• Nenhum resultado encontrado

OBSERVAÇÕES SÔBRE GAST EROFILO SE EM EQ U Í DEOS DA REGIÃO DE ARAÇATUBA, ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL <*>

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OBSERVAÇÕES SÔBRE GAST EROFILO SE EM EQ U Í DEOS DA REGIÃO DE ARAÇATUBA, ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL <*>"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

D E P A R T A M E N T O D E Z O O L O G IA M Í D IC A E P A R A S IT O L O G IA Diretor: Prof. /efcrino Va/.

OBSERVAÇÕES SÔBRE GAST EROFILO SE EM EQ U Í­

DEOS DA R EG IÃ O DE ARAÇATUBA, ESTADO DE

SÃO PAULO, B R A S IL <*>

O B S E R V A T IO N S O N G A S T E R O P IIIL O S IS I X E Q U ID A K F R O M T H E R E G IO N O F A R A Ç A T U B A , STA TE O F SAO P A U L O , B R A Z IL

Ur i e l Fr a n c o Ro c h a

Assistente

5 ostnmpaa (1 figura, 4 grúfico?)

Durante os anos de 1948 e 1949, trabalhando na região de Araçataba, neste Estado, tivemos ocasião de necropsiar algumas dezenas de cavalos mortos por várias causas, chamando-nos a atenção o encontro de gasterofilose em Iodos os animais estudados, com localização mais comum na região pilórica do duode­ no, mas em muitos casos afetando também o estômago.

0 número de larvas variava de cêrca de 10 a mais de 500. sendo frequen­ temente encontradas, no mesmo animal, larvas diferindo no seu desenvolvimento desde o início do 2'' instar até o fim do 39, ou de pré-pupa.

Determinadas as larvas como pertencentes à espécie Caslerophilus tiasalis (Linnaeus, 1758), procurámos observar no pêlo dos animais soltos no campo os ovos dêsse muscóideo que, segundo os autores, são depostos na região das ganachas, isto é, nos pêlos longos da região ventral da mandíbula.

Pudemos então encontrar em todos os equídeos examinados de uma fazen­ da os pequeninos ovos brancos e operculados, aderentes aos pêlos das ganachas. Em muitos cavalos o número de ovos era muito grande, sendo êles então en­ contrados nos pêlos do corpo todo, até mesmo nos da cauda e nos das orlas dos cascos.

Essa incidência de ovos nos pêlos pôde ser observada durante todo o ano, sendo mais intensa na primavera e no verão.

Embora nas necrópsias se encontre o duodeno frequentemente deformado pelo grande número de larvas (fig. 1). as quais deixam na mucosa fundas im­

pressões, a sintomatologia passa quasi sempre despercebida, podendo animais aparentando ótima saúde, estar intensamente parasitados.

( ') Apresentado ao I I Congresso Pan-Americano de Medicina Veterinária, realizado em Sâo Paulo, de 3 a 10 de abril dc 1954.

(2)

18 Kev. Fae. Med. Vet. S. Paula — Vol. 5, fase. 1, 1953-1954

Em setembro de 1949, por sugestão do Prof. Zeferino Vaz, resolvemos se­ parar 25 dos mais sadios entre cêrca de três centenas de equídeos da fazenda e pesquisar a eliminação de larvas pelas fezes. Para isso, êsses 25 animais (20 cavalos e 5 burros) eram fechados em báias individuais durante a noito e sol­ tos pela manhã, examinando-se cuidadosamente as fezes que ficavam em cada báia. A observação durou exatamente 30 dias, findos os quais 19 cavalos e 1 burro se haviam mostrado positivos, numa proporção de 80% dos animais estudados.

As larvas eram recolhidas em frascos de cêrca de 300 ml, contendo 1/3 do seu volume de terra levemente umedecida. Não se punham mais de 10 lar­ vas em cada frasco, sendo êste fechado com um pedaço de gaze preso com fita de borracha. As larvas mergulhavam ativamente na terra e em menos de 36 horas tôdas pupavam. O tempo de eclosão do imago, nas 56 larvas que foram observadas variou de 15 a 25 dias, sendo a classe com maior frequência a dos 20 dias dispondo-se as demais em curva de simetria quasi perfeita (gráfico n- 1).

Como a quasi totalidade dos autores refere para a fase de pupa um tempo médio de 30 a 40 dias, juntamos os gráficos de números 2, 3 e 4, referentes aos dados climáticos locais no período em que durou nossa observação, isto é, entre 9 de setembro e 31 de outubro de 1949, incluindo temperatura diária má­ xima e mínima, umidade e pressão atmosférica, os quais poderão talvez expli­ car o encurtamento da duração dêsse instar na presente investigação.

O estudo dos adultos obtidos em nossas culturas, comparado com a descri­ ção clássica de Brauer (1863) e com a mais recente de James (1947), confir­

ma o diagnóstico de G. nasal is (Linnaeus, 1758), feito pela observação das larvas de 3" instar.

Cla r k (1796) pretendeu dar o novo nome velerinus à espécie, porque, se­ gundo diz, é inexata a afirmação de Linnaeus na 10* edição do Systema Natu-

rae (1758) de que a larva dêsse muscóideo entra pelo nariz do cavalo. Essa, porém, não é razão bastante para a mudança do nome de uma espécie. A deno­ minação de C. veterinus (Cl a r k, 1796) está muito difundida entre autores es­ trangeiros e nacionais, sendo aceita por Cesar Pinto (1938).

SUM ARIO

Durante os anos de 1948 e 1949, numa fazenda da região de Araçatuba, neste Estado, onde algumas dezenas de cavalos, mortos por várias causas, foram necropsiados, todos êles apresentavam gasterofilose duodenal.

(3)

U. Franco Rocha — Ga st rofilose em equídeos 19

A jiesquisa de ovos de Gasterophilidae nos pêlos de cêrca de 300 equídeos existentes nos pastos da referida fazenda revelou-se positiva em todos êles.

20 cavalos e 5 burros foram então separados em báias individuais e duran­ te 30 dias as suas fezes cuidadosamente examinadas. Findo êsse tempo, 19 dos cavalos e 1 dos burros tinham se mostrado positivos pelo encontro de larvas nas fezes, numa percentagem de 80% do total.

56 dessas larvas, cultivadas “in vitro” com terra levemente úmida, pupa- ram, dando saída ao imago num prazo que variou de 15 a 25 dias, tempo êsse consideràvelniente menor do que o referido pelos autores, que mencionam 30 a 40 dias.

Quatro gráficos são apresentados, um mostrando a curva de frequência dos diferentes tempos de eclosão dos adultos obtidos de 56 larvas e os outros mos­ trando as variações de temperatura, pressão atmosférica e umidade do ar du­ rante as culturas.

O estudo das larvas de 3’ instar e dos adultos obtidos em culturas permite para a espécie o diagnóstico de Casterophilus nasalis (Linnaeus, 1758).

S U M M A R Y

Post mortem examinations made by the A. in some dozens of horses that died from various causes in one farm in Araçatuba, State of São Paulo, during the years of 1948 and 1949, revealed gasterophilosis in all of them. The search for “bot-fly” eggs on the hairs of about 300 horses of the same farm was also positive in all of them. 20 horses and 5 mules were then put in individual pens and treir foeces carefully examined for 30 days, at the end of which 19 horses and 1 mule had passed larvae with their foeces, the percentual of positivity being for the total group 80%.

56 of the larvae were cultivated, the adults ecloding in from 15 to 25 days. As many authors mention 30 to 40 days for this fase, we include graphics showing variations in temperature, atmospheric pressure and air humidity during our study, which could perhaps explain the differences in our results.

By the study of the 3rd instar larvae and adults of the fly, we diagnose it as belonging to the especies Gusterophilus nasalis (Linnaeus, 1758).

B IB L IO G R A F IA «

Bhaukr, F. — 1863 — Monographic der Oestriden: 86-90. Wien, W. Braunniiler.

(4)

20 Kev. Kar. Med. Vet. S. Paulo — Vol. 5, fase. 1, 1953-1954

Jamks, M. T. — 1947 — The Flies that cause Myiasis in Man. U.S.A. Dept.- Agr. Miscellaneous Publ., 631:93-8.

I.in n a e i, C. — 1768 — Systema Naturae. Itegnum Animale, Editio Décima, Heformata. Holmiaei, Impcnsis Direct. Laurentii Salvii, (2) :584.

Pi n t o, C. — 1938 — Zoo-parasitos de Interesse Mtklico e Veterinário: 117. R io de J a ­ neiro, Pimenta de Mello.

(5)

I . Franco Hocha (i.ist rotilose cm equídeos 21

(6)

Kcv. Ka<\ Med. W l . S. P a u lo V ol. 5, fasc. I, lil;»1

(7)

I . Koch.'i (i;islro filo s«’ cm <'(|iii(leos 23

(8)

2 t IU*v. Vue. Med. Vet. S. I’milo Vol. 5, hise. 1, 195ÎM951

(9)

r . Krjineo Hoolui (ï;»sl rc»filosc t‘m equídeos 25

Referências

Documentos relacionados

Uma das grandes diferenças entre BIM e HBIM é precisamente a existência de documentação de enquadramento cultural e histórico, assim como de questões alusivas

Nesse sentido, a odontologia, objetivando a melhoria da saúde de pacientes pediátricos internados, tem preponderante relevância na restauração da saúde de forma

9h00-18h00 Curso de Ecocardiografia para a Emergência (continuação) 9h00-13h00 Workshop “Técnicas Ecoguiadas na UCI” (Hotel Mirage) 8h00-18h30 Workshop “Técnicas

Tendo em mãos essas definições dos estudantes, objetivamos, então, auxiliá-los, por meio de oficinas, na apropriação do conceito de literatura definido pelo cânone, por meio

Neste modelo as equações de campo são três : uma equação da continuida- de, uma da quantidade de movimento e uma da energia para a mistura. Estas equa ções de campo são

Região de Adamantina Região de Andradina Região de Araçatuba ADAMANTINA FLORA RICA FLÓRIDA PAULISTA INÚBIA PAULISTA IRAPURU LUCÉLIA MARIÁPOLIS OSVALDO CRUZ PACAEMBU PRACINHA

A prova discursiva será aplicada no mesmo dia e dentro do prazo de duração previsto para as provas objetivas e somente serão avaliadas as provas dos candidatos habilitados nas

Neste trabalho será enfocada a origem das cavernas de arenito da região das Cuestas Basálticas, mais precisamente na Serra Cuscuzeiro, Santana, Itaqueri e São Pedro, entre