• Nenhum resultado encontrado

O curso será composto de Curso de Formação de Sargentos (C-FSG), com duração de cerca de 30 semanas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O curso será composto de Curso de Formação de Sargentos (C-FSG), com duração de cerca de 30 semanas."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA) é um dos Quadros de Praças do CPA. Os praças que ingressarem no QTPA serão preparados e capacitados para atuar na operação e manutenção de submarinos. Para a carreira de praças do QTPA, pela legislação em vigor, a primeira graduação é a de terceiro-sargento e a última é a de suboficial. Após o ingresso na Marinha, será atribuída ao militar uma especialidade técnica que corresponde à formação profissional da praça.

Para ingresso no QTPA o candidato deve passar por um exame de seleção que reúne prova de redação e prova específica referente à área a que concorre dentro do número de vagas, além do TAF (Teste de Resistência Física), exames de saúde e psicotécnico.

A atribuição principal das Praças do Corpo de Praças da Armada (CPA) é o guarnecimento dos navios, submarinos e aeronaves da Marinha para a execução de tarefas relativas à operação e manutenção de equipamentos e sistemas, à conservação de compartimentos e materiais e da participação em serviços gerais e específicos nos meios navais.

As Praças do CPA também podem ser designadas para funções técnicas ou administrativas, em organizações militares de terra, de acordo com as necessidades da Marinha. Devido à peculiaridade do serviço e a características dos navios da Marinha, essas Praças são, necessariamente, do sexo masculino. Para ingresso, além de ser do sexo masculino o candidato de vê ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2014 e ter concluído ou estar concluindo o curso técnico de nível médio relativo à área técnica à qual concorre.

Os Corpos em que as Praças estão organizadas são divididos em subconjuntos denominados Quadros. O Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA) é um dos Quadros de Praças do CPA. Este Quadro tem o propósito de dotar a Marinha com técnicos de nível médio para atuarem na operação e manutenção de submarinos.

(2)

As Praças do QTPA ingressam na Marinha com o ensino técnico de nível médio completo, obtido no meio civil, e realizam curso de formação militar-naval que os capacita a exercer suas atividades profissionais na MB, inicialmente como 3º SG, dentro de uma especialidade para a qual concorreram e em que são capacitadas.

O curso de formação realizado no CIAA (Centro de Instrução Almirante Alexandrino) tem o propósito de capacitar o aluno para exercer suas atividades profissionais na Marinha, dentro de uma especialidade, inicialmente, como terceiro-sargento.

O curso será composto de Curso de Formação de Sargentos (C-FSG), com duração de cerca de 30 semanas.

O período de adaptação, integrante do C-FSG, é a etapa inicial do curso e tem o propósito de adaptar e preparar os alunos para as atividades administrativas e acadêmicas a serem desenvolvidas durante o curso de formação. Após concluir o período de adaptação, o candidato será matriculado no C-FSG.

Inicialmente, o candidato será matriculado no C-FSG, como praça especial, aluno do Curso de Formação de Sargentos (AFSG), com grau hierárquico equivalente ao de cabo, e ao lograr a aprovação no curso, será nomeado terceiro-sargento do QTPA.

Os AFSG têm as seguintes vantagens ao longo do Curso:  Vencimentos mensais durante o curso de formação;  Auxílio para aquisição de uniformes;

 Assistência médico-hospitalar;

 Alojamento e alimentação, entre outros.

O C-FSG é um curso de formação militar-naval e é constituído, basicamente, das seguintes disciplinas:  Organização Básica da Marinha;

 Administração Naval;

 Legislação Militar-Naval e Noções de Direito;  Relações Humanas e Liderança;

 História Naval;

 Arte Naval e Marinharia;

 Organização Sistêmica dos Navios;

 Noções de Segurança no Trabalho, Higiene e Primeiros Socorros;  Ordem Unida;

 Armamento Leve e Tiro;  Combate a Incêndio;  Controle de Avarias;  Treinamento Físico-Militar;

 Comportamento Social e Cidadania;

 Palestras sobre Educação Ambiental, Amazônia Azul, além de outros temas relevantes da atualidade.

Após a aprovação no C-FSG os AFSG são nomeados 3º SG da Marinha.

Ao final do C-FSG os alunos, por ordem de classificação, farão a opção por uma especialidade. Os alunos da área técnica de eletroeletrônica optarão por comunicações interiores ou eletricidade. Os alunos da área técnica de mecânica optarão por máquinas ou motores.

A seguir, o aluno será matriculado no Curso de Aperfeiçoamento, o qual o capacitará a exercer suas atividades profissionais na Marinha na especialidade para a qual foi indicado pela Administração Naval. Concluído o Curso de Aperfeiçoamento, o candidato será matriculado no Curso de Subespecialização de

(3)

Submarinos para Praças que terá duração de cerca de 24 semanas, o qual o capacitará para o exercício de atividades em submarinos.

ÁREAS TÉCNICAS TITULAÇÕES TÉCNICAS ACEITAS (*)

Eletroeletrônica

Técnico em Automação Industrial; Técnico em Eletroeletrônica; Técnico em Eletromecânica; Técnico em Eletrônica; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Eletrotécnica Naval; e Técnico em Mecatrônica.

Mecânica

Técnico em Manutenção Automotiva; Técnico em Mecânica;

Técnico em Mecânica Naval; Técnico em Mecatrônica;

Técnico em Refrigeração e Climatização;

Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas; e Técnico em Mecânica da Precisão.

A denominação dos cursos técnicos está de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, editado pelo Ministério da Educação. A MB também aceitará os diplomas de cursos técnicos com denominações anteriormente utilizadas no País, desde que esteja de acordo com a Tabela de Convergência contida no mencionado Catálogo disponível no sítio eletrônico do Ministério da Educação (MEC).

• A Praça especializada em Comunicações Interiores (CI) trabalha com centrais telefônicas; circuitos telefônicos internos e externos; intercomunicadores; sensores e indicadores de funcionamento de equipamentos e sistemas (indicador de velocidade e direção do vento, odômetro, sistemas de indicação de óleo combustível, óleo lubrificante e água), sistemas de alarme, sistemas eletroeletrônicos de navegação baseado em giroscópios, sistemas de governo do navio e piloto automático, automação, sincros e servomecanismos.

• A Praça especializada em Eletricidade (EL) trabalha na geração e distribuição de energia elétrica; opera e mantem geradores de CA e CC e seus quadros de distribuição. Faz a manutenção em (na): circuitos de iluminação e força; motores de bombas, de ventilação, de extração de ar; parte elétrica de equipamentos de ar condicionado e frigoríficas; e equipamentos auxiliares e seus controladores associados (dispositivos de controle e proteção). A Praça EL faz, também, a A Praça especializada em Máquinas (MA) trabalha com as máquinas principais e auxiliares da propulsão a vapor, operando e mantendo os equipamentos desse sistema de propulsão (turbinas de propulsão, condensadores, bombas de auxiliares, engrenagens redutoras, sistema de lubrificação, sistemas de resfriamento, eixos, mancais e hélices). Cuida da produção da água por meio da operação de grupos destilatórios, realizando, também, o armazenamento e controle da água para as caldeiras e da água potável do navio.

• A Praça especializada em Máquinas (MA) trabalha com as máquinas principais e auxiliares da propulsão a vapor, operando e mantendo os equipamentos desse sistema de propulsão (turbinas de propulsão, condensadores, bombas de auxiliares, engrenagens redutoras, sistema de lubrificação, sistemas de

(4)

resfriamento, eixos, mancais e hélices). Cuida da produção da água por meio da operação de grupos destilatórios, realizando, também, o armazenamento e controle da água para as caldeiras e da água potável do navio.

• A Praça especializada em Motores (MO) trabalha com as máquinas principais e auxiliares do sistema de propulsão dos navios que utilizam as máquinas de combustão interna como fonte de potência. Assim, opera e mantém os equipamentos desse sistema de propulsão (motor diesel turbina a gás - turbinas que utilizam o óleo diesel especial - engrenagens redutoras, sistemas de resfriamento, sistemas de lubrificação, eixos, mancais e hélices). A Praça MO, também, opera e mantêm os sistemas de ar condicionado, sistemas de ar comprimido, sistemas hidráulicos, frigoríficas, máquinas de acionamento do leme, destiladores por osmose reversa, separadores de água e óleo, unidades de tratamento de águas servidas, etc. Independente da especialidade, as Praças do QTPA, ao longo da carreira, podem realizar outros cursos de capacitação/qualificação técnica para alcançar, sucessivamente, as demais graduações citadas anteriormente.

Terminado o C-FSG, os novos 3º SG iniciam, logo a seguir, o Curso de Aperfeiçoamento, também no CIAA, com duração de cerca de cinco meses, que tem o propósito de compatibilizar a formação técnica civil à especialidade que irão ter na Marinha.

Após a formação inicial, as Praças do QTPA realizarão um novo curso – O Curso de Subespecialização de Submarinos para Praças - realizado no Centro de Instrução e Adestramento Átila Monteiro Aché (CIAMA), localizado na Ilha de Mocanguê, na Cidade de Niterói, RJ. Este Curso que tem a duração de 24 semanas tem o objetivo de preparar as Praças da Marinha para o exercício de funções e tarefas a bordo de submarinos.

Nos anos iniciais de sua carreira, como 3º SG, exercerão funções e tarefas, correlatas às suas especialidades, a bordo de submarinos, onde se ocuparão da operação e manutenção de equipamentos e sistemas, chefiarão pequenas equipes de trabalho e realizarão serviços gerais e específicos na condução das rotinas desses navios. No prosseguimento da carreira serão promovidos à 2º SG, 1º SG e SO, assumindo a cada graduação funções de maior responsabilidade.

Durante os períodos citados podem se candidatar à realização de diversos cursos especiais e de qualificação técnica. Podem, também, a partir do quarto ano como 2º SG realizar o concurso interno para o ingresso no Quadro de Oficiais, desde que possuam curso superior em área de interesse da Marinha, podendo chegar, assim, até o posto de Capitão de Mar e Guerra.

Durante sua carreira, os militares que ingressam no QTPA têm a oportunidade de participar de diversas missões e viagens a serviço, conhecendo muitas vezes lugares do Brasil e do exterior. Irão aprender a importância dos laços de amizade do homem do mar, o que o diferencia de todos os outros profissionais, tornando esta profissão única e apaixonante.

Realizarão cursos de carreira e poderão:

 Realizar cursos extraordinários em instituições civis e militares no Brasil;

 Trabalhar no exterior e desempenhar outras atividades de interesse da Marinha e do País;

 E em decorrência dos cursos e do desempenho nas suas atividades, poderão alcançar as diversas graduações já citadas, alcançando por seus méritos a graduação de SO.

A carreira na MB possui inúmeras vantagens e benefícios, tais como:  Perspectiva de crescimento profissional permanente;

(5)

 Plano de carreira bem definido, com possibilidade de ascensão contínua com aumento de salários proporcionais;

 Estabilidade após dez anos de serviço;

 Ingresso sem exigência de experiência anterior;

Ao ingressar no QTPA, o jovem estará optando por abraçar a carreira militar como Praça da Marinha e não por exercer apenas a sua profissão técnica. Serão abertas diversas novas possibilidades, muitas vezes diferentes d salários indiretos e benefícios, tais como:

 Transferências remuneradas;

 Possibilidade de moradia na cidade do rio de janeiro; 6

 Assistência médico-hospitalar para si e para seus dependentes em instalações exclusivas da marinha;

 Programas e projetos sociais voltados ao bem estar social do militar e de seus dependentes, bem como facilidades oferecidas por meio de intercâmbio com entidades públicas e privadas;

 Instalações sócio-recreativas para si e seus dependentes;  Ajuda para aquisição de uniformes;

 Alimentação no local de trabalho;

 Aposentadoria com vencimentos integrais, etc.

Ao ingressar no QTPA, o jovem estará optando por abraçar a carreira militar como Praça da Marinha e não por exercer apenas a sua profissão técnica. Serão abertas diversas novas possibilidades, muitas vezes diferentes daquelas permitidas por sua formação original. Por isso, se você deseja ultrapassar os limites de sua formação técnica, ampliando seus horizontes e seguindo uma carreira cheia de possibilidades e emoções, plena de realização profissional, numa das mais antigas e conceituadas Instituições do País, ingresse no QTPA.

A carreira militar é muito mais do que uma simples profissão, é uma experiência de vida! Se você é do sexo masculino, tem entre 18 e 24 anos de idade, concluiu ou está concluindo o ensino técnico de nível médio nas habilitações técnicas que a MB precisa.

Referências

Documentos relacionados

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu