• Nenhum resultado encontrado

Resumo INTRODUÇÃO PONTO DE FUSÃO E PONTO DE EBULIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resumo INTRODUÇÃO PONTO DE FUSÃO E PONTO DE EBULIÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PONTO DE FUSÃO E PONTO DE EBULIÇÃO

O ponto de fusão e o ponto de ebulição representam a temperatura que uma substância muda de estado, em uma dada pressão.

No caso do ponto de fusão, a substância muda do estado sólido para o estado líquido. Já o ponto de ebulição refere-se a mudança do estado líquido para o estado gasoso.

Por exemplo, o gelo começa a se transformar em água na forma líquida, quando sua temperatura é igual a 0 ºC . Logo, o ponto de fusão da água é 0 ºC (sob pressão de 1 atmosfera).

Para passar de líquida para vapor, a água deve atingir a temperatura de 100 ºC. Assim, o ponto de ebulição da água é 100 ºC (sob pressão de 1 atmosfera).

Água no estado sólido, líquido e gasoso.

VEST

MAPA MENTAL

Resumo

@vestmapamental

INTRODUÇÃO

(2)

Ponto de Fusão

Quando uma substância no estado sólido recebe calor, ocorre um

aumento no grau de agitação de suas moléculas. Consequentemente sua temperatura também aumenta.

Ao atingir uma determinada temperatura (ponto de fusão), a agitação das moléculas é tal que rompe as ligações internas entre os átomos e

moléculas.

Nesse ponto, a substância começa a mudar seu estado e passará para o estado líquido se continuar recebendo calor.

Durante a fusão sua temperatura se mantém constante, pois o calor recebido é usado unicamente para a mudança de estado.

Forno de uma siderúrgica

O calor por unidade de massa necessário para mudar de fase é chamado de calor latente de fusão (Lf) e é uma característica da substância.

Tabela do ponto de fusão e calor latente

Na tabela abaixo indicamos a temperatura do ponto de fusão e o calor latente de algumas substâncias à pressão atmosférica.

(3)

Ponto de Ebulição

A ebulição é caracterizada pela passagem rápida do estado líquido para o gasoso, com a formação de vapores (bolhas) no interior do líquido.

Da mesma forma que ocorre na fusão, existe uma temperatura (ponto de ebulição) em que uma determinada substância passa do estado líquido para o estado gasoso.

Para que isso ocorra é necessário que a substância receba calor. Durante toda a mudança de fase, a temperatura permanece constante.

O calor latente de vaporização (Lv) é a quantidade de calor por unidade de

massa, necessária para uma substância mudar de fase.

Tabela do ponto de ebulição e calor latente

Na tabela abaixo, indicamos a temperatura do ponto de ebulição e o calor latente de vaporização de algumas substâncias à pressão atmosférica.

(4)

Interferência da pressão

A temperatura do ponto de fusão e do ponto de ebulição depende da pressão exercida sobre a substância.

De uma maneira geral, as substâncias aumentam de volume quando

sofrem fusão. Este fato faz com que quanto maior a pressão, maior deverá ser a temperatura para que a substância mude de fase.

A exceção ocorre com algumas substâncias, entre elas a água, que diminui seu volume quando sofrem fusão. Neste caso, uma maior pressão irá diminuir o ponto de fusão.

Uma diminuição na pressão faz com que o ponto de ebulição de uma determinada substância seja menor, ou seja, a substância irá ferver em uma menor temperatura.

Por exemplo, em lugares acima do nível do mar a água ferve com

temperaturas menores que 100 ºC. Com isso, nesses lugares demora-se muito mais para cozinhar do que em lugares ao nível do mar.

(5)

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, a qualidade higiênico-sanitária das tábuas de manipulação dos Laboratórios de Técnica Dietética, Tecnologia de Alimentos e Gastronomia e das

b) 3 (três) dias úteis após o recebimento da comunicação, quando a apólice já estiver em vigor, situação em que a inclusão da cobertura será feita mediante endosso. IV - uma

Luz de cortesia incorporada P925260 00002 ARGO BT A 35 Operador para portas seccionadas de superfície até 35 m² e utilização muito Intensivo.. Luz de

Pode-se considerar, como hipótese, que as dificuldades de conceituação e de regulamentação do instrumento acabam por colaborar para conseqüências indesejáveis em sua

Desta forma, não pode-se coadunar com o enunciado e resposta à questão, pois ela refere-se ao crime de responsabilidade, sendo que o enunciado da questão deveria fazer.. 18

Os tempos de reação em experimentos com leitura em voz alta são mais longos para palavras irregulares do que para palavras regu- lares e o modelo da dupla rota atribui isso ao

modelos fixos e estáveis, o conceito atenta para a variedade de significados ligados a diferença de sexos, implicando também a maneira como devemos refletir sobre relações

Considerando-se, os interesses do “produtor de água” e os dos “consumido- res de água”, em relação aos níveis de qua- lidade de atendimento do sistema; supõe-se que o