• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE INSCRIÇÃO n.º 001/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE INSCRIÇÃO n.º 001/2016"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 EDITAL DE INSCRIÇÃO n.º 001/2016

A Diretoria Geral da Escola de Direito de Brasília (EDB/IDP) e da Escola de Administração de Brasília (EAB/IDP) mantidas pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP, no uso de suas atribuições, estabelece as normas para a inscrição de alunos e professores desta Instituição de Ensino, candidatos à participação no CURSO SUPERIOR EN TEORÍA Y PRÁTICA DE LOS DERECHOS FUNDAMENTALES EN EUROPA, organizado pela Fundación General UGR – Empresa em parceria com o Programa de Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional da EDB/IDP e a Facultad de Derecho de la Universidad de Granada.

1. OBJETO

1.1. O convênio de cooperação acadêmica entre a EDB/IDP e a Fundação Peter Häberle, localizada na Facultad de Derecho da Universidad de Granada propicia aos alunos da graduação, da pós-graduação lato e stricto sensu, alunos especiais, alunos de extensão, ex-alunos das Escolas EDB/IDP e EAB/IDP, e professores da EDB/IDP e EAB/IDP a oportunidade de participarem do curso de Derecho Constitucional e Integración Supranacional, ministrado por professores da Facultad de Derecho de La Universidad de Granada – UGR, através da Fundación General UGR-Empresa, cujo programa segue anexo a este Edital.

1.2. O Curso é também oferecido aos alunos e professores do Instituto de Direito Público de São Paulo, baseado no Convênio Geral de Cooperação mantido entre o IDP e esta instituição para promover intercâmbio acadêmico e cultural de maneira conjunta.

1.3. O Curso Superior En Teoría Y Prática De Los Derechos Fundamentales En Europa será ministrado nas instalações da Facultad de Derecho de La Universidad de Granada, Espanha. 1.4. O Curso Superior En Teoría Y Prática De Los Derechos Fundamentales En Europa será oferecido aos alunos regulares e especiais do Programa de Mestrado em Direito Constitucional da EDB/IDP como disciplina optativa e, em razão de seu conteúdo abrangente, poderá ser aproveitado para ambas as linhas de pesquisa.

1.5. Aos participantes que não sejam alunos regulares ou especiais do Programa de Mestrado em Direito Constitucional da EDB/IDP, o curso será certificado como Curso de Extensão, com carga horária de 62,5 (sessenta e duas horas e meia).

1.6. Para os alunos de graduação que participem do curso, assistindo a integralidade de suas aulas, será reconhecida carga horária de 62,5 (sessenta e duas horas e meia) a título de atividades complementares, a serem solicitadas na forma da Portaria nº 4/2011, na sua redação vigente.

1.7. O curso será ministrado em língua espanhola.

(2)

2 2. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Ser aluno regular da EDB/IDP, EAB/IDP ou do IDP SP (graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado e extensão), aluno especial do mestrado, egresso da EDB/IDP e EAB/IDP ou professor da EDB/IDP, EAB/IDP e IDP SP.

2.2. Ser maior de 18 (dezoito) anos.

2.3. Para os alunos regulares e especiais da EDB/IDP, EAB/IDP ou IDP SP, estar com suas obrigações financeiras quitadas.

2.4. Para alunos regulares e alunos especiais, não possuir registro de reprovação em disciplina no histórico escolar.

3. INSCRIÇÕES

3.1. Serão disponibilizadas 30 (trinta) vagas para o Curso Superior En Teoría Y Prática De Los Derechos Fundamentales En Europa.

3.2. Os interessados deverão manifestar-se até a data de 07 de outubro de 2016, por meio do formulário de candidatura, disponibilizado no link

(http://portalrm.idp.edu.br/corpore.net/Source/EduPS-ProcessoSeletivo/Public/EduPSFirewall.htm?CodColigada=1&CodFilial=1&CategoriaPS=3) 3.3. Todos os candidatos deverão apresentar, obrigatoriamente, os documentos a seguir relacionados, sob pena de serem excluídos da seleção:

a) Formulário de Candidatura, disponibilizado no link de inscrição;

b) Declaração do candidato contendo compromisso em arcar com todas as despesas de manutenção (incluindo hospedagem, alimentação, passagens e quaisquer outras despesas) durante o período de realização do curso;

c) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais), referentes ao custeio das despesas operacionais do curso;

d) Cópia do currículo lattes atualizado até a data do edital, com indicação do link para acesso;

e) Para alunos especiais do Programa de Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional, além da taxa de inscrição, comprovante de pagamento do valor equivalente a 01 (uma) disciplina, na forma estabelecida em edital específico de matrícula para alunos especiais.

f) passaporte válido para o período de duração do curso ou protocolo de requerimento do passaporte com data de entrega prevista para, no máximo, dia 2º de dezembro de 2016.

3.4. Caso o número de inscritos supere o total de vagas ofertado, será observada a ordem cronológica de inscrição, com preferência para os mestrandos.

4. OBRIGAÇÕES DOS PARTICIPANTES

4.1. Providenciar PASSAPORTE e SEGURO SAÚDE/VIAGEM INTERNACIONAL que contemple, além das despesas relativas a eventuais problemas de saúde, traslado do aluno em caso de óbito.

(3)

3 5. CONDIÇÕES DE APROVEITAMENTO DA DISCIPLINA

5.1. Para aproveitamento do curso como disciplina optativa do Programa de Mestrado da EDB/IDP, os alunos deverão elaborar artigo científico inédito que discuta as repercussões dos Direitos Fundamentais na Europa.

5.2. O artigo será submetido a avaliação e correção pela Coordenação do Mestrado, devendo obter nota mínima 6,0 (seis) para aprovação.

5.3. O artigo deverá ser entregue perante a Coordenação do Programa de Mestrado em uma via impressa e uma via em CD até o dia 17 de fevereiro de 2017.

5.4. O texto deverá observar as normas da ABNT e conter entre 15 e 25 laudas.

5.5. O conjunto de trabalhos apresentados pelos alunos regulares e especiais do Programa de Mestrado viabilizará a publicação de um livro digital a ser disponibilizado no Portal de E-books do IDP. No ato da matrícula no curso o aluno cede os direitos autorais de seu trabalho ao IDP, autorizando a publicação da coletânea.

5.6. Para os alunos da graduação da EDB/IDP, serão atribuídas:

a) 62,5 (sessenta e duas horas e meia) a título de atividades complementares, a serem requeridas na forma da Portaria nº 4/2011, em sua redação vigente, mediante a apresentação do certificado de conclusão do curso, atestando a participação do aluno;

b) 20 (vinte) horas a título de atividades complementares aos alunos que optarem pela elaboração de artigo científico, que deverá ser aprovado pelo CEPES.

b.1) O artigo deverá ser inédito e abordar a repercussão sobre o Direito brasileiro das discussões desenvolvidas no curso;

b.2) O artigo deverá ser entregue até o dia 17 de fevereiro de 2016 à Coordenação do CEPES;

b.3) Os textos dos alunos da graduação deverão ter entre 10 e 15 laudas e devem seguir o disposto o guia básico de elaboração de artigos do CEPES, disponível em: http://www.idp.edu.br/pesquisa/cepes/artigos;

b.4) os artigos aprovados pelo CEPES serão publicados em número especial do Caderno Virtual.

6. DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas deste Edital.

6.2. As situações não previstas nesta convocação serão analisadas e dirimidas pela Diretoria Geral da Escola de Direito de Brasília – EDB/IDP.

6.3. Não serão aceitos formulários de candidatura extemporâneos para participação neste Edital. Brasília, 21 de setembro de 2016

________________________

Maria de Fátima Pessoa de Mello Cartaxo Diretora-Geral da Escola de Direito de Brasília e da

(4)

4 ANEXO I

CURSO SUPERIOR EN TEORÍA Y PRÁTICA DE LOS DERECHOS FUNDAMENTALES EN EUROPA

Facultad de Derecho de la Universidad de Granada PROGRAMA

MÓDULO I. METODOLOGÍA CONSTITUCIONAL DE LOS DERECHOS FUNDAMENTALES

 DERECHO CONSTITUCIONAL, GLOBALIZACIÓN E INTEGRACIÓN SUPRANACIONAL

Prof. Dr. D. Francisco Balaguer Callejón. Catedrático de Derecho Constitucional de la Universidad de Granada

 DERECHO CONSTITUCIONAL EUROPEO. EL MODELO EUROPEO DE INTEGRACION SUPRANACIONAL

Prof. Dr. D. Francisco Balaguer Callejón. Catedrático de Derecho Constitucional de la Universidad de Granada

MÓDULO II. NIVELES DE PROTECCIÓN DE LOS DERECHOS

FUNDAMENTALES EN EUROPA

 EL CONVENIO EUROPEO DE DERECHOS HUMANOS, LA CARTA DE DERECHOS FUNDAMENTALES DE LA UNIÓN EUROPEA Y OTROS INSTRUMENTOS INTERNACIONALES DE PROTECCIÓN DE LOS DERECHOS Prof. Dr. D. José María Porras Ramírez, Catedrático de Derecho Constitucional de la Universidad de Granada

 LOS DERECHOS FUNDAMENTALES EN SISTEMAS JURÍDICOS DESCENTRALIZADOS

Prof. Dr. D. José Antonio Montilla Martos, Catedrático de Derecho Constitucional de la Universidad de Granada

MÓDULO III. JUSTICIA CONSTITUCIONAL Y DERECHOS FUNDAMENTALES  JUSTICIA CONSTITUCIONAL Y GARANTÍA DE LOS DERECHOS

FUNDAMENTALES

Prof. Dr. D. Enrique Guillén López, Profesor Titular de Derecho Constitucional de la Universidad de Granada

 DERECHOS FUNDAMENTALES Y DIÁLOGO ENTRE TRIBUNALES

Prof. Dr. D. Juan Francisco Sánchez Barrilao, Catedrático de Derecho Constitucional de la Universidad de Granada

MÓDULO IV. DERECHOS FUNDAMENTALES Y GARANTÍAS  GARANTÍAS DE LOS DERECHOS FUNDAMENTALES

(5)

5  JURISDICCIÓN ORDINARIA Y GARANTÍA MULTINIVEL DE DERECHOS

Prof. Dr. D. Augusto Aguilar Calahorro, Profesor de Derecho Constitucional de la Universidad de Granada

MÓDULO V. LA INFLUENCIA DE FACTORES ECONÓMICOS EN LA APLICACIÓN DE LOS DERECHOS FUNDAMENTALES

 CRISIS ECONÓMICA E INTEGRACIÓN SUPRANACIONAL

Prof. Dr. D. Miguel Azpitarte Sánchez, Profesor Titular de Derecho Constitucional de la Universidad de Granada

 CRISIS ECONÓMICA y DERECHOS SOCIALES

Referências

Documentos relacionados

1 - Estações de coletas realizadas durante os cruzeiros oceano- gráficos, e as divisões em subáreas para estimativa da abun- dância de ovos.. • Projeto Financiado

Alterado pelo/a Artigo 2.º do/a Decreto-Lei n.º 185/2009 - Diário da República n.º 155/2009, Série I de 2009-08-12, em vigor a partir de 2009-08-17 Alterado pelo/a Artigo 1.º

É nesta perspectiva que o Gabinete Internacional de Educação da UNESCO (BIE, sigla francesa) decidiu apoiar os PALOP proporcionando-lhes oportunidades para o aprofundamento

Lançamento de Disco Infantil Feminino FINAL Lançamento de Disco Infantil Masculino FINAL Lançamento de Disco Infanto Feminino FINAL Lançamento de Disco Infanto Masculino

O segundo capítulo trouxe o embasamento teórico, abordando assuntos relativos aos temas: princípios constitucionais tributários, sistema tributário nacional,

Além de fatores intrínsecos das espécies, variáveis ambientais também podem influenciar nos parâmetros temporais do canto onde, em algumas espécies, o aumento da temperatura

7.4. O instalador deverá, após o término do serviço, apresentar relatório de TESTE.. A identificação dos cabos lógicos trançados será executada com marcadores em PVC

Teatro, formaturas e conferências, apresentações onde a inteligibilidade das palavras é da maior importância: projeto: utilizar cortinas leves, ~ 280 g/m 2 , estirada no fundo e