• Nenhum resultado encontrado

PLANO ANUAL º período

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO ANUAL º período"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PLANO ANUAL -

2019

3º período

Professora Regente: Sandra Regina Sousa.

Professoras Auxiliares: Andrea V. de Andrade Freita e Vanessa

Gonçalves.

(2)

Eixo norteador: Brasil, um país multicultural.

A Fantástica viagem do III Período pelas Regiões do Brasil.

Justificativa:

Na nossa concepção o que é conhecido é preservado e valorizado, com base nisso a intenção deste projeto é fazer com que as crianças conheçam um pouco da diversidade cultural presente nas regiões do Brasil. Por ser um dos maiores países em extensão territorial e com grande parte da sua costa banhada pelo mar, abordaremos a importância da preservação desse meio ambiente.

Nosso ponto de partida é a grande Florianópolis, conheceremos juntos um pouco de cada região com algumas de suas características, dando ênfase a três aspectos: a colonização, a cultura e a culinária. O primeiro destino será a região Nordeste, em sequência as regiões Norte, Centro-oeste, Sudeste e em seguida retornaremos para a nossa região Sul.

O projeto será trabalhado de forma lúdica e o conhecimento propagado de forma encantadora, em uma perspectiva sócio-construtivista, em que a interação social, ou seja, o brincar para as crianças, de acordo com Vygotsky (1987, p.35): “[...] é uma

atividade humana criadora, na qual a imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, e de ação pelas crianças, assim como novas formas de construir relações com outros sujeitos, criança e adultos”.

Deste modo, resgataremos os aspectos citados de cada região proporcionando condições de conhecimento que estarão associados a questões relacionadas a identidade autonomia, natureza, meio ambiente e artes. Poderá ser utilizado nas vivências deste projeto: textos informativos, jornalísticos, mapas, lendas, brincadeiras cantadas, trava-línguas, adivinhas, literatura de cordel, artesanato, personagens típicos, costumes, dança, cultura, comidas típicas, entre outros.

O trabalho pedagógico envolve o cuidado e a educação, objetivos essenciais para a educação infantil. Umas das mais importantes práticas docentes da rotina diária é a afetividade, pois permeia nosso fazer pedagógico. Como afirma Ostetto (2000, p.11) “o

(3)

pedagógico também envolve o que se passa nas trocas afetivas, em todos os momentos do cotidiano com as crianças; perpassa por todas as ações: limpar, lavar, trocar, alimentar, dormir. De que forma são essas ações? Isso conta muito na definição do que é pedagógico”.

O Letramento perpassa todas as práticas em sala: rodas de conversas, histórias contadas, pesquisas realizadas, passeios, elementos mágicos da mala de viagem (capa da coragem, bússola do bem, cantil da alegria, entre outros), e em todas as vivências durante este projeto. Naturalmente, devido aos estímulos de letramento as crianças podem se inserir no processo de alfabetização, pois, de acordo com documento da Base Nacional Comum Curricular (2018, p.61) "[...] aprender a ler e escrever oferece aos

estudantes algo novo e surpreendente: amplia suas possibilidades de construir conhecimentos nos diferentes componentes, por sua inserção na cultura letrada, e de participar com maior autonomia e protagonismo na vida social”.

Objetivo Geral

 Conhecer a diversidade cultural presente nas regiões do Brasil.

Dentro da fantástica viagem do III período pelas regiões do Brasil, estão os projetos citados abaixo e junto destes os objetivos específicos que permeiam todos os projetos.

 Projeto: Eu cidadão deste lugar;  Projeto: Eu e a natureza;

(4)

PROJETO: EU CIDADÃO DESTE LUGAR

Justificativa:

A autonomia e o desenvolvimento da identidade das crianças pequenas, na fase de cinco anos, acontecem de forma continua e não se restringe a um projeto, pois acontece a todo o momento. É importante que a criança conheça suas particularidades e reconheça seus limites. O ponto principal para a formação pessoal e social é a segurança e autoconfiança. Segundo o RCNEI (2000, p.13) (Referencial para Educação Infantil), “a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir, de pensar e da história pessoal

”.

As interações são fundamentais para a construção dos saberes. Conforme o novo documento da Base Nacional Comum Curricular, (2018, p. 38) que se organiza em campos de experiência o Eu, o outro, e o nós:

“É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade)”.

As situações educativas que as crianças vivenciam na escola e a forma como os profissionais da educação abordam essas atuações serão muito importantes na formação dos conceitos de si mesmas. Desse modo, o projeto tem como objetivo numa forma geral, ampliar conceitos sobre sua identidade, suas interações, identificando igualdades, analisando diferenças e ressaltando os valores.

Para chegar a esses objetivos faremos uma fantástica viagem pelas regiões do Brasil que nos permitirá reconhecer as diferenças regionais e suas particularidades, como: sotaque, etnias, cultura, culinária e tantas outras coisas existentes em cada lugar que iremos visitar. Explorar o tema identidade, nos da à possibilidade de conhecer melhor as particularidades do outro.

(5)

Objetivos Específicos

Estimular o letramento;

 Estimular a autonomia, a autoconfiança e autoestima;  Estimular o hábito de cuidar de si mesmo;

 Identificar e vivenciar diferentes atividades culturais;  Incentivar o respeito mútuo entre todos;

 Ampliar o repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural;  Estimular o gosto literário, utilizando diferentes produções textuais;

 Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação;

 Incentivar o desenvolvimento da criatividade;

 Desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual;

 Estimular o enriquecimento da linguagem oral.

Projeto: Viajando pela natureza

Justificativa:

Preservar e cuidar da natureza são assuntos importantes na formação das crianças. Os professores têm papel fundamental no despertar dessa consciência ambiental. Pensamos neste projeto para enaltecer a formação no que se refere ao meio ambiente, Elkonin (1998, pg. 23), referindo-se a Vygotsky, afirma que este “considera a

brincadeira como o tipo principal de atividade das crianças, e que, através dela, a criança elabora hipóteses e vivenciam inúmeras sensações e experiências, o que interfere no desenvolvimento da personalidade e a formação da consciência”.

Nessa perspectiva, o papel do professor é ampliar o conhecimento para que as crianças possam refletir sobre a importância do meio ambiente e estimular a preservação do mesmo, despertando assim a conscientização ambiental. A realização das atividades do projeto ocorrerá de forma lúdica envolvendo a fantasia, a brincadeira

(6)

e a utilização das diferentes linguagens, tendo como principais recursos para a construção das aprendizagens pesquisas, investigações e associações às vivências das crianças.

Entendemos que na faixa etária dos 5 anos a utilização da fantasia, dos contos infantis são importantes para o desenvolvimento da identidade da criança, dando à elas a possibilidade de ensaiar seus papéis na sociedade, adaptando-se a situações reais e colocando-se dentro de diferentes enredos, bem como desencadeando ideias, opiniões, sentimentos e criatividade, antecipando situações que a criança só irá experimentar na vida adulta.

Faremos uma divertida viagem pelas regiões do Brasil, conhecendo em cada lugar que iremos visitar os cuidados com o meio ambiente e preservação ambiental. Destacaremos a importância de não jogar lixo nos mares, rios e córregos, a utilização da água de forma adequada e enriqueceremos iremos explorar informações sobre a fauna e a flora de cada região.

Objetivos específicos:

 Valorizar a importância da preservação do meio ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como poluição, desmatamento, queimada, extinção de animais e outras situações;

 Conscientizarsobre a importância da separação de materiais recicláveis;

 Incentivar a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza e organização da sala de aula;

 Refletir sobre nossas atitudes no dia a dia, produzindo brinquedos e outros objetos através do lixo que não é lixo;

 Ampliar orepertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural;  Refletir sobre vídeos informativos referentes à natureza;

 Associar a relação dos animais com as dos seres humanos, aprendendo a conviver e respeitar as diferenças.

 Fortalecer o vínculo familiar;

(7)

 Aprender a cuidar dos livros;

 Aprender sobre diferentes narrativas;  Estimular a criatividade e o faz de conta.

Eu canto, danço, enceno, me remexo e aprendo

.

Justificativa:

“Uma criança é uma pessoa pequena.

Ela só é pequena por pouco tempo, depois se torna grande. Cresce sem perceber. Devagarinho e em silencio, seu corpo encomprida.

Uma criança não é uma criança para sempre. Ela se transforma. ” Beatrice Alemagna (2010, p. 4)

O que é ser criança? Diz a autora Beatrice Alemagna (2010) será que estamos permitindo que uma criança cresça como uma criança? Com todos seus querer, medos, desejos e imaginação? Estamos permitindo o desenvolvimento de suas potencialidades autenticas, e crescer com contornos infantis. Eloisa (2010) afirma que é a Educação Infantil é:

[...] primeira etapa da educação básica, cuja função sustenta-se no respeito aos direitos fundamentais das crianças e na garantia de uma formação integral orientada para as diferentes dimensões humanas (linguística, intelectual, expressiva, emocional, corporal, social e cultural), realizando-se através de uma ação intencional orientada de forma a contemplar cada uma destas dimensões como núcleos da ação pedagógica. (ROCHA, 2010, p. 12).

.

As crianças conhecem e aprendem por meios das brincadeiras, criam e recriam o mundo que as cerca. Nosso projeto passa pela exploração das artes, a música, a dança, o teatro, entre outras formas de expressão da arte na educação infantil.

Propor experiências que ampliem o desenvolvimento cultural, corporal e das múltiplas linguagens, por meio da musicalidade em torno dos sons, harmonia e letra da

(8)

música, encenação e releitura de obras, são destaques no nosso projeto, viajando pelas regiões do Brasil encontraremos novas culturas, novos ritmos, etc.

Nas muitas linguagens artísticas a criança viaja em um mundo da fantasia e da imaginação. A educação infantil deve proporcionar à criança um contato com a diversidade das artes, pois é pelo meio dela que a criança tem a possibilidade de desenvolver novos conhecimentos, estimulando a criatividade e também contribui para a aprendizagem.

Embarcando nesse mundo da educação infantil, faremos uma fantástica viagem pelas regiões do Brasil conhecendo suas culturas, danças, música, artes, alimentação e festas populares. Utilizaremos recursos do meio artístico para construir representações significativas que a arte nos possibilita. Permitindo a vivenciar a cultura de cada lugar que o nosso país nos proporciona a visitar.

Objetivos específicos:

 Desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual.

 Estimular o enriquecimento da linguagem oral e escrita.  Interagir entre grupos.

 Expressar sentimentos por meio da dança, música e teatro;

 Perceber as diferenças e semelhanças entre os gêneros musicais trabalhados;  Relacionar danças típicas com suas origens regionais.

Estratégias gerais utilizadas no projeto anual.

 Roda de conversas;  Contações de histórias;  Brincadeiras dirigidas;  Músicas;

(9)

 Interpretação e encenação teatral;  Vídeos e filmes;

 Pesquisas;

 Saída a campo; Ida ao projeto Tamar, para concretizar sobre o projeto, e assim dar a realidade merecida para nossas histórias, ver nossa amiga tartaruga de verdade, ver seus habitat e saber mais sobre ela.

 Exploração do globo terrestre e mapas,  Culinária;  Dobradura,  Elementos mágicos.

Recursos

 Livro de literatura;  Massinha;  Som;  Tintas;  Lápis;  Lápis de cor;  Giz de cera;  Cola colorida;  Materiais recicláveis;  Papel pardo;  Folhas A4;  Tesouras;  Prato de papelão;  Lã, linhas;  Lixas;  Cd, e pen drive;  Balões;

 Mala para viagem;  Bolas isopor;

(10)

 Cola branca;  Cartolinas;  Papel cartão;  Pedaços de retalhos;  Esponja;  Pincel.

Avaliação

A avaliação no CEIVM é descritiva e semestral. A partir de registros escritos e fotográficos, filmagens e reflexões em reuniões docentes, será elaboradora a avaliação no âmbito individual e coletivo, a fim de elencar as conquistas, dificuldades e desafios das crianças ao longo do semestre.

Bibliografia

ALEMAGNA, B. o que é uma criança?São Paulo: Martins Fontes, 2010

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017

ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

OSTETTO, Luciana E. (org.) Encontros e Encantamentos na Educação Infantil: Partilhando experiências de estágios. Campinas, SP: Papirus, 2000.

Referencial curricular nacional para a educação infantil: estratégias e orientações para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais. /Ministério da

(11)

ROCHA. Eloísa A. C. 2010. Diretrizes Educativas Pedagógicas para a Educação Infantil. In:FLORIANÓPOLIS/SME. Diretrizes Educativas Pedagógicas para a Educação Infantil.Florianópolis: Prelo Gráfica, 2010, p. 12-20.

Referências

Documentos relacionados

The present study evaluated the potential effects on nutrient intake, when non- complying food products were replaced by Choices-compliant ones, in typical Daily Menus, based on

The biological elicitation in plant tissue culture systems is based, as previously mentioned, on the inoculation of bacteria and fungi strains that stimulate the

The adsorption contribution to the removal of 4-NP (not shown) was marginal in all cases, probably due to the fast catalyst surface saturation caused by the high pollutant

Quanto às estratégias que compareceram nessa empreitada, podemos nomear: o pensamento político de Hannah Arendt inspirou reflexões teóricas para uma política da psicanálise, tema

Thus, this study suggests that Brazilian organic propolis is an alternative therapeutic option in the management of acute oral toxicities in patients undergoing radiotherapy in

Para isso serão adotados caminhos diversos: jogos (corporais, com materiais didáticos ou de estratégias), resolução de problemas, leitura e produção de textos, materiais

O presente regulamento é elaborado ao abrigo do disposto nos arti- gos 112.º e 241.º da Constituição da Republica Portuguesa, artigo 117.º e 118.º do Código do

A acção do assistente social não se fundamenta em intuições ou suposições sobre a leitura e diagnóstico do problema em análise /estudo, suporta-se no método que orienta