• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE ASSIS GURCACZ CLAUDIANARA SAUTER. EFEITOS DA INGESTÃO DE FARINHA DE ABÓBORA, Cucurbita Maxima NAS DISLEPIDEMIAS DE RATOS WISTAR MACHOS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE ASSIS GURCACZ CLAUDIANARA SAUTER. EFEITOS DA INGESTÃO DE FARINHA DE ABÓBORA, Cucurbita Maxima NAS DISLEPIDEMIAS DE RATOS WISTAR MACHOS."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

FACULDADE ASSIS GURCACZ CLAUDIANARA SAUTER

EFEITOS DA INGESTÃO DE FARINHA DE ABÓBORA, Cucurbita Maxima NAS DISLEPIDEMIAS DE RATOS WISTAR MACHOS.

(2)

FACULDADE ASSIS GURGACZ CLAUDIANARA SAUTER

EFEITOS DA INGESTÃO DE FARINHA DE ABÓBORA, Cucurbita Maxima NAS DISLEPIDEMIAS DE RATOS WISTAR MACHOS.

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para obtenção do título de Bacharel em Nutrição.

Professor Orientador: Dra Francine Martins Perreira.

(3)

FACULDADE ASSIS GURGACZ CLAUDIANARA SAUTER

EFEITOS DA INGESTÃO DE FARINHA DE ABÓBORA, Cucurbita Maxima NAS DISLEPIDEMIAS DE RATOS WISTAR MACHOS.

Trabalho apresentado no Curso de Nutrição da Faculdade Assis Gurgacz, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Nutrição, sob a orientação da Professora Francine Martins Pererira

BANCA EXAMINADORA

______________________________ Professora Orientadora: Francine Martins Pereira

Dra. Ciencias farmaceuticas

______________________________ Ms. Robson M Delai

______________________________ Ms Debora Poletto Pappen

(4)

EFEITOS DA INGESTÃO DE FARINHA DE ABÓBORA, Cucurbita Maxima NAS DISLEPIDEMIAS DE RATOS WISTAR MACHOS.

SAUTER, Claudianara1 PEREIRA, Martins Francine2 francine@fag.edu.br

Resumo introdução: Uma das maiores causas de doenças cardiovasculares são o excesso de gordura na alimentação, o uso de plantas medicinais como uma fonte de tratamento alternativo para dislepidemias esta sendo muito bem visto atualmente. A abóbora cucurbita maxima é um dos alimentos que contem uma grande quantidade de fibras e fitoesteol esses componentes influenciam diretamente na diminuição do perfil lipídico em geral. Objetivo: avaliar a diminuição de colesterol total, LDL colesterol e triglierídeos e aumento do colesterol HDL no metabolismo lipídico e glicídico de ratos Wistar machos. Métodos: foram utilizados 30 ratos machos da linhagem Wistar divididos em grupo controle, grupo hipercolesterolemia e grupo hipercolesterolemico mais farinha de abóbora, os animais foram induzidos a hiercolesterolemia com ração musturada banha suina por 30 dias após esse periodo iniciou-se a oferta da farinha de abóbora (Cucurbita maxima) para o grupo F. Abóbora oferdato 3x na semana 0,2g durante 25 dias, após esse período os animais foram sacrificados com guilhotina o sangue foi depositado em um tubo para coleta de sangue onde se avaliou o peso corporal, HDL, LDL, VLDL colesterol total triglicerideos afim de verificar alteração nos níveis plasmaticos atravéz de exames bioquimicos. Resultados: Apresentou um aumento nos parametros peso corporal total TGS e C- VLDL e uma redução nos níveis de C – LDL, ja as demais variaveis não teve resultados expressivos. Conclusão: As fibras dietéticas da farinha de abóbora associada ao fitoesterol foram capazes de diminuir os níveis de LDL colesterol porem as demais variáveis não tiveram valores significativos.

PALAVRA CHAVE: farinha de abóbora, dislepidemias, doença cardiovascular. _____________________________________________________________________ INTRODUÇÃO

A dislepidemia pode ser definida como a elevação dos níveis séricos de colesterol , triglicerídeos, Colesterol - LDL (C-LDL) enquanto os níveis de colesterol – HDL (C-LDL) permanecem baixos. Esse desequilibrio é considerado um fator de risco para desenvolvimento de aterosclerose e doenças cardiovasculares.

1 Academica de nutrição – Faculdade Assis Gugacz 2

(5)

2

Um fator de risco define-se como uma condição ambiental, uma característica ou um comportamento que aumenta a probabilidade da ocorrência de uma determinada doença. Pode-se dizer que a dislipidémia é um dos principais fatores de risco para as DCV (doenças cardiovasculares). Considera-se que é o colesterol LDL que mais contribui para esta condição, tornando-se, por isso, como o primeiro alvo da terapêutica antidislipidémica (BASTOS, 2013).

Os principais lípididos que existem no organismo humano são o colesterol, os triglicéridos e os fosfolípidos. As lipoproteínas são classificadas de acordo com a sua composição, densidade, tamanho e mobilidade eletrica em quatro classes: quilomícrons, VLDL, LDL e HDL.

Os quilomícrons são lipoproteínas ricas em triglicéridos, sendo uma fonte de triglicéridos para o músculo esquelético e para o tecido adiposo. Estas lipoproteínas são formadas a partir da gordura proveniente da dieta, solubilizada pelos sais biliares no intestino delgado. Os quilomícrons são metabolizados pela lipoproteína lipase, pelo que após 12 a 14 horas de jejum não estão presentes no plasma. A VLDL é sintetizada no fígado e depois convertida em LDL. A sua síntese é regulada pela dieta, por hormonios e pela captação de quilomícrons remanescentes no fígado (FERREIRA, 2011).

O tratamento não farmacológico de uma dislipidemia baseia-se na modificação do estilo de vida, atuando a vários níveis. Sendo a dislipidemia uma situação que pode-se associar a fatores de risco cardiovascular (MURA,2011).

A fitoterapia é a ciência que estuda a utilização de produtos de origem vegetal, as chamadas plantas medicinais, com finalidade terapêutica de prevenir, aliviar ou curar doenças. Desde sempre o homem utilizou plantas, como alimento, para fins curativos.

A Fitoterapia atualmente esta sendo muito procurada pelo fato de promover a saude em seus pacientes de uma maneira alternativa sem precisar recorrer ao uso de medicamentos. No entanto, as plantas medicinais são muito complexa, devido à potencial de variação e concentração dos princípios ativos. Assim, o controle de qualidade e toda a regulamentação destes produtos até à comercialização deve ser fiscalizada e avaliada sua eficacia. Deste modo faz-se necessario o incentivo a comercialização desses chamados remedios naturais que se asemelham aos dos medicamentos ditos “químicos”. Deve ser promovida uma fitoterapia que fundamente os seus princípios na evidência científica, na qualidade, na segurança e nas fontes de informação rigorosas e fidedignas, o que nem sempre se verifica (CUNHA et al, 2009).

Para que a prescrição dos produtos fitoterápicos seja a mais adequada, correta e segura, é necessário que existam estudos científicos onde se aprofundem os potenciais efeitos

(6)

adversos, interações e contra indicações e se avalie a eficácia e segurança dos produtos naturais (SCHERR, 2010).

É necessario que haja mais conhecimento sobre as plantas medicinais, pelo fato de estas terem atualmente em grande número no mercado, provenientes de outros compostos para além dos constituintes ativos. E para que exista qualidade no produto final, tem que se exigir qualidade nas matérias-primas vegetais. Este controle faz-se através de pesquisas e análise dos constituintes ativos de contaminantes (CUNHA et al, 2009).

Dentre as várias fontes alimentares ricas em fibra, pode-se citar a semente da abóbora. A abóbora pertence à ordem Cucurbitales, família Cucurbitacea e espécie Cucurbita, sendo consumida, preferencialmente, em seu estado maduro (CERQUEIRA, et al. 2008).

A fibra alimentar (FA) diminui o colesterol do sangue por auxiliar na formação do bolo fecal formando assim micelas parecidas com géis, viscosidade e solubilidade em água. Ou seja, englobam o colesterol diminuindo assim sua absorção pelo intestino. Possui também função de esvaziamento gástrico interferindo diretamente no metabolismo de dislipidemias garantindo sensação de saciedade e absorção de nutrientes mais lenta, por esse motivo a abobora Cucurbita máxima se caracteriza como alimento funcional.

A farinha de abóbora Cucurbita máxima é de origem vegetal, possui em sua composição polissacarídeos e outras substancias provenientes de plantas como o fitoesterol, essas substancias de origem vegetal não possuem quadra, ou seja não ocorre processo de digestão e absorção (PIMENTEL, et al. 2005).

Os fitoesteróis, constituintes naturais das plantas, têm sido adicionados a alimentos onde não existem, como forma de fazer diminuir o colesterol sérico nos indivíduos com hipercolesterolemia. Com a ingestão destes alimentos, cerca de 2g de fitoesteróis por dia, têm sido obtidos resultados comprovados na sua diminuição. Os mecanismos pelos quais se obtém este efeito não estão totalmente esclarecidos, mas envolvem competição pela integração em micelas e aumento da expressão dos transportadores celulares. A segurança destes alimentos parece estar garantida, desde que não se ultrapassem os valores recomendados. São, portanto, um meio adicional de tratamento das dislipidemias (MADUREIRA, 2008).

A farinha de abóbora possui muitos beneficios sobre o metabolismo glicidico e lipidico, este trabalho tem por objetivo avaliar a diminuição de colesterol total, C - LDL colesterol e triglierideos e aumento no C - HDL no metabolismo lipídico e glicídico de ratos Wistar machos.

(7)

4

MÉTODOLOGIA

O experimento iniciou com a indução da hipercolesterolemia e posteriormente a oferta da farinha de abóbora Cucurbita maxima, no final do experimento ocorreu o sacrifício dos animais. Ao todo foram utilizados 30 ratos Wistar machos de 90 dias de idade aproximadamente e provenientes do biotério da Faculdade Assis Gurgacz. Durante o experimento foram mantidos em 6 caixas com maravalha contendo 5 animais em cada, limpos 3 vezes por semana durante 7 semanas e pesados semanalmente. Foram divididos em 3 grupos sendo: grupo controle, grupo hipercolesterolêmico, grupo hipercolesterolêmico mais farinha de abóbora.

Para a indução da hipercolesterolemia foi usado ração misturada em banha suína, com a proporção de 200g de ração/50g de gordura por 15’, durante 30 dias. Após esse período os grupos induzidos a hipercolesterolemia receberam juntamente com a ração e banha na proporção de 1kg de ração/100g de banha, mais a farinha de abóbora para o grupo farinha de abóbora (Curcubita maxima).

A farinha de abóbora foi adquirida comercialmente em lojas de vendas de produtos naturais e ofertados 3 vezes na semana, onde cada animal receberam 0,2g durante 25 dias.

Para o sacrifício dos animais foi utilizado uma guilhotina para decapitação, onde os animais foram pegos um por um, após o sangue foi depositado em um tubo para coleta de sangue com K³EDTA (solução anticoagulante para uso em hematologia) não siliconado com a ajuda de um funil e levado para a centrífuga por 15´ para separar as hemácias do plasma, e m seguida o plasma foi retido com ajuda de uma seringa e transferido para um tubo de microcentrifuga.

Para avaliar os resultados foi verificado o peso corporal, HDL, LDL, VLDL, colesterol total e triglicerídeos analisando se ocorreu alterações nos níveis plasmáticos através de exames bioquímicos e do peso total.

Para verificar colesterol total, triglicerídeos e HDL colesterol foi utilizado os kits para teste enzimático e colorimétrico para determinação em soro e/ou plasma da marca Bioliquid da empresa Laborclin, seguindo os procedimentos descritos na bula e os cálculos (absorbância da amostra/absorbância padrão x 200) para colesterol total e triglicerídeos e para HDL colesterol (absorbância do sobrenadante/absorbância padrão x 50 x 1,1) onde sobrenadante é o líquido retirado do plasma após centrifugação para separar a gordura. Para LDL colesterol (HDL+LDL+VLDL) e VLDL colesterol (TG/5) onde TG é triglicerídeo. Os valores de absorbância eram dados pelo espectofotômetro com comprimento de onda de 500nm.

(8)

Para o seguinte trabalho foi comparado o grupo farinha de abóbora com o grupo hipercolesterolêmico utilizando o teste t para amostras não paramétricas, para nivel de significancia de ≤ 0,05.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na figura 1 observa-se valores significativos no colesterol LDL, um aumento no VLDL colesterol, e nos triglicerideos.

Por meio dos resultados obtidos pode–se obervar que os ratos que estavam recebendo dieta hipercolesterolemica mais farinha de abóbora apresentaram uma redução no C - LDL, um aumento no C- VLDL e TGS, em relação aos que recebiam apenas dieta hipercolesterolemica. 0 50 100 150 200 250 Sham Farinha colesterol total HDL LDL VLDL TGS glicemia

*

Figura 1: Efeito da administração de farinha de abóbora em ratos Wistar machos

hipercolesterolêmicos. Os valores para as variáveis colesterol total, HDL, LDL, VLDL, TGS e glicemia são expressos em mg/dl. * p< 0,05; p< 0,01. HDL: lipoproteína de alta densidade, LDL: lipoproteína de baixa densidade; VLDL: lipoproteína de densidade intermediária; TGS: triglicérides.

**

**

v a lo re s m g /d l

Para as variaveiis, colesterol total, C- HDL e glicemia não houveram resultados relevantes quando comparados aos ratos que receberam dieta hipercolesterolemica como observado na figura 1.

Molena-fernandes, et al (2010), realizaram um experimento utilizando farinha de linhaça dourada (LD) e farinha de linhaça marrom (LM), afim de diminuição o perfil lipídico em ratos wistar machos de aproximadamente 8 semanas divididos em grupos aleatórios. A

(9)

6

suplementação da dieta dos ratos com farinha de linhaça por um período de 35 dias promoveu redução significativa dos níveis de TG e no aumento significativo dos níveis de colesterol HDL em relação ao grupo controle, tanto no grupo LM (p<0,001) quanto no grupo LD (p<0,01. Considerando que dentre os critérios propostos pelo NCEP-ATPIII (2001), para a prevenção dos fatores de risco para DCV estão a redução dos níveis séricos de colesterol total e aumento dos níveis séricos de colesterol HDL, este estudo demonstrou que pode-se recomendar o uso da linhaça e derivados, em quantidades adequadas, como suplemento dietético tanto para a prevenção de DCV quanto como coadjuvante na prevenção e tratamento da obesidade.

Moacir. et al (2009), tiveram como objetivo em seu trabalho a redução do perfil lipídico em ratos wistar machos utilizando diferentes fontes de fibras. Foram adicionadas em dietas experimentais contendo colesterol, três tipos de fibras alimentares isoladas em diferentes concentrações, sendo dois tipos de fibras solúveis (pectina e goma guar) e um tipo de fibra insolúvel (celulose). Ambas as fibras solúveis testadas (pectina e goma guar) foram eficaz na prevenção de colesterol total e a LDL-c. Obtiveram menor significancia para o colesterol total e para o LDL s numéricos nos animais que consumiram dietas contendo pectina a 10% e goma guar a 15%.

Os fitoesterois são uma especie de colesterol porem vegetal, são proveniente das membranas celulares das plantas e são responsáveis pela permeabilidade seletiva da célula.

Atualmente a questão de se analisar os beneficios dos alimentos considerados funcionais tem aumentado, porem não se avalia a quantidade de fitoesterol presente em cada alimento vegetal. O fitoesterol contem uma maior proporção de ácidos gordos insaturados quando comparado aos óleos vegetais, sementes e frutos secos, hortaliças e cereais integrais. Mas a maior fonte de fitoesterol são as fruta e legumes.

Embora alguns alimentos contenha muita quantidade de fitoesterol estes não são ingeridos em quantidades adequadas ou seja quase não vão exercer função fitoterapica na redução das deslepidemias. Porem como a fibra dietetica tambem esta associada a ao metabolismos lipídico, os cereais sao um potencializador contra essa absoção de gordura, mas a quantidade de fibras presentes em cereais e vegetais são bem destintas (MADUREIRA,2008).

Segundo madureira. (2008), os trabalhos levados a serio nos últimos 50 anos, está já provada a relação entre a redução do colesterol total (CT) e do C- LDL e a ingestão destes compostos. Este efeito dos fitoesterois é superior ao da fibra dietética.

(10)

Os fitoesterois existem em grande quantidade naturalmente em todos os alimentos vegetais, porem a ingestão habitual não ultrapassa os 400 mg/dia. Madureira (2008) disse “ Se os individuos atingirem a ingestão de 2 g/dia seus niveis de colesterol total e LDL diminuiriam, consequentemente a prevenção de DCV”.

Na figura 2 observa-se que os ratos alimentados com dieta hipercolesterolêmica mais farinha de abobora tiveram aumento do peso corporal total significativo (***p<0,0001) em relação ao grupo hipercolesterolêmico, deve-se ao fato de que a ração tenha ficado mais apetitiva com a adição de banha, e mais adocicada em virtude da abobora ser um alimento com alto índice glicêmico apresentando maior quantidade de carboidrato comparado ao grupo que recebeu apenas ração com banha.

Anderson et al. (1994), após realizarem um experimento com o objetivo de comparar os efeitos de diversas fontes de fibras sobre o perfil lipídico de ratos, não observaram diferenças significativas em relação ao consumo das dietas e ganho de peso dos ratos que receberam dietas suplementadas com farelo de trigo e farelo de aveia.

Fernandes et al. (2002), também não observaram diferença significativa na quantidade ingerida de dietas com diferentes concentrações de fibras, por ratos machos, linhagem Wistar, recém-desmamados. No entanto, esses autores encontraram um ganho de peso médio significativamente menor nos grupos que ingeriram dietas com concentrações maiores de fibras.

(11)

8

A atividade foi compara a redução do peso corporal atravez de indução de atividade fisica moderada (natação ) durante 90 minutos com um adicional de 3 a 5% do peso corporal atado a calda do animal essa metodologia de Damaso 1996, utilizando ratos wistar divididos aleatoriamente em grupo sedentario e dieta padrão (SP) e dieta hipercolesterolemia (SH) grupo dieta padrao treinados 5x na semana (TS5) e grupo dieta hieprcolesterolemica treinados 5x na semana (TH5) e os grupos dieta padrão treinados 2x na semana (TS2) e grupo dieta hipercolesterolemia (TH2). O grupo que obteve mais resultado foram o que praticaram atividade fisica 5x por semana comparado aos demais grupos, e o grupo SP e SH aumentaram seu peso corporal.

Apesar de alguns estudos relatarem um aumento da saciedade e redução do apetite, após o consumo de dietas ricas em fibras, os resultados do presente estudo não mostraram associação entre o consumo de fibras e redução da quantidade de ração ingerida (SILVA et al. 2003).

Como alguns autores relataram a fibra ela retarda o esvaziamento gastrico tornando quem a consome mais saciado porem isso não impediu de ser observado um ganho de peso, pois o sabor da ração se tornou mais adocicada estimulando os ratos a comerem mais. A atividade fisica é indicada a todos e principalmente quando se tem hipercolesterolemia, uma hipotese de maior resultado poderia ser a induçao dos ratos a atividade fisica.

CONCLUSÃO

As fibras dietéticas da farinha de abóbora foram capazes de diminuir os níveis de LDL colesterol porem as demais variáveis não tiveram valores significativos. Com os dados obtidos neste estudo, foi possível concluir que as fibras alimentares da farinha de abóbora e o fitoesterol que compete com a absorção de colesterol quando adicionadas a alimentação de ratos Wistar, foram capazes de influenciar na redução do LDL colesterol . Decorrente ao tempo de experimentação utilizado, não foi observada alteração significativa dos valores plasmáticos de colesterol total, HDL e glicemia no grupo que recebeu a dieta hipercolesterolêmica mais farinha de abóbora, no entanto o grupo apresentaram elevação nos níveis de VLDL e Triglicérides.

Esses parâmetros são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sugerindo que as fibras alimentares de diferentes fontes nas condições da experimentação, representa um tratamento alternativo para a hipercolesterolemia, apresentam

(12)

um fator positivo para sua redução.

Para trabalhos futuros indica-se que a atividade física seja associada a suplementação de farinha de abóbora pois já existem estudos comprovando sua eficácia no controle de hipercolesterolemia.

(13)

10

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

ANDERSON, J.W.; JONES, A.E.; RIDDEL-MASON, S. Tem different dietary fibers have significantly different effects on serum and liver lipids of cholesterol-fed rats. Journal of Nutrition, Baltimore, v.124, n.1, p.78-83, Jan. 1994.

BASTOS. G – Efeitos no tratamento de dislepidemias com fitoterápico, novembro, 2013. CERQUEIRA, P. M. et al. Efeito da farinha de semente de abóbora ( cucurbita maxima, l.) sobre o metabolismo glicídico e lipídico em ratos. Rev. Nutr., Campinas, v. 21 n. 2: p.129-136, mar./abr. 2008.

CHEIK. et al. Efeito de diferentes freqüências de exercício físico na prevenção da dislipidemia e da obesidade em ratos normo e hipercolesterolêmicos. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.20, n.2, p.121-29, abr./jun. 2006.

FERREIRA C.T, - Estatinas e Fitoterapia em Dislipidémias: Efeitos Secundários e Interacções Medicamentosas, Covilhã, Outubro de 2011.

FERNANDEZ, S.A.V.et al. Efeito de dietas ricas em fibras sobre ratos em crescimento: estudo experimental. Pediatria, São Paulo, v.24, n.2, p.32-37, 2002.

MOACIR. et al,. efeito de diferentes tipos de fibras sobre frações lipídicas do sangue e fígado de ratos wistar. Ciênc. agrotec., Lavras, v. 33, n. 6, p. 1608-1614, nov./dez., 2009.

MURA. C – tratamento de alimentaçao nutriçao e dietoterapia 2 ediçao roca – 2010.

MOLENA-FERNANDES, et al Avaliação dos efeitos da suplementação com farinha de linhaça (Linum usitatissimum L.) marrom e dourada sobre o perfil lipídico e a evolução ponderal em ratos Wistar. Rev. Bras. Pl. Med., Botucatu, v.12, n.2, p.201-207, 2010.

MADUREIRA E.,Fitoesteróis e Colesterol.Revista Factores de Risco, Nº8 JAN-MAR Pág. 52-57. 2008.

PIMENTEL, C. V., et al. Alimentos funcionais: introdução as principais substancias bioativas em a limentos. São Paulo: Varela, 2005.

SILVA, M.A.M. et al. Efeito das fibras dos farelos de trigo e aveia sobre o perfil lipídico no sangue de ratos (Rattus Norvegicus) Wistar. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.27, n.6, p.1321-1329, nov./dez. 2003.

(14)

SCHERR. C. Et al., Colesterol e gorduras em alimentos brasileiros: implicações para a prevenção da aterosclerose. Arq. Bras. Cardiol. vol.92 no.3 São Paulo Mar. 2009.

Referências

Documentos relacionados

Os problemas discutidos foram os seguintes: “por que Canudos foi considerada uma ameaça para a República?” e “por que o contingente militar enviado para a

Ratos Wistar machos espontaneamente hipertensos (SHR) de quatro meses de idade foram aleatoriamente divididos nos seguintes grupos (n = 6/grupo): 1) grupo de controle-placebo:

Quando se trata do “género policial” há que relembrar, como fez o crítico inglês Michael Holquist, que muitos dos leitores de romances policiais (pelo menos, na sua

Métodos : estudo experimental, com ratos adultos machos Wistar , submetidos a desluvamento do membro posterior esquerdo e divididos em quatro grupos, de acordo com o tratamento:

Figura 23 - Relevância de Atuação em empresa multinacional para os respondestes 61,02% dos respondentes consideraram o tópico “Atuação em empresa multinacional” como no

apresentou estágio avançado de eutrofização, encontrando-se em situação crítica em termo de magnitude dos eventos de floração de cianobactérias. A condição sazonal

Esta dissertação de mestrado analisa o comportamento elásto-plástico de espumas metálicas à compressão, através do estudo numérico e da verificação

Possivelmente, isso pode ser explicado pela adição da hidroxiapatita que tende a reduzir a porosidade da matriz orgânica contendo quitosana ou essa diferença pode estar relacionada