• Nenhum resultado encontrado

Informativo. Ciro Bottini dá show para falar de vendas. Agenda. Número 12 AGOSTO A SETEMBRO DE 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo. Ciro Bottini dá show para falar de vendas. Agenda. Número 12 AGOSTO A SETEMBRO DE 2013"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Agenda

Consultorias em diversas áreas, cursos, palestras e encontros empresariais. Confira a programação para setembro e outubro de 2013

PÁG. 6

Publicação está disponível gratuitamente pela internet. Acesse!

CIEMG reúne empresas para discutir aumento da criminalidade.

Diretores do CIEMG debatem temas para o desenvolvimento de MG.

PÁG. 3 PÁG. 5 PÁG. 5

CADASTRO SEGURANÇA VETOR OESTE E NOVA 381

Ciro Bottini explicou para os empresários como transformar um bom vendedor em um profissional diferenciado

PÁG.4

Foto:

Divulgação

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Foto: Carlos Conde

Ciro Bottini dá show para falar de vendas

NúMEro 12 | AGoSTo A SETEMBro DE 2013

(2)

Diretoria Plena

Com a palavra - Presidente do CIEMG

Capacitar para vender

Em tempos de concorrência global, saber vender é fundamental. Mais do que um lugar comum, estar preparado para disputar mercado com produtos asiáticos pode ser determinante para o futuro da indústria mineira e de toda a sua cadeia produtiva instalada no estado. Foi pensando nisso que o Cen-tro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg) trouxe para o Gestão & Competitividade o vendedor Ciro Bottini. Nesta edição do Informativo Ciemg, mostramos como foi a palestra dele em Betim.

Bottini mostrou a importância da figura do vende-dor nas empresas. Ele é quem vai estabelecer víncu-los com o cliente ao mostrar as vantagens competiti-vas da empresa diante da concorrência. É isso que fará com que ela se torne, aos olhos do consumidor, a melhor opção do mercado, seja em preço, logística, qualidade ou características inovadoras. Está claro que não basta ter um bom produto. Nesta edição do Informativo Ciemg apresenta-mos o calendário das próximas palestras do projeto Gestão & Competitividade, que percorre a região Metropolitana de Belo Horizonte e cidades do interior mineiro, em parceria com as regionais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

o Informativo Ciemg mostra também como o Programa Inovação, oferecido pela enti-dade, já apresenta às empresas participantes diagnósticos, indicando caminhos para que possam se diferenciar no mercado, agregando valor aos seus produtos e serviços.

Apresentamos ainda mais novidades e possibilidades do Cadastro Industrial de Minas Gerais 2013. Uma matéria mostra como quem procura informações sobre a indústria mineira pode acessar dados sobre as empresas pela internet gratuitamente.

Essas ações do Ciemg, apresentadas nesta edição, mostram como a atuação da enti-dade busca a capacitação do empresariado mineiro. A proposta é oferecer a ele todas as “armas” para que participe, em pé de igualdade, no mercado global – sem esquecer, claro, das questões tributária, trabalhista e de infraestrutura. Estamos certos de que temos qualidade e potencial para isso.

Boa leitura,

José Agostinho da Silveira Neto

Presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais

Foto: Sebastião Jacinto Júnior Conselho Superior

Presidente: olavo Machado Junior Aloísio Marcos Vasconcelos Novais Álvaro Augusto Teixeira da Costa

Ângela Flôres Furtado Cláudio de Moura Castro

Ellos José Nolli Emerson de Almeida Guilherme Caldas Emrich José Eduardo de Lima Pereira

Murilo Araújo

Presidente do CIEMG

José Agostinho da Silveira Neto

1º Vice-presidente

Francisco de Assis Guerra Lages

2º Vice-presidente

Arquimedes Wagner Brandão de oliveira

Vice-presidentes

Alfredo Miranzi Neto Aurélio Marangon Sobrinho Carlos Alberto Parrilo Calixto Dale Dangele Sette Fernandes Fialho

Domingos Francisco de Castro Eduardo Paoliello

Emir Cadar Hélio cavalcanti do Vale Dourado José Balbino Maia de Figueiredo

Leôncio Correa Filho Marco Aurélio Moreira Marcos Antônio Gonçalves Salomão

Raymundo de Almeida Vianna rogério Luis da Cunha Sérgio Mariano da Silva

1º Diretor-Secretário

Wilson Luiz Martins Leal

2º Diretor-Secretário

João Marcelo de Araújo Machado

1º Diretor-Tesoureiro

Martha regina Coelho Teixeira Lassance

2º Diretor-Tesoureiro

renato Travassos Martins da Silva

Diretores

Adriana Zica Bruno Magalhães Figueiredo

Carlos Alberto Homem Carlos Lindemberg Spínola Castro

Cássio Braga dos Santos Edilton Pires Bispo Eduardo Henrique regino Guimarães Eugênio Frederico Parizzi de Andrade Fausto Augusto Leomil Silveira

Fernando Meira ribeiro Dias Giana Marcellini

Humberto ribeiro de Mesquita Machado Zica José Ciro Mota

Leonídio Soares Luciano de Avelar Luiz Alberto de Castro Tito

Luiz Carlos Motta Costa Marcos Vinicius de Souza Alvim

Mariana Zica Queiroz Mário Lucio Zumpano roberto de Souza Baeta rodrigo Palhares Guerra Lages

GESTão 2010/2014

Informativo CIEMG é uma publicação do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais - Ciemg | Endereço: Av. Babita Camargos, 766 - Praça da Cemig - Cidade Industrial - Contagem/MG - Cep: 32210-180 | Presidente: José Agostinho da Silveira Neto | Superintendência: Maria Rita Suely Passos Santana | Produção: Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais - CIEMG | Projeto Gráfico e Acompanhamento: Gerência de Comunicação e Marketing do Sistema Fiemg | Textos: Gerência de Imprensa do Sistema Fiemg | Diagramação: Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais - Ciemg | Tiragem: 4 mil exemplares | Distribuição: Gratuita

(3)

Cadastro Industrial 2013

Conselhos

0 3 • INFORMATIVO cIeMg Agosto | Setembro 2013

Programa de Inovação 2013

Em dia com os Conselhos

9GERH

• Programa de combate ao tabagismo

9Tecnologia e Inovação

• oportunidades de agregação de valor para a indústria via inovação

Os conselhos do CIEMG se reúnem mensalmente para discutirem assuntos de interesse do empresariado.

Programa de Inovação do CIEMG em nova fase

o Programa Inovação do Ciemg, lançado

em maio, entra em nova fase. As empresas estão recebendo os diagnósticos e cons-truindo um plano de ação. o Programa é voltado para Pequenos e Médios Empresá-rios da região Metropolitana de BH, fruto de uma parceria entre o Ciemg e o Sebrae. Segundo o consultor responsável do programa, Marco Aurélio Lins, o objetivo é induzir as empresas a praticarem no dia a dia a inovação. “A resposta das empre-sas tem sido ótima. Elas conseguiram en-tender que inovação não precisa ser a criação de um produto revolucionário, mas que todos podem propor e

imple-mentar melhorias de produtos e proces-sos”, explica.

Trinta e quatro empresas de diferentes setores estão empenhadas em criar uma cultura empreendedora, entre elas a San-ta Clara, indústria especializada na fabri-cação de tubos em aço carbono com cos-tura. “Acreditamos que a construção e o fortalecimento de uma cultura voltada à inovação gera vantagens competitivas a médio e longo prazo, tornando-se essen-cial para a sustentabilidade da empresa”, diz a gerente de recursos Humanos e Co-municação Corporativa da empresa, Eliza-beth das Chagas Faria.

Ainda fazem parte do programa, trei-namentos com especialistas com temas como gestão estratégica para o proces-so de inovação, que aconteceu em agosto. o próximo será entre 9 e 12 de setembro, com técnicas de indução para inovação.

Entre 17 e 19 de setembro haverá um workshop de acompanhamento dos pla-nos e implantação das técnicas. o encer-ramento está previsto para o dia 25 de se-tembro com uma palestra aberta aos asso-ciados do Ciemg, do gerente de Apoio à Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Célio Castro de Souza Junior.

o Cadastro Industrial de Minas Gerais 2013 já está no mercado. o mais completo guia de compra e venda de produtos e ser-viços da indústria conta com novidades nesta versão. Produzido pelo Ciemg, ele está disponível gratuitamente pela inter-net, no endereço www.cadastroindustrial-mg.com.br. o site permite que o visitante acesse informações georreferenciadas sobre mais de 18 mil empresas do estado.

A proposta do Ciemg com a publicação

Cadastro Industrial gratuito na internet

é promover negócios para a indústria mi-neira e toda a sua cadeia produtiva. “o Ca-dastro Industrial funciona como uma ver-dadeira vitrine para essas empresas. os dados são sistematizados para que poten-ciais clientes, fornecedores ou parceiros possam encontrar o que querem comprar de forma rápida, objetiva, precisa e atuali-zada”, revela o presidente da entidade, José Agostinho da Silveira Neto.

A edição online 2013 do Cadastro

Indus-trial apresenta informações como endere-ço, nome de diretores, e-mail, produtos, setor de atividade, número de emprega-dos, produtos e serviços oferecidos pelas empresas mineiras. É um guia de negó-cios para a indústria do estado.

o Ciemg oferece ainda às empresas a possibilidade de anunciar no site do Ca-dastro Industrial. A ideia é vincular marcas importantes à publicação. Mais informa-ções: www.cadastroindustrialmg.com.br.

9Trabalhista

• Tendências da legislação trabalhista: flexibilização ou regulamentação? • Normas programáticas do Direito do Trabalho na constituição federal

9Conselho de Educação e Treinamento

• Alinhamento Curricular: o futuro das Engenharias

(4)

Gestão & Competitividade 2013

Gestão & Competitividade para o interior

o Centro Industrial e Empresarial de

Mi-nas Gerais (Ciemg) e regionais Fiemg, em parceria com o Sebrae-MG, levam no mês de setembro, para o interior do estado, o projeto Gestão & Competitividade. A pro-gramação conta com palestras do consul-tor organizacional Eduardo Shinyashiki, do professor Luiz Marins e do apresentador de TV e vendedor, ciro Bottini.

Shinyashiki ministra a palestra “Estraté-gias vencedoras – Atitudes e ações que transforma desafios em conquistas” em Montes Claros (3/9), Juiz de Fora (12/9) e Ube-raba (15/10). Marins fala sobre “os desafios da execução: por que as coisas não aconte-cem?”, em governador Valadares (19/9) e Bottini apresenta o tema “Novas ideias para vender mais” em Uberlândia (24/9).

A superintendente-executiva do Ciemg,

Maria rita Santana, explica que o objetivo do projeto é preparar e fortalecer os em-presários para novas oportunidades de mercado e mudanças, focando sempre na competitividade. “Estamos na quinta edi-ção do Gestão & Competitividade, que ofe-rece aos empresários, por meio dessas grandes palestras, a possibilidade de se atualizarem”, afirma.

A proposta do Gestão & Competitividade para as Regionais do Rio Doce, Vale do Pa-ranaíba, Norte, Zona da Mata e Vale do Rio Grande, é sensibilizar as cadeias produti-vas das indústrias locais para a ampliação da visão mercadológica. o projeto utiliza estratégias que incentivam as organiza-ções a enfrentar mudanças, atingir metas e alcançar resultados duradouros, geran-do mais negócios.

Ciro Bottini dá show para falar de vendas

Dando continuidade ao programa Gestão

& Competitividade 2013, o apresentador Ciro Bottini, expert em vendas do canal de TV Shoptime, transformou sua palestra realiza-da dia 08 de agosto, em Betim, em um verrealiza-da- verda-deiro show. Ele explicou para os empresá-rios mineiros como transformar um bom vendedor em um profissional diferenciado. A principal dica de Bottini passa pela mistu-ra entre conhecimentos de técnicas de ven-da e comportamento ideal com o cliente. “Uma boa equipe de vendas faz toda a dife-rença para uma empresa”.

o sucesso de uma venda, segundo ele, começa pela abordagem. “ o momento do olho no olho pode ser decisivo. É nessa

hora que se estabelece a empatia entre cliente e vendedor”. Em segundo, conti-nuou ele, vem uma boa demonstração do

produto. “o vendedor que conhece bem seu produto passa muito mais confiança”, garante. “Nada disso funcionará, porém, se ele tiver a conduta errada no fechamen-to da venda. Nessa hora, aufechamen-toconfiança é fundamental.”

Motivação e boa comunicação também estão no topo das regras de comportamento de um bom vendedor. “Seja no verbal ou no gestual, o profissional precisa saber se co-municar”, salientou. Bottini frisou ainda a importância do vendedor gostar do produto. Depois de praticar suas orientações com vários participantes da plateia, Bottini con-cluiu: “qualquer um pode ser vendedor. Para começar a vender, basta ter atitude”.

Fotos: Carlos Conde

Projeto acontece nas regionais Fiemg em Governador Valadares,

Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora e Uberaba

(5)

representatividade

05 • INFORMATIVO cIeMg Agosto | Setembro 2013

responsabilidade social

Empresários unidos pela segurança pública

Vetor Oeste e Nova 381 apresentados no CIEMG

o Centro Industrial e Empresarial de

Mi-nas Gerais (Ciemg) reuniu empresas de Contagem para discutir sobre o aumento da criminalidade na região do Bairro In-dustrial e para traçar ações conjuntas por meio de parcerias e vigilância de toda a sociedade para solucionar o problema. A ideia é estudar as melhores estratégias para formar um pleito junto às autorida-des do município para garantir a seguran-ça de todos.

A primeira reunião aconteceu no dia 31 de julho, na sede da entidade, em Conta-gem, com a presença de representantes de seis indústrias, da Polícia Militar, do Conselho de Segurança Pública (Consep) e de entidades da cidade. os problemas vão desde prostituição e arrombamentos de veículos à assaltos à mão armada.

As empresas estão dispostas a cobrar mais ações do poder público para dimi-nuir a insegurança e os desgastes

psico-lógicos de quem trabalha na região. A insegurança é inclusive uma das dificul-dades de contratações em algumas em-presas.

o Ciemg está empenhado na mobiliza-ção das empresas do entorno da Praça da Cemig e enviou uma Carta de Mobilização aos empresários e vai atuar junto com o Conselho de Defesa Social para propor estratégias efetivas quanto à segurança da região.

O Termo de Referência do Vetor Oeste e o Movimento Nova Br 381 foram os te-mas debatidos na reunião da diretoria do Ciemg, realizada no dia 22 de julho. Foram apresentados, respectivamente, por Pau-lo Viana cunha, diretor do Instituto Hori-zontes, e por Sérgio Lourenço, superin-tendente de Desenvolvimento Empresa-rial da Fiemg.

Cunha analisou a legislação federal

para explicar aos participantes que a ela-boração e revisão periódica da legislação municipal urbana é uma obrigação legal dos gestores públicos. o objetivo do proje-to apresentado é realizar estudos para elaboração de planejamento estratégico. “Trata-se de importante documento que instrumentaliza a elaboração e revisão pe-riódica da legislação urbana das cida-des”, disse Cunha.

Lourenço mostrou detalhes da obra que modernizará a estrada que liga BH a Go-vernador Valadares, também conhecida como rodovia da morte. Ele também apre-sentou o Movimento Nova 381, uma inicia-tiva dos empresários mineiros para pro-mover o desenvolvimento socioeconômi-co a partir da reforma na BR-381. “Vamos apoiar e monitorar o andamento das obras até sua conclusão, diz”.

o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (coep/contagem), presi-dido pelo Ciemg, firmou uma parceria com o Sesi/Senai e a Associação Comunitária do Bairro Beatriz, por meio do Programa Escola Móvel, e oferece capacitação em corte e costura.

o curso, gratuito, de “Costureiro de Vestuário Assistente”, foi realizado de 9 de julho a 8 de agosto. Ao todo, 36 pesso-as em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas.

o objetivo dessa parceria foi capacitar

Capacitação oferece novas perspectivas

e depois dar condições dos formados de terem o próprio negócio, ou criarem uma cooperativa de costura para possibilitar a melhoria de qualidade de vida e a geração de trabalho e renda. Desempregados e pessoas de baixa renda tiveram prioridade para participar da capacitação.

Entre os beneficiados está a dona de casa Neuza de Souza, 53 anos, que apro-veitou a oportunidade para aprimorar sua vocação. “Antigamente nós não tínhamos a chance de aprender a fazer algo assim aqui na comunidade, ainda mais

gratuita-mente. Sempre levei jeito para corte e costura, desde pequena, e agora estamos aqui batalhando para fundar uma coope-rativa nessa área”, afirma.

Segundo a secretária-executiva do Coep, Priscila Braz, é perceptível que a maioria anseia melhorar a qualidade de vida e o curso foi o primeiro passo para o desenvolvimento de cada pessoa pre-sente. “Estamos trabalhando para aten-der o desejo dessas pessoas, de con-quistarem uma vaga no mercado de tra-balho”, conta.

(6)

Agenda Setembro e outubro 2013

Todas as quartas 10h às 17h30 Todas as terças 14h às 17h30 Todas as sextas 14h às 17h30 Todas as segundas 14h às 17h30 Todas as quintas 14h às 17h30 FINANCIAMENTO E CRÉDITO TRABALHISTA CONTRATUAL E CÍVEL GESTÃO EMPRESARIAL FISCAL, TRIBUTÁRIA E SOCIETÁRIA CONSULTORIAS GRATUITAS

O CIEMG oferece gratuitamente aos seus Associa-dos o serviço de consultoria. Uma oportunidade para que o empresário esclareça suas dúvidas por meio de atendimento individual e personalizado. CURSOS | SETEMBRO

2 a 5/9 - 19h às 22h15 - Gestão de cargos e remuneração

9 a 12/9 - 19h às 22h15 - Construindo uma postura profissional e autônoma 11/9 - 13h45 às 17h - Concessão de benefícios | Repercussões legais 16 a 19/9 - 19h às 22h15 - Como negociar e vender bem

18/9 - 13h45 às 17h - Principais decisões judiciais nas áreas tributária e previdenciária em 2013 23 a 25/9 - 19h às 22h15 - Sped Contábil e Fiscal ICMS/IPI

30/9 a 3/10 - 19h às 22h15 - Os benefícios da boa gestão do tempo

PALESTRAS

3/9 - 18h30 às 21h - MONTES CLAROS - PROGRAMA GESTÃO & COMPETITIVIDADE REGIONAL - Estratégias vencedoras 5/9 - 8h às 10h30 - PROGRAMA GESTÃO & COMPETITIVIDADE - A vida que vale a pena ser vivida: um convite à realidade 12/9 - 18h30 às 21h - JUIZ DE FORA - PROGRAMA GESTÃO & COMPETITIVIDADE REGIONAL - Estratégias vencedoras 17/9 - 9h - Soluções de financiamento em Betim

18/9 - 18h30 às 21h - PROGRAMA EXCELÊNCIA NA CADEIA PRODUTIVA DA INDÚSTRIA - O caso havaianas

19/9 - 18h30 às 21h - GOV. VALADARES - PROGRAMA GESTÃO & COMPETITIVIDADE REGIONAL - Os desafios da execução 24/9 - 18h30 às 21h - UBERLÂNDIA - PROGRAMA GESTÃO & COMPETITIVIDADE REGIONAL - Boas ideias para vender mais 26/9 - 14h30 - Desoneração da folha de pagamentos

PROGRAMA INOVAÇÃO 2013

9 a 12/9 - 8h às 12h - Treinamento II - Técnicas de indução à inovação

17 a 19/9 - 8h às 12h - Workshop de nivelamento - Técnicas de indução à inovação 25/9 - 8h às 11h - Palestra de encerramento - Inteligência competitiva

CURSOS | OUTUBRO

7 a 11/10 - 19h às 22h15 - Gestão de tesouraria e fundamentos da administração financeira 14 a 17/10 - 19h às 22h15 - Gestão da produção industrial

23/10 - 13h45 às 17h - Políticas de remuneração variável e plano de cargos e salários - âmbito legal 28 a 31/10 - 19h às 22h15 - Desenvolvimento de secretárias e recepcionistas

PALESTRAS

15/10 - 18h30 às 21h - UBERABA - PROGRAMA GESTÃO & COMPETITIVIDADE REGIONAL - Estratégias vencedoras 17/10 - 14h30 - ITC 1000 - Modelo contábil para microempresa e empresas de pequeno porte

22/10 - 8h às 10h30 - GESTÃO & COMPETITIVIDADE - Cenários turbulentos, mudanças velozes 24/10 - 19h às 21h - Minha empresa precisa crescer: problema ou solução?

PROGRAMA FIPEN 2013

8/10 - 8h às 11h - Perspectivas de desenvolvimento e cenário econômico de MG

9 e 10/10 - 14h às 18h - SEMINÁRIO: Cenários energéticos e suas possibilidades RODADA DE NEGÓCIOS

CADASTRAMENTO DE FORNECEDORES MOSTRA EMPRESARIAL

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

• Na coluna Excepção deve assinalar-se, apenas em caso afirmativo, se o montante de investimento considerado para uma determinada rubrica, corresponde a despesas mencionadas

Estes 10 touros contribuíram com cerca de 21% para o pool de genes da população actual das vacas Holstein portuguesas.. O aumento da endogamia foi apenas um aspecto da utili-

5.2 - Não será concedida revisão de preços sem decurso de um prazo mínimo de 90 (noventa) dias. 5.3 - Os preços registrados, quando sujeitos ao controle oficial, poderão

MÉTODOS: Foram coletadas biópsias de 150 placentas do lado materno, 150 do lado fetal, 138 amostras do sangue do cordão umbilical e 118 amostras de colostro.. As biópsias de