• Nenhum resultado encontrado

Relatório e Contas 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório e Contas 2018"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

Relatório e Contas

2018

Corpo Nacional de Escutas – Junta de Núcleo do Oeste

(2)

“Q

UE A LUZ DA FÉ NOS ENSINE A VER QUE

,

EM CADA HOMEM

,

HÁ UMA

BÊNÇÃO PARA MIM

;

QUE A LUZ DO ROSTO DE

D

EUS

,

ME ILUMINA ATRAVÉS

DO ROSTO DO IRMÃO

”.

(3)

Índice

1. Introdução ... 4

2. Ações da Junta de Núcleo ... 5

a. Chefe de Núcleo ... 5

b. Assistência ... 8

c. Secretaria Pedagógica ... 10

d. Secretaria Animação de Adultos ... 14

e. Secretaria para o Planeamento... 17

f. Secretaria para a Gestão ... 21

g. Chefe de Núcleo Adjunto ... 23

3. Resumo das atividades de Núcleo ... 27

4. Contas 2018... 28 a. Demonstração de resultados... 30 b. Balanço/Imobilizado ... 31 5. Inventário ... 32 6. Conclusão ... 38 7. Anexos ... 39

(4)

1. I

NTRODUÇÃO

Em cumprimento com as normas estatutárias e regulamentares do CNE a Junta Núcleo do Oeste apresenta o seguinte relatório e contas referente aos primeiros nove meses do novo de 2018. Este facto deve-se às alterações efetuadas no Conselho Nacional de Representantes de 25 de Novembro de 2017 no âmbito da consolidação contas previstas para todas as estruturas do CNE. O período a que se refere o relatório ficou marcado pelo início do mandato da presente equipa de núcleo, onde formam consolidadas algumas praticas já existentes nos executivos anteriores, foram criadas novas dinâmicas de envolvimento de equipas e projetados novos desafios para as vivências de núcleo.

A estruturação das novas equipas de núcleo, a avaliação do Centro Escutista do Oeste e do Fundo Social do Oeste, a continuação dos momentos formativos dinamizados pela equipa de animação de adultos do núcleo, tornando a formação do núcleo do Oeste uma referência para a região de lisboa e a realização das atividades pedagógicas, como o São Paulo, a 2ª sessão do EGO e o dia de Núcleo foram a pedra de toque na dinâmica de núcleo.

A criação de novos departamentos (Ambiente, Internacional e Fundo Social do Oeste) foram essenciais para o aprofundamento da pratica escutista no núcleo.

A equipa da Junta de Núcleo do Oeste, procurou sempre uma proximidade dos agrupamentos do núcleo, indo ao encontro dos 32 agrupamentos acompanhando as suas dinâmicas e vivências. Os agrupamentos do núcleo apresentam também um forte dinamismo no crescimento do movimento nas suas comunidades, transformando o escutismo uma referência para as localidades onde estão inseridos.

No ano escutista onde Maria foi a referência a equipa da Junta de Núcleo do Oeste procurou seguir o seu exemplo sendo Luz terna e Suave na vivência do escutismo.

(5)

2. A

ÇÕES DA

J

UNTA DE

N

ÚCLEO

a. C

HEFE DE

N

ÚCLEO

As ações desenvolvidas pelo Chefe de Núcleo nos primeiros 9 meses do ano 2018, estiveram focadas na estruturação e dinamização das vivências de núcleo e esplanadas nos pontos seguintes.

Foram 9 meses de intenso trabalho no aprofundamento das relações institucionais e escutistas com os diferentes estruturas e principalmente com os agrupamentos do núcleo.

Foram 2/3 do ano em que a presença do chefe de núcleo foi evidente como peça de um mecanismo vivo e dinâmico, fazendo parte da orgânica e não como uma “peça” que surgiu em momentos pontuais.

Para além das ações apresentadas e aprovadas em Conselho de Núcleo, o chefe de núcleo esteve envolvido em mais algumas ações:

ACAREG 2018

Como o modelo proposto pela Junta Regional de Lisboa para o ACAREG 2018 o envolvimento dos núcleos da região foi essencial. Ao núcleo do Oeste, para além das dinâmicas relacionadas com a área pedagógica, coube ao Núcleo do Oeste a área dos transportes. Para o desenvolvimento da área dos transportes foi fundamental o envolvimento e empenho dos animadores do núcleo que estiveram afetos a esse serviço, pois sem esse empenho e dedicação o sucesso da área coordenada pelo núcleo do Oeste não tinha obtido o sucesso que teve.

Ainda na sequência da atividade foi realizado um encontro de avaliação da atividade com todos os agrupamentos envolvidos no ACAREG.

(6)

Revisão dos Estatutos do CNE

No ano de 2018 foi o ano da apresentação, discussão e votação da Revisão dos Estatutos do CNE. Outra das áreas não previstas no plano e orçamento de 2018 em que a Junta de Núcleo do Oeste se envolveu fortemente.

A Junta de Núcleo do Oeste na sequência da revisão dos Estatutos apresentou uma proposta de alteração. A proposta da Junta de Núcleo teve como objetivo principal garantir que as competências dos diferentes núcleos fossem asseguradas nos estatutos do CNE, garantindo dessa forma que essas especificidades fossem preservadas.

Foi um trabalho ardo que teve a preciosa colaboração dos membros do Conselho Consultivo e do ex-Chefe de Núcleo do Oeste o dirigente José Machado.

O principal objetivo foi assegurado nas votações iniciais de 19 de Maio, onde se garantiu a referência aos núcleos e as suas competências nos estatutos, tendo ficado agendado a discussão dos pontos referentes aos núcleos para os dias 10 e 11 de Novembro de 2018. • Crescimento

Ação Avaliação

Visitar pelo menos um terço dos agrupamentos

do núcleo; Parcialmente cumprido. Foram agendadas 6 visitas, mas só foi possível (por dificuldade de agenda) realizar 2 visitas formais. Tendo sido reagendadas as visitas em falta para o primeiro quadrimestre do ano escutista 2018/2019.

Criar e definir estratégias, em conjunto com os agrupamentos, para o crescimento efetivo dos agrupamentos;

Parcialmente cumprido.

Foi feito o levantamento da evolução do efetivo dos agrupamentos com base nos últimos CENSOS e apresentado em Conselho de Núcleo.

(Documento em anexo) Recolha e divulgação de boas práticas

escutistas dos agrupamentos; Não cumprido. Ação a realizar no ano escutista 2018/2019 Acompanhar o processo de formação do futuro

agrupamento de Alvorninha; Cumprido. Foram realizadas vários encontros de

acompanhamento com os diversos

(7)

Programado ações necessárias para a abertura do futuro agrupamento no início do Ano Escutista 2019/2020.

Identificar, em conjunto com o Assistente de Núcleo, possíveis paroquias para abertura de novos agrupamentos.

Cumprido.

Foram identificadas paróquias com potencial abertura de agrupamentos do CNE.

No final de Agosto, surgiu a intenção de abertura de um futuro agrupamento na paróquia de Igreja Nova. Foi dado seguimento ao processo de abertura, tendo sido nomeado como agrupamento monitor o agrupamento 1103 – Santo Isidoro.

• Relacionamento entre estruturas

Ação Avaliação

Implementar Conselho Consultivo de Núcleo; Cumprido.

Foram realizados 2 Conselhos Consultivos, com a participação ativa e dinâmica de grande parte dos conselheiros.

Tornar o Plano e Orçamento do Núcleo um

“Plano Participado”; Cumprido. No decorrer nos Conselhos Consultivos foram criadas e desenvolvidas dinâmicas para recolher contributos dos agrupamentos para os planos e vivências de núcleo.

Representar o núcleo, de uma forma consciente e informada, nos diferentes conselhos e reuniões estatutárias do CNE;

Cumprido.

A Junta de Núcleo do Oeste, participou de forma ativa e construtiva nos diferentes conselhos e reuniões. Transmitindo as preocupações e contributos do núcleo. Promover reuniões com a Junta Regional e

Junta Central de forma a apresentar projetos e boas práticas promovidas pelo núcleo

Parcialmente cumprido.

Existiram várias reuniões onde se promoveram os projetos e boas práticas, mas nenhuma especifica para essa promoção.

(8)

• Atividades

Ação Avaliação

Planear, realizar e avaliar, em colaboração com as restantes estruturas de núcleo e agrupamentos, do Dia de Núcleo;

Cumprido.

Atividade realizada com o envolvimento dos diferentes departamentos do núcleo e com os agrupamentos participantes.

Planear e apresentar a estrutura, de forma atempada, do São Jorge 2019 e do ACANUC 2019.

Cumprido.

Promoção de Candidaturas para receber as atividades.

Para o São Jorge foram apresentas 3 candidaturas (Mafra; Bombarral; Caldas da Rainha).

Para o XIV ACANUC foram apresentadas duas Candidaturas (Caldas da Rainha; Ferrel) Participação na reunião de avaliação do São Jorge 2018, juntamente com a Junta Regional de Lisboa e o Núcleo Serra da Lua.

Definição do modelo, tema, pilares e organização.

b. A

SSISTÊNCIA

As ações levadas a cabo pela Assistência tiveram como objetivo serem transversais à pluralidade das atividades escutistas. O princípio subjacente foi a presença da componente da fé nas atividades em si, mais do que um acrescento ou um multiplicar de afazeres. Procurou-se que a vivência espiritual se fosse impregnando no concreto das ações desenvolvidas, de maneira a que alimentassem o sentido interior de todas elas e ajudassem a viver um escutismo fiel aos seus princípios.

O trabalho do sector da Assistência teve os contornos do “fermento na massa”, procurando ajudar a crescer e proporcionando uma vivência mais aprofundada e harmonizada de todos os outros sectores do escutismo. Um trabalho silencioso e discreto, que por vezes foi pouco visível e encontrou dificuldades, mas que foi procurando perceber qual a melhor forma de cooperar no projeto.

(9)

Em termos práticos, procurou-se com mais dificuldade ou menos dificuldade, consoante os casos, vitalizar a figura do assistente e a linguagem e vivência cristã nas várias realidades do CNE.

• Vivência

Ação Avaliação

Fomentar a vivência da fé como dimensão essencial da prática escutista;

Cumprido.

Questão tida em conta na proposta de atividades relacionadas com esse âmbito. Promover um saudável e adequado ambiente

de fé que seja transversal a todo o planeamento e método escutista;

Cumprido.

Dimensão realizada na oferta de tempos de oração e de sacramentos, nomeadamente a eucaristia, nas atividades.

Sensibilizar todos os membros para um espírito de comunhão fraterna e de ligação à paróquia como primeira comunidade de fé;

Cumprido.

Assunto referido em momentos de formação, como forma de tomada de consciência. Estreitar laços entre o CNE e outros movimentos

paroquiais;

Cumprido.

Objetivo conseguido em termos de sensibilização do CNE para a comunhão com outras realidades.

Estabelecer uma relação entre assistentes de agrupamento e a Assistência de Núcleo;

Cumprido.

Situação verificada, dando a possibilidade de conversa e discussão de pontos concretos. Assinalar datas e fases do calendário litúrgico

que mereçam uma particular acentuação no ano escutista;

Cumprido.

Na medida em que foi oferecida uma proposta de oração para os tempos do Advento e Quaresma.

Encetar propostas de vivência espiritual de cada tempo litúrgico, a realizar em agrupamento ou em casa;

Cumprido.

Na sequência de cada proposta de oração, que deixava o convite a uma ação concreta. Propor momentos de vertente espiritual na

planificação do calendário.

Cumprido.

Com a oferta de tempos de oração e de sacramentos.

(10)

• Equipa

Ação Avaliação

Criar uma equipa de assistentes adequada às atividades promovidas pelo Núcleo;

Parcialmente cumprido. Em discussão e construção... Criar condições para a presença de algum

membro da Assistência em atividades de Núcleo;

Cumprido.

Dentro das possibilidades reais dos assistentes.

Garantir momentos de celebração

sacramental (nomeadamente eucaristia e possibilidade de confissões);

Cumprido.

Na realização dos ditos actos. Dar atenção às dificuldades e sugestões dos

agrupamentos nesta área.

Parcialmente Cumprido.

Objetivo definido embora sem grandes frutos ainda.

c.

S

ECRETARIA

P

EDAGÓGICA

No que confere à Secretaria Pedagógica o balanço feito destes 9 meses é positivo, como se verifica na análise dos quadros seguintes, relativos às ações, sabendo, no entanto, que temos ainda muito caminho a fazer para atingir todos os objetivos propostos. A maioria dos objetivos foram pelo menos iniciados, alguns foram cumpridos na íntegra, outros transitaram diretamente para o ano que agora começa. Ao longo do ano foi sendo promovido o envolvimento e sentido de pertença a uma mesma família, através da transparência e do respeito.

Foram construídas as equipas pedagógicas, que foram sendo enriquecidas ao longo do ano. O ano de 2018 foi um ano em que decorreram diversas atividades de núcleo para os nossos escuteiros, culminando com o Dia de Núcleo, que decorreu na Nazaré.

A Atividade do São Paulo foi realizada no Centro Escutista do Oeste. Sendo que a atividade foi idealizada e organizada pelos Caminheiros/Companheiros, ficou a faltar um momento de avaliação pós atividade com os responsáveis de cada grupo de trabalho.

(11)

Foram realizadas as segundas sessões dos Encontros de Guias da I, II e III secções, dando continuidade às propostas lançadas na 1ª sessão, através do desenvolvimento formativo do método de projeto. Em simultâneo foi também realizado o Cenáculo do Oeste, projeto acompanhado pela Secretaria Pedagógica, que deu o apoio necessário.

A Secretaria Pedagógica teve, também, uma participação ativa nas dinâmicas regionais que existiram ao longo do ano, Encontros de Guias, S. Jorge e ACAREG. Participámos nas diversas iniciativas desenvolvidas, bem como nas reuniões pedagógicas do nível regional.

Os Guias Representantes do Núcleo do Oeste, eleitos na primeira sessão do EGO, participaram nos Encontros Regionais de Guias. De entre estes Guias foram eleitos 1 de cada secção para participarem no Encontro Nacional de Guias.

O acolhimento, empenho e participação ativa dos Animadores do Núcleo do Oeste foi fator essencial para a construção pedagógica e otimização logística de todas as atividades.

Destaca-se como um dos pontos mais negativos e com sérias necessidades de análise a pouca aderência aos formulários enviados para avaliação das. Foi um assunto já discutido em conselho consultivo, sendo da concordância dos chefes de agrupamento o modo como tem sido feito, mas temos de continuar a analisar qual a melhor metodologia de forma a potenciar esta ferramenta. E, também, a divulgar os respetivos relatórios de avaliação das atividades.

• Estrutura

Ação Avaliação

Criar 4 equipas de trabalho, uma por secção, que possam refletir em conjunto e através de um trabalho de sintonia, dinamizar a vivência específica de cada secção;

Em implementação.

Sendo que as equipas não são estanques, anualmente são realizadas as reestruturações e reforços necessários.

Criar Centro de Recursos, em conjunto com as diferentes estruturas de núcleo, onde se disponibilize “ferramentas” pedagógicas a todos.

Não cumprido.

(12)

• Jovem no Centro da Ação

Ação Avaliação

Dar continuidade ao Encontro de Guias do Oeste, desenvolvido em 2017, através da sua 2ª sessão;

Cumprido.

Foram realizadas as 2as sessões dos EGO’s da

I, II e III secções. Apoiar a Equipa Projeto do 14.º Ciclo do

Cenáculo do Oeste;

Cumprido parcialmente.

Foi feito o apoio nas várias etapas do processo, embora se pudesse ter reforçado o apoio ao projeto resultante.

Envolver os jovens nas decisões pedagógicas através das ferramentas do método;

Cumprido parcialmente.

Os guias representantes do Núcleo do Oeste participaram ativamente nos Encontros Regionais de Guias e no Encontro Nacional. Implementar o método projeto nas atividades

desenvolvidas;

Cumprido parcialmente.

O S. Paulo e as sessões do EGO foram realizadas através do método projeto, na ligação com o as sessões do EGO realizadas em novembro 2017.

O dia de núcleo teve pouco envolvimento dos jovens nas decisões.

Criar o Conselho de Guias de Núcleo; Não cumprido.

Ação a realizar no ano escutista 2018/2019. Questionar os agrupamentos e os jovens e

avaliar as necessidades pedagógicas, de modo a proporcionar uma futura oferta pedagógica, adequada à realidade do núcleo;

Em implementação.

Tem sido feita esta abordagem e reflexão ao longo das atividades, reuniões e conselhos desenvolvidos. A proposta de atividades pedagógicas para 2018/2019 foi feita tendo em conta estas reflexões. Mas este é um caminho em constante construção.

Desenvolver e implementar as ações pedagógicas necessárias para a realização do Dia de Núcleo;

Cumprido.

Foram criados momentos com as equipas pedagógicas e com os animadores dos agrupamentos para a preparação do dia de Núcleo. Faltou um maior envolvimento dos jovens nas decisões tomadas.

Realização do São Paulo, promovendo a aplicação do método projeto;

Cumprido.

O São Paulo foi realizado através da implementação do método projeto, na ligação com a sessão do EGO decorrida em novembro de 2017, onde foram criadas equipas de

(13)

trabalho, com coordenadores. Estes reuniram posteriormente, em conjunto com os animadores, de forma a irem acompanhando todo o processo.

Definição e realização (1ª sessão) do EGO 2017/2018;

Transitou para o plano de 2018/19, uma vez que este relatório fechou antes do previsto aquando da execução do seu plano.

Definição das bases pedagógicas ACANUC 2019.

Processo iniciado, ainda em fase embrionária.

• Potenciar boas práticas

Ação Avaliação

Incentivar a partilha efetiva de boas práticas; Em implementação.

Têm sido disponibilizadas as ferramentas pedagógicas que vão sendo desenvolvidas através das atividades realizadas. Procurámos ter momentos de partilha, entre animadores, sobre as práticas utilizadas e na construção de recursos pedagógicos. Mas a ausência do centro de recursos dificulta a efetividade desta partilha.

Disponibilizar ferramentas pedagógicas,

através de uma Centro de recursos. Não cumprido. Ação a realizar no ano escutista 2018/2019. • Suporte ao Animador, em estreita parceria com Área de Animação de Adultos

Ação Avaliação

Valorizar a ação educativa dos dirigentes,

promovendo proximidade aos

animadores/agrupamentos;

Em implementação.

Os animadores têm sido chamados a participar nas atividades desenvolvidas, tendo um papel ativo.

Estabelecer vias de diálogo, de forma a

responder às questões/necessidades

específicas dos Agrupamentos;

Em implementação.

As formações implementadas pela área de Animação de Adultos têm permitido ter contacto com as dificuldades sentidas nos agrupamentos.

A interação e o envolvimento dos animadores na preparação das atividades tem permitido estabelecer ligação com os agrupamentos, de forma a percebermos as questões sentidas.

(14)

Os conselhos consultivos também têm permitido desenvolver este tema. Todas estas observações foram tidas em conta também para o plano de 2018/2019, mas há ainda muito a fazer para cumprir este objetivo. Possibilitar a existência de momentos de

partilha de boas práticas;

Cumprido parcialmente.

Nas preparações das atividades

desenvolvidas têm existido momentos de partilha natural, que podem ser potenciados, também, com a criação do centro de recursos. Envolver e potenciar o papel dos animadores

nas atividades pedagógicas

Em implementação.

Os animadores têm sido envolvidos na preparação das atividades desenvolvidas.

d. S

ECRETARIA

A

NIMAÇÃO DE

A

DULTOS

Dentro dos eixos estratégicos definidos para a secretaria de animação de adultos, a avaliação que fazemos é muito positiva, e traduzida nas avaliações/comentários/ sugestões que os animadores do Oeste vão fazendo chegar a esta equipa de formação.

Nessa medida, a formação, a proximidade, e estreita relação com cada um dos animadores tem-nos permitido, ao longo deste primeiro ano, sentir que os animadores estão abertos, e disponíveis, para e em conjunto, apostar na sua formação. Apostámos ainda na identificação e capacitação dos atuais formadores do núcleo, com a inscrição no CCF de 4 formandos, e no CDF de 5 formandos. Em estreita colaboração e parceria, também apostámos na presença permanente nas reuniões e equipas de trabalho da Secretaria Regional de Adultos, e nessa medida, foram desafiados a aperfeiçoar as suas competências pedagógicas

(15)

• Implementar uma formação capaz e atual dentro das linhas do SFAE, mas com uma identidade Oestina própria:

Ação Avaliação

Avaliações com tutores locais por trimestre; No primeiro ano realizado, mas infelizmente a avaliação que fazemos é menos positiva, uma vez que a adesão é reduzida nos encontros que agendamos. Numa média de 32

agrupamentos/formandos por PIF,

normalmente a representatividade nos encontros de tutores locais é de cerca de 5 agrupamentos. Ora, entendemos que, e em conjunto com a SRA se deveria redefinir as estratégias junto dos tutores locais, com reestruturação dos Cursos.

Revitalizar ForFé, IndabOeste como momentos de encontro e partilha de boas práticas entre os animadores;

Aposta do FORFÈ para o tempo de advento, e cuja avaliação só poderá ser feita depois da sua realização. Quanto ao INDABAOESTE a avaliação foi extremamente positiva, tanto no que diz respeito às temáticas apresentadas, como pelo facto de termos tido como imaginário o Escutismo para Rapazes, e termos ainda desafiado os animadores participantes à realização das provas do Tecoree. No final da sessão a vivência de uma tertúlia potenciou a partilha de boas práticas, bem como ajudou no esclarecimento do que se espera de um adulto no escutismo.

Promover a implementação do Plano de formação dos animadores;

Em curso, e cumprido, na definição das próprias estratégias da Equipa de Formação Regional. Promover momentos formativos para os vários

cargos (CA’s, chefes de unidade, secretários e tesoureiros de agrupamento.

Em curso.

Estamos a desenvolver esforços para, em conjunto com a própria política de adultos a nível da junta central, potenciarmos formação adequada às funções nos três grandes eixos: pedagógica, gestão e formação.

(16)

• Dinamizar o trabalho com o Quadro de formadores do Núcleo:

Ação Avaliação

Implementar Código de Gilwell na gestão das relações entre os formadores;

Em curso, e com avaliações trimestrais com a equipa de formação alargada, e com avaliações mensais da equipa da secretaria de animação de adultos.

Criar formações para a formação facultativa; Implementado, e cumprido, com a vivência do INDABAOESTE. Acresce ainda que todos os animadores são desafiados a participar nas Unidades de Formação, mesmo as que fazem parte do percurso inicial de formação, numa lógica de reciclagem, e a preparar a implementação da formação contínua, que é uma realidade futura e próxima.

Implementar Formação Informal entre os formadores do núcleo;

Ainda em curso, e por definir, uma vez que o foco neste primeiro momento reside no dotar os candidatos a formadores, e formadores de ferramentas e recursos, em estreita parceria com a formação a nível nacional.

Criar Equipas de trabalho PIF; Implementado, e em curso, com uma equipa

para o 4º PIF (ano de estágio) e para o 5º PIF (ano de discernimento).

• Suportar os Agrupamentos na definição de critérios de adesão de adultos em estreita parceria com Área Pedagógica

Ação Avaliação

Criar / Divulgar ferramentas de apoio à Formação e animação, e disponibilizar aos Agrupamentos;

Ainda em curso.

Dinamizar espaços de formação para os animadores nas atividades pedagógicas;

Implementado, e com uma recetividade e avaliação dos envolvidos muito positiva, nomeadamente com a participação de todos os animadores na Unidade de Formação Planeamento Integrado de Atividades

na primeira sessão do Ego, mesmo para os animadores já investidos.

Elaboração do Plano de Formação de Núcleo; Em curso, e definido, em estreita parceria com a própria política regional, e nacional de adultos. Aguardamos a implementação para

(17)

breve da formação contínua, sendo que estão a decorrer as inscrições para os CEM (formação de segundo nível). Estão também a frequentar a formação de 3 nível com 4 formandos e a formação de 4 nível com 5 formandos.

Realização de ações formativas especificas identificadas como necessidade pelos animadores e/ou agrupamentos;

No conselho consultivo foi pedido formação específica para o exercício dos cargos de Secretaria/Financeiro, em particular com formação SIIE. A ser realizado no inicio do ano escutista 2018/2019.

e. S

ECRETARIA PARA O

P

LANEAMENTO

Foram 9 meses de acompanhamento a 3 áreas muito importantes do nosso núcleo, Ambiente, Departamento de Proteção Civil Segurança do Oeste e Centro Escutista do Oeste.

O desafio da implementação do departamento de Ambiente, foi atingido. É importante salientar a presença do departamento no curso de educação ambiental e escutismo, o grande apoio na intervenção realizada no Centro Escutista para o cumprimento da lei de prevenção das florestas e a divulgação de boas práticas e dinamização de jogos no Dia de Núcleo.

O DPCSO colaborou na intervenção realizada no Centro Escutista para o cumprimento da lei de prevenção das florestas, estando presente nas reuniões de acompanhamento e nos dias da intervenção. A segurança da atividade de Núcleo foi também um dos momentos que marcou este ano estando este departamento envolvido em várias reuniões de preparação com os agentes de proteção civil da Vila da Nazaré.

A atividade Jota-Joti com grande responsabilidade deste departamento está preparada com uma dinâmica mais abrangente que para além das atividades de comunicações e segurança inclui também atividades radicais e atividades que dinamizam a partilha de experiências internacionais assim como oportunidades. A continuação da estruturação das equipas de retaguarda foi um ponto que transita para o próximo ano escutista.

(18)

O Centro Escutista do Oeste, teve como um dos objetivos principais o levantamento de necessidades em diversas áreas onde resultou um relatório de recomendações. Este levantamento foi realizado por uma equipa de quatro dirigentes que auscultou o staff, os membros do conselho consultivo de núcleo, os agrupamentos entre outros procedimentos.

Resultante deste relatório foram tomadas de imediato algumas dessas recomendações como por exemplo a nomeação de um diretor e de 4 diretores adjuntos que gerem sob tutela da JNO o Centro Escutista do Oeste.

Passo muito importante foi a negociação e concretização de uma apólice de seguro para o campo que segura os bens próprios do Centro Escutista.

Foram realizadas reuniões com a GNR (SEPNA), Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, Gabinete de Proteção Civil do Município das Caldas da Rainha e Técnica Florestal de forma a poderem conhecer o Centro, a uniformizarmos procedimentos e a concertar entre todos qual a intervenção que teria de ser realizada no campo afim de cumprir com a lei de prevenção das florestas. A intervenção foi realizada durante o mês de Maio.

Foram restruturadas as equipas staff passando de 6 para 8 e iniciado um processo de restruturação da equipa monitores de cordas, nomeando dois coordenadores e preparando 2018/2019 com formação e aquisição de mais equipamento.

Durante o ano Centro recebeu diversas atividades de formação como IPE, FGPE, EPI (Encontro de Preparação Internacional), o EGO dos Lobitos.

Realçamos também o São Paulo, a atividade de referência dos Pioneiros do Núcleo de Vila Nova de Famalicão que trouxe até ao Oeste 400 escuteiros, acampamentos de vários agrupamentos nacionais, internacionais e não escuteiros.

Passaram pelo Centro em 9 meses cerca de 3555 utilizadores, representando assim um aumento de 5,5% comparativamente aos 12 meses do ano anterior.

(19)

• Departamento do Ambiente

Ação Avaliação

Implementar o departamento de Ambiente no Núcleo do Oeste;

Cumprido.

Constituição da equipa, criação de dinâmicas e formação.

Promover contacto com os delegados do Ambiente dos Agrupamentos;

Parcialmente cumprido,

O encontro está preparado e agendado para o dia 3 de novembro de 2018

Acompanhar e divulgar as orientações do DNA; Cumprido.

Presença no curso de educação ambiental e escutismo, divulgação de atividades

Divulgar e criar oportunidades Educativas na área ambiental;

Parcialmente cumprido

Divulgação de atividades e preparação de oportunidades educativos para o encontro de delegados.

Explorar possíveis parcerias na área geográfica do Núcleo do Oeste com entidades ou associações que tenham como objetivos a defesa ou o desenvolvimento ambiental;

Não Cumprido,

Ação a desenvolver no ano escutista 2018/2019

Fortalecer e consolidar a presença de boas práticas ambientais nas atividades de núcleo.

Cumprido.

Presença de boas práticas ambientais no dia Núcleo

• Departamento de Prevenção e Segurança

Ação Avaliação

Continuação da constituição das equipas de apoio de retaguarda;

Não Cumprido,

A desenvolver no ano escutista 2018/2019 Continuação da implantação e interação do

DPCSOeste junto dos Municípios;

Cumprido,

Interação com o município da Nazaré com o objetivo de criar as melhores condições à realização do dia de Núcleo. Município das Caldas no acompanhamento para o cumprimento da lei de prevenção das florestas. Criar e disponibilizar guias de boas práticas na

área da protecção civil;

Cumprido.

Criação de folheto para a atividade dia de núcleo com orientações de segurança e saúde.

(20)

Promover um encontro informativo, formativo e de planeamento com os delegados de Proteção Civil e Segurança dos Agrupamentos;

Não cumprido

A desenvolver no ano escutista 2018/2019 Acompanhar os Delegados de Protecção Civil

e Segurança dos Agrupamento na preparação de planos de segurança para as actividades dos Agrupamentos;

Cumprido.

Acompanhamento, esclarecimentos e

indicações dos planos de segurança enviados para o DPCSO por parte dos agrupamentos. Planear e acompanhar na dimensão do

DPCSO todas as atividades de Núcleo;

Cumprido.

Planeamento de prevenção e segurança das atividades, EGOS e Dia de Núcleo

Criar maiores condições de segurança no CEO; Cumprido.

Aplicação de algumas medidas indicadas pela seguradora e pela conclusão da visita de acompanhamento do DPCSR. Aplicação da nova legislação das florestas

Consolidar em parceria com área internacional do núcleo a atividade Jota/Joti.

Cumprido.

Atividade preparada em parceria, a realizar dia 20 de Outubro no CEO, com atividades de segurança, comunicação e forte

componente de partilha e divulgação internacional

• Centro Escutista do Oeste

Ação Avaliação

Avaliar as necessidades do CEO nas diferentes áreas (de forma a implementar e a desenvolver as melhorias necessárias);

Cumprido.

Processo de avaliação com a duração de 3 meses onde houve auscultação e participação do STAFF e Agrupamentos.

Levantamento de necessidades formativas e formação do Staff;

Parcialmente Cumprido,

Levantamento efetuado a 6 de Janeiro na reunião de STAFF estando as formações agendadas para o ano escutista 2018/2019

Promover a ação “32 Trabalhos no CEO”; Não cumprido

A desenvolver no ano escutista 2018/2019 Criar condições e explorar oportunidades

para receber atividades

regionais/nacionais/internacionais;

Cumprido.

Recebemos o Encontro de Preparação Internacional, a atividade de referência dos Pioneiros do Núcleo de Famalicão e intercâmbios de escuteiros espanhóis com AEP

(21)

Criar em parceria com a secretaria pedagógica oferta pedagógica no CEO;

Não cumprido

A desenvolver no ano escutista 2018/2019 Desenvolver esforços para a expansão do

CEO;

Cumprido,

Realizado um levantamento dos proprietários dos terrenos vizinhos e respetivas dimensões, realizados contactos exploratórios.

Criar condições necessárias para tornar o CEO um local privilegiado para a formação do CNE.

Parcialmente cumprido

Iniciamos pela segurança, passando e pela criação de um pacote formativo.

f. S

ECRETARIA PARA A

G

ESTÃO

A Secretaria para a Gestão desenvolveu um processo durante estes 9 meses de interação e serviço para com os Agrupamentos. Na realidade, nem sempre atingimos a plenitude da satisfação, mas o empenho e dedicação é sim a pedra de toque desta Secretaria. O trabalho não fica porque aqui, 9 meses geram uma vida, mas o crescimento e desenvolvimento perdura por muitos mais. Financeiramente, seguimos a estrutura delineada no nosso orçamento, avaliando com consciência e responsabilidade todas as nossas ações. Foi assim e assim será sempre.

No Fundo Social do Oeste, foi dado um grande passo com a reformulação e aprovação do novo Regulamento, proporcionando, a que no futuro possamos comtemplar mais jovens. Salientamos contudo, que estamos satisfeitos de ter contribuído e proporcionado a muitos jovens de participar e viver experiências escutistas que muito provavelmente de outra forma não seria possível. É essa Luz dos seus sorrisos que nos conforta e nos faz seguir esta missão. No FSO, a excelente colaboração da Chefe Rute Magalhães é fundamental, pela sua experiência, formação, sensibilidade e pragmatismo.

(22)

• Administrativa

Ação Avaliação

Criar ferramentas para os procedimentos

administrativos do Agrupamentos; Parcialmente cumprido. É um processo de desenvolvimento continuo. Uniformização de procedimentos institucionais /

protocolares dos agrupamentos; Parcialmente cumprido. Ainda não totalmente cumprido mas em processo de cumprimento

Promover a utilização do SIIE por todos os Agrupamentos, dando o apoio necessário;

Cumprido.

Os Agrupamentos estão no bom caminho para a utilização cada vez desta grande ferramenta de trabalho.

Inscrições em atividades são na sua maioria pelo SIIE e temos dado sempre o apoio que nos é solicitado.

Promoção de ações de formação sobre o SIIE. Não cumprido.

Ação a desenvolver no ano escutista 2018/2019.

• Financeira

Ação Avaliação

Manter a situação financeira do Núcleo estável, gerindo e aplicando os fundos comuns de uma forma correta e ponderada;

Cumprido.

A JNO mantêm e continua a gerir da melhor forma e com responsabilidade.

Efetuar com regularidade todos os procedimentos financeiros de recebimentos e pagamentos;

Cumprido.

Este procedimento é feito com regularidade. Garantir a transparência contabilística do

Núcleo.

Cumprido.

A transparência e o rigor contabilístico é a Luz desta área financeira.

• Fundo Social do Oeste

Ação Avaliação

Avaliar e propor alterações, caso seja necessário, ao FSO de forma a fazer melhorias necessárias identificadas na avaliação;

Cumprido.

Foram solicitados contributos, aos

Agrupamentos, foi apresentado, discutido e aprovado o novo Regulamento.

(23)

Após a aprovação no último Conselho de Núcleo de 23 Setembro, está em processo a divulgação e dinamização do FSO.

Contemplar o maior número de candidaturas; Cumprido.

Sendo sempre esse o propósito da JNO, durante estes 9 meses foram contemplados 30 elementos dos Agrupamentos de Mafra, Vilar, Silveira e S. Mamede da Ventosa- De salientar que 3 destas candidaturas foram para atividades internacionais (Roverway) e 1 elemento para atividade nos Açores.

Torná-lo mais acessível, equitativo e claro na

atribuição dos apoios. Cumprido. Foi e será sempre a postura da JNO, nas atribuições das candidaturas; ponderação, responsabilidade, justos e imparciais.

g. C

HEFE DE

N

ÚCLEO

A

DJUNTO

Durante o ano de 2018 foi iniciada uma uniformização da imagem do Núcleo e de todas as suas estruturas, tendo por base as normas gráficas do CNE, começando pelos templates para envio de comunicações da JNO, até à alteração e uniformização das assinaturas de e-mail geral da Junta de Núcleo do Oeste, bem como de todas as secretarias de Núcleo e respetivos departamentos. O Oestescutista continua a ser a publicação de referência do Núcleo do Oeste, tendo mantido a periodicidade da sua edição e disponibilização aos Agrupamentos, dando destaque às diversas atividades de Núcleo e dos Agrupamentos em Geral, procurando ter sempre o Jovem como o centro da Ação.

Tem existido uma preocupação constante em manter o site do Nucleo do Oeste o mais atualizado possível, tendo vindo a sofrer alterações pontuais de melhoria, com a criação de novas áreas de consulta e mais informação disponível para os Agrupamentos e visitantes. Está ainda previsto a inclusão de novos conteúdos e melhorias a introduzir nos próximos meses.

Em relação às redes sociais, procurou-se garantir a cobertura e divulgação de todas as atividades realizadas pelo Núcleo do Oeste, dando também destaque às formações e atividades de

(24)

agrupamentos. Ao longo dos 3 primeiros trimestres do ano verificou-se um aumento de 300 novos gostos na página, elevando para cerca de 2900 gostos totais.

No que diz respeito à área Internacional, de destacar a realização de um EPI no Centro Escutista do Oeste no início do ano de 2018, bem como a divulgação das atividades internacionais realizadas pelos Agrupamentos no verão na página de Facebook do Núcleo do Oeste. Na atividade do dia de Núcleo foi possível ter alguma divulgação de atividades internacionais a realizar com a colaboração de Secretaria Internacional, estando previsto novamente a sua presença no Jota/Joti do Núcleo do Oeste e no XIV ACANUC.

• Comunicação – Interna

Ação Avaliação

Consolidar a edição do Oestescutista; Cumprido.

O Oestescutista tem mantido a periodicidade da sua edição, acompanhando e dando destaque às diversas atividades gerais de Núcleo que se vão realizando

Manter periodicidade da edição;

Tornar o Oestescutista disponível ao máximo de associados possível;

Ter presente que o Oestescutista é para o Jovem – “Jovem no centro da ação”;

Parcialmente cumprido.

Em estudo e análise da melhor forma de fazer chegar o Oestescutista ao maior número de associados possível.

Dar visibilidade nos órgãos regionais e nacionais do CNE das atividades do núcleo e/ou na comunicação social local (na área de influencia do núcleo do Oeste);

Não cumprido.

Ação a realizar no ano escutista 2018/2019 Disponibilização de Recursos Pedagógicos no

Site do Nucleo

Partilha no Site de Boas Práticas escutistas;

Não cumprido.

Ação a realizar no ano escutista 2018/2019

Uniformização de todas as

comunicações/informações enviadas pelas estruturas do Núcleo;

Cumprido.

Efetuada uma uniformização das assinaturas de e-mail da JNO e respetivos departamentos, bem como a definição de um template tipo para todas as comunicações da JNO.

Adotar Imagem do Núcleo e Agrupamentos às

propostas/normas gráficas do CNE Parcialmente cumprido. Na definição das assinaturas de e-mail e dos templates da JNO, foram tidas em consideração as normas gráficas do CNE.

(25)

Em estudo a possibilidade de adotar as propostas das normas gráficas do CNE para o Site e Redes Sociais.

• Comunicação – Externa

Ação Avaliação

Tornar Site mais dinâmico sendo uma ferramenta fundamental na comunicação com o núcleo e com a sociedade;

Parcialmente cumprido.

O site da Junta de Núcleo do Oeste tem vindo a sofrer alterações de melhoria, de forma a tornar o mesmo mais dinâmico.

Em estudo outras melhorias. Manter a Informação disponibilizada no Site

atualizada;

Informação das ações/notícias de cada estrutura do Núcleo;

Cumprido.

A informação disponibilizada no Site encontra-se atualizada, encontra-sendo revista periodicamente.

Informação de contactos de agrupamentos e Departamentos/Estruturas do Núcleo;

Parcialmente cumprido.

Disponibilizada no site os contactos dos departamentos e diversas estruturas do Núcleo.

Em processo de recolha para atualização os dados de contactos dos Agrupamentos do Núcleo do Oeste.

Utilizar as redes sociais de forma a informar, divulgar e promover o escutismo no Núcleo do Oeste;

Cumprido.

Verifica-se uma maior utilização das redes sociais na divulgação das atividades do Núcleo do Oeste, bem como das atividades dos Agrupamentos, principalmente das grandes atividades de Verão e das atividades internacionais dos Agrupamentos.

Verificou-se cerca de 300 novos gostos na página nos 3 primeiros trimestres, elevando para cerca de 2900 gostos totais.

(26)

• INTERNACIONAL

Ação Avaliação

Dar a conhecer aos Agrupamentos a dimensão internacional do escutismo;

Não cumprido.

Ação a realizar no ano escutista 2018/2019, iniciando-se na atividade de Núcleo Jota/Joti 2018

Promover a partilha de boas práticas de atividades internacionais entre Agrupamentos;

Parcialmente cumprido.

Divulgação das atividades internacionais realizadas pelos Agrupamentos.

Pretende-se promover a partilha de boas práticas pelos Agrupamentos na atividade de Núcleo Jota/Joti 2018

Incentivar/ Motivar a participação dos Agrupamentos nas atividades promovidas pela Secretaria Internacional da Junta Central;

Não cumprido.

Ação a realizar no ano escutista 2018/2019, iniciando-se na atividade de Núcleo Jota/Joti 2018

Acolher a realização de um EPI no CEO; Cumprido.

Realizado no dia 04 de Fevereiro um EPI no Centro Escutista do Oeste

Acompanhar / Apoiar os Agrupamentos nas atividades internacionais;

Parcialmente cumprido

Divulgação das atividades internacionais realizadas pelos Agrupamentos.

Ação a realizar no ano escutista 2018/2019, iniciando-se na atividade de Núcleo Jota/Joti 2018

Realização, durante o JOTA/JOTI no local privilegiado para a promoção e divulgação de atividades internacional.

Não cumprido.

Ação a realizar no ano escutista 2018/2019, na atividade de Núcleo Jota/Joti 2018

(27)

3. R

ESUMO DAS ATIVIDADES DE

N

ÚCLEO

ABR JUN AGO

Enriq - Responsabili dade Civil 5 Enriq - Responsabili dade Civil 12 Enriq - Des Criança e Adolesc. 19 S. Paulo IV secção 20 e 21 IPE 28 e 29 Enriq - Ani. Reuniões Unidade 2 Enriq - Catequese e Escutismo 16 Cenáculo 16, 17 e 18 2ª sessão EGO - I 16, 17, 18 2ª sessão EGO - II 16, 17, 18 2ª sessão EGO - III 16, 17, 18 Enriq - Des Criança e Adolesc. 23 Enriq - Orientação 2 Enriq - Catequese e Escutismo 9 Indaboeste 17 FGPE 2ª Sessão 24 e 25 S. Jorge 22 Dia de Núcleo 9 XXV ACAREG 30 a 5 CTL 22 EI 28 0058 - Alcobaça 2 - 2 6 3 - 2 - - - - 3 1 - 36 - -0122 - Torres Vedras - 2 2 11 3 - 2 17 - - - 3 2 102 - 102 -0337 - Caldas da Rainha 1 1 2 8 - - 2 12 - - - 2 2 - 19 8 -0379 - A-dos-Cunhados - - - 4 - - - 5 - - - 2 - - - 23 -0488 - Mafra - 3 - 7 1 - - 8 3 3 3 3 2 - - 87 -0489 - Lourinhã 2 - 2 2 - - 2 - - - - 3 2 81 - - -0496 - Freiria - - - - - 1 1 3 1 - - 3 - 55 51 55 2 0512 - Peniche 3 3 8 5 3 4 7 5 1 - - 7 2 67 - - -0516 - Bombarral 2 - 3 2 2 2 1 2 - - 2 3 1 48 25 2 -0522 - Coz - - - - - - - 9 - - - 2 - - 68 - -0601 - Vilar 2 - - - 1 1 - - 3 3 3 3 1 64 46 26

-0647 - São Mamede da Ventosa - - - 2 - - - 8 - - - 2 - 18 41 12

-0648 - Campelos - - - - - - - 3 - - - 2 - - - -

-0679 - Ericeira 1 6 1 - - - 1 - 6 6 6 4 2 61 - 10 1

0710 - Benedita - - - 2 3 - - 5 - - - 3 - - 93 - 2

0735 - Valado dos Frades 1 - 1 - - 1 1 - - - - 4 1 38 38 26

-0753 - Óbidos - - - 2 - - - 2 - - - 2 1 - 36 -

-0869 - São Martinho do Porto - - - 3 - - - 5 - - - 4 - - 73 -

-0909 - Alfeizerão - - - - 1 - - 8 - - - 2 - - 55 -

-0924 - Famalicão - - - - - - - 6 - - - 4 - 33 37 29

-0983 - São Pedro da Cadeira - 2 - 5 3 - - 7 7 2 7 6 2 90 - 6

-0997 - Azueira - - - - - - - 4 - - - 4 - - 55 - -1007 - Alguber 1 - 3 2 - 2 2 - - - 1 3 - - - - -1022 - Vimeiro - - - - 2 - - 7 - - - 3 - 30 - - -1066 - Ribamar - 2 3 3 1 - - 3 - - 3 3 2 6 36 - 2 1097 - Maiorga - - - - - - - - - - - 3 - - 47 - -1103 - Santo Isidoro - 1 - 8 2 - - 10 1 1 1 4 1 21 - - -1183 - Silveira - - - - 1 - - - - - - 4 - 33 44 - 1 Agrupamento

ACTIVIDADES NÚCLEO - ANO 2018

FEV MAR

(28)

4.

C

ONTAS

2018

Nos quadros que se segue apresentação os diversos quadros resumo do resumo das contas dos primeiros nove meses do ano, assim como a demonstração de resultados e o balanço/imobilizado. A gestão financeira do núcleo do Oeste decorreu como o previsto e tendo como base o orçamento aprovado em Conselho de Núcleo.

Descrição Receitas Despesas Receitas Despesas Receitas Despesas Serviços do Núcleo

Reuniões e Cons.Estatutários Nacionais 500,00 € 0,00 € 126,00 €

Reuniões e Cons.Estatutários Regionais 300,00 € 0,00 € 106,20 €

Reuniões e Cons.Estatutários de Núcleo 750,00 € 0,00 € 852,68 €

Reuniões e Cons.não Estatutários 750,00 € 0,00 € 239,09 €

Deslocações e estadias diversas 1 750,00 € 0,00 € 1 090,20 €

Despesas de representação 1 750,00 € 0,00 € 524,01 €

Telefone 600,00 € 0,00 € 0,00 €

Aquisição e reparação equipamentos 2 000,00 € 0,00 € 1 552,96 €

Sub-Total 0,00 € 8 400,00 € 0,00 € 4 491,14 € 0,00 € -3 908,86 € Centro Escutista do Oeste

Electricidade e Gás 1 500,00 € 1 318,39 €

Água 740,00 € 535,98 €

Telefone, fax e internet 500,00 € 1 116,55 €

Manutenção e benfeitorias 2 000,00 € 327,67 €

Segurança 3 000,00 € 1 545,15 €

Staff 1 500,00 € 648,49 €

Chefe Residente 4 900,00 € 4 711,05 €

Subsídio entidades oficiais 2 450,00 € 471,53 €

Ocupação do CEO 16 098,00 € 21 731,11 €

Ocupação de CEO - Formação 1 472,00 € 3 008,00 €

Ampliação do CEO - Campo 20 000,00 € 0,00 €

Sub-Total 20 020,00 € 34 140,00 € 25 210,64 € 10 203,28 € 5 190,64 € -23 936,72 € Programa Educativo Actividades 6 850,00 € 6 850,00 € 3 817,00 € 4 364,07 € Sub-Total 6 850,00 € 6 850,00 € 3 817,00 € 4 364,07 € -3 033,00 € -2 485,93 € Recursos Adultos Encontro Inicial 320,00 € 320,00 € 0,00 € 0,00 € IPE 1 280,00 € 1 280,00 € 0,00 € 339,30 € FGPE 2 240,00 € 2 240,00 € 0,00 € 232,81 € Cursos II Nível 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € INDABA Oeste 150,00 € 150,00 € 0,00 € 320,50 € Comparticipação JNO (20%) 0,00 € 1 408,00 € 0,00 € 882,00 € Sub-total 3 990,00 € 5 398,00 € 0,00 € 1 774,61 € -3 990,00 € -3 623,39 € Gestão Administrativa Material de escritório 0,00 € 250,00 € 0,00 € 0,00 € Correspondência 0,00 € 50,00 € 0,00 € 0,00 € Sub-Total 0,00 € 300,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € -300,00 € Orçamentado Realizado Desvios

(29)

Descrição Receitas Despesas Receitas Despesas Receitas Despesas Orçamentado Realizado Desvios Gestão Financeira

Quota Núcleo 8 817,00 € 9 054,00 € 2 932,00 €

Quota Nacional 17 634,00 € 17 634,00 € 18 108,00 € 18 108,00 €

Seguro escutista associados 7 086,00 € 7 086,00 € 7 308,00 € 7 308,00 €

Seguro escutista dirigentes 8 655,00 € 8 655,00 € 8 505,00 € 8 505,00 €

Quota regional 14 695,00 € 14 695,00 € 15 090,00 € 15 090,00 €

Quota internacional 2 939,00 € 2 939,00 € 3 018,00 € 3 018,00 €

Flor de Lis 5 250,00 € 5 250,00 € 6 015,00 € 6 015,00 €

Cartão de Identificação Nacional 500,00 € 500,00 € 638,00 € 638,00 €

Derrama Junta Reg Lisboa 0,00 € 0,00 € 20,62 € 0,00 €

Jornais, Revistas e Livros 100,00 € 0,00 € 0,00 €

Juros Aplicações Financeiras 500,00 € 0,00 € 10,39 € 180,33 €

Fundo Social do Oeste 2 939,00 € 2 932,00 € 1 640,00 €

Utilização de capitais próprios 20 000,00 € 0,00 € 0,00 €

Subsídio PAAJ 3 615,55 € 0,00 € Sub-Total 86 076,00 € 59 798,00 € 74 314,56 € 63 434,33 € -11 761,44 € 3 636,33 € Assistência Religiosa Despesas gerais 0,00 € 100,00 € 0,00 € 0,00 € FORFÉ 200,00 € 200,00 € 0,00 € 0,00 € Sub-Total 200,00 € 300,00 € 0,00 € 0,00 € -200,00 € -300,00 € Dep. Comunicação Oestescutista 0,00 € 1 000,00 € 0,00 € 404,97 € Custos operacionais 0,00 € 200,00 € 0,00 € 72,00 € Sub-Total 0,00 € 1 200,00 € 0,00 € 476,97 € 0,00 € -723,03 € DPCSOeste Custos Operacionais 0,00 € 350,00 € 0,00 € 293,52 € Sub-Total 0,00 € 350,00 € 0,00 € 293,52 € 0,00 € -56,48 € Dep. Ambiente Despesas Gerais 0,00 € 200,00 € 0,00 € 0,00 € Sub-Total 0,00 € 200,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € -200,00 € Internacional Despesas Gerais 0,00 € 200,00 € 0,00 € 0,00 € Sub-Total 0,00 € 200,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € -200,00 € Totais Gerais 117 136,00 € 117 136,00 € 103 342,20 € 85 037,92 € -13 793,80 € -32 098,08 €

RESUMO DE TOTAIS NA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO:

Divisão/Sector Receitas Despesas Receitas Despesas Saldo

Serviços do Núcleo 0,00 € 8 400,00 € 0,00 € 4 491,14 € -4 491,14 €

Centro Escutista do Oeste 20 020,00 € 34 140,00 € 25 210,64 € 10 203,28 € 15 007,36 € Programa Educativo 6 850,00 € 6 850,00 € 3 817,00 € 4 364,07 € -547,07 € Recursos Adultos 3 990,00 € 5 398,00 € 0,00 € 1 774,61 € -1 774,61 € Gestão Administrativa 0,00 € 300,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € Gestão Financeira 86 076,00 € 59 798,00 € 74 314,56 € 63 434,33 € 10 880,23 € Assistência Religiosa 200,00 € 300,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € Departamento Comunicação 0,00 € 1 200,00 € 0,00 € 476,97 € -476,97 € DPCSOeste 0,00 € 350,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € Dep. Ambiente 0,00 € 200,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € Internacional 0,00 € 200,00 € 0,00 € 293,52 € -293,52 € Total 117 136,00 € 117 136,00 € 103 342,20 € 85 037,92 € 18 304,28 € Orçamentado Realizado

(30)

a.

D

EMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

Descrição Jan a Set 2018 ANO 2017

Rendimentos e Ganhos Quotização... 67 736,00 € 66 296,00 € Actividades... 3 817,00 € 60 649,46 € Actividades Financeiras... 31,01 € 14,17 € Subsídios e Donativos ... 3 615,55 € 983,80 € Serviços de Núcleo ……….. 0,00 € 0,00 € Vendas... 0,00 € 0,00 € Recursos Adultos / Formação... 0,00 € 0,00 € Centro Escutista do Oeste ... 25 210,64 € 16 743,94 € Fundo Social do Oeste ……….. 0,00 € 0,00 € Total de Rendimentos e Ganhos... 100 410,20 € 144 687,37 €

Gastos e Perdas Quotização... 58 682,00 € 57 771,50 € Actividades... 4 364,07 € 64 508,11 € Actividades Financeiras... 180,33 € 0,00 € Serviços de Núcleo... 5 261,63 € 5 471,47 € Compras ... 0,00 € 0,00 € Recursos Adultos / Formação... 1 774,61 € 926,80 € Centro Escutista do Oeste ... 10 203,28 € 10 457,12 € Amortizações……….……… 7 116,74 € 11 159,40 € Fundo Social do Oeste ……….. 1 640,00 € 1 346,16 € Total de Gastos e Perdas... 89 222,66 € 151 640,56 € Resultado do Exercício... 11 187,54 € -6 953,19 €

Corpo Nacional de Escutas

Junta de Núcleo do Oeste

Demonstração de Resultados

Janeiro a Setembro de 2018

(31)

b.

B

ALANÇO

/I

MOBILIZADO

ACTIVO Setembro 2018 ANO 2017 FUNDOS PATRIMONIAIS E PASSIVO Setembro 2018 ANO 2017

Ativo não corrente Fundos Patrimoniais

Activos Fixos Tangíveis Resultados Transitados 442 848,88 € 449 802,07 € Terrenos 11 720,17 € 11 720,17 € Resultado Líquido do Período 11 187,54 € -6 953,19 € Edifícios 333 993,38 € 339 785,17 € Total dos Fundos Patrimoniais 454 036,42 € 442 848,88 € Outro imobilizado 6 735,61 € 8 060,56 €

Total Activos Fixos Tangíveis 352 449,16 € 359 565,90 € Passivo

Passivo não corrente 0,00 € 0,00 €

Ativo corrente Passivo corrente 0,00 € 0,00 €

Inventários 0,00 € 0,00 € Total do Passivo 0,00 € 0,00 €

Créditos a Receber 0,00 € 0,00 € Caixa e Depósitos Bancários

Depósitos a Prazo 50 000,00 € 70 000,00 € Depósitos à Ordem 51 587,26 € 13 282,98 € Total Caixa e Depósitos Bancários 101 587,26 € 83 282,98 €

Total do Activo 454 036,42 € 442 848,88 € Total dos Fundos Patrimoniais e Passivo 454 036,42 € 442 848,88 € Balanço

30 de Setembro de 2018

Rubrica Descrição AquisiçãoAno de Saldo Inicial Aumentos Abates Amortização Exercicio Saldo Final Amortização Exercicio Duodecimos

Saldo Final Duodecimos

Terrenos Terreno do CEO 11 720,17 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 11 720,17 € 0,00 € 11 720,17 € Edifícios Edifício do CEO 2012 339 785,17 € 0,00 € 0,00 € 7 722,39 € 332 062,78 € 5 791,79 € 333 993,38 € Outro Imobilizado Caldeira CEO 2010 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € Outro Imobilizado Hotte central CEO 2011 346,73 € 0,00 € 0,00 € 292,13 € 54,60 € 219,10 € 127,63 € Outro Imobilizado Fogão CEO 2011 430,70 € 0,00 € 0,00 € 362,85 € 67,85 € 272,14 € 158,56 € Outro Imobilizado Contentor CEO 2012 664,20 € 0,00 € 0,00 € 166,05 € 498,15 € 124,54 € 539,66 € Outro Imobilizado Beliches CEO 2016 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € Outro Imobilizado Colchões CEO 2016 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € Outro Imobilizado Alarme CEO 2017 1 689,71 € 0,00 € 0,00 € 241,39 € 1 448,32 € 181,04 € 1 508,67 € Outro Imobilizado Frigorifico CEO (Torre) 2017 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € Outro Imobilizado Caldeira (Simoclima) CEO 2017 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € 0,00 € Outro Imobilizado Armários Alumínio CEO 2017 4 929,22 € 0,00 € 0,00 € 704,18 € 4 225,04 € 528,14 € 4 401,09 € Totais 359 565,90 € 0,00 € 0,00 € 9 488,99 € 350 076,91 € 7 116,74 € 352 449,16 €

Mapa do Imobilizado 30 de Setembro de 2018

(32)

5. I

NVENTÁRIO

Ref. Descrição Quantidade Estado Valor Unit. Valor Total

Caldeira CEO 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Frigorifico CEO 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Maq. Café CEO 1 Bom 0,00 € 0,00 €

9 Colchões CEO 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Utensilios Cozinha CEO 1 Bom 0,00 € 0,00 €

TV LCD 32" CEO 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Ventilador Vórtice TRT CEO 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Hotte Central CEO 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Fogão CEO 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Máquina de Lavar 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Armário PVC 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Fiambreira 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Arca Congeladora 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Sacos -Cama 20 Novo 0,00 € 0,00 €

Termoacumulador 50 Lts 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Aquecedores a Gás 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Videovigilância CEO 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Contentor CEO 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Roupeiro Textil 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Roupeiro Textil 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Fibroplatico para extintores 5 Novo 0,00 € 0,00 €

Extintores de pó quimico 2 Novo 0,00 € 0,00 €

Extintores de água aditivada 2 Novo 0,00 € 0,00 €

Plano rígido 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Total 0,00 €

Corpo Nacional de Escutas

Junta de Núcleo do Oeste

Inventário de Material

(33)

Ref. Descrição Quantidade Estado Valor Unit. Valor Total

Secretária metálica 2 Bom 0,00 € 0,00 €

Mesa de Computador 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Mesa 1x1 5 Bom 0,00 € 0,00 €

Fax Philips Faxjet 317 1 Medio 0,00 € 0,00 €

Mastro de Bandeira c/ lança 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Mastro de Bandeira c/ flor de lis 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Bandeira de Núcleo 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Bandeira do Movimento Escutista Mundial 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Bandeira Nacional 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Urna p/ eleições 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Móvel Telefone 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Cadeiras almofadadas 2 Bom 0,00 € 0,00 €

Estantes de madeira 4 Bom 0,00 € 0,00 €

Estante SUCE 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Furador Leitz 5180 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Carimbo JNO 2 Bom 0,00 € 0,00 €

Armário com porta vidro 2 Bom 0,00 € 0,00 €

Armário com 2 portas 4 Bom 0,00 € 0,00 €

Aquecedor 1 Bom 0,00 € 0,00 €

2 Impressoras 2 Bom 0,00 € 0,00 €

Guilhotina 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Armários 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Total 0,00 €

Corpo Nacional de Escutas

Junta de Núcleo do Oeste

Inventário de Material

(34)

Ref. Descrição Quantidade Estado Valor Unit. Valor Total Impressora EPSON 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Colecção CD Rom Flor de Lis 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Impressora A3 - HP 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Scanner HP 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Projector de vídeo EPSON 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Impressora Multifunções Brother 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Projector de Vídeo Benq MP512ST 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Computador Portátil ACER 2 Bom 0,00 € 0,00 €

Computador Portátil ASUS 6 Bom 0,00 € 0,00 €

Workcenter Konica Minolta 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Impressora HP Color Laser Jet CM1015 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Total 0,00 €

Corpo Nacional de Escutas

Junta de Núcleo do Oeste

Inventário de Material

(35)

Ref. Descrição Quantidade Estado Valor Unit. Valor Total

Tenda Familiar 1 Médio 0,00 € 0,00 €

Canecos 4 Médio 0,00 € 0,00 €

Cafeteiras grandes (Aço Inox) 3 Médio 0,00 € 0,00 €

Tacho 75 litros (Aço Inox) 2 Médio 0,00 € 0,00 €

Tacho 20 litros (Aço Inox) 2 Médio 0,00 € 0,00 €

Panela 20 litros (Aço Inox) 1 Médio 0,00 € 0,00 €

Candeeiro a gás "Hipólito" 2 Médio 0,00 € 0,00 €

Alguidar Grande 8 Bom 0,00 € 0,00 €

Alguidar Pequeno 8 Bom 0,00 € 0,00 €

Fogão gás de bico industrial 5 Médio 0,00 € 0,00 €

Arca Congeladora 425 litros "Vestfrost" 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Cisterna 800 litros 2 Bom 0,00 € 0,00 €

Rádio CB "GE Mobile" 3 Médio 0,00 € 0,00 €

Rádio CB "GE" 1 Médio 0,00 € 0,00 €

Antena Rádio CB Fixa 1 Médio 0,00 € 0,00 €

Tampo de mesa 12 Médio 0,00 € 0,00 €

Cavaletes "Militares" 3 Médio 0,00 € 0,00 €

Escada de alumínio 3 lanços 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Placa MDF 3,0 x 0,8 m 6 Médio 0,00 € 0,00 €

Placa contraplacado 5 mm 102 Médio 0,00 € 0,00 €

Divisão para latrinas 57 Médio 0,00 € 0,00 €

Estantes para material 3 Médio 0,00 € 0,00 €

Remo de casquinha 2 Médio 0,00 € 0,00 €

Bote com motor 1 Mau 0,00 € 0,00 €

Marmita 30 Médio 0,00 € 0,00 €

Caixote Lixo "CMA" 4 Médio 0,00 € 0,00 €

Assador 2 Mau 0,00 € 0,00 €

Valdeta 1 Médio 0,00 € 0,00 €

Pá 3 Médio 0,00 € 0,00 €

Enxada 5 Médio 0,00 € 0,00 €

0,00 €

Corpo Nacional de Escutas

Junta de Núcleo do Oeste

Inventário de Material

Sub-Unidade: Material de Campo Ano Civil de 2018

(36)

Ref. Descrição Quantidade Estado Valor Unit. Valor Total

0,00 €

Oito 3 Bom 0,00 € 0,00 €

Mosquetão Auto Stop 4 Bom 0,00 € 0,00 €

Cadeira de espeleologia "Petzil" 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Corda de rappel dinâmica 60 metros 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Barra de chuveiro 12 Bom 0,00 € 0,00 €

Megafone 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Machado 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Motoserra Sthilt 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Enchadas 8 Bom 0,00 € 0,00 €

Encerado 9,5X7,5 m 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Encerado 4X5 m 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Rede Sombra 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Material Canalização 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Material Eléctrico 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Podoa Beirã 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Machados Nº 2 2 Novo 0,00 € 0,00 €

Cadeiras Plástico 20 Novo 0,00 € 0,00 €

Barrica 220 com torneira 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Colher de pau grande 3 Novo 0,00 € 0,00 €

Candeeiro a Gás 1 Novo 0,00 € 0,00 €

Altar com 3 peças 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Cruz 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Base de Sacrário 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Tenda P20 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Reservatório de água - 1m3 2 Bom 0,00 € 0,00 €

Tubo de água em PVC (metros) 400 Bom 0,00 € 0,00 €

Caixa de acessórios PVC - água 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Sacos de Acessórios PVC - esgoto 3 Bom 0,00 € 0,00 €

Varas PVC esgoto 8 Bom 0,00 € 0,00 €

Total 0,00 €

Corpo Nacional de Escutas

Junta de Núcleo do Oeste

Inventário de Material

Sub-Unidade: Material de Campo (Cont. 1) Ano Civil de 2018

(37)

Ref. Descrição Quantidade Estado Valor Unit. Valor Total

0,00 €

Rolos de cabo eléctrico 22 Bom 0,00 € 0,00 €

Armaduras de florescentes 20 Bom 0,00 € 0,00 €

Projector de tripé 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Lâmpadas de néon 2 Bom 0,00 € 0,00 €

Extintores 8 Bom 0,00 € 0,00 €

Tela Plástica (Rolo) 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Piaçabas 28 Bom 0,00 € 0,00 €

Cabazes plásticos 200 Bom 0,00 € 0,00 €

Tabuleiro de refeição 22 Bom 0,00 € 0,00 €

Bidon para fogo 6 Bom 0,00 € 0,00 €

Reboque 1 Bom 0,00 € 0,00 €

Mastro de bandeira 35 Bom 0,00 € 0,00 €

WC e campo 50 Bom 0,00 € 0,00 €

Total 0,00 €

Corpo Nacional de Escutas

Junta de Núcleo do Oeste

Inventário de Material

Sub-Unidade: Material de Campo (Cont. 2) Ano Civil de 2018

(38)

6. C

ONCLUSÃO

Os nove meses a que se refere o presente relatório, foram intensos e vividos com grande intensidade.

A intensidade que foi vivido deve-se essencialmente ao dinamismo dos jovens e respetivos agrupamentos, pois sem eles as vivências de núcleo não seriam possíveis.

Foram nove meses de crescimento em equipa e em núcleo, onde o trabalho em conjunto em prol dos mais jovens foi essencial para o sucesso das atividades/dinâmicas desenvolvidas.

Na elaboração do plano e orçamento de 2018/2019 e na realização do presente relatório foram tidas em contas as recomendações apresentadas pelo Conselho Fiscal e Jurisdicional Regional.

(39)

7. A

NEXOS

Ano 1ª Secção 2ª Secção 3ª Secção 4ª Secção Dirigentes Total

2009 561 671 461 276 415 2384 2010 585 758 518 267 450 2578 2011 623 792 557 282 462 2716 2012 616 800 543 305 492 2756 2013 649 797 556 282 504 2788 2014 666 832 579 262 537 2876 2015 607 859 606 265 526 2863 2016 641 802 641 271 561 2916 2017 584 781 606 290 555 2816 2018 638 843 656 314 567 3018

Evolução Efectivo Núcleo Oeste

2384 2578 2716 2756 2788 2876 2863 2916 2816 3018 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500

Evolução TOTAL efectivo

Referências

Documentos relacionados

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

Focamos nosso estudo no primeiro termo do ensino médio porque suas turmas recebem tanto os alunos egressos do nono ano do ensino fundamental regular, quanto alunos

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Assim como a amostra da escola privada, foi possível obser- var que na amostra da escola pública, Figura 4, os maiores valores encontrados no estado nutricional de obesidade, foi