• Nenhum resultado encontrado

Semanas de avanços, mas a luta deve continuar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Semanas de avanços, mas a luta deve continuar"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

S

S

S

I

I

I

N

N

N

A

A

A

S

S

S

E

E

E

F

F

F

E

E

E

Boletim SINASEFE Ano XIII - Nº 449 – 13 de maio de 2010

EDITORIAL

Semanas de avanços, mas a luta deve continuar

Os Servidores Públicos Federais tiveram a primeira vitória na luta contra o PLP 549 na

última quarta-feira, 12, quando a Comissão de Trabalho da Câmara votou contra a

proposta. Mostrando a força do nosso movimento, os deputados rejeitaram a medida, por

considerar um despropósito o congelamento dos salários do funcionalismo por dez anos.

Mas nossa luta deve continuar, pois o PLP ainda vai ser votado por mais duas

comissões, antes de ser votado no Plenário da Câmara.

Uma outra conquista, que ainda deverá ser votada no Senado, foi a aprovação do fim

do famigerado fator previdenciário, que tanto penaliza aposentados e pensionistas, além do

aumento para os aposentados de 7,72%, o que representa um avanço sobre o valor

apresentado pelo governo, agora a proposta precisa ser aprovada pelo Senado.

Também está em andamento o debate sobre o fim da contribuição de inativos, mais

uma reivindicação do funcionalismo.

Sabemos que este é um ano eleitoral e que pouca coisa será votada no Congresso no

segundo semestre, então devemos reunir forças para que nossas reivindicações sejam

atendidas e impedir que propostas danosas, como o PLP 549 sejam votados.

Convocamos todos os sindicalizados a fortalecer as ações da CNESF, que marcou

para os dias 12 e 13 de junho uma plenária nacional, retomando as atividades, e a

participar do CONCLAT, que deverá definir os novos rumos do trabalho sindical para os

próximos anos.

CNESF apoia as greves do funcionalismo

A Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais – CNESF se reuniu no dia 4 de maio para discutir, entre outros temas, a votação do PLP 549/2009, que pretende, na prática, congelar a remuneração do funcionalismo pelos próximos dez anos e que foi votado na Comissão de Trabalho da Câmara (CTASP) no último dia 12.

As entidades presentes manifestaram seu apoio às greves no serviço público e aprovaram a realização da Plenária Nacional dos SPFs nos dias 12 e 13 de junho.

Na próxima reunião da CNESF, deverá ser debatida a realização do encontro sobre assuntos de aposentadoria e a possibilidade de realização de um seminário sindical nacional

(2)

S

S

S

I

I

I

N

N

N

A

A

A

S

S

S

E

E

E

F

F

F

E

E

E

Boletim SINASEFE Ano XIII - Nº 449 – 13 de maio de 2010

Ministro do Planejamento afirma que funcionalismo não terá reajuste

em 2010

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, declarou, no dia 11 de maio, que o governo federal não concederá reajuste salarial este ano aos servidores e que pretende cortar o ponto daqueles que insistirem em fazer graves consideradas ilegais pela Justiça.

De acordo com o ministro, a preocupação do governo seria “não deixar dívida para o próximo governo e não colocar em dúvida a estabilidade econômica alcançada pelo país”.

Mais uma vez os trabalhadores vão pagar o preço para manter a fachada de bom administrador do governo federal. Os servidores são os principais responsáveis pela condução das ações do país e normalmente são os primeiros a pagar o pato para a manutenção da dita estabilidade econômica.

Não podemos permitir que, mais uma vez, o movimento legítimo dos trabalhadores por reajuste seja criminalizado, pois há grandes perdas salariais acumuladas.

Comissão do Trabalho rejeita PLP 549

A Comissão de Trabalho da Câmara (CTASP) rejeitou nesta quarta-feira, 12 de maio, o Projeto de Lei Complementar 549/09, que estabelece limites mais rígidos para as despesas com pessoal e encargos sociais da União e com construção e reforma de prédios públicos.

A comissão acolheu parecer do relator, deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS). Ele argumentou que o limite proposto praticamente congelará, nos próximos dez anos, a remuneração dos servidores e dificultará o preenchimento de cargos, novos ou vagos, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, do MPU e do TCU. Quanto aos gastos com obras, ele afirmou que devem ser regulados pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e pela Lei Orçamentária Anual (LOA), que são amplamente debatidas anualmente no Congresso.

A proposta ainda será votada nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois deve ser votada no Plenário da Câmara.

Esta foi a primeira vitória que tivemos na luta contra esta tentativa de retirada de nossos direito, muito há para ser feito ainda, mas começamos a sensibilizar o Congresso Nacional sobre o absurdo que esta proposta representa, especialmente porque na referida votação havia a presença de segmentos do movimento, bem atentos.

Encontro Regional Sudeste

Nos dias 30 de abril, 1 e 2 de maio ocorreu o encontro Regional Sudeste do SINASEFE. O Encontro foi realizado na cidade do Rio de Janeiro e sediado pelo SINDSCOPE. Durante o evento, os participantes discutiram temas da pauta específica do SINASEFE e do conjunto do movimento dos trabalhadores. Na mesa de abertura, a análise de conjuntura foi feita por um militante do movimento estudantil, Felipe Gouveia (Rede de Estudantes Classistas e Combativos), e um militante dos movimentos populares, Maurício Campos (Rede de Luta contra a Violência nas Favelas).

O Congresso da CONLUTAS e o CONCLAT também foram debatidos, além dos projetos de lei da Reforma Administrativa do Governo Lula que atacam os servidores e das políticas educacionais do SINASEFE.

Um dos momentos mais importantes do Encontro foi a comemoração do Dia do Trabalhador, 1º de Maio, pois o SINASEFE engrossou as fileiras de trabalhadores e trabalhadoras que protestaram contra a situação de abandono das vítimas dos deslizamentos ocorridos no início do mês de abril na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Os participantes do Encontro Regional também comemoraram, juntamente com o a base do Colégio Pedro II, os 25 anos de fundação do SINSDSCOPE, num momento de confraternização e celebração de um quarto de século de luta da nosso Seção Sindical.

(3)

S

S

S

I

I

I

N

N

N

A

A

A

S

S

S

E

E

E

F

F

F

E

E

E

Boletim SINASEFE Ano XIII - Nº 449 – 13 de maio de 2010

Encontro Regional Nordeste

O Encontro Regional do Nordeste acontecerá de 13 a 15 de maio, em João Pessoa, e será sediado pelo SINTEF-PB . No primeiro dia, será ministrado um curso de formação sindical.

Diversos temas serão debatidos no evento, entre eles as carreiras docente e dos Técnicos Administrativos, a expansão do Institutos Federais, encaminhamentos para o CONCLAT, além de um debate sobre a Dívida Pública brasileira.

Comissão eleitoral do IF Alagoas suspende eleições

A Comissão Eleitoral do Instituto Federal de Alagoas decidiu, no dia 10 de maio, anular todos os atos referentes às eleições para reitor e diretores-gerais dos campi de Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro e Maceió, antes marcadas para o dia 12 de maio. A homologação de candidaturas foi questionada por alguns candidatos, pois foram aplicadas sem se verificar a diferença entre servidor ativo permanente e efetivo, conforme a Lei 11.892/2008, o que motivou o reitor pró têmpore, Irineu Colombo, sugerir à comissão eleitoral que sejam reavaliadas as homologações das candidaturas.

Um novo cronograma eleitoral deve ser anunciado em breve para o processo de consulta eleitoral para diretor-geral e para reitor no quadriênio 2010-2014, com novas datas para inscrições dos candidatos, campanha eleitoral, debates e votação.

7,72% para aposentadorias e fim do fator previdenciário

O reajuste de 7,72% para as aposentadorias da Previdência Social acima de um salário mínimo foi aprovado no dia 4 de maio pelo Plenário da Câmara dos Deputados, que também aprovou o fim do fator previdenciário, por meio de emenda à Medida Provisória 475/09.

Agora a MP está no Senado, que deve manter o valor do rejuste, cumprindo um acordo feito com os deputados. Apesar disso, caso os 7,72% forem mantidos pelo Senado, o presidente Lula deve vetar o índice. De acordo com o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). (com informações da Agência Senado)

Câmara debate fim da contribuição de servidores aposentados

Representantes de sindicatos, associações e movimentos de servidores públicos pediram nesta quarta-feira (12) a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 555/06, que extingue a cobrança de contribuição previdenciária sobre proventos de aposentados e pensionistas do serviço público. Eles foram unânimes em afirmar, em audiência da comissão especial criada para analisar a PEC, que a taxação foi injusta e que é preciso corrigir o “erro” da reforma da Previdência.

Instituído no fim de 2003, por meio da Emenda Constitucional 41, o desconto de 11% incide sobre a parcela da aposentadoria ou pensão que ultrapassa o teto previdenciário de R$ 3.416.

Após o debate, o presidente da comissão especial, deputado Marçal Filho (PMDB-MS), afirmou que na próxima quarta-feira (19) os parlamentares deverão se reunir com o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, para coletar mais dados que subsidiem o parecer.

O relator, deputado Luiz Alberto (PT-BA), afirmou que, embora a taxação de servidores aposentados tenha sido aprovada pela maioria dos parlamentares, hoje a Câmara considera a possibilidade de rever a decisão, pois a conjuntura atual seria diferente. Segundo ele, as posições defendidas pelos sindicatos serão consideradas em seu relatório. (fonte: Agência Câmara)

(4)

S

S

S

I

I

I

N

N

N

A

A

A

S

S

S

E

E

E

F

F

F

E

E

E

Boletim SINASEFE Ano XIII - Nº 449 – 13 de maio de 2010

CPI da Dívida rejeita auditoria

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a dívida pública brasileira aprovou seu relatório final no dia 11 de maio, com propostas para tornar mais transparentes as informações sobre a dívida prestadas pelo governo.

Foi rejeitado o voto em separado do deputado Ivan Valente (Psol-SP), que propunha uma auditoria completa da dívida, como foi proposto pela Constituição de 1988. A auditoria da dívida faz parte da luta do nosso Sindicato e continuaremos a busca para sua instalação, pois sabemos que o pagamento indevido de juros durante décadas tem penalizado grande parte da população brasileira, que é privada de ações sociais por falta de investimentos públicos.

Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional

Atletas de 255 escolas que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estarão em Brasília para a terceira edição dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional, de 23 a 29 de maio. Cerca de 2 mil estudantes, de um total de 235 mil matriculados em cursos do ensino médio, superior e pós-graduação, disputarão 11 modalidades esportivas, desde o futebol até o xadrez. As inscrições estão abertas, na página eletrônica do evento.

Os jogos nacionais da Rede Federal começaram a ser realizados em 2008, ano de criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Entretanto, muitas instituições que compõem a Rede são centenárias, criadas em 1909, e já promovem o desporto há décadas. (fonte: Setec)

Festival de Arte e cultura vai comemorar centenário da Rede

As comemorações do centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica serão encerradas em setembro deste ano, com um encontro que reunirá artistas e atores culturais. O I Festival de Arte e Cultura da Rede Federal acontecerá de 22 a 26 de setembro, em Brasília. Serão promovidas exposições, oficinas e apresentações nas áreas de música, dança, literatura, audiovisual, fotografia, artes plásticas e projetos culturais.

A segunda reunião preparatória para o evento ocorreu no período de 5 a 7 de maio, no Ministério da Educação, em Brasília, quando foram debatidas questões referentes ao formato e ao regulamento do festival. (fonte: Setec)

CURTAS

CONCLAT acontece em junho

O CONCLAT – Congresso da Classe Trabalhadora - ocorrerá em Santos, nos dias 5 e 6 de Junho, depois do Congresso da Conlutas, que será nos dias 3 e 4 de junho. O SINASEFE conclama todas as seções para construirmos propostas para uma nova central sindical. Mais informações no endereço http://congressodaclassetrabalhadora.org.

Passagens do 24º CONSINASEFE

Os delegados que não compareceram ao 24º CONSINASEFE e tiveram a emissão de passagens aéreas que não foram utilizadas (NO SHOW) devem enviar os dados do vôo: nome, data, nº vôo e localizador para a DN, pelo email dn@sinasefe.org.br. Os dados serão encaminhados para a VIAMAR, empresa emissora das passagens, para que seja providenciado o reembolso junto à companhia aérea.

(5)

S

S

S

I

I

I

N

N

N

A

A

A

S

S

S

E

E

E

F

F

F

E

E

E

Boletim SINASEFE Ano XIII - Nº 449 – 13 de maio de 2010

DATA ATIVIDADE LOCAL

13 a 15 de maio Encontro Regional Nordeste João Pessoa/PB

22 e 23 de maio 95ª PLENA Brasília/DF

3 a 6 de junho CONLUTAS/CONCLAT Santos/SP

11 e 12 de junho 4º Encontro do Jurídico Brasilía/DF

Responsáveis por este Boletim: Eliza Magna, Adamor Trindade, Eduardo Moraes e Clério Guaitolini (DN) Wellington (Plantão de Base)

Jornalista Responsável: Roberta Alves Ramos Mtb 2908 – DF

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – SINASEFE

SCS, Quadra 2, Bloco C, sala 109/110 (Ed. Serra Dourada) Brasília- DF – CEP 70300-902 Telefone e Fax: (61) 2192-4050– e-mail: dn@sinasefe.org.br – www.sinasefe.org.br

Referências

Documentos relacionados

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Os que chamam mais atenção são as escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), compostas pelos Institutos Federais, Cefets e Colégios

Sendo que, conforme Xavier (2014), a frenotomia e frenectomia só são eficazes quando associadas com outras técnicas, pois, sem dúvida uma boa assistência oferecida pelos

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Concretamente, a institucionalização dos territórios tradicionais de pesca do litoral nordeste do estado do Pará em RESEX Marinhas demostra nitidamente que contribuiu para

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Como se pode observar, o grau de institucionalização da EaD nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é muito distinto, tendo