• Nenhum resultado encontrado

Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Aluno(a):_____________________________________________________________ Código:__|__|__|__|__

Série: 3ª

Turma: _______

Data: ___/___/___

"A longa crise da economia e da sociedade europeias durante os séculos XIV e XV marcou as dificuldades e dos limites do modo de produção feudal no último período da Idade Média. Qual foi o resultado político final das convulsões continentais da época? No curso do século XVI, o Estado Absolutista emergiu no Ocidente."

(ANDRESON, P. Linguagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1985: 15.)

01. Responda os itens que se seguem:

a) Destaque e explique alguns elementos que favoreceram o surgimento do absolutismo na Europa. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Thomas Hobbes foi um dos grandes teóricos do absolutismo. Em que consiste sua teoria do contrato social.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ Este fluxo de prata é despejado em um país protecionista, barricado de alfândegas. Nada sai ou entra em Espanha sem o consentimento de um governo desconfiado, tenaz em vigiar as entradas e as saídas de metais preciosos. Em princípio, a enorme fortuna americana vem, portanto, terminar num vaso fechado. Mas o fecho não é perfeito [...] Ou dir-se-ia tão comumente que os Reinos de Espanha são as “Índias dos outros Reinos Estrangeiros”.

BRAUDEL, Fernand. O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico à época de Felipe II. Lisboa: Martins Fontes, 1983-1984, v.1, p. 523-527.

02. Responda os itens que se seguem:

a) Identifique a prática econômica a que se faz referência nesse texto. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Cite o principal objetivo dessa prática.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

c) Mas o fecho não era perfeito [...] Ou dir-se-ia tão comumente que os Reinos de Espanha são as “Índias dos outros Reinos Estrangeiros”. Explique o sentido histórico dessa frase.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ "Assim em Paris e nas grandes cidades, a burguesia era superior à nobreza em riqueza, em talento e em méritos pessoais. Inclusive nas cidades de província ela era superior à nobreza rural; e ainda que sentisse esta superioridade, era humilhada e excluída da carreira militar pelos regulamentos do exército e também excluída do alto clero, e, já que a escolha dos bispos e dos altos dignatários eclesiásticos recaía sobre os nobres, ela o era também em muitos capítulos de catedrais. Também a alta magistratura a rejeitava, pois a maioria das cortes soberanas só admitia nobres em seu seio. Inclusive para ocupar os cargos menos importantes no quadro de funcionários do Conselho de Estado aos lugares eminentes de intendente, eram exigidas provas de nobreza nos últimos tempos."

Marquês de Bouilli IN: Ilmar R. Mattos e outros. História. Rio de Janeiro: Francisco Alves/ Edutel, 1977, p.83

03. O trecho acima é parte das memórias de um nobre francês do século

XVIII. Sua vida, em boa parte, coincidiu com a crise da - Sociedade do Antigo Regime. Uma expressão dessa crise foi a formulação e difusão de ideias - as ideias iluministas - por meio das quais criticavam-se as estruturas que davam sentido a essa sociedade.

a) A partir da leitura do texto, IDENTIFIQUE um elemento característico da Sociedade do Antigo Regime que foi duramente criticado pelos filósofos iluministas.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) INDIQUE e EXPLIQUE 1 (uma) ideia proposta pelos expoentes do Iluminismo que se contrapunha ao elemento identificado no item anterior e que, no entender desses filósofos, era de fundamental importância para a construção de uma "sociedade mais justa e feliz". ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

(2)

04. Em princípios de 1789, a França era uma sociedade do Antigo Regime.

A crise dessa estrutura manifestou-se ao longo desse ano, dando início a um período de transformações que se estendeu por dez anos: a Revolução Francesa.

a) INDIQUE 3 (três) características de natureza político-social da sociedade do Antigo Regime na França.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) INDIQUE 3 (três) transformações operadas durante o 1o momento da Revolução Francesa - a "Era das Instituições" (1789 -1792) - que evidenciam o caráter revolucionário dessa experiência histórica.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 05.

Charge capa da revista "O Malho", de 1904.

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_lOSe7CxJx6Q/SXr7I2vU5I/ AAAAAAAAAmw/-SxB_9jwA2Q/s400/Rep+Velha+- +Revolta+da+Vacina,+no+centro+Oswaldo+Cruz,+1904.+Revista+O +Malho..jpg Acesso em: 27, setembro, 2013.

Uma revolta nos “trilhos” das desigualdades que marcaram a República Velha.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/guerracontestado. htm Acesso em: 27, setembro, 2013.

Nas duas primeiras décadas do século XX, o Brasil passou por um importante processo de modernização.

Todavia, as políticas higienistas e os investimentos em infraestrutura e transporte não levaram a uma melhoria imediata das condições de vida para toda a população. Assim sendo, grupos excluídos reagiram organizando movimentos contestatórios na cidade e no campo. Identifique e analise dois desses movimentos (um urbano e um rural), enfatizando suas motivações e reivindicações.

a) Movimento urbano. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Movimento rural. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 06.

Essa cova em que estás, com palmos medida, é a conta menor que tiraste em vida. É de bom tamanho, nem largo nem fundo, é a parte que te cabe deste latifúndio. Não é cova grande, é cova medida, é a terra que querias ver dividida.

(João Cabral de Mello Neto, Morte e Vida Severina)

a) Qual o conflito social abordado neste poema?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Transcreva dois trechos do poema em que fica bem caracterizado esse conflito. Explique-os. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

(3)

07. O bandido social é, em geral, membro de uma sociedade rural e, por

razões várias, encarado como proscrito ou criminoso pelo Estado e pelos grandes proprietários. Apesar disso, continua a fazer parte da sociedade camponesa de que é originário e é considerado herói por sua gente, seja ele um justiceiro, um vingador ou alguém que rouba dos ricos.

(Carlos Alberto Dória, Saga. A grande história do Brasil)

a) Utilizando a definição acima, explique o movimento do cangaço brasileiro. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Explique as origens e motivações desse movimento

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

08. Leia os textos a seguir.

A Rio+20 será uma das mais importantes reuniões globais sobre desenvolvimento sustentável de nosso tempo. No Rio, nossa visão deve ser clara: uma economia verde sustentável que proteja a saúde do meio ambiente e apoie o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio através do crescimento da renda, do trabalho decente e da erradicação da pobreza.

Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon

O desenvolvimento sustentável não é uma opção! É o único caminho que permite a toda a humanidade compartilhar uma vida decente neste único planeta. A Rio+20 dá à nossa geração a oportunidade para escolher este caminho. Sha Zukang, Secretário-Geral da Conferência Rio+20

Disponível em: <http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/03/Rio+20_Futuro_que_queremos_guia.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2012.

a) O que é desenvolvimento sustentável?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

b) Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio (ODM), que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Cite um dos Objetivos do Milênio.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ c) Em Uganda, uma transição para uma agricultura orgânica gerou receita e renda para pequenos agricultores e beneficiou a economia, a sociedade e o meio ambiente.

Como a agricultura orgânica beneficia o meio ambiente?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 09. Observe a charge. (www.fabianocartunista.com. Adaptado.)

Cite quatro problemas ambientais gerados pela forma urbana de viver representada na charge.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

10. As cidades são aglomerados humanos que surgem, crescem e se

desenvolvem de acordo com uma dinâmica espacial definida por circunstâncias históricas, socioeconômicas e ambientais. O processo de industrialização e a urbanização têm provocado o crescimento acelerado das cidades, bem como profundas alterações em sua superfície e em suas formas horizontais e verticais, o que resulta, quase sempre, em fontes adicionais de calor, sobretudo nas grandes cidades.

(4)

Fonte: Adaptado de Clinton Fundation, 2010.

a) Qual o nome do problema ambiental representado na figura?

____________________________________________________________ b) Explique os fatores que justificam o aumento da temperatura na área urbana e sua diminuição na área rural.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ c) Indique duas alternativas ambientalmente corretas que podem ser implementadas nas cidades para minimizar, ou até mesmo, solucionar o aumento da temperatura. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

11. Sobre o processo de urbanização esclareça:

a) Como ocorreu nos países desenvolvidos?

____________________________________________________________ b) Como ocorreu nos países subdesenvolvidos?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________

12. Estabeleça a diferença e cite exemplos de:

a) Megacidades ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Megalópoles ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

13. Sobre as metrópoles responda:

a) Conceito.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Cite exemplos de metrópoles globais na América, Ásia e África. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

14. Sobre a América Latina explique:

a) O modelo de desenvolvimento

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Quais são os países que ficam de fora desse modelo?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

15. A Escola Marxista tem na teoria do conflito um dos seus fundamentos

mais importantes em termos sociológicos. O materialismo histórico se fundamenta na inversão da dialética hegeliana e afirma que toda a histórica é feita com base no antagonismo de classes. os conflitos nascem das contradições, sendo estas resultantes do acesso desigual aos meios de produção.

Analise a ideia de antagonismo de classes e sua constatação objetiva na história. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

16. Uma pequena cidade no interior do Paraná está provando que

machismo é coisa do passado. Com 15 mil habitantes, conforme o IBGE, Ampére (a 150 quilômetros de Cascavel), no Sudoeste, tem fartura de emprego para as mulheres. Ex-donas de casa partiram para o trabalho fixo, enquanto os homens, desempregados ou não, passaram a assumir os serviços domésticos. Assim, elas estão garantindo mais uma fonte de renda para a família, além de eliminar antigos preconceitos. A situação torna-se ainda mais evidente quando os homens estão desempregados e são as mulheres que pagam as contas básicas da família. Conforme levantamento informal, em Ampére, o número de homens sem vínculo empregatício é maior do que o de mulheres. Para driblar as dificuldades, eles fazem bicos temporários e quando não há serviço, tornam-se donos de casa. O motivo para essa mudança de comportamento é a [...] Industrial Ltda., uma potência no setor de confecções que dá emprego a 1200 pessoas, das quais 80% são mulheres. Com a fábrica, famílias migraram do interior para a cidade. As mulheres abandonaram o posto

(5)

de donas de casa ou de empregadas domésticas, aprendendo a apostar na capacidade de competição”.

(Costa, Ilza Costa. Papéis trocados. Gazeta do Povo,Curitiba, 01 out. 1999. p. 14.)

O fenômeno da troca de papéis sociais, relatado no texto, ilustra a base da tese usada por Karl Marx (1818-1883) na explicação geral que formula sobre a relação entre a infraestrutura e a superestrutura na sociedade capitalista. Com base no texto e nos conhecimentos sobre essa tese de Karl Marx, explique o que é superestrutura.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

17. A sociologia marxista propõe uma interpretação da sociedade que

toma as condições materiais de existência dos homens como fator determinante dos fenômenos sociais. Segundo Marx, é a consciência que determina o ser social ou o ser social que determina a consciência? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

18. Na produção social que os homens realizam, eles entram em

determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade – fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social.

MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política. In. MARX, K. ENGELS F. Textos 3. São Paulo. Edições Sociais, 1977 (adaptado).

Engels reconhece que uma das descobertas mais importantes de Marx foi o conceito de mais-valia, determinante nas relações sociais de produção do sistema capitalista e elemento fundamental da riqueza dos donos dos meios de produção. Explique o que é mais-valia.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

19. Durante a dominação macedônica (de Alexandre Magno), período

conhecido como helenismo, aconteceu uma mudança na produção filosófica grega. A filosofia deixa de lado as grandes teorias políticas

próprias da época clássica e se volta para o indivíduo, procurando orientar a sua vida através de reflexões tipicamente éticas.

Cite as principais filosofias desenvolvidas nesse período.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

20. Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não

necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.

EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro. Eduff, 1974.

Apresente o ideal de conduta de um sábio epicurista para que sua vida seja de fato considerada feliz.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Assim, considerando a relação do setor de construção civil com o desenvolvimento econômico mensurado pelo PIB e que, consequentemente, a geração de riquezas nos

Esse trabalho trata da atuação da Mestra Joana no Grupo de maracatu de baque virado Baque Mulher na comunidade do Bode, no bairro do Pina em Recife/PE só com

São contabilizados os números de encontros com convidados externos, campanhas de esclarecimentos, pareceres gerados pelos Grupos, artigos enviados pelos Grupos

Entre medicina e ciência, a Ayurveda é sobretudo uma arte de viver, uma filosofia de vida baseada no equilíbrio e no bem-estar do corpo através do espírito. Já rica numa gama de

224. Em sua manifestação, a LMTE aduziu que se opõe ao enquadramento e às alegações expostas na Não Conformidade N.21, destacando que em nenhuma ocasião a

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) torna público processo seletivo interno, no âmbito do Projeto Institucional de Internacionalização

• Não é permitido participação societária em qualquer empresa que tenha qualquer tipo de relação comercial com a Fockink, e nenhum

Os rendimentos e gastos financeiros para todos os instrumentos financeiros, excepto aqueles classificados como mantidos para negociação ou todas outras variações do justo valor