• Nenhum resultado encontrado

item 11. PGRS 2015.doc

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "item 11. PGRS 2015.doc"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Serviço

Plano de Gerenciamento de Resíduos

Sólidos – PGRS

(2)

1. INFORMAÇÕES DA EMPRESA

Razão Social: Abatedouro Rio Bonito Ltda Nome de Fantasia: Abatedouro Rio Bonito CNPJ: 83.639.534/0001-90

Endereço: Estrada Geral Rio Bonito, SN Bairro: Rio Bonito

Cidade: Massaranduba/SC. CEP: 89.108-000

Atividade CNAE: 10.11-2-01 Frigorífico - abate de bovinos Número de Funcionários: 04

Área Construída: 617,31m²

Período de Funcionamento: Segunda à Sexta 05:00h às 16:00h

Sábado 07:00h às 12:00h

2. DADOS DO RESPONSÁVEL PELO PGRS:

Responsável: MARIO ANDRÉ BELINI DE ARAUJO CPF: 026.064.729-26

Título: ENGENHEIRO QUÍMICO CRQ 13: 13302308

E-mail: mario@metaquimica.com.br

(3)

3. ELABORAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

O Abatedouro Rio Bonito Ltda indica o PROFISSIONAL ENGENHEIRO QUÍMICO Sr.

Mario André Belini de Araujo – CRQ 13ª Região 13302308, para a elaboração do PGRS, bem como acompanhamento e implantação do mesmo na empresa.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos foi elaborado considerando as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei 12.305/10, objetivando a seguinte ordem de prioridade:

 não geração;

 redução;

 reutilização;

 reciclagem;

 tratamento dos resíduos sólidos;

 disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. São objetivos do PGRS:

 reduzir o volume de resíduos destinados a aterros industriais e sanitários, reduzindo os riscos ambientais da atividade produtiva e os custos do manejo;

 dar destinação adequada a todos os resíduos gerados pela indústria, reciclando e aproveitando aqueles com potencial de valorização;

 atender a todos os requisitos legais de gerenciamento de resíduos sólidos, mantendo a empresa em conformidade com a legislação do país.

Todos os resíduos serão segregados e separados de acordo com a sua classificação, objetivando a valoração e destinação correta de cada resíduo.

Serão realizados treinamentos específicos com os setores visando à sensibilização para a questão da segregação correta dos resíduos.

Sempre que possível deverão ser estabelecidos acordos com fornecedores para promover o retorno de materiais usados que sejam passiveis de reciclagem ou reaproveitamento, incentivando programas de logística reversa.

(4)

4. IDENTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS GERADOS

Os resíduos provenientes das atividades da empresa estão descritos na Tabela 01.

Tabela 01: Identificação dos resíduos gerados

A quantificação dos resíduos será feita de acordo com o histórico a ser registrado e apresentado no Inventário de Resíduos Sólidos anual. Os resíduos permanecem armazenados na central de resíduos para posterior destinação.

Legenda: Tratamento

1 – Resíduos não recicláveis que serão encaminhados ao Aterro Sanitário Municipal. 2 – Resíduos não recicláveis que serão encaminhados para Tratamento Terceirizado. 3 – Resíduos recicláveis ou reaproveitados;

RESÍDUO TRATAMENTO DISPOSIÇÃO FINAL

Resíduos Orgânicos de Processo

(ossos, sebo, sangue e vísceras) 3 Empresa terceirizada

Resíduos Sanitários (gerados fora do processo produtivo)

1 Aterro Sanitário

Municipal

Lâmpadas e Recicláveis 3 Coleta Seletiva

Municipal Resíduo Processo Tratamento

Efluente Sanitário

2 Empresa terceirizada

Resíduo Processo Tratamento Efluente Industrial

(5)

Os resíduos provenientes das atividades da empresa são destinados conforme apresentado na Tabela 02.

Tabela 02: Identificação dos destinadores.

Encaminhamos os comprovantes de destinação final, acompanhados da LAOs das empresas responsáveis, ANEXO I.

RESÍDUO PERIODICIDADE IDENTIFICAÇÃO

DESTINADOR LAO

Resíduos Orgânicos de Processo (ossos, sebo, sangue e vísceras)

Mensal Marinho Ind. e Com. De Sebo e Farinha Ltda

142/2008

Resíduos Sanitários

(gerados fora do processo produtivo)

Semanal Aterro Sanitário Municipal

--Lâmpadas e Recicláveis Semanal Coleta Seletiva Municipal

--Resíduo Processo

Tratamento Efluente

Sanitário

Mensal Tractta Tecnologias

Ambientais Ltda

3015/2012

Resíduo Processo

Tratamento Efluente

Industrial

Mensal Tractta Tecnologias

Ambientais Ltda

(6)

5. PROCEDIMENTOS GERAIS

Os resíduos sólidos são acondicionados em sacos plásticos separadamente, e permanecem armazenados em local coberto e impermeável para posterior destinação. Deverá ser evitada a contaminação de resíduos não contaminados por resíduos contaminados, alterando assim a classificação do resíduo, prejudicando a destinação e aumentando os custos.

São elaboradas rotinas de trabalho para facilitar a segregação dos resíduos e minimizar a geração dos mesmos.

Os resíduos serão coletados por funcionário específico que ficará designado de realizar a coleta, separação e encaminhamento à área de armazenagem de resíduos para posterior envio à destinação final.

5.1 Resíduos Recicláveis

Os resíduos classificados como recicláveis deverão ser acondicionadas conforme suas características e coletados de acordo com a quantidade gerada, de forma a evitar seu acúmulo nas dependências da empresa.

O destino destes resíduos deve obedecer à legislação vigente, sendo encaminhado a empresas licenciadas.

5.2 Resíduos Não Recicláveis

Os resíduos classificados como não recicláveis deverão ter acondicionamento especial e criterioso de forma a evitar seu contato com o solo e galeria de águas pluviais. O destino destes resíduos deve obedecer à legislação vigente, sendo encaminhado a empresas licenciadas.

Da mesma forma, as empresas responsáveis pelo transporte destes resíduos deverão possuir autorização dos órgãos ambientais para realizar esta atividade, atendendo aos requisitos técnicos e documentais pertinentes.

(7)

6. RECURSOS HUMANOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PGRS

A administração da empresa receberá treinamento apropriado para implantar e manter o PGRS na empresa.

A mesma deverá definir os responsáveis pela execução dos procedimentos definidos neste PGRS, monitorando o cumprimento destes procedimentos, realizando as adequações necessárias e informando periodicamente a administração sobre o andamento do mesmo.

7. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO

Serão realizados treinamentos internos operacionais e de conscientização ambiental. Os treinamentos operacionais serão direcionados e terão foco nos procedimentos operacionais estabelecidos neste PGRS, envolvendo a segregação, coleta, acondicionamento, armazenamento, transporte, reciclagem, reutilização, tratamento e disposição final de cada resíduo.

Os treinamentos de conscientização ambiental reforçarão a idéia de redução na geração dos resíduos e reutilização destes, incluindo palestras referentes à coleta seletiva, manuseio com produtos químicos e a utilização correta dos recursos naturais.

8. AVALIAÇÃO DAS EMPRESAS RECEPTORAS

Antes do processo de aprovação do receptor dos resíduos sólidos recicláveis, a empresa fará uma breve auditoria, onde serão avaliados itens relacionados à parte de fiscalização e atendimento às legislações vigentes.

Estas auditorias serão realizadas por pessoas qualificadas e aprovadas juntamente com a Gerência da empresa. Após aprovação da Gerência o receptor estará apto a receber os resíduos e dar destino adequado aos mesmos. Anualmente serão realizadas auditorias para verificação da eficácia de cada receptor final.

(8)

9. SITUAÇÕES EMERGENCIAIS

Ações emergenciais preventivas e corretivas para as possíveis situações emergenciais estão estabelecidas internamente, sendo que todos os funcionários receberam orientação de como proceder em situações emergenciais.

10. ANÁLISE CRÍTICA

O programa de gestão de resíduos sólidos será acompanhado pela administração através de planilhas de acompanhamento de todo o processo de gestão ambiental da empresa. Estas planilhas irão refletir a atual posição em que o programa se encontra, podendo assim traçar objetivos e metas para o trabalho e direcionar as ações corretivas fazendo com que sejam realizadas o mais breve possível.

Para realização deste acompanhamento, serão feitas reuniões com a Gerência, que deverá dispor dos dados a serem analisados. Os dados serão discutidos e no mesmo instante devem-se propor soluções para cada problema.

11. CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PGRS

2015 2016

ETAPA OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI

Identificação dos Resíduos X Definição dos procedimentos X X Avaliação das empresas receptoras X X Capacitação dos envolvidos X X X Análise Crítica X X X 12. RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

(9)

Figura 01: Armazenamento de Resíduos Recicláveis

(10)

Figura 03: Armazenamento

de Resíduos Orgânicos de

(11)

13. RESPONSÁVEIS PELO PGRS

Responsável pela Elaboração do Plano

_______________________________

Mario André Belini de Araujo

Engenheiro Químico CRQ 13302308

(12)

Referências

Documentos relacionados

O PGRS do VLT/Monotrilho do Subúrbio descreve o gerenciamento dos resíduos, considerando sua fase de operação, contemplando as seguintes etapas: coleta,

- POSTO PP: estes procedimentos são para o posto da portaria, quando houver a necessidade do vigia efetuar a substituição do porteiro na portaria. O posto é no portão

16) Caso alguma irregularidade seja constatada, os porteiros devem comunicar imediatamente a empresa e esta deverá contatar o responsável indicado pelo Câmpus..

O DIRETOR-GERAL DO CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE, no uso de suas atribuições legais e regimentais, vem estabelecer os

8º - Caso o candidato apresente, ao invés da certidão de nascimento, outro documento, conforme estabelecido pela Lei nº 13.726, de 8 de outubro de 2018,

O DIRETOR-GERAL DO CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE, no uso de suas atribuições legais e regimentais, vem estabelecer os

A dispensa da presença dos servidores terceirizados e a suspensão das atividades dos mesmos no Campus Sapucaia do Sul , no período de 20/03/2020 a 03/04/2020, exceto

1) O acesso ao Campus somente pode ser autorizado e permitido em situação de caráter urgente, emergencial ou que tenha prazo de limite intransferível, enquanto durar