• Nenhum resultado encontrado

Chiroptera Neotropical 14(1), July 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Chiroptera Neotropical 14(1), July 2008"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

  360

Quirópterofauna (Mammalia: Chiroptera) cavernícola da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil

Isabel A. Sbragia1* e Aloísio Cardoso2

1. Departamento de Zoologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Av.

Brigadeiro Trompowiski s/n CCS-IB Sala A1-121 Ilha do Fundão 21941-590, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Telefone: (021) 25626368 Fax: (021) 2560599.

2. Administrador da APA Gruta dos Brejões, Vereda do Romão Gramacho.

* Corresponding author. Email: isabelsbragia@gmail.com

Resumo

A Chapada Diamantina possui várias cavernas e sítios pré-históricos e coloniais. O interesse científico por essa região está associado à presença de diferentes ecossistemas: campos rupestres, cerrado, florestas e caatinga. Situada na região central do estado da Bahia, nordeste do Brasil, a Chapada Diamantina está nos domínios da Caatinga. Até recentemente não existiam citações sobre morcegos para as cavernas da região, e só em 1999, 11 espécies foram relacionadas para duas cavernas. Por isso, esse trabalho reúne informações sobre a fauna de quirópteros de 13 cavernas distintas. Um total de 12 espécies foi registrado, sendo que destas, quatro são novos registros para as cavernas da Chapada Diamantina, aumentando o número total de espécies de 11 para 15 e o número de cavernas estudadas de duas para 15. É importante ressaltar a necessidade de preservar essas cavernas, já que muitas não se encontram em Unidades de Conservação e estão sofrendo alterações devido à ações humanas.

Palavras-chave: Caatinga, cavernas, Chiroptera, nordeste.

Abstract

Cave chiropterofauna (Mammalia: Chiroptera) of Chapada Diamantina, Bahia, Brazil. The Chapada Diamantina has several caves, pre-historical and colonial sites. The scientific interest for this region is associated to the presence of different ecosystems: arid mountain scrub (campos rupestres), savanna (cerrados), gallery forests and thorn scrub (caatingas). The Chapada Diamantina is situated in the central region of the state of Bahia, northeast of Brazil, in the domains of the caatinga. Until recently there where no records for bats in the caves of Chapada Diamantina, and only in 1999, species where related for two caves. This study gathers information about the bats in thirteen different caves. A total of twelve species where registered, of these, four are new records for the caves of Chapada Diamantina , raising the total number of species from eleven to fifteen, and the number of studied caves from two to fifteen in the Chapada Diamantina. It is important to quote the need to preserve these caves, where many are not located in preservation areas and are suffering alterations due to anthropic actions.

Keywords: Caatinga, caves, Chiroptera, northeastern Brazil.

Introdução

A região Neotropical contém a mais diversa fauna de quirópteros no mundo (Willig 1983), com nove famílias da subordem Microchiroptera presentes nesta região, todas com representantes no Brasil (Bredt et al. 1996). No Brasil são conhecidos 64 gêneros e 167 espécies (Reis et al.

2007). A despeito desta diversidade os aspectos mais básicos para o estudo da biodiversidade, como as listas de espécies, por exemplo, estão desatualizadas ou são inexistentes para quase todo o território brasileiro (Miretzki 2003), dentro deste contexto se inclui a Chapada Diamantina.

Esta região ainda é bastante desconhecida no que diz respeito à sua quiropterofauna (Junca 2004).

Registros bibliográficos dos morcegos da Caatinga incluem 64 espécies (Oliveira et al.

2003). Municípios da Chapada Diamantina não

estão incluídos nesta compilação, justamente pela falta de registros bibliográficos da quiropterofauna da região. As únicas contribuições disponíveis versando sobre o conhecimento da quirópterofauna da Chapada Diamantina foram apresentadas por Gregorin e Mendes (1999), onde 11 espécies foram registradas em duas cavernas; e Oliveira e Pessôa (2005), registrando dez espécies em cinco cavernas.

A Chapada Diamantina, com seus relevos e grande variedade de ecossistemas, cavernas e sítios pré-históricos e coloniais, vem se revelando um patrimônio merecedor de todas as atenções dos órgãos ambientais. Como várias regiões dessa formação geográfica foram sujeitas a mudanças através das ações do homem (Parrini et al. 1999), estudos abordando a estruturação atual da fauna

(2)

local são necessários para se compreender com maior clareza os impactos causados pelo ser humano nos ambientes naturais.

O objetivo desse estudo foi inventariar a fauna de morcegos cavernícolas na Chapada Diamantina, no sentido de compreender com maior clareza a composição e estruturação das taxocenoses de morcegos desses refúgios, uma vez que as cavernas são importantes variáveis na estruturação das taxocenoses de morcegos (Arnone e Passos 2007).

Material e Métodos Espécimes analisados

Para esse estudo foram utilizados espécimes coletados e depositados no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A maioria dos espécimes depositados são procedentes de quatro trabalhos de campo recentes (entre fevereiro de 2003 e fevereiro de 2007) realizados pela equipe de Mastozoologia do Museu Nacional e do Laboratório de Mastozoologia do Instituto de Biologia da UFRJ no âmbito do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO): Chapada Diamantina-Biodiversidade (Oliveira e Pessôa 2005). Os espécimes foram capturados utilizando-se puçás no interior das cavernas e/ou redes-de-neblina durante o dia ou armadas durante o fim do crepúsculo e primeira

hora da noite na saída das cavernas. Os indivíduos capturados foram preparados para preservação em meio líquido de acordo com os procedimentos propostos por Handley (1988). Todos os espécimes foram identificados com o auxílio das chaves de identificação de Vizotto e Taddei (1973), Anderson (1997) e Medellin et al. (1997).

A nomenclatura seguida foi a proposta por Simmons (2005).

Área de estudo

Em toda a área da Chapada Diamantina (Figura 1) foram selecionadas 13 cavernas usadas como abrigo diurno por morcegos, para o levantamento da quirópterofauna cavernícola. Localizada no domínio das depressões interplanálticas semi- áridas do Nordeste do Brasil (sensu Ab’Saber 2003), a Chapada Diamantina (entre 11º e 14º S e 41º e 43º W) está situada na região central do estado da Bahia, nordeste do Brasil, entre o litoral e o rio São Francisco, sendo formada pelo prolongamento do sistema de cordilheiras da Serra do Espinhaço, que se inicia no estado de Minas Gerais (Winge 1968). A Chapada Diamantina se estende da região de Rio de Contas até a Serra de Jacobina (Juncá 2004), ocupando uma área de aproximadamente 100.000 km2, cobrindo cerca de cerca de 20% do estado da Bahia (Jesus et al. 1985).

Figura 1: localização da Chapada Diamantina no Estado da Bahia.

Essa formação apresenta um relevo predominantemente tabular, com altitudes médias superiores a 1.000 m e máximas de 1.850 m no Pico das Almas e 2.033 m no Pico Barbados, na Serra do Sincorá, pontos de maior altitude do estado da Bahia e de todo o Nordeste brasileiro

(Jesus et al. 1985). O clima é tropical, com duas estações bem definidas, a chuvosa, entre novembro e abril e a seca, de maio a outubro (Winge 1968; Nimer 1979).

A região abrange uma diversidade de paisagens com áreas fragmentadas de campos rupestres,

(3)

  362 cerrado, florestas e caatinga (Juncá 2004), onde a vegetação varia entre florestas secas ou formações de caatinga arbórea nas encostas e vegetação de cerrado no topo dos tabuleiros (Prado 2003).

As 13 cavernas amostradas foram:

Gruta do Riachinho (Município de Palmeiras).

Localizada na margem esquerda do Riacho Riachinho nos domínios das rochas quartzíticas, próxima a Vila de Caeté Açu (Capão). Está dentro dos limites de 10 km do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Coleta realizada em 25 de fevereiro de 2007, com a utilização de uma rede de neblina (7x2m).

Toca da Onça (Município de Canarana).

Localizada na região central da Bacia Sedimentar de Irecê de rochas carbonáticas. É uma gruta com condutos vadosos (de água corrente) que se encontra estabilizada na sua formação, a não ser nos processos químicos das águas de chuvas que dissolvem a rocha carbônica dando continuidade na formação dos espeleotemas. Não encontra-se em Unidade de Conservação. Coleta feita em 26 de fevereiro 2007, com a utilização de uma rede de neblina (7x2m).

Abrigos do Morrão (Município de Morro do Chapéu). Elevação situada à cerca de 8 km da cidade com uma altitude de 1.293 m, visto do sul tem forma de chapéu, daí a denominação do Município. O Morrão é destaque na região por ser a cota mais alta do Piemonte da Chapada.

Nenhuma Área de Proteção Ambiental foi regulamentada ainda para a localidade. No total quatro coletas foram feitas, 06 e 07 de agosto de 2003, 26 de fevereiro de 2004 (Oliveira e Pessôa 2005) e 28 de fevereiro de 2007. Foram utilizadas quatro redes (7x2m) nas duas primeiras coletas e duas redes (7x2m) nas outras coletas.

Serra da Boa Esperança (Divisa dos municípios de Morro do Chapéu e Utinga). Localizada no extremo sudeste do município de Morro do Chapéu a Serra da Boa Esperança é um conjunto de morros testemunhos ou grandes blocos de rochas areníticas da formação Caboclo onde se desenvolve grande diversidade de plantas de áreas úmidas. Observa-se a presença de pinturas rupestres, o que eleva a sua importância arqueológica. É um divisor de águas do Rio das Duas Barras com o Rio Utinga. Essa região não se encontra dentro de nenhuma Unidade de Conservação. Duas coletas em 01 e 02 de março de 2007, com a utilização de duas e quatro redes de neblina (7x2m), respectivamente.

Gruta Do Tamboril (Município de Morro do Chapéu). Localizada na margem esquerda do Rio Salitre, junto ao Povoado do Tamboril. A Gruta do Tamboril é de pequena dimensão incrustada nas rochas carbônicas da Formação Salitre. Essa caverna não está dentro de nenhuma Unidade de Conservação. Coleta realizada em 03 de março de

2007, com a utilização de uma rede de neblina (7x2m) e puçá.

Alto do Bonito (Município de Utinga).

Localizada nas áreas limites da formação calcária do Grupo Bambuí com a Formação Bebedouro, a Gruta Alto do Bonito está inserida em calcários dolomíticos, cujas rochas no seu interior têm espessura aproximada de 10 cm, formando uma grande quantidade de condutos que se cruzam formando um verdadeiro labirinto. Não foi possível ainda fazer exploração em toda sua extensão. No seu interior é observada grande quantidade de quirópteros. Utinga é um município com alto potencial espeleológico, mas, sem explorações. Essa caverna não se encontra dentro de Unidade de Conservação. Foram feitas coletas em 21 de fevereiro de 2004 (Oliveira e Pessôa 2005) e 04 de março de 2007, com a utilização de duas redes de neblina (7x2m) em cada.

Abrigo da Vespa (Município de João Dourado, Área de Proteção Ambiental Gruta dos Brejões).

Este abrigo está incrustado na Serra das Araras, na qual está também localizada a Gruta dos Brejões e a Gruta Arrecife do Bião, ambas de grande importância arqueológica, paleontológica e espeleológica. Devido à pequena extensão, o Abrigo da Vespa não foi cadastrado como gruta ou caverna. Localizado numa grande fratura da rocha de calcário onde se formaram pouquíssimos espeleotemas onde alojam vespas e quirópteros.

Coleta diurna no dia 24 de Julho de 2006, com a utilização de uma rede de neblina (7x2m).

Gruta dos Brejões (Municípios de João Dourado e Morro do Chapéu. Área de Proteção Ambiental Gruta dos Brejões). Com o pórtico da entrada com 106 m de altura e grandes condutos e salões a Gruta dos Brejões destaca-se pelas proporções enormes dos espaços vazios no seu interior e principalmente pela quantidade de fosséis da megafauna pleistocênica que foram coletados nela (Czaplewski e Cartelle 1998). Ao seu redor, existem dez painéis de pinturas rupestres. Coleta: 24 de Julho, com a utilização de duas redes de neblina (7x2m).

Toca do Urubu ou Abrigo da Grota (Município de Morro do Chapéu, Área de Proteção Ambiental Gruta dos Brejões). Localizado ao sul do Povoado Gruta dos Brejões, o Abrigo da Grota (Toca do Urubu) é uma pequena caverna sem grandes interesses espeleológicos, mas de importância arqueológica em virtude de pequenos desenhos rupestres em sua entrada. Na mesma área ocorre também a Gruta da Couve-Flor. Este abrigo foi cadastro pelo Centro de Recursos Ambientais (CRA) em 2001.Coleta no dia 25 de Julho de 2006 feita com a utilização de uma rede de neblina (7x2m).

Gruta da Lapinha (Município de Iraquara, Área de Proteção Ambiental Marimbus Iraquara).

Localizada dentro do leito do Riacho Água de

(4)

Rega (riacho intermitente), a Gruta da Lapinha tem pequena extensão onde as águas subterrâneas afloram formando um pequeno volume de água.

Coleta diurna feita no dia 13 de outubro de 2006 com a utilização de luva de couro.

Gruta da Fumaça (Município de Iraquara, Área de Proteção Ambiental Marimbus Iraquara).

Localizada ao sul da Bacia Sedimentar de Irecê de rochas carbonáticas onde ocorre a maior concentração de cavernas da Bahia, a Gruta da Fumaça é riquíssima em tipos de espeleotemas.

Sobre a mesma, passa a rodovia BR-122. O grande fluxo de carretas pesadas que passam sobre ela vem provocando alguns danos internos à gruta. Coleta no dia 13 de outubro com a utilização duas redes de neblina (7x2m).

Abrigos das Lages (Município de Morro do Chapéu, Parque Estadual de Morro do Chapéu). A região das Lages está localizada no domínio geológico da Formação Morro do Chapéu, com argilito, siltito e arenito e uma cobertura vegetal de Caatinga. Ocorre grande quantidade de pinturas rupestres. Coletas nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2004 (Oliveira e Pessôa 2005).

Coletas diurna com a utilização de puçá.

Toca dos Ossos (Município de Ourolândia). A Toca dos Ossos é um dos maiores sítios paleontológicos do Brasil, de onde foram coletados fósseis da megafauna pleistocênica (Czaplewski e Cartelle 1998). Apresenta uma diversidade de condutos que se cruzam formando um verdadeiro labirinto. Não está inserida em nenhuma Unidade de Conservação. O Museu Nacional possui em sua coleção Pteronotus gymnonotus (30♂, 4♀), Phyllostomus hastatus (1♀), Phyllostomus discolor (1♀) e Artibeus planirostris (1♀) provenientes dessa caverna (Oliveira e Pessôa 2005). Duas coletas foram realizadas, em 26 de julho e 11 outubro de 2006, com uma e três redes de neblina (7x2m), respectivamente.

Resultados

Foram registradas 12 espécies de morcegos, compreendendo 11 gêneros e quatro famílias (Tabela 1). A família Phyllostomidae foi representada por nove espécies, seguida das famílias Natalidae, Emballonuridae e Mormoopidae, com uma espécie cada. Dentro de Phyllostomidae a subfamília Stenodermatinae foi representada por quatro espécies, seguida de Desmodontinae e Glossophaginae com duas espécies e Carolliinae com uma espécie registrada.

Família Emballonuridae

Peropteryx macrotis (Wagner, 1843)

Neste estudo, somente uma fêmea foi coletada em uma fenda próxima da entrada principal da Gruta de Brejões.

Família Phyllostomidae

Anoura caudifer (E. Geoffroy, 1818)

Foram coletados 21 indivíduos em três localidades, sendo mais abundante nos Abrigos do Morrão, Morro do Chapéu, com dez machos e quatro fêmeas coletados na região. Também foi coletado um macho na Gruta do Riachinho e dois machos e quatro fêmeas no Abrigo das Lages.

Glossophaga soricina (Pallas, 1766)

Essa foi a espécie mais coletada em número de indivíduos com um total 39 indivíduos. Um macho foi coletado nos Abrigos do Morrão, um macho e duas fêmeas na Serra da Boa Esperança, quatro machos e três fêmeas na Gruta do Tamboril, cinco casais no Alto do Bonito, oito machos e quatro fêmeas na Gruta do Brejões e quatro fêmeas e dois machos na Gruta da Fumaça.

Artibeus planirostris Spix, 1823

Essa espécie foi coletada em três diferentes localidades: um macho na Serra da Boa esperança, um casal na Gruta da Fumaça e três machos e uma fêmea na Toca dos Ossos.

Platyrrhinus lineatus (E. Geoffroy, 1810)

Um total de cinco espécimes foram coletados nos Abrigos do Morrão: dois machos e três fêmeas.

Phyllostomus discolor Wagner, 1843

Treze espécimes foram coletados na Toca dos Ossos: sete machos e seis fêmeas. Essa espécie ocorreu em simpatria com outra espécie deste gênero: Phyllostomus hastatus.

Phyllostomus hastatus (Pallas, 1767)

Dois espécimes foram coletados em duas cavernas diferente: uma fêmea na Toca dos Ossos e um macho na Gruta do Urubu.

Carollia perspicillata Linnaeus, 1758

Carollia perspicillata foi à espécie mais freqüente sendo registrada em oito grutas:

Abrigos do Morrão com dois machos coletados, Toca da Onça com dois machos e uma fêmea, dois machos amostrados na Gruta do Riachinho, Serra da Boa Esperança com um macho, Gruta do Tamboril uma fêmea; Gruta da Lapinha com uma fêmea, Gruta da Fumaça com duas fêmeas amostradas e Toca dos Ossos também com duas fêmeas coletadas.

Desmodus rotundus (E.Geoffroy, 1810)

Dois machos foram coletados no Abrigo da Vespa, também foi visto a presença de Natalus stramineus nessa caverna.

Diphylla ecaudata Spix, 1823

Um macho foi coletado na Gruta da Fumaça.

Família Natalidae

Natalus stramineus Gray, 1838

Quatorze casais foram coletados no Alto do Bonito em duas noites de coletas, devido à descoberta de refúgios dessa espécie. A caverna também servia de abrigo para Glossophaga soricina.

(5)

  364

Tabela 1: Lista das espécies de morcegos coletados em cavernas da Chapada Diamantina, Bahia Família Emballonuridae

  Peropteryx macrotis (Wagner, 1843)  Família Phyllostomidae

Anoura caudifer (E. Geoffroy, 1818) Desmodus rotundus (E.Geoffroy, 1810)

Diphylla ecaudata Spix, 1823

Glossophaga soricina (Pallas, 1766) Lonchophylla mordax Thomas, 1903(lit.) Lionycteris spurrelii Thomas, 1913 (lit.) Carollia perspicillata Linnaeus, 1758

Artibeus planirostris Spix, 1823

Platyrrhinus lineatus (E. Geoffroy, 1810) Phyllostomus discolor Wagner, 1843 Phyllostomus hastatus (Pallas, 1767) Chrotopterus auritus Thomas, 1905 (lit.) Família Natalidae

  Natalus stramineus Gray, 1838  Família Mormoopidae

Pteronotus gymnonotus Natterer, 1843 Família Mormoopidae

Pteronotus gymnonotus Natterer, 1843

Assim como ocorreu com a espécie Natalus stramineus, a descoberta do refúgio possibilitou que essa espécie fosse uma das mais abundante na Chapada Diamantina. Todos os 28 indivíduos foram coletados em Ourolândia, sendo 17 machos e 11 fêmeas.

Discussão

Para a região considerada, Gregorin e Mendes (1999) estudaram duas cavernas, a caverna Poço Encantado no município de Itaetê e a caverna Lapa do Bode em Ituaçu, registrando 11 espécies de morcegos: Desmodus rotundus, Diphylla ecaudata, Carollia perspicillata, Glossophaga soricina, Platyrrhinus lineatus, Natalus stramineus, Artibeus planirostris, Peropteryx macrotis, Chrotopterus auritus, Lionycteris spurrelii e Lonchophylla mordax. Oito destas foram observadas nos dois trabalhos (Gregorin e Mendes 1999; presente estudo): Desmodus rotundus, Diphylla ecaudata, Carollia perspicillata, Glossophaga soricina, Platyrrhinus lineatus, Natalus stramineus, Artibeus planirostris e Peropteryx macrotis. Esse estudo acrescenta quatro espécies à lista de morcegos da Chapada Diamantina: Anoura caudifer, Phyllostomus discolor, Phyllostomus hastatus e Pteronotus gymnonotus. Dessas, Pteronotus gymnonotus não apresenta registro formal para a Caatinga (Willig 1983; Oliveira et al. 2003;

Nogueira et al. 2007; Zanon e Reis 2007).

Entretanto, Oliveira e Pessôa (2005) registram a ocorrência desta espécie e ainda a presença de Desmodus rotundus, Carollia perspicillata,

Glossophaga soricina, Platyrrhinus lineatus, Natalus stramineus, Artibeus planirostris, Phyllostomus discolor e Phyllostomus hastatus em cinco cavernas da Chapada Diamantina.

De acordo com Oliveira et al. (2003), duas localidades aqui amostradas, Mucugê e Morro do Chapéu, são áreas prioritárias para a conservação da mastofauna da Caatinga, por serem consideradas locais de possíveis endemismos. Por fim, apesar de protegidas legalmente, é importante ressaltar a necessidade da preservação dessas cavernas e suas áreas de entorno, dentro e fora das Unidades de Conservação, pois essas estão sobre forte pressão antrópica, principalmente em relação à exploração mineral sem controle.

Agradecimentos

A Dra. Leila Maria Pessôa (Instituto de Biologia, UFRJ) pela grande ajuda no campo e por revisar o manuscrito; aos revisores Christian Alexander de Man, Ricardo Moratelli e André de Paula; ao Dr.

João Alves de.Oliveira (Museu Nacional), Rodrigo de Cerqueira Costa, Pedro Henrique, Pablo Rodrigues Gonçalves, Ana Lazar Gomes e Souza, Pedro Seyferth Romano, Liliani Marília Tiepolo, Gisele Mendes Lessa pelo auxílio e interesse durante os trabalhos de campo. A Ana Lazar, Amazonas Chagas e André de Paula pelo auxílio com mapa. A Faperj e PROBIO- Biodiversidade Chapada Diamantina pelo auxílios concedidos durante a elaboração desse trabalho.

Referências Bibliográficas

Ab’Saber A.N. 2003. Os domínios de Natureza no Brasil – Potencialidades Paisagísticas. Ateliê

(6)

Editorial, São Paulo.

Anderson S. 1997. Mammals of Bolivia, taxonomy and distribution. Bulletin of the American Museum of Natural History 231: 1- 652.

Arnone I.S. e Passos F.C. 2007. Estrutura de comunidade da quirópterofauna (Mammalia, Chiroptera) do Parque Estadual de Campinhos, Paraná, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia 24: 573-581.

Bredt A.; Araújo F.A.A.; Júnior J.C.; Rodriguez M.G.R.; Yoshizawa M.; Silva M.M.S.; Harmani N.M.S.; Massunaga P.N.T.; Bürer S.P.; Porto V.A.R. e Uieda W. 1996. Morcegos em Áreas Urbanas e Rurais: Manual de Manejo e Controle. Fundação Nacional de Saúde, Brasília.

Czaplewski N.J. e Cartelle C. 1998. Pleistocene bats from cave deposits in Bahia, Brazil.

Journal of Mammalogy 79: 784-803.

Gregorin R. e Mendes L.F. 1999. Sobre quirópteros (Emballonuridae, Phyllostomidae, Natalidae) de duas cavernas da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. Iheringia Série Zoológica 86: 121- 124.

Handley C. 1988. Specimen preparation. In:

Ecological and behavioral methods for the study of bats. (edited by Kunz T.H.), pp. 437- 457. Smithsonian Institution Press, Washington D.C.

Jesus E.F.; Ribeiro L.P. e Marques T.M. 1985.

Caracterização geográfica e aspectos geológicos da Chapada Diamantina, Bahia. Centro Editorial e Didático da UFBA, Salvador.

Juncá F.A. 2004. Projeto Chapada Diamantina:

biodiversidade. Accessed March 15, 2005 at http://www.uefs.br/chapada/

Medellin R.A.; Arita H.T. e Sánchez O.H.. 1997.

Identificación de los murciélagos de México.

Clave de campo. Publicaciones especiales Asociación Mexicana de Mastozoologia 2: 1- 83.

Miretzki M. 2003. Morcegos do estado do Paraná, Brasil (Mammalia, Chiroptera): riqueza de espécies, distribuição e síntese do conhecimento atual. Papéis Avulsos de Zoologia 43: 101-138.

Nimer E. 1979. Climatologia do Brasil. In:

Recursos naturais e meio ambiente (editado por IBGE), vol. 4. 422pp. Rio de Janeiro.

Nogueira M.R.; Dias D. e Peracchi A.L. 2007.

Subfamília Glossophaginae. In: Morcegos do Brasil (editado por Reis, N.R.; Peracchi, A.L.;

Pedro, W.A.; Lima, I.P.), pp. 45-59. editora Londrina.

Oliveira J.A.; Gonçalves P.R. e Bonvicino C.R.

2003. Mamíferos da Caatinga. In: Ecologia e conservação da Caatinga. (editado Leal, I.R., Tabarelli, M. e Silva, J.M.C.), pp. 275-303.

Universidade Federal de Pernambuco, Recife Oliveira J.A.; Pessôa L.M. 2005. Mamíferos da

Chapada Diamantina, Bahia. In: Biodiversidade e Conservação da Chapada Diamantina (editado por Juncá F.A.; Funch L.; Rocha W.).

Ministério do Meio Ambiente, Brasília.

Parrini R.; Raposo M.A.; Pacheco J.F.;

Carvalhães A.M.P.; Júnior T.A.M.; Fonseca P.S.M. e Minns J.C. 1999. Birds of the Chapada Diamantina, Bahia, Brazil. Cotinga 11: 86-95.

Prado D.E. 2003. As caatingas da América do Sul.

In: Ecologia e conservação da Caatinga.

(editado por Leal, I.R., Tabarelli, M. e Silva, J.M.C.), pp. 3-73. Universidade Federal de Pernambuco, Recife

Reis N.R.; Shibatta O.A.; Peracchi A.L.; Pedro W.A e Lima I.P. 2007. Sobre os morcegos brasileiros. In: Morcegos do Brasil. (editado por Reis N.R.; Peracchi A.L.; Pedro W.A.; Lima I.P.), pp 253. editora Londrina.

Simmons N.B. 2005. Order Chiroptera. In:

Mammal species of the world: a taxonomic and geographic reference, (edited by Wilson D.E.

and Reeder D.M), pp. 312-529. Johns Hopkins University Press, Baltimore.

Vizotto L.D. e Taddei V.A. 1973. Chave para determinação de quirópteros brasileiros. Revista da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São José do Rio Preto 1: 1-72.

Willig M.R. 1983. Composition, microgeographic variation, and sexual dimorphism in caatingas and cerrado bat communities from northeast Brazil. Bulletin of Carnegie Museum of Natural History 23: 1-131.

Winge M. 1968. Consideração sobre a geologia de parte da Chapada Diamantina, Bahia.

SUDENE, Recife.

Zanon C.M.V. e Reis N.R. 2007. Família Mormoopidae. In: Morcegos do Brasil (editado por Reis N.R.; Peracchi A.L.; Pedro W.A. e Lima I.P.), pp. 129-131. editora Londrina.

   

Referências

Documentos relacionados

representação gráfica das restrições representação gráfica da função objetivo determinação solução ótima solução admissível não admissível restrição

Nesse sentido, sugere-se que o funcionamento da linha de cuidado aconteça da seguinte forma: se o idoso começou a apresentar sinais da DA, como comprometimento

Ao nível municipal não são contemplados Centros de Coordenação Operacional, no entanto, de acordo com a Directiva Operacional n.º 1/2009 da Autoridade Nacional de Protecção

 Água de refrigeração para os geradores síncronos de grande potência... Equipamento Eletromecânico H) Elementos de regulação, controle e proteção.. Para o correto

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

A – Prova Objetiva de Múltipla Escolha: Será aplicada prova objetiva de múltipla escolha, no dia 15/11/2009 em local(is) e horários a ser(em) divulgado(s) através de Edital

Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como base informações reais de uma fábrica e seus objetivos são apresentar um estudo de aplicação de proteção diferencial para

Após concluído com sucesso o processo de certificação com um dos tipos de certificado, o Equipamento SAT deverá conectar-se ao servidor da SEFAZ, através do Web