• Nenhum resultado encontrado

Congresso da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Congresso da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Congresso da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia 15, 16 e 17 de Março de 2013

Ecografia em Anestesiologia

Organização

Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Colaboração

Sociedade Portuguesa de Cardiologia Universidade de Aarhus (Dinamarca)

Convidados/Colaboradores

Dr. Thomas Bendtsen Dra. Regina Ribeiras Dr. João Abecasis Dr. Soeren Skaarup Dr. Carlos Correia Dr. Jim Connolly Dr. José Peralta Dr. Edgar Semedo Dr. Enrique Monzó Dra. Neusa Lages Dra. Ivanete Peixer Dra. Teresa Rocha Dra. Patrícia Azevedo Dra. Elena Segura Dr. Hugo Trindade Dr. Javier Duran Dr. Miguel Esquível Dr. Ricardo Carvalho Dra. Isabel Bonifácio Dr. Nuno Pinheiro Dr. Fábio Almeida Dra. Neuza Ferreira Dra. Filipa Coelho Dra. Marlene Monteiro Dr. Fábio Martins Dra. Idalina Rodrigues Dra. Paula Victor Dra. Alexandra Resende Dra. Sofia Gama Dr. Ivo Pires Dr. João Viterbo Dr. José Peralta

(2)

Destinatários

Internos e Especialistas em Anestesiologia Introdução

A ecografia utilizada para diagnóstico e tratamento de condições patológicas há muito que deixou a exclusividade de algumas especialidades médicas para ser amplamente utilizada de forma transversal em Medicina. Na Anestesiologia isso não constitui exceção. Áreas como a medicina perioperatória, a medicina de emergência intra e extra-hospitalar e a medicina intensiva beneficiam cada vez mais da ecografia como ferramenta essencial para um desempenho de excelência.

A par dos grandes avanços tecnológicos registados nas diversas áreas em que a ecografia é utilizada urge a necessidade constante de atualização e formação por parte dos Anestesiologistas de forma a garantir a otimização dos cuidados prestados aos doentes. É esta a nossa principal motivação.

Tal como em anos anteriores procurámos organizar um programa científico com base nos últimos avanços em temas considerados de relevo, no que diz respeito à utilização da ecografia em Anestesiologia.

Serão abordadas essencialmente três áreas de interesse, por se afigurarem como as mais abrangentes, dedicando-se, respectivamente a: Dor Aguda, Ecocardiografia e Emergência. As sessões vão dividir-se em palestras teóricas e workshops teórico-práticos, sendo a interação e a discussão entre palestrantes e participantes um dos principais objectivos. Os participantes poderão assistir a todas as palestras teóricas e frequentar um workshop, de acordo com a principal área de interesse. O carácter prático e didáctico das sessões permitirá a aquisição de conhecimentos fundamentais, destinados a serem utilizados na actividade clínica diária.

Numa perspectiva de interesse global e procurando uniformizar atitudes individuais, foi estabelecida uma parceria com a Universidade de Aarhus, na Dinamarca, conhecida pela sua ampla experiência no ensino da utilização da ecografia em Anestesiologia. Neste âmbito, a formação ficará a cargo não só de peritos nacionais como também de peritos dinamarqueses.

Objectivos

Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos básicos de técnicas de ecografia consideradas úteis para o exercício de uma actividade clínica eficaz e segura.

Familiarização com a ecografia nos seguintes domínios: técnicas regionais, FAST abdominal, ecocardiografia em emergência e ecografia pulmonar.

(3)

Metodologia

1. Palestras teóricas

2. Workshops teórico-práticos

Locais

Hotel Mirage – Cascais

Sociedade Portuguesa de Cardiologia – Lisboa Hospital de Santa Maria – Lisboa

Hospital Dona Estefânea – Lisboa

Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca – Amadora Hospital Garcia de Orta – Almada

Reconhecimento Formativo

Sociedade Portuguesa de Anestesiologia Sociedade Portuguesa de Cardiologia Universidade de Aarhus, Dinamarca

Organigrama 5ªf (14/03/2013)

14h00-20h00 Curso de Ecocardiografia para a Emergência (SPC)

6ªf (15/03/2013)

9h00-18h00 Curso de Ecocardiografia para a Emergência (continuação) 9h00-13h00 Workshop “Técnicas Ecoguiadas na UCI” (Hotel Mirage) 8h00-18h30 Workshop “Técnicas Regionais Ecoguiadas no Adulto” (HSM) 8h00-18h30 Workshop “Técnicas Regionais Ecoguiadas no Adulto” (HFF) 8h00-18h30 Workshop “Técnicas Regionais Ecoguiadas no Adulto” (HGO) 8h00-18h30 Workshop “Técnicas Regionais Ecoguiadas na Criança” (HDE)

(4)

Sábado (16/03/2013)

9h00-9h30 Ecografia no ensino pré e pós graduado – Edgar Semedo (Coimbra)

9h30-10h00 Ecografia torácica no doente critico -Soeren Skaarup (Aarhus) 10h00-10h30 Ecocardiografia em Cuidados Intensivos – João Abecasis (Lisboa)

10h30-11h00 Intervalo

11h00-11h30 FAST abdominal no doente politraumatizado – Jim Connolly (Newcastle)

11h30-12h00 Pode a ecografia pulmonar substituir o estetoscópio? - Soeren Skaarup (Aarhus)

12h00-12h30 Ecocardiografia transesofágica intra-operatória: ferramenta imprescindível para o anestesiologista? – Regina Ribeiras (Lisboa)

12h30-14h00 Almoço

14h00-15h00 Cirurgia do joelho e anestesia regional ecoguiada – novas abordagens – Enrique Monzó (Madrid)

15h00-16h00 Traumatologia da anca - últimos avanços em anestesia regional ecoguiada – Thomas Bendtsen (Aarhus)

16h00-16h20 Intervalo

16h20-17h00 Bloqueios paravertebrais em cirurgia torácica e da mama – Javier Duran (Almada)

17h00-17h40 Bloqueios ecoguiados em cirurgia abdominal - qual a melhor

(5)

Fluxograma

O simpósio divide-se em 2 partes: a primeira que decorre 6ªf (pré-congresso) e que corresponde à realização, em simultâneo, dos workshop (excepto para o curso de Ecocardiografia para a Emergência que tem início 5ªf). A segunda parte decorre Sábado, no Hotel Mirage, em Cascais e engloba as palestras teóricas no âmbito dos temas considerados de relevo. 1ª Parte (Pré-Congresso) Sociedade Portuguesa de Cardiologia Hotel Mirage Cascais Hospital de Santa Maria Hospital Garcia de Orta Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca Hospital Dona Estefânea 5ªf 14/03/13 Ecocardiografia (14h-20h) 6ªf 15/03/13 Ecocardiografia (9h-18h) Técnicas Ecoguiadas na UCI (9h-13h) Técnicas Regionais Ecoguiadas no Adulto (8h-18h30) Técnicas Regionais Ecoguiadas no Adulto (8h-18h30) Técnicas Regionais Ecoguiadas no Adulto (8h-18h30) Técnicas Regionais Ecoguiadas na Criança (8h-18h30)

2ª Parte (Hotel Mirage, Cascais)

S á b a d o 1 6 /0 3 /1 3 9h-9h30 9h30-10h 10h-10h30 11h-11h30 11h30-12h 12h-12h30 Ecografia no ensino pré e pós graduado Ecografia torácica no doente critico Ecocardiografia em Cuidados Intensivos FAST abdominal no doente politraumatizado Pode a ecografia pulmonar substituir o estetoscópio? Ecocardiografia transesofágica intra-operatória: ferramenta imprescindível para o anestesiologista? S á b a d o 1 6 /0 3 /1 3 14h-15h 15h-16h 16h20-17h 17h-17h40 Cirurgia do joelho e anestesia regional ecoguiada – novas abordagens Traumatologia da anca – últimos avanços em anestesia regional ecoguiada Bloqueios paravertebrais em cirurgia torácica e da mama Bloqueios ecoguiados em cirurgia abdominal – qual a

melhor opção?

O curso de Ecocardiografia para a Emergência (organizado pelo Grupo de Estudo de Ecocardiografia da Sociedade Portuguesa de Cardiologia) terá uma duração de 1 dia e meio (5ªf, 14/Março, das 14h00-20h00 e 6ªf, 15/Março, das 9h00-18h00). Tem como objectivo preparar o anestesiologista/intensivista, sem formação prévia de eco, para ecocardiografia focada para a emergência. Engloba uma parte introdutória teórica sobre noções básicas de ecocardiografia, seguida de treino intensivo em modelo vivo, tendo em consideração diagnóstico e causas potencialmente reversíveis na emergência. Existirão 4 estações “hands-on”, com capacidade para 3 formandos cada.

(6)

O workshop “Técnicas Ecoguiadas na UCI” tem como principal objectivo promover e incentivar o uso da ecografia no contexto da urgência /emergência. Serão abordados os seguintes temas: FAST abdominal e Ecografia Pulmonar. O seu carácter teórico-prático permitirá a revisão teórica dos aspectos básicos, bem como o treino em modelos vivos e fantomas. Terá capacidade para 12 participantes.

Os workshop “Técnicas Regionais Ecoguiadas no Adulto” decorrerão em três hospitais em simultâneo. Têm como objectivo avaliar o estado da arte relativamente à utilização da ecografia na realização de técnicas regionais e promover a sua utilização no tratamento da dor peri-operatória. A sua organização será semelhante: revisão teórica dos aspectos básicos, seguida de treino “hands-on”, em contexto de bloco operatório, dos principais bloqueios do membro superior (interescalénico, supraclavicular e axilar), membro inferior (plexo lombar/lombo-sagrado, para-sagrado e ciático distal), parede abdominal e paravertebrais. Cada workshop terá capacidade para 10 participantes.

O workshop “Técnicas Regionais Ecoguiadas na Criança” decorrerá no Hospital Dona Estefânea e terá como objectivo principal o treino de scanning ecográfico na criança e a participação na execução dos principais bloqueios fasciais (íleo-inguinal, íleo-hipogástrico, tap e bainha dos rectos), do membro superior (interescalénico, supraclavicular e axilar) e do membro inferior (femoral, ciático subglúteo e poplíteo) em contexto de bloco operatório. Terá capacidade para 10 participantes.

Cada participante terá oportunidade de efectuar 1 workshop, mediante inscrição prévia.

No final do simpósio, os participantes deverão:

√ Reconhecer a ecografia como ferramenta essencial na evolução técnica da Anestesiologia e familiarizar-se com o seu uso em diversos domínios;

√ Ter experimentado em simulação/in vivo a técnica de ecografia no diagnóstico ou tratamento de algumas condições clínicas;

√ Aplicar na sua prática clínica aspectos básicos apreendidos durante a formação

Referências

Documentos relacionados

Embora um dos papéis destacados da instituição tenha sido sempre o caritativo, é importante levar em conta o panorama da assistência à saúde no Império, quando o

Em seguida, a categoria Políticas Públicas de Inclusão e Acessibilidade em Bibliotecas Públicas obteve sete publicações, seguida pelas categorias Instituto

O que se observa, no entanto, na concepção formulada por Martín-Barbero é que o deslocamento dos “meios às mediações” leva ao resgate da figura do receptor,

Objeto: Contratação de empresa de engenharia civil para realização de fiscalização e acompanhamento das obras de construção de duas quadras poliesportivas através do Contrato

Logo, se Teologia é discurso sobre Deus e o livro de Jó é predominantemente marcado por discursos sobre Deus, esse livro pode fornecer algumas pistas sobre o caminho

32521 22-Fev 9h00/18h00 8 Aspetos práticos da contabilidade para microentidades

EIXO 3- Práticas pedagógicas no Ensino Superior: fundamentos metodológicos e procedimentos - 2014 Profa?. Maria Eliza Brefere Arnoni - UNESP-IBILCE de São José do

Ocupando a vice-liderança de audiência horária, a TV Tribuna de Recife também se destaca pela qualidade e pela audiência da programação local, garantindo ao seus clientes-