• Nenhum resultado encontrado

Curso on line 100% Ao Vivo Curso Tesouro Gerencial para Iniciantes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso on line 100% Ao Vivo Curso Tesouro Gerencial para Iniciantes"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Curso on line – 100% Ao Vivo

Curso Tesouro Gerencial para Iniciantes

1. OBJETIVO

Este curso é destinado aqueles gestores que nunca tiveram contato ou que possuem pouco

conhecimentos sobre o Tesouro Gerencial.

O curso é ministrado em um ritmo que permite aos alunos iniciantes no sistema compreenderem com facilidade os conceitos, características e funcionalidades do sistema.

Neste curso os alunos conhecerão o histórico da implantação do sistema e sua plataforma. Aprenderão os conceitos básicos do sistema, como Atributo, Métrica e Item de Informação. Conhecerão as principais características e funcionalidades do sistema. O aluno compreenderá a estrutura da informação no Siafi e sua correlação com o Tesouro Gerencial.

São objetivos do curso:

✓ Conhecer o histórico da criação do Tesouro Gerencial;

✓ Conhecer a plataforma do Tesouro Gerencial e suas potencialidades;

✓ Compreender os principais conceitos do Tesouro Gerencial, como Atributo, Métrica e Item de Informação;

✓ Entender a estrutura da Informação no Siafi;

✓ Compreender o Login e Perfil necessário para efetuar consultas; ✓ Aprender a navegar pelo sistema, conhecendo suas funcionalidades; ✓ Criar e executar relatórios, explorando as ferramentas do sistema;

✓ Criar filtros, prompts, grupos personalizados e elementos derivados, e utilizá-los na criação e execução de relatórios.

✓ Realizar consultas sobre a execução orçamentário-financeira; ✓ Executar consultas de documentos (NE, ND, NC, OB, etc.).

2. PÚBLICO ALVO

Destina-se a atender, prioritariamente, aqueles gestores que não conhecem o Tesouro Gerencial ou que estejam há muito tempo sem usar o sistema e necessitam um novo treinamento. De forma complementar, o curso auxilia os gestores a acompanhar a execução orçamentária e financeira de suas unidades.

(2)

Aula 1. Introdução ao Tesouro Gerencial (4hrs)

1.Histórico de criação do Tesouro Gerencial. 2.Plataforma do sistema. 3.Conceitos básicos do Tesouro Gerencial: atributo; métrica; item de informação; filtro; prompt; grupo personalizado; linhas; e colunas. 4.Tesouro Gerencial na Internet: endereço. 5.Página Inicial do sistema: publicações; cursos; login; senha; perfis do Siafi necessários; solicitações de esclarecimento e serviços; horários de disponibilidade. 6.Acesso ao sistema. 7.Navegação pelo sistema: Pesquisar; Preferências; Criar; Procurar; Analisar; e Desenvolver. 8.Criando pasta em Meus Relatórios.

Aula 2: Entendendo a Criação de Relatório no Tesouro Gerencial (4hrs)

1.Criação de um relatório em branco no Tesouro Gerencial. 2.Campos do relatório: filtro do relatório; paginar por; linhas; colunas e métricas 3.Objetos do relatório: objetos comuns do gerencial; atributos; métricas. 4.Selecionando objetos: como selecionar atributos e métricas. 5. Item de informação: como é criado e como funciona. 6. Salvar relatório. 7. Criar pasta em Meus Relatórios. 8. Executar Relatório. 9. Encaminhar relatório para Lista de Histórico 10. Analisar relatório. 11. Menu de Ferramentas do sistema. 12. Exportar relatório.

Aula 3: Conhecendo as Funcionalidades do Sistema (4hrs)

1.Menu Início do Relatório: enviar mensagem; subscrever relatório; exportar. 2.Menu Ferramentas: botões dinâmicos; botões de classificação. 3.Menu Dados: Editar formulários de atributos; editar totais. 4.Menu Planilha: mesclar linhas e colunas; travar cabeçalho de linhas e colunas; configurar apresentação. 5.Menu Formato: formatar células da planilha. 6.Menu Gráfico: tipos de gráfico; legenda; valores de dados; séries por linha e colunas.

Aula 4: Criação de Filtros, Prompts e Grupos Personalizados para uso em Relatório Gerencial (4hrs)

1.Criar filtro: seleção de atributos. 2.Criar Prompt: selecionando o tipo de prompt (Lista de Elementos de Atributos); selecionando atributo e definindo elementos. 3.Criar Grupo

(3)

3

Aula 5: Relatórios Sobre a Execução Orçamentária e Financeira (4hrs)

1.Elaborar consultas no Tesouro Gerencial sobre a Execução Orçamentária e Financeira: Dotação

Orçamentária; Crédito Disponível; Descentralização de Crédito; Despesa Empenhada; Despesa Liquidada; Despesa Paga; Receita.

Aula 6: Consultas Sobre Documentos no Siafi (NC; NE; OB; e outros) e Solução de Dúvidas (4hrs)

1.Elaborar consultas de documentos do SIAFI: Nota de Crédito (NC); Nota de Empenho (NE); Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB); entre outros. Solução de dúvidas dos alunos. 2.resolução de dúvidas.

4. METODOLOGIA

O treinamento será desenvolvido por meio de aulas expositivas e práticas no Tesouro Gerencial. Após a exposição teórica de cada assunto serão resolvidos diversos exercícios sobre o tema tratado. Será ministrado por técnicos especializados que vivenciam diariamente o Tesouro Gerencial, bem como o acompanhamento da execução orçamentária e financeira do Governo Federal.

5. MATERIAL DIDÁTICO

Na oportunidade, cada participante receberá cópia dos slides e lista de exercícios. Também serão informados endereços eletrônicos onde o aluno poderá encontrar informações complementares.

6. PERÍODO E LOCAL DE REALIZAÇÃO

O curso será realizado no período de 02 a 04 de Dezembro de 2020, no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h, totalizando 24h/a.

O curso será realizado na “modalidade online e ao vivo” utilizando o aplicativo de vídeo conferência “ZOOM”.

(4)

7. INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas diretamente no site da DLS Treinamentos

(https://www.dlstreinamentos.com.br/cursos).

O valor da inscrição é de R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais) por participante. A DLS

só considerará homologada a participação após o envio, para o e-mail

contato@dlstreinamentos.com.br, da cópia do depósito no BANCO COOPERATIVO DO

BRASIL S.A. (756) – Agência 4221, Conta-Corrente nº 8512-0 ou envio da Nota de Empenho, em nome da Empresa DLS Treinamentos LTDA, CNPJ Nº: 29.300.259/0001-30 - Inscrição Estadual: 07837968000135.

A Empresa poderá postergar o início do evento ou cancelar em até 72h antes do evento, caso o número de participantes não seja suficiente para formar a turma.

8. MINI CURRÍCULO DO INSTRUTOR

Nome: Airton Lacerda

Instrutor em nível nacional há mais de 15 anos da Administração Pública, nas áreas de Orçamento Público, Contabilidade e Finanças Públicas, ministrando treinamentos, entre outros, sobre os sistemas Siafi e Tesouro Gerencial.

Graduado em Ciências Contábeis e Engenharia Elétrica, com Pós Graduação em Administração Orçamentária e Financeira e em Telecomunicações.

Auditor Federal de Finanças e Controle, trabalhou por 18 anos no Tesouro Nacional, tendo atuado em diversas áreas da Programação Financeira e Contabilidade Pública.

9. ASSUNTOS GERAIS

• A DLS Treinamentos tem como objetivo atender ao gestor público federal, estadual ou municipal, bem como profissionais das diversas áreas, que desejem conhecer de

(5)

5

• Contamos com especialistas que possuem vasta experiência e reconhecimento no mercado;

• A Empresa é optante pelo Simples Nacional, portanto, não sofre nenhuma retenção (impostos, taxas e contribuições). Será anexada declaração de optante pelo simples Nacional juntamente com a nota fiscal;

• Endereço: Segunda Avenida Blocos 525A /635B - Sala 204 – Núcleo Bandeirante – Brasília-DF. CEP: 71710-525;

• Informações, ligar para os telefones: (61) 3522-0060/ 99408-0088/ 99961-2783 ou pelo e-mail: https://dlstreinamentos.com.br/.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Foram desenvolvidas atividades práticas a fim de transmitir aos estudantes o conceito, a finalidade, a importância e os procedimentos utilizados em um herbário como forma de

Com base no desenvolvimento realizado e descrito acima, podemos destacar como principais contribui¸ c˜ oes deste projeto o desenvolvimento de: novos mode- los de aten¸ c˜ ao

Na fase de pré-avaliação foi possível levantar as seguintes informações: (1) A panificadora não possui licença ambiental; (2) Não há segregação de resíduos,

Sendo esse trabalho sobre fotografia em livro didático de inglês como segunda língua, e sobre as representações que podem ser encontradas nessas imagens

A análise dos resultados do inquérito pedagógico aos estudantes agregados para todas as UC do curso revela avaliações médias para todas as questões que se situaram entre os 6.11 e

cruzi infection rate in triatomine nymphs and adults captured in rural sites in northwestern Paraná state, Brazil, from June 1996 to February 2000.. Nymphs

Visando aumentar o número de ingressantes na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) de São Lourenço do Sul (SLS), o curso está participando de uma ação do PANGEA para

Distribuição percentual dos casos, segundo história familiar de câncer dos pacientes oncológicos pediátricos atendidos no Hospital São Marcos, Teresina, Piauí, entre os anos