• Nenhum resultado encontrado

PADE PROGRAMA ALTA 10º DIRECÇÃO DE EMPRESAS. 22 Fevereiro a 7 Julho de 2018 Inclui semana internacional em Lisboa e Madrid

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PADE PROGRAMA ALTA 10º DIRECÇÃO DE EMPRESAS. 22 Fevereiro a 7 Julho de 2018 Inclui semana internacional em Lisboa e Madrid"

Copied!
52
0
0

Texto

(1)

22 Fevereiro a 7 Julho de 2018

Inclui semana internacional

em Lisboa e Madrid

PADE

PROGRAMA DE ALTA

DIRECÇÃO DE EMPRESAS

(2)

A longo prazo, o desenvolvimento de

Angola, das suas empresas, instituições e

empresários está necessariamente ligado

ao investimento que fizermos na formação.

(3)

PADE

PROGRAMA DE ALTA

DIRECÇÃO DE EMPRESAS

(4)
(5)

5 A ASM Angola School of Management está desde

2009 ao serviço dos líderes e dirigentes de empresas Angolanas, como espaço de reflexão e aperfeiçoa-mento do processo de decisão da Alta Direcção. A ASM é hoje um actor de relevo na criação de conhe-cimento para o mundo das empresas, melhorando o processo de decisão da Alta Direcção, aumentando a capacidade das empresas de criarem e manterem riqueza, e assim contribuírem para o processo de diversificação da actividade económica em Angola. Estamos a viver um quadro económico nacional e mundial que exige uma reflexão profunda. O papel da ASM é contribuir para transformar as actuais dificuldades em oportunidades, ajudando a repensar estratégias e a superar essas dificuldades, proporcio-nando aos seus Alumni uma visão integrada e profunda das suas empresas.

Pousa sobre a Alta Direcção a responsabilidade de construir o futuro preparando as organizações para os desafios do presente e do futuro. Somos todos de-safiados permanentemente, a melhorar como pesso-as e como dirigentes, a ASM afirma-se cada vez mais como instituição que pode contribuir no processo de superação pessoal para se estar a altura dos desafios das empresas, do País, onde os cidadãos, os quadros e colaboradores serão o centro de toda atenção.

JOSÉ MARIA WANASSI

(6)

Desde Fevereiro de 2016 a ASM

desenvolve os seus Programas em sede

própria, e nas condições que pretendem

oferecer aos seus Executivos o clima e

tranquilidade que lhes permitam tirar o

maior proveito nos Programas.

(7)

7 A Escola dedica-se à formação e ao

aperfeiçoamento de Líderes empre-sariais com os mais elevados padrões de exigência e excelência, e baseia o seu ensino no Método do Caso. Comprometida com a qualidade do mercado de trabalho Angolano, a ASM selecciona e disponibili-za o que de melhor se faz pelo mundo, no âmbito da Formação para Empresários e Dirigentes de empresas e vem consolidando a sua afirmação constituindo-se numa referência obrigatória neste ramo em Angola.

Com instalações próprias na Cidade Financeira, a ASM dispõe das melhores infra-estruturas e conhecimentos para posicionar-se como Centro de Investigação e de geração de conhecimento sobre as Empresas Angolanas e como polo de relações empresariais.

A AESE e o IESE acompanham a ASM desde o primeiro momen-to, pondo ao serviço da ASM o

know-how do seu corpo docente

internacional, composto por aca-démicos e dirigentes empresariais. Com experiências de 37 e 59 anos na Formação de Executivos, ambas as Business School têm demons-trado, em conjunto com a ASM, um empenho renovado na formação de Professores Angolanos, em prol da maximização do potencial dos pro-fissionais em Angola de maneira relevante para a realidade do país. A ASM coloca ao dispor dos seus Alumni uma rede internacional de conhecimentos e contactos.

A ASM Angola School of Management é

uma Escola de Direcção e Negócios, que

surge em 2009 por iniciativa de quadros e

instituições Públicas e Privadas Angolanas

e conta com a parceria e colaboração de

entidades estrangeiras experientes e

muito conceituadas.

(8)

CAIRO NAIROBI LAGOS BARCELONA SEVILHA MONTEVIDEU SÃO PAULO NOVA IORQUE CIDADE DO MÉXICO GUATEMALA MADRID LISBOA ABIDJAN LUANDA BOGOTÁ GUAYAQUIL LIMA SANTIAGO BUENOS AIRES CABO VERDE VARSÓVIA MUNIQUE

(9)

Rede de Escolas associadas

ASM/AESE/IESE

AESE Business School, Lisboa, Portugal.

ASM - Angola School of Manage-ment, Luanda, Angola.

ESE - Escuela de Negocios. Univer-sidad de Los Andes, Santiago do Chile, Chile.

IAE - Escuela de Dirección y Nego-cios, Universidad Austral, Buenos Aires, Argentina.

IDD - Instituto Democracia e Desen-volvimento, Cabo Verde

IDE - Instituto de Desarrollo Empre-sarial, Guayaquil, Equador.

IEEM - Instituto de Estudios Empre-sariales de Montevideo, Universi-dad de Montevideo, Montevideo, Uruguai.

IESE Business School, Universidad de Navarra, Madrid e Barcelona, Espanha.

IESE NY - New York, EUA.

IME - Institute for Media Entertain-ment, New York, EUA.

INALDE - Instituto de Alta Dirección Empresarial, Universidad de la Sabana, Bogotá, Colômbia.

IPADE - Instituto Panamericano de Alta Dirección de Empresa, Univer-sidad Pan-Americana, Mexico City, México.

ISE - Instituto Superior da Empresa, Brasil.

LBS - Lagos Business School, Pan--African University, Lagos, Nigéria. MDE Business School (IHE-Afrique), Abidjan, Costa do Marfim.

NU - Nile University, School of Busi-ness, Cairo, Egipto.

PAD - Escuela de Dirección de la Universidad de Piura, Peru. SBS - Strathmore Business School, Strathmore University, Nairobi, Quénia.

CEIBS - China Europe International Business School, Shanghai, China.

9 SHANGHAI

(10)
(11)

11 A Direcção da décima edição do Programa de Alta

Direcção de Empresas tem a honra de lhe endere-çar o convite para participar num programa cuja experiência, a cada ano, se tem tornado, cada vez mais, uma referência nacional.

O método que suporta o Programa, os conteúdos, o corpo docente, a equipa de apoio, asseguram que o PADE se diferencie e seja um programa de quali-dade superior. Este conjunto de factores têm sido críticos para o sucesso do Programa, cujo início está marcado para o mês de Fevereiro de 2018.

Aos Dirigentes, Empresários e Quadros com res-ponsabilidades na Alta Direcção das Instituições, Empresas, Projectos de grande impacto socio--económico no País, as nossas saudações de boas vindas e parabéns por terem incluído nas suas agendas de trabalho, tempo e disponibilidade para, neste primeiro semestre de 2018, disporem de um ambiente para análise, reflexão e discussão de matérias ligadas as várias áreas funcionais das em-presas, num total de cento e quarenta horas (em sala) para além de 108 horas em trabalho de grupo, que no conjunto permitem o arejamento e aper-feiçoamento dos conhecimentos, para o processo de tomada de decisão face aos desafios a que estão confrontados os quadros da Alta Gestão direcção. Enquanto Director do Programa, terei a honra de o/a acolher, apoiar, acompanhar e aconselhar ao longo do funcionamento do PADE.

JESUS NELSON MARTINS

Director do PADE

(12)
(13)

13 O PADE constitui uma abordagem

integrada e multidisciplinar da gestão das organizações, numa óptica de Alta Direcção, com uma forte perspectiva internacional. A participação no Programa facilita ainda o desenvolvimento de co-nhecimentos e competências nas diferentes áreas funcionais das organizações de forma relevante, rigorosa e coerente.

A abordagem do PADE é sobeja-mente uma abordagem que tem presente o carácter prudencial da Alta Direcção, atendendo por isso uma particular atenção ao desenvol-vimento pessoal dos participantes.

O PADE destina-se a empresários e dirigentes de empresas com um mínimo de 10 anos de experiên-cia de gestão em posições de Alta Direcção e Direcção-Geral que procuram:

• Encontrar novas ou melhores formas de dirigir;

• Encarar e tirar partido da glo-balização da economia, que cria modelos de concorrência em mutação constante;

• Conhecer e aproveitar as novas tecnologias, não apenas as que se orientam para o negócio, mas também as que afectam a vida da sociedade em geral;

• Abrir-se a novos mercados e a novos clientes com produtos e serviços mais adaptados às suas necessidades;

• Apostar no seu próprio aperfei-çoamento, quer nas capacidades técnicas e na actualização de conhecimentos, quer nas compe-tências pessoais, nomeadamente naquelas que permitem uma melhor liderança e uma maior compreensão de todos aqueles com quem trabalham.

O PADE – Programa de Alta Direcção

de Empresas – é o espaço privilegiado

de reflexão e aprendizagem, onde os

empresários e gestores podem aprofundar

questões fundamentais associadas à missão

da organização, pensar o futuro a construir

e qual o seu legado e responsabilidade

(14)
(15)

15 ACCENTURE AFRICAR ALAIDE A MUNDIAL SEGUROS ANGOLACABLES ANTÓNIO J. SILVA ANGO - SAL ANGOMÉDICA ANGOSEGU ARDJA ASSEMBLEIA NACIONAL ATLANTICO ATLAS GROUP BAI - BANCO ANGOLANO DE INVESTIMENTO BANC - BANCO ANGOLANO DE NEGÓCIOS E COMÉRCIO BANCO KEVE BANCO MILLENNIUM ANGOLA BANCO MILLENNIUM ATLANTICO BANCO SOL BÁSCULAS BCA - BANCO COMERCIAL ANGOLANO BCI - BANCO DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA

BCGTA - BANCO CAIXA GERAL TOTTA DE ANGOLA BDA - BANCO DE DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA BIOCOM BPC - BANCO DE POUPANÇA E CRÉDITO BNA - BANCO NACIONAL DE ANGOLA CAIXA DE SEGURANÇA SOCIAL DAS FAA CAMERON CARMON REESTRUTURA CFL - CAMINHOS DE FERRO DE LUANDA CASSAFORMA ANGOLA CNC - CONSELHO NACIONAL DE CARREGADORES COBANGOLA COMISSÃO DO MERCADO DE CAPITAIS COPEBE/ BRAINCOM CPI CONSULTING DAMER GRÁFICAS DARWIN DELOITTE ANGOLA DIRECÇÃO NACIONAL DAS ALFÂNDEGAS EDEL - EMPRESA DISTRIBUIDORA DE ELECTRICIDADE ELIESER - ASSOCIATES ENANA - EMPRESA NACIONAL DE EXPLORAÇÃO DE AEROPORTOS E NAVEGAÇÃO AÉREA ENE - EMPRESA NACIONAL DE ELECTRICIDADE EMPRESA DE ÁGUAS & SANEAMENTO DE BENGUELA EMPRESA DE ÁGUAS & SANEAMENTO DO LOBITO EMPRESA DE ÁGUAS & SANEAMENTO DE MALANGE ENSA - EMPRESA NACIONAL DE SEGUROS DE ANGOLA EPAL - EMPRESA PROVINCIAL DE ÁGUAS DE LUANDA EXICTOS FÁBRICA DE CIMENTO DO KWANZA SUL (FCKS) FINICAPITAL FUNDO DE GARANTIA DE CRÉDITO FUNDO DO PROJECTO COCA-COLA GESTIGRUPO - HOLDING GRUPO INVISTA GB - CONSULTORES GRUPO AZZAI GRUPO TERRA SUL GRUPO VIELMAR IFE - INSTITUTO DE FOMENTO EMPRESARIAL IMOBDREAM IMOGESTIN INACOM - INSTITUTO NACIONAL DE COMUNICAÇÕES INADEC - INSTITUTO NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR INGEL IRSE - INSTITUTO REGULADOR SECTOR ELÉCTRICO ISEP - INSTITUTO DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO LUÍS LUQUINDA - DESPACHANTE OFICIAL LUXERVIZA

M. COUTO ALVES VIAS MECOFARMA MEDIA RUMO MEMORIAL DR. ANTÓNIO AGOSTINHO NETO MINISTÉRIO DA ECONOMIA MINISTÉRIO DAS FINANÇAS MINISTÉRIO DO AMBIENTE MINISTÉRIO DOS PETRÓLEOS MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES MISAND MUNDO STARTEL NOCEANS ENERGY NOVASOTECMA NOVACÂMBIOS NOVA CIMANGOLA ORGANIZAÇÕES CHANA PEQUENOS PRINCÍPES PESCANGOLA PLANTÃO POMOBEL PORTO DE CABINDA PORTO DE LUANDA PORTO DO NAMIBE PROJECTA E APLICA - LUANDA RITEK EMPREENDIMENTOS SECRETARIA DE ESTADO DAS ÁGUAS SERVIMAX - SERVIÇOS SOJOMAR SONAGÁS SONIL’S - SONANGOL LOGISTICS INTEGRATED SERVICES

TAAG - LINHAS AÉREAS DE ANGOLA TECANGOL TECNOSERVE TELESERVICES TN - SERVICES & BUILDINGS TOTAL SEG TPA - TELEVISÃO PÚBLICA DE ANGOLA TRIBUNAL DE CONTAS TV ZIMBO UNICARGAS UNITEL VDG VISÃO INTEGRADA

Empresas cujos dirigentes

participaram no PADE:

(16)
(17)

O PADE alia o rigor analítico e a relevância

prática, o foco na acção e a cultura de decisão, a

responsabilidade social e a dimensão humanista.

É uma viva e estimulante experiência formativa

baseada no Método do Caso.

O Método do Caso, criado pela Harvard Business School é um processo interactivo de aprendi-zagem, descoberta e partilha que desenvolve a competência analíti-ca e favorece a decisão prudencial. O Método do Caso, ou a análise dos casos tem três fases:

Estudo individual

O participante estuda previa-mente o caso, o que lhe exige algum tempo de trabalho pessoal, procurando tomar as decisões que a situação apresentada requer. O caso consiste na descrição de uma situação real, semelhante àque-las que um dirigente encontra na sua vida profissional, assumindo a posição do decisor do caso.

Trabalho de grupo

As conclusões de cada participante são depois discutidas numa reunião de seis a dez pessoas. O encontro de diferentes experiências e pontos de vista – relativos ao conhecimento e vivência de cada membro do grupo, as suas características pessoais e os modelos de direcção de cada um – acrescentam valor à análise individual e permitem a elaboração de um plano de acção mais eficaz.

Sessão geral

Finalmente, em plenário, o pro-fessor dirige e coordena o debate: sintetiza os aspectos principais do caso, relaciona as temáticas e teorias mais significativas e realça os valores relevantes, atendendo aos possíveis critérios de decisão e às várias alternativas de solução.

Durante o Programa, a análise e discussão dos casos é complemen-tado pelo estudo da documentação científica e técnica proporcionada pela ASM, e também a participa-ção em conferências-colóquio.

(18)

O 10º PADE inclui um encontro e

networking com Alumni do PADE da

AESE Business School durante a Semana

Internacional e um encontro com

empresários no IESE Madrid.

O Programa é constituído por um

total de 54 horas de trabalho de grupo,

distribuídas em 24 sessões de 2h15.

(19)

19

O Programa terá um total de 120 sessões de

1h15m cada, distribuídas segundo as seguintes

áreas relevantes à Alta Direcção das Empresas:

POLÍTICA DE EMPRESA

Desenvolve o ponto de vista da Alta Direcção, integrando as operações que constituem a dinâmica empresarial, como um todo harmónico para conseguir resultados justos e eficazes. Aprofunda, especialmente, as decisões de governo da empresa, contemplando: • A escolha e a realização do negócio; • A estrutura executiva e os sistemas de convivência da organização;

• A configuração institucional dos poderes e das iniciativas pessoais. Permite tanto o desenvolvimento de capacidades da Alta Direcção, como as dos seus colaboradores imediatos.

POLÍTICA COMERCIAL E DE MARKETING

• Dedica-se ao conhecimento dos clientes ou potenciais clientes e da concorrência e, a partir dele, ao desenvolvimento de uma estratégia e ao estabelecimento de políticas comerciais, tão inovadoras quanto possível. • Estuda as variáveis do

marketing-mix, procurando elaborar planos comerciais que definam uma oferta diferenciada das da concorrência, isto é, acrescentando mais valor na satisfação das necessidades dos clientes.

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Esta área de estudo dedica-se à: • Análise e diagnóstico financeiro; • Gestão do circulante;

• Financiamento a curto prazo; • Estudo de investimentos e do estabelecimento de políticas financeiras a longo prazo (dívida, dividendos e autofinanciamento, etc.).

Incorporam-se ainda os elementos que acrescentam novas dimensões à gestão financeira.

CONTABILIDADE E SISTEMAS DE CONTROLO DE GESTÃO

• Ocupa-se dos processos de obtenção, análise e utilização de dados quantificáveis na empresa, do ponto de vista da direcção; • Estuda-se a Contabilidade

Financeira, onde se revêem os conceitos fundamentais, bem como a Contabilidade de Gestão, em sentido próprio, mediante uma breve panorâmica da contabilidade de custos e da análise económi ca das decisões; • Examinam-se as questões

relacionadas com a avaliação de desempenho da empresa, dos vários departamentos e dos responsáveis, e a sua conexão com o processo de planeamento, com a implementação da estratégia e com a motivação dos intervenientes.

FACTOR HUMANO

NA ORGANIZAÇÃO E ÉTICA

• Enriquece a Direcção de Recursos Humanos com a elaboração de um esquema conceptual da organização, fundado na análise das motivações humanas; • Estudo de alguns problemas

habituais, como os relativos à comunicação, autoridade, delegação, conflitos interpessoais, etc., nas diferentes estratégias que os podem solucionar; • Análise da figura do Dirigente, e

suas dimensões (nomeadamente a da liderança), e os aspectos deontológicos da sua tarefa; • Aborda a ética, como parte

nuclear da acção empresarial, fundamenta-se numa

perspectiva realista, destacando o primado da pessoa sobre as coisas.

OPERAÇÕES, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

• As operações são apresentadas na perspectiva da Direcção-Geral, integradas numa cadeia de valor centrada na satisfação do cliente, e como base para aumentar a competitividade empresarial. • As primeiras sessões abordam as

variáveis da acção e as relações com fornecedores e clientes, particularmente nas empresas de serviços.

• Num segundo grupo analisa-se o papel do conhecimento na resolução de problemas: problem

driven management.

• Na terceira parte, estudam-se as operações na perspectiva da sua melhoria contínua.

(20)
(21)

21

Professores

e Conferencistas

POLÍTICA DE EMPRESA

Adrián Caldart

Responsável pela Área Académica. Ph.D. em Management (IESE, U. Navarra); MSc (IESE, U. Navarra); MBA (ESEADE, Buenos Aires); BA (UCA, Buenos Aires). Augusto Costa Ramiro Baptista PADE AESE/IESE/ASM (2009); Pós--graduado em direito Bancário (U. Agostinho Neto); Pós-graduado em Direito Fiscal (Faculdade de Direito de Lisboa); Lic. em Direito (Faculdade de Direito de Lisboa). Elpidio Ferreira Lourenço Neto Lic. em Direito (Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola); Certificação na área de Liderança e Gestão Empresarial (Harvard Business School); Alumni - PLD#22 - Program For Leadership Development Visiting Lawyer do Centro de Arbitragem DIFC - LCIA no Dubai (EAU). Luis Manuel Calleja MBA (IESE); Lic. em Física (U. Complutense de Madrid). Pedro Leão

Pós-graduação em Gestão de Energias Renováveis (UCP); Executive MBA AESE/IESE; Pós-graduação em Gestão de Sistemas de Informação (IST); Lic. Engenharia Electrotécnica, no ramo de Automação, Energia e Electrónica (FCTUC/Universidade de Coimbra). Silva Rodrigues

Lic. em Economia (UTL); PADE (AESE); CEO’S FORUM IESE; foi Adjunto do Ministro das Finanças; foi Director-Geral de Transportes Terrestres, Administra-dor da CP, da FERTAGUS e PCA da CARRIS e do Metro de Lisboa. É actualmente Quadro do Grupo Barraqueiro.

POLÍTICA COMERCIAL E DE MARKETING

Ramiro Martins

Responsável pela Área Académica. MSc em Business Research (Henley Business School); PADE (AESE); PDA (II San Telmo); Lic. em Engenharia Química (U. Porto). Adolfo González

PDE (AESE); Lic. em Engenharia Mecânica (U. Minho).

CONTABILIDADE E SISTEMAS DE CONTROLO DE GESTÃO

Pedro Pimentel

Associate Dean da AESE; Responsável pela Área Académica. Doutor em Economia (U. Nova de Lisboa); Mestre em Engenharia Estrutural (FEUP); Lic. em Engenharia Aeronáutica (U. Politécnica de Madrid). José Miguel Pinto dos Santos Doutor em Economia (U. Hiroshima); MBA (U. Nova de Lisboa).

Rafael Franco

Associate Dean da AESE; DBA (Manchester B.S.); Executive MBA (AESE/IESE); Lic. em Economia (UNL). Juan Toríbio

Doutor em Economia (U. Chicago); ITP em Business Administration (Harvard University).

OPERAÇÕES, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Jorge Ribeirinho Machado Responsável pela Área Académica. Doutor em Filosofia da Acção e Direcção de Organizações (U. Navarra); Executive MBA (AESE/IESE); Mestre em Planeamento Urbano (U. Porto); Lic. em Engenharia Civil (U. Porto). Beatriz Muñoz-Seca

PADE (IESE); Doutora em Ciências da Educação (U. Navarra); Mestre em Educação – Comportamento nas Organizações (U. Harvard).

Agostinho Abrunhosa

Executive MBA AESE/IESE; Lic. em Ges- tão e Organização de Empresas (ISEG). José Maria F. Wanassi

Director da ASM; PDE (AESE); Lic. em Engenharia Geofísica (UAN).

FACTOR HUMANO NA ORGANIZAÇÃO E ÉTICA

José Fonseca Pires

Responsável pela Área Académica. Executive MBA AESE/IESE; Lic. em Medicina (U. Porto). Maria de Fátima Carioca

Dean da AESE; DBA pela Manchester Business School (U. Manchester); PDE (AESE); Mestre em Matrimónio Y Família (U. Navarra); Mestre em Engenharia de Sistemas e Computadores (IST); Lic. Engenharia Electrotécnica (IST). Eugénio Viassa Monteiro

Doutor em Filosofia da Acção e Direcção de Organizações (U. Navarra); PADE (AESE); SMG (John F. Kennedy School of Government, Harvard University); Lic. em Engenharia Electrotécnica (IST). João Martins da Cunha

Mestre em Comunicação nas Organizações (U. Complutense de Madrid); PDE (AESE); PDA (I.I. San Telmo); Lic. em Engenharia Civil (IST). José Octavio Van-Dunem

Doutor em Ciências Humanas: Sociologia, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ/ IESP), Universidade Cândido Mendes/ Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Brasil), em 2003; Mestre em Ciências Humanas: Sociologia, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ/IESP), Universidade Cândido Mendes (Brasil), em 1999; Lic. em Filosofia, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, 1988.

(22)
(23)

A semana internacional de trabalho,

uma componente fundamental do

programa do 10º PADE, dá a conhecer

a cada participante diferentes culturas

organizacionais, novas formas de pensar

e fazer os negócios e novos modos de

abordar os problemas.

Em Madrid, no IESE, os partici-pantes terão a oportunidade de desenvolver as áreas de política de empresa, operações e enquadra-mento socioeconómico.

Em Lisboa, na AESE, os participan-tes terão a oportunidade de visitar empresas de diferentes sectores de actividade, bem como de desen-volver as áreas de ética e gestão do conhecimento.

A AESE e o IESE facilitam a interac-ção dos participantes do PADE An-gola com os Alumni e participantes dos seus programas, facilitando o

networking e a partilha de

contac-tos de diferentes geografias.

(24)
(25)

Os Alumni ASM e

AESE são uma rede de

contactos que perdura

e evolui com cada novo

participante.

Os participantes no PADE e no PDE constituem o Agrupamento dos Alumni da ASM. A relação da Escola com os seus Alumni e destes entre si, gera uma fonte inesgotável de conhecimento, experiência e contactos para o aperfeiçoamento profissional e pessoal de todos. A ASM promove actividades para os Alumni da ASM e da AESE que estabelecem uma plataforma de aprendizagem continuada e de transformação permanente.

De destacar as conferências de fim de tarde – Sessões de Continui-dade – momentos únicos em que personalidades de reconhecido mérito académico e profissional falam sobre temas pertinentes da área da gestão, servindo e facilitando a aprendizagem em cada uma das áreas funcionais da empresa ou na empresa como um todo, inserida na sociedade.

(26)

“PADE é apenas a designação do curso, a organização institucional (ASM), o conteúdo do programa de formação, a humildade e o profissionalismo dos professores, o elevado nível de conhecimento em diversos campos do saber e a facilidade da sua transmissão por estes são os elementos que garantem a confiabilidade do PADE.

Pois, a carga valorativa do que se transmite e se apreende do PADE contribuem de forma assertiva para existência de excelentes ges-tores, bons chefes de família, ou seja, o PADE de facto coopera na valoração do homem na sociedade a que está inserida.

Em alguns momentos desta formação pareceu-me ser um “Deja Vu”, quando abordou-se questões sobre pequenos gestos que mudaram o mundo, o poder da palavra obrigado, a importância da comunicação, o respeito por outrem e a confiança, que são aspectos vividos e que os tenho presente na vida pessoal e profissional.”

JOSÉ PAULO

DA CONCEIÇÃO NICOLAU

Administrador para Área Técnica,

Pescangola-EP

(27)
(28)
(29)

“Participar no PADE, foi para mim uma oportunidade excelente de aprofundar conhecimentos e desenvolver capacidades sobre a gestão e direcção de empresas. O elevado nível dos conteúdos programáti-cos ministrados, aliado a mais prestigiada qualidade do quadro docente tornam o programa bastante atractivo e excepcional. A interacção com vários gestores, a partilha de experiências, a aprendizagem de novos conceitos, constituem notas chaves deste Programa.

Enquanto Jurista de profissão, decidi fazer o PADE para colmatar determinadas lacunas a nível da Gestão empresarial. As minhas expectativas foram ultrapassadas e certa-mente haverá uma repercussão positiva na minha performance enquanto profissional. Nota de especial apreço, à Direcção da escola, aos parceiros internacionais e aos promotores do Projecto.

Por fim, sou a recomendar a participação de todo o Gestor que, tal como eu, quiser fazer/ gerir diferente.”

ARCÉLIO MATIAS

Sócio-Gerente,

ARDJA

(30)

“Faltam palavras para descrever a mistura de sentimentos vividos durante o percur-so do 9º PADE. Onde inicialmente pensei ser apenas um formando de um curso qualquer, para mais tarde perceber que se tratava de algo muito mais abrangente. Uma interacção ao mais alto nível, onde a fonte do conhecimento não se centra apenas no professor e nem somente em aspectos técnico-científicos. Mas sim, em cada um dos participantes e temas também relacionados com o dia-a-dia e família. Uma experiência memorável, que durou o tempo que tinha que durar, mas soube a pouco e mal terminou, deixou saudade.

Os meus parabéns e agradecimento à ASM, AESE e IESE pelo feito.”

CELSO ARSÉNIO

Director-Geral,

IMOBdream

(31)
(32)
(33)

“Maior que o desafio de conciliar agendas, para estar presente nas sessões e preparar de forma adequada as discussões técnicas, é o desafio de tentar traduzir em palavras toda a experiência vivida ao longo dos últimos 6 meses.

Foi como descobrir novos horizontes com a certeza de que será possível alcançá-los, porque não estamos sozinhos na caminhada.

Partilhar conhecimento e descobrir que é sempre possível fazer mais e melhor, aonde es-tamos e com o que temos, para um bem maior e comum – o nosso país, a nossa casa, o nosso povo, a nossa família – é, sem sombra de dúvi-da, uma dádiva, que nos permite agregar valor, persistir na busca de melhorias, e reconhecer que o que fazemos, por pouco que nos pareça ser, faz sempre a diferença.

De todas as questões levantadas há uma que teve uma resposta unânime por parte de toda a equipa “Recomendaria esta formação?” – E a resposta é: “Vivamente.”

Posso afirmar com segurança que, ter feito par-te do 9º PADE foi a escolha mais acertada, para responder os desafios profissionais e pessoais que se avizinham, face a nova conjuntura. A troca de experiências, permitida pela diversidade dos participantes e dos próprios formadores, a todos os níveis, foi, não só enri-quecedora em termos de conhecimento técnico mas também muito gratificante em termos de crescimento pessoal.”

GISELA FONSECA

Directora de Análise de Crédito,

Banco BAI

(34)

“Para alguém envolvido em alta direcção, parti-cipar no PADE representou uma oportunidade para introspecção e reflectir sobre aquilo que tem sido o meu desempenho dirigindo as opera-ções de uma instituição e as pessoas que dela fa-zem parte. Com a pressão quotidiana de resolver e decidir tempestivamente sobre questões que impactam sobre o futuro da organização e seus colaboradores acontece por vezes ignorarmos al-guns dos melhores princípios de administração que em determinado momento da vida apren-demos e que com o tempo ou esquecemos ou consideramos como menos relevantes. O PADE é um refrescamento que recomendo em especial pelo método do caso utilizado. Foi interessante, na diversidade das matérias cobertas e casos discutidos, reconhecer situações e desafios por que já passamos e nas interessantes discussões geradas reconhecer algumas das abordagens que utilizamos para tentar solucionar esses desafios. O grande interesse do PADE é a diversidade das disciplinas cobertas, suportadas por casos, sempre numa perspectiva do gestor encontrar caminhos para o encontro de soluções, não necessariamente certas ou erradas. No final, o importante é a oportunidade de estarmos expostos a exemplos de melhores práticas, em alguns casos, do que aquelas julgávamos serem as melhores e sentir que há sempre espaço para aperfeiçoarmos o nosso desempenho profissio-nal com o suporte da teoria, outras experiências através dos casos e, mais importante, o contribu-to de quem vive diariamente muicontribu-tos dos nossos dilemas, os outros participantes do PADE. “

JOÃO JÚLIO FERNANDES

Presidente do Conselho

de Administração, FGC

(35)
(36)
(37)

“O PADE foi um dos mais enriquecedores investimentos que o ATLANTICO me propor-cionou.

Com reconhecida qualidade e excelentes metodologias de aprendizagem e partilha de conhecimento, dotou-me de instru-mentos indispensáveis para a tomada de decisão, compreender o modo de pensar, o agir e os modelos implementados pelos meus pares e superiores hierárquicos na instituição.

Destaco no programa, o Método do Caso, a interacção com vários gestores compe-tentes do mercado em diversos sectores de actividade, que comigo formaram a equipa de alunos, a partilha e absorção de conhe-cimento, o elevado nível dos professores seleccionados, o rigor da equipa de gestão do programa, a viagem internacional e a qualidade das instalações da ASM.

Recomendo a todos os executivos e gestores de topo a participarem neste programa com riqueza de conteúdo inquestionável, no sentido de se manterem actualizados e ca-pazes de enfrentar os desafios do mercado, reforçando a sua visão estratégica para uma entrega e contributo que faça a diferença no crescimento do nosso País.”

HERMÍNIA DE LURDES

FERREIRA CARDOSO

Directora Large Corporate,

Banco Millennium Atlantico

(38)

“Tomei a iniciativa de frequentar o 9º Pro-grama de Alta Direcção de Empresas (PADE) face à preeminente necessidade e ânsia de actualizar-me sobre as matérias hodiernas transversais à gestão, à liderança e às empre-sas, e que contribuíssem, para enriquecimen-to pessoal nestas matérias e para a organiza-ção onde trabalho.

Foi uma surpresa agradável e uma honra durante os seis (6) meses do Programa ter tido a oportunidade na reflexão e na troca de experiências com responsáveis de outras empresas do País e professores renomados da AESE/IESE Business School, sobre os desafios que as mesmas enfrentam, e com o método caso, os desafios do passado e do futuro, das pessoas, das organizações e das sociedades de uma maneira geral. As conferências--colóquios convertem-se na janela para o aprendizado dos vários dogmas e das teorias, muitas delas estudadas nas melhores escolas de negócios do mundo, que estão, em muitos casos, por detrás dos dilemas comuns às pessoas, às organizações e às sociedades de várias latitudes.

Como gestores, executivos e líderes das mais diversas organizações, recomendo vivamente a frequência do Programa de Alta Direcção de Empresas (PADE) da ASM, que se traduzirão após a sua conclusão na mudança de pers-pectiva e de como podemos contribuir para ultrapassarmos os principais obstáculos, das pessoas que nos rodeiam, das organizações que lideramos e/ou interagimos e da socieda-de a que pertencemos.”

NELSON V. SOARES DA SILVA

Secretário da Comissão Executiva,

Sonangol Holdings

(39)
(40)
(41)

“O PADE – Programa de Alta Direcção de Empresas, mudou significativamente a for-ma como encaro os meus desafios profissio-nais. O programa estimula-nos a reiniciar um caminho de “governação individual”, de desenvolvimento pessoal, premissa essencial para qualquer mudança organi-zacional. O reconhecimento internacional da ASM, a qualidade do corpo docente, a forte componente humanista, ética e de rigor, agregada ao método inovador que lhe é tão característico – o Método do Caso, é um factor diferenciador que nos coloca sistematicamente na posição de tomada de decisão, através do qual fui desenvolvendo as minhas competências de liderança. Não menos importante, são os laços de amizade que unem os elementos do 9º PADE, que tenho a certeza irão perdurar por muitos e bons anos.”

SÓNIA CARVALHO

Direcção de Património e Obras,

Banco Caixa Angola

(42)

“Não há dúvidas que a participação num programa desta natureza e num ambiente desafiante como o nosso, exige um grande esforço individual na conciliação de agen-das, mas valeu a determinação e a crença de que era algo possível! Aliás, os benefícios são hoje claramente visíveis! Em minha opinião é inegável o nível de qualidade e o grau de exigência presentes nesta iniciati-va! Passei por programas semelhantes em outras paragens do mundo e este nada tem absolutamente a perder! Hoje, depois da jornada concluída, é prazeroso reconhecer os ganhos, cujas evidências estão paten-tes na minha forma diferente de olhar para os fenómenos à volta da liderança e da direcção de empresas! Fica também um reconhecimento especial à semana internacional pelo intercâmbio e sobretudo pelo que ficou na memória de todos nós! O desafio foi enorme, a batalha valeu a pena e a comemoração ainda melhor! Um obrigado a todos que tornaram possível a jornada!”

TAVARES CRISTÓVÃO

Director de Recursos Humanos,

Banco BAI

(43)
(44)
(45)

“Cheguei a um ponto na minha carreira em que vi que precisava de novos conhecimen-tos, para ver se aquilo que eu tinha feito es-tava em consonância com o conhecimento com base científica, com base nos cânones da ciência. Para aliar a experiência que tenho de 17 anos de financiamento da eco-nomia, a novos conhecimentos decidi fazer o PADE. Hoje, posso dizer que o impacto foi bastante positivo. Há muita crítica de que tinha a noção mas que não conseguia aliar e ao voltar a aprender com o PADE, tem-me levado a pensar de forma diferente e tenho a certeza quase absoluta, mesmo absolu-ta, que quando acabar o programa, o meu contributo no banco vai ser muito maior e muito melhor.”

TIMÓTEO ENCARNAÇÃO

JÚNIOR

Director do Gabinete de

Compli-ance, Banco de Desenvolvimento

de Angola

(46)

“O PADE, enquanto formação para cargos de gestão e administração de empresas, assenta em três pilares: (i) uma instituição (a ASM) governada por pessoas orientadas por valores e princípios sólidos; (ii) um corpo docente nacional e internacional, com reconhecido mérito académico e profissio-nal; e (iii) uma selecção rigorosa de alunos com maturidade profissional que tornam os colóquios, as conferências e as aulas com o método do caso, em experiências extrema-mente enriquecedoras.

O PADE é, pois, uma ferramenta que pode potenciar uma mudança na forma como se gerem as empresas, despertando os líderes das mesmas para o mundo do profissiona-lismo e cuidado da pessoa humana.”

TOMÁS Z. DE OLIVEIRA

Director do Departamento

Jurídico, DARWIN – Investment

Management, S.A.

(47)
(48)

Informações

gerais

PREÇO TOTAL

5.597.700,00 Akz (Sujeito a actualização)

………

O preço inclui a documentação, material de apoio e refeições no local das sessões, assim como, a estadia em Lisboa e Madrid durante a semana internacional. A viagem de ida e volta Luanda--Lisboa-Luanda é por conta de cada participante.

Opções de financiamento

Com o intuito de apoiar a formação

de executivos e dirigentes, a ASM e o Atlantico firmaram um protocolo que permite as empre-sas, aos empresários, altos quadros e dirigentes a recorrerem a financiamento bancário pelo

Atlantico para a participação de quadros nos

programas (longos) oferecidos pela ASM.

Gabinete de Admissões

secretariado@asm.co.ao

O Programa é compatível com o trabalho profissional, requerendo a presença dos participantes em todas as sessões de trabalho. O PADE realiza-se na sede da ASM na Cidade Financeira em Talatona.

Pré-inscrição

Entrevista

pessoal com o

Director do PADE

Admissão

e confirmação

ao Participante

2.

3.

1.

(49)

QUINTA-FEIRA 13h15 » 14h30 Almoço 14h30 » 16h30 Trabalho de Grupo 16h45 » 18h00 Sessão 1 18h15 » 19h30 Sessão 2 SEXTA-FEIRA 09h00 » 10h15 Sessão 3 10h30 » 11h45 Sessão 4 12h00 » 13h15 Sessão 5 13h15 » 14h30 Almoço 14h30 » 16h30 Trabalho de Grupo 16h45 » 18h00 Sessão 6 18h15 » 19h30 Sessão 7 SÁBADO 09h00 » 10h15 Sessão 8 10h30 » 11h45 Sessão 9 12h00 » 13h15 Sessão 10

Horário-tipo

Calendário 10º PADE 2018

FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO

22/23/24 01/02/03 12/13/14 10/11/12 04 a 08* 05/06/07 09/10 26/27/28 24/25/26 21/22/23

22/23/24

* Semana Internacional em Lisboa (AESE) e Madrid (IESE).

(50)
(51)
(52)

PROMOTORES:

atelier adão paranhos

Referências

Documentos relacionados

longamente considerada como o ponto mais alto do desenvolvimento da arte escultórica na Grécia Antiga, tornando-se quase um sinónimo para "escultura grega"...  O Cânone,

Podemos observar na cópia romana em mármore do Discóbolo – pois a escultura original em bronze foi... Cópia romana do Discóbolo – o original grego data

Observar na pró óxima imagem como a xima imagem como a arte grega aprendeu com a eg arte grega aprendeu com a egí ípcia pcia como representar um corpo de jovem como representar

Jogos Olímpicos Jogos Délfico s Jogos Ístmic os Jogos Nemeus Delfos Olímpia Nemeia Corinto Cultura – Jogos JOGOS OLÍMPICOS Olímpia ZEUS e HERA JOGOS DÉLFICOS Delfos APOLO

Dentro da ordem jônica, existiu uma variante no desenho das colunas, as chamadas cariátides, que eram colunas em forma de mulheres, em homenagem às jovens da região de Cária, na

Os cidadãos passaram a poder participar na vida política da pólis, podendo escolher os seus governantes.. Os cargos públicos eram preenchidos através de eleições, ou tirados

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central, usando das atribuições legais e normativas que lhe

De forma explícita, mas não limitativa, podem citar-se como casos em que a garantia não tem efeito, aqueles em que sejam utilizados sistemas e produtos para serigrafia diferentes