• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA,PARASITOLOGIA E PATOLOGIA. Edital 02/2021 DOUTORADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA,PARASITOLOGIA E PATOLOGIA. Edital 02/2021 DOUTORADO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA,PARASITOLOGIA E PATOLOGIA

Edital 02/2021 – DOUTORADO

O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia (PPGMPP), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no uso das suas atribuições legais e regimentais, considerando: - a Resolução 32/17-CEPE, a qual estabelece normas gerais únicas para os cursos de pós-graduação stricto

sensu da Universidade Federal do Paraná;

- a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; - a Lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999, a qual regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal;

- o Regimento Geral da Universidade Federal do Paraná (UFPR); - o Regimento do PPGMPP da Universidade Federal do Paraná e,

- a Recomendação n° 09/2016 da Procuradoria da República no Estado do Paraná.

- A Resolução n° 59/2020 que versa sobre o ensino remoto emergencial (ERE) na Universidade Federal do Paraná.

- Itens que podem ser consultados no site do Programa(www.ppgmpp.ufpr.br).

RESOLVE:

Estabelecer datas, critérios e procedimentos para a seleção e posterior admissão no Curso de DOUTORADO do PPGMPP, na forma deste Edital.

DA ABRANGÊNCIA

Art. 1º Aplica-se este edital ao processo de seleção para o Curso de DOUTORADO do PPGMPP - UFPR, com vigência de abril a outubro de 2021.

DAS VAGAS

Art. 2º O PPGMPP disponibiliza as vagas de acordo com aquelas solicitadas pelos Docentes listados, exclusivamente, no Anexo I deste Edital, e, portanto, a inscrição do candidato está associada à carta de intenção de aceite do(a) futuro(a) orientador(a) e ao número de vagas disponibilizados por ele(a).

(2)

DO CRONOGRAMA*

Art. 3° O Cronograma com os prazos para as etapas de que trata este Edital segue-se:

Etapa Data

Inscrição 10/03 a 31/03/21 até às 12h00

Homologação das inscrições 31/03/21 até às 14h00 Recurso das inscrições indeferidas 31/03 a 01/04/21 até 14h00 Resultado das inscrições após recursos 01/04/21 até às 17h00 Primeira etapa**: provas das disciplinas dispostas no

anexo IV

05/04/21 - 9h00 às 12h00 por meio remoto a ser divulgado em edital específico.

Resultado da 1ª etapa. Serão divulgados os nomes dos candidatos considerados aptos para 2a etapa.

05/04/21 até as 17h00 Recursos referentes ao resultado da 1ª etapa 06/04/21 até 18h00 Resultado da 1ª etapa após recursos 07/04/21 até 12h00 Segunda Etapa***: Defesa de Projeto por

videoconferência

A partir do dia 07/04 /21 em horários a serem divulgados em edital específico.

Terceira Etapa***: Pontuação do Curriculum 09/04/21 até 12h00

Resultado final 09/04/21 até as 17h00

Recurso do resultado final 12/04/21 das 8h00 às 12h00 Resultado após recurso 12/04/21 até às 18h00

Matrícula 13/04 /2021

*Observação: todos os resultados serão divulgados cumulativamente no site do PPG.

** Etapa exclusiva para candidatos que realizaram mestrado em outros programas de pós-graduação.

*** Etapa exigida para todos os inscritos que foram considerados aptos na Primeira Etapa ou que realizaram o mestrado no PPGMPP.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 4º Para a inscrição, o candidato deverá preencher obrigatoriamente um formulário no Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-graduação SIGA, disponível no endereço eletrônico:

https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=2426 e inserir os seguintes documentos:

a.

Fotocópia simples dos documentos pessoais: RG, CPF e, se for estrangeiro, cópia da folha de identificação do passaporte. Serão aceitos também como documentos oficiais de identidade: Carteiras ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédulas de Identidade emitidas por Ordens ou Conselhos de Classe que por lei federal valham como documento de identidade (como, por exemplo, as do CREA, OAB, CRC); Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia e data de validade vigente), na forma da Lei nº 9.053/97.

(3)

b.

Histórico escolar do mestrado.

c.

Diploma de mestrado ou declaração de conclusão do curso de mestrado.

d.

Currículo.

e.

Anexo II preenchido com a paginação dos comprovantes do currículo.

f.

Comprovantes do currículo na ordem de apresentação e paginação conforme o Anexo II. Para artigos científicos basta a primeira página onde constam as autorias.

g.

Carta de intenção de orientação conforme Anexo III assinada pelo provável orientador de acordo com os pesquisadores discriminados no Anexo I desse edital.

h.

Projeto em PDF de no máximo 3 páginas, sem contar os elementos pré e pós-textuais. O projeto deve demonstrar o caráter inovador da proposta que justifique uma pesquisa de doutorado e potencial para publicações em revistas com fator de impacto (FI) igual ou superior 2,6. O projeto deverá conter os objetivos, assim como os resultados esperados bem apresentados, bem como a metodologia a ser aplicada de maneira sucinta. Deve ser incluído no projeto, no item resultados esperados, 3 prováveis revistas científicas (citar FI) nas quais se espera publicar os resultados. No projeto deve constar de cronograma compatível para 48 meses.

i.

Documento comprobatório de submissão de artigo científico ou capítulo de livro do qual o candidato consta como autor ou co-autor.

Parágrafo único. Encaminhar o projeto em PDF para o e-mail posmpp@ufpr.br.

Parágrafo único. No caso de estrangeiro, os documentos deverão estar autenticados conforme documentos oficiais do país de origem.

§ 1º. Todas as defesas de projeto serão abertas e realizadas online por meio de plataforma de acesso livre a ser definida. Será permitida a participação do provável orientador ourante a apresentação, mas vedada durante a arguição.

§ 2º. É de total responsabilidade do (a) candidato (a) que a conexão da internet seja adequada para realização da defesa do projeto e/ou provas objetivas. A ausência de câmera, som ou conexão será motivo de eliminação do candidato, sendo obrigatória a abertura da câmera durante toda a sessão.

§ 3º. Inscrições cujo orientador não esteja relacionado no Anexo I, não serão homologadas.

§ 4º. A ausência de qualquer documento exigido no Art. 4º ou curriculum fora da ordem especificada será motivo de não homologação da inscrição.

§ 5o Inscrições cujo possível orientador não esteja relacionado no Anexo I, não serão homologadas.

§ 6º. O aluno de mestrado inscrito deve ter todos os requisitos exigidos pelo regimento do PPGMPP para que, se aprovado e classificado para a vaga pretendida, a defesa de seu mestrado ocorra em data imediatamente posterior à transferência da bolsa, se houver.

(4)

DA BANCA DO PROCESSO SELETIVO

Art. 5° O Colegiado do Programa nomeará uma Comissão de Seleção composta por, no mínimo, 2 professores pesquisadores que irão avaliar os projetos. Discentes do 3º ou 4 °ano do doutorado do programa regularmente matriculados poderão ser convocados pelo Colegiado para serem membros do processo seletivo. O seguimento do processo de seleção poderá ainda ter apoio de 2 membros do colegiado em cada uma das etapas descritas no cronograma.

Art. 6° A Comissão de Seleção não poderá ser formada por membro que, em relação ao candidato: a. seja cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o 3º grau; b. esteja litigando judicial ou administrativamente com candidato ou respectivo cônjuge ou companheiro; c. tenha amizade ou inimizade notória com algum dos candidatos ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau;

d. tenha tido alguma relação de orientação ou co-autoria de trabalhos acadêmicos com algum dos candidatos, ou seja, o provável orientador indicado no PIPG;

§ 1º O membro nomeado para integrar a comissão de seleção deverá comunicar, por escrito, eventual impedimento ou suspeição à Comissão de Seleção.

§ 2º O membro nomeado para integrar a comissão de seleção deverá declarar ao colegiado que não se enquadra em quaisquer das hipóteses de impedimento e suspeição mencionadas no caput.

DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

Art. 7° O processo de seleção para ingresso no Curso de Doutorado terá três etapas sendo a primeira e a segunda eliminatórias e a terceira classificatória conduzidas pela Comissão de Seleção, estabelecida de acordo com o Art. 36 da resolução 65/09-CEPE e nomeada pelo Colegiado do Curso.

§1º A primeira etapa será aplicadas somente a alunos de mestrado externos ao PPGMPP e consistirá de prova objetiva sobre conhecimentos de Bioquímica Geral, de Inglês e da Área específica escolhida no momento da inscrição e será eliminatória caso o candidato não alcance média 70. As provas de Bioquímica Geral e Área específica terão peso 2.

§2º Para aqueles considerados aptos na primeira etapa ou egressos do mestrado no PPGMPP, a segunda etapa consistirá da defesa do projeto por vídeo conferência e será eliminatória caso o projeto não alcance nota 70 em cada prova. O candidato terá até 15 minutos para apresentar oralmente seu projeto, com ou sem ajuda de power point, para a comissão de avaliação que, em seguida, o submeterá a arguição, a qual será norteada pelos critérios dispostos no Anexo V deste edital.

§3º A terceira etapa consistirá na análise do curriculum de acordo com itens relacionados à produção científica na grande área de Ciências Biológicas III (ANEXO II).

(5)

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 8° Os editais, com resultados ou avisos, e quaisquer outros expedientes relacionados a este processo seletivo serão veiculados no endereço eletrônico do Programa.

§1° A média final será obtida utilizando a nota de análise do currículo (conforme o Anexo II) e a nota da defesa de projeto (Anexo V). Esta média será utilizada para a classificação dos candidatos.

§2° O candidato aprovado no processo seletivo concorrerá unicamente à(s) vaga(s) disponibilizada(s) pelo orientador na área escolhida.

§3° Em caso de empate na avaliação dos candidatos, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem: i. maior nota no currículo; ii. maior nota na defesa do projeto.

§4° Nenhum candidato reprovado em qualquer uma das provas ou na defesa do projeto que compõem este Edital poderá ser matriculado no Programa.

Art. 9° Ao término da seleção os candidatos selecionados serão convocados para a matrícula na data informada pelo Cronograma deste Edital. A não realização da matrícula no prazo implica a perda da vaga. Art. 10° Na data estabelecida pelo Cronograma para a publicação do Resultado Final deverá ser divulgada a classificação dos candidatos e suas respectivas médias.

Parágrafo único. A pontuação obtida após análise de currículo e nota de defesa de projeto será utilizada para a distribuição de bolsas, se houver. A aprovação em uma das vagas oferecidas por esse edital não é garantia de que haverá bolsas de estudo destinadas ao desenvolvimento do projeto.

Art. 11° Para os casos em que seja necessário alterar quaisquer dos prazos definidos neste cronograma, a comunicação será feita por e-mail.

Art. 12° Os casos omissos ou não previstos nesse edital serão discutidos e resolvidos pelo colegiado do Programa.

Curitiba, 10 de março de 2021. Profa Dra Juliana de Moura

Coordenadora do PPG

(6)

ANEXO I

Professores Orientadores do Programa por Área específica e disponibilidade de vagas para

o Edital 02/2021

Doutorado

Vagas disponibilizadas pelos possíveis orientadores

Área de

concentração

Professor Orientador

Vagas

Patologia

Profa. Dra. Lia Nakao 01 Profa. Dra Larissa M. Alvarenga 01

Profa. Dra. Andrea E. M. Stinghen 01

Microbiologia Profa. Dra. Vania Vicente 01

Parasitologia

Prof. Dr. Marcel Ramirez 01 Prof. Dr. Andrey José de Andrade 01 Prof. Dr. Marcelo Molento 01

Magda Clara Ribeiro 01

Wanderson Duarte da Rocha 01

(7)

ANEXO II: Pontuação de Currículo – Edital 02/2021 – Doutorado

Item Somente serão pontuados comprovantes obtidos

a partir de 2016* 1

Pontos Página do documento

Pontuação2

Grupo I Qualificação acadêmica

1 Iniciação científica (por semestre) 10

2 Monitoria (por semestre) 2

3 Monografia ou TCC 8

4 Especialização 20

5 Mestrado 50

Somatória

Grupo II Produção intelectual (Capes CBIII)

6 Artigos aceitos ou publicados como primeiro autor

6.1 A1 (FI ≥5.0) 100 6.2 A2 (FI ≥3,55) 85 6.3 B1 (FI ≥2,6) 70 6.4 B2 (FI ≥1,8) 60 6.5 B3 (FI ≥1,13) 50 6.6 B4 (FI ≥0,51) 30 6.7 B5 (FI < 0,5) 15

7 Artigos aceitos ou publicados como colaborador

7.1 A1 (FI ≥5.0) 90 7.2 A2 (FI ≥3,55) 75 7.3 B1 (FI ≥2,6) 60 7.4 B2 (FI ≥1,8) 50 7.5 B3 (FI ≥1,13) 20 7.6 B4 (FI ≥0,51) 10 7.7 B5 (FI < 0,5) 5

8 Artigo submetido como primeiro autor (FI ≥1,8) 50 9 Artigo submetido como colaborador (FI ≥1,8) 25 10 Resumos de Congresso

10.1 Resumo em português3 1

10.2 Resumo em inglês 2

11 Capítulos de livro 10

Somatória

Grupo III Qualificação profissional

12.1 Participação em eventos no Brasil (por evento) limitado a 10 1 12.2 Participação em eventos no exterior (por evento) 3 12.3 Participação de cursos (limitado a 10 e mínimo de 5 horas) 1

12.4 Organização de evento 5

12.5 Organização ou monitoria de cursos 2 12.6 Palestras proferidas (máximo 5) 1 12.7 Estágio extra curricular no Brasil relacionados a pesquisa (por

semestre)

5 12.8 Estágio extra curricular no exterior (por semestre) 10

Somatória Nota final do Curriculum vitae*

(8)

*Critérios para pontuação.

Para a prova de análise de currículo será utilizada a tabela de pontuação similar a da Resolução 24/13 do CEPE que fixa tabela de pontuação para avaliação de currículo para concurso público para a carreira de magistério superior. Além disso para este edital serão seguidos os seguintes critérios:

Todos os currículos terão nota inicial 7.

Os 3 pontos restantes serão distribuídos utilizando a pontuação obtida e de acordo com os seguintes critérios:

a)

a somatória dos pontos obtidos no GRUPO I terá peso 0,5;

b)

a somatória dos pontos obtidos no GRUPO II terá peso 2;

c)

a somatória dos pontos obtidos no GRUPO III terá peso 0,5;

A maior pontuação do grupo ou conjunto de grupo será utilizada para o cálculo da pontuação dos demais candidatos da seguinte forma:

Fórmula: número de pontos obtidos no grupo x peso CV com maior pontuação obtida no grupo

1

Nenhum comprovante pode ser bi-pontuado 2 A ser preenchido pela comissão avaliadora 3 Inclusive em eventos de iniciação científica

(9)

ANEXO III

CARTA DE INTENÇÃO DE ORIENTAÇÃO

Eu, ____________________________________, professor (a) orientador(a) do Programa de

Pós- graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia (PPGMPP), apresento por meio

deste a intenção de orientar o(a) candidato/a _____________________________, na Área de

concentração em

a partir de abril de 2021, caso o/a

candidato/a seja selecionado/a, conforme critérios estabelecidos pelo Colegiado do PPGMPP

conforme edital 02/2021 para ingresso neste Curso.

Local e Data

(10)

ANEXO ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PRIMEIRA ETAPA

Tópicos a serem avaliados e bibliografia Pontuação

PROVA 1 - CONCEITOS BÁSICOS DE BIOQUÍMICA

-aminoácidos, peptídeos e proteínas; -estrutura básica de ácidos nucleicos;

-noções básicas de replicação do DNA, transcrição e tradução.

Princípios de Bioquímica de Lehninger. David L. Nelson e Michael M. Cox. Quinta edição, Artmed.

10 questões objetivas. Nota

de 0 a 10

PROVA 2 – Área específica ÁREA DE MICROBIOLOGIA

Capítulo 4 - Anatomia funcional das células procarióticas e eucarióticas. Capítulo 5 - Metabolismo microbiano.

Capítulo 6 - Crescimento microbiano. Capítulo 8 -Genética microbiana. Capítulo 12 - Os eucariotos: fungos.

-Microbiologia, Tortora, 8 Edição.

ÁREA DE PARASITOLOGIA

Protozoários Entéricos: Cryptosporidium spp. e criptosporidiose (Capítulo 13), Giardia duodenalis e giardíase (Capítulo 30).

Teciduais e/ou do sangue: Trypanosoma cruzi e Doença de Chagas (Capítulos 21 e 22), Leishmania spp e Leishmanioses (Capítulos 25, 26, 27, e 29),

Toxoplasma gondii e toxoplasmose (Capítulo 14).

Helmintos Entéricos e/ou teciduais: Taenia spp. (teníase-cisticercose) (Capítulos 38 e 39); Echinococcus granulosus (equinococose e hidatidose) (Capítulo 40);

Ascaris lumbricoides e ascaridíase (Capítulo 43).

Artrópodes: Ordem Hemiptera, família Reduviidae (vetores T. cruzi) (Capítulo 55); Ordem Diptera, família Psychodidae (vetores de Leishmania spp.) (Capítulo 56).

Parasitologia - Parasitos e Doenças Parasitárias do Homem nos Trópicos Ocidentais. Rey. 4ª edição.

ÁREA DE PATOLOGIA

Capítulo 1 – Alterações celulares reversíveis e irreversíveis. Capítulo 2 - Inflamação aguda e crônica

Capítulo 4 - Distúrbios circulatórios: edema, trombose, embolia, choque Capítulo 7 - Neoplasias

Bases Patológicas das Doenças. Robbins e Cotran. 9a Edição.

10 questões objetivas. Nota

de 0 a 10

PROVA 3

PROVA DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM INGLÊS

Será utilizado texto de notícias sobre ciências biológicas extraído da revista científica para compreensão do texto.

Será permitido uso de dicionário físico.

10 questões objetivas. Nota de 0 a 10

(11)

Prezado (a) avaliador (a), em busca de melhorias na qualidade das teses a serem defendidas por este Programa, após a defesa pelo (a) estudante, solicitamos que preencha o formulário abaixo considerando os seguintes aspectos:

Critérios Nota

1) Apresentação do Trabalho:

O trabalho foi apresentado de maneira clara e objetiva? Pontue de 0 a 10. 2) Domínio do (a) candidato (a) sobre a literatura:

O (A) estudante demonstrou domínio da literatura utilizada no trabalho? Pontue de 0 a 10. 3) Apropriação do Tema:

Diante dos questionamentos, as respostas foram claras e objetivas? Pontue de 0 a 20. 4) Metodologia Aplicada:

a) A Metodologia atenderá aos objetivos propostos? Pontue de 0 a 20.

b) O (A) candito (a) mostrou conhecimento pleno sobre os métodosaplicados? Pontue de 0 a 10.

c) O (A) candito (a) justificou, claramente, as etapas para a conclusãodo trabalho dentro do cronograma

proposto? Pontue de 0 a 10.

5) Avaliação da Arguição:

a)

O (A) candidato (a) demonstrou conhecimento sobre os objetivos e resultados esperados para a finalização da tese?

Pontue de 0 a 10.

b) A expectativa de resultados é coerente com publicações no estrato B1 da área de Ciências Biológicas

III (IF > 2,38)?

Pontue de 0 a 10. Somatório total

PARECER FINAL SOBRE O PROJETO:

Detalhe os pontos relevantes que o (a) levaram ao seu parecer final:

Segundo a sua avaliação, o (a) estudante pode ser considerado (a): Apto (a) a realizar o trabalho proposto (nota acima de 90 pontos). Entre 90 e 70 pontos apontar as correções a serem incorporadas do projeto proposto e que deverão ser entregues em um prazo de 60 dias após a matrícula. Inapto (a) a realizar o trabalho proposto (nota abaixo de 70 pontos)]

Referências

Documentos relacionados

O que agora é uma realidade – preenchimento de diários de bordo (ferramenta para obtenção de dados primários do desembarque, fundamental para o monitoramento da pesca),

1º - Fica instituído incentivo financeiro estadual de custeio, em caráter excepcional e temporário, para a execução de ações de rastreamento e monitoramento de casos

Montadora Veículo Motor Ano OBS. FIAT

É importante salientar que o ágar cromogênico utilizado no estudo é aplicável na identificação presuntiva de Candida albicans, Candida krusei e Candida

Resultado da análise das inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós- Graduação em Direito da UFOP para a turma de 2021, nos termos do Edital

Devido ao facto de ter recentemente perdido duas grandes amigas, que eram colaboradoras da revista e de ter escrito um texto sobre uma delas para este número da

Diagrama causal em cadeia mostrando, o inter- relacionamento dos efeitos diretos e indiretos das variáveis secundárias rendimento de raízes não-comerciais (RRNC), peso da

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA JURÍDICA DA JOVEM ADVOCACIA, EDITADA PELO CONSELHO CONSULTIVO DA JOVEM ADVOCACIA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL