• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA. Serviço de Consultoria para o Projeto Água, Saúde e Vida. Objeto do Termo de Referência:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA. Serviço de Consultoria para o Projeto Água, Saúde e Vida. Objeto do Termo de Referência:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERÊNCIA

Serviço de Consultoria para o Projeto Água, Saúde e Vida

Objeto do Termo de Referência:

Contratação de consultoria especializada para apoio técnico às famílias que trabalham com hortas comunitárias/escolares, isso irá acontecer através de visitas técnicas (02 ao mês): ANO I (comunidades Independência município de Peritoró MA, Axixá, São Benedito dos Colocados) ANO II e ANO III (comunidades Independência município de Peritoró – MA, Axixá, São Benedito dos Colocados e Boqueirão dos Vieiras Codó – MA). As atividades serão desenvolvidas em atenção ao Projeto Água, Saúde e Vida.

Identificação da organização contratante: PLAN INTERNATIONAL BRASIL

CNPJ/MF: 02.326.629/0002-32.

Endereço: Avenida Santos Dumont, 3888 – Bairro: São Sebastião – Codó-MA. CEP: 65400-000

1. ANTECEDENTES DA PLAN

Trabalhamos por um mundo justo que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas.

(2)

Valores:

▪ Nos esforçamos para um impacto duradouro:

o Nos esforçamos para alcançar um impacto significativo e duradouro nas vidas das crianças e jovens para assegurar a igualdade para as meninas.

o Nos desafiamos a ser audazes, valentes, sensíveis, focados e inovadores.

▪ Somos abertos e responsáveis:

o Criamos um clima de confiança dentro e fora da organização para sermos abertas/os, honestas/os e transparentes.

o Tomamos em conta nossas decisões que é nosso impacto sobre as outras/os, enquanto decidimos o que faremos.

▪ Trabalhamos bem juntas e juntos:

o Sabemos trabalhar efetivamente com outras/os, dentro e fora da organização, incluindo nossas/os patrocinadoras/es e doadoras/es. o Apoiamos ativamente a nossas/os colegas, ajudando a alcançar suas

metas.

o Reunimo-nos para criar e implementar soluções para nossas equipes através da Plan Internacional, com as meninas, meninos, jovens, comunidades e parceiros.

▪ Somos inclusivos e empoderamos:

o Respeitar todas as pessoas, valorizar as diferenças e desafiar a desigualdade nos nossos programas e nossos escritórios.

o Apoiamos as pessoas, meninas e meninos e jovens para aumentar sua confiança e mudar suas vidas.

(3)

o Empoderamos nosso pessoal para dar o melhor e desenvolver todo seu potencial.

PROCEDIMENTOS DE SALVAGUARDA/ PROTEÇÃO INFANTIL

À Consultoria contratada assegurará que as/os meninas/os que participarem de qualquer parte do processo/atividades durante a execução do Projeto Água, Saúde e Vida terão suas integridades física e psicológica respeitadas, através de metodologias adequadas para cada público, além de medidas de proteção, como realizar as formações e atividades em locais abertos, arejados, seguros e garantindo a privacidade, de modo que eles/elas se sintam à vontade para expressar suas opiniões livremente, entre outras que sejam consideradas necessárias para sua proteção de acordo com a Política de Salvaguarda e Proteção da Organização Plan. Qualquer contato realizado pela/pelo consultora/or contratada com meninas e meninos deverá ser previamente comunicado e acordado com a equipe da Plan.

2. RESUMO DO PROJETO

Nas consultas participativas conduzidas pela Plan no planejamento estratégico para o país, 50% das meninas entrevistadas e 20% dos meninos entrevistados identificaram a falta de água e saneamento como a principal dificuldade que enfrentam em suas comunidades.

Participantes: 06 comunidades rurais, sendo 05 no município de Codó - MA: Boqueirão dos Vieiras, Canto do Coxo, Montevidéu e Bacabinha; e 01 no município de Timbiras - MA: Horta com apoio técnico nas comunidades de Independência no município de Peritoró e Axixá e São Benedito dos Colocados em Codó - MA .

A ONU, em 21 de julho de 2010, aprovou a resolução: "a água potável e segura e o saneamento básico são direitos humanos essenciais".

(4)

O acesso à água está incluído na Agenda de Desenvolvimento de 2030, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 06, "Garantir a disponibilidade e o gerenciamento sustentável da água para todos",

Esse projeto faz parte do esforço para implementar a Agenda 2030 e promoverá e contribuirá para o desenvolvimento sustentável nessas áreas.

OBJETIVO GERAL: O Projeto Água, Saúde e Vida visa contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde de meninas e mulheres e também para meninos e suas comunidades até o final de 2023 através da construção e instalação de sistemas de água potável em comunidades rurais, nos municípios de Codó, Timbiras e Peritoró - MA.

3. OBJETIVO

Contratação de consultoria especializada para apoio técnico às famílias que trabalham com hortas comunitárias/escolares, isso irá acontecer através de visitas técnicas (02 ao mês): ANO I (comunidades Independência município de Peritoró – MA, Axixá, São Benedito dos Colocados) ANO II e ANO III (comunidades Independência município de Peritoró – MA, Axixá, São Benedito dos Colocados e Boqueirão dos Vieiras Codó – MA). Para isso a/o profissional contratada/o deverá ter experiência comprovada nessa temática e preferivelmente com formação nas áreas de Agronomia, Ciências Agrárias, Engenharias, ou áreas afins para realizar a formação para as três comunidades em atenção ao Projeto Água, Saúde e Vida. O objetivo é realizar 02 visitas técnicas por mês em cada comunidade, sendo ANO I (comunidades Independência município de Peritoró – MA, Axixá, São Benedito dos Colocados) ANO II e ANO III (comunidades Independência município de Peritoró – MA, Axixá, São Benedito dos Colocados e Boqueirão dos Vieiras Codó – MA) para verificar a situação das hortas e dar suporte técnico quando necessário, permitindo assim, experiência e conhecimento às famílias envolvidas e, consequentemente, maior sustentabilidade e engajamento qualitativo.

(5)

As visitas técnicas irão ser realizadas durante 03 anos (06 visitas I ano: comunidades Independência município de Peritoró – MA, Axixá, São Benedito dos Colocados), 08 visitas II ano: (comunidades Independência município de Peritoró – MA, Axixá, São Benedito dos Colocados e Boqueirão dos Vieiras Codó – MA) e 08 visitas III ano: (comunidades Independência município de Peritoró – MA, Axixá, São Benedito dos Colocados e Boqueirão dos Vieiras Codó – MA)) a contar da assinatura do contrato.

4. PERFIL DA CONSULTORIA:

A Plan International Brasil procura uma/um profissional com formação em Agronomia, Ciências Agrárias, Engenharias e áreas afins (pós-graduação é desejável) e que também preencha os seguintes requisitos:

✓ Experiência com temas relacionados à horticultura;

✓ Experiência com atividades voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar e implantação de hortas;

✓ Experiência no desenvolvimento de formações, oficinas, palestras e/ou cursos;

✓ Experiência com atividades e/ou projetos em comunidades rurais tradicionais ou quilombolas;

✓ Excelente habilidade de comunicação;

✓ Tempo disponível para o desenvolvimento das atividades do projeto de acordo com o cronograma estabelecido. Incluindo disponibilidade para deslocar-se para a execução das capacitações;

✓ Seja didático para capacitar grupos distintos.

(6)

A Consultoria deverá entregar os seguintes documentos à Plan International Brasil, para a apresentação de seus serviços:

➢ Documentos comprobatórios de Experiência Técnica: que contenham Curriculum Vitae assinalando experiências e referências;

➢ Documento de Proposta Técnica: consistente com as atividades indicadas nesse Termo de Referência. Indicando como o trabalho será desenvolvido e o cronograma de execução das atividades que contemple o prazo de 03 anos de duração.

➢ Documento de Proposta Econômica (orçamento detalhado): organizado por rubricas específicas. As propostas devem definir em tabela orçamentária detalhada os seguintes custos:

✓ Custos para o desenvolvimento das ações de apoio técnico (visitas técnicas) – incluindo despesas com deslocamento às comunidades;

✓ Custos de materiais a serem entregues às/aos participantes (se necessário);

✓ Custos com impostos (ISS, INSS, IR). 6. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS.

▪ Realização de 02 visitas técnicas por mês em cada comunidade: ANO I (comunidades Independência município de Peritoró – MA, Axixá, São Benedito dos Colocados), para verificar a situação das hortas e dar suporte técnico quando necessário, totalizando 72 visitas ao ano;

▪ Realização de 02 visitas técnicas por mês em cada comunidade: ANO II e ANO III (comunidades Independência município de Peritoró – MA, Axixá, São Benedito dos Colocados e Boqueirão dos Vieiras Codó – MA),

(7)

totalizando 192 ao final dos dois anos; para verificar a situação das hortas e dar suporte técnico quando necessário;

▪ Entrega de Relatório Parcial contendo principais informações e insumos identificados através visitas nas hortas comunitárias/escolares. Incluir fotos de todo o processo, depoimentos, desafios, etc. O relatório deve ser entregue mensalmente e Relatório Final contendo um resumo geral das atividades desenvolvidas, bem como as lições aprendidas durante o processo e encaminhamentos das comunidades para a manutenção das hortas – Ao final do Projeto.

8. AVALIAÇÃO DA PROPOSTA:

A avaliação da proposta ocorrerá da seguinte forma, a saber:

a) Análise Técnica – A partir de critérios estabelecidos por este Termo de Referencia. A proposta será analisada do ponto de vista dos seus objetivos, da sua relevância, da sua sustentação, assim como da relação custo-benefício, tomando-se como referência as metas e resultados a serem alcançados.

b) Entrevista – Entrevista para selecionar a/a finalista, bem como verificar a viabilidade da proposta.

c) O não atendimento a quaisquer das exigências especificadas neste Termo de Referência implicará a não aprovação da Proposta.

9. CRONOGRAMA

(8)

Carta convite e Apresentação do Termo de Referência 01 a 19 de março de 2021

Entrega/envio das propostas 22 a 26 de março de 2021

Análise das propostas recebidas 29 a 31 de março de 2021

Entrevista com candidatas/os selecionadas/os 01 e 02 de Abril

Assinatura de contrato 12 de Abril de 2021

10. DESEMBOLSOS E FORMA DE PAGAMENTO:

O desembolso será efetuado de acordo com o cronograma orçamentário apresentado abaixo. Em caso de não aprovação dos documentos apresentados à Plan Brasil, impreterivelmente a consultoria deverá refazer as atividades de forma a atender as necessidades da avaliação.

A Plan Brasil deduzirá os impostos previstos na Legislação vigente (INSS, IR e ISS).

O desembolso equivalente ao valor de execução da proposta será efetivado da seguinte forma:

Mensalmente: após entrega de relatório mensal;

O pagamento será condicionado à aprovação do corpo técnico da Plan Brasil. Nenhum pagamento antecipado será autorizado.

11. ENVIO DA PROPOSTA E PRAZOS:

1. Os interessados deverão encaminhar os documentos solicitados, após o prazo limite para apresentação da proposta (26/03/2021), nenhum outro será recebido.

2. O contrato será elaborado somente após a apresentação da documentação regularizada no setor administrativo do Escritório Nacional da Plan

(9)

International Brasil, devendo ser encaminhadas por e-mail para o endereço: consultoriaseservicos.bra@plan-international.org;

3. Após a decisão por parte da equipe Plan responsável será enviada ficha cadastral com informações para elaboração do contrato à empresa convocada que deverá ser preenchida e encaminhada no prazo de 24h; 4. A empresa detentora do menor preço e melhor proposta terá o prazo de

24h, contado a partir da notificação de sua convocação para assinar o contrato;

5. A convocação para a assinatura do contrato eletrônico será via plataforma online. O setor administrativo encaminhará para assinatura, mediante e-mail informado do responsável pela assinatura do contrato e mais uma testemunha a sua escolha.

12. DOS PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO E DO SIGILO DAS INFORMAÇÕES: A consultoria a ser contratada se compromete a:

1) Abster-se de utilizar, em todas as atividades relacionadas com a execução deste instrumento, mão-de-obra escrava e infantil, nos termos do inciso XXXIII do Art. 7º da Constituição da República, bem como exigir que a referida medida seja adotada nos contratos firmados com os fornecedores de seus insumos, sob pena de rescisão do contrato, obrigando-se ainda, sempre que solicitado pela Plan Brasil a emitir declaração, por escrito, de que cumpre essa disposição;

2) Fica estipulado entre as partes que os documentos e informações oriundas deste termo e do contrato a ser firmado, que dizem respeito à intimidade, a vida privada e a honra das famílias e meninas participantes do projeto, não poderão se tornar públicas, em virtude da proteção contida no inciso X do art. 5 da Constituição Federal e no Titulo II, Capitulo II do art. 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90), sob pena de responsabilização civil e criminal.

(10)

3) Não tornar públicos os documentos e informações oriundas deste termo e do contrato a ser firmado, que dizem respeito à intimidade, a vida privada e a honra das famílias e as crianças participantes do projeto, em virtude da proteção contida no inciso X do art. 5 da Constituição Federal, sob pena de responsabilização civil e criminal.

13. INFORMAÇÕES IMPORTANTES

▪ O Contrato somente será efetuado depois da apresentação da documentação regularizada no setor administrativo da Plan International Brasil, assinatura das Políticas da Organização, Código de Conduta para Contratação Externa e treinamento sobre Salvaguarda de Crianças, Adolescentes e Jovens.

▪ A sistematização dos produtos gerados é de responsabilidade da/o consultor, sendo condicionado o pagamento à entrega dos produtos.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho versa sobre a Rede Ecovida de Agroecologia e sua atuação territorial. A partir de uma revisão bibliográfica, pode-se compreender que o conceito de território evoluiu

I) A Empresa Contratada, incluindo todos os seus colaboradores, poderão vir a ter acesso a informações e dados pessoais e pessoais sensíveis recebidos ou coletados

LADO DO DISSUASOR LADO DA PLACA 624BLD Pressóstato Pressóstato Sinalizador acústico Luzes Motor +24V Fim-de-curso INFERIOR Fim-de-curso SU- PERIOR Pressóstato Sinalizador

[Informar a data, o nome e a assinatura do dirigente máximo que aprovou o documento Termo de Abertura do Projeto antes deste projeto ser solicitado ao Governador pelo

No caso da bancada fluminense, composta por 17 deputados, a fragmentação partidária não conseguia neutralizar os conflitos internos, dificultando a criação de laços de

O pagamento será efetuado através de depósito em conta bancária ou via TED (transferência eletrônica disponível), cujas tarifas extras correrão por conta da Contratada. O

O objetivo do presente Termo de Referência é realizar o levantamento da situação das Associações e Cooperativas produtoras de borraacha no Estado do Amazonas

Para além da quantificação e valoração dos estoques de carbono, a consultoria contratada deverá identificar e sistematizar dados secundários que contribuam para as discussões