• Nenhum resultado encontrado

Código de ética e conduta 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Código de ética e conduta 2012"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Código de

étiCa e Conduta

2012

(2)

Código de ÉtiCa e Conduta VeRSÃo 2012.1 Presidente Dr. Eduardo Cruz Vice-Presidente Dr. Luciano Artioli Superintendente Dra. Fabiana Serra diretores Dra. Cristina Boaretto Dr. Edy José Filho Gabriela Costa Gloria Bejarano Marcelo Luchesi Marcelo Regly Marcos Cruz

(3)

aPReSentaÇÃo objetivoS MiSSÃo viSÃo vaLoReS

CoLaboRadoReS

CuMPRiMento da LegiSLaÇÃo PátRia e daS noRMaS inteRnaS

bRindeS e gRatifiCaÇõeS atividadeS PoLítiCaS foRneCedoReS

ConfidenCiaLidade

uSo aPRoPRiado doS benS da inStituiÇÃo daS CondutaS

deCLaRaÇõeS à iMPRenSa ConfLito de inteReSSe CanaL de ouvidoRia

6 8 9 9 9 10 10 10 11 11 11 13 14 16 16 18

ÍNDICE

(4)

7 6

Código de ÉtiCa e Conduta - VeRSÃo 2012.1 Código de ÉtiCa e Conduta - VeRSÃo 2012.1

Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do iaBaS Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do iaBaS

aPReSentaÇÃo

o Conselho do iaBaS, instituto de atenção Básica e avançada à Saúde, resolve instituir o Código de Ética e Conduta, dentro dos princípios e termos enumerados a seguir:

1 Preservar e respeitar os princípios da declaração universal dos direitos Humanos, da Constituição Federal do Brasil e de outras disposições legais que se aplicarem.

2 atuar com celeridade e perfeição na condução de seus contratos de gestão e na sua atuação perante a comu- nidade.

3 Respeitar toda e qualquer pessoa, preservando sua digni- dade e identidade.

4 Selecionar e manter em seus quadros apenas os melhores profissionais de suas áreas específicas, que se comprome- tam com a assiduidade, com o respeito ao cliente e que melhor atendam aos contratos de gestão.

5 Selecionar e manter em seus quadros profissionais que compreendam a relevância da atualização profissional, da educação continuada, dos paradigmas legais de sua fun- ção e exercício profissionais.

6 exercer suas atividades, dentro de paradigmas legais e contratuais, com máxima eficiência e resultados para os clientes interno e externo.

7 Buscar a constante melhoria das suas práticas gerenciais, otimizando e buscando maximizar a eficiência dos recur- sos colocados à sua disposição.

8 avaliar, analisar e auditar seus processos de forma diligen- te, rotineira e dentro das boas práticas de gestão e dos parâmetros da lei.

9 Buscar a correção dos procedimentos ineficazes ou errados, evitando a sua manutenção ou repetição, estimulando, persistentemente, a melhoria da qualidade na administra- ção em que estiver atuando.

10 Jamais utilizar a função de gestor para atividades de natu- reza político-partidária ou para auferir vantagens pessoais e/ou econômicas, que não aquelas inerentes a sua ativida- de e previstas nos contratos e na lei.

11 atender aos seus clientes com respeito, ouvir com paciên- cia, compreensão, ausência de pré-julgamento e de todo e qualquer preconceito.

12 Resguardar o sigilo das informações, dentro dos parâme- tros legais e da ética, inerente às atividades e aos profissio- nais de saúde e educação.

13 Manter canais de comunicação com a comunidade atra- vés de ouvidoria, simplificando seus procedimentos e agindo com imparcialidade e justiça.

14 Responder ao cliente no menor prazo possível, com clare- za, verdade e objetividade.

15 Zelar por todo e qualquer bem ou ativo colocado sob sua gestão, mantendo e auditando sua qualidade e conformi- dade com o fim a que se destina.

16 Respeitar e fazer cumprir as disposições constantes no

“Código de Ética e Conduta” e na lei, sob pena de sofrer as sanções, que poderão ser de advertência, suspensão ou demissão do quadro de colaboradores, conforme a gravi- dade da conduta praticada, devendo os casos de não con- formidade serem comunicados ao superior hierárquico e, em casos extremos, ao Conselho do iaBaS.

(5)

9 8

Código de ÉtiCa e Conduta - VeRSÃo 2012.1 Código de ÉtiCa e Conduta - VeRSÃo 2012.1

Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do iaBaS Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do iaBaS

objetivoS

este Código de Ética e Conduta tem por finalidade padronizar a forma pela qual se devem conduzir os colaboradores que compõem o iaBaS, assim como o iaBaS em relação aos seus clientes e a comunidade em geral.

MiSSÃo

excelência em contratos de gestão de instituições, programas e projetos nos setores da saúde e da educação, através de me- lhores equipes e práticas gerenciais, atuando de forma huma- nizada e respeitando a ética e o compromisso social.

viSÃo

Ser referência em gestão na Saúde Pública, com base nos mais elevados padrões de qualidade.

vaLoReS

ética: atuar com responsabilidade no exercício das suas ativi- dades.

Humanização: oferecer tratamento humanizado, com base na valorização do indivíduo.

excelência: trabalhar permanentemente a melhoria dos pro- cessos, dos resultados e da satisfação das necessidades pre- sentes e futuras dos clientes.

transparência: adotar uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos contratuais e aos compromissos éticos da organização, fortalecendo a legitimidade social de suas atividades.

valorização das pessoas: estabelecer relações formais com os colaboradores, criando condições para a constante atualiza- ção e crescimento profissionais, valorizando a maximização de resultados, a assiduidade e o comprometimento.

inovação: Promoção de um ambiente favorável à criativida- de, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

(6)

11 10

Código de ÉtiCa e Conduta - VeRSÃo 2012.1 Código de ÉtiCa e Conduta - VeRSÃo 2012.1

Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do iaBaS Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do iaBaS

CoLaboRadoReS

este Código de Ética e Conduta visa a apresentar as bases da interação da organização com seus colaboradores e com a sociedade em geral. todos os colaboradores devem conhecê- lo e ter o compromisso de segui-lo.

Para os fins deste Código de Ética e Conduta, são conside- rados colaboradores: conselheiros, diretores, associados, em- pregados e estagiários.

CuMPRiMento da LegiSLaÇÃo PátRia e daS noRMaS inteRnaS

o iaBaS e seus colaboradores cumprem a letra e o espírito das leis, regulamentos e normas aplicáveis às suas atividades, bem como as políticas e procedimentos internos, tais como o Regu- lamento de Compras, aquisição e Contratação de Bens e Ser- viços, este Código de Ética e Conduta, circulares, e-mails etc.

nos casos em que o iaBaS entender que deva questionar as leis, regulamentos e normas quanto à sua legalidade ou aplica- bilidade, o fará nos foros competentes, através de advogados devidamente contratados para estes fins.

bRindeS e gRatifiCaÇõeS

gratificações são pagamentos na forma de dinheiro, mercado- rias ou descontos especiais para angariar a simpatia, fidelização e eliminar resistências, incluindo viagens e o reembolso de gastos com viagens, pelo iaBaS ou pelo fornecedor.

independentemente da posição que ocupem, os colaborado- res não podem:

• Aceitar gratificação ou suborno de pessoa ou empresa com os quais o iaBaS mantenha relações de compra, ou aquisição de bens ou prestação de serviços.

• Dar, oferecer ou prometer gratificações ou suborno a qualquer pessoa com a finalidade de influenciar qualquer decisão com relação ao iaBaS.

não são consideradas gratificações:

• Almoços, jantares, entretenimento ou outros convites, como eventos, conferências, convites para palestra ou para ministrar palestras e confraternização, desde que usuais e razoáveis, no curso normal das atividades com quem o iaBaS mantenha relação de qualquer natureza.

• Brindes distribuídos a título de cortesia, propaganda, di- vulgação habitual ou por ocasião de eventos especiais ou datas comemorativas.

atividadeS PoLítiCaS

os colaboradores podem participar do processo político de- mocrático, desde que fora do horário de trabalho.

É, porém, vedado fazer campanhas políticas ou solicitar con- tribuições de recursos em suas instalações, bem como usar os bens ou recursos do iaBaS para esses fins.

o iaBaS tem absoluta neutralidade política e não faz contribui- ções sob qualquer forma a partidos ou organizações políticas ou a candidatos a cargos eletivos.

foRneCedoReS

a escolha e a contratação de fornecedor de bens e serviços deve ser feita através dos processos previstos no Regulamento de Compras, aquisição e Contratação de Bens e Serviços do iaBaS.

ConfidenCiaLidade

informação confidencial é qualquer dado relevante que não seja de domínio público, que o colaborador saiba ser sigilosa ou esteja protegida legalmente.

São consideradas informações confidenciais do iaBaS, entre outras, as relativas a pacientes, fornecedores, parceiros, pla- nos de atividades, serviços, dados técnicos, especificações, documentação, práticas e procedimentos, contratos, apre-

(7)

13 12

Código de ÉtiCa e Conduta - VeRSÃo 2012.1 Código de ÉtiCa e Conduta - VeRSÃo 2012.1

Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do iaBaS Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do iaBaS

sentações, know how e informações sobre bases de dados, aplicativos etc.

a quebra da confidencialidade ou o uso impróprio de informa- ção confidencial é inaceitável.

É vedado ao colaborador utilizar informações sobre atividades, assuntos do iaBaS ou de pacientes para favorecer a si próprio ou terceiros.

das informações de Saúde dos indivíduos

as informações que os pacientes fornecem, quando de seu atendimento nas uPas (unidades de Pronto atendimento), no Padi (Programa de atenção domiciliar ao idoso), nas unida- des de Saúde, nas visitas domiciliares e nas unidades esco- lares, assim como os resultados de exames e procedimentos realizados com finalidade diagnóstica ou terapêutica, são de propriedade do paciente.

a garantia da preservação das informações dos pacientes, além de uma obrigação legal contida no Código Penal, no Código Civil e na maioria dos Códigos de Ética Profissional, é um dever de to- dos os profissionais e também das instituições. a preservação da informação pode ser abordada tanto pela questão da privacidade, quanto pela da confidencialidade. a privacidade é a limitação do acesso às informações de uma dada pessoa à sua intimidade, é a garantia à preservação do seu anonimato. É a liberdade que o paciente tem de não ser observado sem autorização.

o artigo Xii da declaração universal dos direitos Humanos, proposta pela onu em 1948, já estabelecia o direito a não interferência na vida privada pessoal ou familiar. a confiden- cialidade é a garantia do resguardo das informações dadas pessoalmente em confiança e a proteção contra a sua reve- lação não autorizada. o Juramento de Hipócrates já afirmava:

“qualquer coisa que eu veja ou ouça, profissional ou privada- mente, que deva não ser divulgada, eu conservarei em segredo e contarei a ninguém”. o direito à privacidade não se extingue com a morte da pessoa. o dever de confidencialidade que todos os profissionais de saúde devem observar se mantém mesmo após a morte do paciente.

das informações de gestão e estratégias do iabaS

as organizações, com fins lucrativos ou não lucrativos, adqui- rem e desenvolvem conhecimentos e estratégias corporativas que lhes são particulares e não podem ser utilizadas por nin- guém que não tenha sido devidamente autorizado a utilizá-las.

devem ser consideradas como confidenciais as informações inerentes aos contratos do iaBaS e de terceiros, dos dados de seus colaboradores e das estratégias corporativas do iaBaS ou de seus parceiros e fornecedores as quais venham a ser do conhecimento de colaboradores do iaBaS para o exercício de sua função.

nenhum colaborador do iaBaS está autorizado a divulgar ou a copiar qualquer manual, modelo de documento, procedimento operacional padrão, ficha ou a utilizar a logomarca ou o papel timbrado do iaBaS para qualquer fim que não aquele inerente a sua atividade profissional enquanto colaborador do iaBaS.

todo e qualquer documento de cliente, fornecedor ou de qualquer um com o qual o iaBaS mantenha relacionamento organizacional e que esteja com o colaborador que não mais tenha função ou utilidade daquele documento, deve ser ime- diatamente devolvido aos arquivos do iaBaS de onde o mes- mo fora retirado ou entregue ao superior hierárquico. nenhum colaborador está autorizado a copiar ou divulgar qualquer do- cumento ou informação do iaBaS ou inerente aos seus con- tratos de gestão.

uSo aPRoPRiado doS benS da inStituiÇÃo

os bens e ativos da instituição devem ser utilizados exclusiva- mente para o exercício da atividade profissional, sendo vedada sua utilização para qualquer outro fim.

não é permitido conduzir negócios ou atividades pessoais nas instalações do iaBaS ou de qualquer unidade inerente aos seus contratos de gestão.

Computadores, ferramentas, equipamentos, veículos, mate- riais de escritório, equipamentos e materiais médicos, assim como medicamentos, devem ser utilizados exclusivamente

(8)

15 14

Código de ÉtiCa e Conduta - VeRSÃo 2012.1 Código de ÉtiCa e Conduta - VeRSÃo 2012.1

Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do iaBaS Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do iaBaS

para a função precípua da atividade profissional inerente aos contratos de gestão e jamais para fins particulares.

nenhum dado ou informação do iaBaS ou inerente a qualquer de seus contratos deve ser passado via internet, ou copiado para qualquer meio físico sem autorização expressa do iaBaS.

a internet, na sede do iaBaS, ou em qualquer unidade ou ins- tituição com a qual o iaBaS mantenha contrato de gestão, não pode ser utilizada, para atividades pessoais, assim como é proi- bido fazer download de informações, fotos, arquivos ou pro- gramas via internet ou através de “pendrives”, “Cds”, ou através de qualquer outro meio (por exemplo, bluetooth, ou sites de relacionamento).

É expressamente vedado a todos os colaboradores do iaBaS a instalação de qualquer software sem a aprovação do seu su- perior hierárquico.

em nenhuma hipótese poderão ser utilizados sistemas ou softwares que não estejam legalmente licenciados ao iaBaS.

os colaboradores devem zelar pelos bens e ativos que lhes forem confiados para o exercício de sua função, estando os mesmos obrigados a informar a respeito de qualquer situa- ção ou incidente que possa resultar em perda, má utilização, roubo ou furto.

daS CondutaS inaceitáveis

São consideradas condutas inaceitáveis por parte dos colabo- radores:

1 usar de forma abusiva ou com objetivos comerciais, em benefício próprio ou de outrem, equipamentos, recursos, materiais e serviços do iaBaS;

2 utilizar, para benefício próprio ou de outrem, serviços ou conhecimento de pessoas lotadas no iaBaS, durante o horário de expediente;

3 imiscuir-se na privacidade de outrem, ou agir de forma a constranger ou desrespeitar, seja por gestos, comentários, atitudes ou propostas;

4 agir de forma desrespeitosa, descortês, indigna ou discri- minatória, quer em função de cor, sexo, religião, orienta- ção sexual, classe social, idade ou necessidades especiais, valendo-se ou não de posição hierárquica;

5 deixar de empregar, no exercício de suas funções, a mesma atitude diligente que qualquer pessoa honrada e de caráter íntegro empregaria na relação com outras pessoas;

6 divulgar informações sigilosas e/ou privilegiadas, das quais tenha conhecimento em razão de cargo ou função exercidos no iaBaS, excetuadas aquelas de caráter público ou previamente autorizadas;

7 Valer-se de oportunidades ou informações privilegiadas, surgidas no exercício das atividades inerentes a sua função no iaBaS, em benefício próprio ou de outrem, que acarre- tem ou não prejuízo ao iaBaS ou aos colaboradores;

8 Repassar documentos ou manifestar-se em nome e por conta do iaBaS sobre assuntos relacionados ao instituto, sem a devida autorização superior, salvo se em razão de sua competência funcional;

9 tomar decisões, em razão de relações pessoais, com for- necedores ou prestadores de serviço de todo gênero, em prejuízo dos interesses do iaBaS;

10 oferecer, solicitar, sugerir ou receber vantagens pessoais de qualquer espécie utilizando o nome do iaBaS;

11 adotar conduta que comprometa de forma negativa a imagem e a reputação do iaBaS perante todos;

12 atuar em atividade, inclusive intermediando, que seja de interesse conflitante com os fins do instituto; e

13 usar da função de supervisão para solicitar favores ou ser- viços pessoais a subordinados.

(9)

17 16

Código de ÉtiCa e Conduta - VeRSÃo 2012.1 Código de ÉtiCa e Conduta - VeRSÃo 2012.1

Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do iaBaS Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do iaBaS

esperadas

São consideradas condutas esperadas por parte dos colabo- radores:

1 Questionar as orientações contrárias às normas, aos prin- cípios e valores do iaBaS;

2 Reconhecer os erros cometidos e comunicá-los imediata- mente ao superior hierárquico;

3 evitar situações que possam caracterizar conflitos entre interesses pessoais e os do instituto, havendo ou não pre- juízos para o iaBaS;

4 devolver ao remetente os brindes ou presentes com as devidas explicações sobre a recusa;

5 encaminhar os brindes ou presentes recebidos, na impos- sibilidade de devolução ao remetente, à diretoria adminis- trativa para as providências cabíveis, a serem disciplinadas em norma específica; e

6 obedecer às políticas, às normas e aos procedimentos vi- gentes no instituto.

deCLaRaÇõeS à iMPRenSa

declarações à imprensa serão feitas exclusivamente por pes- soas expressamente autorizadas, com a prévia aprovação da presidência ou da superintendência e com o envolvimento da assessoria de imprensa.

ConfLito de inteReSSe

Conflito de interesse é toda situação na qual um colabora- dor possui interesses profissionais ou pessoais que tornem difícil o cumprimento com imparcialidade das suas obriga- ções com o iaBaS, ainda que nenhum ato antiético ou im- próprio resulte dele.

os interesses pessoais dos colaboradores do iaBaS não po- dem significar perda de autonomia ou da imparcialidade ne- cessárias à condução das melhores práticas de gestão.

nos casos em que o colaborador ou qualquer membro de sua família tenha participação societária em empresa que tenha contratos de venda de produtos ou serviços com o iaBaS, tais situações deverão ser expressamente informadas e seu supe- rior hierárquico poderá ou não conceder autorização para a permanência do contrato em questão ou do colaborador na função que o mesmo ocupa.

nenhum colaborador poderá ter ganho adicional ou acessó- rio, seja de que forma for, oriundo de qualquer fornecedor de produto ou serviço do iaBaS.

São exemplos de conflitos de interesse:

1 utilizar as instalações, os equipamentos ou quaisquer ou- tros bens ou direitos para obter informações privilegiadas;

2 utilizar o tempo que contratualmente deveria ser dedica- do ao iaBaS para fins particulares, mesmo que científicos ou acadêmicos;

3 estabelecer ou manter relação de sociedade formal ou informal com fornecedores que não se enquadrem nos casos de inexigibilidade ou dispensa previstos no Regu- lamento de Compras, aquisição e Contratação de Bens e Serviços do iaBaS;

4 usar ou permitir o uso sem compensação de tecnologias, metodologias ou outras informações de propriedade do iaBaS, protegidas ou suscetíveis de serem protegidas por direitos de propriedade intelectual;

5 os conflitos de interesse devem ser evitados ou, na sua impossibilidade, formalmente comunicados ao instituto, abstendo-se o colaborador de participar das decisões em que eles existam.

(10)

18

Código de ÉtiCa e Conduta - VeRSÃo 2012.1

Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do iaBaS

CanaL de ouvidoRia

em caso de dúvida sobre a interpretação deste código ou de como agir em alguma situação, consultar seu superior imedia- to, a área de Recursos Humanos, ou entrar em contato com o canal de ouvidoria.

este é um canal para que você possa relatar problemas, fazer perguntas e obter respostas. elas serão sistematizadas e com- partilhadas internamente, com o objetivo de gerar ações e po- líticas específicas para reforço ou correção de procedimentos e posturas.

Canal de Contato ouvidoria.rj@iabas.org.br tel: (21) 3550-3316

(11)

Rio de Janeiro Av. Luiz Carlos Prestes, 350,

loja C - salas 111 a 115 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

CEP: 22.775-055 Tel.: (21) 3550-3300 iabas.rj@iabas.org.br www.iabas.org.br

Referências

Documentos relacionados

O mundo fora da caverna representa o mundo real, que para Platão é o mundo inteligível por possuir Formas ou Ideias que guardam consigo uma identidade indestrutível e imóvel,

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

O incentivo à leitura obtém resultado satisfatório, se trabalhado separadamente do processo de desenvolvimento de escrita. No entanto, precisamos compreender que

passados e não garantem rendibilidades futuras.. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS AUDITADAS.. Este Fundo foi constituído por prazo indeterminado e tem como principal objetivo proporcionar

A menor proporção de uso do SUS para exames preventivos e de diagnóstico precoce, em especial os cânceres de mama e próstata, sugere baixa cobertura populacional que pode

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Para verificar se houve significância nas alterações apresentadas durante o período pré e pós-operatório assim como entre as técnicas hemostáticas utilizadas, os valores obtidos

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,