• Nenhum resultado encontrado

Avaliação da biblioteca escolar. A. Currículo literacias e aprendizagem. Plano de melhoria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação da biblioteca escolar. A. Currículo literacias e aprendizagem. Plano de melhoria"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Avaliação da biblioteca escolar

Plano de melhoria 2017-2018

Recomendações do conselho pedagógico

O Conselho Pedagógico considera que o balanço do primeiro ano do Plano de Melhoria das Bibliotecas Escolares da Escola Básica Integrada Gualdim Pais e do Centro Escolar de São Simão de Litém é bastante positivo e que as ações realizadas contribuíram para a prossecução das metas do Projeto Educativo, a saber: Eixo A – Resultados - “Consolidar e ampliar o papel das bibliotecas escolares como instrumento para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, nomeadamente, ao nível do Português”.

O Conselho Pedagógico recomendou que as bibliotecas escolares continuem a seguir a mesma linha de ação prevista no Projeto Educativo do Agrupamento no desenvolvimento das suas atividades, dando continuidade ao reforço de planificação de atividades em articulação com os Departamentos. Em matéria de apoio às aprendizagens, as bibliotecas devem continuar a investir nas atividades de promoção da leitura e de apoio ao trabalho de pesquisa dos alunos, relacionadas com a literacia da informação, tecnológica e digital.

2018/7/26

Data de apresentação à direção/ conselho pedagógico

Observações

No Plano de Melhoria apresentado em dezembro de 2017 foram propostas 48 ações de melhoria, 29 das quais foram concretizadas, o que representa 60% de sucesso.

Contudo, ao longo do ano letivo, novas atividades e a continuidade de outras ações foram complementando as ações inicialmente propostas, pelo que essas ações foram acrescentadas em cada domínio deste Relatório, perfazendo 68 ações propostas, 49 das quais realizadas com assinalável êxito, o que representa 72,05%.

A. Currículo literacias e aprendizagem

Relatório de execução do Plano de melhoria

A.1 Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos média. Avaliação dos resultados obtidos

Ao longo do ano houve reuniões com a Direção, com os docentes dos vários departamentos e/ou com os Serviços Técnicos (CRTIC, SPO), para proposta ou recolha de sugestões de trabalho colaborativo, que resultaram na articulação entre a BE e os Departamentos em várias atividades de âmbito curricular, planificadas segundo o Referencial Aprender com a BE.

1. Foi dada continuidade aos projetos da biblioteca no âmbito das literacias da informação, este ano para os alunos do 4.º e 5.º ano, através da revisão de conteúdos, da leitura digital e/ou da sensibilização para a Saúde Oral através de jogos nos tablets (Kahoot!), e em preparação para o Concurso Nacional de Leitura; sessões de pesquisa na Internet e elaboração de "powerpoints" sobre o património cultural do concelho ao longo do ano com uma turma do 6.º ano, com apresentação final oral dos trabalhos na BE, com 100% de participação dos alunos e docentes envolvidos.

2. Em articulação com a professora de TIC e restantes professores titulares de turma envolvidos, durante duas semanas em novembro, foram realizados na BE e nas Salas de TIC os Desafios de Literacia 3Di da Porto Editora, em que concorreram todas as turmas do 5.º ano Literacia da Matemática; 6.º ano -Literacia Científica; e 7.º ano - -Literacia da Leitura, cujos testes foram respondidos com recurso aos PC, pela Internet.

3. Foi feita uma atividade de rádio com 22 alunos de duas turmas do 8.º ano na Biblioteca Municipal, no dia 10 de maio, com o locutor João Pedro Costa e a "designer" Raquel Pires da Rádio Miúdos, em que os alunos aprenderam, pela prática, com o funciona uma rádio, com o objetivo de reativar a rádio da escola sede. O grau de satisfação de 100% dos alunos envolvidos foi elevado, classificando a atividade com "Muito Bom".

4. Relativamente à articulação curricular e ao trabalho colaborativo no apoio ao currículo, foi feito ao longo do ano um trabalho persistente no sentido de envolver os Departamentos/Grupos Disciplinares que não colaboram ou utilizam os recursos da BE com maior frequência ou hábito. Com o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais foi proposto um concurso de ilustração das cartas da Tabela Periódica dos Elementos Químicos da Kaycie D. para o 2.º e 3.º ciclos, com êxito, algumas exposições de Ciências Naturais na BE e a apresentação de um livro sobre a fauna e flora dos rios. Com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas foi proposta a atividade da Semana da Memória das Vítimas do Holocausto, com uma exposição bibliográfica e aprofundamento de

(2)

Avaliação da Biblioteca Escolar

conhecimentos através da exploração dos "sites" virtuais do Museu Aristides de Sousa Mendes, Yad Vashem, Anne Frank e outros; e diversas outras exposições com trabalhos de alunos para efemérides ou temas como o 25 de abril e a União Europeia, baseados em pesquisas na BE.

5. Sempre que possível, foi feita a planificação articulada com os professores titulares de turma das ações a dinamizar na BE segundo o Referencial Aprender com a BE.

6. Foi realizado um cartaz de promoção da exposição dos livros inclusivos do CRTIC, por alunos de Educação Especial, com apoio da Professora Bibliotecária (articulação da BE com o CRTIC), com recurso ao "software" da Microsoft "Publisher". Numa reunião com o Grupo Disciplinar de Português foi também proposta a criação de cartazes/posteres na preparação ou na conclusão de uma visita de estudo ou de uma efeméride, contudo, devido às prolongadas dificuldades no acesso à Internet da BE e do número de PC na altura disponíveis com acesso à Internet, entre outras razões, adiou-se essa proposta para o próximo ano letivo, como atividade de articulação entre a BE e disciplinas como o Português, História e Geografia de Portugal/História, Ciências Naturais, Área de Projeto e TIC.

Ações não concretizadas a implementar

1. Não foi possível fazer a dinamização de uma sessão/atividade sobre Internet Segura na BE para os alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos, em articulação com a docente de TIC, com a Escola Segura ou outra entidade externa, pois essa atividade já tinha sido programada em TIC para o 3.º ciclo e não houve lugar a mais sessões pela Escola Segura.

2. Deve-se dar continuidade aos projetos da BE no âmbito da literacias da informação e dos "media" para o 3.º e 4.º ano, com maior constância.

3. Criação de cartazes/posteres na preparação ou na conclusão de uma visita de estudo ou de uma efeméride, como atividade da BE em articulação com várias disciplinas e/ou áreas não disciplinares.

A.2 Uso das tecnologias digitais e da Internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem. Avaliação dos resultados obtidos

1. Foi feito um incentivo ao uso dos tablets para leitura digital de "e-books" para os alunos do 5.º, 6.º e 7.º anos em atividades curriculares (livros das metas lidos e estudados em sala de aula), e também do 3.º e 4.º ano em concursos como o Concurso Nacional de Leitura (preparação para a fase municipal) e o Concurso "Miúdos a Votos" da Revista Visão Júnior/RBE/PNL (propostas de livros candidatos pelo preenchimento de formulários via Internet); atividades curriculares de pesquisa na Internet no âmbito de diversas disciplinas (turmas do 2.º e 3.º Ciclos), havendo portanto, a participação de pelo menos 85% dos alunos envolvidos e o uso de 80% a 100% dos tablets e pc portáteis ou de secretária disponíveis para empréstimo presencial ou para sala de aula para essas atividades, ao longo do ano letivo, sempre que o acesso à Internet o permitiu. 2. O preenchimento diário do Registo de Frequência pelos alunos, através do formulário Google criado para o efeito, num PC disponibilizado para o efeito na BE, familiarizou os alunos com este tipo de formulários "online", tendo tido uma adesão inicial entusiástica no 1.º Período letivo, nos alunos dos três ciclos. Nos dois períodos letivos seguintes, surgiram problemas de Internet, em especial, no que diz respeito à velocidade de carregamento de páginas, inviabilizando muitas vezes a resposta dos alunos, o que levou a um gradual desânimo e desinteresse pelo preenchimento do Registo, por parte destes. Também a avaliação das atividades da BE foi feita em formulários Google, uma atividade de que os alunos dos três ciclos gostaram muito de fazer.

Ações não concretizadas a implementar

Proposta de criação de um separador autónomo no blogue das BE para partilha de recursos "online" a implementar no próximo ano letivo.

B. Leitura e literacia

Relatório de execução do Plano de melhoria

B.1 Criação e promoção da competência leitora e dos hábitos de leitura. Avaliação dos resultados obtidos

1. Em termos de melhorias, foi obtida verba para aquisição de títulos únicos ou de coleções mais atraentes aos alunos, de acordo com o seu nível etário e dos seus interesses (sugestões recolhidas na Caixa de Sugestões), contudo, apenas no final do ano letivo é que os livros e filmes encomendados chegaram à escola sede, devido à excessiva morosidade da sua entrega.

2. Foi dada continuidade ao Clube de Leitura da BE com alunos do 2.º e 3.º Ciclo, com leituras recreativas que estimularam a atenção/concentração, a capacidade de síntese, o raciocínio lógicodedutivo e a descodificação da imagem, com livros como "Incríveis Puzzles Policiais" de Jim Sukach (Editora Replicação) e "Os

(3)

Inquéritos da Mão Negra" de Hans Jurgens Press. Os alunos do Clube de Leitura dinamizaram a campanha dos "Livros mais fixes" do concurso "Miúdos a Votos" da Revista Visão Júnior/RBE/PNL, e a Mesa Eleitoral, de acordo com as regras eleitorais. No âmbito das atividades do Clube de Leitura houve ainda uma visita de estudo à Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra assim como ao Jardim Botânico e ao Museu da Ciência) com alunos e ex-alunos da escola sede, realizada com grande sucesso.

3. Foram realizadas atividades de estímulo à leitura através da encenação teatral de obras das Metas Curriculares/do PNL com a vinda à BE da escola sede da Companhia de teatro infantil Atrapalharte. Representação das peças de teatro "3 Abóboras e 400 camelos" baseada na obra "Teatro às três Pancadas" de António Torrado (PNL 3.º Ano) para os alunos do Pré-Escolar (JI Flandes), EB1 Escoural e do 1.º Ciclo da EBI GPais; "O Príncipe Nabo" de Ilse Losa (PNL 5.º ano), para os alunos do 5.º e 6.º ano; "D'Os Bichos" de Miguel Torga para os alunos do 7.º ano; e "Farsa de Inês Pereira" de Gil Vicente, para os alunos do 9.º ano e CEF, que colheram 100% da satisfação dos alunos, docentes e funcionários que assistiram, estando a avaliação das atividades entre 98 e 100% como "Muito Bom". A assistência aos espetáculos foi de 95% dos alunos envolvidos da Pré, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, e de 14,28% dos alunos do CEF.

Para além disso, deu-se continuidade a:

4. Hora do Conto quinzenal com as sete turmas do 1.º Ciclo da escola sede pela Professora Bibliotecária.

5. Encontro com autores: Durante o MIBE 2017, veio à BE a Equipa de Animação da Biblioteca Municipal de Pombal (BMP) fazer animação da leitura e entrega de cartões de leitor. No dia 06/02/2018 veio a Representante da Associação Ajudaris e a Equipa de Animação da BMP apresentar os livros do Projeto Ajudaris'17, com animação da leitura e apresentação das histórias criadas pelos Jovens Autores do 1.º Ciclo da escola sede, selecionadas para o volume IV. Nessa semana estiveram expostas ilustrações realizadas para os livros da Ajudaris de 2017. 6. Houve três outros Encontros com Autor: António Moncada de Sousa Mendes (palestra e apresentação do livro "Aristides de Sousa Mendes. Memórias de um neto" no dia 25/01/2018, durante a Semana da Memória das Vítimas do Holocausto, para duas turmas do 6.º ano e duas turmas do 9.º ano); Ricardo Frade (apresentação do livro "Pé Descalço. Da Suécia a Portugal sem um Tostão!" no dia 16/04/2018 para as turmas do 9.º ano e CEF); Danuta Woijciechowska (apresentação do livro "Água Doce. Fluir com o rio" no dia 06/06/2018 para as turmas do 3.º, 4.º e 5.º ano da escola sede). A participação dos alunos envolvidos foi de 100%, e a satisfação de alunos e professores foi, mais uma vez muito elevada, entre 95 a 100% de avaliações de "Muito Bom" nestas atividades.

7. Foi dada continuidade à atribuição de certificados e prémios em livros para os leitores mais assíduos - "Top Leitor", com publicação dos resultados na BE no final de cada período letivo.

8. Os alunos com melhores trabalhos expostos na BE e com o melhor trabalho no concurso de ilustração das cartas da Tabela Periódica de Elementos Químicos da Kaycie D. também receberam certificados e livros.

Ações não concretizadas a implementar

1. "Marketing" da BE quanto às novidades para os jovens leitores: criação de catálogos documentais (em suporte físico e digital para o blogue das BE) e exposições bibliográficas temáticas ou das novidades da BE mensais. 2. Criação de um ou mais passatempos de leitura a realizar durante o ano letivo.

B. 2 Atividades e projetos de treino e melhoria das capacidades associadas à leitura. Avaliação dos resultados obtidos

1. Deu-se continuidade ao Projeto "Todos @ ler" para os alunos do 4.º ano com atividades lúdicas de leitura informativa, e 5.º, 6.º e 7.º anos, com leitura de livros digitais nos tablets da BE em sala de aula.

2. Continuação da articulação com a Educação Especial e o CRTIC no Projeto "Ilustrar é ler +... Todos juntos podemos ler". com a produção de dois livros inclusivos, a realização de uma exposição dos livros inclusivos e atividades de escrita com símbolos do CRTIC na BE, e do cartaz de anúncio da exposição feito por alunos da Educação Especial na BE, com apoio da Professora Bibliotecária.

Ações não concretizadas a implementar

Dar continuidade ao Projeto "Todos @ ler" para os alunos do 4.º ano, com leitura recreativa de histórias/contos nos tablets da BE em sala de aula.

C. Projetos, parcerias e atividades de abertura à comunidade

Relatório de execução do Plano de melhoria

C.1 Desenvolvimento de atividades e serviços colaborativos com outras escolas/ bibliotecas. Avaliação dos resultados obtidos

(4)

Avaliação da Biblioteca Escolar

Houve um reforço das atividades e serviços colaborativos com outras escolas e bibliotecas, através do serviço de empréstimos domiciliários, para sala de aula ou da circulação de baús, tendo-se obtido entre 80 a 100% de satisfação dos docentes e alunos envolvidos.

Ações não concretizadas a implementar

As palestras no âmbito do Plano Nacional de Cinema a convite da BE da Escola Secundária D. Maria em Coimbra previstas não se realizaram este ano.

C.2 Participação em projetos e parcerias com entidades exteriores à escola. Avaliação dos resultados obtidos

1. Foram mantidas e aprofundadas as parcerias já existentes, com reuniões mensais, nomeadamente:

- RBE (Rede de Bibliotecas Escolares); - RBP (Rede de Bibliotecas de Pombal);

- SABE (Serviço de Apoio da BMP às bibliotecas escolares);

2. Foram estabelecidas parcerias com entidades exteriores em projetos e atividades culturais de especial pertinência no apoio ao currículo escolar, como por exemplo, a Associação Ajudaris; a Companhia de Teatro Atrapalharte; o Dr. António Moncada de Sousa Mendes (Semana da Memória das Vítimas do Holocausto); o escritor e músico Ricardo Frade (Projeto Pé Descalço); a autora e ilustradora Danuta Woijciechowska; a Revista Visão Júnior/RBE/PNL (Concurso "Miúdos a Votos"); a Porto Editora (Desafios Literacias 3Di); a Rádio Miúdos, entre outros.

3. Os alunos participaram em concursos de leitura: "Ganha num minuto", Concurso Nacional de Leitura (PNL) e no concurso "Uma Aventura" da Editora Caminho, com êxito (a turma do 6.ºA ganhou o 1.º prémio do concurso "Uma Aventura" na categoria de teatro).

4. Os alunos do 1.º e 2.º ciclo da escola sede (e de cinco outras escolas do agrupamento) participaram no projeto "Histórias da Ajudaris'18". Alunos do 1.º Ciclo leram aos colegas os textos criados por eles e pelos colegas do CE Vermoil para o Projeto Histórias da Ajudaris'17, no evento de apresentação dos livros e exposição das ilustrações deste Projeto (dia 6 de fevereiro de 2018). Todas as atividades se encontram registadas no blogue das BE BiblioGPais:

http://bibliogpais.blogspot.com/

5. A BE esteve presente na Semana da Juventude Klik! no "stand" do agrupamento, convidando alunos e famílias a conhecer melhor os serviços e recursos da BE, e a jogar um jogo do Kahoot! em tablets da BE.

Ações não concretizadas a implementar

Estabelecer a parceria com a Escola Segura ou outra entidade na realização de uma sessão de sensibilização sobre a navegação segura na

Internet/Ciberbullying para o 1.º e 2.º Ciclos.

C.3 Envolvimento e mobilização dos pais, encarregados de educação e famílias. Avaliação dos resultados obtidos

1. Foram organizadas diversas atividades abertas à comunidade educativa, entre elas, as sessões de teatro da Companhia Atrapalharte, a Feira do Livro, a Feira dos Minerais e o concurso interno de leitura "Ganha num Minuto" durante a Semana da Leitura; mas também os Encontros com Autores e a Exposição de Livros Inclusivos. Vieram à BE cerca de 5% dos pais/encarregados de educação à Feira do Livro na BE, e 80% dos pais/encarregados de educação e/ou famílias dos alunos do 1.º Ciclo das escolas do agrupamento inscritos no Concurso "Ganha num Minuto", sendo a satisfação geral de 100%, com uma avaliação de "Muito Bom" de 80%.

2. Continuou-se a promover a Campanha "Oferta de Livro para a BE", tendo havido bastantes ofertas de livros das Metas Curriculares à BE por parte dos alunos do 6.ºA (14 livros) e de outros livros (na sua maioria, das classes 7 e 8), DVD e CD (Total: entrada de 211 novos documentos).

Ações não concretizadas a implementar

Convidar pais/EE no âmbito do projeto "Voluntários da Leitura" para o MIBE e para a Semana da Leitura.

D. Gestão da biblioteca escolar

Relatório de execução do Plano de melhoria

D.1 Recursos humanos, materiais e financeiros adequados às necessidades de gestão, funcionamento e dinamização da biblioteca escolar. Avaliação dos resultados obtidos

(5)

conforto do utilizador da BE.

2. Renovação da sinalética das estantes em termos de "design". 3. Foi proposta a pintura das paredes em cor azul turquesa/verde água (ou azul/verde Tiffany) em três tonalidade(s), para baixar o nível energético da cor ambiente, que foi aceite, mas ainda não concretizada.

4. O fundo documental da BE foi reforçado com 70 novas aquisições (45 livros + 23 DVD) e 211 livros, DVD e CD doados, o que perfaz 281 novos documentos (3,68% de aumento).

5. Foi criado um Painel de Dinâmicas da BE com a Agenda Cultural das BE, as notícias e resultados de concursos, formação, etc, em complemento do painel/vitrine de informação exterior da BE, que suscitou muito interesse da parte de todos os utilizadores da BE.

6. Foi proposta a construção de uma estante de destaques (Torre Gualdim Pais) em articulação com o Grupo de EVT, mas, por motivos orçamentais, ainda não foi construída.

7. Foi criado e implementado o Registo de Frequência, e o Registo de Requisição de livros, filmes e outros materiais para Sala de Aula, e formulários de Avaliação de Atividades na BE através dos formulários do Google, disponibilizados "online" aos utilizadores da BE, obtendo-se, no 1.º período, 100% de satisfação dos utilizadores da BE. Posteriormente, com as dificuldades de Internet surgidas a partir do 2.º período, o registo de frequência foi gradualmente menos usado pelos utilizadores, dada a dificuldade ou mesmo impossibilidade de envio de respostas "online".

8. Foi criada uma Caixa de Sugestões (O Gualdimzinho) para auscultação dos utilizadores da BE, em articulação com o Clube de Artes, bastante usada pelos alunos utilizadores da BE para darem sugestões de aquisição de livros e DVD para a BE, mas também para sugerir melhoria de serviços e aquisição de novos pc, cujos sistemas operativos e/ou "software" são antigos e lentos.

9. Devido à necessidade de mais estantes para a BE, foi cogitada a dotação de verba para futura aquisição de mais algumas estantes ou a sua substituição total. Contudo, a mudança da BE da EB1 Meirinhas para o CE Meirinhas poderá vir a possibilitar a chegada de mais estantes (ainda que de altura menor do que a desejável).

10. O Clube dos Amiguinhos da BE foi dinamizado com êxito, com a inscrição de 20 alunos do 1.º e 2.º Ciclos, o que representa 6,32% do número total de alunos do 1.º e 2.º Ciclos da escola sede, ultrapassando os inicialmente previstos 5%. 11. A Equipa BE integrou professores dos vários departamentos da escola, com tarefas de apoio aos serviços disponibilizados pela BE e também com horas de apoio aos alunos.

12. O Clube de Leitura foi dinamizado com sucesso.

13. Ao longo do ano houve dificuldades no uso dos PC da BE para a pesquisa na Internet e trabalhos no computador, apenas parcialmente compensados com o uso de PC portáteis e dos tablets, e/ou do uso das salas de aula de TIC. O facto de o sistema operativo de cinco dos seis PC de secretária (equipamentos com mais de 10 anos, um deles no Gabinete de Coordenação da BE) ser obsoleto e não reconhecido pelo Ministério da Educação, impediu o acesso à Internet por parte destes PC até maio. Os quatro PC portáteis da BE também já não correspondem inteiramente às necessidades dos seus utilizadores. A banda da rede de Internet atribuída à BE (considerada pelo ME um serviço não prioritário), é partilhada com os alunos e foi reduzida durante o ano letivo, para melhorar o acesso à Internet nas salas de aula. Estes três fatores contribuíram para um uso menor destes equipamentos e serviços do que poderia ter acontecido, dificultando ou mesmo impedindo algumas das atividades previstas no PAA da BE ou propostas pelos alunos.

Ações não concretizadas a implementar

1. Aplicação de rodinhas nas estantes para facilitar a rápida modificação do espaço em função das atividades, entre outras razões de índole prática. 2. Aplicação da tabela de classificação CDU no balcão de atendimento. 3. Pintura das paredes em cor com tonalidade(s) clara(s) de azul turquesa/verde água (ou azul/verde Tiffany) para baixar o nível energético da cor ambiente. 4. Dar continuidade à constituição da Coleção Biblioteca Digital (que, em parte, depende da existência de verba para isso).

5. Construção de uma estante de destaques (Torre Gualdim Pais) em articulação com o Grupo de EVT.

6. Procura de parcerias para a gradual substituição do parque informático da BE ao longo dos próximos quatro anos letivos.

D.2 Integração e valorização da biblioteca na escola. Avaliação dos resultados obtidos

1. A Professora Bibliotecária tem assento no Conselho Pedagógico, como Coordenadora das BE e Representantes dos Serviços Técnico-Pedagógicos, tendo sido, ainda, Representante do Conselho Pedagógico na Comissão dos Quadros de Valor e Excelência de 2017/2018.

2. Foi criada uma Agenda Cultural das BE mensal para divulgação das atividades da BE da escola sede e das outras BE do agrupamento (em suporte impresso e digital), divulgada no painel de dinâmicas no interior da BE, no expositor do exterior da BE e na Sala dos Professores que, pouco a pouco, foi habituando a comunidade escolar à sua consulta. Esta Agenda Cultural das BE foi igualmente mensalmente publicada no blogue das BE "BiblioGPais", possibilitando a toda a comunidade educativa o conhecimento atempado das atividades propostas para cada mês, e facilitando a seu acesso e participação. A satisfação da comunidade

(6)

Avaliação da Biblioteca Escolar

de escolar foi de 100% dos inquiridos.

3. Foi feita uma atualização sistemática do blogue das BE com as atividades das BE do agrupamento, assim como das novidades em termos de livros, filmes e música, e foi feita a sua divulgação na comunidade escolar. O blogue pode ser consultado aqui: https://bibliogpais.blogspot.com/

4. Foram dinamizadas diversas atividades culturais e de apoio ao currículo na BE abertas à comunidade escolar, em articulação com os vários Grupos Disciplinares e Departamentos, como anteriormente já se referiu.

5. Ao longo do ano letivo promoveu-se a articulação da BE com parcerias locais, regionais e nacionais em projetos, concursos e outras atividades.

Ações não concretizadas a implementar

Foram realizadas todas as ações propostas.

D.3 Desenvolvimento, organização, difusão e uso da coleção. Avaliação dos resultados obtidos

1. Foi feita a reorganização da Classe 8 do fundo documental nas estantes da BE de acordo com os diferentes ciclos de ensino e segundo a nacionalidade dos autores (divisão entre Autores Portugueses e Estrangeiros, por ordem alfabética). 2. Procedeu-se à agilização do processo de registo e de catalogação de parte do fundo documental ainda não tratado.

3. Política Documental: Renovação e enriquecimento do fundo documental pela aquisição de novos títulos (70 aquisições: 47 livros e 23 DVD), tendo em conta o perfil da comunidade dos utilizadores da BE, as suas necessidades e a gestão integrada e partilhada da documentação das várias BE do agrupamento. Foram registados também mais 211 livros, DVD e CD doados, o que, com as 70 aquisições, perfaz 281 novos documentos (3,68% de aumento).

4. Política Documental: Foi feito um desbaste da coleção, com seleção para reserva ou abate dos títulos danificados ou que caíram em total desuso por diversas razões, dando espaço a novas coleções mais atraentes/interessantes aos alunos e docentes utilizadores da BE (16 abatidos + 25 em reserva), através da sua consulta (Caixa de Sugestões, reuniões formais/informais com os docentes), da consulta das listas do PNL e das novidades editoriais.

5. Foi dada continuação ao empréstimo interbibliotecas do fundo documental da BE da escola sede às escolas do agrupamento para rentabilização do uso da coleção, através requisições para sala de aula, para escolas ou para a circulação de baús.

6. Promoção do uso da coleção em contexto escolar e extraescolar através da dinamização de diversas atividades.

7. Gestão da Informação: A renovação do fundo documental foi feita segundo o Plano Nacional de Leitura, os gostos e os interesses dos utilizadores da BE; foi feita uma atualização semanal do blogue das BE do agrupamento, com a publicação de notícias, artigos gerais ou sobre as atividades e novidades da(s) BE, efemérides e exposições; o painel de dinâmicas da BE, assim como o painel exterior da BE e o painel de divulgação do PAA da Sala dos Professores foram atualizados semanal ou mensalmente; foi feita e divulgada uma Agenda Cultural das BE mensal; foi feita uma exposição bibliográfica (Semana da Memória das Vítimas do Holocausto), foi definido um espaço para livros em destaque, realçando o autor e a obra do mês, com uma pequena Mostra documental relacionada com atividades realizadas na BE (Teatro) e uma exposição sobre a "designer" norte-americana Kaycie D. e as suas cartas da Tabela Periódica de Elementos Químicos.

8. Continuação da divulgação do blogue das BE entre os alunos e docentes do agrupamento de escolas.

Ações não concretizadas a implementar

1. Mostras documentais e bibliográficas temáticas ou de divulgação de novidades de periodicidade quinzenal ou mensal.

2. Gestão da Informação: Criação de um Catalogo de Novidades (digital e em formato papel); divulgação no blogue das BE do catálogo das novidades da BE (em suporte impresso e digital).

3. Desenvolvimento da Coleção Digital.

Execução do Plano de melhoria 2017-2018 N.º total de ações propostas no Plano de melhoria

48

N.º total de ações implementadas com sucesso

29

Referências

Documentos relacionados

A Prefeitura Municipal de Gália, Estado de São Paulo, torna público que será realizado Processo Seletivo para contratação de estagiários remunerados do Curso

5.7.1 - Para poder usufruir os benefícios oferecidos pela ÁCROMO o associado deverá estar rigorosamente quite com todas as suas obrigações perante a associação, principalmente

Finalmente, foi questionado sobre os dois maiores benefícios para o Guarujá com a implantação dos projetos socioambientais, aparecendo com 31%, o aumento do respeito e

suspensas todas as atividades letivas e não letivas presenciais, desde o dia 16 de março, e, encontrando-se o país em estado de emergência desde o dia 19 de março até

De acordo com Santos et al (20013) esta instituição conta com o apoio da Prefeitura Municipal, que disponibiliza os serviços da fisioterapeuta e o recurso para manutenção das

Para registo da oferta de emprego e apresentação de candidatura a entidade e o seu representante (apenas necessário quando a entidade utiliza a autenticação no

Com base nesses resultados é possível observar que o fornecimento de dietas deficientes em aminoácidos sulfurosos no período de 34 a 50 semanas de idade prejudica o

Referente ao momento da lesão, não existe na literatura cientifica algo disponível para uma comparação direta entre as diferentes fases de treinamento ou competição como