons discretos armazenados na memória como uma sequência de ações dos nossos articuladores. Em resumo, os sons da fala vêm das palavras, e palavras são especiais por serem apenas sequências de sons.

(17)

Os sons podem ser expressos ou silenciosos por vezes referidos como "sem voz". Sons vocálicos ocorrem quando as cordas vocais, na laringe vibram. É fácil saber se um som é vocálico ou não, colocando um ou dois dedos em seu pomo de Adão. Se você está produzindo um som vocálico, você vai sentir a vibração; se você está produzindo um som silencioso, você não vai.

(18)

O AIF foi publicado pela primeira vez em 1888 pela Associação Internacional

Fonética, um grupo de professores do Francês fundado por Paul Passy. O

objetivo da organização foi o de

elaborar um sistema para transcrever os sons da fala que era independente de qualquer língua específica e aplicável a todas as línguas.

O Alfabeto Internacional Fonético

Figura 7 – Fonética.

(19)

A visão mais comum é a de que as vogais são sons em que não há qualquer obstrução ao fluxo de ar que passa da laringe para os lábios. Mas se fizermos um som como /s/ pode sentir claramente que estamos tornando difícil ou mesmo impossível para a passagem de ar através da boca. A maioria das pessoas não teria dúvida que sons como /s/ ou /d/

deveriam ser chamados de consoantes.

(20)

O inglês tem 15 sons vocálicos representados pelas letras a, e, i, o e u. As letras y, w e o gh também são comumente usados em soletração do som de vogal.

Vogais são produzidas com um trato vocal relativamente aberto. Consoantes, em contraste, são criados empurrando o ar através de uma pequena abertura no trato vocal ou através da construção de ar no trato vocal, soltando-o em seguida.

(21)

Vogais e consoantes são sons e não letras. Dependendo do seu sotaque e como você separa-os, há mais ou menos 20 vogais e 24 consoantes.

Consoantes Semivogais

Figura 8 – Consoantes.

(22)

Uma vogal é um som feito com a boca bem aberta, o núcleo de uma sílaba falada.

Uma consoante é um som feito com a boca bem fechada.

(23)

Quando falamos, as consoantes quebram a sequência de vogais (funcionando como as latências de sílaba e codas), para que não soe como quando vamos ao dentista e tomamos quatro anestésicos e o anestésico ainda não parou seu efeito.

(24)

Consoantes requerem articulação mais precisas do que as vogais, e é por isso que as crianças encontram mais dificuldade de aprender, e, muitas vezes, acabam em terapia da fala depois de ter se tornarem de difícil

comportamento por não serem

compreendidas que elas começam a bater em pessoas.

(25)

A maioria das sílabas, apesar de conterem uma vogal, embora uma vogal parecida com consoante pode ocasionalmente ser sílabas. E para complicar a situação, muitos vogais no inglês são tecnicamente duas ou três vogais em conjunto.

(26)

Dizendo sons de consoantes

envolve a constrição do fluxo de ar em diferentes locais em sua boca.

Veja a seguir:

Como as Consoantes São Produzidas

Figura 9 – Alfabeto.

(27)

Parar brevemente e, em seguida, liberar o ar - (“p”, “b”, “t”,

“d”, “k”, “g”),

Desviando o fluxo de ar e ressonância associada ao seu nariz - (“m”, “n”, “ng”),

Apertando o ar através de um estreito espaço - (“th” as in

“thin”, “th” as in “then”, “f”, “v”, “s”, “z”, “sh”, “zh” as in

“vision”, “h”, and in posh dialects, “wh”),

Combinando parar, em seguida, apertando - (“ch”, “j”), or

O estreitamento do canal vocal. - (“w”, “y”, “r”, “l”).

(28)

Consoantes são os "blocos sólidos com os quais construímos palavras, frases e sentenças" (Celce-Murcia; Brinton & &

Goodwin, 1996:37) e da não pronuncia de um som pode ser a diferença entre o significado de uma palavra e outra. Por exemplo, as palavras "big" e "pic" distinguem-se apenas pela diferença entre o som de /b/ e /p/ sons de fonemas (por oposição às letras são colocadas em / /). A pronúncia e a compreensão destes dois sons diferentes.

Referências

Documentos relacionados

[r]

É fundamental que tenhamos uma visão muito clara a respeito dos mé- diuns e dos fenômenos mediúnicos, visto que, se uma faculdade mediúnica é comum a um determinado número

Diante das exposições das crianças através de seus desenhos-estórias, pode-se afirmar que, para a maioria destas crianças, o contexto da consulta odontológica

As Empresas que em seus contratos necessitarem da jornada especial de trabalho de 12 horas de trabalho por 36 de descanso (12X36), respeitado o limite de 44,0 horas semanais,

Aquêles, que tomam a si a tarefa de executar um programa de plane- jamento de lucros, logo reconhecem o seu grande valor como um edu- cador de todos os níveis administrativos.

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Como o rebanho havia sido vacinado para leptospirose há 6 meses com a vacina Bovigen Repro Total SE ® (Leptospira interrogans sorovares: pomona, wolffi, hardjo prajitno,

“ Contexto regulador e ensino das Ciências Contexto regulador e ensino das Ciências – – um estudo com um estudo com crianças dos estratos sociais mais baixos” (. crianças