• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 178/ PROGRAD/CIPEAD. Edital para seleção de cursistas. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GENÉTICA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 178/ PROGRAD/CIPEAD. Edital para seleção de cursistas. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GENÉTICA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

EDITAL Nº 178/2013 - PROGRAD/CIPEAD Edital para seleção de cursistas.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GENÉTICA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Genética e da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD), torna pública as normas que regem o processo seletivo para o ingresso no Curso de Especialização em Genética para professores de Biologia do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino.

O início do curso está previsto para dezembro de 2013 e terá duração de 12 meses para o cumprimento dos módulos, acrescido de 6 (seis) meses para elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Será realizado na modalidade à distância, envolvendo encontros presenciais nos respectivos pólos. As primeiras semanas são caracterizadas por atividades de ambientação em Educação a Distância.

O curso tem como objetivo geral transformar o conhecimento científico já produzido em Genética em saber disponível para os professores do ensino médio para que possam desenvolver um conjunto de competências básicas necessárias para o exercício da docência nessa área e as utilizem em práticas educativas como recurso para a formação de cidadãos.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS:

Art.. 1º - A UFPR realizará um processo de seleção para ingresso no Curso de Especialização em Genética, direcionado a professores que atuem no Ensino Médioportadores de diploma de curso superior com formação específica e de graduação plena.

Art. 2º - para essa terceira oferta serão oferecidas 200 (duzentas) vagas distribuídas em cinco pólos UAB (Universidade Aberta do Brasil):

Pólos UAB Vagas

Apucarana 40

Cruzeiro do Oeste 40

(2)

2

Ibaiti 40

Paranavaí 40

2. INCRIÇÕES:

Art. 3º - As inscrições serão realizadas a partir das 8:00 horas (oito horas) do dia 26 de setembro de 2013 e encerram-se às 23:59 (vinte e três horas e cinqüenta e nove segundos) do dia 29 de novembro de 2013.

Art. - 4º A inscrição deverá ser feita somente pela internet através do endereço eletrônico ninaufpr@gmail.com mediante o preenchimento do Formulário 1 (Inscrição, currículo e produção de texto).

Parágrafo Único: Não serão aceitas inscrições realizadas diretamente em unidades da UFPR ou em qualquer outro endereço, na modalidade presencial. Art. - 5º A consolidação de cada turma será divulgada mediante lista disponível no site: www.cipead.ufpr.br.

Parágrafo Único: É responsabilidade do candidato o acompanhamento e verificação da divulgação da lista de consolidação da inscrição e aprovação bem como a data de matrícula.

3. O PROCESSO SELETIVO E CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO DOS CANDIDATOS

Art. - 6º O processo, de caráter obrigatório, será realizado com base nas informações apresentadas na inscrição e terá caráter eliminatório por meio de análise de:

a) Preenchimento do formulário 1, dados de identificação; currículo (no qual será analisado o perfil do candidato ao curso); elaboração de texto, versando sobre tema disponível no formulário 1. O texto deverá ter no mínimo 10 linhas e no máximo 15 linhas (com espaçamento simples e fonte arial, tamanho 11).

b) O Formulário 1, após preenchido deverá ser encaminhado para o endereço eletrônico: ninaufpr@gmail.com

Art. – 7º No processo de seleção será considerado o devido preenchimento dos formulários, análise de texto produzido e do currículo do candidato. A banca de seleção será composta por professores do Curso de Especialização

(3)

3

em Genética da UFPR, que realizará a avaliação e correspondente pontuação.

Parágrafo Único: A nota mínima para aprovação no processo seletivo será 7,0 (sete). O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado, pois será considerada a ordem de classificação não excedendo o número de vagas por pólo.

Art. – 8º Será considerado aprovado o candidato que preencher integralmente os requisitos a seguir:

a) Preencher o Formulário 1 com as informações solicitadas no Edital; b) Obtiver nota mínima 5,0 (cinco) na elaboração do texto

c) Obtiver nota mínima 5,0 (cinco) na análise do currículo

d) Obtiver nota mínima 7,0 (sete) na média dos resultados das etapas b e c Parágrafo Único: A classificação final dos candidatos será divulgada em ordem decrescente do valor obtido pelos candidatos. Em caso de empate na classificação final, será dada a prioridade ao candidato que:

e) Tiver maior tempo em sala de aula

f) Apresentar maior tempo de formação acadêmica (conclusão do curso); g) Apresentar idade superior ao concorrente

h) Obtiver maior nota na produção do texto 4. RESULTADO DA SELEÇÃO

Art. –9º Serão eliminados do processo seletivo os candidatos que não apresentarem todas as informações exigidas no Edital e que não obtiverem nota mínima 02 (dois) em qualquer uma das etapas de avaliação.

5. MATRÍCULA

Art. – 10º Terão direito à matricula os candidatos classificados, respeitados os limites de vagas estabelecidas pelo curso e por pólo.

Art. – 11º O resultado da seleção será divulgado através do www.cipead.ufpr.br, pelo DEPARTAMENTO DE GENÉTICA, a partir de 05 de dezembro de 2013, constando a lista de aprovados, bem como a orientação sobre a matrícula no curso e início das atividades. No ato da matrícula o candidato deverá apresentar ao responsável pelo pólo de sua

(4)

4

cidade, o original e respectiva fotocópias autenticadas dos seguintes documentos: Diploma de graduação,CPF, Carteira de identidade, contracheque e ou folha de contrato de trabalho.Também deverá entregar a declaração de tempo de exercício de magistério em sala de aula, histórico escolar completo e comprovante de residência.

Parágrafo Único: Aqueles que não apresentarem a documentação solicitada no Art.11º serão eliminados e haverá nova chamada para o preenchimento das vagas.

Art.- 12º Em caráter excepcional pode ser aceita, provisoriamente, declaração de conclusão de graduação plena mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. Neste caso, será determinada uma data limite para a entrega da fotocópia autenticada do diploma.

Parágrafo Único: Todos os documentos serão enviados para a Coordenação do Curso pelo responsável pelo Pólo, que é co-responsável pela veracidade das informações e documentos.

Art. -13º A matrícula dos candidatos classificados para o Curso de Especialização em Genética se realizará em data a ser agendada par o primeiro encontro presencial, bem como a assinatura do Termo de compromisso da ocupação da vaga.

6. DISPOSICÕES GERAIS:

Art. – 14º A inscrição do candidato implicará conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

Art.- 15º O processo de seleção só terá validade para o curso que iniciará em 2013.

Art. – 16º O curso é gratuito e financiado pelo MEC.

Art. – 17º Os casos omissos do presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso de Especialização em Genética.

Art. – 18º Quanto à integralização, o aluno deverá cumprir carga horária de 375 (trezentos e setenta e cinco) horas/aula, comparecer a pelo menos 75% dos encontros presenciais e apresentar um Trabalho de Conclusão de curso de (TCC-Monografia) no prazo máximo de 06(seis) meses após o encerramento dos conteúdos para a sua Certificação como especialista.

(5)

5

Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância CIPEAD

Referências

Documentos relacionados

Injecte o ar para dentro do frasco para injectáveis de Monotard e puxe a agulha para fora · Faça entrar na seringa uma quantidade de ar igual à dose de insulina de acção rápida

Pelo excerto acima, já percebemos marcas dialógicas que cooperam com a constituição dos indivíduos investigados como sujeitos, pois percebemos que eles se afirmam em relação a suas

“Assim, ao final do curso técnico em Tradução e Interpretação de Libras Integrado ao Ensino Médio os estudantes serão aptos a desempenhar as seguintes atividades: 1-Ter

A automação vêm se tornando cada vez mais popular entre as empresas e cabe aos seus gestores se atentarem à esse tipo de tecnologia, pois, é a partir dela que conseguimos gerar

MoU ini menggantikan Mo U antara Kementerian Kehutanan Pemerintah Republik Indonesia dan Kementerian Pertanian dan Perikanan Pemer intah Republik Demokratik

Porque só assim você saberá todos os seus direitos, como pagamento de horas extras com o percentual mínimo de 60%; trabalho em feriados com horas extras pagas em dobro,

A garantia do Produto não inclui os danos causados pela não canalização da água descar- regada por esta válvula bem como danos provocados pela cor- rosão galvânica nas tubagens

o projeto elaborado pelo participante deve abordar um tema relevante para a sua empresa e para o seu desenvolvimento como gestor.. aqui está um dos grandes diferenciais do