• Nenhum resultado encontrado

Acampamento. nível 1 ATIVIDADES RECREATIVAS. N 52 Ano 4/2016 2ª Edição

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acampamento. nível 1 ATIVIDADES RECREATIVAS. N 52 Ano 4/2016 2ª Edição"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Ano 4/2016 2ª Edição

ATIVIDADES RECREATIVAS

www.mundodasespecialidades.com.br

nível 1

Acampamento

(2)

O que vem por aí ///

por Mundo das Especialidades

J

á falamos “Não levar nada Além de fotos, não deixar nada além de pegadas, não matar nada além do tempo”; é com esse pensamento que devemos nos planejar e agir durante um acampamento. No Clube de Desbravadores não existe atividade mais atrativa e espe-rada durante o ano como um acampamento. Quem não se lembra de seu primeiro acampamento, as expectativas, curiosidades, a

quan-tidade de informações...

Ai começam as dúvidas: o que levar? Como Agir? E a roupa? O que levar pra dormir? Onde vou dormir? E a alimentação? Nossa... É uma quantidade enorme de questões que vamos tentar solucionar!

Como já foi dito “Não levar nada Além de fotos, não deixar nada além de pegadas, não matar nada além do tempo”; essa sem dúvida é a primeira regra e o pensamento que deve ser mantido por todos no acampamento. Como Desbravadores somos mordomos do que nosso Deus criou e somos um exemplo para a sociedade, entre nossas funções estão a preservação, o cuidado e o carinho com as coisas que o Criador fez com tanto zelo, e se possível devemos deixar o local melhor do que encontramos. QUEM ESCREVE EXPEDIENTE 2ª Edição: Disponível em www.mundodasespecialidades.com.br Direção Geral:

Khelven Klay de Azevedo Lemos Diagramação e Edição: Khelven Klay de A. Lemos

Coord. de Guias das Especialidades: Thomé Duarte

Editoração e Revisão : Aretha Stephanie Autor: Aênio Rodrigues Nascimento Impressão: Servgrafica Editora

SITE MUNDO DAS ESPECIALIDADES Telefones:(84)8778-0532

E-mail:mundodasespecialidades@hotmail.com Site: www.mundodasespecialidades.com

Facebook:Facebook.com/mundodasespecialidades DIREITOS RESERVADOS:

A reprodução deste material seja de forma total ou parcial de seus textos ou imagens é permitida, des-de que seja referenciado o Mundo das Especialida-des e seus autores pela nova autoria ao fim de seu material. Todos os direitos reservados para Mundo das Especialidades

UNIÃO NORDESTE BRASILEIRA UNIÃO LESTE BRASILEIRA

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA MINISTÉRIO DOS DESBRAVADORES Natal, RN, Abril de 2016 AÊNIO RODRIGUES mundodasespecialidades mundodasespecialidades@hotmail.com mundodasespecialidades www.mundodasespecialidades.com.br

Bom Estudo!

(3)

ATIVIDADES RECREATIVAS

Estadia e pernoites

É comum após um acampamento ficar lixo, sisal, madeira, cin-zas, tocos queimados, entre outros dejetos e tudo isso deixa o local pior do que encontramos, logo mais vamos ver como fazer com esse materiais.Que tal conhecermos um pouco de alguns equipamentos que podemos utilizar? Primeiro vamos ver alguns pra uma boa noite de sono:

Saco de dormir: É uma ótima escolha pra quem não gosta muito do volume e peso de colchonetes ou colchões, prático no manuseio, leve pra ser carregado e melhor ainda pra ser acomodado na mochila. O saco de dormir, pode ser utilizado tanto dentro como fora de uma barraca, porém, para se utilizar fora, é melhor ver em que época será realizado o acampamento, pra não ser surpreendido com uma chuva! Colchonete: Se encaixa nas características do saco de dormir, porém seu preço é bem menor, e dependendo da espessura tem-se também uma grande facilidade em acomodá-lo junto com a bagagem, porém, nem sempre são muito confortáveis.

Colchão inflável: Quando se fala de conforto e praticidade, é dele que falamos. Ficou muito popular nos últimos anos por seu conforto proporcionado em um acampamento, sem contar que em acampa-mentos onde chove muito e pela barraca ter sido montada de forma irregular ele ainda ajuda no salvamento de seu equipamento, por ser impermeável com seu equipamento em cima, ele ainda te “salva” de ter seus pertences molhados. Rede: Um item muito interessante quando se fala em dormir, é mui-to utilizado em acampamentos de verão, acampamentos com grupos menores ou em treinamentos de sobrevivência. Sua vantagem está na facilidade de ser montada, peso e acomodação na bagagem. Hoje já existem redes mais preparadas para acampamentos, com teto (TARP) e até áreas preparadas pra serem colocadas as bagagens.

O que levar na mochila?

Alguns itens são indispensáveis, e é muito interessante que sejam comprados ou adquiridos com uma boa análise pra não se jo- gar dinheiro fora, ver sua praticidade, comodidade, fácil manuseio, fá-cil manutenção e, claro, a durabilidade. Uma dica legal é perguntar aos acampantes mais experientes o que se levar, qual comprar e onde comprar é muito interessante, e até quem sabe aprender dicas e práti-cas de manuseios. É comum que acampantes de primeira viagem levem muitas coisas ou esquecerem-se de levar algumas coisas essenciais pra um bom acampamento, não se deve levar nada além do que se precisa, e isso vai variar dependendo do local, quantidade de dias, estação do ano, e com quem se vai dormir na barraca.

(4)

w

>>> Observe que em noites frias você claramente vai precisar estar bem agasalhado. Se possível, levar tocas, luvas, cachecol ou até mes- mo um shemagh. Busque deixar tudo programado com seus compa-nheiros de barraca sobre onde vão dormir, colchão, colchonete e saco de dormir. Assim podem deixar combinado quem deve levar algo mais quente para dormir e. em situações mais extremas, o calor humano pode ser bem aconchegante e quentinho.

Barracas

Uma grande alegria pra o desbravador é a oportunidade de dormir em uma barraca. Algo tão leve, prático e fácil de ser montado não é? Mas anos após anos desbravadores reclamam de suas roupas molhadas, que sua barraca foi alagada e outras situações muito desesperadoras. Na hora da chuva a barraca deve ser um local de refúgio e não de desespero, alguns anos atrás vi uma desbravadora que saiu de sua barraca, que estava montada de forma irregular, no meio da chuva com sua única peça SECA pra secar o teto da barraca porque, segundo ela, estava molhando tudo dentro.

1. Uma barraca bem montada não poderá ter o sobreteto encostando no teto ou mosquiteiro. Os estabilizadores (varetas) laterais deverão estar bem esticados, sempre. SEMPRE TENSIONAR BEM A BARRACA, seguindo a costura. A costura do teto é uma guia para os estabilizado-res (varetas) laterais. 2. Escolha um local plano, verifique se não existem pedras, gravetos, buracos ou qualquer objeto que possa prejudicar a integridade física da barraca. 3. Não acampar debaixo de árvores, pois galhos secos podem cair e furar a barraca e até mesmo machucar o acampante. 4. Sempre verificar a direção do vento pra o mesmo não levar ou até mesmo quebrar as varetas. A porta da barraca deve sempre ficar em lado oposto a direção do vento.

5. Para conservar sua nova “casa”, guarde-a sempre seca e limpa, pois a sujeira pode danificar a qualidade do tecido e das costuras. Ao lavar, use sempre água abundante. Se não for suficiente, um detergen-te ou sabão neutro. Deixe secar, de preferência, à sombra. Jamais a deixe montada ao ar livre por longos períodos. Lembre-se: sol, vento e chuva são prejudiciais aos tecidos. Se possível limpar com pano seco no local do acampamento 6. Se você utiliza muito a sua barraca, ela poderá apresentar sinais de desgastes principalmente quanto à impermeabilização, qualidade fundamental de uma barraca. Utilize produtos impermeabilizantes sobre o tecido e prolongue, assim, a vida do seu equipamento. >>>

03 . . . .

Acampamento 1 * Atividades Recreativas www.mundodasespecialidades.com.br

Guia das Especialidades

ATIVIDADES RECREATIVAS

Se ligue!

Itens que em todos os acampamen-tos são necessários:

•Bíblia (Desbravador não pode nunca andar desarmado)

•Cantil

•Canivete (sempre bom solicitar ao membro da direção que o auxilie no uso)

•Talheres •Papel higiênico

•Medicação (Faz-se necessário avisar ao seu conselheiro ou ao padioleiro que medicação você toma e se possível deixar com algum de-les)

•Lanterna (Adquira essas novas de LED, são mais econômicas, práticas e sua potência é maior)

•Colchão inflável, colchonete, saco de dormir ou rede

•Material de higiene pessoal •Protetor solar

Sobreteto

zíper

mosquiteiro

ilhós

varetas

cortina

É

muito comum se utilizar em acampamen-tos de chuva uma lona abaixo do chão da barraca, essa pratica não é adequada, pois quando chove o solo abaixo da barraca precisa drenar a água e com a lona abaixo do teto são criadas poças que só ajudam a “alagar”.

(5)

w

7. Um avanço lateral ou frontal é importante para guardar o material durante a noite. Barracas para duas pessoas com duas portas pode ser uma ótima opção, deixando as duas pessoas independentes e com avanço para cada uma individualmente guardar seus equipamentos. Por outro lado, algumas barracas possuem uma porta apenas com um grande avanço, que poderá ser facilmente compartilhado. 8. Jamais, em tempo algum, acenda um fogareiro dentro da barraca. Além do náilon ser ultra inflamável, o fogareiro rouba todo o oxigênio disponível e poderá, facilmente, causar a morte por asfixia dos usuá-rios.

Condições Sanitárias

Agora que já temos uma noção do que levar e de nossa barra-ca que tal analisarmos um ponto muito importante no acampamento. A higiene tanto pessoal quanto do local. Querido desbravador, pode ser algo muito bobo, mas não es- pere que no local de acampamento você encontre um banheiro da for-ma que você tem em sua casa. No acampamento temos que lembrar de que estamos em um ambiente que não devemos modificar, e sim nos adequar da melhor forma possível a ele. Então preste atenção em mais essas dicas e informações.

1. Observe o local separado pela direção para banho, lá somente é para BANHO. Não devemos brincar ou pensar que é local de LAZER. 2. No local do banho, não deixe caixas ou embalagens de seus produ-tos de higiene pessoal; 3. Não contamine a água que vai ser utilizada para alimentação com nenhum tipo de dejeto. 4. No local conhecido como SETOR X (nosso banheiro improvisado) respeite o ambiente e as regras lá estabelecidas. Se for possível, após a sua utilização jogue um pouco de CAL. Ele evita o mau cheiro e inse-tos indesejáveis. 5. Na confecção do Setor X, observe questões como VENTO, CÓRRE-GO ou até mesmo LENÇÓIS FREÁTICOS. 6. Quando acabar o acampamento, lembre-se de enterrar a latrina do Setor X e não deixar de algum jeito quaisquer vestígios. 7. Nunca cuspa na água quando estiver escovando os dentes. Cuspa na areia.

ATIVIDADES RECREATIVAS

Sobreteto

cortina

Você sabia?

Quando for comprar sua barraca A. na hora de comprar barraca, prefira barraca que se encaixe com sua neces-sidade. B. Compre sempre as que possuem teto e sobreteto separados. C. Procure varetas com espessura gran-des para garantir resistência contra o ventos fortes.

D. Se possivel, dê prefereencia às que possuem colunas d`água superiores a 800mm

E. Observe se os acabamentos e costu-ras são de boa qualidade.

(6)

Canivetes e facas

Um bom canivete pode ser um substituto eficiente da faca, desde que possua uma lâmina forte e que permaneça firme quando aberto. Lembre-se que deve ser evitada a ostentação desnecessária da faca e do canivete, que devem ser levados à cinta, única e exclu-sivamente quando estiver em uso, caso contrário deve ser levada nos bolsos da mochila. Um bom facão é outro instrumento de grande utili-dade, podendo inclusive substituir o machado em serviços mais leves. É importante que seja de boa qualidade para que tenha a resistência necessária. O uso do facão é serviço pesado, e caso não tenha a qua-lidade necessária torna-se muito perigoso. Deve ser leve, porém sua construção deve ser tal que quando em movimento ganhe a energia necessária aos cortes a que se destina. O exemplo das facas, os cabos devem ser de boa qualidade, anatômicos e sem protuberâncias a fim de que não machuquem as mãos. É sempre preferível que quando fora de uso seja levado em sua bainha. Quando em uso, certificar-se sempre de que não existem pes- soas no raio de alcance da ferramenta. Quando caminhar, muito cui-dado com o equilíbrio, pois quedas quando se segura facões podem causar sérios acidentes. A faca é uma ferramenta bastante útil para o desbravador e, por isso, deve ser bem comprada e bem cuidada. Ao comprar a faca, verifique se o cabo é resistente e se a faca está bem equilibrada. Normalmente as facas já são vendidas com bai-nha. Se a sua não tiver, deverá arranjar uma o mais depressa possível. Você pode sempre decorar a bainha da faca com coisas que te identi-fiquem, como uma espécie de marca pessoal. >>>

05 . . . .

Acampamento 1 * Atividades Recreativas www.mundodasespecialidades.com.br

Guia das Especialidades

ATIVIDADES RECREATIVAS

Barracas Banheiro

Se você gosta de aventuras em montanhas com o excesso de pessoas nesse tipo de atividade, a falta de estrutura em banheiros tem se tornado um grande pro-blema, transformando locais de camping em verdadeiros campos minados. O montanhista Maxi-mo Kausch conta coMaxi-mo resolveu o problema em suas expedições com a criação das barracas ba-nheiro. Utilizando de uma barra-ca já velha, esta estrutura tem se tornado útil.

Na imagem, faca Cavallini Explorer foi criada pelo próprio Celso Cavallini para suprir suas necessidades em suas expedi-ções e é produzida pelo renomado Cutelei-ro Ricardo Vilar. É uma faca extremamen-te operacional, preparada para aguentar grandes desafios.Conheça mais através do e-mail: LojaCavallini@gmail.com

Se ligue!

Utensílios de Cozinha

Os materiais de cozinha devem ser bem lava-dos e armazenalava-dos em uma cozinha prepa-rada com pionerias, lembrando-se de nunca agredir a natureza, levar sempre materiais de limpeza que seja biodegradáveis, não levar limpa alumínio porque suja rios e lençóis fre-áticos. Selecionar uma área exclusiva pra lava-gem de panelas e pratos, que seja um pouco afastada do rio pra não sujarmos com os de-jetos orgânicos e os dede-jetos dos produtos de limpeza.

(7)

ATIVIDADES RECREATIVAS

Como entregar a faca a alguém

Alguns acabam sempre se cortando com facas (e mesmo ca-nivetes) ao receberem-nas de outra pessoa. O desbravador deve saber como entregar corretamente uma faca, e também ter o devido cuidado ao recebê-la de outra pessoa. Não há uma maneira única de entregar a faca. Apenas é preciso ter cuidado para ninguém se cortar com a lâmina.

Como cortar gravetos

Para evitar um corte no dedo ou na mão, os movimentos da faca devem ser sempre feitos para fora do nosso corpo, no sentido oposto à mão com que seguramos a madeira ou graveto. Assim, a lâmina da faca nunca vem contra nós.

Além disto, você deve ter o cuidado de deixar a faca de ma-neira que ninguém se corte na lâmina. Deixar a faca no chão é um dos erros mais comuns de alguns: Além de apanhar umidade e de alguém poder pisar e parti-la, alguém descalço ou de chinelos pode cortar-se. Também espetar a faca num cepo pode ser perigoso, pois alguém pode cortar-se ao passar por ali, além de acabar por torcer o bico da faca caso seja espetada de ponta. Nunca esquecer que quando espe-tar uma faca num cepo é apenas por alguns minutos ou segundos, e que o local não pode ser frequentado por outras pessoas, se não al-guém pode se cortar. Nunca espetar a faca na terra - se espetar na terra poderá encontrar uma pedra que estrague o seu fio. Mesmo espetando em areia, há sempre prejuízo para o fio da lâmina.

Errado: Ao dar a faca com a lâmina para frente, a pessoa que a recebe pode se cortar, mesmo que vá pegar no cabo. Uma faca deve sempre ser entregue

com o cabo livre para se pegar.

Errado: Quando a pessoa que recebe puxar a faca, a lâmina desliza sobre os

dedos de quem está entregando, cortan-do-os de imediato.

Correto : A pessoa que entrega a faca nunca se corta, porque os dedos estão fora do alcance da lâmina. Por seu lado, a pessoa que a recebe, tem o cabo completamente livre para pegar, ficando igualmente fora do alcance da lâmina.

NÃO

SIM

Você sabia?

Cuidados com a faca

A faca deve andar sempre na bainha, quando não estiver em uso. No fim dosa-campamentos e atividades, siga sempre os seguintes passos:

1- Limpá-la cuidadosamente de todos os detritos, usando detergente se for

preci-so.

2- Secar bem toda a faca, para evitar fer-rugem.

3- Afiar a lâmina para ficar pronta para a próxima atividade.

4- Untar a lâmina (e outras partes metáli-cas) com óleo para proteger da ferrugem. 5- Embrulhá-la com plástico, para conser-var o óleo.

6- Guardá-la numa gaveta ou caixa onde ficará em segurança.

Enquanto estiver no campo e usando a faca, talvez precise guardá-la e não tenha a bainha por perto, ou então ter a faca tão suja que não queira guardar na bai-nha. Alguns cometem os maiores erros nestas horas, mas você, como bom des-bravador, fará o correto.

(8)

Você sabia?

Segurança

Além de saber manejar corretamente o machado, você deve igualmente saber tomar todas as medidas de segurança re-lativamente a está ferramenta.

Tal como a faca, canivete ou outra fer-ramenta cortante, o machado não deve ser deixado caído no chão, encostado a uma árvore e muito menos cravado no tronco vivo de uma árvore. O seu manejo deve observar regras de segurança para o utilizador, assim como para pessoas que se encontrem por perto.

Devemos ter todo cuidado ao usar o machado para que este não atinja sua perna ou braço. Se estiver segurando com a mão no tronco ou galho que esta sendo cortado, verifique se a mão não esta ao alcance de nenhum golpe desvia-do por acaso.

Machado ou machadinha

A diferença entre o machado e a machadinha está no tama-nho. O machado é grande e usa-se com as duas mãos. A machadinha é bem menor e basta uma mão para manobrá-la. O acampante costu-ma usar a machadinha. A machadinha, usada só com uma mão, requer mais pontaria do que força. Os golpes com a machadinha são dados pausadamente, calculando sempre o local do golpe, e sem excesso de força. O ma- chado, apesar de ser pego com duas mãos, usa-se também pausada- mente, sem força excessiva e apostando sempre na pontaria. A macha-dinha, por poder ser usada apenas com uma mão, deve se pegar na ponta do cabo, e não no meio dele. Tem-se melhor balanço, e é preciso fazer-se menos força. Sempre que começamos usar um machado, devemos verificar o seguinte:1 - Se a cunha está bem fixa. Mergulhar o machado em água faz inchar a madeira e assim garantir melhor a fixação do cabo na lâmina. 2- Se não há ninguém por perto que possa ser atingido por um golpe. A. Para cortar um galho, nunca devemos fazer sobre terra, pois a lâmi-na acabará sempre atingindo o solo, estragando o fio. Deve-se sempre apoiar o galho em cima de um cepo mais grosso.

07 . . . .

Acampamento 1 * Atividades Recreativas www.mundodasespecialidades.com.br

Guia das Especialidades

ATIVIDADES RECREATIVAS

Se ligue!

Não usar a faca (ou canivete) num veículo em movimento, como por exemplo, num ônibus ou carro. Um solavanco inesperado pode cau-sar um acidente com a lâmina. No caso de uma freada brusca, a faca pode espetar-se no seu corpo ou atingir outra pessoa. Quando come-çar usar a faca, canivete ou machado tenha a preocupação de verificar se tem pessoas pró-ximas de você, que poderiam vir a serem víti-mas de algum deslize da lâmina. Se transpor-tar a faca dentro da mochila, deve ter cuidado para não enfiá-la à força no meio das coisas, pois o bico da faca pode furar a bainha e ras-gar o material ou mesmo a mochila.

olhal

pescoço

face

fio da

lâmina

cabo

pega

NÃO

SIM

(9)

B. O ponto onde vamos cortar deve estar bem apoiado e o mais fixo possível. Nunca desferir golpes com o machado sobre um ponto do galho que esteja sem apoio, pois o efeito será fraco e o galho ao vibrar pode fazer com que o machado salte e atinja o utilizador. C. A inclinação do machado é importantíssima para o efeito dos gol-pes. Nunca se deve dar os golpes com a lâmina num ângulo de 90º, ou seja, na vertical. Deve-se inclinar sempre o machado para fazer aproxi-madamente um ângulo de 60º. D. A técnica precisa de duas zonas de golpe: a primeira de um lado, e a segunda do lado oposto e mais em cima. Esta técnica aplica-se tanto para um galho, como para um tronco, como para árvores. No caso de uma árvore, esta cairá para o lado da primeira zona de golpe.

ATIVIDADES RECREATIVAS

NÃO

NÃO

90º 60º

NÃO

NÃO

SIM

SIM

SIM

SIM

Os golpes devem ser alternados, ora inclinados para a esquerda ora para a direita. Desbastar um tronco Para limpar ou desbastar um galho ou tronco, co- meça-se pela parte mais grossa e vai-se avançan-do em direção à ponta, no sentido de crescimento da árvore. Se os golpes forem dados no sentido contrário, acabará por rachar o tronco. O machado nunca deve ser usado como martelo, pois não foi para isso que foi feito.

Cortando um cabo verde

Para cortar uma vara verde, segure pela parte de cima para envergar. Os golpes devem ser dados com inclinação de 60º e não perpendicularmente à vara. Vergar a vara aumenta o efeito de corte do machado.

(10)

E. Para rachar lenha, comece cravar a lâmina no tronco (não precisa ser com muita força), junto a uma das extremidades. Em seguida, vai batendo com o conjunto tronco-machado em cima de um cepo. Aos poucos o machado vai-se enterrando cada vez mais no tronco, rachan-do-o ao meio.

Como guardar o machado: O machado deve ficar guardado den-tro da respectiva bainha, ou cravado num cepo ou num suporte próprio montado no campo. Para cravar o machado num cepo é comum ver pessoas desferirem grandes golpes sem grandes resultados. A técnica consiste unicamente em espetar a lâmina em bico, e não com o fio todo. Para isso, a lâmina deve ficar paralela ao cepo. Transporte: O transporte do machado é outro fator importante na se-gurança. Quando o transportar na mão, segure-o sempre pela lâmina, e nunca pelo cabo. Os iniciantes, quando pegam no machado pela pri- meira vez, costumam andar com ele segurando no cabo e balancean-do-o, arriscando-se a bater com a lâmina nas pernas ou atingir algum colega. Se o machado for grande poderá levá-lo ao ombro, mas sem-pre com o fio da lâmina virado para fora. Quando se passa o machado a outra pessoa, devemos entregá-lo sempre segurando na lâmina, para que se possa pegar facilmente no cabo.

09 . . . .

Acampamento 1 * Atividades Recreativas www.mundodasespecialidades.com.br

Guia das Especialidades

ATIVIDADES RECREATIVAS

Fazendo estacas

Para afiar uma estaca, devemos apoiá-la em cima de um cepo, e golpeá-la com pontaria, como na fi-gura. A cada golpe vire um pouco a estaca. Uma estaca deve ter a parte de trás ligeiramente desbas- tada, como na figura acima, para evitar que, ao ba-ter nela, se desfaça.

NÃO

NÃO

SIM

SIM

Se ligue!

Para evitar a ferrugem, devemos seguir al-guns conselhos:

!- Quando regressar de uma atividade, limpe bem o machado, para tirar toda a sujeira e umidade.

2- Para retirar ferrugem, use palha de aço. 3- Para conservar o machado sem ferrugem, unte a lâmina com óleo Singe, e embrulhe com plástico.

(11)

Fogo do Conselho

Uma atividade muito esperada em um acampamento é a con- versa à noite ao redor de uma fogueira, um momento de confraterniza-ção, descanso, até mesmo um momento pra instrução ou o magnífico “FOGO DO CONSELHO”, um momento de adoração e um dos mais belos encontros com Deus. Mas a fogueira além de ser pra tudo isso tem sua comodidade que é espantar animais que possam fazer mal ao bom andamento do acampamento. 1- Local: Não deve ser próximo à barracas ou a materiais inflamáveis como madeira ou capim seco. 2- Ter sempre próximo um balde com água ou areia pra poder apagar o fogo com facilidade para uma eventual necessidade. 3- Se for necessário mexer no fogo, cuidado ao utilizar materiais que são condutores de calor ou que inflamam com facilidade. 4- Cuidado ao armazenar os fósforos pra eles não acabarem sendo molhados 5- Nunca utilizar madeira “VERDE” (madeira retirada de árvores vivas) 6- Em períodos de chuva proteger a lenha com lona

Pão no Espeto

Algo bem legal de se praticar no acampamento é a cozinha rupestre, onde devemos aprender a preparar refeições rápidas e sem utilização de utensílios de cozinha. Uma das mais legais de ser feita é o pão de caçador ou pão no espeto. Coloque em um recipiente a água morna e dilua o sal. Em outro recipiente, misture o fermento com a farinha, faça um montinho com um buraco no meio e coloque um pouco da água preparada anteriormente. Com a ponta dos dedos vá misturando tudo e acrescentando água até que a massa esteja bem homogênea e não grude mais nas mãos. Com a massa pronta, faça umas “minhocas” gigantes e enrole em pedaços de bambu ou espetos feitos com galhos secos. Coloque os espetos a uma distância de 10 a 15 cm de um fogo em brasa (nunca nas chamas), girando até que toda a sua volta esteja assada. Depois, é só saborear os pães! Bom apetite!

Guia das Especialidades

ATIVIDADES RECREATIVAS

Fogo do Conselho

Se ligue!

Como nossa regra é sempre preservar a natureza, não agredi-la, sujá-la ou prejudicá-la de alguma forma a prática de “QUEIMAR O LIXO” não deve ser realizada. O lixo queimado traz muito prejuízos ao acampamento, acam-pantes e, claro, à natureza.

O lixo orgânico pode e deve ser enterrado em um local conhecido como LATRINA, que deve ser um buraco de 1,5M longe do acam-pamento e rio. Os demais materiais devem ser armazenados em um local próprio e ser trazido à cidade onde deve ser descartado de forma adequada. Ingredientes: 500 g de farinha de trigo 1 colher de sopa de sal 1 xícara de água morna 1 pacote de fermento

Pense sobre isto!

Lições para a vida

Aproveite também o tempo do acam-pamento para tirar lições espirituais so-bre seu relacionamento com Jesus, pais e amigos. É neste momento quando esta-mos refletindo que cresceesta-mos e amadu-recemos.

Referências

Documentos relacionados

Para o menino Momik, a constituição de sua própria memória, no que diz respeito ao trauma não vivido do holocausto e a constituição de si mesmo como judeu, se dará necessariamente

A exposição ao subprime e o agudizar da crise de liquidez e de crédito reflectiu-se de forma extrema em muitas instituições financeiras que, ou foram nacionalizadas

Solução. João vai à praia se, e somente se, Marcelo joga basquete.. Negação de “Ou… Ou…” é “se, e

O modelo Booleano baseia-se na combinação de vários mapas binários, em cada posição x,y para produzir um mapa final, no qual a classe 1 indica áreas que

Toxicidade para órgãos-alvo específicos – exposição repetida Não disponível.

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso

Paulo, então, partiu para a Macedónia, e depois de viajar pela região, chegou à Grécia, onde perma- neceu por três meses (Atos 20:1-3).. Muito pouco antes de sua partida de

novas artes da vida (e da morte): qualidade de vida, nova era, biomímese.. The