• Nenhum resultado encontrado

IV EREEC João Pessoa - PB 19 a 21 de setembro de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IV EREEC João Pessoa - PB 19 a 21 de setembro de 2017"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

19 a 21 de setembro de 2017

AVALIAÇÃO DA DISPONIBILIDADE E DE PREÇOS DE MATERIAIS

DE CONSTRUÇÃO NA REGIÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR

Daniela de Freitas Lima (danielafreitas12@hotmail.com) Lucas Nogueira de Andrade (lucas.bskt@live.com)

Adla Oliveira (adla.sousa@ufersa.edu.br)

Resumo: Os materiais de construção e suas propriedades têm contribuição direta para o resultado fi nal de empreendimentos

havendo a necessidade de emprego adequado e disponibilidade em localidades próximas à construção. Neste sentido, a investigação de materiais e preço são elementos indispensáveis para que sejam estabelecidas qualidade e economia. O objetivo deste trabalho é apresentar a disponibilidade de materiais de construção e preço na região do alto oeste potiguar, sendo a cidade principal Pau dos Ferros/RN, através do diagnóstico obtido por meio de pesquisa de preço de diferentes tipos de materiais em lojas de material de construção. Será destacado também a atenção ao atendimento prestado pelo pessoal ocupado nestas empresas. Detectou-se que a variedade de materiais em Pau dos Ferros/RN se concretiza na existência de diversas lojas e não de produtos de várias marcas em um único estabelecimento, já que as lojas procuram fi delizar uma marca. Existe a necessidade de melhorar a instrução dos vendedores, pois este aspecto impacta nas vendas, uma vez que a inexistência do conhecimento sobre determinado material pode impedir que um produto seja comercializado corretamente.

Palavras-chave: Materiais de construção. Disponibilidade de materiais. Variedade de materiais. Atendimento em lojas de

materiais.

Abstract: The construction materials and their properties have a direct contribution to the fi nal result of enterprises, with the need

for adequate employment and availability in localities close to construction. In this sense, the investigation of materials and price are essential elements for establishing quality and economy. The objective of this work is to present the availability of construction materials and price in the high Potiguar region, being the main city Pau dos Ferros/RN, through the diagnosis obtained by means of price research of diff erent types of materials in material stores of construction. Attention will also be drawn to the care provided by staff employed in these companies. It was found that the variety of materials in Pau dos Ferros/RN is realized in the existence of several stores and not products of several brands in a single establishment, since the stores seek to retain a brand. There is a need to improve the instruction of salespeople, as this aspect impacts on sales, since the lack of knowledge about certain material may prevent a product from being marketed correctly.

INTRODUÇÃO

A pesquisa de materiais e preço na construção civil é importante para que se planeje adequadamente a compra de itens necessários para a execução do projeto com economia e qualidade, atentando para a disponi-bilidade dos produtos em localidade próxima ou distante.

A aplicação dos materiais adequados é um dos fatores responsáveis pela qualidade, durabilidade e esté-tica da obra prevista por um projeto, de modo que a possibilidade de adquirí-los com as caracterísesté-ticas dese-jadas, em tempo hábil e com o menor custo, contribui para a maior probabilidade de satisfação do usuário do produto fi nal (edifi cação).

Esse trabalho objetiva apresentar a disponibilidade de materiais de construção e preço na região do alto oeste potiguar, sendo a cidade principal Pau dos Ferros/RN, através do diagnóstico obtido por meio de pesqui-sa de preço de diferentes tipos de materiais em lojas de material de construção. Será destacado também a aten-ção ao atendimento prestado pelo pessoal ocupado nestas empresas.

(2)

Para debater sobre a temática, abordaremos o cenário da construção civil no Brasil; os tipos de materiais para a construção civil; sua importância para que se obtenha êxito no tripé: tempo, custo e qualidade; resultado da averiguação realizada em lojas de material de construção de Pau dos Ferros/RN.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 Importância dos materiais de construção de qualidade para as edificações

As manifestações patológicas em edificações é um grande problema vivenciado pelos construtores, pois afeta de maneira significativa o desempenho das edificações. Os materiais utilizados tem uma influência dire-ta nesses problemas podendo evitá-los como dire-também agravar ainda mais os danos que possam vir a ocorrer.

De acordo com[1], para se ter uma qualidade final em um empreendimento é necessário que ao longo de

todas as etapas no processo de construção, que se utilize materiais de boa qualidade bem como que estejam em conformidade com as especificações de projeto.

Para[1], é comum, nas edificações, problemas patológicos devido ao uso de materiais sem qualidade tais

como, baixa durabilidade comparando com a durabilidade especificada, falta de rigor dimensional e baixa re-sistência mecânica.

Devido os materiais sem qualidade causarem danos nas edificações é importante conhecer os materiais de construção que serão utilizados nas edificações bem como as suas características. Esse conhecimento pro-porciona um maior controle da obra trazendo também uma boa relação entre custo e beneficio da obra.

Um maior atenção aos materiais empregados nas construção e a qualidade, principalmente das habita-ções foi proporcionada com a criação do PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Ha-bitat. O SIAC - Sistema de Avaliação da Conformidade das Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil é um dos principais propulsores do PBQP-H. O SIAC objetiva avaliar a conformidade do sistema de gestão da qualidade das empresas de serviços e obras, focando-se nas características específicas da atuação das cons-trutoras, e baseando-se na família de normas ISO 9000[2]. O sistema busca alavancar o quadro de qualidade do

setor, abrangendo todos os aspectos relacionados a empreendimentos tais como serviços especializados de exe-cução de obras, gerenciamento de obras e de empreendimentos e elaboração de projetos[2].

Além disso, com a entrada em vigor da norma de desempenho NBR 15.575:2013[3], a preocupação com

o desempenho e portanto com a qualidade deve ser requisito considerados ainda na produção dos materiais e consequentemente na especificação. Essa norma constitui um importante e indispensável marco para a moder-nização tecnológica da construção brasileira e melhoria da qualidade de nossas habitações[4].

1.2 Custos de obras e disponibilidade dos materiais

Nos dias atuais é de extrema importância o planejamento e preocupação com os custos das obras de construção civil. Sabe-se que a economia faz parte do tripé da construção civil e uma das formas de garantir uma maior economia é na escolha e gerenciamento dos materiais de construção a serem utilizados.

A etapa que é responsável pelo planejamento de custos na construção civil é o orçamento da obra.[5]

de-fine que orçar é quantificar insumos, mão de obra, ou equipamentos necessários à realização de uma obra ou serviço bem como os respectivos custos e o tempo de duração dos mesmos. Logo, conforme[6], sendo o serviço

ou obra executada dentro das especificações técnicas preestabelecidas, feitas as compensações monetárias, o orçamento deve retratar o custo estimado da obra.

Para os autores[6], composição de custos de uma obra pode ser feita apartir de: índices para composição

de custos, preços dos materiais, preço da mão-de-obra (com acrescimo de encargos sociais que incidem sobre ela), gastos com ferramentas, benefícios e despesas indiretas; inerentes ao serviço a ser executado.

Quanto à classificação dos custos para uma construção civil têm-se os custos diretos e custos indiretos.

[7] afirma que os custos diretos são compostos por aqueles que se identificam diretamente com o produto, já os

(3)

in-Para[8], um material é mais econômico que outro, quando em igualdade de condições de resistência,

du-rabilidade, estabilidade e estética, tiver preço inferior de assentamento na obra. Ou ainda, quando em igualda-de igualda-de preço apresentar maior resistência, durabilidaigualda-de, estabilidaigualda-de e beleza[8].

[8] afirma que o conhecimento sobre os materiais não permite apenas obter-se uma maior economia,

pos-sibilita também a escolha dos materiais mais adequados a cada situação, ou seja, qualidade para as construções reforçando um dos objetivos que se almejam. Assim, a conhecimento e a especificação correta dos materiais influencia no custo de execução e de manutenção, além de ser importante para a durabilidade e o desempenho ao longo da vida útil para a construção.

2. METODOLOGIA

Este estudo se deu em duas etapas. A primeira etapa diz respeito ao estudo bibliográfico através da lite-ratura existente. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa de campo em lojas de materiais de construção, com o objetivo de saber e conhecer os materiais a venda na região, a forma de venda e o preço de cada um.

Para isso foram consultadas 8 lojas de materiais de construção na região do alto oeste potiguar, sendo a cidade principal Pau dos Ferros/RN.

Os materiais analisados foram: Aço (bitolas:1/4” (6,3mm); 5/16” (8,0mm); ½” (12,5mm); 5/8” (16mm); ¾” (20mm)); Aço (pregos); Agregado miúdo – areia; Agregado graúdo – brita; Tijolo de 8 furos; Tijolo maci-ço; Tijolo refratário; Cal hidratada; Gesso; Cimento Portland; Madeira (caibros e ripas); Rochas ornamentais (granito e mármore); Vidros; tintas (interna e externa).

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para preservar a identidade das lojas que disponibilizaram as informações para este estudo, denomina-mo-las de: Loja A, Loja B, Loja C, Loja D, Loja E, Loja F, Loja G e Loja H. Discorreremos sobre as caracte-rísticas das lojas, focando nos aspectos de interesse da pesquisa.

Os dados referentes a preços e forma de venda foram divididos em duas tabelas, de acordo com a ordem das construções: Tabelas 1 e 2 - fundação, elevação da alvenaria, cobertura; Tabela 3 e 4 - pedras ornamentais, vidros e tintas.

Tabela 1. Dados dos materiais utilizados desde a fundação até o levantamento de alvenarias referente às Lojas A, B, C e D

Material VendaLoja APreço Loja B Loja C Loja D (R$) Venda Preço (R$) Venda Preço (R$) Venda Preço (R$)

Aço Bitola 1/4” - - - - 12 m 13,00 - -Aço Bitola 5/16” Aço Bitola ½” -- -- -- -- 12 m12 m 20,0038,00 -- - -Aço Bitola 5/8” Cimento CPII – Z – 32 Gesso -kg kg -1,12 1,12 -50 kg 50 kg -19,00 25,00 12 m 50 kg -70,00 20,00 -Cimento CPIV – 32 RS Cal Hidratada -- -- 20 kg- 8,00- 20 kg- 9,00- -- - -Areia Média

(4)

-Material VendaLoja APreço Loja B Loja C Loja D (R$) Venda Preço (R$) Venda Preço (R$) Venda Preço (R$)

Brita Média Brita Média Tijolo 8 furos Tijolo 8 furos Madeira (caibro 5 x 7 cm) Madeira (Ripa 2,5 x 7 cm) Prego 1 x 17 Prego 1.1/2 x 13 Prego 2.1/2 x 10 Prego 3 x 8 Prego 10 x 11 -kg kg kg -17,00 10,00 9,49 -m³ Lata -kg kg kg -130,00 3,50 -9,90 9,90 8,90 -m³ Lata Milheiro Und m m -kg kg kg -120,00 3,00 350,00 0,40 3,60 1,70 -9,00 9,00 9,00 -m³ lata Milheiro Und. -kg kg -kg 130,00 3,50 350,00 0,40 -10,00 10,00 -10,00 Nota: * = lata de 18L; ** = 6m³. Fonte: Autores, 2016.

Tabela 2. Dados dos materiais utilizados desde a fundação até o levantamento de alvenarias referente às Lojas E, F, G e H

Material VendaLoja EPreço Loja F Loja G Loja H (R$) Venda Preço (R$) Venda Preço (R$) Venda Preço (R$)

Aço Bitola 1/4” - - - - 12 m 14,70 - -Aço Bitola 5/16” - - - - 12 m 22,00 - -Aço Bitola 5/8” Aço Bitola ½” Cimento CPII – Z – 32 -12 m 12 m -80,00 50,00 -Cimento CPIV – 32 RS Gesso Cal Hidratada -50 kg 50 kg 20 kg 21,00 18,00 9,00 -kg -1,00 -Areia Média - - - -Brita Média Brita Média Tijolo 8 furos Tijolo 8 furos Madeira (caibro 5 x 7 cm) Madeira (Ripa 2,5 x 7 cm) Prego 1 x 17 Prego 1.1/2 x 13 Prego 2.1/2 x 10 Prego 3 x 8 Prego 10 x 11 -Lata m³ Und -kg kg -3,50 130,00 0,37 -10,00 10,00 -kg -kg -10,00 -9,00 -Nota: * = lata de 18L; ** = 6m³. Fonte: Autores, 2016.

(5)

Tabela 3. Dados dos materiais utilizados para acabamento referente às Lojas A, B, C e D

Material VendaLoja APreço Loja B Loja C Loja D (R$) Venda Preço (R$) Venda Preço (R$) Venda Preço (R$)

Rocha Ornamental

Granito -- -- 140x56Pedra 280,00- -- -- -- -

-Rocha Ornamental

Granito -- -- 175x40Pedra 138,80- -- -- -- -

-Tinta Interna Latão** 86,00 Latão** 89,90 Galão* 19,50 -

-Tinta Interna - - - - Latão** 85,00 -

-Tinta Externa

Tinta Externa -- -- Latão**- 169,90- Galão*- 36,00- Latão**Galão* 155,0037,00 Vidro Incolor 4 mm Vidro Incolor 6 mm Vidro Incolor 8 mm m² -90,00 -Vidro Temperado Incolor 6 mm

Vidro Temperado Incolor 8 mm m²- 180,00- -- -- -- -- -- - -Vidro Temperado Incolor 10 mm

Vidro Temperado Fumê/Verde 6 mm Vidro Temperado Fumê/Verde 8 mm Vidro Temperado Fumê/Verde 10 mm

-Nota: * = galão de 3,6L; ** = lata de 18L. Fonte: Autores, 2016.

Tabela 4. Dados dos materiais utilizados para acabamento referente às Lojas E, F, G e H

Material VendaLoja EPreço Loja F Loja G Loja H (R$) Venda Preço (R$) Venda Preço (R$) Venda Preço (R$)

Rocha Ornamental Granito - - -

-Rocha Ornamental Granito - - -

-Tinta Interna - - - - Galão* 22,00 -

-Tinta Interna Latão** 135,00 - - -

-Tinta Externa

Tinta Externa Galão*Latão

12 L

35,00

150,00 -- -- Galão*- 33,00- Latão**Galão* 150,0039,00 Vidro Incolor 4 mm Vidro Incolor 6 mm Vidro Incolor 8 mm -m² m² m² 130,00 150,00 190,00 -Vidro Temperado Incolor 6 mm

Vidro Temperado Incolor 8 mm -- -- m²m² 250,00200,00 -- -- -- - -Vidro Temperado Incolor 10 mm

Vidro Temperado Fumê/Verde 6 mm Vidro Temperado Fumê/Verde 8 mm Vidro Temperado Fumê/Verde 10 mm

-m² m² m² m² 300,00 250,00 300,00 350,00

-Nota: * = galão de 3,6L; ** = lata de 18L. Fonte: Autores, 2016.

(6)

Dos materiais da lista de pesquisa, a loja A possuía apenas gesso, cimento Portland, vidros, pregos, e tintas. Nesta loja, o gesso e o cimento são comercializados apenas na modalidade quilo. O cimento é do tipo Cimento CPII – Z – 32. Há vidros do tipo simples e temperado, com preço por metro quadrado. Não são ven-didos vidros coloridos. Os pregos são venven-didos por quilo. No que se refere à tinta, há apenas uma marca nes-te estabelecimento do tipo innes-terna, com preço único para todas as cores. Podemos citar aqui as cores marfim e pérola. O vendedor do atendimento é solícito e qualificado, respondendo rápida e atentamente às perguntas realizadas e mostrando domínio sobre as características dos materiais.

Na empresa B os materiais comercializados dos itens que pesquisamos são: cal hidratada, gesso, cimen-to Portland, rocha ornamental do tipo granicimen-to, agregado miúdo (areia média), tijolo de 8 furos, pregos com di-versas bitolas e tinta de uma única marca (hidrotintas) do tipo interna e externa. A cal hidratada é vendida em embalagem de 20 Kg e o gesso de 50 kg. O Cimento comercializado é o CP II – Z – 32. A rocha ornamental disponível é o granito, vendido em peças de tamanho variável. O preço é por unidade e não por metro quadra-do, diferindo cor a cor. O agregado miúdo (areia) é do tipo médio e está disponível em lata ou carrada. Os ti-jolos de 8 furos são vendidos por milheiro. Solicitamos pregos do mesmo tipo dos comercializados pela Loja A, porém, não havia o prego 1 x 17 nesta loja e, assim, verificamos os preços dos pregos tipo 2.1/2 x 10, 1.1/2 x 13 e 3 x 8. As tintas vendidas são de uma única marca, havendo interna (exemplo: lilás e azul anil) e exter-na (podemos citar: palha e pêssego). A vendedora foi prestativa. Porém, não sabia todas as especificações dos materiais questionadas, como por exemplo o diâmetro da brita

Dos itens em pesquisa, a Loja C possui: cal hidratada, cimento Portland, areia média, brita média, ti-jolo de 8 furos, titi-jolo refratário, madeira (caibros e ripas), aço, pregos e tinta interna e externa de uma marca. A cal hidratada é comercializada em embalagem com 20 Kg. O cimento comercializado é o CP IV – 32 RS. A areia é vendida por carrada e é do tipo média. A brita é a de 19 mm, vendida em lata ou metro cúbico. O ti-jolo de 8 furos é vendido em milheiro ou unidade e o titi-jolo refratário por unidade. As madeiras caibros (5 x 7 cm) e ripas 92,5 x 7 cm) são vendidas por metro. O aço é comercializado através de vergalhões com 12 metros de comprimento e espessura variável da qual depende o preço, que se eleva quanto maior seja esta. Os pregos verificados foram dos tipos: 1.1/2 x 13, 2.1/2 x 10 e 3 x 8 (Figura 24), vendidos por quilo. Quanto às tintas, a do tipo interna é vendida em latão com 18 litros e galão com 3,6 litros, a do tipo externa em galão com 3,6 li-tros. Existe uma única marca na empresa. Dentre as cores de tinta interna dessa marca podemos citar: branco gelo e damasco, tinta externa: palha e areia. Vendedora capacitada, com disponibilidade ao atendimento, so-lícita. É importante destacar que ao questionar a existência de tijolo refratário, este só foi identificado ao citar que é utilizado para confecção de churrasqueiras.

Os materiais de construção da pesquisa existentes na Loja D são: cimento, agregado graúdo (brita mé-dia), tijolo 8 furos, pregos, tinta externa e interna de uma marca (coral). O Cimento Portland não estava dispo-nível na loja no dia da pesquisa. A vendedora não soube informar o tipo, apenas a marca e o preço (R$ 23,00). A atendente não tem conhecimento do diâmetro da brita, informou apenas que é média, vendida por lata ou metro cúbico. Os tijolos de 8 furos são vendidos em unidade ou milheiro. Os pregos são comercializados em quilo e tem preço único para as três bitolas informadas. Só é vendida tinta externa de uma marca em latão de 18 litros e em galão com 3,6 litros. Das cores do latão podemos citar: concreto e cromo suave e do galão: pé-rola e branco gelo. A vendedora tem um atendimento cordial, porém não possui conhecimento sobre diversos materiais: não sabe o tipo do cimento e o diâmetro da brita.

Dos itens que estamos analisando, a empresa E só comercializa tintas. Foram pesquisadas duas marcas. Dentre as cores da tinta externa da Marca 1, citamos camurça e rosa retrô. Dentre as cores internas da Marca 2 podemos citar: verde lima e verde siena; externas: café e açaí. O vendedor foi atencioso e detinha os conhe-cimentos básicos das tintas.

Os itens comercializados pela loja F, dos pesquisados, são vidros incolor, temperado incolor e tempera-do coloritempera-do. Os vidros são comercializatempera-dos em m². A vendetempera-dora foi cordial e conhece sobre os tipos e espes-suras dos vidros. Figura 1 mostra o vidro incolor de e a Figura 2 o temperado fumê.

(7)

Figura 1. Vidro Incolor

Fonte: Fonte: Autores, 2016.

Figura 2. Vidro Temperado Fumê

Fonte: Fonte: Autores, 2016.

Na loja G os materiais comercializados dos itens que pesquisamos são: cal hidratada, gesso, cimento Portland, tijolo de 8 furos, pregos com diversas bitolas, aço com diversos tamanhos, brita média e tinta de uma única marca do tipo interna e externa. A cal hidratada é vendida em embalagem de 20 Kg e o gesso de 50 kg. O Cimento comercializado é o CP IV – Z – 32 RS. Os tijolos de 8 furos são vendidos por milheiro ou unidade. Nessa loja tinha aço com vergalhões de vários tamanhos, dentre os quais podemos citar vergalhão (1/4), verga-lhão (5/16), vergaverga-lhão (1/2), vergaverga-lhão (5/8). Mas, apenas pregos dos tamanhos: 2.1/2 x 10, 1.1/2 x 13. A única brita que tinha era a média, vendida em lata ou por m³. A Figura 3 mostra o único tipo de brita disponível nesta loja. As tintas vendidas são de uma única marca, havendo interna (exemplo: escarlate) e externa (podemos ci-tar: camurça e branco gelo). Vendedora conhece os itens que comercializa e é prestativa.

Figura 3. Brita Média

(8)

Na loja H os materiais disponíveis de acordo com o solicitado no trabalho são: gesso, prego e tinta. O gesso e os pregos eram vendidos no peso, enquanto as tintas eram comercializadas no galão e no latão. A Figura 4 representa os tipos de pregos comercializados na Loja H, os quais são comercializados no peso. As tintas vendidas no galão e latão, de uma única marca. O atendente não se recusou a responder a pesquisa e possuía certo entendimento sobre os materiais apresentados.

Figura 4. Pregos

Fonte: Autores, 2016.

CONCLUSÕES

Foi identificado que nenhuma loja visitada vende tijolo maciço. O atendimento dos vendedores varia de loja a loja, sendo uns mais especializados e atenciosos do que outros. O preço do mesmo produto apresenta divergência de uma loja para outra, mesmo que essas estejam muito próximas, como é o caso da Loja C e da Loja D, em que o produto Cimento Portland é R$ 20,00 na primeira e R$ 23,00 na segunda, ou seja, 15% de diferença e ambas estão inseridas em um pequeno raio de distância. Já os pregos, possuem preço diferenciado nas três bitolas pesquisadas em algumas lojas e preço igual em outras.

A variedade de materiais em Pau dos Ferros/RN se concretiza na existência de diversas lojas e não de produtos de várias marcas em um único estabelecimento, já que as lojas procuram fidelizar uma marca. Po-demos citar aqui as tintas, que geralmente são comercializadas em uma única ou em poucas marcas por loja.

Existe a necessidade de melhorar a instrução dos vendedores, pois este aspecto impacta nas vendas, uma vez que a inexistência do conhecimento sobre determinado material pode impedir que um produto seja comer-cializado corretamente, já que o cliente questiona sobre determinado item diretamente ao vendedor e se este não interpretar o que o cliente deseja, a venda não se concretiza.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] LUNGISANSILU, Rodrigue Totolo. A gestão da qualidade aplicada aos materiais de construção nas

obras de edficações. 2015. 118 f. TCC (Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio

de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

[2] Ministério das Cidades, portaria número 582, sistema de avaliação da conformidade de empresas de servi-ços e obras da construção civil - SiaC, Brasília, 2012.

[3] Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). NBR 15575 – Desempenho de Edifícios Habitacio-nais. Rio de Janeiro, 2013.

(9)

[5] LOPES, Oscar Ciro; LIBRELLOTO, Liziane Ilha; AVILA, Antonio Victorino. Orçamento de Obras. Uni-versidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

[6] BAÊTA, Fernando da Costa; SARTOR, Valmir. Custos de Construção. Universidade Federal de Viçosa, 1998.

[7] QUEIROZ, Mario Nalon de. Programação e Controle de Obras. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2001.

[8] BUENO, Carlos Frederico Hermeto. Tecnologia de Materiais de Construção. Universidade Federal de Vi-çosa, 2000.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo caracterizou-se como um relato de caso, cujo objetivo foi avaliar a contribuição do alongamento passivo na melhora da amplitude de movimento articular

Continua a constituir uma prioridade prevenir a recorrência da crise que provocou o alívio em primeiro lugar, mas se não conseguirmos isto, o futuro alívio terá de: ser

“Unidade Autônoma”, de nº 21, localizado no 2º andar ou 4º pavimento, do EDIFÍCIO PIAZZA DI SPAGNA II, situado à Rua Esther Maccagnan Mancuso, nº 150 - Bairro Nova

Risk factors for the development of PMPS can be related to the patient or the surgery itself. As for age, the incidence of PMPS is higher in younger patients 36,37,45 ; this can

O conselho de administração deve exercer seu papel com a elaboração de estratégias para a empresa e deve eleger (e destituir) o executivo principal, fis- calizar e avaliar o

• No momento da avaliação final ao nível nacional na América Latina, o júri receberá os documentos para qualificar em anonimato, para garantir a transparência nesta fase. •

Após essa etapa da pesquisa, nos reunimos com as professoras Tarsila e Guita para refletir sobre a práxis pedagógica no ensino de arte observada em suas salas e elaborar uma ação

RoHSyCE Vistasuperior Medidasenmilímetros Diagramademedidas MR LUMINOSIDAD SÚPERBRILLANTE FRGB CÓDIGO: FF300RGBIA R G B R G B 10 50 16,7 ESPECIFICACIONES